You are on page 1of 3

JUSTIA: O QUE FAZER A COISA CERTA?

? Roger Moko Yabiku1 Daniela Ribeiro Coutinho Santos2 Larcio da Costa Veloso3 Diogenes Bertolino Brotas4

Qual o curso mais popular e concorrido da Universidade de Harvard? A resposta a essa pergunta surpreendente : o de Filosofia, com o tema justia, de Michael J. Sandel. Em 20 anos, cerca de 15 mil alunos freqentaram o curso, que virou uma srie de 12 episdios e chega agora s livrarias em formato de livro. Justia o que fazer a coisa certa (349 pginas), publicado no Brasil pela editora Civilizao Brasileira, contextualiza as idias de pensadores como Aristteles, Jeremy Bentham, Immanuel Kant, John Stuart Mill, Robert Nozick e John Rawls para a atualidade. Trata-se de uma exposio interdisciplinar que questiona o livre mercado, a democracia, o aborto, o casamento homossexual, imigrao, a ortotansia, a igualdade formal do Direito e a desigualdade compensatria, o conflito entre o interesse pblico e o interesse privado, entre outros assuntos polmicos, s luzes do rigor do debate filosfico. Sandel desvenda conceitos e interesses utilizados em nome da justia, sob o vis de diversas doutrinas. Num dos captulos, sobre o utilitarismo de Jeremy Bentham e de John Stuart Mill, Sandel discorre sobre at que ponto o bem-estar geral justifica o sacrifcio de uma minoria. Assim, a morte de uma pessoa para salvar trs outras, dentro de determinadas circunstncias, seria aceitvel. Instigante, no? Posteriormente, escreve sobre o libertarianismo, uma corrente de

pensamento contrria a qualquer tipo de opresso representada pelo Estado


1

ROGER MOKO YABIKU advogado, jornalista e professor universitrio. Bacharel em Direito e Jornalismo, Graduado pelo Programa Especial de Formao Pedaggica de Professores de Filosofia, Ps-Graduado (MBA) em Comrcio Exterior, Ps-Graduado em Direito Penal e Direito Processual Penal e Mestre em Filosofia (tica). e-mail: ryabiku@adv.oabsp.org.br
2 3

Professora de Direito Civil e Mestre em Direito Constitucional.

Especialista em Direito Penal; Doutorando em Direito Penal (UBA). Coordenador do curso de Direito do Centro Universitrio Nossa Senhora do Patrocnio, onde leciona Direito Processual Penal (CEUNSP).
4

Especialista em Direito Tributrio pela Universidade de Sorocaba UNISO, Mestrando em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES, Professor no Centro Universitrio Nossa Senhora do Patrocnio CEUNSP (Salto/SP) e Procurador Autrquico.

interventor. De acordo com Sandel, um dos seus principais expoentes dessa doutrina, Robert Nozick, se as desigualdades econmicas no decorrerem de coao ou de fraude, elas so justas pois se originam de escolhas realizadas numa economia de livre mercado. Sob esse prisma, do libertarianismo, ningum obrigado a ajudar o prximo, o indivduo proprietrio do seu corpo e poderia disp-lo da maneira que bem entendesse, inclusive, vender suas partes. O propsito, explica Sandel, no importante, mais o direito de dispor aquilo que seu da maneira como quiser. Fazer o que certo simplesmente pelo fato de ser a coisa certa a fazer, sem se inclinar sentimentalmente, mas agir por puro dever, segundo a lei moral. Esta a doutrina de Immanuel Kant, exposta por Sandel. Seguir as normas o principal a ser feito, no necessariamente os resultados. Em seguida, Sandel disserta sobre a obra de John Rawls, autor americano que retoma a teoria do contrato social, com ponto de partida numa situao de equidade, algo semelhante a uma situao de igualdade formal (de Direito) em conjunto com uma situao de igualdade material (de fato). A justia, para Rawls, seria regida por princpios que garantissem as liberdades bsicas para todos (expresso, religio, pensamento, entre outras), a distribuio equitativa de renda e riqueza e que permitissem a desigualdade econmica e social s se esta beneficiar os mais desamparados da sociedade. A ao afirmativa (ou desigualdade compensatria), tratar de maneira desigual os desiguais, buscando dar-lhes igualdade outro tema abordado por Sandel. A questo do mrito desenvolvida por Aristteles tambm vista por Sandel. Para o filsofo da Antiguidade grega, justia era honorfica, ou seja, estava relacionada a virtudes que deveriam ser honradas ou recompensadas. Em portugus claro: dar a cada um o que seu, de acordo com seus merecimentos. Num tom mais personalista, Sandel, nos dois ltimos captulos, escreve sobre a lealdade e o bem comum. Como pedir que os cidados abandonem convices morais e religiosas pessoais para entrar na esfera pblica? Isso promoveria tolerncia, ou a intolerncia? A sociedade tem o direito de interferir na orientao sexual das pessoas, ou mesmo proibir o casamento de pessoas do mesmo sexo? Estes so alguns dos temas palpitantes que encerram o livro.

Justia o que fazer a coisa certa um grito contra a mesmice , um esclarecimento terico que ilumina a mesmice preconceituosa do cotidiano. Por isso, vale a pena l-lo, ou assistir os episdios da srie no site www.justiceharvard.org .

You might also like