You are on page 1of 2

A Vida Mgica da Sementinha, de Alves Redol

Breve resumo A Sementinha ficou vrios meses numa arca com os seus amigos bagos. Maria Rita retirou-os do seu aposento e colocou-os num tabuleiro para os escolher. Nessa altura, a Sementinha foi raptada pelo Rouxinol vagabundo, que a levou para o seu ninho. Depois, levou-a para a sua aula de msica, onde foi roubada por um pardal, que, mais frente, a deixou cair. O Amarelo de Barba Preta, um dos bagos, contou Sementinha a histria dos seus avs, mas no a acabou, porque veio o Antnio Seareiro. Logo a seguir, a Sementinha ficou sobre o poder da Terra Feiticeira. Tinha sido plantada. Comearam a crescer-lhe a raiz, o caule e as folhas. A Sementinha, tonta como era, pensou que seria bola, vaca leiteira, Rouxinol, cavalo, avio Mais tarde, j crescida, viveu muitas aventuras, entre elas uma tempestade terrvel. A Sementinha pensava que ia morrer, porque as razes mineiras estavam a apodrecer e no conseguiam encontrar mais alimento, mas o Sol e o Vento Bonanoso salvaram-na. Quando lhe nasceram os gros de trigo, a Sementinha foi esquartejada e as pequenas sementes, nomeadamente a Asa de Corvo, saram me, muito curiosas.

um texto clssico da literatura portuguesa para a infncia, esta histria do trigo, da autoria de Alves Redol, constitui uma referncia obrigatria pela forma como o autor, num discurso aparentemente simples e acessvel, cruza uma multiplicidade de temas e apela a uma distribuio mais justa da riqueza. A pequena sementinha que protagoniza a narrativa, tal qual uma herona de um conto de fadas, vive muitas aventuras at se transformar em planta e, novamente, em gro. Entre o espanto e o receio, so muitas as surpresas que a sua vida lhe reserva, pormenorizadamente descritas, desde que o semeador a retira da arca onde estava guardada com outras companheiras. Mesmo antes de cair na terra, o seu destino leva-a a ser roubada por um rouxinol cantor, por quem se apaixona, e depois por um pardal faminto que a tenta devorar, quase interrompendo o ciclo de vida que a aguarda. O seu carcter especial, capaz de amadurecer antes de todas as outras sementes, impede-a de se transformar em farinha e depois em po, como acontece com outras sementes com quem partilha da terra, e em alimento, matando a fome aos trabalhadores que, rdua e alegremente, cuidam dos campos. Em vez disso, ser alvo de estudos e de experincias, num elogio da cincia e das suas capacidades que o autor reserva para o final da narrativa, manifestando nela a sua esperana do fim da fome atravs da abundncia de farinha.

Em alguns momentos, tambm em resultado da proximidade temporal e ideolgica dos seus autores, podem ser estabelecidas pertinentes analogias quer com A Menina Gotinha de gua (1963), quer com O Cavalo das Sete Cores (1977), ambas obras de Papiniano Carlos, no s pela sugesto enrgica que caracteriza os textos, assumidamente dinmicos, plenos de vida a brotar de forma quase pujante, mas tambm pelo modo, quase ingnuo para o leitor contemporneo, como revelam uma esperana ilimitada na cincia, espcie de panaceia universal para os males do mundo. Combinando poesia e cincia, a obra recria o ciclo do gro de trigo, sem esquecer de narrar a sua histria desde as origens mais remotas, dando conta do seu relevo na alimentao humana, mas tambm do seu contributo para a evoluo da humanidade. Ao leitor adulto no escaparo, ainda, as aluses mais ou menos explcitas realidade social e econmica contempornea da escrita do texto, como o caso da meno fome e s duras condies de vida dos trabalhadores agrcolas, dependentes de contingncias climticas.

You might also like