You are on page 1of 5

APRESENTAO (onde podemos chegar) O desenvolvimento da sociedade no foi acompanhado de planejamento adequado, o que acarretou uma srie de problemas

a serem solucionados, dentre eles, o esgotamento de recursos naturais e desastres ecolgicos. (onde estamos) Apesar de todos os problemas econmicos, o Brasil demostra preocupao com o meio ambiente evoluindo com sua legislao ambiental, considerada uma das mais avanadas, porm, pouca se comparado ao histrico de degradao do pas. A Despoluio dos rios, lenis freticos e do meio ambiente obrigao de todos os seres humanos que vivem e interagem. A reciclagem tem papel fundamental nesse assunto quando falamos de ecologia. Todos ns devemos ter o comprometimento com o que temos de mais valioso e bem comum: o meio ambiente. Uma maneira de contribuir diretamente para a conservao do meio ambiente, dar um destino mais correto aos resduos domsticos. Neste caso, o leo de fritura. Cada litro de leo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milho de litros de gua. Essa quantidade corresponde ao consumo de uma pessoa durante 14 anos. (SABESP, 2008)

(o que ganharemos)

O municpio ser fornecedor de matria prima para fabricao de produtos de limpeza, e ser devolvido em troca os mesmos, o que vai gerar economia para os fornecedores. Tambm ser promovida a conscientizao da populao na preservao do meio ambiente.

OBJETIVO (objetivo central da proposta) Dar o destino ambientalmente correto ao leo de cozinha (Oportunidades adicionais) Promover conscientizao sobre preservao ambiental. Problema a ser resolvido Destino do leo utilizado em cozinha

VANTAGEM AMBIENTAL Quando jogado diretamente nos ralos das pias, ou em vasos sanitrios, alm causar o entupimento de tais, atrai pragas e danificam a rede de esgoto, e, para desentupir o encanamento, produtos de alta toxidez so utilizados, o que aceleram a degradao do meio ambiente. Como o leo no se mistura com a gua, o mesmo se mantm na superfcie dos rios, dificultando a entrada de luz e oxigenao da gua, contribuindo para a dizimao da biodiversidade aqutica.

O leo de cozinha tambm no deve ser jogado no solo, pois, o leo contribui para a sua impermeabilizao, dificultando a infiltrao da gua, favorecendo a ocorrncia de enchentes. O leo tambm entra em decomposio, liberando o gs metano, o que agrava o efeito estufa. Preocupado com essa situao, a empresa GRANDE RIO RECICLAGEM AMBIENTAL, propicia uma alternativa no destino ao reuso do leo de fritura, realizando sua coleta e reciclagem.

VANTAGEM ECONOMICA

Aps o uso do leo, o mesmo torna-se inutilizvel, logo, ter uma possibilidade de ganho de capital bem vantajoso tendo em vista o desuso do material em questao. fornecedor poder trocar por um detergente Biobrilho 500ml, logo, o neggcio torna-se interessante,e quanto maior a quantidade armazenada, maiores so as possibilidades de troca. Na troca de 4L, pode-se trocar por um multiuso Barra, e, pode-se at conseguir, armazenando 50L, 3 desinfetantes, 1 lava roupas, 2 sabes pastosos 3 multiusos e 6 detergentes. Como demostrado, o participante consegue lucrar a partir de um produto a princpio com destino imprprio e de valor irrisrio. Ao receber o produto dos participantes, a empresa possuir a matria prima para a produo de sabes e biodiesel, o que se traduz em lucratividade, alm do apelo scioambiental.

Vantagem Social

A educao ambiental a principal efeito social deste projeto. Ao realiz-lo junto associaes, favorecido a conscientizao coletiva sobre esta questo, difundindo o conhecimento e prticas propostas.

Vantagem poltica A poltica de conservao ambiental est sendo estimulada pela vinda da empresa, assim como a de aproximao de ideais sociais antes pouco estimulados no municpio, assim como para os conselhos, o que cria inter-relaes que favorecem o crescimento scio-econmico-ambiental da regio, ajudando a somar o dever cidado-consciente comprometido com a conservao dos recursos naturais.

Oportunidades Adicionais a serem aproveitadas A oportunidade de promover maior conscientizao popular quanto a importncia da reciclagem e conservao ambiental.

Problema a ser resolvido Destino do leo utilizado em cozinha

- Vantagem Estratgica (comprar ou alugar?): OBS: Material cedido pela empresa Quais as solues alternativas?

A- Construo de ETA B- Intruo do produtor quanto a produo de sabo C- Contrato de outra empresa

Quais as vantagens da soluo proposta em relao s solues alternativas?

a- Tratamento das nascentes degradadas, tratamento dos cursos dgua. b- Gerao de renda para produtor, economia com produtos de limpeza, conservao ambiental c- Poltica com outras empresas.

You might also like