You are on page 1of 30

UNC - UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CAMPUS DE CONCRDIA CURSO DE PSICOLOGIA

INFLUNCIA DA PRESENA DOS AVS NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DE CRIANAS QUE FREQUENTAM EDUCAO INFANTIL.
Acadmica: Ane Caroline de Oliveira da Luz Orientadora Especfica: Liani Maria Hanauer Favretto. Orientadora Metodolgica: Ariete Bittencourt Pinto Concrdia 2012

PROBLEMA

De que maneira a presena dos avs


influencia o desenvolvimento psicossocial de

crianas que frequentam a educao infantil,


na viso do professor?

OBJETIVOS OBJETIVO GERAL

Compreender a percepo do professor sobre a influncia da presena dos avs no desenvolvimento psicossocial de crianas que frequentam educao infantil.

OBJETIVOS ESPECFICOS

- Identificar as facilidades e dificuldades das crianas que convivem com os avs. - Caracterizar aspectos do comportamento das crianas que convivem com os avs;

Identificar

se

ocorre

diferenas

no

desenvolvimento psicossocial, entre crianas que convivem com os avs e crianas que no convivem com os mesmos; - Verificar se ocorrem contribuies no relacionamento interpessoal com colegas por crianas que vivenciam mais tempo com os avs;

METODOLOGIA

- Pesquisa qualitativa; - Instrumento: Entrevista semi-estruturada (APNDICE I), aplicada a dois sujeitos que no fizeram parte da pesquisa, validando a entrevista. - Visita escola; agendamento das entrevistas; - Sala reservada; sigilo.

- Sujeito: quinze professores de educao

infantil, sete de escolas particulares, oito


de escolas municipais;

- mais de 2 anos no magistrio; sugesto


da orientao da escola.

- Identificao dos sujeitos:


- S1, S2, S3,S4, S5, S6, S7, S8, S9, S10,

S11, S12, S13, S14, S15.

ASPCTOS TICOS

- TCLE - Termo de Consentimento Livre e


Esclarecido (ANEXO I);

- Encaminhamento do projeto ao Comit de

tica da Universidade do Contestado para


apreciao.

ANLISE DOS DADOS

- Transcrio dos dados;

- Aspectos semelhantes das falas;

CATEGORIAS DE ANLISE

- Crianas que convivem com os avs: facilidades e dificuldades apresentadas na escola;

- Comportamentos

apresentados

pelas

crianas que convivem com os avs;

- Desenvolvimento psicossocial: crianas que


convivem com os avs x crianas que no

convivem com os avs;

- Relacionamento interpessoal: contribuies


no ambiente escolar de crianas que

convivem com os avs.

CRIANAS QUE CONVIVEM COM OS AVS: FACILIDADES E DIFICULDADES APRESENTADAS NA ESCOLA

S12: (...) eu vejo que tem um aspecto que bem

importante: a questo da afetividade, da


presena (...).

Todavia, no basta organizar o ambiente e oferecer os estmulos para que a criana se desenvolva normalmente. O valor e a eficcia da estimulao dependem basicamente do contexto efetivo em que esta criana se insere e da qualidade do relacionamento com o adulto. (...) a estimulao s ser eficaz se realizada sobre a base do vnculo afetivo e de trocas amorosas (...). (BONAMIGO, 2001, p.12)

S6: Geralmente as crianas que convivem muito com os avs, ou que so criados pelos avs, (...) so crianas com menos limites (...).

S4: H a questo dos limites (...).

Zaguri (2000) destaca que limite est conectado a ensinar que existem outras pessoas no mundo, com os mesmo direitos; ainda dizer no quando necessrio; mostrar que muitas coisas podem ser feitas, e outras no podem ser feitas; ensinar a tolerar pequenas frustraes, desenvolvendo assim equilbrio e maturidade; desenvolver a capacidade de adiar temporariamente a satisfao; evitar que a criana cresa, achando que todos no mundo devem satisfaz-lo; e por fim, dar o exemplo.

COMPORTAMENTOS APRESENTADOS PELAS CRIANAS QUE CONVIVEM COM OS AVS

S14: Geralmente so crianas bastante falantes,

(...) eles contam melhor os fatos, porque


eles conversam muito com os avs (...).

Saber expressar-se, adequar a fala ao

ouvinte, manter um assunto por algum tempo


e entender palavras novas no contexto

caracterizam desenvolvimento e evoluo no


processo de desenvolvimento da linguagem

(PAPALIA, 2010)

S2: Geralmente a birra, porque os avs (...) do tudo que elas querem, e (...).

S14: (...) eles tendem a chorar mais para conseguir as coisas..

As crianas precisam dos adultos para fixar


limites adequados, e a vergonha e a dvida

ajudam-nas a reconhecer a necessidade


desses limites (PAPALIA, 2000, p. 256).

DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL: CRIANAS QUE CONVIVEM COM OS AVS X CRIANAS QUE NO CONVIVEM COM OS AVS

S2:
, tem algumas diferenas (...) a vivncia do egocentrismo ainda presente, porque como ela est acostumada a ser o centro das atenes, (...) e ter sempre sim como resposta, acaba tendo um pouco (...) de dificuldade de relacionamento com as crianas (...).

Para a criana a sair deste estgio ser necessrio que, do estado individualista, a sua conscincia passe a ser social, ou seja, que ela se abra representao dos outros indivduos (WALLON, 1975).

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: CONTRIBUIES NO AMBIENTE ESCOLAR DE CRIANAS QUE CONVIVEM COM OS AVS

S2: Eu vejo a vantagem de (...) ter um relacionamento com mais dialogo, entre os colegas (...), eles conversam, (...) tem curiosidades que eles contam aos colegas que a gente percebe nitidamente que foram os avs que dispuseram desse tempo com eles. (...)

(...) ouvir e falar so importantes. Quando eu digo ouvir, tenho em mente mais do que dizer arr periodicamente quando a criana est falando. Tambm preciso transmitir para a criana o sentimento de que vale a pena ouvir o que ela tem a dizer, que ela tem ideias, que suas ideias so importantes (...). (PAPALIA, 2010, p. 415-416).

CONSIDERAES FINAIS

- Afetividade;
- Tempo de convivncia (quantidade e

qualidade);
- Pacincia;

- Limites;
- Papis familiares;

- Relacionamento interpessoal;

Sugestes de trabalhos futuros:


- Outras idades;

- Percepo dos pais, dos avs;

Contribuies para a pesquisadora:


- Prtica de produo cientfica;

- Desenvolvimento de escuta e anlise;


- Contato com o tema proposto;

REFERNCIAS
ADRADOS, Isabel. Orientao infantil. 6.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1985. ANTUNES, Celso. A construo do afeto: como estimular as mltiplas inteligncias de seus filhos. 5.ed. So Paulo, SP: Augustus, 2003. ARIES, Philippe. Histria social da criana e da famlia. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1981. BEE, Helen. A criana em desenvolvimento. 9. ed. Porto Alegre: Armed, 2003. BEE, Helen. O ciclo vital. Porto Alegre: ArtMed, 1997. BELSKY, Janet. Desenvolvimento humano: experienciando o ciclo da vida. Porto Alegre: ArtMed, 2010. BONAMIGO, Elza Maria de Rezende; CRISTVO, Vera Maria da Rocha; KAEFER, Helosa. Como ajudar a criana no seu desenvolvimento: sugestes de atividades para a faixa de 0 a 5 anos. 8.ed. rev. e ampl. Porto Alegre: UFRGS, 2001. BRINGUIER, Jean-Claude. Conversando com Jean Piaget. Rio de Janeiro: DIFEL, 1978. DESSEN, Maria A.; POLONIA, Ana C. A Famlia e a Escola como contextos de desenvolvimento humano. 2007. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n36/v17n36a03.pdf> Acesso em: 19/10/2011. DIAS, Cristina M. de S. B. ;ARAJO, Mayeve R. G. L. Papel dos avs: apoio oferecido aos netos antes e aps situaes de separao/divrcio dos pais. 2002. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413294X2002000100010&lng=pt&nrm=iso> Acesso em: 20/10/2011. ERIKSON, Erik H. Identidade: juventude e crise. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. ERIKSON, Erik H.; VERONESE, Maria Adriana Verssimo. O Ciclo de vida completo. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Mni Aurlio: o dicionrio da lngua portuguesa. 8. ed. Curitiba: Positivo, 2010. GILL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. So Paulo: Atlas, 1999.

MARTURANO, E.M. Tenses Contidas na transio da primeira srie: um enfoque de desenvolvimento. Maring: Psicologia em Estudo, 2008. MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, mtodo e criatividade. Petrpolis: Vozes, 1999. MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 12.ed. Rio de Janeiro: Livraria Jos Olympio Editora, 2002. OSRIO, Luiz Carlos. Famlia Hoje. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. PAPALIA, Diana E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 10. ed. So Paulo: McGrawHill do Brasil, 2010. PAPALIA, Diane E. Desenvolvimento humano. 7. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000. POSTER, Mark. Teoria critica da famlia. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. PULASKI, Mary Ann Spencer. Compreendendo Piaget: uma introduo ao desenvolvimento cognitivo da criana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1986. RELVAS, Ana Paula. O ciclo vital da famlia: perspectiva sistmica. 2. ed. Porto, Portugal: Edies Afrontamento Ltda., 2000. SETTON, Maria G. J. Famlia, escola e mdia: um campo com novas configuraes. Disponvel em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/v28n1/11659.pdf> Acesso em: 19/10/2011. WALLON, Henri. A evoluo psicolgica da criana. Lisboa: Edies 70, 1995. WALLON, Henri. Psicologia e educao da infncia. Lisboa: Estampa, 1975.

WALLON, Henri; MOURA, Ana de; MOURA, Rui de (Trad.). A evoluo psicolgica da criana. Rio de Janeiro: Editorial Andes, 1941
WINNICOTT, D. W. A criana e o seu mundo. 6. ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos Cientficos, 1982. WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975 ZAGURY, Tnia. Limites sem trauma: construindo cidados. 86. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.

APNDICE I ROTEIRO DE ENTREVISTA


1. Quais facilidades voc percebe nas crianas que convivem com os avs? 2. Quais dificuldades voc percebe nas crianas que convivem com os avs? 3. Em sua opinio, que comportamentos apresentam as crianas que convivem com os avs? 4. Voc percebe que existam diferenas no desenvolvimento psicossocial das crianas que convivem com os avs? Se a resposta for afirmativa, de que forma? 5. Em sua opinio quais as contribuies (positivas e/ou negativas) no relacionamento interpessoal (no ambiente escolar) de crianas que convivem com os avs?

ANEXO I TCLE TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO


Eu, ____________________________________________________, residente e domiciliado(a) a _________________________________________________ _______________________________________________________________, CEP _______________, profisso ___________________________________, Estado de Santa Catarina, ocupao _________________________________. Declaro para os devidos fins que fui informado (a) e orientado (a), de forma clara e detalhada, a respeito dos objetivos, da justificativa e da metodologia da pesquisa nominada: A PERCEPO DE PROFESSORES SOBRE A INFLUNCIA DA PRESENA DOS AVS NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DE CRIANAS QUE FREQUENTAM EDUCAO INFANTIL; de responsabilidade da acadmica Ane Caroline de Oliveira da Luz. Trata-se do trabalho de pesquisa desenvolvido para obteno do ttulo de Psiclogo, do Curso de Psicologia, ministrado pela Universidade do Contestado - UnC, orientado pela professora Liani Maria Hanauer Favretto. CONCORDO em colaborar com o referido trabalho na condio de informante, deixando registrado que terei liberdade para retirar esse consentimento e autorizao a qualquer momento sem que isso me traga qualquer prejuzo ou constrangimento. AUTORIZO, portanto a pesquisadora, a utilizar minha declarao desde que tenham sido apreciadas por mim, as transies, discusso do seu material com seu orientador, bem como a atualizao de partes, ou da ntegra de minhas declaraes no relatrio final do trabalho. CONCORDO, outrossim, que as mesmas declaraes possam ser utilizadas em qualquer veculo de divulgao cientfica, desde que respeitando sem anonimato. CONCORDO, com todas as condies ofertadas pela pesquisadora para participao e utilizao de minhas informaes no presente estudo. ______________________________ Nome completo do sujeito da pesquisa RG: Fone: ______________________________ ______________________________ Liani Maria Hanauer Favretto Ane Caroline de Oliveira da Luz Orientadora Pesquisadora Fone: 49 9989-0727 Fone: 49 9155-2730 e-mail: liani@unc.br e-mail: anecarolzinh@gmail.com

No sei quantas almas tenho. Cada momento mudei. Continuamente me estranho. Nunca me vi nem acabei.
Fernando Pessoa No sei quantas almas tenho.

You might also like