You are on page 1of 4

DISCIPLINA DE COMUNICAO E EXPRESSO

Prof. Luiz Eduardo P. Baronto

UNIVERSIDADE SO JUDAS

REQUISITOS PARA ESCREVER UM BOM TEXTO NA REA PROFISSIONAL


1. Clareza
Uma mensagem incompreendida quase a mesma coisa que uma mensagem inexistente. Se a pessoa que recebe a mensagem no consegue entend-la por falta de clareza, a comunicao no surtiu efeito. Vamos comparar duas situaes: Assim no: Tendem a ter os teclados de pessoas negligentes, s quais no podemos impedir que assim o sejam, folculos capilares depositados sobre si, o que demanda que elas sejam conspcuas na solicitao telefnica de reparos. Problemas Frase longa, truncada, com oraes em ordem indireta, cheia de palavras difceis e que podem causar ambigidade. No fica claro quem o sujeito de cada orao, nem qual a mensagem que se quer passar. Assim sim: O acmulo de cabelos em teclados de microcomputadores pode causar defeitos. Solicitem apoio da equipe de manuteno, para limpeza, pelo ramal 5555. Sugesto Prefira a ordem direta: sujeito, verbo e predicado. No ceda tentao de enfeitar desnecessariamente a frase.

[ Aula 14]

2. Conciso

Agora falaremos de conciso. Sejamos, portanto, concisos. Assim no: Temos conversado muito sobre todas as caractersticas peculiares dos nossos representantes, que so logicamente diferentes entre si, e chegamos a um ponto em que ser necessrio reunir a todos para um levantamento final de expectativas e em conjunto definirmos uma estratgia para que todos falemos a mesma linguagem, em benefcio dos nossos clientes e at o pblico interno, porque todos sabemos que o cliente interno to importante quanto o cliente externo. Problemas Linguagem cansativa e tediosa. A mensagem detalha aspectos pouco importantes para o leitor. Alm de reforar desnecessariamente o que j foi dito, deixa de fora informaes essenciais. Assim sim: A empresa precisa unificar a estratgia de comunicao dos representantes com os nossos clientes internos e externos. Por isso convocamos uma reunio para a prxima sexta-feira, s 15 horas, na matriz. Sugesto V direto ao assunto. Use frases curtas e claras, sempre na ordem direta. Elimine o que no for fundamental comunicar. As pessoas deveriam estar ocupadas somente com assuntos importantes. Por isso a mensagem concisa bem-vinda em qualquer situao profissional. Escreva em sua mensagem somente o que necessrio. O leitor vai agradecer.

3. Objetividade

Voc tinha um objetivo. Para atingi-lo, s precisou de OBJETIVIDADE. A objetividade consiste em apresentar fatos em uma mensagem, e no opinies sem fundamentao. Por isso, nada de basear sua mensagem em argumentaes subjetivas. Prove; sempre mais eficaz. Assim no: Acho que pode ser desastroso implantar um sistema novo sem os cuidados necessrios para garantir a sua confiabilidade. Podemos sofrer conseqncias que outras empresas antes de ns j sofreram pela falta de estudos mais detalhados a respeito da sua influncia sobre os processos de produo da nossa fbrica. Consulto da possibilidade de contratarmos para esse fim especfico um fornecedor qualificado para o entrosamento entre os programadores que desenvolveram o sistema e os usurios internos para que na minha opinio possamos ter um verdadeiro processo onthe-job para verificarmos a qualidade final do produto. Problemas Em primeiro lugar, um assunto tcnico deve estar embasado em fatos, e no em opinies. Achar um pecado muito grande. O texto no pode ter desvios nem ser vago. Assim sim: Testei o sistema DXU88 e verifiquei falhas de compatibilidade em vrios equipamentos da empresa. Pesquisei sobre o programa e informo que no temos capacitao interna para corrigi-lo. Sugiro que contratemos especialistas para fazer, no ambiente da fbrica, a integrao do sistema com os aparelhos Alfa-mega que utilizamos. Sugesto Aponte os fatos, explique o que quer comunicar e conclua rapidamente com a sua sugesto. Procure ser imparcial. Os antigos portugueses diziam que no se deve misturar alhos com bugalhos. Tinham razo. No misture assuntos, nem fique voltando a temas j tratados anteriormente. O ideal ordenar os assuntos de que quer tratar, ligando-os logicamente por um raciocnio claro.

4. Encadeamento coerente

O que voc entende por encadeamento coerente? Como os elos de uma corrente, o texto formado por uma srie de peas que se encaixam. Se os elos da corrente no se encaixam corretamente, a corrente no tem funcionalidade nenhuma. Da mesma maneira, se as vrias peas de um texto no estiverem encadeadas, a mensagem no ter nenhuma eficincia. O ideal ordenar os assuntos e lig-los logicamente por um raciocnio claro. Assim no: O aumento da gasolina fez subir os custos da empresa. A frota grande e cara para a empresa. A gasolina subiu 12% na refinaria e nos postos perto de 9% em uns e mais de 11% em outros, dependendo do Estado. Como o nmero de carros da frota da nossa empresa alto, vamos ter que diminuir a freqncia das viagens. Em alguns perodos do ano a verba para combustvel chega a passar de 20% de todo o oramento. Por isso cada viagem ter que ser autorizada pelo gerente da rea. Tambm por causa do aumento dos combustveis o reembolso ser fixado em R$ 0,50 por km rodado. Esse valor vlido a partir de janeiro de 2003. Problemas importante a fluncia das idias. Esforce-se para no abandonar uma idia e depois ter que voltar a ela mais frente. Assim sim: O aumento de 12% dos combustveis, determinado pela Petrobrs em outubro, teve reflexo sobre a verba destinada ao abastecimento da nossa frota. Como essa verba ultrapassa 20% do oramento por causa do nmero de veculos, as viagens esto reduzidas e tero que ser autorizadas pelo gerente da rea. Tambm por medida de economia o valor do quilmetro rodado est fixado em R$ 0,50 a partir de janeiro de 2009. Sugesto Cada pargrafo precisa ter unidade. Por isso, recomendvel reunir o mesmo pargrafo as informaes que estejam relacionadas com um mesmo assunto. Quando mudar de assunto, mude de pargrafo.

5. Simplicidade

Imaginemos que o fim do ano est se aproximando. Naturalmente, todos esto se preparando para as festas e confraternizaes. Que tal um brinde? Assim no:

Prezados confrades: Est o nosso relicrio de mensagens fraternais para o evento de final de ano instalado em competente local, ao lado equipamento de reprografia. Rogamos a todos que emprestem a sua participao, assim ocasionando grande glamour s nossas celebraes natalinas. Atenciosamente, Fulano de Tal Presidente Problemas Uma mensagem como esta, que deveria atingir a todos, ficou empolada e pouco natural. Pior ainda: uma mensagem dessa pode at parecer gozao... Tudo bem, a taa quebrada no tem importncia. Vamos fazer outro brinde? Assim sim: A caixinha de correspondncia do amigo oculto est colocada ao lado da mquina copiadora. Esperamos que todos participem, para que a nossa comemorao seja bem alegre. Saudaes Fulano de Tal Sugesto Seja simples. Uma mensagem no fica mais bonita porque contm construes difceis. Alm disso, o fecho atenciosamente tpico de ofcio; em uma mensagem de contedo mais informal, deve-se usar algo mais leve como saudaes ou cordialmente, e dispensar-se o ttulo. Escrever bonito importante. Mas na maioria das vezes a beleza est na simplicidade. Enfeitar desnecessariamente uma frase pode acabar levando ao tdio, ao mal-entendido e ao aborrecimento. Poupe o seu leitor. Seja simples. Que tal construir frases apenas com sujeito, verbo e predicado? (Raramente voc vai precisar mais do que isso.)

6. Unidade

Para que um carro funcione necessrio que todos os equipamentos estejam integrados, em perfeita unidade. Da mesma forma, a unidade em um texto informativo resultado imediato do encadeamento coerente. Significa que o texto trata do assunto definido no tpico frasal e no se perde em divagaes ou desvios. Cada pargrafo esgota um assunto. Assim, a mensagem constitui um conjunto nico na abordagem e no estilo. Se, por um lado, escrever um ato que exige buscar uma forma de expresso adequada e inteligvel, por outro lado essa busca implica meditar sobre o assunto, estud-lo e compreend-lo nas suas mais variadas faces. Considerando a expresso, ela se torna possvel quando se utilizam palavras prprias e o redator tem simpatia pelo assunto. Embora no se possa transformar principiantes em experientes escritores, e embora no se possa ensinar talento e bom senso, possvel aprender tcnicas que auxiliam a redigir. A leitura constante conduz formao de juzos de valor com relao leitura, aos textos jornalsticos, comerciais, tcnicos e outros. Da afirmar-se que a aprendizagem redacional se faz ao mesmo tempo em que se adquirem tcnicas de apreciao, sobretudo da literatura. 7. Criatividade A criatividade uma caracterstica que contribui em muito para transformar uma mensagem em um texto interessante de ler. possvel ser criativo sem contrariar as qualidades do texto citadas h pouco (clareza, conciso, objetividade e coerncia). A criatividade envolve a formao inteligente de frases, de maneiras a impressionar favoravelmente o leitor. Em geral, um texto criativo um texto simples e preciso, que tenha traos de imaginao criadora. Criatividade no se ensina, mas pode ser exercitada. Num ambiente empresarial, muitas vezes a criao significa o diferencial que quebra a rotina e traz solues novas para determinados problemas. Algumas tcnicas so fartamente adotadas, principalmente, em agncias de publicidade. Dependendo do seu caso, podem ser aplicadas no ambiente empresarial. Brainstorm Tcnica utilizada em grupos destinados a obter dos participantes o maio nmero possvel de idias e delas escolher a mais conveniente. Para isso, deve-se definir o problema, dar liberdade s idias, anotlas, no desprezar nem julgar nenhuma e discutir ao final para avali-las. Centros criativos Organizados a partir de grupos de pessoas com os mesmos interesses e objetivos, eles se transformam em ncleos irradiadores de idias, estimuladores e impulsionadores de atividades.

Ambientes culturais Dentro da prpria empresa podem ser criados locais que propiciem contnuos fluxos de conhecimento e informaes, objetivando favorecer a criatividade, procurar e estocar idias. Nestes locais so indispensveis a curiosidade e o interesse por todo tipo de informao e conhecimento. Trabalho, trabalho intenso O esforo para produzir e para recomear deve ser caracterstica do criado que no mede esforos para alcanar os objetivos.

8. Desprezo por solues pr-existentes

simplesmente a manifestao de inconformismo diante da mediocridade e do pr-estabelecido, os lugares-comuns, os clichs. Fonte: Redao Publicitria Teoria e Prtica. Jorge S. Martins Ed. Atlas Vamos arriscar dar mais uma temperada na nossa receita? O que ser aquele novo ingrediente? Aquele ingrediente que aparentemente daria um toque especial receita nada mais era do que um clich, que podemos considerar o maior inimigo da criatividade. Clich o termo corriqueiro, que todo mundo usa. Clich o lugar-comum, o esteretipo que empobrece a linguagem. Comparaes comuns: Seco como o deserto Branco como o leite Negro como a noite Quente como um deserto Pesado como o chumbo Exageros comuns: Foi o dia mais longo da minha vida Nada que eu faa suficiente No consigo pensar em nada Tudo aconteceu com a rapidez de um raio Redundncias comuns: O relgio marcava as horas A chuva caa sem parar So verdades comprovadas Num texto informativo, especialmente no texto tcnico, necessrio que o autor evite opinar sobre o assunto, a no ser quando for estritamente necessrio. O ideal indicar apenas dados corretos, reais. O autor deve indicar onde, quando e como obteve os dados de que se valeu e especificar as limitaes do trabalho, se houver. Antes de passarmos para o exerccio, vamos conferir um exemplo simples de texto informativo que une todas as caractersticas vistas at agora, clareza, conciso, objetividade, encadeamento coerente, simplicidade, unidade e imparcialidade. Exemplo Informamos que a partir do prximo dia 1 o uso de correio eletrnico estar restrito somente a assuntos profissionais. Mensagens particulares, que no tratem de assuntos da empresa, sero barradas por um sistema de filtro por palavraschave. Casos especiais devero ser tratados diretamente na rea e o gerente de informtica. Tambm dentro da reestruturao de comunicao interna, informamos que a gerncia de informtica est oferecendo desenvolvimento de programas especficos de controle para cada rea, de acordo com as caractersticas dos trabalhos. Pedidos devero ser encaminhados, com detalhamento, para endereo .....@....... at o dia 10. A equipe de informtica pode prestar outros servios sob demanda. Consulte a gerncia para maiores informaes. Exerccio: Elabore um comunicado de um setor de superviso de RH de uma empresa a todos os funcionrios. Quando terminar o texto veja se ele atende s exigncias de clareza, conciso, objetividade, encadeamento coerente, simplicidade, unidade e imparcialidade.

You might also like