You are on page 1of 3

Campos Funcionais - Emoes

Segundo Wallon, a emoo o primeiro e mais forte vnculo entre os indivduos. fundamental observar o gesto, a mmica, o olhar, a expresso facial, pois so constitutivos da atividade emocional. Wallon dedicou grande parte de seu trabalho ao estudo da afetividade, adotando, alm disso, uma abordagem fundamentalmente social do desenvolvimento humano. Busca, em sua psicognese, articular o biolgico e o social. Atribui s emoes um papel de primeira grandeza na formao da vida psquica, funcionando como uma amlgama entre o social e o orgnico. As relaes da criana com o mundo exterior so, desde o incio, relaes de sociabilidade, visto que, ao nascer, no tem "meios de ao sobre as coisas circundantes, razo porque a satisfao das suas necessidades e desejos tem de ser realizada por intermdio das pessoas adultas que a rodeiam. Por isso, os primeiros sistemas de reao que se organizam sob a influncia do ambiente, as emoes, tendem a realizar, por meio de manifestaes consoantes e contagiosas, uma fuso de sensibilidade entre o indivduo e o seu entourage" (Wallon, 1971, p. 262). Wallon tambm estabelece uma estreita ligao entre as emoes e a atividade motora. Para ele, "a emoo corresponde a um estdio da evoluo psquica situado ent e o automatismo e a ao objetiva, entre a atividade motriz, reflexa, de natureza fisiolgica e o conhecimento" (idem, p. 91). Logo ao nascer, a criana manifesta um tipo de movimento totalmente ineficaz do ponto de vista da transformao do ambiente fsico, que Wallon chamou de "impulsivo". Esses movimentos tornam-se expressivos, organizados e intencionais atravs da comunicao que se estabelece entre o beb e o ambiente humano, por meio de respostas marcadas pela emoo. , portanto, a partir das interpretaes dos adultos que os gestos da criana ganham significado. Wallon estabelece uma distino entre emoo e afetividade. Segundo o autor (1968), as emoes so manifestaes de estados subjetivos, mas com componentes orgnicos. Contraes musculares ou viscerais, por exemplo, so sentidas e comunicadas atravs do choro, significando fome ou algum desconforto na posio em que se encontra o beb. Ao defender o carter biolgico das emoes, destaca que estas originam-se na funo tnica. Toda alterao emocional provoca flutuaes de tnus muscular, tanto de vsceras como da musculatura superficial e, dependendo da natureza da emoo, provoca um tipo de alterao muscular. Wallon "identifica emoes de natureza hipotnica, isto , redutoras do tnus, tais como o susto e a depresso. (...) Outras emoes so hipertnicas, geradoras de tnus, tais como a clera e a ansiedade, capazes de tornar ptrea a musculatura perifrica" (Dantas, 1992, p. 87).

A afetividade, por sua vez, tem uma concepo mais ampla, envolvendo uma gama maior de manifestaes, englobando sentimentos (origem psicolgica) e emoes (origem biolgica). A afetividade corresponde a um perodo mais tardio na evoluo da criana, quando surgem os elementos simblicos. Segundo Wallon, com o aparecimento destes que ocorre a transformao das emoes em sentimentos. A possibilidade de representao, que conseqentemente implica na transferncia para o plano mental, confere aos sentimentos uma certa durabilidade e moderao. Como se pode observar, Wallon (1968) defende que, no decorrer de todo o desenvolvimento do indivduo, a afetividade tem um papel fundamental. Tem a funo de comunicao nos primeiros meses de vida, manifestando-se, basicamente, atravs de impulsos emocionais, estabelecendo os primeiros contatos da criana com o mundo. Atravs desta interao com o meio humano, a criana passa de um estado de total sincretismo para um progressivo processo de diferenciao, onde a afetividade est presente, permeando a relao entre a criana e o outro, constituindo elemento essencial na construo da identidade. Da mesma forma, ainda atravs da afetividade que o indivduo acessa o mundo simblico, originando a atividade cognitiva e possibilitando o seu avano. So os desejos, as intenes e os motivos que vo mobilizar a criana na seleo de atividades e objetos. Para Wallon (1978), o conhecimento do mundo objetivo feito de modo sensvel e reflexivo, envolvendo o sentir, o pensar, o sonhar e o imaginar. Dantas afirma que, para o autor, a atividade emocional que "realiza a transio entre o estado orgnico do ser e a sua etapa cognitiva racional, que s pode ser atingida atravs da mediao cultural, isto , social. A conscincia afetiva a forma pela qual o psiquismo emerge da vida orgnica: corresponde sua primeira manifestao. Pelo vnculo imediato que se instaura com o ambiente social, ela garante o acesso ao universo simblico da cultura, elaborado e acumulado pelos homens ao longo de sua hist ia. Dessa forma ela que permitir a tomada de posse dos instrumentos com os quais trabalha a atividade cognitiva. Neste sentido, ela lhe d origem" (Dantas, 1992 p. 85-86). Wallon divide o desenvolvimento infantil em estgios. Observa-se que, em sua psicognese, em cada um desses estgios a criana estabelece um tipo de interao, anto com o meio humano como com o fsico. Em cada fase do desenvolvimento, os aspectos afetivos e cognitivos esto em constante entrelaamento. Wallon destaca os conceitos de alternncia e preponderncia funcionais, referindo-se predominncia alternada da afetividade e da cognio nas diferentes fases do desenvolvimento: "Apesar de alternarem a dominncia, afetividade e cognio no se mantm como funes exteriores uma outra. Cada uma, ao reaparecer como atividade predominante num dado estgio, incorpora as conquistas realizadas pela outra, no estgio anterior, construindo-se reciprocamente, num permanente processo de

integrao e diferenciao"(Galvo, 1996, p. 45). No estreito entrelaamento entre afetividade e cognio, as conquistas do plano afetivo so utilizadas no plano cognitivo, e vice-versa. Outro autor que enfatizou, em seus estudos, a ntima relao entre afeto e cognio Vygotsky. Denuncia que a separao desses dois aspectos "enquanto objetos de estudos, uma das principais deficincias da psicologia tradicional, uma vez que esta apresenta o processo de pensamento como um fluxo autnomo de pensamentos que pensam a si prprios, dissociados da plenitude da vida, das necessidades e dos interesses pessoais, das inclinaes e dos impulsos daquele que pensa" (1993, p. 6)

Srgio Antnio da Silva Leite Elvira Cristina Martins Tassoni

You might also like