You are on page 1of 12

DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS COMO RESULTADO DAS AFERIES DAS COMPOSIES DE SERVIO.

I Especificao Tcnica e Mtodo de Execuo II Memria de Clculo

I ESPECIFICAO TCNICA E MTODO DE EXECUO

I ESPECIFICAO TCNICA E MTODO DE EXECUO

Dever ser apresentada a especificao tcnica e o mtodo de execuo para cada uma das composies unitrias aferidas ou desenvolvidas, incluindo a composio de forma analtica e a especificao dos servios auxiliares e materiais utilizados na mesma.

Nesta especificao tcnica devero ser abordados, no mnimo, os seguintes aspectos: Insumos e suas caractersticas descrever os itens participantes do servio, informando caractersticas, dimenses, trao, normas tcnicas relacionadas etc. Critrio de Medio do Servio informar sobre o critrio utilizado para a apurao ou levantamento dos quantitativos de um dado servio. Critrios de Aferio informar sobre o critrio utilizado para apurao dos ndices de produtividade do servio aferido. Limitaes ou dificuldades enfrentadas, bem como adaptaes realizadas, devem ser relacionadas. Servios Preliminares informar os servios que antecedem e condicionam o incio da execuo do servio objeto da composio unitria. Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva listar os equipamentos de proteo individual e coletiva (os mais relevantes) que so necessrios execuo do servio. Execuo relacionar as tcnicas construtivas e o mtodo de execuo do servio, que inclui pr-preparo, preparo e acabamento. Ilustraes representar graficamente, mediante o uso de fotos, desenhos ou esquemas, os detalhes importantes para a execuo do servio. Ensaios relacionar os ensaios tcnicos relevantes para o ateste da qualidade e conformidade do servio executado.

Normas e Legislao aplicveis relacionar as normas e/ou legislaes que devem ser observadas na execuo do servio.

Informaes Complementares trazer recomendaes sobre o local de execuo do servio, possveis impedimentos ou restries, etapas crticas e demais informaes julgadas relevantes.

Bibliografia relacionar a bibliografia de apoio consultada para a elaborao das especificaes tcnicas.

EXEMPLO DE APRESENTAO DE ESPECIFICAO TCNICA E MTODO DE EXECUO

1. COMPOSIO ANALTICA DE SERVIO

Classe: Paredes / Painis Tipo: 0063 - alvenaria de b....... Agrupador: 73935 - Alvenaria de Blocos Cermicos Furados
Codigo / Seq Descrio da Composio Unid

73935

Alvenaria de vedao, com blocos cermicos com 8 furos, 10x20x20 cm e juntas de 12 mm com argamassa trao 1:4 (cimento e areia), preparo manual, espessura da parede 10 cm.
Descrio Complementar

...

COMPOSIO
Item C I I I Codigo 4885 7271 4750 6111 Descrio do Item Argamassa cimento / areia 1:4, preparo manual Bloco Cermico, com 8 furos, 10x20x20 cm Pedreiro Servente Unid M Unid H H Coeficientes Proposto 0,012 25,000 0,900 0,900

2. Insumos e suas Caractersticas Argamassa de cimento e areia, trao 1:4, preparada manualmente, a ser aplicada dentro de uma hora, a contar do primeiro contato do cimento com a gua. Vide composio analtica do servio. Blocos cermicos de vedao componente de alvenaria, com 8 furos perpendiculares, dimenses: largura=10 cm / comprimento=20 cm / altura=20 cm. Fabricado com argila, conformado por extruso ou prensagem e posteriormente queimado a uma temperatura que permita ao produto final atender s condies determinadas na NBR 7171.

Perda do bloco cermico: considerado 10% Mo de Obra considerada para marcao e execuo da alvenaria.

3. Critrios de Medio do Servio Utilizada a rea de alvenaria efetivamente executada. Todos os vos so descontados (portas, janelas etc.). 4. Critrios de Aferio Para o levantamento dos ndices de produtividade foi considerado que o servente responsvel tambm pelo transporte do material desde o depsito at o ambiente de produo. 5. Servios Preliminares A estrutura do ambiente deve estar concluda e respeitados os perodos de cura, quando for o caso. As superfcies de contato devem estar limpas e os arranques (tambm conhecidos como ancoragens, ferro de espera ou ferro-cabelo), quando existentes, concludos. O chapisco, quando existente, estar concludo h pelo menos 72 horas. Alvenarias sobre baldrames s podem ser executadas 24 horas aps concluda a impermeabilizao. 6. Equipamentos de Proteo Individual e Coletiva Capacete, bota de borracha e luva de borracha. Bandeja de proteo e cinto de segurana individual para o caso de alvenaria de fachada a partir do segundo pavimento. 7. Execuo Aps a limpeza das interfaces de contato feita a locao da primeira fiada, conforme dimenses de projeto. Todas as fiadas so niveladas, alinhadas e aprumadas.

A marcao da modulao da alvenaria inicia-se com a colocao dos blocos dos cantos.

Os blocos so assentados com os furos na horizontal e juntas desencontradas (amarradas).

A espessura mdia das juntas executadas de 12 mm. Para marcao das fiadas e definio das quinas utilizado escantilho. Na abertura de vos so assentadas vergas e contra-vergas em concreto prmoldado.

O assentamento da alvenaria interrompido abaixo das vigas ou lajes obedecendo, conforme projeto, o espaamento necessrio para o futuro encunhamento.

O servio de encunhamento no considerado nesta composio.

8. Ilustraes

Figura 1 Amarrao das fiadas em canto de parede de meia vez.

Figura 2 Amarrao das fiadas em juno I em parede de meia vez. *Figuras da NBR 8545.

9. Ensaios no se aplica.

10. Normas e Legislao aplicveis NBR 8545 Execuo de alvenaria sem funo estrutural de tijolos e blocos cermicos. NBR 15270-1 Componentes cermicos parte 1: blocos cermicos para alvenaria de vedao terminologia e requisitos. NBR 15270-3 Componentes cermicos parte 3: blocos cermicos para alvenaria estrutural de vedao mtodo de ensaio. NR 18 Condies e meio ambiente de trabalho na indstria da construo 18.13-medidas de proteo contra queda de altura. 11. Informaes Complementares A montagem de andaimes no foi considerada nesta composio. O transporte vertical no foi considerado nesta composio. Local de aplicao - em paredes de vedao sem funo estrutural.

12. Bibliografia relacionar a bibliografia utilizada.

II MEMRIA DE CLCULO

II - MEMRIA DE CLCULO DAS COMPOSIES DE SERVIOS

Para cada composio aferida ou criada dever ser preenchido o Quadro Memria de Calculo, conforme modelo a seguir. Itens do quadro:

1. Classe / Tipo - Indica o grupo do SINAPI-SIPCI no qual o referido servio est inserido. 2. Agrupador Indica o nome do agrupador, com o respectivo cdigo no SINAPI-SIPCI. O agrupador representa um grupo de composies unitrias que correspondem a um mesmo tipo de servio. Observa-se que nem todas as composies possuem agrupador. 3. Cdigo / Sequncia Informa o cdigo SINAPI-SIPCI da Composio e respectivo sequencial, quando existir. Para os servios existentes no sistema, cujas composies sero aferidas, o cdigo ser mantido. As novas composies devero receber numerao, conforme critrios e regras acordados com a CAIXA. 4. Descrio Descreve o servio correspondente composio. Nesta descrio devem ser informadas as caractersticas essenciais para sua execuo (trao, tipo de preparo, dimenso do insumo, n de reaproveitamentos, etc.) 5. Descrio Complementar Relaciona informaes complementares descrio, de modo a melhor caracterizar o servio em questo. 6. Unidade Informa a unidade de medida utilizada para quantificao do servio (composio unitria). 7. Itens da Composio de Servio: Item Informa se composio (C) ou Insumo (I); Cdigo Informa os cdigos dos itens correspondes no SINAPI-SIPCI. Item novo receber numerao, conforme critrios e regras acordados com a CAIXA; Descrio Informa, para cada item, a descrio cadastrada no SINAPI-SIPCI, ou a ser cadastrada. Esta descrio dever ser detalhada tomando-se como base a

nomenclatura empregada na ABNT, quando couber, mesmo para um item j cadastrado no SIPCI. Unidade Indica a unidade de cada item. Coeficientes - Informa os coeficientes dos diversos itens utilizados para execuo dos servios (composies auxiliares / insumos). No caso das composies existentes dever ser apresentado o coeficiente atual e o proposto. Os valores propostos devem ter abrangncia nacional, uma vez que os mesmos devero ser utilizados para execuo do servio em todas as UF. Caso no haja alterao, o coeficiente do campo atual dever ser repetido no campo proposto. 8. Fonte de pesquisa Coeficientes Informa os coeficientes obtidos para cada uma das amostras e inclui a mdia simples, encontrada entre as amostras. 9. Intervalo de Produtividade ou Consumo Informa o intervalo das amostras observadas. 10. Percentual de perda / Observao Informa, conforme o caso, o percentual de perda considerado para o item. 11. Observao - Campo disponvel para inserir observaes sobre os dados coletados. Exemplo: Fatores que levaram s divergncias de produtividade, fatores que levaram a concluir sobre o percentual de perdas etc. 12. Fonte de Dados Coletados Metodologia Utilizada Informa um ou mais mtodos utilizados para definio ou aferio da composio de determinado item. Exemplos: pesquisas de campo, consulta a especialista, ensaios em laboratrio, referencial bibliogrfico (outros rgos pblicos, instituies acadmicas, entidades privadas, publicaes tcnicas nacionais e estrangeiras etc.). Outros mtodos devero ser submetidos prvia consulta e aprovao da CAIXA. Dever ser buscada a constituio de amostra com ao menos cinco dados sendo no mnimo de trs resultantes de Pesquisas de Campo, justificando os casos em que este objetivo no puder ser alcanado; Fonte de pesquisa informa a origem dos dados (nome da construtora, ttulo do livro, anais de evento cientfico); Local da amostra informa o endereo da obra ou, para o caso de publicaes, dados como edio, nmero pgina, endereo eletrnico etc.;

Data da amostra informa a data em que o dado foi obtido.

13. Equipamentos Utilizados Informa os equipamentos utilizados para definio ou aferio de determinada composio. Exemplos: Trena, Cronmetro, Balana etc. 14. Consideraes Finais campo a ser utilizado para a apresentao de informaes adicionais como a descrio terica das experincias e dos resultados e a justificativa para os valores e ndices adotados na composio aferida. 15. Profissional Responsvel / CREA identifica o coordenador da equipe ou executor dos trabalhos, necessrios definio ou aferio da composio.

You might also like