You are on page 1of 15

Resumo de gramtica O uso de vrgula 1. Usa-se a vrgula para separa a localidade de data. 2. Usa-se a vrgula os objetos plensticos EX.

aos devedores, perdoe-lhe as dvidas. Usa-se a vrgula para indicar o termo oculto por Zeugma. Ex.Todos estavam triste, eu feliz. Usa-se a vrgula para separar termos de mesma funo sinttica. Usa-se a vrgual para separar vocativo, aposto explicativo e predicado deslocado . Usa-se a vrgula para separar locuo/expresso explanativa(or seja,por exemplo, ou melhor, isto , quero dizer, a meu ver, alis e alm disso)

3.

4. 5. 6.

7.

Usa-se a vrgula para separar as conjunes coordenadas intercaladas As conjunes coordenativas adersativas (porm, contudo, no entanto, entretanto)ex.Fui festa, porm, no conseguir me divertir. As conjunes coordenativas conlusivas(portanto,logo, por conseguinte) ex.no estou sentindo-me bem, portanto, no vou viajar ex.Amanh, vou escola. 8. Usa-se a vrgua para separar os elementos paralelos de um provrbio. ex.cada de ferreiro, espeto de pau. Usa-se a vrgula para separar frases iniciadas pelas sim, no e mas sim

9.

10. Usa-se a vrgula para isolar as oraes subordinada adjetiva explicativa.(a qual, quem, onde, cujo) ex.os polticos ,que so corrupto , sero condenardo. 11. Usa-se a vrgula ante do conjuo e , quando os sujeitos diferentes ou quando tiver um polissndeto . 12. Usa-se a vrgula , quando as oraes subordinadas adverbiais estiverem no incio ou meio de perodo. (conjues subordativa adverbiais vierem depois de principais, a vrgula ser

facultativa.) ex.J que estava firo, resolveream ir a campo do Jordo. ex.Ele to inteligente, que nada lhe escapa. ex.caso meu marido venha cedo do trabalhoo, iremos jantar fora. 13. Usa-se a vrgula para separar oraes subordinadas reduzidas de gerndio, de infinito e de particpio. ex.chegando os alunso, o professor comearia a aula. ex. preocupado com a hora, esquece os documentos em casa. 14. No se separar por vrgula, o sujeito do verbo e do complemeto ou complemento do sujeito. 15. Usa-se vrgula para separar a posio sinttica deslocados. 16. Usa-se vrgula paa separar as oraes coodenada assindticas (mesmo sujeito, vrias aes) 17. Usa-se vrgula prar separar as oraes coodenadas sindticas. ex.Trabalham muito, mas ganham pouco. 18. Usa-se vrgula para separar as orao ou termo intercalado. (a vrgula enter a orao intercalada.) ex.Ao, no palavra, o que esperamos de novo presidente do pas.

As adjuntos adverbiais em geral (de tempo, de modo e de lugar...etc)Tempo- noite, tarde, s vezes, de dia, de manh, de noite, de quando em quando, de vez em quando, de tempo a tempo, em breve, por vezes. Lugar- direita, esquerda, distncia, ao lado, ao largo, de cima, de dentro, de fora,de loge, de perto,em baixo, em cima, para dentro, para onde, por ali, por aqui, por dentro, por fora, por perto. Modo- custo, pressa, toa, vontade, s avessas, s claras, s escuras, s diretas, ao acaso, atorto e a direito, ao contrrio, a ss, de bom grado, em silncio, ev vo.

O uso de colocao pronominal(oblquos tonos) Usa prclise1. quando tiver as partculas atraem os pronomes oblquo tonos

Advrios em geral / negaes de adveros, pronome relativo interrogativo de conjunes interrogativo de pronomes exclamativo indefinido demostrativo ex. Aqui se vive intensamente. ex.no o encortrei mais. ex.esse o lugar onde me moro. ex.quem me chamou ex.por que me estressei tanto. ex.algum lhe disse que vou sair de frias ex.Isto me cansa. Conjunes subordinativas (causais, comportivas, concessivas, condicionais, finais, tempoorais, propocionais e conformativas) ex. Quando me procurou, j era tarde demais. 3. Oraes que indicam desejo,exclamao e interrogao. ex.Deus te abenoe! Verbo no infinitivo flecionado ex.pedui para lhe pagarem em espcie. Preposio emante do verbo no gerndio ex.Em se tratando de linguagem,... 2.

4.

5.

Mesclise usada apenas com verbos no futuro do presente ou futuro do pretrito do indicativo ex.Dar-te-ia o que me pedisses. ex.encontra-lhe-ei uma soluo. Enclise1.

a orao iniciada por verbo ex.Ouvi-o cantar e econheci sua voz. verbo no modo imperativo ex.Ajudem-me! depois de vrula , usa-se nclise no h preposio emanteposto ao verbo no gerndio

2.

3. 4.

ex.Ele voltou trazendo-me boas novas. 5. Verbo no infinitivo no flexionado ex-no fcil entend-lo. ps.emprega-se os pronome oblqueos tonos o,a, os, aspara substituir VTD. no, na , nos, naspara substituir VTD em sons nasis (m, o, e) lo, la, los, laspara substituir VTD terminada em r,s ou z. lhe, lhes para substitiir VTI ou VTDI que pedem a preposo a

7 Colocao pronominal nas locuces verbais Locues verbais so formadas por um verbo auxiliar +infinitivo, gerndio, particpio. Aux+Particpio- o pronome fica depois do verbo auxiliar, se houve palavra atrativa, o pronome dever ficar antes do verbo auxiliar.-Havia-lhe contado a verdade. --No lhe havaia contado a verdade. Aux+Gerndio ou infinitivo- se no houve palavra atrativa, o pronome oblquo vir depois do verbo auxiliar ou do verbo principal.-- infinitivoQuero-lhe dizer o que aconteceu. ou Quero dizer-lhe o que aconteceu. Gerndio--Ia-lhe dizer o que aconteceu. --Ia dizendo-lhe o que No lhe ia dizendo a verdade. aconteceu. No ia dizendo-lhe a verdade. ps.tiver a palavra atrativa-no lhe quero dizer o que aconteceu. no quero dizer-lhe o que aconteceu. Emprego da crase Uso de crase 1. Usa-se crase antes do nomes femininos 2. Usa-se crase quando ele pode ser substitudo pela expersso para a, pelaou com a ex.preencha o formulrio caneta.

3.

Usa-se crase quando os pronomes demostrativos aquele(s),aquela(s),aquilovierem anteposto preposio a ex.prefiro isto quilo. Usa-se crase quando tiverem as expersses devido a , relativo a , referente a , com respeito a, quanto a e em obedincia a vierem acompanhada de nomes femininos. ex.Devido morte da av, o aluno no compareceu aula. Usa-se crase quando tiverem locuao adverbio de tempo, de modo e de lugar.(no usa o crase tem implicita de instrumento) No Uso de crase no usa crase antes de verbo ex.a partir de hoja.. ex.andar a p faz bem sade. no usa crase antes de substantivo masculino (ps.com a exeo de a modo de, a maneira de) Ex.Sapato Luiz xv. Ex.Estilo Machado de Assis. Ex.Bife a cavalo no usa crase diante de nome feminina de pessoa celebre ex.No me refiro a Princesa Isael. no usa crase diante de um artigo indefinido feminina (uma)com exeo de uma hora. ex.contei toda a verdade a uma amigo. no usa crase quando quando compuser subtantivo formado por palavras repetidos ex.o policial e o assasino encontraram-se frente a frete. no usa crase diante de nomes de cidade (se a cidade vier acompanhado de modificador, usa crase)comexeo Bhia no usa crase diantes de pronomes em geral(essa, toda, cada, qualquer, tudo,qual,voc, ela, V.Exa, cuja)ex.Entreguei o relatrio a ela ontem, no final da tarde. no usa crase diantes de pronome de tratamento, por exempolo-V.sa, V.Exa, Voc. (com exeo Sra., D. e Sra.)

4.

5.

1.

2.

3.

4.

5.

6. 7.

8.

ex.Estamos encaminhado a V.Sa o oramento que nos foi solicitado. ex.Envie a mercadoria Srta. 9. no usa crase quando no houver concordncia de mmero entre aque antecede a locuo adverbial e o nome que a constitui. ex.a protas fechadas, a dentadas, a duras penas

10. no usa crase diante de um numeral(se o numeral for especificada , usa crase) ex.Casei-me a 25 de julho. ex. De pgina 1050 do livro 11. no usa crase diantes um nomes no plural no gosto de ir a reunies. 12. no usa crase quando indica futuro ex.daqui a pouco, daqui a duas semanas, daqui a meia hora 13. no usa crase diante de uma distncia indeterminada (Se for especificada , usa crase) Uso facultativo 1. usa-se crase facultativo diantes de nomes possessivos femininos.(sua, minha) ex.Refiro-me() a sua opinio, e no ()a minha. 2. Usa-se crase facultativo diantes de nomes prprio femininos(Maria, Paula...) ex.Dirigi-me (a) Maria. Usa-se crase facultativo diantes dos nomes de pas como sia, frica, Frana,Iglaterra,Espanha, Holanda e sccia Usa-se crase facultativo diantes da locuo prepositiva at a ex. Fui at a ()padaria.

3.

4.

Regncia verbal 1. Aspirar a algo-VTI (desejar muito) ex.Aspiramos a um salrio melhor. algo-VTD (respirar) ex.Aspiramos o ar fresco. 2. Assitir algum-VTD(ajudar-cuidar ) ex.O mdico assistiu o paciente. a algo - VTI (ver)

ex.Ele assistiu ao filme. em lugar-VI (morar) ex.Eu assito em So Paulo. a algum-VTI (pertencer por direito) ex. um diretio que assite a ele. 3. Avisar/Informar algum sobre alguma coisa ex.Avisei-a sobre o resultado de exame. Avisar /Informar algum de algo ex.Avisei-a do resultado de exame. Avisar/Informar algum que .... ex.Informa-a que se passa o resultado de exame. 4. Atender algo e algum ex.Ele me atendeu. a pedido, sugesto, intimao ex.ele atendeu s sugestes dos funcionrios. 5. Atingir algo (VTD ex.Ele atingiu o nvel mais elevado. 6. Agradar a (satisfazer) ex.Ele faz isso no agrada ao pais. Agradar...(VTD) ex.Agrada o chefe. 7. Comunicar algo a algum ex.comunicamos as noticia boa a voc. 8. Compartilhar algo (VTD) com algum Compatilhamos 9. Chamar algum algo ex.chmei-o palhao. chamar-se de algo ex.chamei-o de palhao. chamar algum ateno(repreender) ex.o professor chamu o aluno ateno. Chamar algum a algo (fazer vir) ex.o professor chamou-me ao telefone. 10. Chegar a lugar (ir a)

ex.cheguei faculdade. Chegar-IV (bastar) Chegar a verbo (ir a ponto de ...) ex.estava to fraco que chegou a desmair. 11. Custar a algum verbo....VTI (ser dficil) ex.Custo ao aluno aceitar a nota de prova. custar-se verbo...(em, te, lhe, nos, vos, lhes) ex.custou-me aceitar a multa alta. Algo Custar $-VTD (vale) ex.o livro custa $50 . 12. Esquecer/ Lembrar de algo e algum lembrar de algum (vtd)recordar lembrar-se de algo ex.eu me lembro de voc. lembrar algum a algo (advertir) ex.eu lembro a meu amigo de meu aniversiro. 13. Implicar algum em algo (VTDI)-envolver ex.o rapaz implicou em trfico de drogas Implicar algo (requerer) ex.o sucesso profissional implica muito esforo. 14. levantar-se, deitar-se EX.Lavantei-me tarde . 15. morar/ residir em lugar ex.moro em So Paulo. 16. Obedecer /desobedecer a algum ou a algo ex.Obedeo s palavras de Deus. 17. olhar a algo (levar em conta) Ex.Quando vou a compras, no olho a preo. 18. pedir algo a algum Pea um presente a ela. 19. pisar algo (VTD) ex.No pisa a grama.

20. puxar a algum (sair semelhante) ex.o filho puxou ao pai. puxar de algo (coxear) ex.o rapaz puxava de uma perna. 21. Presicar de algo (necessitar) ex.Presica da sua ajuda. 22. Pagar a algum algo (VTDI) ex.Pago a Joo o dinheiro que lhe devia. pagar algo (retribuir) ex.Ele no pagou os favores recebidos. pegar por algo(padecer-apagar) ex.Ela paga pelos erros do passado. 23. Perdoar algo a algum(VTDT) ex.Ela perdoou a traio ao seu marido. perdoar algum por algo ex.Ela perdoou a traio do seu marido perdoar algm de algo ex.Ela perdoou o seu marido da traio. 24. Preferir algo a algo (gostar mais de ) EX.Prefiro caf a leite. 25. Proceder a algo (realizar) ex.o mdico procede ao exame. proceder de lugar(provir) ex.Eu procedo de Taiwan. 26. Responder a algo ou algum (dizer ou escrever em respostar) ex.Responde carta. responder por algo (ser responsvel) ex.em caso de acidente, a seguradora responder pelos prejuzos. 27. repetir algo (vtd) ex.Ele repetiu os erros. 28. reparar em algo(observar) ex.Eu reparo no lugar onde ele mora. reparar para algo (olhar) ex.Ele rapara para mim.

reparar algo (consertar) ex.ele saber reparar a maquina de lavar roupa. 29. Visar a algo (objetivar,pretender) ex.Eu viso a um cargo melhor. Visar algo VTD(pr vsito) ex.eu visa o cheque. Visar algo-VTD(mirar) ex.eu visei o alvo. 30. namorar alqum (VTD) ex.Ela namora Paulo. 31. estar em greve ex.Todos bancos esto em greve. 32. revidar a algo ex.Ela no revidou ao colega por uma questo de etnia 33. usufruir-desfrutar algo ex.Eu usufruo a vida de faculdade. 34. Torcer por algum (desejar a vitria) ex.Eu Toro pela time de corinthian. 35. simpaticar e antipatizar com algum Ex.eu simpatico com voce, mas no simpatizei com ele. 36. .sobressar em algo Ex.meu filho sobressa em Matemtica.

37. servir algo (pr sobre a mesa- prestar servio.) ex.ele serve o almoo. ex.ele serve bem o seu chefe. Servir a algum (ser til) ex.Esta roupa no serve a mim. 38. querer a algum (amar muito) ex.O filho quero mutio ao pai. Concordncia verbal

Sujeito simple 1. Sujeito plural estiver anteposto de determinante no plural( Sujeito representado por nome prprio com forma de plural ), o verbo fica no plural.Se no tiver a determinante , o verbo fica na terceira pessoa singular.(os estados unidos) ex.os Estados Unidos so uma poderosa nao ex.Estados Unidos um poderosa nao~ Sujeito coletivo- concorda com sujeito ou com prximo. a Sujeito representado por substantivo coletivo no singular +de+plural, o verbo fica no singular ou plural ex.Uma poro de processor foi(foram) analisada(s) pelo promotor. b Sujeito constituida das expersses (a maioria , a maor parte ou grande parde + de +plural), o verbo fica singular ou no plural ex.A maioria dos vereadores aprovou(aprovam)o projeto do prefeito. Sujeito for formado por pronome indefinido ou interrogativo +de ns-vs, o verbo fica 3pessoa do plural ou concordar com ns ou vs. (alguns/algumas , muitos /muitas, quais, quaisquer, quantos/quantas, vrios/vrios) ex.Alguns de ns aceitariam(aceitaramos) o acordo Sujeito for constituda da expresso um dos que , uma das que, o verbo fica no plural ou singular. ex.Um dos que mesu filhos (so) mdicos.

2.

3.

Sujeito representado por nmero percentual, o verbo concorda com numeral ou com seu componentes.(se estiver a determinante anteposto ao nmero percentual, o verbo concorda com determinate)ex.Cinquenta por cento da populao aprova
(aprovam)as novas medidas propostas pelo prefeito.

4.

Sujeito constitudo de nmero fracionrio, o verbo concorda com o mumeral.(Se tiver a determinante anteposto a numeral, o verbo concorda s com numeral) ex.um quarto das pessoas chegou a tempo. ex.dois quarto das pessoas chegaram a tempo.

5.

Sujeito representado por pronome de tratamento, o verbo fica na 3pessoa do


singular(se o pronme estiver no plural, o verbo fica na 3pessoa do plural) ex.Sua Excelncia recebeu uma bela homenage.

6.

Sujeito for cada um , o verbo fica somente na 3pessoa no singular. ex.Cada um dos atores representa vrias personagens.

7.

A orao apresenta verbo impessoia, sempre fica na 3pessoa do singular.(haver, fazer, chover, trovejar, anoitecer)(quando o verbo impessoal for integrado pela locuo verbal, o verbo fica na 3pessoa no sigular) ex.Faz dua semanas que espero uma resposta. ex.Havia muitas pessoas morrem por assasino. ex.Cheveu a noite toda. Se o verbo impessoal integrar uma locuo verbal, o verbo fica no 3pessoa do singular. ex.Deve haver muitas pessoa no tem onde moarar.

8.

com as expersss um(a) que,o primeiro que, o ltimo que , o verbo fica na 3pessoa do singular. ex.Sou uma pessoa que no desrespeita ningum ex.Fui a ltima pessoa que saiu da festa.

9.

Sujeito for iniciado pela expresso mais de..., o verbo concorda com a palavra que vier depois de preposio de . ex.Mais de um funcionrio pediu demisso hoje ex.Mais de cem funcioniro pediram demisso hoje.

10. Sujeito for iniciado pela locues cerca de, menos de, perto de, o verbo so fica no plural ex.Cerca de quinze pais participaram da reunio dos pais. 11. Quando os verbos bater, soar, dar se referirem a horas, concorda com o sujeito. ex.Deram cinco horas neste instane ex.Soou seis hora o relgio da copa. ex.soaram dez horas no relgio da copa. 12. Sujeito constitudo de pronome relativo quem, o verbo concorda com quem, fica no 3pessoa no singular, ou concorda com o pronome pessoal fica antes de quem. ex.Fui eu quem sugeriu (sugeri) a reunio. 13. Sujeito constitudo de pronome relativo que, o verbo concorda com o pronome pessoa fica antes de que.

ex. Fui eu que sugeri a reunio. Sujeito composto 1. sujeito anteposto ao verbo, o verbo concorda com todos e fica no plural ex.o marido e a esposa viajaram ontem. 2. Sujeito posposto ao verbo , o verbo concorda com o todos ou com o ncleo mais prximo ex.Chegaram (chegou)Odete, Ana e Paula. 3. 4. sujeito composto resumodo por( um pronome indefinido) tudo, nada, outro,cada um, ninqum,nenhum, algum, cada um, cada qual, isso , isto , o verbo fica no singular. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Sujeito composto for ligado por no so....mas tb, no s.....mas ainda, tanto....como, o verbo fica no plural ex.no so Pedro, mas tambm Paulo esto sem emprego. ex.Tanto os alunos como os professores esto em greve. 11. Sujeitos ligados por "ou" , o verbo concorda com a palavra que vier depois de ou. ex.Ele ou eu serei eleito diretor do clube. 12. Sujeitos compostos representam a ideias de gradao, o verbo fica no singular ex.Sua me, sua esposa, sua filha caiu em poder dos terroristas. 13. Sujeitos compostos so sinnimos, o verbo fica no singular. Ex.A raiva, a clera, o furor era sua marca registrada. 14. Sujeito composto de pessoas gramaticais diferentes , o verbo fica no plural da pessoa que prevalecer sobre as outras.--- A 1 pessoa prevalece sobre a 2 e a 3; a 2 pessoa prevalece sobre a 3.( eu e tu-ns, eu e voc-ns, eu e ele-ns, tu e ele-vs ou eles.) ex.Tu e ele sastes de frias. ex.Tu e eu samos de frias. Sujito composto vier antecedidos pelo pronome indefinido cada, o verbo fica no singular. ex.Cada homem, cada mulher precisava de socorro. ex.A esposa, os filho , ningum o convenceu do contrrio.

A concordncia do verbo ser 1. Sujeito e predicado forem nomes de coisa, o verbo com sujeito ou com predicativo. ex.A vida so () iluses. 2. Sujeito e predicado forem nome de pessoa, o verbo concorda com a pessoa ex.minha alegra eram os filhos. 3. 4. sujeito ou predicativo for pronome pessoa, o verbo sempre concorda com o pronome ex.O Brasil somos ns. sujeito for um dos pronomes tudo, isso, isto, aquilo,o verbo concorda com predicativo. Ex.Isto so mentiras. 5. Quando o verbo ser referir-se a hora, datas ou distncia, o verbo concorda com as horas, as datas eas distncia s quais se refere.ex.So dez hors. So 12 de outobro 5 quilmentros uma distncia considervel. 6. Quando o verbo ser integrar expresses como, pocuo, suficiente, tanto, mais de, bastantena indicaes de preo, medida, quantidadeo verbo fica no 3pessoa no sigular. ex.Quartro metros de tecido suficiente. ex.Sete mil reais muito dinheiro. Concordncia nominal 1. Adjetivo posposto a dois ou mais substantivo, o adjetivo fica no plural ou concorda com o substantivo mais prximo.ex.Estado e economia desenvolvidos. Ela possi futuro e carreira promissora. 2. Adjetivo antes de dois ou mais substantivo, o adjetivo concorda com o substantivo mais prximo. ex.Temos avariado um computador e um projetor. ex.Temos avariados um computador e um projetor. 3. Partcipio do verbos concorda em gnero e nmero com o substantivo a que se refere. Feita as conts, decidimos adiar o conserto. PS. Salvo , visto, posto..que so invariveis. 4. o predicativo do sujeito ou o predicativo do objeto concordam com os elementos aos quais se referem. ex.Joo comprou uma cmera fotografica maravilhosa.

5.

As locues adjetivas e os advrio so invariveis, no tm nenhuma concordncias. ex.Psicina de gua quente. ex.Histrias sem p nem cabaa.

6.

AS locues junto com, junto de, junto a tb so invariveis. ex.a casa que procurava ficava junto igreja . ex.fala baixo(de modo) os rapazes baixos ex.ficar alerta(atentamente), rapazes alertas. ex.cobrar caro pelas consultas(de modo);vetidos caros. ex.deixou-me meio nervosa(pouca); meio aberta, meia garrafa(um metade de..). ex.bastantes pessoas(vrios); bastante discutvel(muito)

7.

Adjetivo composto , semento o ltimo elemeto concorda com o sujeito.(surdo-mudo exeo, mudar os dois) ex.Visitamso os exposies luso-brasileiras. Se a palavras que indica cor adjetivo, concorda com o sujeito. ex.Saias amarelas. Se a palavras que indica cor substantivo, no haver a concordncia.(com exeo de lilases) ex.bolsas vinho ; casacos azul-piscina A palavra que indica cor sujeito composto , o segundo elemento for substantivo, no haver concordncia. Se o segundo elemento for adjetivo , o primerio elemeto permanece invarivel, o segundo concorda com o substantivo ao que se refere.(azul-marinho, azul-celeste, cor-derosaa, cor de carne so invariveis) ex.olhos verde-claros;olhos azul marinho

8.

A experesso tal qual, o tal concorda com seu antecedente, o qual concorda com seu consegunete. ex.A filha tal qual a mo;as filhas so tais qual a me.

9.

As expresso mesmo, prpiro, s, extra, junto, quite, obrigado, incluso, anexo, tal, leso, concordam com a palavra a que se referem. ex.as faturas seto inclusas.;Seguem anexas as respostas

10. os adjetivos bom, necessrio, preciso, proibido, permitidoconcorda o substantivo a que se referem.Se no tiver a determinante anteposto ao sujeito, o ajeitivo sempre fica no 3pessoa no sigular de masculino. Ex.Entrada proibido; A entrada proibida.; necessrio pacincia; necessria a pacincia.

You might also like