You are on page 1of 46

Lista de exerccios UNEMAT-Geografia (anos 2006 a 2010)

No necessria a resoluo dos exerccios. Essa lista foi feita com o intuito de servir como treino para quem se interessar em conhecer um pouco mais o vestibular de Geografia da UNEMAT. Em cada final de prova, consta o respectivo gabarito.

UNEMAT 2010/01
QUESTO 31 Por regionalizao entende-se a diviso de um espao ou territrio em unidades que apresentam caractersticas que as individualizam (Terra e Coelho, 2005). A respeito da diviso regional brasileira, proceda a correspondncia. I- Natural II- Homogneas III- Geoeconmicas IV- Quatro Brasis ( ) Nessa diviso, os limites das regies no coincidem com a dos Estados. Isso significa que um estado, dependendo de suas caractersticas, pode ter parte de seu territrio numa regio e parte em outra, como o caso de Mato Grosso. ( ) Essa diviso prope a regionalizao do Brasil em quatro regies. O critrio principal definido nessa nova regionalizao foi do meio tcnico-cientficoinformacional, isto , a informao e as finanas esto irradiadas de maneiras desiguais e distintas pelo territrio brasileiro. Nela, Mato Grosso apresenta uma agricultura globalizada (moderna, mecanizada e produtiva). ( ) Nesta diviso, uma determinada rea geogrfica passa a ser caracterizada segundo um ou mais aspectos naturais. Nesta, Mato Grosso juntamente com Mato Grosso do Sul, Gois e Minas Gerais compunham a regio Centro-Oeste. ( ) Define-se pela combinao e predominncia de aspectos naturais, sociais e econmicos da regio. Apesar de no haver uma delimitao precisa dos elementos fsicos e humanos entre uma regio e outra, o IBGE utilizou a delimitao poltico-administrativa. Nesta existem dois nveis hierrquicos bsicos: as micro e macrorregies. Na classificao de macrorregio, o estado de Mato Grosso integra a regio Centro-Oeste. Assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. a. III, I, IV, II b. II, I, IV, III c. I, II, III, IV d. IV, III, II, I e. III, IV, I, II

QUESTO 32 A interveno humana em sistemas hidrogrficos normalmente produz efeitos diretos e colaterais. Assim, a alterao do canal de um rio por aprofundamento ou alargamento pode provocar: a. o aumento da evaporao e mudanas no micro clima local. b. a alterao da velocidade da gua e conseqente eroso e sedimentao. c. a mistura de guas quimicamente diferentes. d. a interrupo dos processos de escoamento superficial. e. a elevao do perfil de equilbrio do rio. QUESTO 33 Segundo Ross (1995), o relevo brasileiro apresenta grande variedade morfolgica, decorrente, principalmente, da ao de agentes externos, sobre os agentes internos. Os agentes externos que mais participam da formao do relevo so: a. abalos ssmicos e vulces. b. as erupes vulcnicas do passado e os raios solares. c. a eroso e umidade. d. o clima (temperatura, ventos, chuvas) e os rios. e. as intempries e a ao antrpica. QUESTO 34 Considere as seguintes afirmaes sobre a populao brasileira. I. A taxa de fecundidade e, consequentemente, de natalidade, vem declinando acentuadamente nas ltimas dcadas. II. Tem, gradativamente, aumentado a esperana de vida. III. O percentual de idosos em nosso Pas mais elevado que em naes desenvolvidas. IV. Apresenta, nestas ltimas dcadas, reduo da taxa de fertilidade. Assinale a alternativa correta. a. Apenas II, III e IV esto corretas. b. Apenas I e III esto corretas. c. Apenas I, III e IV esto corretas. d. Apenas I, II e IV esto corretas. e. Apenas III e IV esto corretas.

QUESTO 35 O mundo moderno conta com o transporte por meio de dutos. Esse sistema foi desenvolvido, principalmente, para transportar longa distncia dois produtos muito importantes para a economia no final do sculo XX. Assinale a alternativa correta que apresenta esses produtos. a. O carvo e o gs natural. b. O petrleo e o carvo. c. O gs natural e o urnio. d. O nquel e o petrleo. e. O petrleo e o gs natural. QUESTO 36 O processo de urbanizao e de industrializao gerou a concentrao das atividades comerciais e dos servios mais importantes em algumas cidades, acumulando capital e poder poltico nesses espaos urbanos, chamados de: a. conurbao. b. metrpoles. c. megalpoles. d. cidades globais. e. rede urbana. QUESTO 37 Analise as proposies sobre Indstria, Turismo e Comrcio em Mato Grosso. I. No contexto da expanso capitalista no Brasil e da diviso regional do trabalho, Mato Grosso sempre teve sua economia baseada no setor primrio, destacando-se como fornecedor de matria-prima para os centros de produo industrial, localizados, principalmente, na regio Sudeste. II. A partir do final da dcada de 1990, o turismo passou a receber maior ateno do poder pblico, porm os resultados tm sido pontuais, pois no h uma continuidade das aes planejadas em cada governo. Ademais, o turismo no integra o planejamento macro de desenvolvimento do Estado, de modo que as aes so executadas de forma isolada das demais que impulsionam os setores da economia. III. Mato Grosso importa mais do que exporta. As importaes so, principalmente, de produtos industrializados, enquanto exporta basicamente produtos primrios. As importaes geralmente so realizadas por empresas multinacionais que operam atravs da bolsa de mercadorias e futuros, que atua no mercado de commodities. IV. As belezas naturais e o patrimnio histrico-cultural representam o grande potencial turstico de Mato Grosso. O Pantanal, o Cerrado e a Amaznia oferecem atrativos naturais que podem ser transformados em produtos tursticos para segmentos que procuram o convvio com a natureza.

Assinale a alternativa correta. a. Apenas I e III esto corretas. b. Apenas I, III e IV esto corretas. c. Apenas I, II e IV esto corretas. d. Apenas III e IV esto corretas. e. Apenas II, III e IV esto corretas

QUESTO 38 Observe o grfico sobre a estrutura ocupacional da fora de trabalho agrcola.

Fonte: Magnoli e Arajo (2005). Com relao ao grfico, todas as alternativas esto corretas, exceto. a. A maior parte dos assalariados agrcolas empregado pela agricultura patronal. b. A agricultura familiar ocupa fora de trabalho quase quatro vezes maior do que a agricultura patronal. c. As estruturas ocupacionais da agricultura familiar e da agricultura patronal so basicamente semelhantes. d. Na agricultura, a modeobra familiar predomina largamente sobre a modeobra constituda por empregados. e. A estrutura ocupacional da agricultura patronal assemelha-se da indstria de transformao, a qual dominada pelos empregados assalariados. QUESTO 39 As metrpoles so o ambiente que mais expressam a interveno humana no meio natural. A figura, a seguir, representa um fenmeno climtico cada vez mais comum nas grandes cidades.

Fonte: Geografia Pesquisa e Ao (2005). Assinale a alternativa que corresponde ao fenmeno representado na figura. a. Chuvas cidas b. Inverso trmica c. Ilha de calor d. Smog e. Efeito estufa QUESTO 40 Considerando os biomas mato-grossenses, assinale a alternativa que indica a seqncia correta dos biomas interceptados pela linha, no sentido NE-SO.

a. Pantanal, Cerrado, Amaznia. b. Amaznia, Pantanal, Cerrado. c. Pantanal, Amaznia, Cerrado. d. Amaznia, Cerrado, Pantanal. e. Cerrado, Amaznia, Pantanal.

Gabarito UNEMAT 2010/01


Questo 31 E Questo 32 B Questo 33 D Questo 34 D Questo 35 E Questo 36 B Questo 37 C Questo 38 C Questo 39 B Questo 40 D

UNEMAT 2009/02
QUESTO 31 Para localizar pontos especficos na superfcie terrestre foram criadas as coordenadas geogrficas. Nesse sentido, analise as afirmativas. I. As linhas imaginrias que servem de base para a localizao de qualquer ponto na superfcie terrestre so os paralelos e os meridianos. II. Os paralelos indicam a longitude e os meridianos, a latitude. III. A longitude varia de 0 a 180, iniciando na linha do Equador. IV. A latitude varia de 0 a 90 e pode ser norte ou sul. V. O meridiano de Greenwich o meridiano principal e divide a terra em dois hemisfrios: ocidental e oriental. Assinale a alternativa correta. a. Apenas I, IV e V esto corretas. b. Apenas I, II e III esto corretas. c. Apenas II, III e V esto corretas. d. Apenas III, IV e V esto corretas. e. Todas as afirmativas esto corretas. QUESTO 32 Na organizao do espao, os homens se relacionam entre si e com a natureza atravs do processo de trabalho. Considerando estas relaes a partir da Revoluo Industrial, correto afirmar. a. A sociedade moderna domina e transforma a natureza de acordo com os interesses polticos e econmicos de todas as classes sociais. b. Para compreender as relaes sociedade-natureza suficiente o estudo dos elementos naturais.

c. Com a expanso do capitalismo, ocorreram mudanas na organizao da sociedade que se caracterizam por apresentar pequenos contrastes. d. Na sociedade capitalista, fundamentada na propriedade privada dos meios de produo, a natureza e os espaos produzidos se transformam em mercadorias. e. Na relao sociedade-natureza, o desenvolvimento cientfico e tecnolgico tem forte influncia nas transformaes espaciais que so marcadas por forte equilbrio ecolgico.

QUESTO 33 A luta pela terra no Brasil existe h dcadas e j fez vrias vtimas entre trabalhadores rurais, ndios, pessoas ligadas Igreja e outros. Entre as principais razes dos conflitos de terras no Brasil, correto afirmar. a. A utilizao intensiva de mo de obra permanente onera o grande produtor. b. H concentrao da propriedade da terra nas mos de poucos e ausncia de reforma agrria efetiva. c. A diviso excessiva da terra em pequenas propriedades dificulta o aumento da produo. d. A disputa pelas poucas reas frteis em nosso territrio tpica de terras montanhosas. e. A perda do valor da terra agrcola se d pelo crescimento da industrializao. QUESTO 34 Cotidianamente, sees de classificados em jornais e placas afixadas em imveis urbanos ofertam moradias para venda ou locao. Isso mostra que o problema da moradia no Brasil ainda exige soluo. Sobre o tema, correto afirmar. a. O problema de moradia nas cidades brasileiras tem origem na procura que maior que a oferta, ocasionando aumento no preo dos imveis. b. Como em qualquer sociedade ps-moderna, o ritmo da construo de casas lento em relao demanda por compra e locao, ocasionando o problema de moradia. c. A alta densidade populacional das cidades, os baixos salrios da maioria da populao e a apropriao do solo como mercadoria dificultam o acesso moradia. d. O problema da moradia no Brasil foi equacionado e um dos fatos que comprovam tal afirmao a permanente oferta deste bem para as diferentes classes sociais. e. O problema da moradia no Brasil insolvel, pois oferta e demanda esto espacializadas em diferentes lugares.

QUESTO 35 O final do sculo XX revelou novas tendncias, dentre as quais a globalizao e o processo de formao dos blocos econmicos. Sobre o processo de globalizao, correto afirmar. a. O Brasil, por pertencer ao Mercosul, tem tido problemas nas relaes comerciais com os pases platinos. b. Os EUA, em seu desejo de se fazerem aceitar no NAFTA, tem menosprezada sua participao na Organizao do Tratado do Atlntico Norte. c. A globalizao, na medida em que obriga os pases a se abrirem dentro do seu bloco, fora-os a procurar a modernizao como forma de sobrevivncia. d. A busca pela sua entrada na cultura da globalizao fez com que o Brasil redobrasse os esforos para aumentar o dficit comercial. e. A formao de grandes blocos econmicos, como o NAFTA, Mercosul, Comunidade Europia e outros, tem inibido os movimentos nacionalistas separatistas no mundo.

QUESTO 36

Fonte: www.mundosites.net/geografia/mapas Um dos fatores mais decisivos na caracterizao do clima de uma regio a atuao das massas de ar, porque emprestam suas caractersticas ao tempo e ao clima dos lugares em que circulam. As zonas climticas brasileiras so influenciadas pela atuao de cinco massas de ar. Diante do exposto, analise o mapa e assinale a alternativa correta. a. Massa Equatorial (mEc) uma massa quente e instvel, origina-se na Amaznia Ocidental e atua sobre todas as regies do pas.

b. Massa Equatorial Atlntica (mEa) fria e mida, e originria no Atlntico Sul, atua na regio litornea do sul. c. Massa Tropical Atlntica (mTa) uma massa quente e mida, origina-se no Atlntico Norte e atua somente no litoral do Nordeste. d. Massa Polar Atlntica (mPa) forma-se no Atlntico Sul, uma massa quente e mida e atua somente nos estados sulinos do Brasil. e. Massa Tropical Continental (mTc), originada na depresso do Chaco, fria e seca e atua basicamente em sua rea de origem. QUESTO 37 A ideia de desenvolvimento sustentvel tem sido cada vez mais discutida no mbito das questes que se referem ao crescimento econmico. De acordo com esse conceito, considera-se que: a. o meio ambiente fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocvel. b. os pases subdesenvolvidos so os nicos que praticam essa ideia, pois, pela sua baixa industrializao, preservam melhor o meio ambiente do que os pases ricos. c. dada a oposio entre desenvolvimento e proteo ao meio ambiente, inevitvel que os riscos ambientais sustentem o crescimento econmico dos povos. d. deve-se buscar uma forma de progresso socioeconmico, utilizando-se dos recursos disponveis no ambiente, sem compromete-lo. e. as riquezas acumuladas nos pases ricos durante a expanso colonial devem hoje sustentar o crescimento econmico dos povos. QUESTO 38 A Amaznia uma rea em evidncia pela sua questo ecolgica, ou pela riqueza de seus recursos minerais. Com base nesse enunciado, analise os itens. I. A Amaznia banhada pela maior bacia hidrogrfica da terra, a Bacia Amaznica. II. A Floresta Amaznica o elemento natural que melhor caracteriza a Amaznia, ou seja, uma vegetao sempre verde, densa, intricada, que reflete o clima quente e mido (equatorial), rica em espcies vegetais e animais. III. Os solos amaznicos so de alta fertilidade devido concentrao de matria orgnica e ao tempo de formao. IV. A Amaznia uma regio natural que ocupa parte do territrio de vrios pases, entre eles, Brasil, Suriname, Venezuela, Colmbia etc. V. A maioria das cidades da Amaznia localiza-se s margens dos rios, principais vias de transporte na regio. Assinale a alternativa correta.

a. Todos os itens esto corretos. b. Somente I e V esto corretos. c. Somente II e III esto corretos. d. Nenhum dos itens est correto. e. Somente I, III e IV esto corretos. QUESTO 39 Os recursos hdricos so essenciais para a vida no planeta; a sobrevivncia dos homens, animais e plantas depende desse recurso natural. Nesse sentido, analise os itens sobre a hidrografia mato-grossense. I. Apresenta uma densa e importante rede fluvial com rios que pertencem a trs das maiores bacias hidrogrficas brasileiras: Bacia Amaznica, Bacia Platina e Bacia do Tocantins. II. Apresenta rios de planalto com cachoeiras e corredeiras que se tornam mais numerosas medida que se dirigem para o Norte, onde as rochas do embasamento cristalino esto mais expostas. III. No possui grandes lagos, mas lagoas de eroso pluvial e de barragem fluvial, notadamente do Pantanal. IV. O principal divisor de guas em Mato Grosso o Planalto dos Parecis, que ocupa toda a poro centro-norte do territrio, estendendo-se de leste a oeste at os limites de Rondnia, dividindo as guas que correm para a Bacia Amaznica, Platina e do Tocantins. V. Dentre os rios que atravessam o territrio mato-grossense, destacam-se o Paraguai, o Araguaia e o Xingu, alm de outros. Assinale a alternativa correta. a. Somente I e II esto corretos. b. Somente II, III e IV esto corretos. c. Somente I, II, III e V esto corretos d. Todos os itens esto corretos e. Nenhum dos itens est correto.

QUESTO 40 Analise a figura e os itens abaixo.

Fonte: Magnoli Demtrio e Regina Arajo. Geografia Geral e do Brasil. 2005, p. 82. I. No solstcio de vero do hemisfrio sul, os raios solares incidem perpendicularmente ao trpico de Capricrnio. II. O hemisfrio norte, em 21 de dezembro, recebe mais insolao, ocasionando dias mais curtos e as noites mais longas. III. No solstcio de vero do hemisfrio norte, o sol incide perpendicularmente ao trpico de Cncer. IV. A distribuio da insolao na superfcie terrestre condicionada pelos movimentos da terra no espao. V. No hemisfrio norte, em 21 de junho, inicia-se o inverno. Assinale a alternativa correta. a. Somente I e II esto corretos. b. Somente I, III e IV esto corretos. c. Somente II, III e V esto corretos d. Todos os itens esto corretos e. Nenhum dos itens est correto.

Gabarito UNEMAT 2009/02


Questo 31 - A Questo 32 - D Questo 33 - B Questo 34 - C Questo 35 - C Questo 36 - A Questo 37 - D Questo 38 - A Questo 39 - D Questo 40 - B

UNEMAT 2009/01
QUESTO 31 Vesentini (2005) denomina a bacia hidrogrfica como uma rea abrangida por um rio principal e sua rede de afluentes (e subafluentes). Nesse sentido, podese identificar 05 (cinco) bacias hidrogrficas principais em todo o territrio brasileiro: a Amaznica, a do Tocantins, a do So Francisco, a do Paran e a do Uruguai. Com relao ao potencial hidrulico dessas bacias, assinale a alternativa correta. a. O potencial hidrulico da bacia Amaznica hoje considerado o mais elevado do pas, superior ao da bacia do Paran, apesar desta ltima possuir um melhor aproveitamento com relao construo de usinas hidreltricas. b. A bacia Amaznica possui inmeras usinas hidreltricas, sendo a de Tucuru a principal, a maior e a mais importante de toda a regio norte do Brasil. c. A bacia do Uruguai, por estar localizada em uma regio de planalto, tem seus rios intensamente utilizados como fonte de energia, abrigando as usinas hidreltricas de Paulo Afonso, Trs Marias, Sobradinho e Xing. d. A bacia do Tocantins abriga o principal complexo de usinas hidreltricas do pas, como Garibaldi, Socorro, Ira, Pinheiro e Machadinho, todas localizadas na regio Central e Nordeste do Brasil. e. O potencial hidrulico da bacia do Paran, na atualidade, considerado o maior do pas e, ainda assim, abriga poucas hidreltricas e constitui-se num bem nacional a ser explorado no futuro. QUESTO 32 Dividir o espao em reas (regies) uma das tcnicas para melhor entender, explicar e planejar o espao terrestre. Nesse contexto, insere-se a diviso do territrio brasileiro em espaos geogrficos regionais, constituindo-se em um srio problema. Com base no enunciado, analise as assertivas. I. A mais conhecida das divises regionais do Brasil a diviso oficial do IBGE que, formulada em 1967, estabeleceu para o Brasil cinco macrorregies: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. II. A diviso oficial do IBGE, em cinco macrorregies, bastante rigorosa do ponto de vista cientfico, permitindo, em escala nacional, maior eficincia para entender a ligao e a interdependncia entre as diversas pores do territrio brasileiro. III Outra diviso regional do espao brasileiro a que reconhece trs grandes complexos e/ou unidades regionais: a Amaznia como fronteira de expanso agrcola e de povoamento; o Nordeste como regio com problemas de ordem social e o Centro-Sul como rea mais dinmica. IV. A diviso do espao brasileiro em regies geoeconomicas como Amaznia, Nordeste e Centro-Sul atende apenas critrios poltico-administrativos que coincidem com as fronteiras estaduais.

Assinale a alternativa correta. a. Apenas I est correta. b. Apenas I, II e III esto corretas. c. Apenas III e IV esto corretas. d. Apenas II, III e IV esto corretas. e. Apenas I e III esto corretas. QUESTO 33 A poluio do ar atmosfrico, principalmente nos grandes centros urbanos, causam impactos ambientais em diferentes escalas: local, regional e at mesmo global. Alguns desses impactos so bastante conhecidos pelos moradores das principais metrpoles mundiais, como inverso trmica, ilhas de calor, chuva cida, efeito estufa e a destruio da camada de oznio. Com base nesse enunciado, assinale a alternativa correta. a. Os principais impactos observados, apenas em escala local, so o efeito estufa e a destruio da camada de oznio. b. Em escala global destacam-se a inverso trmica, as ilhas de calor e as chuvas cidas. c. As ilhas de calor so comuns nas grandes cidades e tambm em reas com muitas edificaes e indstrias, onde as mdias trmicas das reas centrais so mais altas que na periferia ou na zona rural (reas pouco edificadas). d. A inverso trmica um fenmeno que ocorre apenas nas grandes cidades. Ela ocorre em virtude da grande concentrao de prdios que impedem a circulao do ar. e. A chuva cida um fenmeno que ocorre apenas nas reas de baixa latitude, pouco desenvolvidas e que apresentam os maiores ndices pluviomtricos do planeta, a exemplo da Amaznia brasileira. QUESTO 34 A cartografia a cincia que determina os mtodos e as tcnicas que so utilizadas para a representao da superfcie terrestre (o espao). No que se refere localizao no espao geogrfico, utilizam-se, especificamente, sistemas de coordenadas que permitem identificar e representar, por meio de mapa, quaisquer elementos e/ou fenmenos espaciais. Com base nesse enunciado, analise as assertivas. I. Os paralelos so linhas imaginrias traadas paralelamente ao equador, crculo mximo que divide a terra em dois hemisfrios: Norte ou Setentrional e Sul ou Meridional. II. Os meridianos so linhas imaginrias que cortam perpendicularmente os paralelos e vo de um plo a outro, todos com o mesmo comprimento. III. Os paralelos e meridianos determinam a latitude e a longitude, respectivamente, e so conhecidas tambm como coordenadas geogrficas. Atravs destas, pode-se determinar a sua exata localizao na superfcie terrestre.

IV. A latitude a distncia, medida em graus, de qualquer lugar da superfcie terrestre ao equador. J a longitude a distncia, medida em graus, de qualquer lugar da Terra ao meridiano de Greenwich. Assinale a alternativa correta. a. Apenas I, III e IV esto corretas. b. Apenas II e III esto corretas. c. Todas esto corretas. d. Apenas a I est correta. e. Apenas a III est correta. QUESTO 35 At o ano de 1989, o mundo vivia no clima da Guerra Fria, caracterizado por uma ordem mundial bipolar ou um sistema de polaridades definidas. A partir de ento, ocorreram vrios acontecimentos, transformando esse sistema de polaridades definidas num sistema de polaridades indefinidas de multipolario econmica do mundo. Esses acontecimentos beneficiaram o capitalismo, que se mundializou, globalizou-se e universalizou-se, invadindo espaos geogrficos que, at ento, encontravam-se sob regimes de economias centralmente planificadas (experincias socialistas). Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) A segunda Guerra Mundial. ( ) A queda do muro de Berlin. ( ) O fortalecimento do capitalismo em sua forma atual, ou seja, o neoliberalismo. ( ) O grande desenvolvimento cientfico e tecnolgico ou Terceira Revoluo Industrial ou Tecnolgica. ( ) A expanso martimo-comercial europia nos sculos XV e XVI. ( ) A segunda Revoluo Industrial nos Estados Unidas da Amrica. Assinale a seqncia correta. a. Todas so verdadeiras. b. V F F F V V. c. F V F V F V. d. F V V V F F. e. Todas so falsas. QUESTO 36 Em se tratando da urbanizao no Estado de Mato Grosso, correto afirmar. a. A partir da segunda metade da dcada de 1960, houve um crescimento significativo da populao de Mato Grosso, o que corroborou para o surgimento de novos municpios e para a modernizao das cidades mato-grossenses.

b. A formao do espao urbano mato-grossense iniciou-se em meados do sculo VI, no mesmo perodo do atual Estado de Gois. Os primeiros municpios que surgiram foram Rondonpolis, Cuiab e Cceres. c. O final do sculo XIX e a primeira dcada do sculo XX representam o perodo de maior incremento populacional do Estado de Mato Grosso, tempos estes marcados por um processo migratrio intenso e pela modernizao da maioria das cidades mato-grossenses. d. A ocupao e a urbanizao do Estado de Mato Grosso, durante os sculos VII e VIII, ocorreram devido s facilidades de acesso ao Estado, principalmente, em funo do sistema de transportes da poca. e. A urbanizao do Estado de Mato Grosso teve seu apogeu na primeira metade do sculo XX e, aps esse perodo, o Estado tem apresentado baixos ndices de crescimento populacional e urbano.

QUESTO 37 Nos limites territoriais de Mato Grosso esto contidos partes significativas de trs importantes domnios biogeogrficos brasileiros. Estes apresentam diversidade de paisagens que, segundo Schwenk (2005), so decorrentes das variaes climticas ao longo do ano em funo da atuao dos diversos sistemas atmosfricos e das interaes entre a superfcie e a atmosfera. O principal domnio biogeogrfico ocupava originalmente mais de 50% do territrio matogrossense; o segundo, em torno de 40% e o terceiro ocupa cerca de 7% da rea total do Estado. A que domnios biogeogrficos o texto se refere respectivamente? a. Cerrados Florestas Pantanal b. Florestas Cerrados Pantanal c. Pantanal Cerrados Florestas d. Campos limpos Florestas Cerrados e. Florestas Pantanal Cerrados

QUESTO 38 Segundo Adas (2004), estamos vivendo um perodo em que o conhecimento e o saber se tornam o grande diferencial na economia mundial, conferindo poder a quem tem seu domnio. [...] a sociedade que no reconhecer esse fato e no investir em qualificao de seus recursos humanos ficar, sem dvida alguma, na rabeira do desenvolvimento econmico e social. O trecho do texto referese a que perodo? a. Perodo cientfico-tecnolgico institucional. b. Perodo desenvolvimentista. c. Perodo intervencionista estatal na economia. d. Perodo industrial. e. Perodo tcnico-cientfico informacional.

QUESTO 39 At a dcada de 1930, em funo, principalmente, do predomnio da imigrao masculina para o Brasil, havia mais homens que mulheres no pas. Mas a partir desse perodo at os dias de hoje, este quadro vem se alterando. Observe o quadro abaixo e analise as assertivas.

Fonte: IBGE, 2000. I. Todas as regies brasileiras apresentam um nmero maior de mulheres. Isso se justifica pelo fato delas predominarem nas zonas rurais, longe de problemas urbanos como a violncia, epidemias entre outras. II. A regio Sudeste apresenta a maior diferena a favor das mulheres e as principais justificativas so a elevada emigrao e a mortalidade masculina. III. A regio Nordeste apresenta a segunda maior diferena a favor das mulheres, justificada, principalmente, pelas elevadas taxas de mortalidade masculina. IV. A regio Norte apresenta a terceira maior diferena a favor das mulheres, e a principal causa o deslocamento dos homens para trabalhar em outros Estados, em especial, na regio Sudeste. V. A razo principal para o predomnio das mulheres em todas as regies brasileiras est na maior mortalidade masculina por acidentes, doenas e violncia urbana, seguida pela emigrao. Assinale a alternativa correta. a. Apenas I, III e IV esto corretas. b. Apenas II e V esto corretas. c. Apenas III e IV esto corretas. d. Todas esto corretas. e. Apenas I, IV e V esto corretas. QUESTO 40 Observe o esquema abaixo e assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) O esquema apresentado coloca o ser humano no centro da estrutura ou sistema espacial. ( ) As mudanas nos elementos naturais, apresentadas no esquema, atuam no tempo histrico, enquanto as aes do ser humano se processam no tempo geolgico. ( ) As plantas necessitam de gua que, por sua vez, retirada do solo e sua perda ocorre sob forma de vapor que sobe atmosfera e junta-se ao vapor resultante da evaporao. Portanto, a destruio da vegetao rompe o ciclo e tem como uma das conseqncias a mudana do clima. ( ) A alterao na estrutura espacial no produz uma nova combinao entre os elementos naturais que atuam de maneira autnoma. ( ) O elementos naturais do esquema possuem interdependncia entre si. Portanto, se ocorrer uma modificao em um deles, todo sistema alterado. Assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. a. V V V F F. b. Todas esto corretas. c. F V F V F. d. V F F V F. e. V F V F V.

Gabarito UNEMAT 2009/01


Questo 31 - A Questo 32 - E Questo 33 - C Questo 34 - C Questo 35 - D Questo 36 - A Questo 37 - B Questo 38 - E Questo 39 - B Questo 40 - E

UNEMAT 2008/01
QUESTO 31 No Brasil, as taxas de mortalidade vm diminuindo desde 1940. Dentre os fatores elencados abaixo, qual deles NO contribui para a queda nas taxas de mortalidade? a. Melhoria nas condies sanitrias e higinicas. b. A dedetizao de locais de trabalho e de moradia. c. A proibio do uso de sulfas, antibiticos e inseticidas. d. A expanso da rede de esgoto e de gua. e. A vacinao em massa da populao. QUESTO 32 A populao trabalhadora de um pas chamada de populao economicamente ativa. Esta populao, voltada ao mercado de trabalho, compreende tambm os desempregados, e pode ser dividida em setores de atividades econmicas. Com base nessa informao, assinale a alternativa CORRETA. a. Setor primrio inclui todas as pessoas que trabalham nas indstrias. b. Setor secundrio inclui todas as pessoas que trabalham nas atividades de agricultura, pecuria e extrativismo. c. Setor tercirio inclui todas as pessoas que prestam servios, em geral, nos bancos, nos comrcios, no setor pblico, na educao, sade, entre outros. d. Setor tercirio inclui apenas as pessoas que prestam servios nos bancos. e. Setor quartenrio inclui todas as pessoas que prestam servios na zona rural. QUESTO 33 O processo de industrializao no Brasil teve incio a partir do fim do sculo XIX, perodo em que foi abolida a escravido no pas. Dessa forma, a abolio dos escravos deu origem : a. expanso martima. b. expanso geogrfica do Brasil. c. expanso da relao assalariada. d. expanso da cultura de algodo praticada pelos escravos abolidos. e. expanso da cultura de cana-de-acar praticada pelos escravos abolidos.

QUESTO 34 A hidrografia brasileira, basicamente constituda de rios e lagos, pode ser considerada a mais densa do mundo. Dentre as caractersticas descritas, assinale a alternativa INCORRETA. a. O regime de alimentao dos rios brasileiros pluvial e no registra regimes nival ou glacial. Somente o rio Amazonas depende, em parte, do derretimento da neve na cordilheira dos Andes. b. A grande maioria dos rios perene, isto , nunca seca totalmente. Apenas alguns rios nordestinos so intermitentes. c. O padro de drenagem dos rios brasileiros exorrico. d. O padro de drenagem dos rios brasileiros so endorrica e arreica. e. A hidrografia brasileira bastante utilizada como fonte de energia, mas muito pouco para a navegao. QUESTO 35 No Brasil existe uma concentrao muito forte de terras, em que poucos latifndios ocupam a maior parte da rea total brasileira, enquanto grande nmero de minifndios no chega a ocupar 2% dessa rea. Esse fato colabora com gravssimos problemas socioeconmicos. Com base nessa informao, assinale a alternativa INCORRETA. a. Uma grande concentrao de terras pode gerar terras ociosas e improdutivas, pois seus donos esto espera de melhores preos para arrend-las ou vend-las. b. O xodo rural ocorre como conseqncia da mecanizao em algumas grandes propriedades rurais no Centro-Sul. c. Os pequenos proprietrios, por produzirem pouco, ficam endividados e no tm capital para investir. d. O nmero de desempregados e subempregados, que fixam moradia na zona rural, diminuem significativamente. e. O nmero de desempregados e subempregados, que migram para as periferias das cidades, aumentam e acabam ocupando reas de mananciais. QUESTO 36 Observe os conceitos e/ou eventos geogrficos abaixo. I- Geografia - Cincia que procura descrever as paisagens naturais do globo, eximindo-se do compromisso de estabelecer anlises das relaes que o ser humano estabelece com a natureza e das relaes socioeconmicas e culturais que este seres efetivam entre si na organizao da sua sociedade. II- Globalizao - Nome que se d ao atual processo de integrao econmica do mundo atual, caracterizado especialmente pela distribuio homognea dos investimentos internacionais para a aquisio de novas tecnologias e melhoria

da qualidade de vida entre os pases desenvolvidos e subdesenvolvidos do planeta. III- Mundo multipolar - Designao dada, a partir da Conferncia de Malta, em 1989, para o novo modelo de organizao econmica mundial, que sucumbiu rivalidade entre sistemas econmicos que competiam, usando capacidade militar, e evidenciando o surgimento de novos plos da economia mundial na Alemanha e no Japo, especialmente. Assinale a alternativa CORRETA. a. I, II e III esto corretas. b. Somente I e III esto corretas. c. Somente a III est correta. d. Somente a I est correta. e. Somente I e II esto corretas. QUESTO 37

Fonte: ALMEIDA, Lcia Marina. RIGOLIN Trcio Barbosa. Geografia do Brasil. So Paulo, 2006. As reas ilustradas no mapa acima correspondem: a. s reas de risco de desertificao no Brasil, j apresentando ocorrncias no oeste do Rio Grande do Sul, e as principais causas desse fato esto ligadas ao uso inadequado do solo e ao desmatamento. b. s reas de cultivo de frutas ctricas, irrigadas para exportao, caracterizadas pelo uso intensivo do solo e com tecnologia avanada. c. s reas de ocorrncia do carvo mineral, com destaque para os estados do Cear na Regio Nordeste e Rio Grande do Sul na Regio Sul.

d. s reas de ocorrncia da mata de araucria, caracterizadas como vegetao caduciflia, muito usada na indstria de mveis das regies Nordeste e Sul do pas. e. s reas de ocorrncia dos maiores depsitos de guas subterrneas do pas, sendo o Aqfero do Guarani no sul e o aqfero do Crton nordestino na Regio Nordeste. QUESTO 38

Fonte: MELHEM, Adas. Panorama Geografico do Brasil. So Paulo, 1988. Observe o mapa a partir da sua escala numrica, e da indicao dos principais paralelos do globo e do meridiano de Greenwich, bem como do entendimento que voc possui sobre os fusos horrios, e analise as seguintes afirmaes. I. Pode-se dizer que o Brasil possui terras em trs dos quatro Hemisfrios do globo: Ocidental, Setentrional e Meridional, enquanto que o pas representado em negrito possui terras apenas nos Hemisfrios Setentrional e Oriental. II. Considerando que o extremo nordeste do Brasil, em linha reta, est distante no mapa em 2cm do extremo sudoeste do pas, em negrito, pode-se afirmar que a distncia real, em linha reta, entre esses dois pontos, de 3710 Km. III. Um brasileiro que deseja conhecer as famosas pirmides existentes no pas, em negrito, ao seguir viagem, dever adiantar o seu relgio, uma vez que, dado ao movimento de rotao da Terra, as horas adiantam sempre em 1 hora a cada fuso de 15 que atinge em direo a leste. IV. O Brasil possui terras nas Zonas Geotrmicas Tropical e Temperada do sul, enquanto que o pas representado, em negrito, possui terras nas Zonas Tropical e Temperada do Norte. Assinale a alternativa CORRETA.

a. Somente I, II e III. b. Somente III e IV. c. Somente I e II. d. Todas esto coretas e. Somente I, III e IV QUESTO 39 Recentemente foi noticiado em mbito nacional que uma nuvem de fumaa cobria grande parte dos centros urbanos do estado de Mato Grosso, especialmente em Sinop, na poro norte do territrio. Em Vrzea Grande, o aeroporto Marechal Rondon suspendeu as decolagens devido m visibilidade. Sobre esse assunto, ligado s questes climticas e ambientais do estado de Mato Grosso, analise as seguintes afirmaes. I.O efeito da continentalidade um dos fatores responsveis por deixar a umidade relativa do ar muito baixa no Estado no solstcio de inverno. II. A retirada em grande quantidade da floresta caduciflia predominante no norte de Mato Grosso o grande responsvel pelo nvel de fumaa presente na atmosfera de cidades como Sinop. III. No solstcio de inverno comum a entrada de frentes quentes no Estado provenientes do plo meridional, e isso constitui a grande causa do predomnio de altas temperaturas e tempo que causam transtornos populao do estado. IV. A atividade antrpica com a retirada e queima da vegetao, tanto do cerrado caduciflio como da floresta latifoliada, uma causa importante dos transtornos climticos/ambientais percebidos no Estado no solstcio de inverno. Assinale a alternativa CORRETA. a- Somente I, II e IV esto corretas. b- Somente II, III e IV esto corretas. c- Somente a III est correta. d- Somente I e IV esto corretas. e- Somente II e III esto corretas.

QUESTO 40 Sobre a dinmica espacial do estado de Mato Grosso, assinale a alternativa INCORRETA. a. Coexistem, no espao mato-grossense, a grande propriedade voltada para a monocultura de exportao e a agricultura familiar, que continuam sendo a base econmica de muitos municpios do Estado. b. Apesar do crescimento de importantes cidades no norte do Estado, principalmente ao longo da BR 163, a maior densidade demogrfica de Mato Grosso ocorre na sua poro centro-meridional.

c. O estado de Mato Grosso tem experimentado, nos ltimos anos, um forte processo de urbanizao. Esse fato tem sido acompanhado de polticas pblicas adequadas aquisio de infra-estrutura e manejo ambiental d. No que diz respeito ao setor produtivo, pode-se afirmar que a pecuria intensiva vem crescendo nas regies de cerrado do Estado, acompanhando o desenvolvimento agroindustrial. e. O estado experimenta uma reduo da populao ativa no setor primrio, fato decorrente da mecanizao agrcola e do xodo rural.

Gabarito UNEMAT 2008/01


Questo 31 - C Questo 32 - C Questo 33 - C Questo 34 - D Questo 35 - D Questo 36 - C Questo 37 - A Questo 38 - E Questo 39 - D Questo 40 - C

UNEMAT 2007/02
QUESTO 21 O aquecimento global, to propagado na mdia internacional, pode provocar mudanas no regime de distribuio das precipitaes no mundo todo e esse fato pode piorar as condies de vida de muitos lugares do planeta que, atualmente, j sofrem com a distribuio desigual dos recursos hdricos e do regime de chuva nas diferentes faixas latitudinais.

Fonte: Ross Jurandir. Geografia do Brasil So Paulo, 2001. Com base no entendimento das zonas geotrmicas do planeta, analise o grfico acima, e assinale a alternativa CORRETA.

a. A distribuio das chuvas uniforme entre as zonas geotrmicas, uma vez que em todas as faixas latitudinais, nota-se a flutuao entre 40 e 60 graus. b. As chuvas concentram-se em um ponto mximo principal na zona intertropical, seguido por dois pontos secundrios nas zonas temperadas ou de latitudes mdias. c. A distribuio das chuvas extremamente sazonalizada, concentrando altos ndices, nas zonas polares, e de altas latitudes e baixo ndice, na zona tropical. d. A distribuio das chuvas disforme, porque elas se concentram acima dos 1000 mm nas zonas polares e abaixo de 1000 mm nas zonas temperadas. e. A distribuio das chuvas uniforme, porque elas se concentram entre 500 e 1000 mm em todas as zonas geotrmicas do globo. QUESTO 22 Desde o perodo colonial, quando predominava o latifndio monocultor e escravocrata, j existiam no Brasil pequenas propriedades rurais baseadas na agricultura de subsistncia e no trabalho familiar. Nas ltimas dcadas, com o processo de industrializao do campo, expandiram-se as relaes de trabalho assalariado e tambm o trabalho familiar. Mas, ao contrrio do que ocorria antes da dcada de 1970, os lavradores agora so subordinados aos interesses do capitalismo e no produzem mais de forma independente. A partir dessa informao, assinale a alternativa que contempla uma das caractersticas das atividades que envolvem a propriedade familiar no Brasil. a. A no subordinao indstria. b. Aumento do nmero de pequenas propriedades. c. Diminuio do nmero de pequenas propriedades. d. Reduo do nmero de pessoas ligadas atividade agrcola. e. Reduo do nmero de pessoas ligadas ao setor tercirio. QUESTO 23 Sobre os conceitos e os efeitos da Globalizao e da Regionalizao na nova ordem multipolar, considere as seguintes assertivas. I. A revoluo nos meios de comunicao e de transporte, explicitamente demonstrada no avano da indstria da informtica, foram determinantes para se criar uma nova ordem econmica, no mundo, chamada Globalizao. II. Na nova ordem multipolar, alguns pases se articulam em blocos econmicos para melhor competir no mercado internacional. Assim, pode-se afirmar que a regionalizao um aspecto de articulao econmica dentro da globalizao. III. O conceito de globalizao estritamente econmico e, com a revoluo tcnico-cientfica da atualidade, seus efeitos so apenas benficos, uma vez que o progresso tecnolgico acontece de forma homognea para todas as naes do globo. Assinale a alternativa CORRETA.

a. I, II e III esto corretas. b. I e III esto corretas. c. I e II esto corretas. d. Apenas a I est correta. e. Apenas a III est correta. QUESTO 24 Dobramentos ou dobras podem ser definidos como encurvamento de forma acentuada cncava ou convexa, anticiclinais e sinclinais, que aparecem na crosta terrestre. Exemplo dessa realidade a cordilheira dos Andes na Amrica do Sul. Esse movimento das camadas da crosta da terra resultado de: a. movimentos de foras tectnicas. b. movimento de rotao da terra. c. movimento de translao da terra. d. ocorrncia de terremoto. e. ocorrncia de maremoto. QUESTO 25 Das proposies abaixo, a nica que apresenta a CORRETA associao entre teoria e/ou evento geogrfico e seu respectivo conceito : a. Xenofobia - representa o dio ao estrangeiro, hoje bastante freqente nas manifestaes de discriminao de imigrantes nos pases ricos. b. Chuva orogrfica - a chuva que ocorre pelo contato na superfcie de duas frentes com diferentes condies de temperatura e umidade. c. Amplitude trmica - tambm chamada de ilha de calor, representa a concentrao de altas temperaturas nos ambientes urbanos. d. Megalpole - nome atribudo aos grandes complexos industriais isolados, como o exemplo da Zona Franca de Manaus-AM. e. Intemperismo - representa grandes concentraes de chuvas em um curto perodo, como o caso das chuvas concentradas no Recife-PE, ocorridas no incio do ms de maio de 2007. QUESTO 26 As mudanas sociais, econmicas e polticas pelas quais o Brasil passou ao longo do sculo XVIII, especialmente com o desenvolvimento da economia mineradora, levaram ao surgimento de um grande nmero de vilas e povoaes. No entanto, foi no sculo XIX que ocorreu um intenso movimento de fundao de novas vilas e cidades no interior das regies brasileiras. Vrios fatores contriburam para esse processo, EXCETO: a. a construo de ferrovias ligada economia cafeeira. b. o fim da escravido.

c. o incio do trabalho livre assalariado. d. a ocupao do territrio atravs do avano da lavoura do caf e da explorao da borracha na Amaznia. e. a ocupao do territrio atravs da colonizao europia no Centro-Oeste brasileiro. QUESTO 27 Em qual Bioma da Terra encontramos as seguintes caractersticas: O tipo de clima predominante o tropical, com perodo de seca e chuva, bem definido. As precipitaes anuais esto entre 1.000 a 2.000mm, dependendo da maior ou menor proximidade com o oceano. A temperatura mdia varia entre 25 a 30 . A fauna formada por lagartos, cobras, cotia, gamb, carcar entre outros. A flora formada por espcies como o mandacaru, juazeiro, umbu, xiquexique, e outros. Assinale alternativa CORRETA. a. Tundra. b. Floresta temperada e subtropical. c. Floresta boreal ou taiga. d. Desertos. e. Savanas (cerrado ou caatinga). QUESTO 28 O dia 1 de maio de 2007 constitui o novo marco nas relaes econmicas da Amrica Latina. Nesse dia, o presidente de dois pases dessa poro do continente americano anunciaram a estatizao e o controle absoluto de importantes recursos energticos. Essas medidas no s rearticulam os encaminhamentos econmicos entre os povos latino-americanos, mas tambm indicam as novas posturas e configuraes geopolticas no continente. Os pases a que se refere o texto, bem como os recursos energticos de que dispem, so respectivamente: a. Colmbia, rico em petrleo, e Venezuela, rico em gs pertencentes Amrica Platina. b. Equador, rico em petrleo, e Bolvia, rico em gs pertencentes Amrica Platina. c. Colmbia, rico em petrleo, e Venezuela, rico em gs pertencentes Amrica Andina. d. Venezuela, rico em petrleo, e Bolvia, rico em gs pertencentes Amrica Platina. e. Venezuela, rico em petrleo, e Bolvia, rico em gs pertencentes Amrica Andina. QUESTO 29 natural, ambos natural, ambos natural, ambos natural, ambos natural, ambos

Cotidianamente ouve-se, no noticirio, informaes sobre: invases de terra no Nordeste marcam o abril vermelho; queda da bolsa de valores na China derruba bolsas no mundo inteiro; exposio de novas tecnologias agrcolas mostram reaquecimento do setor agropecurio no Brasil; aquecimento global preocupa a comunidade cientfica internacional; o Ir desafia a ONU e continua com o enriquecimento do urnio; entre outras. Essas informaes interessam cincia geogrfica porque: a. a Geografia, enquanto cincia da organizao da vida, tem nas relaes humanas o seu objeto central de estudo e, assim, deve entender o complexo das relaes macroeconmicas ocorridas no mundo. b. a Geografia deve preocupar- se com os acontecimentos histricos da humanidade, porque o seu objetivo garantir o domnio geopoltico das naes desenvolvidas sobre as subdesenvolvidas. c. o objeto de preocupao da Geografia a macroeconomia, e as informaes expostas retratam a possibilidade da ONU ajudar na recuperao de economias em desenvolvimento como o Brasil. d. as informaes retratam parte do comportamento da sociedade humana na sua relao com a natureza socioeconmica que, ao intersectarem, produzem o espao geogrfico, objeto de preocupao da Geografia. e. as informaes retratam, exclusivamente, situaes de ordem econmica que, isoladamente, separam o ser humano dos recursos naturais, produzindo o espao geogrfico, objeto de preocupao da Geografia. QUESTO 30 Segundo Adas (1999), a massa de ar uma grande poro da atmosfera que se caracteriza ou se individualiza por suas qualidades de temperatura e umidade. As massas de ar que atuam no Brasil esto representadas descritas nos itens abaixo. Analise-os e assinale a alternativa INCORRETA. a. Massa de ar Equatorial continental-mEc origina-se no sudoeste da Amaznia. b. Massa de ar Equatorial atlntica-mEa origina-se no Atlntico norte no anticiclone dos Aores. c. Massa de ar Tropical atlntica-mTa origina-se no Atlntico sul, prximo ao Trpico de Capricrnio, no anticiclone de Santa Helena. d. Massa de ar Tropical continental-mTc origina-se na Depresso do Chaco, estendendo-se do pantanal em territrio boliviano e paraguaio. e. Massa de ar Polar atlntica-mPa origina-se no Atlntico sul.

Gabarito UNEMAT 2007/02


Questo 21 - B Questo 22 - B Questo 23 - C Questo 24 - A

Questo 25 - A Questo 26 - E Questo 27 - E Questo 28 - E Questo 29 - D Questo 30 - A

UNEMAT 2007/01
QUESTO 21 A dcada de 1990 comeou sem o mundo socialista, e o modo de produo capitalista voltou a ser o nico a reger a economia mundial. Fonte:MARINA e TRCIO (2002, p.218). A afirmao acima faz referncia derrocada do socialismo real, ocorrido no final da dcada de 80 ante ao capitalismo, que passou a ser o modo de produo hegemnico no mundo contemporneo. Essa nova ordem reorganizou o panorama poltico-geogrfico do planeta, que deixou de ser um mundo bipolar para ser caracterizado pela multipolaridade. Com base na afirmao e no enunciado acima, pode-se afirmar que todas as proposies abaixo apresentam aluses coerentes nova ordem polticogeogrfica do mundo multipolar contemporneo, EXCETO. a. no mundo multipolar h o aparecimento de uma nova diviso polticoeconmico do mundo atual em pases desenvolvidos no norte e subdesenvolvidos no sul, em detrimento da antiga diviso: primeiro, segundo e terceiro mundo. b. no mundo multipolar h o aparecimento dos chamados blocos econmicos de poder, responsveis pela centralizao do poder econmico em pases como Estados Unidos, Japo e Alemanha e pela regionalizao da economia no espao mundial. c. no mundo multipolar experimenta-se a tenso da Guerra Fria, caracterizada pela xenofobia e pelo extremismo religioso entre cristos ocidentais e muulmanos do Oriente Mdio. d. no mundo multipolar as redes de informao rearticularam o antigo papel das metrpoles mundiais, medida que o nvel de influncia das cidades passou a ser determinada pela capacidade que esta possui em captar, processar e transmitir informaes dos investimentos das transnacionais. e. no mundo multipolar o desemprego deixou de ser apenas conjuntural e passou a ser ditado por fatores globais, assim, o mundo hoje sofre tambm com os fantasmas do desemprego estrutural e tecnolgico.

QUESTO 22 Sobre a Cartografia, instrumento de leitura e representao da realidade evidenciada no espao geogrfico considere as seguintes proposies. I-A rede de paralelos e meridianos sobre o qual desenhamos um mapa constitui o que chamamos de projeo cartogrfica, responsveis por manter a distncia, a forma e os ngulos da rea representada. II- Na construo de um mapa, escala e legenda funcionam como elementos acessrios, necessrios, portanto, apenas nos mapas gerais, cujas informaes abordam contedos variados como aspectos fsicos e scioeconmicos. III- A aerofotogrametria, o sensoriamento remoto e o geoprocessamento so exemplos de recursos utilizados pela cartografia, e foram amplamente utilizados pela famosa Escola de Sagres na poca das grandes navegaes. IV- Em um mapa cuja escala de 1:100000, a realidade do espao representado foi reduzida 100 mil vezes, dessa forma, 1 cm no mapa equivale a 1 km na realidade. Analisando as proposies acima, pode-se afirmar que esto CORRETAS. a. I e II b. I e III c. II e IV d. Apenas a III e. I e IV QUESTO 23 Em 1967, o gegrafo Pedro Pinchas Giser props uma nova diviso regional do espao brasileiro, apresentando trs grandes complexos regionais. Esta nova diviso no sucumbiu quela oficialmente determinada pelo IBGE, mas orientou para uma nova forma de ler e interpretar o territrio brasileiro, sobretudo no que diz respeito aos aspectos geoeconmicos.

Com base no enunciado e no mapa acima, pode-se AFIRMAR que: a. o complexo regional representado pelo nmero 1 no mapa o do GroPar, dominado pelo clima equatorial e caracterizado pela baixa densidade demogrfica. b. o complexo regional representado pelo nmero 3 o do Semi-rido, cuja feio fitogeogrfica mais marcante a da Zona da mata e se caracteriza como rea de atrao populacional. c. o complexo regional representado pelo nmero 3 o Centro-Setentrional, dominado por climas de alta latitude e socio-ecomomicamente caracterizado pela existncia das duas metrpoles nacionais. d. os complexos regionais representados pelos nmeros 1, 2 e 3 representam, respectivamente, a Amaznia, o Centro-Sul e o Nordeste e, entre eles, o segundo o que apresenta maior concentrao demogrfica e industrial do pas. e. os complexos regionais representados pelos nmeros 1, 2 e 3 representam, respectivamente, o Gro-Par, o Semirido e o Centro-Setentrional e, entre eles, o terceiro o que apresenta menor concentrao demogrfica e industrial do pas. QUESTO 24 Um investidor da bolsa de valores residente na cidade de Tquio (Japo), localizada no fuso horrio de 135 E, lembrou, s 23:00 horas daquela cidade, que precisaria comprar soja no horrio de pico do prego da Bolsa de So Paulo, localizada no fuso de 45 W, pois, de acordo com informaes da meteorologia as condies de tempo que seguiria no Brasil, contribuiriam para a diminuio da oferta do produto e, conseqentemente, elevaria sensivelmente os preos. Considerando os mecanismos geogrficos dos diferentes fusos horrios no planeta Terra, daria tempo para o investidor proceder a referida transao econmica? a. em funo do movimento de Revoluo da Terra, com giro de sul para norte registrava-se naquele mesmo instante 17 horas em So Paulo, portanto, tempo hbil para o investidor proceder tal operao financeira. b. em funo do movimento de Rotao da Terra, com giro observado de leste para oeste, naquele mesmo instante registrava-se 11 horas em So Paulo, portanto, tempo hbil para o investidor proceder tal operao financeira. c. em funo dos movimentos de Translao e Rotao da Terra acontecerem concomitantemente, e possurem a mesma caracterstica quanto ao ngulo dos seus movimentos, j se fazia noite nas duas cidades mencionadas. d. em funo do movimento de Rotao da Terra, com giro de oeste para leste, naquele mesmo instante registrava- se 11 horas em So Paulo, portanto, tempo hbil para o investidor proceder a operao financeira. e. em funo do movimento de Translao da Terra, com giro de norte para sul, registrava- se naquele mesmo instante 17 horas, portanto tempo hbil para o investidor proceder a operao financeira.

QUESTO 25 Sobre o espao Mato-grossense no contexto da articulao geogrfica com os espaos regional e nacional, considere as seguintes proposies. I- Os planos Nacionais de Desenvolvimento Econmico e Social implantados pelos governos militares nas dcadas de 70 e 80, foram fundamentais para acelerar o processo de ocupao humana do norte do Estado. II- Com a implantao do Programa de Integrao Nacional - PIN, que viabilizou a implantao de algumas rodovias federais tais com a BR 163 e a BR 070, entre outras, que integrou o Estado s demais regies do pas, Mato Grosso deixou de fazer parte da Amaznia Legal para integrar-se ao Centro sul. III-A poltica nacional de incentivo ocupao das regies Norte e CentroOeste estimulou grandes fluxos migratrios para Mato Grosso, e essa populao migrante distribuiu-se uniformemente pelos municpios do estado, cuja evidncia pode ser constatada nas populaes dos grupos caucaside de Sinop e mongolide de Vila Bela. Com base nas proposies acima, pode-se AFIRMAR que: a. esto corretas as proposies I, II e III. b. esto corretas as proposies I, e III. c. apenas a I est correta. d. apenas a II est correta e. esto corretas as proposies II e III. QUESTO 26 Questo anulada. QUESTO 27 Sobre a hidrografia de Mato Grosso no contexto geogrfico regional, analise as assertivas abaixo. I. Rio Paraguai serviu, historicamente, como importante elemento para a integrao de Mato Grosso s economias nacional e internacional no incio do sculo XIX. II. O regime hdrico dos rios tem influncia direta na pecuria do Estado, principalmente no Pantanal e no Mdio Araguaia, onde pratica-se o sistema de manejo sazonal do gado para viabilizar alimentos para o rebanho. III. As bacias hidrogrficas possuem um padro de drenagem do tipo exorrica, que se caracteriza pela estruturao hierarquizada dos afluentes em relao a rio principal que desgua no mar. IV. Todos os cursos d gua tm padro de drenagem do tipo arreico, como o caso do Rio Itiquira, que desaparece no subsolo em funo da base pedolgica da regio estar fundamentada na ocorrncia do Glei solo.

V. Grupos econmicos vm exercendo presses polticas junto aos governos federal e estadual para a viabilizao da navegao nas principais bacias hidrogrficas do Estado e, tais presses, geram polmicas pelo impasse criado entre preservao ambiental e navegabilidade comercial. A seqncia CORRETA de assertivas falsas e verdadeiras : a. V, V, V, F e V. b. V, F, V, F e V. c. F, F, F, V e F. d. F, V, F, V e F. e. V, V, F, F e V. QUESTO 28 Das proposies abaixo, a nica que apresenta a CORRETA associao entre teorias e ou eventos geogrficos e seu respectivo conceito ou caracterstica : a. ConurbaoRepresenta o fenmeno da favelizao nas principais reas urbanas do planeta Terra na atualidade e, a principal caracterstica das reas conurbadas, est na ausncia da capacidade de planejamento pelo Estado nesses lugares. b. Teoria de Malthus Explica a origem do lucro da classe burguesa no modo de produo capitalista que, segundo ela, na produo de mercadorias, o patro obtm lucro atravs da mais- valia. c. xodo rural Diz respeito ao atual processo de ruralizao observado no territrio brasileiro. Esse fato pode ser constatado nos recentes programas de assentamentos rurais destinados a famlias de baixa renda nas regies Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. d. El Nino Fenmeno climtico oriundo do resfriamento das guas do Oceano Pacfico no Golfo do Mxico e responsvel pela formao de grandes tormentas extra-tropicais, como o caso do furao Katrina que causou grandes danos sociais e econmicos na costa sudeste dos Estados Unidos. e. Bioma Comunidade de plantas e animais, com formas de vida e condies ambientais semelhantes, dessa forma, so definidos por uma rede de interao entre o solo, a vida animal, a vegetao e o clima de um dado lugar. QUESTO 29

Fonte:Graa Maria Lemos Ferreira, moderno atlas gografico in Melhem Adas, pg. 341 O climograma acima, segundo a classificao de Arthur Steahler, representa as mdias mensais de chuva e de temperatura dos diferentes tipos climticos do territrio brasileiro, tendo por base a influncia que a dinmica das massas de ar provoca no comportamento atmosfrico. Com base na leitura e interpretao dos climogramas acima, pode-se AFIRMAR que: a. o primeiro climograma, da esquerda para a direita, corresponde ao clima tropical sub-mido, com alta sazonalidade de precipitao e temperatura. b. o terceiro climograma, da esquerda para a direita, corresponde ao clima tropical do tipo continental, sazonalidades de precipitao e temperatura. c. o quarto climograma, da esquerda para a direita, corresponde ao clima litorneo seco, cuja caracterstica marcante a ausncia de sazonalidade de pluviosidade e temperatura. d. o segundo climograma, da esquerda para direita, corresponde ao clima litorneo mido cuja caracterstica marcante o fato da pluviosidade mdia mensal ser sempre inferior aos 100 mm. e. o quinto climograma, da esquerda para direita, corresponde ao clima temperado ocenico, cuja caracterstica marcante so as sazonalidades de temperatura precipitao que determinam baixssimas amplitudes trmicas. QUESTO 30 Pas A- Tem atualmente na frente do seu governo um descendente indgena que, apesar de chamar o atual governo brasileiro de irmo mais velho, anunciou profundas mudanas de nacionalizao das reservas do seu gs natural. Esse fato, alm de colocar em risco os investimentos do Brasil naquele pas, ainda coloca em xeque as pretenses de liderana do Brasil nas suas relaes geopolticas no Continente Latino-Americano. Pas B- No ano de 2001 j contava com uma populao de 1,3 bilho de habitantes e, hoje, convive, paradoxalmente, com um PIB que cresce 9,8 % e situa o pas entre as principais economias do mundo, de um lado, e um governo de estruturas totalitrias de outro, que, sob o comando do partido comunista, ainda caminha de passos curtos para o real ritmo da economia

liberalizante e ainda restringe esse desenvolvimento scio-econmico apenas s regies litorneas do pas. Diante das circunstncias geogrficas evidenciadas nos pases A e B mencionados acima, pode-se AFIRMAR que tratam-se respectivamente dos seguintes pases. a. Chile, na Amrica do Sul e Japo na sia. b. Venezuela, na Amrica do Sul e Coria do Sul na sia. c. Bolvia na Amrica do Sul e China na sia. d. Venezuela na Amrica do Sul e China na Oceania. e. Bolvia na Amrica do Sul e Coria do Sul na sia.

Gabarito UNEMAT 2007/01


Questo 21 - C Questo 22 - E Questo 23 - D Questo 24 - D Questo 25 - C Questo 26 - ANULADA Questo 27 - A Questo 28 - E Questo 29 - B Questo 30 - C

UNEMAT 2006/02
QUESTO 21

Considerando o exposto no quadro acima e, tendo em vista a dinmica do espao mundial no atual processo de produo capitalista, pode-se afirmar. a. A assero est errada e a razo est certa. b. A assero est certa, mas a razo est errada. c. A assero e a razo esto certas, mas a razo no estabelece ligao contextual com a assero. d. A assero e a razo esto erradas. e. A assero e a razo esto corretas e apresentam estreita ligao contextual. QUESTO 22

Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA associao entre evento geogrfico e seu respectivo conceito ou caracterstica. a. Movimento de rotao da Terra Provoca as diferentes estaes do ano na Terra e conseqentemente, regula as nossas condies climticas. b. Escala de um mapa Estabelece a relao entre o movimento da ida e retorno de um migrante no espao. c. Globalizao Nome que se d ao atual processo da insegurana e violncia no mundo, como o caso dos ataques do PCC em So Paulo. d. Efeito estufa Nome que se d ao atual momento do capitalismo, pois acumula (estufa) a riqueza de alguns pases. e. Movimento de translao da Terra Provoca as diferentes estaes do ano, ou seja, os solstcios e os equincios. QUESTO 23 Durante muito tempo o conhecimento geogrfico foi utilizado pelos estados europeus e, mais recentemente, pelos Estados Unidos, como poderoso instrumento de dominao poltico-econmico dos espaos de outros pases. Desta forma, utilizou-se do saber geogrfico para conhecer as potencialidades das riquezas naturais e de consumo de diversos lugares do planeta e, assim, estabelecer estratgias de apropriao de tais potencialidades. Neste contexto, o gegrafo Yves Lacost afirmou: a Geografia serve para fazer a guerra. Com base no trecho acima e nos fundamentos que devem nortear a Geografia como cincia da organizao espacial, pode se afirmar. I. Os estados europeus e os Estados Unidos usaram do conhecimento geogrfico para dominar poltica e economicamente outros povos por que a cincia geogrfica tem, no seu discurso terico, a promoo de guerras. II. O conhecimento geogrfico, uma vez que procura entender como cada sociedade humana estrutura e organiza o seu espao fsico territorial em face das imposies do meio natural, de um lado, e da capacidade tcnica, do poder econmico e sociocultural, de outro, possibilita conhecer os lugares e, dessa forma, estabelecer estratgias de sua apropriao. III.O conhecimento geogrfico procura cada dia mais entender o ambiente natural de sobrevivncia do homem, o comportamento das sociedades humanas, suas relaes com a natureza e suas relaes socioeconmicas e culturais, por isso, pode mediar tanto a guerra quanto a paz. Assinale a alternativa CORRETA a- Apenas a I. b- Apenas a II. c- Apenas a III. d- I e II. e- II e III. QUESTO 24

Em funo de sua localizao no globo terrestre, bem como pela sua vasta extenso territorial, o Brasil dominado por climas de temperaturas elevadas e peculiar regime de chuvas, que variam de um lugar para outro devido a fatores geogrficos regionalizados. A exceo a esse quadro ocorre no sul do pas, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paran e, em menor proporo, no estado de So Paulo.

1 4 2
3 5 (livro Geo. Do Brasil, pg.109, Jurandir Ross) Com base no enunciado e no mapa alusivo aos tipos climticos do Brasil e suas espacializaes, assinale a alternativa CORRETA. a. O nmero 1 no mapa indica o domnio do clima tropical semi-rido, com expressiva sazonalidade de temperatura e umidade. b. O nmero 4 no mapa indica o domnio do clima equatorial, com alta amplitude trmica e alto ndice pluviomtrico. c. Os nmeros 2 e 3 no mapa indicam, respectivamente, os domnios dos climas tropical e tropical de altitude. d. O nmero 5 no mapa indica o domnio do clima subtropical, caracterizado pela ausncia de amplitude trmica e pela localizao na zona geotrmica tropical ou trrida. e. Os nmeros 1 e 4 indicam, respectivamente, os domnios dos climas equatorial e semi-rido. Ambos com alto regime pluviomtrico e s se diferenciam pela temperatura. QUESTO 25 A biosfera integrada por um conjunto de biomas, termo proposto pelo ecologista norte-americano Clements, em 1916, para designar a comunidade de plantas e animais, com formas de vidas e condies ambientais. Cada bioma representado por um tipo de vegetao principal que lhe confere uma caracterstica visual e d certa peculiaridade aos demais organismos vivos desse conjunto geogrfico.

Com base no texto e na informao contida no mapa acima, pode-se concluir que o bioma representado : a. de vegetao de montanha, tpico das regies de altitude elevadas, cujo aspecto fitogeogrfico pode variar da vegetao comum da regio nas reas mais baixas, at as plantas orfilas nas partes mais elevadas. b. da floresta temperada, tpico das regies de baixa latitude, cujo aspecto fitogeogrfico caracteriza-se pela presena de florestas decduas e latifoliadas. c. o de formaes mediterrneas em transio com florestas e bosques esclerofilos, cujo aspecto fitogeogrfico pode variar da tundra nas proximidades da Itlia, ao chaparral no sul do Chile. d. de vegetao de savanas, tpico de regies com alto ndice pluviomtrico, cujo aspecto fitogeogrfico caracteriza-se pela presena de plantas caduciflias nas reas tropicais e latifoliadas nas regies temperadas. e. de desertos e semidesertos, tpico de regies com baixo ndice pluviomtrico, cujo aspecto fitogeogrfico caracteriza-se pela presena de plantas do tipo latifoliadas; comum na costa oeste do continente americano. QUESTO 26 (...) Nos dias atuais, as cidades tocadas pelo processo de modernizao agrcola ou industrial tpico do perodo tcnico-cientfico conhecem um crescimento econmico considervel, ao passo que nas grandes cidades que se acumulam a pobreza e atividades econmicas pobres, uma reverso em relao ao perodo anterior (...). Da a nossa designao de involuo metropolitana. (Milton Santos, apud ADAS, 1999, p. 126) O trecho acima aponta alguns aspectos de uma tendncia da urbanizao experimentada no Brasil nos ltimos anos que, de certa forma, diferencia-se das caractersticas observadas em dcadas anteriores.

Analise as assertivas abaixo. I. Em dcadas anteriores, a urbanizao brasileira mostrou-se altamente concentradora de populao e de atividades industriais nas chamadas regies metropolitanas, como o caso da regio do ABCD no sudeste brasileiro. II. O recrudescimento da metropolizao no Brasil idntico em todas as regies metropolitanas do pas, cujas taxas de crescimento em relao ao aumento da populao nos estados onde esto situadas, mostram-se em acelerado declnio, como o caso de Salvador na Bahia. III.O atual perodo tcnico-cientfico tem conseguido reverter o quadro de pobreza e de atividades econmicas pobres das regies metropolitanas, da o fenmeno chamado pelo gegrafo Milton Santos de involuo urbana. Assinale a alternativa CORRETA. a. I e II so falsas. b. Somente a III falsa. c. Somente a II falsa.. d. II e III so falsas. e. Somente a I falsa. QUESTO 27 Sobre a estrutura agrria no Brasil e as conseqentes relaes de produo e de trabalho no campo, assinale a alternativa INCORRETA. a. A concentrao fundiria, ao lado do avano da industrializao e do crescimento urbano criou, contraditoriamente, o trabalho assalariado no campo e abriu possibilidades concretas para a criao e recriao do trabalho familiar campons. b. H uma distribuio territorial desigual das relaes de produo, fruto de diferente desenvolvimento territorial. Neste contexto, as regies Sul e Sudeste do pas contrastam-se quanto ao processo de expropriao da terra. Na primeira observa-se a subordinao da produo camponesa e, na segunda, o processo comandado pela territorializao do capital. c. O aumento do trabalho assalariado no campo deve-se a uma reserva de mo-de-obra criada na cidade com o xodo rural e, tais trabalhadores, so representados pelos bias-frias. d. A expanso do trabalho assalariado no campo tem provocado conseqentemente, o declnio do trabalho familiar nas reas rurais, uma vez que o capital no suporta tais contradies. e. A concentrao fundiria no Brasil fomentou um aumento significativo dos movimentos sociais rurais. Em todas as regies do pas j ocorreram os chamados conflitos agrrios e, o nmero de mortos decorrentes deles mais expressivo, nos estados do Par, Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia. QUESTO 28

Em relao ao espao mato-grossense, assinale a alternativa que apresenta a associao CORRETA entre o evento geogrfico e sua respectiva caracterstica. a. Urbanizao Alcana o atual estgio de involuo urbana, favorecido pela expanso da fronteira agrcola. b. Populao apresenta-se uniformemente distribuda pelo territrio matogrossense, com predomnio do grupo caucaside no municpio de Vila Bela. c. Localizao Na poro centro ocidental do Brasil e no centro geodsico da Amrica do Sul, tem papel de destaque nas polticas estratgicas das relaes comerciais do governo brasileiro com os demais pases integrantes do MERCOSUL. d. Questo Ambiental Com o programa BID-Pantanal, tem se assegurado o equilbrio entre produo agrcola e desenvolvimento sustentado. e. Domnios Biogeogrfico apresenta trs biomas distintos: Cerrado, Pantanal e Caatinga latifoliada. QUESTO 29 Nos meses de junho e julho comum ocorrer queda de temperatura nas pores sul e sudoeste de Mato Grosso e, esse fato, tambm atinge estados da regio norte do pas onde se observa queda de temperatura, inclusive no Acre. Assim, depara-se com pessoas agasalhando-se com vestimentas diferentes das corriqueiras. Neste contexto, o comrcio de vesturio rapidamente se rearticula e uma nova dinmica espacial se efetiva, mesmo que por um curto perodo. Sobre a queda de temperatura que ocorre neste perodo nas regies mencionadas, pode-se afirmar que ela se justifica: a. pelo movimento das isotermas que avanam sobre o territrio matogrossense, atravs da Massa Tropical Continental. b. por um conjunto de processos sucessivos, a comear pelo movimento de translao da Terra que, provocando o solstcio de inverno, faz deslocar de forma mais intensa massas polares frias que passam pela Argentina e entram em Mato Grosso pela baixada paraguaia. c. pelo movimento das isbaras de baixa presso que, quando carregadas pelos ventos alsios do sul, provocam quedas de temperaturas nas regies por onde passam, entre as quais, Mato Grosso. d. pela entrada e atuao da Massa Equatorial Continental Anticiclnica, responsvel pela dinmica climtica das pores sul e sudoeste de Mato Grosso. e. pela ocorrncia e ao temporria do fenmeno El nino, que faz ocorrer instabilidade climtica em todo o territrio brasileiro, inclusive nas pores sul e sudoeste de Mato Grosso. QUESTO 30 A poltica que norteou o avano da fronteira na Amaznia na dcada de 70 foi integrao de mercado nacional e acumulao de capital. Foi com incentivos empresariais, mas especificamente com a lei de incentivos fiscais que o poder

pblico atraiu capital e grandes empreendedores para diversos setores da economia na Amaznia, com o objetivo principal de controlar o territrio. Com base nessas afirmaes, assinale a alternativa CORRETA. a. A chegada dos grandes projetos agropecurios na Amaznia no representou uma grande destruio da floresta, alm de no ter gerado muitos conflitos de interesse entre as partes envolvidas na ocupao. b. O extrativismo de madeira no predador, alm de no causar danos ambientais, atualmente, as madeiras ao longo das rodovias na Amaznia ou prximas a elas so preservadas. c. Com a intensificao da globalizao da economia nos ltimos anos, a integrao e articulao do espao amaznico aos espaos geogrficos mundiais no permitiram que esta regio fosse fornecedora de matrias-primas ou de produtos primrios. d. As regies extrativistas no garantem que a populao local pratique o desmatamento, a queimada e a destruio do ecossistema. e. A Amaznia um patrimnio natural que pertence a toda sociedade brasileira, possui uma valiosa biodiversidade que provavelmente beneficiar toda humanidade com substncias que delas sero extradas.

Gabarito UNEMAT 2006/02


Questo 21 - E Questo 22 - E Questo 23 - E Questo 24 - C Questo 25 - A Questo 26 - D Questo 27 - D Questo 28 - C Questo 29 - B Questo 30 - E

UNEMAT 2006/01
QUESTO 21 A populao est cada vez mais envolvida com as novas tecnologias e com cenrios urbanos, como os shoppings center, que passam a ser norma na vida de muitos jovens, que perdem desta maneira, a relao natural com a terra e sua cultura. O relacionamento da humanidade com a natureza tem hoje culminado numa forte presso exercida sobre os recursos naturais. Nesse contexto, o Estado de Mato Grosso vem enfrentando problemas sociais e ambientais diversos, associados ao tipo de desenvolvimento econmico,

poltico e cultural aqui adotados. Com base nesse enunciado, assinale a alternativa CORRETA. a. A maior parte desses problemas esto relacionados ao manejo adequado do solo ocorrido no processo de colonizao. b. Atualmente a SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambienta) no realiza o mapeamento das reas desmatadas no Estado. c. Atualmente em Mato Grosso so comuns a contaminao dos cursos d gua, a poluio atmosfrica, a devastao das florestas, a caa e a pesca indiscriminadas. d. Pode-se afirmar que em Mato Grosso a crise do atual modelo de desenvolvimento capitalista, a ameaa de esgotamento dos recursos naturais, o crescimento da populao e do consumo, os elevados nveis de poluio da atmosfera e das guas no esto ligadas ao abuso capitalista da cincia e da tecnologia. e. A explorao intensa dos recursos naturais no causa efeitos perversos tanto para a natureza como o homem. QUESTO 22 A gua est sempre em movimento. Herclito, um filsofo da antiguidade, afirmou que no nos banhamos duas vezes no mesmo rio, porque as suas guas correm de tal maneira que hoje esto num ponto do rio, daqui algum tempo estaro na foz ou at mesmo no meio do oceano. Dessa forma, concluise que: a. os rios levam em mdia doze dias para renovar suas guas da nascente at a foz. A atmosfera renova o vapor d gua em sete dias, enquanto os oceanos precisam de trs mil anos, e as geleiras de oito mil anos para renovar suas guas. b. devido extenso e profundidade das grandes massas lquidas, a renovao dessas guas ocorrem a cada 24 horas, por meio do movimento de rotao da terra. c. s as guas provenientes do derretimento das neves renovam-se constantemente. d. a formao das correntes martimas, que possuem salinidade, temperatura e velocidade, a nica forma de renovao das guas por produzirem massas de ar que ajudam alterar a temperatura por onde passam. e. a renovao constante das guas eliminam os riscos da m distribuio de gua no planeta. QUESTO 23 O Brasil um pas de extraordinria malha hidrogrfica, proporcionando atravs de seus importantes rios diversas atividades fundamentais para o crescimento econmico e o bem-estar da populao. Sobre os rios brasileiros analise as alternativas e assinale a CORRETA.

a. Dos rios brasileiros o homem utiliza-se apenas da fora das guas para gerar eletricidade. b. Os rios brasileiros no servem para a navegao por serem oriundos de planaltos e alimentados por regime nival. c. A piscosidade dos rios brasileiros atraem empresas da indstria do ramo de exportao pela extraordinria quantidade de peixes capturados. d. Os rios brasileiros no servem para irrigao por possurem muitas cachoeiras. e. Dos rios brasileiros o homem utiliza-se da pesca, do abastecimento de guas das cidades, da irrigao agrcola e do turismo. QUESTO 24 Atualmente as notcias mais ouvidas em todo mundo so: O mundo sofre com o tempo louco. Salve-se quem puder. Vem a mais um ciclone, um furaco, um terremoto. Embora muitas das catstrofes que esto ocorrendo nos pases independam da ao humana, sabe-se que boa parte da responsabilidade da falta de humor da natureza cabe aos seus mais inteligentes e antigos inquilinos. Tem-se como exemplo, o ltimo terremoto que ocorreu no Paquisto e matou aproximadamente 40.000 pessoas, destruiu casas, redes eltricas, pontes, ruas, entre outros. A respeito de terremotos CORRETO afirmar que: a. os movimentos dos terremotos no so uniformes, por isso suas medidas so registradas por um aparelho chamado teodolito. b. os terremotos fazem parte de um movimento natural da terra e tm o lado positivo, pois so responsveis pela formao rochosa do planeta. c. os terremotos no so causados pelos movimentos das placas tectnicas. d. os terremotos so causados pela coliso de meteoros com a superfcie terrestre. e. h dois tipos de terremotos, os extra-tropicais e os tropicais. O primeiro se forma fora da rea equatorial, tpico de latitudes baixas e mdias. O segundo um fenmeno tpico da transio entre o inverno e a primavera, e acontece no hemisfrio sul. QUESTO 25 O espao agrrio brasileiro vem passando por um processo de capitalizao do campo, que representado pela introduo de mquinas, motores e outros elementos destinados a racionalizar a produo. Evidencia-se dessa forma, reas agrcolas ricas ao lado de reas pobres, que se refletem na produtividade, sobretudo, na populao que exerce atividades rurais. Ocorre dessa maneira: a. o enriquecimento de parcela dos proprietrios agrcolas que reflete favoravelmente, no conjunto da populao rural porque vem acompanhado de redistribuio de renda. b. o empobrecimento de parte dos agricultores, fato que no afeta a sociedade como um todo, mas representa estmulo modernizao da agricultura.

c. que as mquinas destroem a camada superficial da terra, provocando a eroso e lixiviao do solo agrcola. d. a introduo de capital no campo que reduz a necessidade de mo de obra, promovendo a concentrao de terras e recursos. e. a modernizao do campo retardando o ritmo das transformaes nas relaes de trabalho e da mo-de-obra. QUESTO 26 No Brasil, a forte concentrao industrial na Regio Sudeste decorre de muitos fatores, que representam atrativos para a instalao de novas indstrias, transformando assim essa regio no maior parque industrial da Amrica Latina. Este fato deve-se: a. a maior concentrao demogrfica e de capital, a presena de densas redes ferroviria e rodoviria, ao amplo mercado consumidor e mo-de-obra, entre outros. b. razo da no concentrao ligada ao processo de industrializao do Brasil. c. aos imigrantes que vieram para So Paulo no sculo passado, principalmente os italianos e seus descendentes que nada contriburam para a formao industrial no Brasil. d. produo de caf, que se fazia no sudeste do Brasil e que no permitiu a disponibilizao do capital necessrio industrializao. e. somente a alternativa C est correta. QUESTO 27 O modelo de industrializao implementado em pases do sudeste asitico, como Coria do Sul e Taiwan e o adotado em pases da Amrica Latina, como Brasil, Mxico e Argentina, leva a concluir que: a. nos pases do sudeste asitico, a participao de capital estrangeiro impediu o desenvolvimento de tecnologia local, ao passo que nos pases latinoamericanos, promoveu-se esse desenvolvimento. b. tanto nos pases latino-americanos quanto nos pases do sudeste asiticos, no houve participao do Estado na criao da infra-estrutura necessria industrializao. c. nos dois casos houve importante parceria de capital japons, responsvel pelo desenvolvimento tecnolgico, nessas regies, nas duas ltimas dcadas. d. nos pases do sudeste asitico, a organizao dos trabalhadores em sindicatos livres, encareceu o produto final afastando-os da competitividade. Ao contrrio, dos pases latinoamericanos, a ausncia dessa organizao tornou os produtos mais competitivos. e. nos pases do sudeste asitico, a produo industrial visou exportao, enquanto que, nos pases latinoamericanos, a produo objetivou o mercado interno.

QUESTO 28 O esforo muscular, a energia elica e a energia hidrulica foram uma das primeiras formas de energia utilizada pelo homem. Com o advento da Revoluo Industrial, surgiram as primeiras mquinas, movidas a vapor e posteriormente passaram a funcionar energia eltrica. Dessa forma, a eletricidade pode ser obtida: a. por meio da queima do carvo e do petrleo, da fora das guas e da fisso do tomo. b. somente por meio da queima do carvo e do petrleo. c. somente por meio da ao do vento. d. somente por meio do aproveitamento da correnteza dos rios e da energia do sol. e. Somente as alternativas C e D esto corretas. QUESTO 29 Anlise os dados da tabela, e assinale a alternativa CORRETA. Indicadores Socioeconmicos do Mercosul

a. Entre os pases que integram o Mercosul, o Paraguai o que possui a menor rea territorial e o segundo lugar em expectativa de vida de sua populao. b. O maior PIB entre os pases do Mercosul o do Brasil, que tambm apresenta a menor taxa de analfabetismo. c. O Uruguai apresenta a maior expectativa de vida no que se refere populao e a menor taxa de analfabetismo dos pases do Mercosul. d. A Argentina possui a menor renda per capita e a 1 colocao em expectativa de vida. e. O Brasil apresenta a menor taxa de mortalidade infantil e alta taxa de analfabetismo.

QUESTO 30 Sobre a formao dos continentes, ao longo de milhes de anos, com o movimento das placas tectnicas a Pangia dividiu-se inicialmente em duas partes: Gondwana e Laursia. Da para frente, as partes foram fragmentadas, at assumir a forma atual como mostra a figura abaixo. Analise a figura e assinale a alternativa que corresponde denominao correta das placas.

Atlas geogrfico Escolar multimdia a. Placa Norte Americana (1), Placa Euro-Asitica (2), Placa Sul Americana (3), Placa Africana (4), Placa Indu-Australiana (5), Placa Antrtica (6), Placa Mazca (7), Placa do Pacfico (8). b. Placa Norte Americana (2), Placa Euro-Asitica (3), Placa Sul Americana (4), Placa Africana (5), Placa Indu-Australiana (6), Placa Antrtica (1), Placa Mazca (7), Placa do Pacfico (8). c. Placa Norte Americana (4), Placa Euro-Asitica (5), Placa Sul Americana (6), Placa Africana ( 7), Placa Indu-Australiana (8), Placa Antrtica ( 3 ), Placa Mazca ( 1 ), Placa do Pacfico ( 2 ). d. Placa Norte Americana (1), Placa Euro-Asitica (2), Placa Sul Americana (3), Placa Africana (4), Placa Indu-Australiana (6), Placa Antrtica (8), Placa Mazca (7), Placa do pacfico (5). e. Nenhuma das alternativas.

Gabarito UNEMAT 2006/01


Questo 21 - C Questo 22 - A

Questo 23 - E Questo 24 - B Questo 25 - D Questo 26 - A Questo 27 - E Questo 28 - A Questo 29 - C Questo 30 - A

You might also like