You are on page 1of 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

CURSO DE ESPECIALIZAO EM GESTO PBLICA MUNICIPAL


MODALIDADE A DISTNCIA

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

DESAFIOS DA GESTO DEMOCRTICA NA ESCOLA: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL SENADOR JOS SARNEY (CACIMBA DE DENTRO PB)

Dalvaneide Confessor de Sousa Ps-graduando lato sensu em Gesto Pblica Municipal - UFPB Prof.Dr. Roberto Veras de Oliveira Professor do Departamento de Cincias Sociais- UFPB

RESUMO O tema proposto para este trabalho refere-se a um estudo sobre a Gesto Democrtica Escolar e os desafios pertinentes a este modelo de gesto, constituindo-se, sobretudo, em um modelo que busca a participao coletiva. De maneira particular, o projeto de pesquisa que fundamentou a construo deste artigo evocou ao estudo da Gesto Democrtica no Ensino Fundamental enquanto atribuio do Poder Pblico Municipal e tendo como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB, 1996), onde a mesma abre a possibilidade para a participao da comunidade na gesto escolar. O presente trabalho se constitui em um levantamento conceitual da temtica acima descrita, com base no processo de democratizao da escola no Brasil, na identificao dos desafios encontrados no mbito da Gesto Escolar Democrtica, atravs da percepo de que h iniciativas no sentido de ampliar os processos da Gesto Democrtica. A partir de um estudo de caso, na Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador Jos Sarney, Cacimba de Dentro PB, o presente estudo considera o ponto de vista dos diversos segmentos da comunidade escolar, observando se o esforo de democratizao da gesto escolar, os desafios, limites e contradies desse processo.

Palavras-chave: Gesto, escola, democracia, desafios.

1 INTRODUO

Este trabalho relevante devido s transformaes que vm ocorrendo no ambiente escolar da Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador Jos Sarney. Tais mudanas so aqui consideradas como significativas, pois resultam da prtica de uma gesto orientada por

uma proposta democrtica, que envolve gestores pblicos, profissionais da educao e membros da comunidade. Assim sendo, compreende-se que os resultados deste estudo podem vir a ser socializados junto a outros ambientes de escolas pblicas, o que certamente poder contribuir para o incentivo a mudanas visando uma educao participativa, voltada para o perfil democrtico, em que gestor escolar, profissionais da educao, pais, alunos e comunidade possam interagir no processo de educao de forma participativa, resultando na melhoria da qualidade do ensino e, em conseqncia disso, em uma melhor aprendizagem. Vale ressaltar que o conceito de gesto escolar est intrinsecamente associado ao movimento de fortalecimento da democratizao de todo o processo pedaggico, que possibilita a participao coletiva com resultados cada vez mais significativos. Assim, a gesto democrtica constitui-se em uma maneira de conduzir uma dada instituio escolar com possibilidades de garantir participao, transparncia e, sobretudo, democracia. Como afirma Dourado (2003, p. 62), na escola todos tm contribuies e saberes para compartilhar e que todos os processos realizados nos espaos da escola so vivncias formativas e cidads. O interesse por este tema para o artigo cientfico da especializao em gesto pblica municipal deu - se a partir de leituras sobre a temtica da Gesto Democrtica, bem como a partir da vivncia e prtica como educadora do ensino fundamental, funo desempenhada h mais de treze anos, na rede pblica municipal de Cacimba de Dentro, Estado da Paraba. O presente trabalho tem como objetivos: situar o debate recente sobre a questo da democratizao da escola no Brasil; reconstituir a histria da Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador Jos Sarney, com foco no processo recente de discusso e implementao da proposta de gesto democrtica, e identificar entre os responsveis pela poltica pblica de educao (na qual se insere a Escola Municipal Senador Jos Sarney), gestores da escola, professores, representantes de pais e alunos, como receberam e percebem a proposta da gesto democrtica e como vm se colocando frente s suas implicaes prticas. No mbito da educao brasileira, a gesto democrtica favorece a qualidade do ensino e da aprendizagem, uma vez que est aberta participao de todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino/ aprendizagem.

A LDB/96, no Art. 3 item III, reafirma a idia fazendo uso do termo: gesto democrtica do ensino pblico, na forma da lei e da legislao dos sistemas de ensino. Nos artigos 12 e 15 da mesma Lei, so endossadas a autonomia pedaggica e a administrativa das unidades de ensino, ressaltando-se a importncia da elaborao do Projeto Poltico Pedaggico (PPP), dando-se nfase importncia da participao da famlia e da comunidade nesse processo, criando-se assim uma oportunidade de articulao entre a sociedade e a escola (Art.12, item VI). Portanto, o espao democrtico j conquistado abrir espao para que outros tambm possam ser conquistados, pois, como afirma Paro (2000, p.78):
Se a verdadeira democracia caracteriza-se, dentre outras coisas, pela participao ativa dos cidados na vida pblica, considerados no apenas como titulares de direito, mas tambm como criadores de novos direitos, preciso que a educao se preocupe com dotar-lhes das capacidades culturais exigidas para exercerem essas atribuies, justificando-se, portanto a necessidade de a escola pblica cuidar, de forma planejada e no apenas difusa, de uma autntica formao do democrata.

Diante da importncia e atualidade do tema aqui proposto, consideramos que so grandes os entraves e desafios para que a gesto escolar puramente democrtica acontea. Porm, acreditamos que o processo democrtico no cotidiano escolar se tornar efetivo e real se contar com a participao de toda a comunidade, opinando, discutindo, refletindo e interferindo como sujeito participativo e democrtico.

2 FUNDAMENTAO TERICA

2.1 Gesto Escolar Democrtica: significados

No que se refere da gesto democrtica escolar, essa discusso faz parte de todo um processo de redemocratizao do Estado brasileiro, que a partir da Constituio de 1988 amplia um leque de direitos e garantias constitucionais, incluindo conquistas sociais e polticas expressas na Constituio Cidad, a qual previu a existncia de espaos de participao da sociedade civil organizada na gesto das polticas pblicas (Vras de Oliveira, 2010, p.16).

Na educao, um efeito deste movimento ocorreu via descentralizao da gesto escolar, atualmente percebida como uma importante tendncia no mbito das reformas educacionais, que constitue-se um tema relevante nos debates educacionais com toda a sociedade. Administrar uma escola, at bem pouco tempo, compreendia apenas as atividades de planejamento, direo dos trabalhos burocrticos, coordenao e controle de pessoal. Na gesto, esto envolvidos estas atividades consideradas necessrias para o cotidiano escolar, incluindo filosofia e poltica. O que existe uma dinmica interativa entre ambas. (Luck, 2000, p. 99). Administrar por si s no foi bastante diante das transformaes e necessidades da sociedade, da surgiu a necessidade de conduzir uma administrao que fosse satisfatria, que se tornasse mais que administrar, abrangendo alternativas mais amplas. Surge ento o conceito de gesto. Como atesta Luck, (2000, p. 99), a gesto no deprecia a administrao, mas supera as suas limitaes de enfoque dicotomizado, simplificado e reduzido, para atender as exigncias de uma realidade cada vez mais complexa e dinmica. Nesse sentido, a gesto democrtica um instrumento de transformao das prticas escolares. Para Libneo (2004), a escola no pode ser mais uma instituio isolada em si mesma. Compreende-se que a escola dever estar mobilizada com os atores sociais dentro e fora do ambiente escolar. Na escola de gesto democrtica o gestor o sujeito que facilita a interao e participao da escola com a comunidade, de forma que a escola seja aberta a propostas inovadoras de forma participativa e democrtica, visando o bem comum de toda comunidade. Entendendo sobretudo que a democracia possibilita a garantia de direitos fundamentais, como o de ir e vir, de expressar opinio, de fazer valer a opinio e a vontade da maioria, entende-se isto como sendo a vontade popular, inquestionavelmente soberana, mesmo em um ambiente hierarquizado, devido aos diferentes papis que cada componente da comunidade escolar exercem. Portanto, a Escola Democrtica deve ser um referencial dentro de uma concepo de escola que conduza a uma educao de maneira e com objetivos de formar cidados participantes, atuantes, com capacidade de julgar e fazer escolhas conscientes.

Vale destacar tambm que a Gesto Escolar Democrtica est fundamentada nos princpios da descentralizao, participao e transparncia. A descentralizao possibilita que as aes e decises sejam planejadas e efetuadas sem que haja a prevalncia da hierarquia. A participao, por sua vez, possibilita a interao, a integrao, a coresponsabilidade, desde as etapas do planejamento at a execuo das aes propostas, isto de todos os envolvidos no cotidiano escolar. Alm disto, todas as aes e decises devem ser claras e para o conhecimento de todos, eis o princpio da transparncia. Em consonncia com o Plano Nacional de Educao (PNE), reconhecemos que a boa relao entre a escola enquanto instituio e a sociedade no contexto da gesto democrtica possibilita alavancar a qualidade social da educao, garantindo a unidade nos processos de tomada de decises a partir da participao de todos com um propsito comum.

2.2 Instrumentos da Gesto Escolar Democrtica

Com relao aos instrumentos da gesto escolar democrtica, destaca-se no mbito da grande maioria das escolas pblicas: a) a constituio do Conselho Escolar; b) elaborao do Projeto Poltico Pedaggico (PPP). A seguir discorreremos sobre esses instrumentos, entendendo que esses, e outros, so imprescindveis ao desenvolvimento de aes democrticas no mbito da escola. Vale salientar, no entanto, que a melhora da qualidade da educao no depende unicamente das aes de uma gesto democrtica, mas, sobretudo, essas aes devem ser planejadas com a participao de todos os envolvidos nesse processo, levando em considerao as particularidades de cada escola. O Conselho Escolar se constitui em um rgo deliberativo, onde os partcipes compreendem os representantes de todos os segmentos da comunidade escolar. Sendo este um espao de carter consultivo e/ou deliberativo, responsvel pela tomada de decises no mbito escolar, constituindo-se, sobretudo, em um espao de democratizao, onde professores, pais, funcionrios, alunos e outros possam debater de maneira crtica sobre o cotidiano escolar. O Projeto Poltico Pedaggico (PPP) se caracteriza como um dos principais

instrumentos para a organizao do trabalho e das atividades da escola e, particularmente, para a definio de sua prpria organizao pedaggica (Dourado, 2003, p.56). A Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB) regulamenta os avanos da Constituio de 1988 e reafirma o princpio da Gesto democrtica da educao, conforme prope o ttulo IV, que trata da organizao da Educao Nacional a participao dos profissionais da educao na elaborao de projetos pedaggicos e da comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes, garantindo ainda em seu art. 15 que:
[...] os sistemas de ensino asseguraro s unidades escolares pblicas de educao bsica que os integram, progressivos graus de autonomia pedaggica e administrativa e de gesto financeira observada s normas gerais de direito financeiro pblico (Brasil, 2010, p. 17).

A elaborao do PPP algo imprescindvel no mbito de uma gesto escolar democrtica, pois a partir da elaborao desse Projeto que as propostas e aes nele inseridas so executadas e avaliadas com a finalidade de alcanar os objetivos a que se prope, estabelecendo, sobretudo, os parmetros para o futuro da gesto escolar democrtica, descentralizada e com autonomia nos processos de tomada de decises da escola. Vale salientar que
(...) faz parte da histria de luta dos trabalhadores em educao e movimentos sociais organizados em defesa de um projeto de educao pblica de qualidade, social e democrtica. Em diferentes momentos, tais lutas se levantaram para garantir maior participao dos trabalhadores em educao nos destinos da escola, no fortalecimento dos conselhos escolares, na definio do Projeto Poltico Pedaggico, na defesa da eleio de diretores, da autonomia escolar e de um crescente financiamento (Dourado, 2003, p.48-52).

A participao de toda comunidade escolar na elaborao de projetos pedaggicos que a escola pretenda executar comea a partir do momento em que acontecem reunies, encontros na prpria escola. Convocar a comunidade escolar para o debate sobre as tcnicas e prticas a serem desenvolvidas na escola representa o pice do processo de gesto participativa. O comprometimento e participao da comunidade no cotidiano escolar nos conduzem construo da democracia.

2.3 Democracia na Gesto Escolar: entre o discurso e a prtica

A prtica da administrao escolar brasileira teve como base o modelo administrativo classista, seguindo o modelo tradicional do taylorismo e do fordismo, onde os gestores centralizavam as decises sobre o trabalho e o trabalhador sob prticas autoritrias. Tais prticas no setor educacional, inspiradas no modelo taylorista, tiveram ampla predominncia durante os governos militares, de ndole autoritria. Sob tal modelo, as decises so tomadas de cima para baixo, no h participao da comunidade na gesto da Escola. Com a hegenomia de posturas autoritrias to enraizadas no processo brasileiro de gesto escolar, tornou-se muito comum ouvirmos discusses a respeito de que a prtica de gesto democrtica na escola pblica se torna muito difcil de concretizar. Entretanto perceptvel que como todo processo de mudana em construo, este tambm apresente avanos e retrocessos, sobretudo no contexto que envolve a teoria e a prtica. As heranas deixadas pela ditadura militar, infelizmente, so encontradas ainda hoje, arraigadas em muitas estruturas do Estado Brasileiro, inclusive nos sistemas educacionais. No conseguimos superar prticas arcaicas, que ajudam a manter o status quo, os privilgios das elites polticas. Um exemplo claro disso est no desvirtuamento do sentido de Escola Pblica (do povo, e para o povo, pois quem a financia a sociedade) fazendo-se prevalecer uma acepo segundo a qual o Estado considerado o nico gestor do sistema de ensino. Essa viso, como condio escola pblica, permite vrios desmandos contra a vontade dos atores educativos e prejudica sobremaneira a qualidade da educao. Um dos aspectos considerados negativos neste contexto a imposio de regras pedaggicas e de processos de gesto escolar que no dialogam com os anseios da sociedade, mas que so imprescindveis para os gestores porem em prtica as polticas que o sistema de ensino julga convenientes para alcanar os resultados baseados em concepes prprias de educao, que em muitos casos chegam a prejudicar os verdadeiros usurios da escola pblica. Mas, com o processo de abertura poltica, ao final dos anos 1980, abriu-se a possibilidade de participao dos mais diversos setores da sociedade na formulao de propostas pelas diversas esferas da sociedade, entre elas o setor educacional. Conforme a LDB (Lei 9394/96), a qual adota como princpio a Gesto Democrtica no que diz respeito Educao Nacional, em seu art 14:

Os sistemas de ensino definiro as normas de gesto democrtica do ensino pblico na educao bsica, de acordo com as sua peculiaridades e conforme os seguintes princpios: I - Participao dos profissionais da educao na elaborao do projeto pedaggico da escola; II - Participao das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. (Brasil, 2010, p. 17).

Mesmo com todo o respaldo legal ainda h um grande vcuo entre o que rege a Lei e a implementao de uma gesto democrtica de fato. Pois a mesma concorre com uma poltica de tradio autoritria. Diante dessas consideraes, podemos concluir que ainda h um longo caminho a ser percorrido entre o discurso e a prtica de uma gesto democrtica, pois,
Nos dias de hoje, os termos participao e democracia tm sido amplamente utilizados pelos mais variados setores sociais. possvel encontrar a defesa desses conceitos nos programas de governo de praticamente todos os partidos polticos. Se pudermos considerar esse fato um avano, dada a tradio autoritria presente na histria brasileira, por outro lado, ao avaliarmos os discursos e as prticas efetivas, podemos perceber que, apesar da apropriao dos termos, os significados e suas aplicaes polticas e culturais esto amplamente em disputa. Por isso, cada vez mais, faz-se necessrio debater e explicitar melhor o sentido que atribumos quelas palavras (Teixeira, 2005, p.7).

Refletindo a partir de tais consideraes, pergunta-se: ser que realmente os indivduos esto preparados para viver uma verdadeira democracia? Se pensarmos na democracia que vivemos hoje no Brasil percebemos que ainda no estamos preparados para escolher e fiscalizar nossos governantes, visto que nossas polticas pblicas nem sempre visam melhoria da sociedade, muitas vezes concorrendo para consolidar uma sociedade elitista. De acordo com o conceito mais abrangente de democracia, o povo tem o direito de participar das decises polticas do pas. Percebe-se ento que os brasileiros ainda no conseguiram adquirir a autonomia democrtica, pois possuem o direito de escolher seus governantes, mas no percebem a conseqncia de seus atos e no assumem responsabilidades. A democracia em uma sociedade no pode ser apenas um sistema poltico, ela s pode ser real se seus princpios se incorporam lgica da vida cotidiana de indivduos e grupos sociais em interao na sociedade. Segundo Cury (2002, p. 56), As tarefas de construo de

uma democracia econmica e poltica pertencem a vrias esferas de atuao da sociedade, e a escola apenas uma delas. Assim, a escola tem papel fundamental nesse processo de mudana. Precisa, portanto, tornar-se antes de tudo uma escola verdadeiramente democrtica para formar cidados conscientes, preparados para assumir seu papel em uma sociedade que alcance a democracia em toda a sua plenitude. Contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos e dos grupos sociais no algo que se possa fazer apenas pelo discurso. A prtica poltica efetiva fundamental para a construo da democracia na medida em que questionando, desvelando e democratizando mecanismos de legitimao e de exerccios do poder em nossa sociedade, podemos contribuir para o desenvolvimento da conscincia e da autonomia dos diversos grupos em interao. A escola por sua vez tem importante papel nesta luta, podendo contribuir para a criao de mecanismos e normas de interao fundamentadas na gesto democrtica dos conflitos. Pois por intermdio da democratizao do conjunto das relaes e prticas sociais que se pode construir uma democracia social, ou seja, uma democracia que ultrapasse a esfera do Estado e se instale no corao da vida social cotidiana. Tais aes devem ter como direcionamento a aprendizagem dos educandos com objetivos de torn-los cada vez mais capazes de enfrentar as mudanas da sociedade globalizada com mais dignidade e determinao. Conforme Cury (2002, p.193), a educao escolar pode contribuir para a democracia no apenas pela formao do cidado crtico e participativo, mas tambm por ser ela prpria um lugar onde se pe em prtica a vivncia do que se prope nos objetivos: desenvolvimento da autonomia do pensamento, iniciativa, liderana, participao nas decises. A escola que tem como princpios esses ideais no apenas est cumprindo um currculo imposto por uma poltica educacional, mas, sobretudo, est propiciando aos seus educandos condies reais de cidadania e o real exerccio da democracia. Uma democracia exercida na teoria e na prtica.

10

3 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

A pesquisa foi realizada no municpio de Cacimba de Dentro - PB, na Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador Jos Sarney. Os sujeitos compreendem gestores, a equipe pedaggica, professores e representantes de pais e alunos da referida escola. Ao todo, a escola possui 3 gestores, 3 tcnicos que compem a equipe pedaggica, 8 professores do ensino fundamental I, 14 professores do ensino fundamental II, 14 funcionrios (entre secretrios, vigias e auxiliares de servios) e 500 alunos, distribudos nos turnos: diurno e noturno. Esta totalidade se constitui no universo da pesquisa. A amostra da pesquisa compreende representantes dos segmentos da escola, sendo: 1 gestor escolar, 1 supervisor pedaggico, 1 coordenador educacional, 3 professores, 2 pais de alunos, 2 alunos. Constituram instrumentos para coleta de dados: a) o levantamento bibliogrfico; b) a observao direta; c) entrevistas. No que se refere a anlise dos dados, que culminou com a elaborao deste artigo, foram utilizadas as anlises de contedo e de discurso, j que a pesquisa realizada foi de cunho qualitativo.

4 ANLISE DOS RESULTADOS

As caractersticas da unidade escolar que se constituiu no universo desta pesquisa atende problemtica qual este estudo prope, qual seja, analisar o contexto democrtico da gesto escolar na realidade contempornea, em especial no Brasil. As entrevistas transcritas luz do problema de pesquisa e do referencial terico estudado, em sntese, nos indicam que significativos avanos ocorreram, assim como que so muitas as limitaes e desafios. A anlise e interpretao dos dados acompanhou a seqncia das questes levantadas na entrevista. Assim, no contexto de uma abordagem qualitativa, discorremos sobre quais os motivos/causas do distanciamento que se produziu entre as propostas em discusso e as aes que se fazem presentes na escola, entre o discurso e o que realmente acontece na vivencia e prtica educativa. Isso, frente s aes de contedo democratizante que vm sendo

11

implementadas na gesto da Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador Jos Sarney. Isto, mediante a observao durante visitas referida escola, bem como durante as entrevistas. Portanto, em um primeiro momento, a anlise trata do questionamento realizado apenas com o diretor, o supervisor, o coordenador e professores. Na sequncia, contempla uma questo que foi especfica para os pais e alunos. Ao final, tratamos da anlise dos dados referente s questes que foram utilizadas para todos os entrevistados. Partindo do primeiro questionamento ao diretor, ao supervisor, ao coordenador e aos professores, sobre o trabalho e o papel desempenhado por cada um dos profissionais supracitados junto Escola Municipal Senador Jos Sarney, observou-se que todos os entrevistados expressaram comprometimento com relao funo desempenhada na escola, reconhecendo inclusive seu papel para o desenvolvimento das atividades no mbito escolar, mostrando-se conscientes de que cada membro da comunidade escolar considerado como parte fundamental neste processo de gesto democrtica. Pois, como apontou o gestor da escola em estudo, seu papel se constitui em:
exercer minha funo dentro de uma viso democrtica de educao, voltada para a participao de toda comunidade escolar. Principalmente enfocando as famlias dos educandos como integrantes neste processo de ensino aprendizagem. Levando a escola a se tornar um ambiente educador onde todos se sintam responsveis para preservar, cuidar, respeitar e acima de tudo se sentir cidados conscientes de seu papel na sociedade.

Quanto aos pais e alunos (foram dois entrevistados em cada caso), questionamos se estes participam ativamente do cotidiano escolar, ao que responderam por unanimidade que sim, onde uma me complementou que sua participao se restringe a reunies aos finais de bimestres para assinar boletins e em eventos, denotando que a participao dos pais e alunos parcial no mbito desta escola. Um dos professores, mostrando-se bastante ctico em relao a essa questo, afirmou que a participao na escola acontece apenas em reunies a cada final de bimestre, onde s os pais ou responsveis so convidados (resposta do Professor C). Com relao ao questionamento que diz respeito ao funcionamento, mecanismos e prticas de comunicao e participao no contexto da gesto escolar democrtica, bem como com relao acessibilidade das informaes toda a comunidade escolar, apuramos que a comunicao flui melhor entre gestores. Entretanto, entre os demais profissionais e os pais de alunos acontece, mas nem todos os assuntos e informaes referentes escola so partilhados com todos. Ao que um dos entrevistados chamou de Gesto parcialmente democrtica

12

(professor B). Tambm o Professor C, ao comentar O Diretor tem capacidade de atuar na direo, mas nem sempre ele pode repassar todas as informaes aos demais funcionrios da escola, evidencia a falta de total transparncia no interior da Escola, no que tange sua gesto. Trata-se de importante limite, se consideramos que a transparncia constitui-se em um dos princpios da gesto escolar democrtica. Vale acrescentar que, do ponto de vista de um dos alunos entrevistados, quase ningum tem acesso s informaes, confirmando o carter preocupante dessa limitao. Mediante a questo sobre como so tomadas as decises, se h planejamento, se as decises so coletivas, quem participa e quem no participa, e fazendo uma anlise das respostas emitidas pelos entrevistados, podemos perceber que houve um enorme descompasso entre o discurso de uma prtica democrtica citada pelos tcnicos (gestor, coordenador e supervisor) e o que se materializa na prtica, segundo o discurso dos professores entrevistados. Fazendo um comparativo: enquanto o Supervisor Escolar respondeu que as decises so tomadas coletivamente, todos que fazem a escola so convidados para discutir e juntos tomarem as decises, sendo este discurso reafirmado pelo diretor e coordenador pedaggico, tal avaliao entrou em divergncia com o discurso dos professores, pois, segundo o professor A, h decises que vem de cima para baixo. J o professor C afirmou que as decises so tomadas apenas por duas ou trs pessoas. Em relao ao funcionamento, inovaes e mudanas no mbito da gesto escolar democrtica, a partir de quando ocorreram estas mudanas e o que de fato mudou, observouse que em sua totalidade os entrevistados pontuaram mudanas significativas na escola, onde foi citado, por alguns, que estas mudanas so recentes, e datam do incio da atual gesto, ou seja, no incio deste ano, 2011. De um modo geral, os entrevistados demonstraram estarem satisfeitos com o desempenho do atual gestor escolar, o que podemos observar atravs do relato de um dos pais entrevistados:
Tenho acompanhado a gesto desta escola desde 2002, mas hoje est muito melhor do que nas gestes anteriores, as mudanas aconteceram de vrias maneiras: em organizao, horrio, acolhimento, limpeza, decorao e comportamento dos alunos, entre outros.

Sobre o conceito de Gesto Democrtica, percebemos segurana e conhecimento dos entrevistados frente a este tema. Foram apresentados elementos conceituais de grande relevncia para o entendimento da temtica aqui proposta. Vejamos algumas falas:

13

A Gesto democrtica uma administrao aberta a mudanas, a desafios, onde h planejamentos e as decises so coletivas, onde todos tm voz e vez. Como tcnica acho positivo e construtivo essa forma de administrar (Supervisor Escolar). Gesto Democrtica para mim vai alm de um conceito, ela acontece de maneira compreensiva, participativa e acima de tudo no respeito a todos os integrantes do processo escolar. Acho que com esta nova viso de gesto um bom comeo para investirmos em uma educao de qualidade voltada para a formao de todos os indivduos (Diretor). Gesto democrtica onde as opinies so respeitadas e podem ser expressadas principalmente quando para crescer a escola. A democracia tima, pois cada um pode falar, dar sua opinio, tudo em beneficio da educao e ensino (pai de aluno). quando todos temos direitos iguais (aluno).

Ainda avaliando as entrevistas referentes a este quesito, percebemos um elemento essencial dentro do processo de gesto democrtica, sendo este implicitamente identificado pelo professor A, quando respondeu que a gesto democrtica escolar a gesto onde todos participam, e especialmente escolhem o gestor. Assim, ele aponta para um dos instrumentos de gesto escolar democrtica, que a eleio direta para diretor, no entanto, esse instrumento no utilizado na escola em estudo, e porque no dizer, em todas as escolas de rede municipal de Cacimba de Dentro - PB. Sobretudo, porque os diretores escolares geralmente so postos nesse cargo de maneira centralizada, via indicao, onde o gestor municipal (prefeito) utiliza, como critrio para as indicaes dos cargos, a seleo por meio de afinidades pessoais ou partidrias, sem se preocupar em analisar formao, currculo, experincia e at mesmo capacidade vocacional. Reportando-nos a outro questionamento, onde perguntamos se, na opinio dos entrevistados, todos os segmentos da comunidade escolar e local (gestores, funcionrios, professores, alunos, pais e comunidade) devem participar da gesto da Escola (ou no), e por qu. Todos foram unnimes, reconhecendo, sobretudo, como apontou o diretor escolar, que sem a participao de todos no pode haver democracia. Completando que isso se d como um processo lento, porque ainda estamos enraizados no antigo processo de gesto autoritria. Partindo para o questionamento acerca dos desafios encontrados para que a Gesto Democrtica acontea de fato no mbito da escola pblica, foram elencados os seguintes, isto com base nas entrevistas:

14

1. Ausncia de autonomia e maturidade para ouvir e aceitar as crticas; 2. Influncia da poltica partidria; 3. Falta de formao e informao por parte de muitos que integram a escola; 4. Ausncia de eleio direta para gestor escolar; 5. Atuao do Conselho escolar. 6. Interferncia externa; 7. Falta de tica de quem comanda; 8. Nvel de interesse de quem participa; 9. Mau uso dos recursos financeiros da escola pblica; Concluindo a anlise dos dados das entrevistas com o gestor escolar, demais profissionais, pais e alunos, questionamos sobre qual o seu papel frente s aes propostas no contexto da Gesto Escolar Democrtica na Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador Jos Sarney. Observem-se algumas respostas: Resposta do diretor frente a esta questo:
Inicialmente procuramos levar toda comunidade escolar a refletir sobre um slogan que diz: A escola que queremos: dilogo, respeito, justia, direito e deveres. Para, com isso, podermos mostrar a importncia do dialogo com todos os desafios. Percebemos que vem surtindo efeitos surpreendentes. Exemplo: Erradicamos vrias condutas que prejudicavam a todos, e hoje temos conquistado toda a comunidade escolar de maneira surpreendente (autor do depoimento).

Depoimento do Professor C sobre o seu papel frente s aes propostas no contexto da Gesto Escolar Democrtica na Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador Jos Sarney:
Conscientizar a partir dos alunos a terem uma conscincia de democracia nos atos do cotidiano escolar. Quanto participao na Gesto escolar, contribuo opinando para que um dia a democracia realmente acontea.

Depoimento de uma me de aluno:


Participo do conselho da escola como Membro efetivo, sou me de aluno e estou feliz com as aes da gesto atual com as informaes, dialogo e mudanas que foram melhores para a E.M.E.F Senador Jos Sarney.

Depoimento de um aluno:

15

Meu papel ser um estudante participativo e busco o melhor pra mim, por isso busco participar de todos os projetos da escola.

Em suma, cada um se expressou demonstrando o seu interesse na construo de uma escola melhor e mais democrtica, denotando, sobretudo, que cada membro da escola tem a sua importncia neste contexto de construo da democracia na escola. Observando-se, sobretudo, que no mbito da escola em estudo se cultivam laos de respeito, solidariedade, entendendo a escola como de fato uma unidade de ensino. No entanto, diante das anlises realizadas, percebemos que h muito que se fazer para que a Gesto Escolar Democrtica acontea na teoria/discurso, mas que, sobretudo, seja visualizada na prtica por todos: gestor, profissionais, pais, alunos e comunidade, de maneira transparente e em sua totalidade, ou seja, necessrio que realmente todas as decises sejam discutidas e visualizadas por toda a comunidade escolar.

5 CONCLUSES

Diante do que podemos observar durante a pesquisa e elaborao deste trabalho, percebemos a necessidade de se ampliar os esforos na construo de escolas cada vez mais democrticas, que rompam com prticas da escola tradicional. Reconhecendo que a democracia permeia todos os princpios da educao democrtica, a comunidade escolar como um todo deve decidir e compartilhar todos os problemas e progressos da instituio escolar. Sabemos que a Gesto Democrtica um processo complexo, mas no irrealizvel, e que exige de todos os envolvidos neste processo (famlia, profissionais, governo e sociedade), aes imediatas e slidas que garantam a concretizao das aes de um trabalho coletivo, com o propsito de substituir o paradigma de polticas educacionais autoritrias pelo democrtico. Ao longo desta pesquisa percebemos que a escola em estudo pode ser considerada uma escola com princpios democrticos, ou seja, considera que a mesma deve ser de qualidade para todos, onde os envolvidos neste processo mudaram a estrutura organizacional

16

da escola tradicional, para uma verso contempornea de educao voltada para a necessidade dos educandos em consonncia com os desejos da comunidade escolar. Neste sentido, a referida escola procura mobilizar e articular os que participam desta organizao, dando condies necessrias materiais e humanas para que a ao do processo scio-poltico e educacional acontea da melhor forma possvel e com resultados satisfatrios. Porm, ainda h muito que se fazer, para que a Gesto Democrtica seja realmente entendida e cooptada por todos os seus particpes. preciso que todos estejam conscientes de que a democracia em uma sociedade no pode ser considerada exclusivamente como um sistema poltico, pois a democracia s pode ser real se todos os seus princpios se incorporarem lgica da vida cotidiana dos indivduos. Ao final deste trabalho conclui-se que a Democracia um tema que vislumbra amplas discusses no contexto escolar, devido to grande complexidade, e que por isto necessita novas pesquisas, no sendo este trabalho uma concluso de fato sobre o tema estudado.

MINI CURRCULO

Dalvaneide Confessor de Sousa Graduada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia e concluinte do Curso de Especializao em Gesto Pblica Municipal pela Universidade Federal da Paraba (UFPB Virtual). Professora efetiva do Ensino Fundamental no municpio de Cacimba de Dentro - PB. E-mail: cdalvaneide@yahoo.com.br.

REFERNCIAS

Brasil. [Lei Darcy Ribeiro (1996)]. LDB: Lei de Diretrizes de Base da Educao Nacional: Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. - 5 Ed. Braslia: Cmara dos Deputados, Coordenao Edies Cmara, 2010. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Braslia/DF, 2000. CURY, C. R. J. Legislao Educacional Brasileira. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

17

DOURADO, L. Gesto escolar democrtica- a perspectiva dos dirigentes escolares da rede municipal de Goinia. Goinia: Alternativa, 2003. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 2 ed. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1975. LIBNEO, J. C. Organizao e gesto da escola: teoria e prtica. 5 ed.revisada e ampliada, Goinia Alternativa, 2004. LUCK, H. A escola Participativa: o trabalho do gestor escolar. 4 ed.Rio de Janeiro: DP&A, 2000. MARTINS, J.P. Administrao escolar: uma abordagem critica do processo administrativo em educao. 2 ed.So Paulo:Atlas, 1999. OTTONI DE CASTRO, M. L. A Educao na Constituio de l988 e a LDB. Braslia: Andre Quinc, l988. O Conselho Nacional de Educao e gesto democrtica: In Oliveira, D.A(org.), Gesto Democrtica da educao. Rio de Janeiro: Vozes, 2001. PARO V. A gesto democrtica da escola pblica. So Paulo: tica, 2000. TEIXEIRA, A. C. C. (Org.). Os sentidos da democracia e da participao. So Paulo: Instituto, Plis, 2005. VRAS DE OLIVEIRA, R., A Constituio de 1988, a Questo da Participao e o Sindicalismo: problematizaes. In: Jos Dari Krein; Marco Aurlio Santana; Magda Biavaschi. (Org.). Vinte anos da Constituio Cidad no Brasil. 1 ed. So Paulo: LTr, 2010.

APNDICES Roteiro da entrevista 01: Exclusiva para Gestor/ Diretor (a), Supervisor Educacional, Coordenadores e Professores.

Identificao do (a) entrevistado (a): Idade:_______ Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino

Funo que desempenha ou Cargo que ocupa na escola?

18

( ) Gestor/ Diretor (a). ( ) Coordenador (a) Escolar ( ) Supervisor (a) Educacional ( ) Professor (a) Vnculo: ( ) Estatutrio ( ) Comissionado ( ) Contrato por excepcional interesse pblico Formao: ( ) Nvel Mdio ( ) Superior ( ) Especializao ( ) Mestrado ( ) Doutorado Data de admisso: ______/______/______

Questes: 1. Fale como o seu trabalho na Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador Jos Sarney. O que voc faz? Qual o seu papel? 2. Em quais momentos da vida da Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador Jos Sarney, os pais so convidados a participar? H momentos em que a comunidade, em geral, convidada a participar da vida da escola? 3. Como funciona a gesto da escola? Quais os mecanismos e prticas de comunicao e participao? Todos tem acesso as informaes? 4. Como so tomadas as decises? H planejamento? As decises so coletivas? Quem participa? Quem no participa? 5. Sempre funcionou assim, ou tem havido alguma inovao, alguma mudana? Desde quando? O que est mudando efetivamente? 6. O que para voc gesto democrtica? O que acha disso? 7. Na sua opinio, todos os segmentos da comunidade escolar e local (gestores, funcionrios, professores, alunos, pais e comunidade) deve participar da gesto da escola ou no? Por que? 8. Quais os desafios para que a gesto democrtica acontea de fato no mbito da escola pblica? 9. Qual o seu papel frente as aes propostas no contexto da gesto escolar democrtica na Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador Jos Sarney? Roteiro da entrevista 02: Exclusiva para pais e alunos.

Identificao do (a) entrevistado (a): Idade:_______ Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino

Funo que desempenha no contexto escolar?

19

( (

) pai e ou responsvel ) aluno (a) ( ) Especializao ( ) Mestrado ( )

Formao: ( ) Nvel Mdio ( ) Superior Doutorado

Questes: 1. Voc participa ativamente do cotidiano escolar? 2. Em quais momentos da vida da Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador Jos Sarney, os pais so convidados a participar? H momentos em que a comunidade, em geral, convidada a participar da vida da escola? 3. Como funciona a gesto da escola? Quais os mecanismos e prticas de comunicao e participao? Todos tem acesso as informaes? 4. Como so tomadas as decises? H planejamento? As decises so coletivas? Quem participa? Quem no participa? 5. Sempre funcionou assim, ou tem havido alguma inovao, alguma mudana? Desde quando? O que est mudando efetivamente? 6. O que para voc gesto democrtica? O que acha disso? 7. Na sua opinio, todos os segmentos da comunidade escolar e local (gestores, funcionrios, professores, alunos, pais e comunidade) deve participar da gesto da escola ou no? Por que? 8. Quais os desafios para que a gesto democrtica acontea de fato no mbito da escola pblica? 9. Qual o seu papel frente s aes propostas no contexto da gesto escolar democrtica na Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador Jos Sarney?

You might also like