You are on page 1of 1

~ ..

"ri

Sobre poltica e jal~dinagem


Rubem Alvas
De todas as vocaes, a poltica a mais nobre. Vocao, do latim vocere. quer dizer chamado. Vocao um chamado interior de amor: chamado de amor por um 'fazer'. No lugar desse 'fazer' o vocaconado quer 'fazer amor' com o mundo. Psicologia de amante: faria, mesmo que no ganhasse nada. 'Poltica' vem de polis, cidade. A cidade era, para os gregos, seguro, ordenado e manso, onde os homens podiam se dedicar felicidade. O poltico seria aquele que cuidaria desse espao. poltica, assim, estaria a servio da felicidade dos moradores um espao busca da A vocao da cidade.

todos para construir seu jardim privado, ainda que, para que isso acontea, ae seu redor aumente o deserto e o sofrimento. Assim a poltica. So muitos os polticos profissionais. Posso, ento enunciar minha segunda tese: de todas as profisses, a profisso poltica E mais vil. O que explica o desencanto total do povo, em relao poltica Guimares Rosa, perguntado por Gnter Lorenz se ele se considerava poltico respondeu: 'Eu jamais poderia ser poltico com toda essa charlatanice d realidade." Ao contrrio dos 'legtimos' polticos, acredito no homem e lhE desejo um futuro. O poltico pensa apenas em minutos. Sou escritor e pense em eternidades. Eu penso na ressurreio do homem.' Quem pensa err minutos no tem pacincia para plantar rvores. Uma rvore leva muitos anos para crescer. mais lucrativo cort-Ias, Nosso futuro profisso. O coragem de gigols e de depende dessa luta entre polticos por vocao e polticos po triste que muitos que sentem o chamado da poltica no trr atend-Io, por medo da vergonha de serem confundidos corr terem de conviver com gigols.

Talvez por terem sido nmades no deserto, os hebreus no sonhavam com cidades: sonhavam com jardins. Quem mora no deserto sonha com oases. Deus no criou uma cidade. Ele criou um jardim. Se perguntssemos a um profeta hebreu 'o que poltica?', ele nos responderia, 'a arte da jardinagem aplicada s coisas pblicas', ' O poltico por vocao um apaixonado pelo grande jardim para todos. Seu amor to grande que ele abre mo do pequeno jardim que ele poderia plantar para si mesmo. De que vale um pequeno jardim se sua volta est o deserto? preciso que o deserto inteiro se transforme em jardim. Amo a minha vocao, que escrever. Literatura uma vocao bela e fraca. O escritor tem amor mas no tem poder. Mas o poltico tem, Um poltico por vocao um poeta forte: ele tem o poder de transformar poemas sobre jardins em jardins de verdade. A vocao poltica transformar sonhos em realidade. E uma vocao to feliz que Plato sugeriu que os polticos no precisam possuir nada: bastar-Ihes-ia o grande jardim para todos. Seria indigno que o jardineiro tivesse um espao privilegiado, melhor e diferente do espao ocupado por todos. Conheci e conheo muitos polticos por vocao. Sua vida foi e continua a ser um motivo de esperana. Vocao diferente de profisso. Na vocao a pessoa encontra a felicidade na prpria ao. Na profisso o prazer se encontra no na ao. O prazer est no ganho que dela se deriva. O homem movido pela vocao um amante. Faz amor com a amada pela alegria de fazer amor. O profissional no ama a mulher. Ele ama o dinheiro que recebe dela. um gigol. Todas as vocaes podem ser transformadas em profisses O jardineiro por vocao ama o jardim de todos. O jardineiro por profisso usa o jardim de

Escrevo para vocs, jovens, para seduzi-Ias vocao poltica. Talvez haj: jardineiros adormecidos dentro de vocs. A escuta da vocao difcil, porque ela perturbada pela gritaria das escolhas esperadas, normais, medicina engenharia, computao, direito, cincia. Todas elas, legtimas, se foren vocao. Mas todas elas afunilantes: vo coloc-tos num pequeno canto de jardim, muito distante do lugar onde o destino do jardim decidido. No serir muito mais fascinante participar dos destinos do jardim? Acabamos de celebrar os 500 anos do descobrimento do Brasil. O: descobridores, ao chegar, no encontraram um jardim. Encontraram um; selva. Selva no jardim. Selvas so cruis e insensveis, indiferentes Ele sofrimento e morte. Uma selva uma parte da natureza ainda no tocad: pela mo do homem. Aquela selva poderia ter sido transformada num jardim No foi. Os que sobre ela agiram no eram jardineiros. Eram lenhadores f madeireiros. E foi assim que a selva, que poderia ter se tornado jardim para ( felicidade de todos, foi sendo transformada em desertos salpicados d( luxuriantes jardins privados onde uns poucos encontram vida e prazer H descobrimentos de origens. Mais belos so os descobrimentos de destinos Talvez, ento, se os polticos por vocao se apossarem do jardim, poderemo: comear a traar um novo destino. Ento, ao invs de desertos e jardim privados, teremos um grande jardim para todos, obra de homens que tiveram I amor e a pacincia de plantar rvores cuja sombra nunca se assentariarr (Folha de S. Paulo, Tendncias e Debates, 19/05/2000.)

You might also like