You are on page 1of 3

TODOROV, Tzvetan. Introduo literatura fantstica. Trad. Maria Clara Correa Castello. So Paulo: Perspectiva, 2004.

. O primeiro captulo metodolgico. Preocupa-se com a questo da possibilidade de definir gneros em literatura, e com o mtodo a ser empregado para tanto. Afasta o mtodo exaustivo da leitura de todas as obras relacionadas a um gnero. Primeiro, porque impossvel; mas principalmente porque a simples leitura de uma obra permite extrair o que faz dela um texto de literatura fantstica. Anlise da classificao dos gneros dada por Northrop Frye (mas tambm presente em autores como Mallarm, Valry, Blanchot, Barthes, Genette, os Formalistas russos, aos quais o autor se inclui, T. S. Eliot, p. 15). Todorov designa sua anlise como estruturalista, ao lado dos autores que citou, mas difere o estruturalismo de Frye do de Lvi-Strauss, por exemplo. Para Todorov, a relao entre esttico e dinmico o que forma a estrutura, e Frye, a seu ver, no opera tal relao: As estruturas literrias so tambm sistemas de regras rigorosas, e apenas suas manifestaes que obedecem a probabilidades. Aquele que procura estruturas no nvel das imagens observveis recusase ao mesmo tempo qualquer conhecimento exato (p. 22). No basta recolher milhares de exemplos para definir a lngua, ou mesmo um gnero literrio, pois a lngua no um estoque de palavras, mas um mecanismo. Para compreender esse mecanismo, basta partir das palavras mais correntes, das frases mais simples. O mesmo se d com a crtica: podem-se abordar os problemas essenciais da teoria literria, sem possuir para isto a erudio brilhante de Northrop Frye (pp. 23-24). A obra literria possui trs aspectos: verbal, sinttico, semntico. Os dois primeiros (melhor vistos em Potique, Quest-ce que le structuralisme?) remetem, respectivamente, a: frases concretas que constituem o texto (p. 24), cujos problemas se do no mbito tanto do enunciado quanto da enunciao; e relaes que as partes da obra mantm entre si composio que podem ser lgicas, temporais e espaciais. O terceiro remete aos temas do livro: pode-se supor, sem correr qualquer risco, que existam alguns universais semnticos da literatura, temas que se encontram por toda parte e a toda hora e que so pouco numerosos; suas transformaes e combinaes produzem a aparente multido dos temas literrios (p. 25). Tais aspectos no so dissociados, seno pela anlise que os isola. 2. Uma escolha preliminar se impe quanto ao prprio nvel em que se v situar as estruturas literrias

pp. 30-31:
Somos assim transportados ao mago do fantstico. Num mundo que exatamente o nosso, aquele que conhecemos, sem diabos, slfides nem vampiros, produz-se um acontecimento que no pode ser explicado pelas leis deste mesmo mundo familiar. Aquele que o percebe deve optar por uma das duas solues possveis; ou se trata de uma iluso dos sentidos, de um produto da imaginao e nesse caso as leis do mundo continuam a ser o que so; ou ento o acontecimento realmente ocorreu, parte integrante da realidade, mas nesse caso esta realidade regida por leis desconhecidas para ns. Ou o diabo uma iluso, um ser imaginrio; ou ento existe realmente, exatamente como os outros seres vivos: com a ressalva de que raramente o encontramos. O fantstico ocorre nesta incerteza; ao escolher uma ou outra resposta, deixa-se o fantstico para se entrar num gnero vizinho, o estranho ou o maravilhoso. O fantstico a hesitao experimentada por um ser que s conhece as leis naturais, face a um acontecimento aparentemente sobrenatural. O conceito de fantstico se define pois com relao aos de real e de imaginao: e estes ltimos merecem mais do que uma simples meno. Mas reservamos sua discusso para o ltimo captulo deste estudo.

p. 37:
O fantstico implica pois uma integrao do leitor no mundo das personagens; define-se pela percepo ambgua que tem o prprio leitor dos acontecimentos narrados. necessrio desde j esclarecer que, assim falando, temos em vista no este ou aquele leitor particular, real, mas uma funo de leitor, implcita no texto (do mesmo modo que nele acha-se implcita a noo do narrador). A percepo desse leitor implcito est inscrita no texto com a mesma preciso com que o esto os movimentos das personagens.

Todorov se aproxima de Foucault ao mencionar que a literatura no nasce do real, mas de si prpria, e cita Mallarm e Valry, aps Blanchot, Barthes, na Rssia os Formalistas (corrente na qual se inclui), e dentre os anglo-saxes T. S. Eliot. Funo-leitor est bem prximo da funo-autor de Foucault (p. 37). Outra semelhana o tratamento dado ao imaginrio e ao real. A literatura o espao em que se fundem e se abre uma outra realidade, que transita entre o real e o imaginrio, e nunca repousa em nenhum dos dois. Essa hesitao o que constitui a essncia da literatura fantstica: no poder saber nunca se real ou imaginrio, eis a condio de existncia desse gnero literrio. O medo do leitor, fator simplesmente subjetivo, no critrio para caracterizao do fantstico (p. 41). Da mesma forma, as intenes do autor, ainda que no intencionais maneira de uma inspirao romntica, no servem definio do fantstico (p. 41). Primeira diferenciao entre fantstico, maravilhoso e estranho. Em Aurlia de Nerval, tal trplice diferenciao ocorre da seguinte maneira:

O narrador de Aurlia possui duas faces: a primeira corresponde a vises do passado que, por sua loucura, constitui uma viso de mundo que fica no plano do maravilhoso; a segunda, propriamente narrativa, corresponde traduo daquelas vises que por serem objeto de uma escrita lcida, esto no plano do estranho. Porm o que torna a histria fantstica no nenhum desses dois aspectos, pois a personagem no est completamente certa quanto interpretao que deve dar aos fatos: acredita por vezes tambm ela em sua loucura mas no chega nunca certeza. (p.43) A hesitao concernia antes percepo, agora concerne linguagem; com Hoffmann, hesita-se acerca do nome a ser dado a certos acontecimentos; com Nerval, a hesitao aplica-se ao interior do nome: ao seu sentido (p.46). Dessa forma se torna mais clara a definio de fantstico: nunca se tem a certeza sobre a realidade ou no dos acontecimentos narrados. Ultrapassa o maravilhoso, que ficaria to-somente no nvel do contemplativo; mas vai alm tambm do estranho, pois a possvel realidade dos acontecimentos inquieta e produz uma tenso. Hoffmann ainda pe em questo a loucura como ambigidade; j Nerval admite a possibilidade de a loucura ser uma razo superior. Aqui h um ponto de contato com Foucault, ao menos em Histria da loucura, onde o autor demonstra a importncia da loucura como o Outro da razo, e questiona, assim como Nerval-Todorov, a possibilidade de a loucura ser o sublime da razo. A hesitao vai, igualmente, do nome (Hoffmann) ao sentido (Nerval).

You might also like