You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL FACULDADE DE LETRAS FALE

Geraldo Alexandre dos Santos Junior

Teoria Lingustica I

Macei/2013

Geraldo Alexandre dos Santos Junior

Lngua: Vidas em Portugus

Trabalho apresentado para avaliao na disciplina Lingustica I do Curso de Letras UFAL para obteno de nota. Orientadora: Prof Dr Nbia Rabelo B. Faria

Documentrio - Lngua: Vidas em Portugus Ficha Tcnica: Produo: Renato Pereira e Suely Weller. Direo de Produo: Rmulo Marinho, Rodrigo Lamounier, rika Coelho, Luciana Soares. Fotografia: Paulo Violeta. Som direto: Paulo Ricardo Nunes. Assistente de Direo: Jlia Moraes. Montagem: Piu Gomes e Pedro Bronz. Roteiro: Ulisses Nadruz e Victor Lopes. Produo Executiva: Renato Pereira, Suely Weller, Paulo Trancoso e Rodrigo Letier. Direo: Victor Lopes.

Sinopse Lngua: vidas em portugus um documentrio que foi filmado no ano de 2001 e lanado nos cinemas brasileiros no ano de 2004. Conta com a participao de falantes da lngua portuguesa que moram em Portugal, Moambique, Angola, ndia, Guin Bissau, Japo e Brasil. Durante as entrevistas, esses falantes expem seu cotidiano e suas culturas. Alm dessas personagens annimas, o filme conta com a participao especial de Jos Saramago (escritor portugus), Joo Ubaldo Ribeiro (escritor brasileiro), Martinho da Vila (cantor e compositor), Teresa Salgueiro (do grupo Madredeus) e Mia Couto (escritor moambicano). O referido documentrio altamente recomendado para todos os estudantes da histria lingustica da lngua portuguesa, pois mostra com clareza a variao da lngua falada em cada regio onde as filmagens ocorreram.

Pases de lngua portuguesa no mundo Angola Brasil Portugal Moambique Guin Bissau Cabo Verde So Tom e Prncipe e Timor-Leste. Pases representados no filme Moambique, ndia, Japo, Brasil, Portugal, Angola e Guin Bissau.

O que nos possibilita reconhecer tratar-se de uma mesma lngua? Ao observarmos com um olhar mais atento, descobrimos que a Lngua Portuguesa j no a mesma, ela vem se modificando e novas expresses esto surgindo, tornando-se uma diglossia, onde usamos uma lngua culta em ocasies formais e outra popular no dia-a-dia. Isso acontece tambm em Moambique, Goa e outros pases onde o Portugus falado mais popularmente usando linguajar mais simples, muitas grias e palavras abreviadas. Para o escritor portugus Jos Saramago, "no h uma Lngua Portuguesa, h lnguas em Portugus". Segundo Saramago, tambm estaramos retrocedendo em nossa lngua, voltando ao tempo das cavernas, usando o mnimo de palavras para nos comunicarmos. S no Brasil, existem mais ou menos duzentos milhes de pessoas (brasileiros natos) que fazem uso da Lngua Portuguesa, segundo o ltimo censo realizado pelo IBGE. No mundo todo so outros milhes de pessoas as quais vo adaptando e utilizando-a conforme suas culturas e costumes prprios.

A lngua como um fenmeno social caracterizada pela heterogeneidade e variabilidade. Em cada comunidade de fala ocorre o uso de formas lingusticas variadas. Todas as lnguas variam, isto , no existe nenhuma sociedade ou comunidade na qual todos falem da mesma forma (TARALLO, 1986). Diante disso podemos reconhecer uma mesma lngua, mesmo coexistindo, diferenas, que no impedem a ocorrncia da comunicao entre os usurios porque eles reconhecem os elementos usados como pertencentes ao mesmo sistema lingustico. Um mesmo elemento do mundo pode ser referido, em uma mesma lngua, por mais de um termo lingustico coexistente (mandioca, aipim, macaxeira). (MOLLICA, 2003). Uma passagem do documentrio que nos chamou a ateno A histria de Alfredo Quembo (Dinho) um jovem que morava em um hotel abandonado em Moambique. Numa situao de extrema pobreza e sem perspectivas concretas de melhoria de vida ainda lhe restava um fio de esperana para mudar aquela situao. A realidade desse jovem se confunde com a realidade de muitos outros jovens aqui no Brasil. Mas como est Quembo hoje? Ser que ele conseguiu mudar a sua vida e de sua famlia como ele tanto queria? CPLP Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa A Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa - CPLP o foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mtua e da cooperao entre os seus membros. Criada em 17 de Julho de 1996, a CPLP goza de personalidade jurdica e dotada de autonomia financeira. A Organizao tem como objectivos gerais: A concertao poltico-diplomtica entre seus estados membros, nomeadamente para o reforo da sua presena no cenrio internacional; A cooperao em todos os domnios, inclusive os da educao, sade, cincia e tecnologia, defesa, agricultura, administrao pblica, comunicaes, justia, segurana pblica, cultura, desporto e comunicao social; A materializao de projectos de promoo e difuso da lngua portuguesa. A CPLP regida pelos seguintes princpios: Igualdade soberana dos Estados membros; No-ingerncia nos assuntos internos de cada estado; Respeito pela sua identidade nacional; Reciprocidade de tratamento; Primado da paz, da democracia, do estado de direito, dos direitos humanos e da justia social; Respeito pela sua integridade territorial; Promoo do desenvolvimento; Promoo da cooperao mutuamente vantajosa. No acto de criao da CPLP, foram estabelecidas como rgos da Comunidade as seguintes instncias:

A Conferncia de Chefes de Estado e de Governo O Conselho de Ministros O Comit de Concertao Permanente O Secretariado Executivo

Posteriormente, os Estatutos revistos na IV Conferncia de Chefes de Estado e de Governo (Braslia, 2002) estabeleceram como rgos adicionais da CPLP: As Reunies Ministeriais Sectoriais A Reunio dos Pontos Focais da Cooperao Em Luanda, o X Conselho de Ministros em 2005 estabeleceu tambm como rgo adicional: O Instituto Internacional de Lngua Portuguesa - IILP.

INSTITUTO CAMES - Instituto da Cooperao e da Lngua - Portugal O Cames - Instituto da Cooperao e da Lngua, I. P., abreviadamente designado por Cames, I. P., um instituto pblico, integrado na administrao indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e patrimnio prprio, que prossegue atribuies do Ministrio dos Negcios Estrangeiros (MNE) sob superintendncia e tutela do respectivo ministro. O Cames, I. P., tem por misso propor e executar a poltica de cooperao portuguesa e coordenar as atividades de cooperao desenvolvidas por outras entidades pblicas que participem na execuo daquela poltica e ainda propor e executar a poltica de ensino e divulgao da lngua e cultura portuguesas no estrangeiro, assegurar a presena de leitores de portugus nas universidades estrangeiras e gerir a rede de ensino de portugus no estrangeiro a nvel bsico e secundrio. So atribuies do Cames, I. P., no domnio da cooperao: Propor tutela a definio da poltica de cooperao e de ajuda pblica ao desenvolvimento; Promover a execuo de programas, projetos e aes de cooperao para o desenvolvimento em articulao com os demais ministrios e organismos setoriais; Preparar os programas plurianuais de cooperao para o desenvolvimento, bem como a sua programao financeira; Coordenar o Programa Oramental da Cooperao Portuguesa para o Desenvolvimento, bem como todos os demais instrumentos oramentais transversais, de carter anual ou plurianual, que tenham por objetivo e finalidade a cooperao para o desenvolvimento; Assegurar o acompanhamento do planeamento, da programao, da execuo e da avaliao dos programas e projetos de cooperao desenvolvidos por outros ministrios, departamentos, servios e organismos da Administrao Pblica; Emitir parecer prvio vinculativo sobre os programas, projetos e aes de cooperao para o desenvolvimento, financiados ou realizados pelo Estado, seus organismos e demais entidades pblicas; Proceder identificao, anlise, acompanhamento e avaliao dos resultados da execuo dos programas, projetos e aes de cooperao para o desenvolvimento, com vista a melhorar a racionalidade, eficcia e eficincia da ajuda.

***************

You might also like