You are on page 1of 13

A EXPERINCIA: entre a resistncia e as estratgias mercadolgicas

Ruy Sardinha Lopes EESC-USP Email: rsard@sc.usp.br

RESUMO:
O conceito de experincia, central na obra de Walter Benjamin, serviu-lhe de guia para o melhor entendimento do impacto da modernizao capitalista diante de uma tradio que se esvaa. No obstante a pobreza decorrente de seu declnio, fruto da reprodutibilidade tcnica e dos constantes choques da vida metropolitana, as incertezas da hora propiciaram a Benjamin vislumbrar perspectivas emancipatrias em tal fato. Passados os anos, e no se confirmando a liberao da ateno pretendida, uma nova retomada est em curso nos dias atuais: de resistente ao mundo dos negcios e indcio de uma subjetividade ainda no totalmente colonizada, a experincia vista como o elemento diferencial, aquilo que capaz de capturar o consumidor nas tramas de um marketing que se diz justamente experencial. Tal deslize semntico, caracterstico de nossa contemporaneidade, o objeto de anlise desta comunicao que ter como objetivo mostrar atravs de uma dilogo com Benjamin e Adorno algumas questes postas arte contempornea.

Segundo Jean Marie Gagnebin, no prefcio de Walter Benjamin: Magia e tcnica, arte e poltica, o conceito de Experincia (Erfahrung) central na filosofia benjaminiana, ocupando - seu declnio boa parte dos textos dos anos 19301 e as teses sobre a histria de 19402. De fato, nesses textos, o filsofo frankfurtiano, ao ocupar-se das transformaes ocorridas na percepo e na sensibilidade na passagem do sculo XIX para o XX, apontar a substituio da Experincia e da narratividade espontneas pela Experincia Vivida (Erlebnis) como o fato histrico cuja explicao materialista tratar de elaborar.

A Erfahrung, experincia no sentido forte um conjunto de percepes e reflexes assimiladas, que podem voltar-se a aplicar na prxis vital liga-se, segundo Benjamin, tradio, momento anterior ao capitalismo onde o homem ainda conseguia estabelecer uma comunho com a natureza, dotando sua existncia de sentido e fora interior. As vivncias individuais (Erlebnis)
Experincia e Pobreza, O Narrador, em BENJAMIN, Walter Magia e Tcnica, Arte e Poltica . So Paulo: ed. Brasiliense, 5 edio, 1993 e Alguns Temas sobre Baudelaire, em BENJAMIN, Walter Charles Baudelaire um lrico no auge do capitalismo. So Paulo, Ed. Brasiliense, 2 edio, 1991 2 Sobre o conceito de Histria, em BENJAMIN, Walter Magia e Tcnica, Arte e Poltica . So Paulo: ed. Brasiliense, 5 edio, 1993
1

podiam ser conjugadas com outras do passado coletivo, atravs de uma narrativa que lhe d ordem e coerncia.

O leitor atento j notara o co-pertencimento no s a uma temporalidade do trabalho - o artesanato - que expressava a relao notica do homem com a natureza, onde a empresa humana contm uma experincia mais ampla, uma concepo total do mundo; mas tambm quela temporalidade da arte aurtica. Existncia nica, encrustrada na tradio, cuja autenciticidade , segundo Benjamin, a quintessncia de tudo aquilo o que foi transmitido pela tradio, a partir de sua origem, desde sua durao material at seu testesmunho histrico3. que, como nos mostra Argan4, a obra de arte, como produto supremo do fazer humano, partilha com o artesanato o mesmo fundamento comum na matria natural e a conduz a uma perfeio ideal: O trabalho humano, como tempo de existncia e de experincia, aumenta o valor inicial da matria, tambm porque este determinado em vista da operao humana, A matria supera assim a prpria inrcia, o prprio limite fsico original; entra em relao com o mundo, torna-se portadora de experincia histrica5.

Assentado sobre

esse solo seguro, poder o sujeito (ou o artista) ser interpelado, tocado,

atravessado pelas experincias coletivas (note-se que, derivada de fahren, viajar, passear, dirigir, a Erfahrung indica no s o conhecimento tcito que se obtm atravs da experincia que se acumula, como numa viagem, mas tambm o aventurar-se para lugares desconhecidos, o sairse de si mesmo, donde o perigo Erfahrung guarda relao etimolgica tambm com Gefahr, perigo- de tal empreitada6) vivenciadas ou transmitidas por uma narrativa prpria. A pacincia e o tempo da viagem, ou do escutar a narrao, assim como a disponibilidade de aventurar-se so os pressupostos da Experincia, em seu sentido forte. Como nos afirma Jorge Larrosa Bonda: A experincia, a possibilidade de que algo nos acontea ou nos toque, requer um gesto de interrupo, um gesto que quase impossvel nos tempos que correm: requer parar para pensar, parar para olhar, parar para escutar, pensar mais devagar, olhar mais devagar, e

BENJAMIN, Walter A obra de arte na era de sua reprodutibilidade tcnica. Magia e Tcnica, Arte e Poltica . So Paulo: ed. Brasiliense, 5 edio, 1993, p.168. ARGAN, G.C. Projeto e Destino, So Paulo, Editora tica, 2000 Idem, ibidem, p.18 6 Como lembra Cludio Roberto Duarte (Auschwitz aps a educao. Disponvel no Site: http://antivalor.vilabol.uol.com.br Acessado em 30/04/2008), este tambm o sentido adotado por Hegel na Fenomenologia do Esprito: Esse movimento dialtico que a conscincia exerce em si mesma, tanto em seu saber quanto em seu objeto, enquanto dele surge o novo objeto verdadeiro para a conscincia, propriamente aquilo que se chama experincia". Ou seja, a experincia significa o trnsito em relao a uma determinada realidade a que se expe em um movimento de: tentativa, ensaio, golpe, seduo, aliado idia de perigo, de perda (FREITAS, V. Para uma dialtica da alteridade. Disponvel no site: http://www.fafich.ufmg.br/~verlaine/tese Acessdo em 30/04/2008)
5 4

escutar mais devagar; parar para sentir, sentir mais devagar, demorar-se nos detalhes, suspender a opinio, suspender o juzo, suspender a vontade, suspender o automatismo da ao,cultivar a ateno e a delicadeza, abrir os olhos e os ouvidos, falar sobre o que nos acontece, aprender a lentido, escutar aos outros, cultivar a arte do encontro, calar muito, ter pacincia e dar-se tempo e espao7

, pois, a esta temporalidade e a este universo perceptivo que a Modernidade por fim. E isto, segundo Walter Benjamin, por duas provenincias: o desenvolvimento das foras produtivas oriundo da modernizao capitalista (fim do artesanato, experincia metropolitana,

reprodutibilidade tcnica, alienao do trabalho etc) e a impossibilidade, para a linguagem e para a memria, de assimilar o choque (o trauma, dir Freud), porque este, por definio, fere, separa, corta ao sujeito o acesso ao simblico, em particular linguagem.

Processo ineludvel que, embora doloroso, no se pode querer negar. Donde o fracasso, por exemplo, da teoria da arte pela arte e do esteticismo do sculo XIX que, ao tentarem retrouver le temps reeditando o modo tradicional de apreenso da arte, tentavam subtrair-se ao ciclo material da produo e do consumo, opondo-se, desta forma, degradao da Experincia imposta.

Se, ainda segundo Benjamin, o Romance e a informao jornalstica constituem os sucedneos modernos da narrativa tradicional, tal fato no implica que tais gneros consigam conferir ordem e coerncia aos cacos da histria, aos fragmentos de nossa histria vivida, mas, ao contrrio, explicitam a perda de sentido da sociedade moderna. que o tempo das mquinas, a reprodutibilidade tcnica, a obsolescncia dos produtos ditada pela moda, a celeridade da vida moderna, os constantes choques a que o cidado da metrpole moderna est submetido aniquilam, entre outras coisas, aquele tempo necessrio para a transformao das experincias vividas (Erlebnis) em experincia coletiva (Erfahrung). Nas palavras de Jorge Larrosa: (...)A velocidade com que nos so dados os acontecimentos e a obsesso pela novidade, pelo novo, que caracteriza o mundo moderno, impedem a conexo significativa entre acontecimentos. (...) O sujeito moderno no s est informado e opina, mas tambm um consumidor voraz e insacivel de noticias, de novidades, um curioso impenitente, externamente insatisfeito. Quer estar permanentemente excitado e j se tornou incapaz de silencio. Ao sujeito do estmulo, da vivncia pontual, tudo o atravessa, tudo o excita, tudo o

BONDA, Jorge L. Notas sobre a experincia e o saber de experincia. Disponvel no site: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE19/RBDE19_04_JORGE_LARROSA_BONDIA.pdf Acessado em 25/04/2008.

agita, tudo o choca, mas nada lhe acontece. Por isso, a velocidade e o que ela provoca, a falta de silncio e de memria, so tambm inimigas mortais da experincia8.

Trata-se, pois, como afirma Argan9, de uma mudana de qualidade cujas causas no se deve atribuir, simplesmente, ao desenvolvimento arrebatador da indstria: inverso de valores a quantidade toma, na hierarquia dos valores, o lugar da qualidade cuja percepo a arte psaurtica, reproduzida mecanicamente tratar de aprimorar.

Se, portanto, a modernidade o nosso destino, a tarefa herica que nos resta a de entrevermos um novo horizonte a partir dos fragmentos e das runas do passado. Assim, em um mundo de arquiteturas sem rastros, onde os homens aspiram a libertar-se de toda experincia, aspiram a um mundo em que possam ostentar to pura e to claramente sua pobreza externa e interna10, este narrador sucateiro (o historiador tambm um Lumpensammler) no tem por alvo recolher os grandes feitos. Deve muito mais apanhar tudo aquilo que deixado de lado como algo que no tem significao, algo que parece no ter nem importncia nem sentido, algo com que a histria oficial no sabe o que fazer11 Barbrie? Sem dvida, mas cujo sentido positivo os grandes criadores faro eclodir. que os objetos, aliviados do peso da tradio e tornados independentes de seu ambiente original, poderiam se articular em novas correspondncias; os objetos, fora do lugar, tornar-se-iam uma via de acesso a uma nova realidade, propiciando uma nova viso do passado algo como uma iluminao profana pela qual se instauraria um sentido inesperado.

Vrios so os indcios dados por Walter Benjamin desta reconstruo da Erfahrung em tempos sombrios: a memria involuntria em Proust, a refuncionalizao brechtiana, o Bauhaus, o Cubismo, a descontextualizao surrealista. A anlise destas experincias (ou narrativas) vanguardistas e dos destinos de suas proposies emancipatrias tarefa que, embora fundamental, no temos como, aqui, levar a cabo. Talvez valesse pena recordarmos a crtica de seus colegas frankfurtianos, Adorno e Horkheimer, tentativa benjaminiana de recuperao materialista da teoria da distrao apenas para salientarmos que, quela poca, uma outra reconstruo da Erfahrung estava em curso.

Idem, ibidem ARGAN, op.cit.,p.20 10 BENJAMIN, Walter Experincia e Pobreza.. Magia e Tcnica, Arte e Poltica . So Paulo: ed. Brasiliense, 5 edio, 1993, p.188 11 GAGNEBIN, Jeanne Marie. Memria, Histria, Testemunho. Disponvel no site http://www.comciencia.br/reportagens/memoria/09.shtml Acessado em 26/04/2008.
9

Uma vez que, para esses frankfurtianos, o capitalismo fez da razo o lcus da dominao, instrumentalizando-a, o processo de reificao atinge no somente a cincia, o Estado e o mercado, mas tambm a subjetividade; processo esse que encontra na cultura de massa seu elemento mediador por excelncia. Assim, ainda que possamos admitir a existncia de cacos da Erfahrung, de resduos de subjetividade autnoma, tais como Adorno parece sugerir em Educao aps Auschwitz12, as condies sociais objetivas daquela poca, os anos 1940 a pseudoindividuao, a semi-informao, a disseminao do carter manipulador etc, em uma palavra, a conscincia coisificada impediam qualquer sntese emancipatria.

Ao duplicar o que j existe

na conscincia

dos homens13 a Indstria Cultural no

proporcionaria, desta forma, uma sntese que permitisse a superao do real tarefa esta, segundo Adorno, ainda reservada Arte mas, ao contrrio, sob uma aparente independncia e autonomia do indivduo, a ratificao de sua aderncia ao existente. Incapaz de levar a cabo experincias humanas diretas, por um certo tipo de ausncia de emoes, por um realismo exagerado14 o homem no consegue, assim, desvencilhar-se das amarras que o atam ao todo falso cultural.

Ao pertencimento a uma coletividade, a uma tradio, capaz de dar coerncia s diversas vivncias, a Indstria cultural ope o pertencimento a uma cultura hegemonicamente afirmativa, a uma sociedade massificada, formada de indivduos semiformados: Da esteira da fbrica no saem somente mercadorias, mas um mundo de "homens sem qualidades". Para Adorno trata-se do seu principal produto. Semi-formao no limite uma incapacidade de fazer experincia (Erfahrung): de constituir uma mediao dialtica concreta e viva com o mundo, portanto, uma debilidade em relao ao ego e sensibilidade, ao conceito e tradio, ao tempo e memria (cf. TdH: 187 ss.)15. Para o indivduo inundado por informaes, vivenciadas vida e velozmente, tal tempo fugaz s traz o vazio, no h aprendizado significativo algum16..

12

De qualquer modo, haveria que mostrar as possibilidades concretas de resistncia. Por exemplo, a histria dos assassinatos por eutansia, que acabaram no sendo cometidos, na dimenso pretendida pelos nazistas na Alemanha, graas a resistncia manifestada. A resistncia limitava-se ao prprio grupo; e justamente esse um sintoma bastante notvel e amplo da frieza geral. Alm de tudo, porm, ela limitada tambm em face da insaciabilidade presente no princpio das perseguies. Em ltima instncia, qualquer pessoa no pertencente ao grupo perseguidor pode ser atingida; portanto, existe um interesse egosta drstico a que se poderia apelas (ADORNO, T Educao aps Auschwitz, p. 8 Disponvel no site : http://www.fe.ufg.br/neppec/adorno/EDUCAO%20APOS%20AUSCHWITZ.pdf Acessado em 01/05/2008.) 13 Adorno apud MAAR, W. L A poltica e a sujeio social pela forma. Disponvel no Site: http://antivalor2.vilabol.uol.com.br/textos/frankfurt/maar05.html Acessado em 01/05/2008 14 ADORNO, T. Educao aps Auschwitz, op.cit. p.5 15 TdH: Adorno, T.W. "Theorie der Halbbildung" [1959] in: Horkheimer, M. / Adorno, T.W. Sociologica II (Reden und Vortrge). Frankfurt a.M., Europishe Verlagsanstalt, 198 16 DUARTE, Cludio Rodrigues. "Auschwitz aps educao" : Desdobramentos da crtica ao fetichismo das relaes sociais em Adorno. Disponvel no Site: http://antivalor2.vilabol.uol.com.br/textos/outros/tx_clauduarte_001.htm Acessado em 01/05/2008.

Uma sombra conciliatria na qual o que permanece irracional reconstrudo como racionalidade sistmica, as experincias do consumidor antecipada sob os desgnios do capital (Maar)17. Nas palavras de Adorno: Para o consumidor no h nada mais a classificar que no tenha sido antecipado no esquematismo da produo. (...) todos os detalhes, clichs prontos para serem empregados arbitrariamente aqui e ali e completamente definidos pela finalidade que lhes cabe no esquema. Confirm-lo, compondo-o, eis a sua razo de ser. O mundo inteiro forado a passar pelo filtro da indstria cultural. A velha experincia do espectador de cinema que percebe a rua como um prolongamento do filme que acabou de ver, porque este pretende reproduzir rigorosamente o mundo da percepo cotidiana, tornou-se a norma da produo. Quanto maior a perfeio com que suas tcnicas duplicam os objetos empricos, mais fcil se torna hoje obter a iluso de que o mundo exterior o prolongamento sem ruptura do mundo que se descobre no filme. (Idem, ibid., p. 117-118)

certo que, dos anos 1940 para c, muita coisa mudou, sobretudo no mbito da indstria que, como diversos analistas (na trilha de Fredric Jameson) vm apontado, adotou justamente a lgica cultural como modelo. Entretanto, os mecanismos de enfraquecimento do eu e de assimilao inconteste do existente parecem no s persistir como atingir vos nunca dantes imaginveis.

A reprogramao, empresarial, do esprito18 surge como uma necessidade no s para um sistema produtivo prenhe de mquinas complexas e de informaes e conhecimentos diversos e em constante mutao, requisitando novas habilidades da mo de obra o saber, criatividade, imaginao, capacidade inventiva do trabalhador, que dever mostrar-se to criativo como um artista como para revigorar uma economia de consumo de bens em larga escala que, segundo alguns analistas estaria alcanando o ponto de saturao, na dcada de 1980, nas naes ricas. Foi, portanto, segundo Jeremy Rifkin19, a busca de novos rinces de acumulao que fez com que o mercado absorvesse grande parte do que era antes da esfera pblica, se voltasse para os ativos intangveis sobretudo a cultura - e buscasse colonizar os poucos valores psquicos que restam para o suprimento das necessidades e desejos atuais e futuros dos clientes - o que supe uma manipulao de vrias informaes sobre o estilo de vida, estado de sade, lazer, padro de viagem, guarda-roupa etc. e a capacidade de transformar esse conjunto de informaes em produtos desejveis.
17

MAAR, W. Adorno, Semiformao e educao. Educ. Soc. , Campinas, v. 24, n. 83, 2003 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 01 May 2008. doi: 10.1590/S0101-73302003000200008 18 como se ocorresse uma reprogramao empresarial do esprito, agora voltado para si mesmo e embrulhado numa retrica da autenticidade, da ao comunicacional, da transparncia, etc.- a nova forma da ideologia, aquilo que alguns autores comearam a chamar de ideologia soft (ARANTES, Otlia Entrevista a Revista Rapsdia:Almanaque de Filosofia e Arte. So Paulo, n2, 2002) 19 RIFKIN, J. A Era do Acesso. So Paulo: Pearson, 2001

Cabe, portanto, a nova economia, o mapeamento e investimento neste vasto arranjo de experincias culturais, uma vez que, segundo Rifkin, agora, o que se consome a prpria experincia, ou seja, emoes, satisfaes intangveis, que produzam reaes sensoriais. Donde se falar em Economia da Experincia20 e Marketing da Experincia21 como conceitos capazes de, superando a viso tradicional do cliente como um consumidor racional dos benefcios e caractersticas de um determinado produto, oferecer-lhe algo a mais: a sensao que o produto pode provocar22. A oferta experencial emerge, assim, como a mais-valia desejada pelo consumidor23 A experincia - j totalmente reprogramada empresarialmente - torna-se, segundo os novos marketeiros, um dos componentes chaves para a criao do valor, um diferencial competitivo, levando o consumidor a desembolsar mais por um determinado produto ou fidelizarse a uma determinada marca.

A Era da experincia aqui anunciada no tem mais nada a ver com a Erfahrung benjaminiana. Como afirma David Sperling: Nesse contexto de deslizamentos, evento e experincia deslocaram-se da esfera dos conceitos fundantes da percepo para a esfera dos motes eficazes para o consumo. Como tambm so outras as noes de experincia e de vivncia que imperam. H re-significaes que ao cabo alteram as relaes de antagonismo com as quais Benjamin as caracterizou24.

Se Walter Benjamin pode estabelecer vnculos entre a Tradio, a Experincia em sentido forte e o Sujeito, isto devido a constituio do eu dar-se atravs de sua identificao com os contedos partilhados pela comunidade. Se a modernidade implicou a interdio a uma Experincia coletiva e do sentido de pertencimento enquanto esfera constitutiva do eu, o que a contemporaneidade parece fazer fornecer a este indivduo um novo sentido de pertencimento, novos elementos para a reconfigurao de si: a cultura do consumo como molde de nossos estilos de vida, de nossas concepes ticas, de nossa auto-imagem.

PINE, B. J.II; GILMORE, J. (1999). The experience economy: Work is theatre and every business a stage. Cambridge: Harvard Business School Press 21 SCMITT, Bernd Marketing Experimental. So Paulo:Nobel, 2002 22 Cabe ressaltar, como nota Isleide Fontenelle, que antes de qualquer coisa, que a assuno do consumo da experincia no uma novidade absoluta nos nossos dias. Desde os princpios da indstria cultural a mercadoria foi veiculada como o acesso a uma experincia de diverso, entretenimento, gozo, fruio. A novidade agora est em este modelo tornar-se hegemnico para outras reas da economia, especialmente em um momento no qual o fetichismo das imagens j vem acusando uma sobreposio da imagem mercadoria. (FONTENELLE, I. O trabalho da Iluso: Produo, Consumo e Subjetividade na Sociedade Contempornea. Interaes, jun. 2005, vol.10, no.19, p.63-86 Disponvel no site: http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/inter/v10n19/v10n19a04.pdf Acessdo em 20/4/2008, p.77) 23 RASQUILHA, Luis Economia experencial . Disponvel em http://comunicacaomarketing.blogspot.com/2006/07/economiaexperiencial.html Acessado em 25/04/2007 24 SPERLING, D.M. Espao e Evento: consideraes crticas sobre a arquitetura contempornea. Tese de Doutorado apresentada a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo. So Paulo, 2008., p.82

20

Se, segundo Benjamin, o leitor moderno do Romance buscava neste gnero o sentido que no encontrava mais na vida, tal busca d-se, agora, na publicidade contempornea (sobremaneira aquela assentada nas estratgias do marketing experencial). Uma narrativa que, dada a lgica da obsolescncia programada que rege o mundo dos negcios, no pode mais oferecer imagens ideais estveis ao qual o eu possa conformar-se (a temporalidade posta pela narrao

tradicional), mas uma paisagem semovente e veloz, s lhe restando os contornos movedios e a fragilidade dos vnculos.

Reconfigurao, portanto, do eu que passa a afirmar-se a partir disponibilidade de contedos de identificao cada vez mais descartveis e de maneira cada vez mais rpida; o que, por sua vez, aumenta-lhe a angstia. No surpreende, pois, que, num movimento tautolgico, v buscar justamente naquilo que proporciona o vazio seu estofo existencial. Da porque o mercado/marca tornam-se to atrativos, pois "os tormentos da autoconstruo e da subsequente busca de aprovao social para o produto acabado ou semi-acabado so substitudos pelo ato menos aflitivo, muitas vezes agradvel, de escolher entre padres prontos. As identidades negociadas vm acompanhadas do rtulo da aprovao social colado de antemo. A incerteza quanto viabilidade da identidade autoconstruda e a agonia de procurar confirmao so assim evitadas... os smbolos de estilos de vida so endossados por pessoas com autoridade e pela informao de que um nmero impressionante de pessoas o aprova. A aceitao social no precisa portanto ser negociada - desde o incio ela , por assim dizer, 'inerente' ao produto posto no mercado25..

A necessidade de uma incessante reconfigurao do eu faz com que tudo excite, tudo atravesse, mas nada acontea (Bonda) a esse Proteu contemporneo, impedindo-o de Experincias no sentido forte (Erfahrung); ou melhor, suprindo sua carncia atravs de uma outra experincia: A experincia, desalojada do cerne do sujeito para a exterioridade, retorna na cultura contempornea para ele como um outroaquilo que lhe acontece: a partir da excitao da epiderme, desvia estrategicamente da conscincia e atinge em cheio o imaginrio26.

Ainda nas palavras de David Sperling:

Bauman apud FONTENELLE, I. . Corpo, mobilidade e a Cultura da Imagem. Psicol. hosp. (So Paulo). [online]. jan. 2006, vol.4, no.1. Disponvel no Site: http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-74092006000100006&lng=pt&nrm=iso. Acessado em 02/05/2008 26 Sperling, op.cit. p.84

25

Sob a mesma denominao de experincia, o que se tem um genrico que se faz singular e um consenso ou homogeneidade da diferena, da heterogeneidade e da pluralidade. Sob esta mesma denominao se apresenta uma homologia que se passa por heterologia, uma iterao repetvel que se passa por irrepetibilidade e uma produo predita e prevista, consumida como incerta, como tambm, um caminho at um objetivo previsto que se reveste de abertura para o desconhecido. Trata-se ento de dispor de regularidades diferentes. O lapso entre a instncia da produo e a instncia da percepo e do consumo se faz muito evidente: algo produzido como experimento para ser frudo como experincia27.

No se trata, como poderamos ser levados a crer, de uma falsa promessa isto , da oferta de produtos e experincias atravs dos quais o sujeito pudesse, ainda que ilusoriamente, se adequar, adquirindo algum contorno estvel. No podemos mais dizer que estamos diante de alguma forma de desconhecimento ou alienao. Sabe-se que tais imagens e experincias so efmeras, descartveis, que os contornos so movedios, que os vnculos so frgeis, que o corpo deve ser constantemente reconfigurado. No mais, portanto, um engano das massas, mas a conscincia do drama da contemporaneidade; como afirma Isleide Fontenelle: mesmo que o sujeito no acredite nos discursos e imagens veiculados pela marca, ele sabe que, no mundo atual, estar na imagem existir e, fora disso, no d para fazer parte dele28.

Esta espcie de cinismo das massas contida no sabe que consome iluses, mas age como se no soubesse, leva-nos de volta s anlises de Adorno sobre a semiformao: Os homens do seu assentimento cultura de massas porque sabem que aqui aprendero os hbitos ("mores") de que precisam na vida monopolizada como passaporte [aqui se formam os sujeitos sujeitados]. Este s vlido quando pago com sangue, com a total cesso da vida, com a obedincia subalterna face odiosa imposio. Por isto, e no pela estultificao das massas que os inimigos destas produzem e os amigos lamentam, a cultura de massas to irresistvel29.

Como resistir a isso? Em primeiro lugar, dir Adorno [pensando em como evitar a repetio de Auschwitz], produzindo uma certa clareza acerca do modo de constituio do carter manipulador [poderamos dizer, da semiformao], para em seguida poder impedir da melhor maneira possvel a sua formao.
27 28

Ou seja, investigando o plano da prpria produo social em sua forma

idem, ibidem, p.91 FONTENELLE,I. O nome da marca. So Paulo, Boitempo, 2002, p.271 29 Citao de O esquema da cultura de massas", captulo da primeira verso da Dialtica do esclarecimento posteriormente retirado MAAR,W. Adorno, Semiformao e educao, op.cit., p.465

determinada. Mais do que uma deformao, ou um engano de uma conscincia mal formada, a semiformao refere-se a uma forma ordenada da sociedade contempornea determinada

conforme um certo modo de produo social dos homens, e somente neste mbito pode ser adequadamente apreendida30. A emancipao, mesmo que conscientizao, racionalidade, viria atravs da educao como reflexo racional pela qual o que parece ordem natural, "essencial" na sociedade cultural, decifra-se como ordem socialmente determinada em dadas condies da produo real efetiva da sociedade31.

Dissemos, mais acima, que Adorno reservava Arte, a Arte autntica diga-se, tarefa emancipatria. Tida como uma espcie de ltimo remanescente de categorias absolutamente subjetivas que o impulso dessubjetivante no pode querer dissolver32, a arte autnoma renunciando a valer como conhecimento e isolada da prxis pde afastar-se dos imperativos da lucratividade, preservando a obedincia a sua prpria lei, o resguardo da prpria lei e do prazer desinteressado, a imprevisibilidade etc. Escapando, pois, da pseudomorfose traz em si a promessa de uma outra vida que a generalizao de seu ponto de vista, antagnico, daria acesso. A transcendncia almejada estaria no na arte revolucionria e de protesto, mas a constituio de uma imanncia radical, sua forma enquanto modelo possvel de prxis no alienada.

Ainda que, enquanto esfera separada ou cedendo seus impulsos inventivos aos ditames do mercado a arte possa degradar-se ou incluir-se orgulhosamente entre os bens de consumo, resta arte genuna a censura as mentira da produo em si mesma, a apresentao da felicidade como uma promessa rompida, a explicitao do abismo existente entre a felicidade e a prxis: tonalidade do todo-falso cultural Adorno opunha a negatividade das dissonncias do ltimo Schnberg e da Escola de Darmstadt. Em suma, a transformao da fraqueza psicolgica do eu em fora esttica.

Sem querer, aqui, avaliar em todas as suas nuances o papel da negatividade ou do inteiramente outro na obra de Adorno, cabe-nos salientar, entretanto, o quanto isso o responsvel pelo papel poltico da arte numa sociedade unidimensional. E isto no somente porque seu trabalho o da arte indica a possibilidade de uma prxis outra, mas representa a persistncia de uma partcula de liberdade, uma irredutibilidade do sujeito aos processos de totalizao em curso, cuja concluso poltica foi apontada por Zizek: O sujeito inerentemente poltico no sentido que

30 31

idem,ibidem, p.471 idem, ibidem, p.472 32 JAMESON, F. O marxismo Tardio: Adorno, ou a persistncia da Dialtica. So Paulo. Editora UNESP, Boitempo editorial, 1997, p. 163)

sujeito, para mim, denota uma partcula de liberdade, j que ele no fundamenta suas razes em uma substncia firme qualquer, mas que se encontra em uma situao aberta33.

At que ponto a arte contempornea mantm-se como o inteiramente outro em um sistema onde a prpria aisthesis, o dilatamento sensorial e a experincia (agora ressemantizada) formam os ingredientes do valor? Seria o fortalecimento do eu e a renconciliao entre os mores pulsionais e a estrutura social contidos no trabalho artstico ainda possvel numa sociedade que prega justamente a plasticidade do eu, seu desapego aos objetos identitrios e o fim da crena na adequao entre o desejo e a realidade? No estaria esta arte suas identificaes e promessas de gozo condenada a ser absorvida como mais uma formalizao esttica prt-a-porter exibida em qualquer campanha publicitria? Essas so algumas das perguntas que este percurso coloca e que, evidentemente, no iremos aqui responder, em parte porque a paisagem que se configura ainda , em grande medida, desconhecida. Um pouco de luz vir, cremos, da sondagem das formas pelas quais os fazeres artsticos enfrentam este cenrio e so ou no absorvidos pela engrenagem ao qual se opunham. Outra possibilidade o reconhecimento da arena poltica armada pelo prprio drama da contemporaneidade: o descentramento, a desterritorializao do sujeito, a ausncia dos objetos identitrios, o fetichismo sem objeto(Zizek), enfim, o vazio constitutivo da subjetividade contempornea se d origem a novas fantasias tambm aponta para a irredutibilidade deste sujeito face aos (no)contedos postos pela sociedade cada vez mais instrumentalizada

33

Zizek, S. apud SAFATLE, V. A poltica do Real de Slavoj Zizek Disponvel no site: http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/1778,1.shl Acessado em 04/05/2008.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

- ADORNO, T Educao aps Auschwitz. Disponvel no site : http://www.fe.ufg.br/neppec/adorno/EDUCAO%20APOS%20AUSCHWITZ.pdf Acessado em 01/05/2008.

- ADORNO, T. Sobre msica popular.COHN, Gabirel (org). Theodor W. Adorno: sociologia.So Paulo: editora tica, 1994
- ARANTES, O. Entrevista a Revista In Rapsdia:Almanaque de Filosofia e Arte. So Paulo, n2, 2002. - ARGAN, G.C. Projeto e Destino, So Paulo, Editora tica, 2000. - BENJAMIN, W. Charles Baudelaire um lrico no auge do capitalismo. So Paulo, Ed. Brasiliense, 2 edio, 1991. - BENJAMIN, W. Magia e Tcnica, Arte e Poltica . So Paulo: ed. Brasiliense, 5 edio, 1993. - BONDA, J. L. Notas sobre a experincia e o saber de experincia. Disponvel no site: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE19/RBDE19_04_JORGE_LARROSA_BONDIA.pdf Acessado em 25/04/2008. - DUARTE,C.R. . "Auschwitz aps educao" : Desdobramentos da crtica ao fetichismo das relaes sociais em Adorno. Disponvel no Site: http://antivalor2.vilabol.uol.com.br/textos/outros/tx_clauduarte_001.htm Acessado em 01/05/2008. - FONTENELLE, I. . Corpo, mobilidade e a Cultura da Imagem. Psicol. hosp. (So Paulo). [online]. jan. 2006, vol.4, no.1. Disponvel no Site: http://pepsic.bvspsi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-74092006000100006&lng=pt&nrm=iso. Acessado em 02/05/2008. - FONTENELLE, I. O trabalho da Iluso: Produo, Consumo e Subjetividade na Sociedade Contempornea. Interaes, jun. 2005, vol.10, no.19, p.63-86 Disponvel no site: http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/inter/v10n19/v10n19a04.pdf Acessado em 20/-4/2008. - FONTENELLE,I. O nome da marca. So Paulo, Boitempo, 2002. - FREITAS, V. Para uma dialtica da alteridade. Disponvel no site: http://www.fafich.ufmg.br/~verlaine/tese Acessdo em 30/04/2008). - GAGNEBIN, J.M. Walter Benjamin ou a histria aberta. In - BENJAMIN, Walter Magia e Tcnica, Arte e Poltica . So Paulo: ed. Brasiliense, 5 edio, 1993. - GAGNEBIN, Jeanne Marie. Memria, Histria, Testemunho. Disponvel no site http://www.comciencia.br/reportagens/memoria/09.shtml Acessado em 26/04/2008. - HORKHEIMER, M., ADORNO, T. Dialtica do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986 - JAMESON, F. O marxismo Tardio: Adorno, ou a persistncia da Dialtica. So Paulo. Editora UNESP, Boitempo editorial, 1999. - LOPES, R.S. Informao, Conhecimento e Valor. So Paulo, Ed. Radical Livros, 2008 (no prelo) - MAAR, W. Adorno, Semiformao e educao. Educ. Soc. , Campinas, v. 24, n. 83, 2003 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302003000200008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 01 May 2008. doi: 10.1590/S010173302003000200008 - MAAR, W. L A poltica e a sujeio social pela forma. Disponvel no Site: http://antivalor2.vilabol.uol.com.br/textos/frankfurt/maar05.html Acessado em 01/05/2008.

- PINE, B. J.II; GILMORE, J. (1999). The experience economy: Work is theatre and every business a stage. Cambridge: Harvard Business School Press. - RASQUILHA, L. Economia experencial . Disponvel em http://comunicacaomarketing.blogspot.com/2006/07/economia-experiencial.html Acessado em 25/04/2007. - RIFKIN, J. A Era do Acesso. So Paulo: Pearson, 2001 - SAFLATE, V. - Um supereu para a sociedade de consumo : Sobre a instrumentalizao de fantasmas como modo de socializao. Disponvel em http://www.geocities.com/vladimirsafatle/vladi073.htm Acessado em 03/05/2007 - SAFATLE,V. A poltica do Real de Slavoj Zizek Disponvel no site: http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/1778,1.shl Acessado em 04/05/2008. - SAFATLE, V. - Certas metamorfoses da seduo:destruio e reconfigurao do corpo na publicidade mundial dos anos 90. Disponvel no site: http://www.geocities.com/vladimirsafatle/vladi109.htm Acessado em 30/03/2007a

-- SAFATLE, V. O que vem aps a imagem de si? os casos Cindy Sherman e Jeff Koons. Disponvel no site: http://www.geocities.com/vladimirsafatle/vladi108.htm Acessado em 30/03/2007b. -- SAFATLE, V. Revolta e forma-mercadoria. Disponvel no site: http://www.geocities.com/vladimirsafatle/vladi116.htm Acessado em 30/03/2007c. - SCMITT, B. Marketing Experimental. So Paulo:Nobel, 2002. - SPERLING, D.M. Espao e Evento: consideraes crticas sobre a arquitetura contempornea. Tese de Doutorado apresentada a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo. So Paulo, 2008.

You might also like