You are on page 1of 11

MAS AFINAL, A EDUCAO FSICA ESSENCIAL OU ACESSRIA?

Paulo da Trindade Nerys Silva1 Cssia Giovana Nascimento dos Santos2 David Machado Ferreira3 Ilana Maira Carneiro Chagas4

RESUMO Existe um consenso entre os profissionais de Educao Fsica de que este campo do conhecimento e da formao humana um elemento essencial na Educao Bsica, e que por isso ela parte do currculo escolar. Neste trabalho, resultado parcial da pesquisa Educao Fsica e reestruturao produtiva, procuramos evidenciar que a secundarizao e at mesmo a negao da Educao Fsica como elemento constitutivo do sistema educacional brasileiro se deve, entre outros fatores, ao sistema de classe em educao, que contm a marca da diviso do trabalho manual/intelectual e a estruturao/reestruturao do mundo do trabalho. As representaes que so feitas das atividades corporais as reduzem a aspectos biolgicos ou biomecnicos como se a motricidade humana no fosse tambm e, fundamentalmente, histrica e social. Essas representaes se materializam nos currculos escolares em que a Educao Fsica apresentada ora como essencial, ora como acessria. Palavras-chave: Educao Fsica, Reestruturao Produtiva, Currculo.

1. INTRODUO Existe um consenso entre os profissionais de Educao Fsica de que este campo do conhecimento e da formao humana um elemento essencial na Educao Bsica, e que por isso ela parte do currculo escolar. Entretanto, ela carece de reflexes e de justificativas convincentes de sua validade pedaggica, bem como de clareza em relao aos objetivos que persegue.
1

Professor do Departamento de Educao Fsica da Universidade Federal do Maranho. Coordenador da pesquisa Memria e histria das salas de cinema como equipamentos de lazer na cidade de So Lus (MA). Orientador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Cientfica PIBIC UFMA.
2

Aluna do Curso de Educao Fsica da Universidade Federal do Maranho. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Cientfica PIBIC UFMA.
3

Aluno do Curso de Educao Fsica da Universidade Federal do Maranho. Bolsista do Programa de Iniciao Cientfica PIBIC UFMA.
4

Professora de Educao Fsica. Coordenadora da pesquisa - A Belle poque em So Lus: um pequeno pedao da memria e histria dos cinemas (1897 a 1930).

Neste trabalho, argumentamos como tese central que a secundarizao e at mesmo a negao da Educao Fsica como elemento constitutivo do sistema educacional brasileiro se deve, entre outros fatores, ao sistema de classe em educao, que contm a marca da diviso do trabalho manual/intelectual e a estruturao/reestruturao do mundo do trabalho. As representaes que so feitas das atividades corporais as reduzem a aspectos biolgicos ou biomecnicos como se a motricidade humana no fosse tambm e, fundamentalmente, histrica e social. Essas representaes se materializam nos currculos escolares em que a Educao Fsica apresentada ora como essencial, ora como acessria. O Decreto n. 981, de 8 de novembro de 1890 aprovou o Regulamento da Instruo Primria e Secundria do Distrito Federal, aparece o termo

Gymnastica e exercicios militares para caracterizar as atividades fsicas no mbito escolar. A carga horria destinada Gymnastica menor que as destinadas a outros contedos; entretanto quando associada aos exerccios com aparelhos, evolues militares e manejo de armas (Gymnastica Exercicios com apparelhos. Evolues militares e manejo de armas: 3 horas.) a carga horria aumentada. De acordo com Betti (1991) a Reforma Couto Ferraz oficializou o incio da Educao Fsica escolar brasileira teve seu incio oficial em 1851, quando foram apresentadas Assembleia as bases para a reforma do ensino primrio e secundrio no Municpio da Corte. Aps trs anos, em 1854, a sua regulamentao foi expedida e entre as matrias a serem obrigatoriamente ministradas estavam, no primrio, a ginstica, e no secundrio, a dana. Nesse perodo foi utilizado o Mtodo de Ginstica Alemo que perdurou at 1882 quando foi substitudo pelo mtodo de ginstica sueco. A partir de 1920 passa a ganhar espao na escola o mtodo francs de ginstica.

2. A EDUCAO FSICA NOS ANOS 30 A reestruturao produtiva requer do sistema educacional a

readequao dos contedos escolares para atender formao de um


2

trabalhador conforme o modo de produo emergente. No Brasil, desde a dcada de 30 do sculo XX, durante o governo de Getlio Vargas (Estado Novo) a Educao Fsica teve grande participao nos projetos dominantes, nas diversas fases do capitalismo no pas na passagem da sociedade agroexportadora para a industrial. Nesse perodo a Educao Fsica foi essencial ao modelo curricular por ter a misso de forjar um determinado homem, com disciplina para o trabalho e para servir defesa da ptria. Os estmulos Educao Fsica visavam a concretizao de uma identidade moral e cvica brasileira ancoradas nos princpios da eugenia da raa e no adestramento fsico. Nesse mesmo perodo histrico, eram importados modelos de prticas corporais, como os sistemas ginsticos alemo, sueco e o mtodo francs. (SOARES, 1996). A dcada de 30 foi o momento de consolidao da Educao Fsica brasileira. Na mesma poca, o projeto de construo da nacionalidade brasileira passou a ser mais enfatizado no contexto de consolidao do Estado autoritrio. Para a construo da nacionalidade, a Educao Fsica necessitava ser estendida populao. Buscando a consolidao do projeto de nao forte, era exigida a regenerao do povo brasileiro para que se criasse uma grande Nao. A difuso da Educao Fsica apresentava-se como obra do patriotismo que buscava o progresso da ptria. Nesse perodo, Fernando de Azevedo defendia a formao do homem integral em que o corpo e o esprito estariam interligados. Estabelecia uma estreita ligao entre o aprimoramento fsico e moral do indivduo e a construo nacional, a regenerao fsica, moral e eugnica do povo. 5 Na mesma poca, o projeto de construo da nacionalidade brasileira passou a ser mais enfatizado no contexto de consolidao do Estado autoritrio. A literatura sobre Educao Fsica datada desta poca, apresenta como pano de
5

De acordo com Soares (1990) essa concepo tem origem na Europa, especialmente na Frana, em fins do sculo XVIII e incio do sculo XIX, devido s necessidades da sociedade industrial. Neste perodo, de acordo com Foucault (1979), o corpo do trabalhador passou a receber investimentos advindos de um conjunto de conhecimentos especializados articulados na Educao Fsica cuja finalidade era contribuir com o processo educacional visando a construo de um homem novo, capaz de suportar uma nova ordem poltica, econmica e social.

fundo a formao da nacionalidade. Para tanto, precisava ser estendida para a populao. Buscando a consolidao do projeto de Nao forte, era exigida a regenerao do povo brasileiro para que se criasse uma grande Nao. A difuso da Educao Fsica apresentava-se como obra do patriotismo que buscava o progresso da Ptria. Com o avano do capitalismo industrial, coube Educao Fsica dois papis: recuperar a fora de trabalho e adequao dos indivduos ordem capitalista: tornando-os fortes e disciplinados (BERCITO, 1991). Os estudos tm desvelado os nexos estabelecidos entre a formao militar e a educao fsica desenvolvida na escola, baseados em ideologias subjacentes ao Estado e s instituies onde essa formao tem origem; desvelam a existncia de um projeto de sociedade montado na estrutura organizacional do Estado e das legislaes vigentes. Aps o Estado- Novo (1937-1945) e o Estado Desenvolvimentista e Nacionalista, consolidado no governo Kubitschek (1956- 1961), a Educao Fsica passou a ser regida pelos novos rumos e inovaes educacionais resultantes dos acordos MEC-USAID, aps 1964.

3. A EDUCAO FSICA NOS ANOS 60 A Educao Fsica estava presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), lei no 4.024, de 20 de dezembro de 1961). Nesta, era considerada obrigatria nos cursos de graus primrio e mdio at a idade de 18 anos e tinha como preocupao primordial a preparao fsica dos jovens para o ingresso no mercado de trabalho de forma produtiva (SILVA e VENNCIO, 2005). Aps 1964 a Educao Fsica se fez presente em todos os nveis de ensino chegando ao ensino superior atravs da Reforma Universitria consolidada na Lei n 5.540 de 28 de novembro de 1968. O esporte se tornou uma das dimenses privilegiadas para uma propaganda ideolgica, na tentativa de equiparao do desenvolvimento cultural ao desenvolvimento econmico,

sendo a Educao Fsica o nico contedo possvel (CASTELLANI FILHO, 1988). Para a integrao dos diferentes conhecimentos no ncleo comum, o Parecer 853/71, aprovado em 12/11/1971 mostra o entendimento de como foi pensada e teorizada a 5.692/71 e enfatizava que:
[...] A Geografia, a Histria e a Organizao Social e Poltica do Brasil adquirem tanto mais sentido e vigor quanto mais se interpenetram com vistas integrao do aluno ao meio prximo e remoto; e para isso muito ho de contribuir atividades como as de Educao Fsica, Educao Artstica e Educao Cvica, em que a discrepncia individualista numa sesso de Canto Orfenico, numa competio desportiva ou num debate pblico, por exemplo, acarreta sano natural e automtica emergente das prprias situaes criadas (Secretaria de Estado dos Negcios da Educao, 1976, p. 33).

Com a reformulao na LDB, ocorrida em 1971 (lei no 5.692, de 11 de agosto de 1971), a obrigatoriedade da Educao Fsica foi ampliada a todos os nveis e ramos de escolarizao, mas, ainda, com a inteno de preparao fsica de trabalhadores. Isto se evidencia com as opes de facultabilidade apresentadas pela lei: estudar em perodo noturno e trabalhar mais de 6 horas dirias; ter mais de 30 anos de idade; estar prestando servio militar; estar fisicamente incapacitado (BRASIL, 1971). Nesse contexto, houve um favorecimento para a considerao da Educao Fsica enquanto mera atividade extracurricular, como um elemento sem nenhum comprometimento formativo educacional (SILVA e VENNCIO, 2005). No incio de 1970 est clara a especificidade da educao fsica, onde a mesma se apresenta com um carter esportivista, a idia do saber fazer. em meados dessa dcada que aparece o termo "Psicomotricidade" influenciando todas as disciplinas escolares, onde era apresentada uma nova proposta de trabalho, inclusive para a educao fsica, que passa a ser mais valorizada no ambiente escolar com o seu envolvimento com as tarefas da instituio, desenvolvimento da criana, com o ato de aprender, como afirma Soares (1996).
5

4. A EDUCAO FSICA NOS ANOS 80 Na dcada de 80, durante o processo de redemocratizao da sociedade brasileira, ocorreram profundas mudanas. Na Educao Fsica houve o aprofundamento de estudos acerca do seu papel no cenrio educacional brasileiro. Nesse perodo ela comeou a ocupao de campos no escolares clubes, academias, condomnios, hospitais , ainda que tais espaos estivessem caracterizados pela enorme contradio do trabalho precrio (NOZAKI, 2004). Nesse perodo as discusses sobre a educao fsica ganham uma caracterstica mais critica e poltica, onde os contedos esportivistas e os mtodos de ginstica sero negados, bem como o fim da especificidade, proveniente da psicomotricidade, ser debatido em busca de uma identidade da Educao Fsica escolar. Vrios trabalhos foram produzidos enfatizando a necessidade da busca por uma identidade da educao fsica que passou pela discusso de um corpo de conhecimentos especficos e a tentativa de estabelecer um objeto de

estudo. A esse respeito, afirma KOKUBUN (1995) a busca da identidade da educao fsica tem suas razes no seu baixo prestgio social perante a
sociedade. No entanto, Martins (2002) afirma que os avanos obtidos no campo das metodologias da educao fsica no foram suficientes para resolver os problemas centrais, inclusive no mbito escolar. A maioria dos debates de carter crtico em relao a sua funo social faz com que o papel da educao fsica escolar seja vista de maneiras diferentes, na tentativa de definir um objeto de estudo bem como uma especificidade para a rea a fim de identificar o papel social que a educao fsica deva cumprir na sociedade. Surgem ento, segundo novos movimentos na Educao Fsica Escolar, novas abordagens, novas tendncias

pedaggicas para a Educao fsica na escola (DARIDO, 2003).

5. A EDUCAO FSICA NOS ANOS 90 Nos anos 90, num contexto de crise do capital, a reestruturao produtiva requer um novo tipo de formao humana, baseado no modelo das competncias. Nesse contexto surge a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) aprova da em 1996. A lei contempla contedos curriculares da educao bsica indicando os rumos a serem observados em sua organizao e destaca o comprometimento curricular com a Educao Fsica, a promoo do desporto nacional e das prticas desportivas no formais Art. 27, Inciso IV. A aprovao da LDB, em seus oito anos e meio de tramitao no Congresso Nacional, sofreu mais de criticas que entusiasmo. A incluso de Educao Fsica no texto da Lei passou por maus momentos. Em entrevista Folha de So Paulo em 24/06/95, Durham identifica dificuldades para atender obrigatoriedade da Educao Fsica devido falta de recursos que s atendem, com precariedade, a alfabetizao das crianas e dar um conhecimento mnimo das quatro operaes, pagar os salrios dos docentes que esto aviltados e que, em consequncia, os alunos esto se formando sem terem as aulas de fsica, qumica e matemtica. A Secretria lamenta a m qualificao de alunos que esto se formando sem terem as aulas de fsica, qumica e matemtica. Pode ter sido este o argumento utilizado pelo Senador Darcy Ribeiro para conseguir na Comisso de Constituio de Justia o arquivamento do projeto de LDB aprovado na Cmara. Este projeto foi amplamente discutido com diversos setores da sociedade, entretanto o Senador Darcy Ribeiro considerou um equivoco a defesa da obrigatoriedade da Educao Fsica e optou por deixar essa matria para a competncia estadual. Esses dados vo ao encontro das recomendaes do Banco Mundial quanto a racionalizao dos recursos disponveis, conforme relatrio intitulado Prioridades e Estratgias para a Educao, que estabelece orientao aos governos para os quais empresta dinheiro (LAUGLO,1997). Cita que dentre as disciplinas que compem o currculo, se destaque as especialmente importantes: linguagem, matemtica, cincias e habilidades em comunicao.
7

Ao que parece, a excluso de alguns componentes curriculares, caso da Educao Fsica, ser a garantia de outros componentes considerados mais necessrios. Aprovada a LDB, foi mantida a obrigatoriedade do ensino da Educao Fsica, Art. 26, 3 como parte do atendimento de reivindicaes de Associaes e Sindicatos representantes de setores da educao. A Educao Fsica, conforme esta no texto e parte constitutiva de um corpo de conhecimentos, integrada a proposta pedaggica da escola. Dessa forma, requer o exame do que fundamenta cada disciplina curricular, porque est no currculo e a que necessidade pedaggica pretende atender.

CONSIDERAES FINAIS No conjunto dos componentes curriculares, a Educao Fsica nunca obteve o mesmo status que outras disciplinas. H quem defenda para a Educao Fsica o status de disciplina, apenas para fazer o que as outras disciplinas fazem. Se a Educao Fsica uma atividade e por isso ela tem problemas, no o fato de torn-la disciplina que vai resolv-los, at porque as que o tem apresentam as mesmas caractersticas. A reestruturao do capital tem demonstrado a necessidade do fortalecimento da educao bsica em todos os pases onde esto sendo implementadas as reformas educacionais. No Brasil, o discurso vigente aponta no mesmo sentido. Entretanto, chama a ateno as dificuldades em incluir a Educao Fsica no texto da LDB ao mesmo tempo em que o desporto tem foi privilegiado em outras instancias do governo. Passar a Educao Fsica de atividade para disciplina no surtiu o efeito esperado, pois no ficou garantida a presena das aulas de Educao Fsica em todas as etapas da Educao Bsica, bem como, que os profissionais que ministrassem essas aulas contassem com formao especfica, principalmente nas sries iniciais do Ensino Fundamental e na Educao Infantil. Para que fosse estendida em toda a Educao Bsica, em 2001 foi aprovada uma
8

alterao no pargrafo 3 do artigo 26 da LDB, que inseriu a expresso obrigatrio ao componente curricular. Parece redundncia alterar um artigo para dizer o que bvio para outros componentes curriculares. obrigatria, mas tambm facultativa! essencial, mas tambm acessria! Em 2003, com a Lei no 10.793, de 1de dezembro de 2003, a facultabilidade s aulas de Educao Fsica foi alterada, no se restringindo a todas as pessoas que estudam em perodo noturno, mas quelas que, independente do perodo de estudo, se enquadram nas seguintes condies: mulheres com prole, trabalhadores, militares e pessoas com mais de 30 anos e os amparado pelo Decreto-Lei no 1.044, de 21 de outubro de 1969 (BRASIL, 2003). Acessria ao aluno do ensino mdio. Embora o Ensino Mdio tenha como objetivos gerais: aprimorar o educando como pessoa humana e preparlo basicamente para o trabalho e cidadania. Mas, ao que parece, os estudantes que j tiveram uma rotina de trabalho e se inseriram em atividades fsicas desgastantes podem requerer a dispensa das aulas, afinal, a Educao Fsica, agora, no teria mais serventia, pois caracterizaria uma jornada dupla de cansao fsico. Para entender a Educao Fsica como componente curricular essencial no interior das escolas, h de se ultrapassar os j conhecidos fundamentos do esporte e do jogo que pouco tem contribudo para a compreenso dos fundamentos para o desenvolvimento da habilidade de aprender ou sequer para a formao tica dos alunos, objetivos que, tambm, deveriam orientar esta rea.

BUT AFTER ALL, IT IS ESSENTIAL PHYSICAL EDUCATION OR ACCESSORY?

ABSTRACT There is a consensus among professionals of Physical Education that this field of knowledge and human development is an essential element in basic education, and therefore it is part of the curriculum. In this work, partial results of the survey "productive restructuring and Physical Education" seeks to show that sidelined and even the denial of physical education as a constitutive element of the Brazilian educational system is due, among other factors, the class system in education, which contains the brand of the division of manual labor / intellectual and structuring / restructuring of the working world. The representations that are made of bodily activities reduce the biological or biomechanical human movement as if it were not also, and fundamentally historical and social. These representations are materialized in the school curriculum in which physical education is presented now as essential now as accessory. Keywords: Physical Education, Productive Restructuring, Curriculum.

REFERNCIAS BERCITO, Sonia de Deus Rodrigues. Ser forte para fazer uma nao forte: a educao fsica no Brasil (1932-1945). 1991. 244 f. Dissertao (Mestrado em Histria Social) - Departamento de Histria da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas, Universidade de So Paulo, So Paulo, 1991. BETTI, M. Educao fsica e sociedade. So Paulo: Editora Movimento, 1991. BRASIL. Decreto n. 981, de 8 de novembro de 1890. Disponvel em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/fontes_escritas/4_1a_Republic a/decreto%20981-1890%20reforma%20benjamin%20constant.htm>, Acesso em 20 de junho de 2012. _____. Presidncia da Repblica. Lei no 10.328, de 12 de dezembro de 2001. Dirio Oficial, Braslia, 13 dez. 2001. _____. Presidncia da Repblica. Lei no 10.793, de 1o de dezembro de 2003. Dirio Oficial, Braslia, 2 dezembro 2003.
10

______. Presidncia da Repblica. Lei no 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Dirio Oficial, Braslia, 27 dez. 1961. _____. Presidncia da Repblica. Lei no 5.692, de 11 de agosto de 1971. Dirio Oficial, Braslia, 12 ago. 1971. _____. Presidncia da Repblica. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dirio Oficial, Braslia, 23 dez. 1996. CASTELLANI FILHO, Lino. Educao Fsica no Brasil: a histria que no se conta. Campinas, SP: Papirus, 1988. DARIDO, Suraya. C., Educao Fsica na Escola. 1. ed. Guanabara Koogan S.A., 2003. KOKUBUN, E., Negao do carter filosfico cientfico da educao fsica: reflexes a partir da e biologia do exerccio. In: FERREIRA NETO, A.; GOELHER, S.; V. BRACHT, V. (Org.). As Cincias do Esporte no Brasil. Campinas: Autores Associados, 1995. LAUGLO, Jon. Crtica s prioridades e estratgias do Banco Mundial para a Educao. Cadernos de Pesquisa. Fundao Carlos Chagas, n. 100, maro de 1977, p 11-36. MARTINS, A. S., Educao Fsica Escolar: Novas Tendncias. Revista Mineira de Educao Fsica, Viosa, v. 10, n. 1, p. 169 - 192, 2002. NOZAKI, Hajime Takeuchi. Educao fsica e reordenamento no mundo do trabalho: mediaes da regulamentao da profisso. Tese de Doutorado (Doutorado em Educao) Universidade Federal Fluminense, 2004. SECRETARIA de Estado dos Negcios da Educao. Diretrizes e bases da educao nacional: documentos bsicos para a implantao da reforma do ensino de 1 e 2 graus. So Paulo: Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, 1976. SILVA, E.V.M. e; VENNCIO, L. Aspectos legais da Educao Fsica e integrao proposta pedaggica da escola. In: DARIDO, S.C.; RANGEL, I.C.A. (Coord.) Educao Fsica na escola: implicaes para a prtica pedaggica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, p. 50-63. SOARES, C. L. Educao Fsica escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educao Fsica, supl.2, p. 6-12, So Paulo, 1996.

11

You might also like