You are on page 1of 8

Maria Elizabete Coelho Felix Turma: 3 A Janete

Relatrio
Fsica Experimental

Fortaleza - Setembro de 2013

Objetivo
- Determinao da velocidade do som no ar como uma aplicao de ressonncia.

Material
- Cano de PVC com mbolo; -Diapaso com frequncia conhecida; - Martelo de borracha; - Termmetro digital; - Paqumetro; - Trena.

Introduo terica
Ressonncia um fenmeno que acontece quando um sistema fsico recebe energia por meio de excitaes de frequncia igual a uma ou mais de suas frequncias naturais de vibrao. Assim, o sistema fsico passa a vibrar com amplitudes cada vez maiores. Cada sistema fsico capaz de vibrar possui uma ou mais frequncias naturais, isto , que so caractersticas do sistema, mais precisamente da maneira como este construdo. Como por exemplo, um pndulo ao ser afastado do ponto de equilbrio, cordas de um violo ou uma ponte para a passagem de pedestres sobre uma rodovia movimentada.
Figura 1 Amplitude de ocislao quando corpo recebe uma frequncia igual a uma de suas frequncias naturais.

No experimento, utilizamos um cano de PVC com um mbolo, que permitisse que o comprimento da coluna de ar pudesse ser alterado. As ondas sonoras que entravam e as que saiam produziam uma onda estacionria com pontos de interferncia construtivas e destrutivas, chamados ns e ventres. Colocamos o diapaso na boca do cano e variamos o comprimento do cano e, assim, variamos a coluna de ar que entrava no cano, houve um momento em que a intensidade do som foi mxima. Notaram-se as seguintes caractersticas: Ao continuarmos aumentando a distncia do mbolo em relao boca do cano, vimos que houve outro mximo e percebeu-se que a intensidade do som foi mais reforada quando no mbolo encontra-se um n. Por meio da propriedade de interferncia calculamos que: V = (h2-h1) f (Equao 1)

Obs.: O ventre que se forma na boca do cano no se localiza exatamente nessa posio, e sim um pouco acima, cerca de 60% do raio interno do cano. Esta distncia conhecida como correo de extremidade. Devido a esta correo, a distncia h1 ser um pouco menor que /4. Entretanto, a distncia entre dois ns consecutivos ser sempre igual a /2.

Procedimento
1- Anotou-se a frequncia do diapaso: F = 440 Hz 2- Golpeou-se a diapaso com o martelo de borracha e colocou-o vibrando prximo da boca do cano de PVC. 3- Mantendo o diapaso vibrando na boca do cano, movimentou-se o mbolo de modo a aumentar o comprimento da coluna de ar no cano. Ficou-se atento intensidade sonora. Quando a intensidade atingiu um mximo mediu-se o comprimento h1 (mediu-se diretamente a cavidade dentro do cano). 4- Fazendo rodzio nas atividades de cada estudante para permitir medidas independentes, repetiu-se o procedimento de modo a obter h2 e h3. Os dados esto na Tabela 1.
h1 (cm) h2 (cm) h3 (cm) Estudante 1 Estudante 2 Estudante 3 18,2 57,2 100,8 20,0 54,6 102,3 16,3 53,4 99,1 Tabela 1 Medidas individuais e valores mdios. Mdia (cm) 18,17 55,07 100,7

5- Anotou-se a temperatura ambiente: TA = 26,9 6- Mediu-se o comprimento mximo que a coluna de ar pode ter no cano utilizado: hMX = 110,5 cm 7- Mediu-se, com o paqumetro, o dimetro interno do cano: dint = 47,35 mm 8- Calculou-se o valor mdio de h1 com correo de extremidade: h1 = 18,312 mm

Questionrio
1- Determine a velocidade do som:
A partir dos valores mdios de h1 (sem correo) e h2 A partir dos valores mdios de h1 (com correo) e h2 A partir dos valores mdios de h2 e h3 V (m/s) 324,7 323,5 401,5

2- Calcule a velocidade terica, utilizando a equao termodinmica onde T a temperatura ambiente, em graus centesimais. V = 331 + T V = 348,9 m/s 3- Determine a velocidade do som pela mdia dos ltimos trs valores da questo 1. V = (V1 + V2 + V3)/3 V = (324,7 + 323,5 + 401,5)/3 V = 349,9 m/s 4- Calcule o erro percentual entre o valor da velocidade de propagao do som no ar obtido experimentalmente (questo 3) e o calculado teoricamente (questo 2). Ep = (349,9-348,9)/349.9 x 100 Ep = 0,286 % 5- Quais as causas provveis dos erros cometidos? Erros nas medidas das distncias, tanto devido ao manuseio errado do equipamento como devido a dificuldade de ouvir os mximos por causa do barulho da sala. 6- Ser possvel obterem-se novos mximos de intensidade sonora, alm dos trs observados, para outros comprimentos da coluna de ar dentro do cano? No possvel, pois a diferena mdia entre dois mximos de aproximadamente 40 cm, assim o prximo ocorreria em 140 cm, contudo o comprimento do cano s 110 cm. T = 26,9 C

7- Quais seriam os valores de h1, h2, h3 se o diapaso tivesse a frequncia de 880 Hz? De V = . f, temos que = 0,369m. Como h1 = /4, h1=0,092m. De V = (h2-h1) f, temos que h2 = 0,461m. De V = (h3-h2) f, temos que h3 = 0,917m.

Concluso
Nessa prtica, pde-se determinar a velocidade do som no ar utilizando a ressonncia, que um fenmeno no qual um sistema fsico recebe excitaes de frequncia igual a uma de suas frequncias naturais e passa a vibrar com a frequncia considerada. As velocidades do som obtidas neste experimento por meio da ressonncia diferiram da velocidade convencional, isso se deve a possveis erros ocorridos na hora do experimento, como a leitura errada da distncia que ocorreu o som mximo, devido principalmente dificuldade de ouvi-lo, por causa do barulho da sala e do barulho dos experimentos vizinhos. Contudo o valor no foi muito discrepante validando, assim, o experimento. J a velocidade o som no ar obtida por meio a temperatura se manteve a mais fiel de todas. Mais uma vez a teoria relacionada e aproximada prtica e o experimento foi bemsucedido.

Bibliografia
Ressonncia. Disponvel em: < http://www.infoescola.com/fisica/ressonancia/>. Acesso em setembro de 2013. Halliday, D., Resnick, D.. Fundamentals of Physics Third edition extended. WILEY 1988. Dias, N. L. - Roteiro de prticas de fsica.

You might also like