You are on page 1of 2

ESTUDO DIRIGIDO Estratgia de Manufatura prof Alisson Marques- 25/08/20013 Nome: __________________________________________________________ Nome: __________________________________________________________ Nome: __________________________________________________________ Nome:

: __________________________________________________________ Nome: __________________________________________________________

1. Selecione uma empresa com a qual voc tem alguma afinidade. A partir do que se lembra de eventos atuais (sobre os quais voc pode ter lido nos jornais ou revistas ou ouvido falar na televiso ou rdio), identifique algumas oportunidades e ameaas macro ambientais importantes para essa empresa. Oportunidades: bom gerenciamento, custos de cada setor bem gerenciado, diversificao no mercado de manuteno eltrica, manuteno mecnica, logstica e transportes, ferrovia, locao de equipamentos. Ameaas: crescimento do mercado em ambos os setores de seguimento da empresa, grande numero de concorrentes, falta de procedimentos bem gerenciados para setores de grande importncia no comrcio como meio ambiente. 2. A partir do que lembra de eventos atuais (sobre os quais voc pode ter lido nos jornais ou revistas ou ouvido falar na televiso ou rdio), identifique e analise as foras setoriais de uma empresa automotiva de sua escolha. O mercado automobilstico vem apresentando muitas discrepncias, em preos, qualidade, custo, viabilidade, luxo, entre outros; a concorrncia tambm muito alta apresentando muita diferenciao de preo e barganha. 3. Selecione uma empresa importante e faa uma anlise macro ambiental pra essa empresa. Sua anlise deve consistir de 4 partes; foras poltico-legais, foras econmicas, foras tecnolgicas e foras sociais. Depois de identificar os componentes importantes de cada fora macroambiental, determine se cada uma apresenta uma oportunidade ou uma ameaa. Foras poltico-legais: Leis tributrias, regulamentaes de comrcio internacional, regulamentaes de emprstimos para consumidores, leis de proteo ambiental, leis de contratao, demisso, promoo e pagamento, controles de preos/salrios. As foras politico sociais apresentam ameaa, pois a empresa no possui cargos e salrios, controle dos preos , entrada de sada de mercadoria dentro da empresa, possui muito emprstimo em aberto. Foras sociais: Inovao dos produtos, expectativa de vida em relao local de trabalho As foras politico econmicas apresentam oportunidades, pois a empresa no deixa de crescer e inovar, esta sempre buscando melhorias no ambiente de trabalho. Foras tecnolgicas:

Automao, taxa de introduo de novos produtos. As foras tecnolgicas apresentam ameaas devido a empresa ainda no atentar para a automao.

Foras econmicas: Taxa de desemprego, estagio do ciclo econmico, custos com energia. As foras econmicas apresentam ameaas se no for controlado, se bem controlado como as empresas que possuem programas de controle financeiro atravs de solicitaes, ordens de compra e aprovao do processo o mesmo oportunidade de crescimento econmico para a empresa. 4. Faa uma anlise setorial para a empresa selecionada no item 3. Sua anlise deve conter informaes em 5 reas: ameaas de entrada, intensidade da rivalidade entre concorrentes existentes, presso de produtos substitutos, poder de barganha dos compradores e poder de barganha dos fornecedores. Ameaas de entrada: exigncia do mercado em produtos melhores e automatizados Intensidade da rivalidade entre concorrentes existentes: Realizao da pesquisa de preos dos concorrentes buscando a igualar o mercado da concorrncia. Presso de produtos substitutos: A concorrncia muitas das vezes coloca um produto novo no mercado com as tecnologias mais avanadas buscando desbancar o concorrente, assim no dando a oportunidade de crescimento para empresas novas no mercado. A empresa apresenta equipamentos de qualidade, mas que no acompanham as inovaes. Poder de barganha dos compradores: tentam colocar a preos de baixo custo no mercado a fim de no sair do mercado, mas muitas das vezes que impactam em retorno financeiro baixo para a empresa. Poder de barganha dos fornecedores: quanto mais baixo a empresa fornece o produto mais baixo ser seu retorno financeiro em caso de empresa prestadora de servios, a empresa tenta entrar no mercado oferecendo seu trabalho com os custos sugeridos pelo fornecedor que muitas das vezes no o vivel para a empresa.

You might also like