You are on page 1of 18

BALANO PATRIMONIAL

CONCEITOS. Para entender melhor como a validade das informaes prestadas pelo Balano Patrimonial so de extrema importncia para os usurios da contabilidade necessrio saber o seu significado. Segundo Barros (2002, p. 03): O Balano Patrimonial a representao grfica do patrimnio. No Balano constam os valores do Ativo, do Passivo e do Patrimnio Lquido em determinado momento (na data em que o balano for elaborado, ou levantado, como se costuma dizer). O Balano Patrimonial uma das principais demonstraes contbeis. Segundo Marion (2005, p. 42): a principal demonstrao contbil. Reflete a Posio Financeira em determinado momento, normalmente no fim do ano de um perodo prefixado. como se tirssemos uma foto da empresa e vssemos de uma s vez todos os bens, valores a receber e valores a pagar em determinada data. Segundo Iudcibus (1985 p.153): Balano Patrimonial a demonstrao contbil que tem por finalidade apresentar a situao patrimonial da empresa em dado momento. Por esse motivo tecnicamente chamado de Balano Patrimonial. O Balano Patrimonial se divide em duas colunas: a da esquerda contm o Ativo; a da direita contm o Passivo e o Patrimnio Liquido. O Balano Patrimonial se estrutura da seguinte maneira: Ativo = Bens e Direitos; Passivo = Obrigaes com terceiros e Patrimnio Lquido. As contas do Balano Patrimonial so classificadas em dois grupos: Grupos de contas do Ativo: Ativo Circulante: Disponibilidades;

Estoques; Crditos; Despesas de Exerccio Seguinte. No - Circulante Realizvel a Longo Prazo: Investimentos; Imobilizado; Intangvel; Diferido. Grupos de contas do Passivo; Passivo Circulante: Obrigaes de Curto Prazo. No Circulante Obrigaes a Longo Prazo; Patrimnio Lquido, dividindo-se em: Capital; Reservas; Ajustes de Avaliao Patrimonial. O Balano Patrimonial dever conter: o nome completo da empresa ttulo da demonstrao (Balano Patrimonial), data de encerramento. Segundo a Lei das S.A. as demonstraes de cada exerccio devero ser publicadas com a indicao dos valores correspondentes do exerccio anterior. Sendo assim o Balano Patrimonial, bem como todas as Demonstraes Financeiras, sero apresentados em duas colunas: Exerccio Atual e Exerccio Anterior. Com essa apresentao os usurios das demonstraes contbeis podero observar os valores de um ano para o outro propiciando uma comparao entre os dois exerccios ajudando muito no processo de tomada de deciso. Portanto, o Balano Patrimonial uma ferramenta muito importante e indispensvel para todas as empresas independente do seu ramo de atividade e forma de tributao. O Balano Patrimonial evidencia qualitativa e quantitativamente a posio patrimonial e financeira da entidade em um determinado perodo contribuindo para o processo de tomada de deciso.

http://www.contabeis.com.br/artigos/716/balanco-patrimonial-conceito-eimportancia/

Balano Patrimonial a demonstrao contbil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posio patrimonial e financeira da Entidade. No balano patrimonial, as contas devero ser classificadas segundo os elementos do patrimnio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a anlise da situao financeira da empresa. De acordo com o 1 do artigo 176 da Lei 6.404/76, as demonstraes de cada exerccio sero publicadas com a indicao dos valores correspondentes das demonstraes do exerccio anterior, para fins de comparao.

COMPOSIO

O Balano Patrimonial constitudo pelo:

- Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicaes de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefcios econmicos futuros, originados de eventos ocorridos.

- Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigaes para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigiro ativos para a sua liquidao.

- Patrimnio Lquido compreende os recursos prprios da Entidade, e seu valor a diferena positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, o resultado denominado Passivo a Descoberto. Portanto, a expresso Patrimnio Lquido deve ser substituda por Passivo a Descoberto.

AGRUPAMENTO

Os elementos da mesma natureza e os saldos de reduzido valor quando agrupados, e desde que seja indicada a sua natureza e nunca devem ultrapassar, no total, um dcimo do valor do respectivo grupo de contas, sendo vedada a utilizao de ttulos genricos como diversas contas ou contas correntes.

PROCEDIMENTOS PARA ELABORAO DO BALANO

Ao trmino do exerccio, como se faz em todos os meses, procede-se ao levantamento do balancete de verificao, com o objetivo de conhecer os saldos das contas do razo e conferir sua exatido. No balancete so relacionadas todas as contas utilizadas pela empresa, quer patrimoniais quer de resultado, demonstrando seus dbitos, crditos e saldos. As contas do balancete, no fim do exerccio, sejam patrimoniais ou de resultado, nem sempre representam, entretanto, os valores reais do patrimnio, naquela data, nem as variaes patrimoniais do exerccio, porque os registros contbeis no acompanham a dinmica patrimonial no mesmo ritmo em que ela se desenvolve. Desta forma, muitos dos componentes patrimoniais aumentam ou diminuem de valor, sem que a contabilidade registre tais variaes, bem como muitas das receitas e despesas, recebidas ou pagas durante o exerccio, no correspondem realmente aos ingressos e ao custo do perodo. Da a necessidade de se proceder ao ajuste das contas patrimoniais e de resultado, na data do levantamento do balano, para que elas representem, em realidade, os componentes do patrimnio nessa data, bem como suas variaes no exerccio.

CONCILIAES DOS SALDOS CONTBEIS

A conciliao consiste, basicamente, na comparao do saldo de uma conta com uma informao externa contabilidade, de maneira que se possa ter certeza quanto exatido do saldo em anlise.

As fontes de informaes mais usuais para verificao dos registros contbeis so os livros fiscais, os extratos bancrios, as posies de financiamentos e carteiras de cobranas, as folhas de pagamento, os controles de caixa, etc.

AJUSTES E RECLASSIFICAES PATRIMONIAIS

Para elaborao do balano devem ser efetuados vrios ajustes e reclassificaes nas contas patrimoniais, como estoques, emprstimos, etc. Calcula-se tambm a proviso para o Imposto de Renda e a Contribuio Social sobre o Lucro Lquido, de acordo com as normas tributrias vigentes, fazendo-se a respectiva contabilizao.

LANAMENTOS DE ENCERRAMENTO DO EXERCCIO

Para apurao do resultado do exerccio, faz-se os lanamentos de encerramento, debitando-se as contas de receitas e creditando-se uma conta transitria, chamada de apurao do resultado do exerccio. O inverso efetuado nas contas de despesas e custos, debitando-se a conta Apurao do Resultado do Exerccio e creditando-se as contas de custos ou despesas. O saldo da conta Apurao do Resultado do Exerccio ser ento transferida para a conta de Resultados a Destinar, sendo esta distribuda para outras contas patrimoniais, conforme proposta da administrao.

CLASSIFICAO DAS CONTAS PATRIMONIAIS

Aps os ajustes pertinentes e lanamentos de encerramento das contas de resultado, as contas remanescentes so apenas as contas patrimoniais, que devem ser separadas e classificadas em grupos para elaborao do balano patrimonial, sendo que o saldo do ativo deve ser igual ao do passivo.

PARA QU SERVE TUDO ISSO?

O Balano Patrimonial, como o nome diz, permite acompanhar todo o fluxo e movimentao de dinheiro dentro da empresa. Dentro dele possvel traar comparativos com anos anteriores, entre as contas pertencentes ele, em relao ao Demonstrativo de Resultado do Exerccio (DRE), enfim, uma ferramenta poderosa que categoriza as informaes de forma eficaz. fcil perceber que se trata de um mecanismo de controle, quando percebemos que o Ativo Total deve ser igual ao Passivo Total, o que demonstra que tudo que saiu, de fato entrou na empresa e vice-versa, sendo que algumas coisas ainda permanecem nela, como no caso do Ativo Permanente.

QUEM FAZ O BALANO PATRIMONIAL?

Normalmente as micro, pequenas e mdias empresas possuem um contador que o responsvel por este trabalho. Este profissional, geralmente, parte de um escritrio terceirizado. indicado utilizar os servios de um profissional especializado e capaz, pois ele pode orientar de uma maneira adequada os gestores/proprietrios de uma empresa investir o dinheiro atravs de anlises diversas. Entretanto, ningum melhor do que o(s) responsvel(eis) pela empresa paea decidir isso. saudvel manter isso em mente. http://focoemnegocios.wordpress.com/2009/11/01/o-que-e-balancopatrimonial-para-que-serve/

ESTRUTURA DO BALANO PATRIMONIAL

Jlio Csar Zanluca

Balano Patrimonial a demonstrao contbil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posio patrimonial e financeira da Entidade.

No balano patrimonial, as contas devero ser classificadas segundo os elementos do patrimnio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a anlise da situao financeira da empresa. Conforme Lei 6.404/76 (artigos 176 a 182 e artigo 187) e NBC T.3, o Balano Patrimonial constitudo pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimnio Lquido.

O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicaes de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefcios econmicos futuros, originados de eventos ocorridos.

O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigaes para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigiro ativos para a sua liquidao.

O Patrimnio Lquido compreende os recursos prprios da Entidade, e seu valor a diferena positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, o resultado denominado Passivo a Descoberto. Portanto, a expresso Patrimnio Lquido deve ser substituda por Passivo a Descoberto.

ATIVO CIRCULANTE

O ativo circulante abrange valores realizveis no exerccio social subsequente. Assim, por exemplo, uma empresa cujo exerccio social encerre em 31 de dezembro, ao realizar o encerramento do exerccio de 31 de dezembro de 2006, dever classificar no Ativo Circulante todos os valores realizveis at 31 de dezembro de 2007.

Na empresa cujo ciclo operacional tiver durao maior que o exerccio social, a classificao no circulante ou longo prazo ter por base o prazo deste ciclo. Raramente, porm, usado esta classificao mais extensa, de forma que, como padro, pode-se adotar a classificao das contas como circulante se forem realizveis ou exigveis no prazo de 1 (um) ano.

ATIVO NO CIRCULANTE

So includos neste grupo todos os bens de permanncia duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade.

O Ativo No Circulante ser composto dos seguintes subgrupos: Ativo Realizvel a Longo Prazo Investimentos Imobilizado Intangvel Ativo Realizvel a Longo Prazo

De uma forma geral, so classificveis no Realizvel a Longo Prazo contas da mesma natureza das do Ativo Circulante, que, todavia, tenham sua realizao certa ou provvel aps o trmino do exerccio seguinte, o que, normalmente, significa realizao num prazo superior a um ano a partir do prprio balano.

As despesas apropriveis aps o exerccio seguinte tambm so classificadas no Ativo Realizvel a Longo Prazo.

Os direitos no derivados de vendas, e adiantamentos ou emprstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da empresa, que no constiturem negcios usuais na explorao do objeto da empresa, sero classificados no Ativo Realizvel a Longo Prazo.

Investimentos

No subgrupo Investimentos do Ativo No Circulante devem ser classificadas as participaes societrias permanentes, assim entendidas as importncias aplicadas na aquisio de aes e outros ttulos de participao societria,

com a inteno de mant-las em carter permanente, seja para se obter o controle societrio, seja por interesses econmicos, entre eles, como fonte permanente de renda.

Imobilizado

O Ativo Imobilizado formado pelo conjunto de bens e direitos necessrios manuteno das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangvel (edifcios, mquinas, etc.). O imobilizado abrange, tambm, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados.

Intangvel Os ativos intangveis compreendem o leque de bens incorpreos destinados manuteno da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comrcio adquirido.

Trata-se de um desmembramento do ativo imobilizado, que, a partir da vigncia da Lei 11.638/2007, ou seja, a partir de 01.01.2008, passa a contar apenas com bens corpreos de uso permanente.

Como exemplos de intangveis, os direitos de explorao de servios pblicos mediante concesso ou permisso do Poder Pblico, marcas e patentes, softwares e o fundo de comrcio adquirido. PASSIVO CIRCULANTE

Neste grupo so escrituradas as obrigaes da entidade, inclusive financiamentos para aquisio de direitos do ativo no-circulante, quando se vencerem no exerccio seguinte. No caso de o ciclo operacional da empresa ter durao maior que a do exerccio social, a concepo ter por base o prazo desse ciclo.

PASSIVO NO CIRCULANTE

Neste grupo so escrituradas as obrigaes da entidade, inclusive financiamentos para aquisio de direitos do ativo no-circulante, quando se vencerem aps o exerccio seguinte. No caso de o ciclo operacional da empresa ter durao maior que a do exerccio social, a concepo ter por base o prazo desse ciclo. PATRIMNIO LQUIDO

a diferena entre o valor dos ativos e dos passivos. constitudo por Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliao Patrimonial, Reservas de Lucros, Aes em Tesouraria e Prejuzos Acumulados. http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/estruturabalanco.htm

O Balano uma demonstrao contbil que tem por finalidade apresentar a posio contbil, financeira e economica de uma entidade (em geral uma empresa) em determinada data, representando uma posio esttica (posio ou situao do patrimnio em determinada data).

O Balano apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (obrigaes) e o Patrimnio Lquido, que resultante da diferena entre o total de ativos e passivos.

O Balano Patrimonial parte de um conjunto de relatrios que compem as Demonstraes Contbeis de uma entidade. Alm do balano, h a Demonstrao do Resultado do Exerccio, a Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido, a Demonstrao de Origens e Aplicaes de Recursos, exigidas pela atual legislao societria barsileira. So tambm consideradas demonstraes contbeis a Demonstrao do Valor Adicionado, a Demonstrao dos lucros e prejuzos acumulados e Demonstrao do fluxo de caixa. Tais demonstraes devem ser sempre apresentadas acompanhadas de Notas Explicativas. http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080814141014AAJVmjU

BALANO PATRIMONIAL

Equipe Portal de Contabilidade

Balano Patrimonial a demonstrao contbil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posio patrimonial e financeira da Entidade.

No balano patrimonial, as contas devero ser classificadas segundo os elementos do patrimnio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a anlise da situao financeira da empresa.

De acordo com o 1 do artigo 176 da Lei 6.404/76, as demonstraes de cada exerccio sero publicadas com a indicao dos valores correspondentes das demonstraes do exerccio anterior, para fins de comparao.

COMPOSIO

O Balano Patrimonial constitudo pelo:

- Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicaes de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefcios econmicos futuros, originados de eventos ocorridos.

- Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigaes para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigiro ativos para a sua liquidao.

- Patrimnio Lquido compreende os recursos prprios da Entidade, e seu valor a diferena positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

AGRUPAMENTO

Os elementos da mesma natureza e os saldos de reduzido valor quando agrupados, e desde que seja indicada a sua natureza e nunca devem ultrapassar, no total, um dcimo do valor do respectivo grupo de contas, sendo vedada a utilizao de ttulos genricos como "diversas contas" ou "contas correntes".

PROCEDIMENTOS PARA ELABORAO DO BALANO

Ao trmino do exerccio, como se faz em todos os meses, procede-se ao levantamento do balancete de verificao, com o objetivo de conhecer os saldos das contas do razo e conferir sua exatido.

No balancete so relacionadas todas as contas utilizadas pela empresa, quer patrimoniais quer de resultado, demonstrando seus dbitos, crditos e saldos.

As contas do balancete, no fim do exerccio, sejam patrimoniais ou de resultado, nem sempre representam, entretanto, os valores reais do patrimnio, naquela data, nem as variaes patrimoniais do exerccio, porque os registros contbeis no acompanham a dinmica patrimonial no mesmo ritmo em que ela se desenvolve.

Desta forma, muitos dos componentes patrimoniais aumentam ou diminuem de valor, sem que a contabilidade registre tais variaes, bem como muitas das receitas e despesas, recebidas ou pagas durante o exerccio, no correspondem realmente aos ingressos e ao custo do perodo.

Da a necessidade de se proceder ao ajuste das contas patrimoniais e de resultado, na data do levantamento do balano, para que elas representem, em realidade, os componentes do patrimnio nessa data, bem como suas variaes no exerccio.

CONCILIAES DOS SALDOS CONTBEIS

A conciliao consiste, basicamente, na comparao do saldo de uma conta com uma informao externa contabilidade, de maneira que se possa ter certeza quanto exatido do saldo em anlise.

As fontes de informaes mais usuais para verificao dos registros contbeis so os livros fiscais, os extratos bancrios, as posies de financiamentos e carteiras de cobranas, as folhas de pagamento, os controles de caixa, etc.

AJUSTES E RECLASSIFICAES PATRIMONIAIS

Para elaborao do balano devem ser efetuados vrios ajustes e reclassificaes nas contas patrimoniais, como estoques, emprstimos, etc.

Calcula-se tambm a proviso para o Imposto de Renda e a Contribuio Social sobre o Lucro Lquido, de acordo com as normas tributrias vigentes, fazendo-se a respectiva contabilizao. LANAMENTOS DE ENCERRAMENTO DO EXERCCIO Para apurao do resultado do exerccio, faz-se os lanamentos de encerramento, debitando-se as contas de receitas e creditando-se uma conta transitria, chamada de apurao do resultado do exerccio. O inverso efetuado nas contas de despesas e custos, debitando-se a conta Apurao do Resultado do Exerccio e creditando-se as contas de custos ou despesas. O saldo da conta Apurao do Resultado do Exerccio ser ento transferida para a conta de Resultados a Destinar, sendo esta distribuda para outras contas patrimoniais, conforme proposta da administrao. CLASSIFICAO DAS CONTAS PATRIMONIAIS Aps os ajustes pertinentes e lanamentos de encerramento das contas de resultado, as contas remanescentes so apenas as contas patrimoniais, que

devem ser separadas e classificadas em grupos para elaborao do balano patrimonial, sendo que o saldo do ativo deve ser igual ao do passivo. http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/balancopatrimonial.htm

Nova Estrutura do Balano Questionamento: Qual a nova estrutura do Balano Patrimonial? Resposta: De acordo com a Lei n 11.638/07, MP n 449/08 e Resoluo CFC n 1.121/08, a nova estrutura do Balano Patrimonial passa a ser a seguinte:

ATIVO

PASSIVO

Ativo Circulante

Passivo Circulante Passivo No Circulante PATRIMNIO LQUIDO

Ativo No Circulante

Realizvel a Longo Prazo Investimento Imobilizado Intangvel

Capital Social (-) Gastos com Emisso de Aes Reservas de Capital

Opes Outorgadas Reconhecidas Reservas de Lucros (-) Aes em Tesouraria Ajustes de Avaliao Patrimonial Ajustes Acumulados de Converso Prejuzos Acumulados http://www.portalcfc.org.br/coordenadorias/camara_tecnica/faq/faq.php? id=2031

DRE DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO (DRE)

O artigo 187 da Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Aes), instituiu a Demonstrao do Resultado do Exerccio. A Demonstrao do Resultado do Exerccio tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relao ao conjunto de operaes realizadas num determinado perodo, normalmente, de doze meses.

De acordo com a legislao mencionada, as empresas devero na Demonstrao do Resultado do Exerccio discriminar:

a receita bruta das vendas e servios, as dedues das vendas, os abatimentos e os impostos; a receita lquida das vendas e servios, o custo das mercadorias e servios vendidos e o lucro bruto; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; o lucro ou prejuzo operacional, as outras receitas e as outras despesas; o resultado do exerccio antes do Imposto sobre a Renda e a proviso para o imposto; as participaes de debntures, empregados, administradores e partes beneficirias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituies ou fundos de assistncia ou previdncia de empregados, que no se caracterizem como despesa; o lucro ou prejuzo lquido do exerccio e o seu montante por ao do capital social. Na determinao da apurao do resultado do exerccio sero computados em obedincia ao princpio da competncia:

a) as receitas e os rendimentos ganhos no perodo, independentemente de sua realizao em moeda; e b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.

MODELO DA DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO

RECEITA OPERACIONAL BRUTA Vendas de Produtos Vendas de Mercadorias Prestao de Servios

(-) DEDUES DA RECEITA BRUTA Devolues de Vendas Abatimentos Impostos e Contribuies Incidentes sobre Vendas

= RECEITA OPERACIONAL LQUIDA

(-) CUSTOS DAS VENDAS Custo dos Produtos Vendidos Custo das Mercadorias Custo dos Servios Prestados

= RESULTADO OPERACIONAL BRUTO

(-) DESPESAS OPERACIONAIS Despesas Com Vendas Despesas Administrativas

(-) DESPESAS FINANCEIRAS LQUIDAS Despesas Financeiras (-) Receitas Financeiras Variaes Monetrias e Cambiais Passivas (-) Variaes Monetrias e Cambiais Ativas

OUTRAS RECEITAS E DESPESAS Resultado da Equivalncia Patrimonial Venda de Bens e Direitos do Ativo No Circulante (-) Custo da Venda de Bens e Direitos do Ativo No Circulante = RESULTADO OPERACIONAL ANTES DO IMPOSTO DE RENDA E DA CONTRIBUIO SOCIAL E SOBRE O LUCRO (-) Proviso para Imposto de Renda e Contribuio Social Sobre o Lucro

= LUCRO LQUIDO ANTES DAS PARTICIPAES

(-) Debntures, Empregados, Participaes de Administradores, Partes Beneficirias, Fundos de Assistncia e Previdncia para Empregados

(=) RESULTADO LQUIDO DO EXERCCIO http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/demonstracaodoresultado.htm

A Demonstrao de Resultado do Exerccio, como diz o nome, apura e

demonstra o resultado po perodo, ou seja, se houve lucro ou prejuzo.

A DRE um ROL das contas de Resultado (as despesas e custos e receitas) ordenado de forma a demonstrar os resultados tanto com viso gerencial, permitindo uma boa avaliao sobre informaes como custos, projeo de ganhos, etc como para o resultado fiscal, pois, com a legislao brasileira, ela se adapta e permite visualizar os impostos devidos e recolhidos no ano.

Ela se integra ao balano aps a apurao final do resultado, quer lucro ou prejuzo este resultado transportado para o Patrimnio lquido. http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090401111801AAwsJyv

You might also like