You are on page 1of 4

BADIOU, A. Y a-t-il une thorie du sujet chez Canguilhem? IN: Laventure de la philosophie franaise : depuis les annes 1960.

Paris : La fabrique ditions, 2012, pp. 65-79.

Badiou teve Canguilhem como mestre no sentido estrito (orientador de sua tese, nunca defendida, sobre Diderot). No h o desenvolvimento de uma teoria explcita sobre o sujeito em Canguilhem, mas ele com frequncia fala do Sujeito (com maiscula). que h uma predominncia do vivo (vivant) sobre o sujeito; aquele um pr-subjetivo (fidelidade a Bergson). Se o ser vivo (vivant) para Canguilhem sempre de todo modo pr-subjetivo, se ele uma disposio sobre a qual se subtrai (senlve) todo sujeito possvel, porque ele impensvel se no atamos, por sua vez, essas trs noes essenciais que so o centro, ou a centrao, a norma e o sentido (p. 67). Todo ser vivo (vivant) um centro pois ele constitui um meio normalizado, em que comportamentos e disposies adquirem sentido conforme a uma necessidade (p. 67). Em Le vivant et son milieu, Canguilhem expe um mundo em que h um conflito de absolutos (pluralidade de mundos e de seres vivos). O meio humano s um dos centros vitais normalizados. Essa centrao associada a uma conotao subjetiva. Mas esse centro no mero efeito fsico-qumico, ele tambm pressupe um sentido; e, por fim, uma normatividade. O conhecimento da vida tem como pressuposto a prpria vida (o ser vivo a condio primeira de toda cincia da vida, p. 70). O ser vivo, diferena do objeto da fsica, resiste a toda constituio transcendental (p. 70). O ser vivo resiste ao conhecimento. (La question de la normalit dans lhistoire de la pense biologique). Badiou conclui que, se no se trata apenas de fsica e qumica, a biologia deve ter uma dimenso subjetiva. A cincia uma atividade axiolgica (Lobjet de lhistoire des sciences): a pesquisa da verdade. A norma que regula a pesquisa da verdade no apenas o prolongamento das normas vitais que centram o sujeito da necessidade? Eis o que s se poderia estabelecer no quadro de uma doutrina do sujeito, de tal modo que estamos na sua conduo [si bien que nous sommes au rouet], p. 71. Para Canguilhem, a tcnica uma continuao dos efeitos das normas vitais (p. 72). O tema do sujeito trama finalmente uma tripla determinao negativa:

- A centrao, que o absoluto do ser vivo, faz obstculo ao espalhamento [ talement] objetivo de um universo absoluto. - O sentido, que transita pela suposio das normas, faz obstculo ao acabamento de uma biologia integralmente reduzida ao fsico-qumico. - A fico, enfim, faz obstculo a um contato pelo puro saber do apuro do ser vivo. O sujeito o conjunto das funes eu resistem objetivao (apud p. 74). Mas no se trata de algo inefvel, pois existe uma disciplina do pensamento que se apropria do dispositivo dessas funes de resistncia: a filosofia. Desde Bachelard, trata-se de operar um racionalismo de tipo axiolgico. Mas Bachelard no teria se libertado de um psicologismo. Mas uma soluo de tipo transcendental ( maneira de Kant ou de Husserl) no satisfaz Canguilhem. Para ele, o ser vivo quem prescreve o pensamento do ser vivo. Em O conceito e a vida, ele diz: No porque eu sou sujeito, no sentido transcendental do termo, mas porque eu sou um ser vivo que eu devo buscar na vida a referncia da vida (p. 75). Comentando a descoberta do cdigo gentico, ele diz que o a priori que subjaz vida material (trata-se de um cdigo informativo) e no meramente formal. ... o prprio sentido, categoria maior da centrao subjetiva, trabalha contra a hiptese de um sujeito transcendental (p. 75). Canguilhem tambm recusa a sada cartesiana segundo a qual o sujeito substancial. Nem psicolgico, nem transcendental, nem substancial, o que pode ser ento, positivamente, esse sujeito do qual todo efeito visvel subtrativo, ou de resistncia objetivao? (p. 76). Pistas: Se o sujeito da cincia pode ter simultaneamente dois absolutos conflitantes que so sua centrao viva e o ideal neutro do meio universal, porque ele se deixa representar, em cada caso singular, como cativo de uma tarefa infinita. Essa tarefa trabalha precisamente na lacuna dos dois absolutos. Ela transmite a singularidade do ser vivo pela histria infinita da consequncia desses atos e de seus pensamentos. Humanidade ento o nome genrico de todo sujeito vivo singular, enquanto ele permanece na histria das verdades. (p. 76) A outra pista concerne a natureza da prpria tarefa, tal como perseguida sob a suposio de um sujeito infinito do saber. Ns encontramos aqui o que eu creio ser,

aps aquele do centro, o conceito talvez mais importante de Canguilhem, que aquele de deslocamento [dplacement] (p. 77) citao do ltimo pargrafo de O conceito e a vida: O homem se engana quando ele no situa no lugar adequado para recolher certa informao que ele busca. Mas tambm, fora de se deslocar que ele recolhe da informao, ou ao deslocar, por todas as espcies de tcnicas [...] os objetos uns com relao aos outros, e o conjunto com relao a ele. O conhecimento , portanto, uma busca inquieta da maior quantidade e da maior variedade de informaes. Por conseguinte, ser sujeito do conhecimento, se o a priori est nas coisas, se o conceito est na vida, apenas estar insatisfeito com o sentido encontrado. A subjetividade ento unicamente a insatisfao. Mas talvez esteja a a prpria vida. A biologia contempornea, lida de uma certa maneira, , de certo modo, uma filosofia da vida (apud p. 77). O deslocamento, como o vimos, nomeado mais acima como errncia, a subjetividade livre suposta ao princpio de todo conhecimento, erro compreendido. Essa liberdade se anuncia como insatisfao de um sentido. Ele a energia vivente que investe a verdade como trajeto. Pois uma verdade se obtm num constante deslocamento das situaes, deslocamento que, em minha prpria linguagem, eu chamaria o regime das pesquisas [le regime des enqutes]. E bem nesse trajeto das pesquisas, ou para Canguilhem na liberdade dos deslocamentos, que trabalham as verdades sucessivas (p. 77). Eu no emprego a palavra liberdade levianamente. No artigo sobre o normal e o patolgico, Canguilhem declara: Citao: A norma em matria de psiquismo humano a reivindicao e o uso da liberdade como poder de reviso e de instituio das normas, reivindicao que implica normalmente o risco de loucura (p. 78). Ora, esse poder de reviso das normas tem por mtodo obrigatrio o deslocamento, de modo que o uso da liberdade , em ltima anlise, comandado pelas regras que autorizam ou restringem o percurso dos possveis e das experincias (p. 78). Certamente no indiferente que a alegao de loucura no seja em nenhum caso, para Canguilhem, um motivo a se receber para codificar estreitamente tudo o que se desloca, ou quer se deslocar. [Il y va de la vrit.].

O deslocamento, no fundo, permanece uma atividade do ser vivo, porque se faz sempre do interior da centrao normativa, ou carrega consigo a exigncia de um deslocamento do centro, que tambm um deslocamento [boug] do sentido. Mas a infinidade dos deslocamentos aproxima to bem a realidade absoluta descentrada, precisamente porque ela supe como sujeito, incluso o sujeito vivo, e pelo sujeito vivo, um sujeito livre de se deslocar, quer dizer, um sujeito historicizado no verdadeiro sentido do termo. E um tal sujeito, por sua vez, no renuncia, bem ao contrrio, fico. Pois, como Canguilhem o escreve no texto sobre Histria das cincias da vida desde Darwin (p. 78) Citao: A constituio fictcia de um devir possvel no feita para contestar no passado a realidade de seu curso. Bem ao contrrio, ela pe em relevo seu verdadeiro carter histrico, em relao responsabilidade dos homens, que se trate dos sbios ou dos polticos; ela purga a narrativa histrica de tudo o que poderia recordar a um ditado de Fatalidade (p. 79). O sujeito , portanto, finalmente, trs coisas: sob o nome de humanidade, ele expe a singularidade no devir infinito das verdade; sob o nome de conhecimento, ele perfura a plenitude neutra do universo pela insatisfao nativa do ser vivo; sob o nome de fico, ele se subtrai tentao do fatal. Essa humanidade cognitiva e fictcia , antes de tudo, a liberdade do deslocamento, a liberdade de ir e vir (p. 79). Para Canguilhem, h sujeito, e essa ser a minha concluso, enquanto existe no universo um ser vivo tal que, insatisfeito quanto ao sentido e apto deslocar as configuraes de sua objetividade, aparece sempre, na ordem da vida e no equvoco do adjetivo, como um ser vivo um pouco deslocado (p. 79).

You might also like