You are on page 1of 17

Fronteiras do serto baiano : 1640-1750 Mrcio Santos1 Um sculo e meio separa a chegada dos primeiros europeus costa brasileira

a das aes iniciais de conquista e ocupao dos sertes interiores. Em 1627 Frei Vicente do Salvador, um dos nossos primeiros historiadores, ainda reclamava da negligncia dos portugueses em adentrar o serto; segundo o autor, ainda que fossem grandes conquistadores de terras, os lusos vinham se contentando, no Brasil, a andar arranhando a costa como caranguejos. Frei Vicente dava uma explicao para isso: quando iam ao serto, os portugueses se limitavam a buscar ndios forros para escraviz-los, trazendo-os fora para o litoral. No havia interesse em aproveitar efetivamente as terras descobertas. A explicao de Frei Vicente de fato resolve parte da questo. ndios vinham sendo utilizados, desde o primeiro sculo da colonizao, como mo de obra escrava para tocar os empreendimentos agrcolas do litoral nordeste, concentrados na monocultura exportadora do acar, e do Planalto Meridional, onde se localizavam as vilas paulistas produtoras de trigo para o mercado interno. Quando os contingentes indgenas comearam a escassear no litoral, os traficantes de escravos ndios se voltaram para o interior ainda pouco explorado, habitado por centenas de povos nativos. Nas vilas paulistas do sul, cuja populao era formada por grupos hbridos portugueses e tupi, denominados mamelucos, tornou-se uma verdadeira especialidade a montagem de expedies apresadoras de ndios. Essas incurses ao serto, na poca conhecidas como entradas, beneficiavam-se da tecnologia de adaptao mameluca floresta tropical e aos campos interiores, desenvolvida a partir da matriz indgena que marcou a formao tnica dos paulistas.

Doutor em Histria Social pela Universidade de So Paulo, Mestre em Histria pela Universidade Federal de Minas Gerais, autor de Fronteiras do serto baiano : 1640-1750 (So Paulo, Edusp, no prelo); Bandeirantes paulistas no serto do So Francisco : povoamento e expanso pecuria de 1688 a 1732 (So Paulo, Edusp, 2009); Rio So Francisco : patrimnio cultural e natural (Belo Horizonte, Assembleia Legislativa, 2003) e Estradas reais : introduo ao estudo dos caminhos do ouro e do diamante no Brasil (Belo Horizonte, Editora Estrada Real, 2001). Co-gestor, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, do Projeto Cidadania Ribeirinha, voltado para o desenvolvimento sustentvel de comunidades carentes do Vale do So Francisco.

Imagens de ndios botocudos, na legenda original. Conhecidos pelos portugueses como botocudos em razo de utilizarem objetos rituais nas orelhas e nos lbios, esses ndios habitavam o Brasil central e foram alvo de guerras de extermnio at o sculo XIX. Fonte: Rugendas, Viagem pitoresca atravs do Brasil.

Nas primeiras quatro dcadas do sculo XVII as entradas apresadoras paulistas concentraram-se nas provncias jesuticas da regio conhecida como Guair, em territrio do atual estado do Paran, habitadas por numerosos contingentes guarani mantidos em misses religiosas controladas pelos inacianos. Para o Guair partiram expedies preadoras, que devastaram a provncia jesutica. Na sequncia, os ataques apresadores voltam-se para as misses do Itatim, localizadas no atual Mato Grosso do Sul, e dos tapes, no sul do territrio gacho. Mas no foi somente o interesse no lucrativo negcio do apresamento indgena o fator determinante da negligncia portuguesa em ocupar efetivamente os sertes. No nordeste da colnia tambm a ocupao holandesa, realizada entre 1624 e 1654, contribuiu para frear as tmidas iniciativas de avano interior que surgiram no perodo. Presa ao objetivo comercial de controle das praas aucareiras e escravagistas do Atlntico Sul, a ocupao holandesa foi inevitavelmente costeira, no tendo gerado movimentos significativos de adentramento do interior. Os holandeses no fizeram diferente do que vinham fazendo os portugueses desde a implantao da cultura canavieira. Uma pujante economia de exportao estava instalada no litoral e para l se voltavam as energias lusobrasileiras. Capistrano de Abreu inicia o terceiro captulo de Os caminhos antigos e o povoamento do Brasil com a vvida descrio de uma paisagem costeira rica e povoada, na qual se destaca o Recncavo Baiano e, em especial, a cidade do Salvador. O mar desse pequeno mediterrneo

garantia a atividade dos engenhos, a exportao do acar, a importao dos artigos necessrios ao funcionamento da economia e vida da populao e a alimentao da gente pobre e dos escravos. A concluso inevitvel: [...] esta gente no trocaria de boa vontade as vantagens da marinha pelas asperezas e descmodos das brenhas do interior2. A resistncia do meio foi outro condicionante ecolgico do no avano pelo interior. O conjunto de perigos e dificuldades a que se expunham os exploradores e primeiros ocupadores do serto era quase interminvel: serras empinadas e fragosas; campos homogneos e expostos ao sol, onde era possvel se perder; travessias de terrenos estreis e sem gua; rios caudalosos ou de guas pestilentas; animais perigosos, como a ona, a cobra, o porco-do-mato, a piranha; pragas e insetos daninhos, como o morcego, o bicho-de-p, o mosquito, a formiga, a barata, o cupim, o carrapato, a pulga, o gafanhoto; doenas e males do corpo, como a malria, a desinteria, as verminoses. E, principalmente, de distribuio generalizada pelo espao interior da colnia, os grupos indgenas hostis, que cronistas e autores de documentos oficiais distinguem invariavelmente pela coragem e tenacidade com que se defendiam dos invasores luso-brasileiros.

Guerrilhas, na legenda original. A pintura retrata um combate entre luso-brasileiros e indgenas. Fonte: Rugendas, Viagem pitoresca atravs do Brasil.

Capistrano de Abreu. Os caminhos antigos e o povoamento do Brasil. p. 270.

As dcadas de 40 e 50 do Seiscentos assistiram a desdobramentos histricos que abriram caminho para a reverso desse quadro. Entre 1648 e 1654 os holandeses so expulsos das zonas aucareiras da Amrica e das reas escravagistas da frica, que voltam ao controle da Coroa portuguesa. Num plano geral, a reconquista da soberania lusitana sobre a primeira grande rea econmica da Amrica portuguesa garante, na faixa litornea, a estabilidade necessria para que se possa pensar no avano rumo aos sertes. Mas os efeitos da dupla reconquista lusitana so mais profundos. Abre-se caminho para que o trfico negreiro retome a sua centralidade no Atlntico Sul, esvaziando a importncia econmica do cativeiro indgena. Esses fatores reorientadores da conjuntura internacional so reforados pelos movimentos internos. Em 1641 os ndios das redues jesuticas do sul, armados pelos padres, derrotam os invasores paulistas no rio Mboror (afluente do alto Uruguai). Batidos no sul, os caadores de ndios paulistas se voltam para as regies ao norte da capitania de So Paulo. A expanso paulista reorientada, a partir do meado do sculo, para as reas centrais e setentrionais da Amrica portuguesa, inclusive o serto baiano. Novos espaos passam a ser alvo da ao vicentina: a futura regio das jazidas aurferas mineiras, o norte mineiro, o interior da Bahia, o Piau. Recompensas materiais pela participao em tropas mercenrias de combate a ndios hostis, conquista de terras para o avano das frentes de expanso e busca de riquezas minerais assumiro posies centrais entre os objetivos concretos que mobilizam os sertanistas de So Paulo rumo a esses espaos, diminuindo a nfase no apresamento indgena. A pecuria bovina nos campos interiores passa a figurar como alternativa econmica para aventureiros e pequenos empreendedores que no tinham espao na faixa costeira, em So Paulo ou no Reino. Os terrenos de caatinga e cerrado caractersticos dos sertes eram, em razo da topografia relativamente plana, da vegetao arbustiva e da ausncia de matas fechadas, os mais propcios s pastagens que formariam a zona pecuria. Os povos nativos que habitavam essas terras passaram a ser considerados obstculo expanso colonizadora e, como tal, populaes a serem sumariamente removidas. As guerras de conquista de antigos espaos indgenas para a instalao das frentes pioneiras, que marcam o serto nordeste a partir do meado do sculo XVII, constituem um dos captulos dramticos da formao territorial brasileira.

Campos, na legenda original. As terras de campos, caracterizadas pela topografia suave e vegetao arbustiva ou de pequeno porte, revelaram-se o espao ideal para a pecuria bovina. Fonte: Rugendas, Viagem pitoresca atravs do Brasil.

Transporte de carne de corte, na legenda original. Fonte: Debret, Viagem pitoresca e histrica ao Brasil.

Explorao de uma pedreira de granito, na legenda original. Debret, Viagem pitoresca e histrica ao Brasil.

Alm de servir ao abastecimento humano, a criao de gado servia a diversos outros usos na colnia.

A atuao mercenria paulista foi largamente utilizada na conquista das terras interiores. Em troca de ganhos pecunirios, terras, plantis indgenas e mercs, experientes sertanistas de So Paulo foram contratados para as guerras de dizimao ou escravizao dos povos indgenas que habitavam os sertes. Esses homens deixaram a sua marca no espao que ia do sul do atual Piau ao norte das Minas Gerais, passando pela poro central da Bahia, a leste e a oeste do vale do So Francisco, reas interiores que, no obstante a sua vastido, possuam caractersticas geofsicas e histricas comuns. Esse espao, formado por campos homogneos, colinas baixas, vegetao de caatinga e

cerrado e rios perenes e intermitentes, de larga distribuio dos povos ento conhecidos como tapuias, foi explorado e conquistado por sertanistas reinis, baianos e, principalmente, paulistas. A conquista do mdio Paraguau, na poro central da Bahia, emblemtica desse movimento. Entre 1672 e 1674 o paulista Estevo Ribeiro Baio Parente, contratado pelo governo-geral, liderou quatro expedies contra os marac, aprisionando e levando para Salvador, nesses dois anos, mais de dois milhares de indivduos. Os grupos indgenas capturados na guerra foram enviados para o Recncavo Baiano e, principalmente, para a Capitania de So Paulo, onde eram utilizados como mo de obra escrava nas plantaes paulistas. As novas terras conquistadas eram ento repovoadas com ndios aculturados trazidos do Recncavo ou das vilas paulistas. Esse processo de despovoamento e repovoamento cruzados garantia que o novo territrio fosse formado por contingentes indgenas sem ligao anterior com ele, uma forma evidente de evitar qualquer tentativa de retomada das terras. Para garantir o avano da frente pioneira de ocupao erguido na regio o arraial de Santo Antonio da Conquista (hoje Vila de Joo Amaro, pertencente ao municpio baiano de Iau). Aps as guerras de conquista povoadores paulistas so estimulados a se mudarem para a regio, para o que o governo-geral oferece-lhes condies favorveis: concesso de stios para currais e terras para lavouras, sem pagamento de tributo por vinte anos; custeio de roupas e de ferramentas; provimento dos mantimentos para a viagem a partir de So Paulo; custeio do frete das embarcaes para a jornada; e ajuda financeira para custear a mudana para o novo lugar. Depois da morte do conquistador Baio Parente, a donataria da vila transferida, aps uma querela judicial, para o seu filho Joo Amaro Maciel Parente. Nos primeiros anos do sculo XVIII a Vila de Joo Amaro se tornaria estratgica no controle do trfego mercantil entre a Bahia e as minas do ouro. Em 1705 e 1706 tanto Joo Amaro quanto o capito Pedro de Afonseca e Melo, tambm morador da vila, recebem cartas do governador-geral sobre o confisco dos comboios ilegais que seguiam pela estrada da Bahia para as minas do ouro. Eram confiscados ouro em p e em barra, escravos, plvora, chumbo, espoletas, sal, acar e vrios outros artigos. Os arraiais sertanejos, como Santo Antonio da Conquista, surgiam com a funo de estruturas de defesa da ocupao luso-brasileira dos novos territrios. A partir dessa origem militar podiam evoluir, assim que estabilizada a regio, para aglomeraes urbanas permanentes, tornando-se povoados e vilas. No extremo sul do espao que estamos considerando uma povoao semelhante foi erguida, tambm por conquistadores paulistas, na margem direita do rio So Francisco, na altura

da foz do seu afluente Verde Grande. O responsvel foi o sertanista paulista Matias Cardoso de Almeida, que participara de vrias aes de adentramento do interior, entre elas a famosa bandeira de Ferno Dias, que, entre 1674 e 1681, percorreu boa parte do que viria a ser o territrio mineiro. Na dcada de 80 do Seiscentos j h registros de que Matias Cardoso se encontrava estabelecido no serto do So Francisco, dedicando-se criao de gado e empenhando-se em arregimentar novos povoadores em So Paulo, de onde trazia parentes e amigos.

A Igreja de Nossa Senhora da Conceio, no municpio mineiro de Matias Cardoso, um dos exemplares mais antigos da arquitetura da conquista dos sertes. H indcios documentais de que tenha sido erguida entre as ltimas dcadas do sculo XVII e os primeiros anos do seguinte, por obra de Janurio Cardoso de Almeida, filho do conquistador Matias Cardoso de Almeida. Os especialistas destacam o seu carter de estrutura fortificada, provavelmente construda no s com objetivos religiosos, mas tambm como defesa contra as tentativas indgenas de retomada do territrio ocupado. Foto: Rodrigo Faleiro / Iepha-MG

O arraial de Matias Cardoso foi um verdadeiro enclave luso-brasileiro nesse remoto espao sertanejo. Por dcadas a povoao funcionou como base de apoio logstico e mercantil no contato entre as Minas Gerais e a Bahia; por ela passava o chamado Caminho dos Currais e Bahia, a extensa via que ligava os ncleos aurferos mineiros s fazendas de gado do So Francisco e da, pelo Vale do Paraguau, ao porto de Salvador. Aberto nos primeiros anos do sculo XVIII, esse caminho foi decisivo na circulao de pessoas, ouro, gado, mantimentos e ferramentas entre as minas e o porto de Salvador, que por sua vez era uma das alternativas litorneas de contato entre o Brasil e a Europa. Registros documentais mostram que nas trs primeiras dcadas do sculo XVIII a circulao mercantil na via baiana foi mais expressiva do que nos dois outros caminhos responsveis pela ligao entre a regio mineradora e o litoral o Caminho Velho, que partia das vilas paulistas e de Parati, e o Caminho Novo, que se iniciava no Rio de Janeiro.

Valor de arremate do contrato (arrobas de ouro/ano) Perodo do contrato Caminho 1717 1721 Setembro de 1721 maio de 1724 20,03 Outubro de 1724 setembro de 1727 26,52

Do Rio de Janeiro e So Paulo Dos currais e Bahia

11,50

15

25

20,19

A tabela mostra que, at 1724, a soma dos valores pagos para o arremate da explorao dos caminhos do Rio de Janeiro e So Paulo foi menor do que o mesmo valor pago pelo Caminho da Bahia. O valor de arremate, pago em leilo do contrato de explorao dos caminhos, projeta, evidentemente, a expectativa de lucro do arrematante na cobrana pelo uso da via. Um valor mais alto de arremate significa, portanto, uma circulao mercantil mais intensa. Fonte: Mrcio Santos, Bandeirantes paulistas no serto do So Francisco.

A povoao erguida pelo bandeirante paulista foi uma das bases urbanas de uma extensa regio pecuria, que se iniciava na altura da foz do rio das Velhas e se prolongava ao longo do mdio So Francisco, cortando o serto baiano. Um documento oficial, escrito por volta de 1705, informa que nos primeiros anos do sculo XVIII mais de cem famlias paulistas, algumas delas detentoras de expressivos cabedais, viviam nas margens desse trecho do So Francisco.3 A implantao das fazendas de gado, ou currais, como eram conhecidos os estabelecimentos pecurios na poca, era propiciada pela rede de corpos hdricos que se distribua pelo territrio so-franciscano. Rios, riachos, ribeires, lagoas e olhos dgua formavam o que se pode denominar base hidrogrfica como elemento ordenador da ocupao. O rio, no domnio do semirido, assumia funes essenciais no processo ocupador: provimento de gua para homens e animais, abastecimento de peixes e crustceos, fertilizao de terrenos, navegao, orientao geogrfica. Nas suas margens, terrenos laterais e ilhas se plantava e criava; das matas ribeirinhas se retirava a madeira e a caa; dos barreiros fluviais se extraam as reservas de sal para o gado.
3

Annimo. Informao sobre as minas do Brasil.

A ocupao predominantemente ribeirinha invariavelmente destacada nas fontes textuais e cartogrficas e pode ser reconhecida na prpria nomeao dos lugares, na qual frequente a associao aos rios. Serto do rio de So Francisco, serto do rio Verde ou serto do rio das Contas, entre diversas outras expresses similares, aludem, do ponto de vista da ocupao dessas reas, unidade geo-histrica representada por cada um dos territrios ribeirinhos. Nesses sertes ribeirinhos foram instalados os primeiros enclaves luso-brasileiros: fazendas de gado, engenhos, stios, misses religiosas, arraiais, registros, guardas, casas-fortes, quartis, caminhos.

As chamadas cartas sertanistas constituram esboos cartogrficos de regies interiores da Amrica portuguesa, provavelmente desenhados por bandeirantes, militares e mineradores na primeira metade do sculo XVIII. Nessas raras peas cartogrficas representado o papel da base hidrogrfica como elemento ordenador da ocupao. Fonte: Acervo da Fundao Biblioteca Nacional Brasil

A expanso luso-brasileira chegou ao extremo norte desses sertes por ao do sertanista reinol Domingos Afonso Serto. Partindo do Vale do So Francisco, Serto atingiu, na dcada de 70 do sculo XVII, o espao que hoje o Piau. A combateu e submeteu os ndios gurgueia, numa guerra implacvel, que resultou na degola de 400 homens e reduo escravido de mulheres e crianas. Serto, que j possua fazendas de gado na margem pernambucana do So Francisco, estabeleceu o primeiro curral da futura regio piauiense, denominado Poes de Baixo, no rio Canind. A fazenda mais importante seria, todavia, a da Aldeia do Cabrob, que em 1697 foi escolhida pelos moradores pioneiros do Piau para abrigar a igreja de Nossa Senhora da Vitria. Em 1712 a povoao elevada condio de vila, com o nome de Mocha, com instalao efetiva em 1717. A Vila da Mocha se tornaria a atual cidade de Oeiras, que constitui, portanto, o ncleo urbano pioneiro do Piau.

No mapa do jesuta Jacobo Cocleo, provavelmente desenhado na ltima dcada do sculo XVII, so representadas dezenas de fazendas de gado ao longo dos trechos mdio e baixo do rio So Francisco. Duas dessas fazendas so identificadas como de propriedade de Domingos Afonso. Na parte superior da figura representada a regio hoje piauiense do Parnagu. Fonte: Mapoteca do Arquivo Histrico do Exrcito Brasil

A conquista do Piau retrata tambm o processo que pode ser denominado de descontinuidade e reversibilidade da ocupao luso-brasileira. A ocupao no era contnua no tempo e no espao e podia mesmo recuar por ao dos ndios ou por imposio das condies desfavorveis do meio. Entre as manifestaes dessa tendncia figuram a reocupao indgena de espaos conquistados por luso-brasileiros; o abandono de frentes de ocupao; a ocultao de reas conquistadas, com a consequente frenagem do seu desenvolvimento histrico rumo integrao ao territrio colonial; os conflitos territoriais entre grupos ocupadores, que em alguns casos contribuam para neutralizar a ao luso-brasileira nos novos espaos conquistados; e, por fim, a dificuldade da Coroa em impor a soberania lusitana sobre as reas sertanejas. No limite, temos a desinstalao ou desterritorializao luso-brasileira dos espaos conquistados. Foi esse o caso do territrio piauiense, onde a guerra defensiva movida pelos ndios provocou, a partir de 1712, o despovoamento luso-brasileiro de mais de cem fazendas de gado, tendo se perdido para os nativos cem lguas do serto, que j haviam sido povoadas com grandes fazendas. Propriedades territoriais haviam se tornado, por fora da ao indgena, meio bravas ou bravas de todo, expresses coevas que retratam, do ponto de vista das unidades econmicas, a reverso da ocupao luso-brasileira. Os ndios sublevados chegaram a ameaar o So Francisco, invertendo a lgica e o sentido geogrfico da conquista luso-brasileira do Piau, que partira exatamente do vale do rio quatro dcadas antes.

Nota histrica constante de um mapa de 1722, na qual se menciona o despovoamento de 15 fazendas nas margens do rio Parnaba, que divide o Piua e o Maranho, por ao dos ndios. Fonte: Acervo da Fundao Biblioteca Nacional Brasil

Alm da pecuria, tambm outras atividades econmicas eram afetadas pelas condies adversas dos sertes. Um exemplo a tentativa de instalao de unidades de extrao de salitre, minrio que era a matria-prima para o fabrico da plvora, no serto baiano. Em 1696 o sertanista baiano Pedro

Barbosa Leal descobriu reservas do mineral na foz de um dos afluentes baianos do So Francisco, que se tornaria conhecido como rio Salitre. A expedio liderada por Leal objetivava encontrar minas de prata e percorrera, como descreve um documento da poca, mais de 539 lguas de sertes demasiadamente speros, despovoados, e inabitveis, padecendo muitas fomes e sedes.4 O sertanista levara doze brancos e sessenta ndios, tendo arcado pessoalmente com a paga desses homens, e quatorze escravos de sua propriedade. Vinte e oito cavalos seus morreram durante a jornada. Mesmo tendo adoecido gravemente, Leal manteve as buscas, tendo a expedio durado nove meses e dezoito dias. Acabou no encontrando as ambicionadas minas de prata, mas chegou a reservas de salitre, que despertaram o interesse do governo-geral. No ano seguinte uma fbrica de extrao do mineral foi instalada na regio das jazidas, tendo sido Leal nomeado o seu administrador. Os problemas, todavia, logo apareceram. As minas no davam o rendimento esperado e, principalmente, vinham enfrentando a rebeldia dos trabalhadores indgenas alocados na extrao. Um longo e difcil percurso levava o mineral das jazidas na foz do rio Salitre at a Jacobina e da at o porto da Cachoeira, de onde seguia em embarcaes para Salvador. Em 1706, apesar do parecer contrrio de Joo de Lencastro, que fora governador-geral do Estado do Brasil, a atividade foi encerrada. Percorrendo a regio trs dcadas depois, um explorador encontra apenas as runas das antigas oficinas, que se encontravam abandonadas, tendo esse espao, portanto, tornado-se novamente bravo. Terras para a pecuria, ndios para as lavouras e minerais preciosos para o enriquecimento rpido estavam entre os principais fatores que mobilizavam sertanistas paulistas, baianos e reinis penetrao no interior da Amrica portuguesa. Mas um quarto objetivo marcou tambm esse movimento: a expanso da f catlica. Missionrios de diversas ordens religiosas e nacionalidades percorreram os sertes implantando estabelecimentos religiosos em aldeamentos indgenas ou mesmo praticando uma espcie de missionao itinerante, sem base fixa, denominada misso volante. Jesutas e capuchinhos franceses esto entre as primeiras ordens religiosas a se instalarem nos sertes brasileiros. Os primeiros implantaram as misses religiosas pioneiras do serto baiano, localizadas entre os rios Itapicuru, Real e Vaza-Barris, nos anos 60 do sculo XVII. Essas primeiras misses sertanejas foram importantes como provedoras de mo de obra indgena para o transporte

[Carta de merc], 26/08/1703. Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Registro Geral de Mercs, D. Pedro II, livro 15, fls. 314-314v.

de gado para Salvador, a partir do So Francisco e do Piau, e tambm como bases de apoio nas difceis viagens terrestres entre o Recncavo Baiano e o vale do So Francisco. Em trs dessas misses pioneiras explodiram os primeiros conflitos, no mbito do serto baiano, entre potentados coloniais e missionrios. Aos proprietrios de grandes extenses de terras sertanejas interessava a explorao ilimitada da mo-de-obra indgena, com aes de represso brutal contra os grupos que resistissem, que podiam incluir o extermnio de centenas de indivduos. Os missionrios, por outro lado, ainda que participassem do processo de desculturao indgena por meio da sua reduo f catlica e do seu confinamento em aldeamentos religiosos, lutavam pela preservao fsica dos ndios e por uma explorao mais justa da sua fora de trabalho. Em razo desses interesses divergentes, em 1669 o potentado Garcia de vila, senhor da Casa da Torre, mandou destruir igrejas e residncias dos padres nas misses de Itapicuru, Jeremoabo e Massacar. Trs outras misses, no entanto, progrediram e se tornaram, um sculo depois, com a extino do projeto missionrio, povoaes civis: em 1758 Natuba recebe o nome de Vila de Soure; Canabrava, o de Vila Nova de Pombal; e Saco dos Morcegos, o de Mirandela. Canabrava fora a mais prspera misso nesse eixo, tendo chegado a contar com novecentos ndios aldeados em 1690. O segundo eixo de expanso missionria nos sertes foi representado pelas misses capuchinhas francesas implantadas no mdio-baixo So Francisco. A misso da Ilha de So Pedro (hoje pertencente ao municpio de Porto da Folha/SE), fundada pelo francs Anastcio de Audierne em 1671, foi uma das primeiras a serem estabelecidas. Na sequncia os capuchinhos subiram o rio, coincidindo o alinhamento geogrfico das misses desse trecho, com algumas diferenas, com a ordem cronolgica da sua implantao. O serto de Rodelas chegou a abrigar pelo menos sete unidades capuchinhas, que se distribuam pelas numerosas ilhas do mdio inferior So Francisco. A trajetria dessas misses, cujo controle pelos religiosos franceses foi relativamente curto, se tornou emblemtica da ao missionria no serto do So Francisco, em grande parte devido ao vvido relato deixado pelo missionrio Martinho de Nantes, autor da obra Relao de uma misso no rio So Francisco, escrita em 1706.

Primeiras misses religiosas do serto baiano. Na figura da esquerda so representadas as misses capuchinhas francesas (azuis) e jesuticas (vermelhas) implantadas no mdio-baixo So Francisco. Na figura da direita so destacadas as misses jesuticas estabelecidas entre os vales dos rios Itapicuru, Real e Vaza-Barris. Fonte: Mrcio Santos, Fronteiras do serto baiano

As primeiras experincias de explorao e conquista dos sertes foram relativamente pouco documentadas. Escrevia-se pouco entre os sertanistas. Uma cultura de baixo letramento, baseada em grande parte na transmisso oral de conhecimentos, e o interesse em ocultar de outros grupos sertanistas, das autoridades coloniais e da prpria Coroa os resultados de expedies exploratrias esto entre as principais razes desse fato. H, no obstante, excees a essa tendncia. O relatrio do explorador Miguel Pereira da Costa, as notcias dadas por sertanistas e militares aos cartgrafos conhecidos como padres matemticos, os relatos de reconhecimento do explorador Joaquim Quaresma Delgado e as cartas do sertanista Pedro Barbosa Leal, todos eles elaborados entre as dcadas de vinte e trinta do sculo XVIII, esto entre as principais. No campo da cartografia, destaca-se o notvel mapa elaborado pelo jesuta Jacobo Cocleo na ltima dcada do sculo XVII, de dimenses gigantescas (224 por 120 centmetros), no qual foi representada a maior parte da costa e parte significativa do interior da Amrica portuguesa. O litoral representado tem como limite norte o Maranho e sul a costa catarinense, na altura de Laguna. Pelo interior, o mapa abarca as Minas Gerais, o interior da capitania do Rio de Janeiro, as vilas da capitania de So Paulo e Minas do Ouro, as terras do serto baiano e o vale do So Francisco, aprofundando-se at os rios da atual regio centro-oeste do Brasil. A pea a que hoje temos acesso uma cpia do mapa original, provavelmente desenhada nas primeiras dcadas do sculo XVIII.

Legenda da cpia setecentista do Mapa da maior parte da costa e serto do Brazil, de autoria do Padre Cocleo. Fonte: Mapoteca do Arquivo Histrico do Exrcito Brasil

As aes de explorao e conquista do serto baiano e das regies vizinhas foram especialmente intensas entre 1670 e 1730. Nesse perodo, bandeirantes, militares, mineradores, criadores de gado, potentados, missionrios e mascates percorreram e ocuparam boa parte do hoje o interior da Bahia, o sul do Piau e o norte de Minas Gerais. As procedncias e os interesses desses pioneiros eram os mais diversos e a historiografia contempornea tem se empenhado em desfazer aquela ideia antiga de que foram somente bandeirantes paulistas em busca de ouro os responsveis por esse movimento. As aes desses grupos exploradores e conquistadores redefiniram as fronteiras internas do territrio colonial, agregando-lhe novas terras. Orientando-se pelos rios, os pioneiros submeteram povos indgenas, ergueram fortificaes, estabeleceram misses religiosas, fundaram arraiais, implantaram fazendas de gado e abriram novas frentes de ocupao econmica. Em 1750 o redesenho territorial do Brasil oficialmente reconhecido pela assinatura do Tratado de Madrid, por meio do qual so refeitos os limites entre a rea portuguesa e a rea espanhola na Amrica, vigentes desde o Tratado de Tordesilhas (1494). O Brasil passa a ter, a partir de ento, uma configurao territorial muito prxima da atual.

A anlise histrica da formao territorial dos sertes brasileiros mostra que, diferentemente do que sugerem os estudos da primeira metade do sculo XX e mesmo perspectivas historiogrficas mais recentes, o processo foi marcado por reverses, lacunas e descontinuidades que pem em xeque o modelo do territrio contnuo, da expanso geogrfica e da dilatao das fronteiras. O principal objetivo da tese Fronteiras do serto baiano : 1640-1750 foi superar esse modelo a partir da abordagem de situaes de reverso da ocupao luso-brasileira do serto baiano, assim entendido o conjunto espacial constitudo, no perodo de 1640 a 1750, pelo interior da capitania da Bahia, Piau, norte do atual estado de Minas Gerais e margem esquerda do mdio So Francisco. Na problematizao proposta foram utilizadas as categorias de descontinuidade e reversibilidade espao-temporal da ocupao luso-brasileira. Para desenvolv-las foi necessrio rastrear a trajetria histrica das zonas de fronteira desse espao interior, de modo a realar o processo de formao do territrio luso-brasileiro como conquista e ocupao de antigos espaos tapuias. As zonas fronteirias foram tratadas como reas de frico entre o instvel territrio luso-brasileiro e os espaos nativos, sujeitas, portanto, constante ameaa de retomada indgena ou de esvaziamento pelas presses do meio. A mobilizao da categoria de fronteira resultou em anlises comparativas do espao estudado com outras regies fronteirias e iluminou as possibilidades analticas abertas pela aplicao dessa ferramenta terica compreenso da colonizao luso-brasileira do interior da Amrica portuguesa. Os fecundos resultados providos pela anlise da ocorrncia de expresses como fronteira, limite e ltima povoao na documentao consultada forneceram a garantia de que a fronteira foi um elemento histrico constitutivo da ocupao colonial dos sertes brasileiros. A utilizao de metodologia de anlise quantitativa de dados permitiu, por sua vez, o tratamento histrico das cinco principais estruturas de ocupao encontrveis nas zonas de fronteira do serto baiano no perodo estudado: o caminho, a sesmaria, a povoao, o posto militar e a misso religiosa. A principal concluso do estudo refere-se abordagem da ocupao territorial dos sertes no como o avano gradualmente positivado da civilizao luso-brasileira, mas como uma trajetria multidirecional, descontnua e irregular. Referncias Abreu, Joo Capistrano de. Os caminhos antigos e o povoamento do Brasil. In: Abreu, Joo Capistrano de. Captulos de histria colonial, 1500-1800 & Os caminhos antigos e o povoamento do Brasil. 5. ed. [Braslia]: Editora Universidade de Braslia, 1963. Annimo. Informao sobre as minas do Brasil, [c. 1705]. Anais da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, v. LVII, pp. 172-186, 1935.

Debret, Jean Baptiste. Viagem pitoresca e histrica ao Brasil. So Paulo, Crculo do Livro, [s.d.]. vol. I. Rugendas, Johann Moritz. Viagem pitoresca atravs do Brasil. So Paulo, Crculo do Livro, [s.d.]. Santos, Mrcio. Bandeirantes paulistas no serto do So Francisco : povoamento e expanso pecuria de 1688 a 1734. So Paulo : Editora da Universidade de So Paulo, 2009. Santos, Mrcio. Fronteiras do serto baiano : 1640-1750. So Paulo : Editora da Universidade de So Paulo, no prelo. Texto original da tese disponvel em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-09072010-133900/pt-br.php.

You might also like