You are on page 1of 36

MECANISMOS DE DEFESA

Psicnalise Sigmund Freud


Nasceu na Austria em 1856 e morreu em Londres em 1939. Formou-se em medicina em Viena(1881) Trabalhou em Paris com Charcot(neurologista) Trabalhou com Breuer emViena (hipnose)

Psicnalise Sigmund Freud


Criou a psicanlise (anlise da mente): Associao livre de idias Anlise dos sonhos Atos falhos

Psicnalise Sigmund Freud


Libido: todo comportamento humano orientado pelo impulso sexual (prazer). Determinismo psquico:nada ocorre ao acaso e muito menos os processos mentais. Todo comportamento superdeterminado.

Inconsciente
Resistncia: fora psquica que se ope a tornar consciente, a revelar um pensamento.
Represso: processo psquico que visa encobrir, fazer desaparecer da conscincia, uma idia ou representao insuportvel e dolorosa que est na origem do sintoma..

Estrutura e funcionamento da personalidade:


Teoria refere-se existncia de trs sistemas ou instncias psquicas: inconsciente pr-consciente consciente.

INCONSCIENTE
Contedos no presente no campo atual da conscincia. Reprimidos pela ao de censuras internas. Podem ter sido conscientes, em algum momento, e ter sido reprimidos, isto , foram para o inconsciente, ou podem ser genuinamente inconscientes. No inconsciente, no existe o conceito de tempo, de certo e errado e no h contradio.

PR-CONSCIENTE
Sistema onde permanecem aqueles contedos acessveis conscincia. aquilo que no est na conscincia, neste momento, mas que no momento seguinte pode estar.

CONSCIENTE
o sistema do aparelho psquico que recebe ao mesmo tempo as informaes do mundo externo e as do mundo interior.
Na conscincia, destaca-se o fenmeno da percepo e, principalmente, a percepo do mundo exterior.

Personalidade:
Dividida em trs grupos de fora: Id Ego Superego.

ID
So foras primrias ou os impulsos chamados instintivos. Parte menos acessvel da personalidade, Constituda de contedos inconscientes, inatos ou adquiridos, que buscam a contnua gratificao.

ID
No conhece juzo de valor (bem, moral), busca sempre satisfao imediata diz-se que ele atua de acordo com o princpio do prazer e a ele no se aplicam as leis lgicas do pensamento.
Quando o Id se rebela contra o mundo exterior cria os chamados estados neurticos.

EGO
EGO (palavra latina que significa eu): Responsvel pelo contato do psiquismo com a realidade externa; contm elementos conscientes e inconscientes. Serve de intermedirio entre o Id (os instintos) e o mundo exterior, freando, controlando o comportamento. O Ego protege a pessoa dos perigos, criando o medo.

EGO
O Ego atua de acordo com o princpio da realidade. Ele procura unir e conciliar as reivindicaes do Id e do Superego com as do mundo externo.
um regulador, na medida em que altera o princpio do prazer para buscar a satisfao considerando condies objetivas da realidade.

SUPEREGO:
Atua como censor do Ego. Representa, em geral, as exigncias da moralidade. Tem a funo de formar os ideais, a autoobservao, etc.
O Superego constitui a fora moral da personalidade, ele representa o ideal mais do que real e busca a perfeio mais do que o prazer.

Superego
Recompensa o Ego por pensamentos aceitveis e cria sentimentos de culpa para castig-lo por aes ou pensamentos contrrios a princpios morais.
O Superego o representante da sociedade dentro de ns e origina-se a partir da internalizao das proibies, dos limites e da autoridade.

ID, EGO E SUPEREGO


O comportamento, de modo geral, quase sempre o produto de uma interao entre esses trs sistemas e raramente um sistema opera com a excluso dos outros dois.

MECANISMOS DE DEFESA
Cada fora (ID, EGO, SUPEREGO)procura orientar o indivduo para um caminho distinto e isso pode ocasionar o chamado conflito, que perturba
Existem, no entanto, foras compensatrias que procuram equilibrar o indivduo em relao a uma vida normal..

Mecanismos de defesa
Tm funes protetoras e a presena dos mecanismos freqente em indivduos saudveis, mas, em excesso indicao de sintomas neurticos.
Todos ns os utilizamos em nossa vida cotidiana, isto , deformamos a realidade para nos defender de perigos internos e externos, reais ou imaginrios

NEGAO:
Tentativa de no aceitar na conscincia algum fato que perturba o Ego. Bloqueio de certas percepes do mundo externo, ou seja, o indivduo frente a determinadas situaes intolerveis da realidade externa, inconscientemente nega sua existncia para proteger-se do sofrimento.

NEGAO
Exemplo 01: A pessoa no consegue perceber que est sendo trada, quando todos sua volta j comentam.
Exemplo 02: A pessoa est fazendo regime, mas come escondido o tempo todo, afirmando que tem seguido a risca o regime, quando na verdade, come vrias coisas fora das refeies, por isso no consegue emagrecer.

PROJEO:
O ato de atribuir a uma pessoa, animal ou objeto as qualidades, sentimentos ou intenes que se originam em si prprio. Aspectos da personalidade de um indivduo so deslocados de dentro deste para o meio externo. A ameaa tratada como se fosse uma fora externa. A idia ou comportamento temido dela mesma. O indivduo se v livre da responsabilidade de seus atos, desaparecendo de sua conscincia todo conflito entre desejo e dever.

PROJEO
Sempre que caracterizamos algo de fora de ns como sendo mau, perigoso, pervertido, imoral e assim por diante, sem reconhecermos que essas caractersticas podem ser tambm verdadeiras para ns, provvel que estejamos projetando.

PROJEO
Exemplo 01: Um menino ao ver os lees no Jardim Zoolgico diz ao seu av: - Voc est morrendo de medo do leo, no ?
Exemplo 02: A pessoa afirma: -Todos ns somo desonestos... ou todos os homens so infiis... , na realidade est tentando projetar nos demais suas prprias caractersticas.

FORMAO REATIVA:
Esse mecanismo substitui comportamentos e sentimentos que so diametralmente opostos ao desejo real.
Trata-se de uma inverso clara e, em geral, inconsciente do verdadeiro desejo.

FORMAO REATIVA
No s a idia original que reprimida, mas qualquer vergonha ou auto-reprovao que poderiam surgir ao admitir tais pensamentos em si prprios tambm so excludas da conscincia.
Infelizmente, os efeitos colaterais da Formao reativa podem prejudicar os relacionamentos sociais.

Formao reativa
Exemplo 01: Atravs da Formao Reativa, alguns pais so incapazes de admitir um certo ressentimento em relao aos filhos, acabam por interferir exageradamente em suas vidas, sob o pretexto de estarem preocupados com seu bem-estar e segurana. Nesses casos a superproteo , na verdade, uma forma de punio.
Exemplo 02: O esposo pleno de raiva contra sua esposa pode manifestar sua Formao Reativa tratando-a com formalidade exagerada: no querida...

RACIONALIZAO:
O indivduo constri uma argumentao intelectualmente convincente e aceitvel, que justifica os estados deformados da conscincia. Isto , uma defesa que justifica as outras. A pessoa utiliza esquemas de justificao para disfarar motivos e intenes subjacentes. Graas a este artifcio, os pretextos so considerados razes e assim a pessoa se tranqiliza.

Racionalizao: poder dos fortes. Justificam os seus atos pela lgica.


Precisamos despedir os empregados para conter gastos. Vamos destruir favelas pelo bem da sociedade. S a nossa religio salva realmente. Precisamos destruir os inimigos que nos querem mal e esto condenados ao inferno.

SUBLIMAO:
o processo inconsciente atravs do qual, um impulso primrio canalizado, ou seja, transferido para outras vias sob formas sociais mais aceitas.
A pessoa muda a forma de resposta, mas a inteno continua sendo a mesma.

SUBLIMAO
Ex: Um funcionrio esmurra a mesa quando est com raiva de seu chefe a ao desejada se realiza, servindose a pessoa de um objeto-estmulo que se torna o smbolo da verdadeira meta, agora sublimada.

Respostas sublimadas que no atingem o objeto-estmulo, mas o smbolo-estmulo.


A fotografia de um ditador queimada em praa pblica, quando o desejo a sada ou a morte do ditador.
Falar Ironias, quando o desejo xingar.

Um aperto de mo demorado, quando o desejo um beijo apaixonado.

CATITIMIA:
Indica a ao que as tendncias afetivas exercem sobre a percepo da realidade. Exemplo 01: Uma pessoa quando est apaixonada por outra, tende a ver somente as suas qualidades. Exemplo 02: - Precisava ver, era uma serpente enorme, de quase mais de trs metros de comprimento...s vezes, exageramos as dimenses das coisas que nos causam medo.

Catitimia
Uma pessoa emocionada uma pssima testemunha, dificultando a anlise objetiva de um crime pelas pessoas que o presenciaram.
Na catitimia, o indivduo enxerga por meio de culos, e a cor de suas lentes que determinam a cor da realidade.

REGRESSO:
um retorno a um nvel de desenvolvimento anterior ou a um modo de expresso mais simples ou mais infantil. um modo de aliviar a ansiedade escapando do pensamento realstico para comportamentos que, em anos anteriores, reduziram a ansiedade. Exemplo 01: Uma pessoa ao ver uma barata, sobe na mesa aos berros.

Regresso
Exemplo 02: Uma criana, ao nascer seu irmozinho, comea a fazer xixi na cala e a pedir chupeta novamente.
A regresso um modo de defesa bastante primitivo e, embora reduza a tenso, freqentemente deixa sem soluo a fonte de ansiedade original.

You might also like