You are on page 1of 4

Curso: Anual Noturno Disciplina: Legislao Penal Especial Professor: Gustavo Junqueira Data: 19.08.

2011

Requisitos para a progresso de regime A prtica de falta grave interrompe o cumprimento da pena para fins de progresso? Resposta: No STF, prevalece que sim. A prtica de falta grave interrompe o perodo aquisitivo da progresso, dever ser retomado do zero e calculado a partir do restante da pena. A justificativa a necessidade de tratamento isonmico aos condenados em regime aberto, semiaberto e fechado. Aquele que pratica falta grave em regime aberto ou semiaberto regredir, e ter que cumprir 1/6 da pena no novo regime para progredir. Ora, ainda que o condenado em regime fechado no possa regredir, dever cumprir 1/6 da pena a partir da falta. A Sexta Turma do STJ no admite a interrupo por falta de previso legal. Para a segunda progresso o entendimento tradicional das cortes superiores (Damsio, Mirabete, Delmanto) que o clculo deve ser feito sobre a pena que resta a cumprir, pois pena cumprida pena extinta. No entendimento atual do STF, e majoritrio do STJ, a unificao de penas pelo advento de nova condenao, tambm interrompe o perodo aquisitivo da progresso, que volta a contar do zero, e, dever ser calculada com base na pena unificada que resta a cumprir. Requisito subjetivo O mrito. Ateno ao artigo 112 da Lei de Execuo Penal (LEP). Nos termos do artigo 112, em regra, o mrito ser demonstrado por atestado de conduta carcerria, firmado pelo Diretor do estabelecimento. A Smula 439 do STJ esclarece que o exame criminolgico no est proibido, contudo, dever ser admitido em deciso motivada pelas peculiaridades do caso. Art. 33,4, CP Nos crimes contra a administrao pblica, a progresso fica condicionada reparao do dano ou devoluo do produto do ilcito com os acrscimos legais.

Peculiaridades da progresso Prevalece ser invivel avaliar o cabimento de progresso em habeas corpus, pois necessrio exame profundo de prova (avaliao do mrito). Tradicionalmente, estrangeiro no poderia progredir, pois os empecilhos ao trabalho inviabilizarim os regimes aberto e semiaberto. A posio atual do STJ pela possibilidade, sob pena de discriminao odiosa. Regresso Regresso a passagem de um regime mais ameno para um regime mais grave. Pacfica (quase) a possibilidade de regresso por salto (ver Paulo Queirs, Procurador da Repblica). Hipteses de regresso, art. 118, da LEP 1 Prtica de crime doloso ou falta grave - Pacfica a desnecessidade de condenao definitiva no mbito penal para a regresso, bastando a prova da prtica (o STF entende que basta a coleta de provas de forma administrativa). Para a Defensoria Pblica, a prtica viola a presuno de inocncia; 2 Supervenincia de condenao por crime anterior que torne incabvel o regime atual com a supervenincia de condenao, o juiz das execues penais ser obrigado a unificar as penas e, dependendo do caso, fixar novo regime de cumprimento, de acordo com os critrios do artigo 33 do Cdigo Penal; 3 Se o sujeito descumpre as condies do regime aberto; 4 Se solvente no paga a pena de multa a doutrina majoritria considera a hiptese inconstitucional, pois no deixa de ser priso por dvida; Nos termos do artigo 118, 2, nos casos de regresso das hipteses 1, 3 e 4, dever ser dada oportunidade de autodefesa. O condenado deve ser ouvido. Obs.: Nos termos da Smula 715, STF, os benefcios da execuo penal sero calculados a partir da pena total aplicada, e no da unificao em trinta anos. A justificativa do STF foi a da isonomia, pois outro entendimento determinaria igual tratamento a todos os condenados em trinta anos ou mais. Trabalho do preso O trabalho do preso remunerado, com ao menos do salrio mnimo. O destino do salrio dever atender ao disposto no artigo 29, 1 da LEP. Dentre as possibilidades, h a constituio de peclio poupana para quando o preso sair da cadeia.

O trabalho obrigatrio aos condenados, facultativo aos presos provisrios, e deve respeitar a jornada de 6 a 8 horas dirias. O trabalho externo normal no regime aberto, eventual no semiaberto e excepcional no fechado. *Ver artigo 36 e 37 da LEP trabalho externo. Trabalho externo no regime fechado requisitos: 1 obras pblicas ou entidades privadas, desde que tomada a cautela para evitar fugas; 2 se o trabalho for prestado entidade privada, o preso dever consentir; 3 o limite mximo ser de 10% dos empregados da obra; Obs.: Prevalece que os requisitos do artigo 37 podem ser flexibilizados ao condenado em regime fechado, pois o trabalho ser sempre prestado sob vigilncia. Trabalho externo em regime semiaberto A princpio, deveriam ser exigidos os requisitos do artigo 37, ou seja: a) Aptido, disciplina, responsabilidade; b) Cumprimento de 1/6 da pena nos termos da Smula 40 do STJ. Atualmente, o STJ afasta as exigncias do artigo 37 (HC 78.557, STJ). Obs.: O fato de ser condenado por crime hediondo em nada influencia o trabalho externo (HC 45.392, STJ). Remio (artigo 126 e seguintes) o desconto, na pena a cumprir, pelos dias de trabalho ou horas de estudo. Observaes Gerais: 1 a remio conta para todos os fins; 2 possvel o cmputo dos dias de trabalho e estudo durante a priso cautelar; 3 possvel cumular a remio pelo trabalho com a remio pelo estudo; 4 se em razo de acidente de trabalho o preso no puder trabalhar ou estudar, continuar tendo o direito remio at que se recupere; 5 a remio ser declarada pelo juiz da execuo, ouvidos o Ministrio Pblico e a Defesa. O artigo 130 prev ser crime do artigo 299 do Cdigo Penal, a conduta de atestar falsamente prestao de servio para instruir pedido de remio. 6 praticada falta grave, podero ser declarados perdidos at 1/3 dos dias. Remio pelo trabalho 3

Trs dias de trabalho para um de pena; S incide ao preso em regime fechado ou semiaberto; Remio pelo estudo A cada 12 horas de estudo, que devem ser divididas em ao menos trs dias, ganha um dia de remio. possvel em qualquer regime, e tambm no perodo de prova do livramento condicional. Admite-se ensino distncia, prmio pela concluso do curso (primrio, mdio, etc.) ganhar 1/3 a mais ao tempo remido.

You might also like