You are on page 1of 70

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG,

, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES

Aula 4
RECEITA PBLICA

Ol amigos! Como bom estar aqui!

A palavra Receita utilizada em todo o mundo pela contabilidade para evidenciar a variao positiva da situao lquida patrimonial resultante do aumento de ativos ou da reduo de passivos de uma entidade. A receita pblica pode ser definida em sentido amplo (lato) e em sentido restrito (stricto).

Receita pblica em sentido amplo (lato sensu) ou ingresso pblico: so todas as entradas ou ingressos de bens ou direitos a qualquer ttulo, em certo perodo de tempo, que o Estado utiliza para financiar seus gastos, podendo ou no se incorporar ao seu patrimnio e independente de haver contrapartida no passivo. Exemplos: receitas tributrias, operaes de crdito, operaes de crdito por antecipao de receita, caues, etc.

Receita pblica em sentido estrito (stricto sensu): so todas as entradas ou ingressos de bens ou direitos, em certo perodo de tempo, que se incorporam ao patrimnio pblico sem compromisso de devoluo posterior. Exemplos: alienao de bens, receita de contribuies, receitas industriais, etc.

No processo oramentrio, notvel a relevncia da Receita Pblica, cuja previso dimensiona a capacidade governamental em fixar a Despesa Pblica e, no momento da sua arrecadao, torna-se instrumento condicionante da execuo oramentria da despesa.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES A Receita est envolvida em situaes singulares na Administrao Pblica, como a sua distribuio e destinao entre as esferas governamentais e o estabelecimento de limites legais impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Dessa forma, assume fundamental importncia ao permitir estudos e anlises acerca da carga tributria suportada pelos diversos segmentos da sociedade.
1

O conhecimento dos conceitos e da classificao da receita possibilita a cidadania no processo de fiscalizao da arrecadao, bem como o efetivo controle social sobre as Contas dos Governos Federal, Estadual, Distrital e Municipal. Da mesma forma, do lado dos servidores pblicos, o conhecimento das Receitas Pblicas, principalmente em face da LRF, contribui para a transparncia das contas pblicas e para o fornecimento de informaes de melhor qualidade aos diversos usurios.

A receita, pelo enfoque oramentrio, corresponde a todos os ingressos disponveis para a cobertura das despesas oramentrias e para as operaes que, mesmo sem o ingresso de recursos, financiem despesas oramentrias, como o caso das chamadas operaes de crdito em bens e/ou servios. Exemplo: transaes, como aquisies financiadas de bens e arrendamento mercantil financeiro, quando possuem dotao especfica na LOA, so registradas como receita oramentria e despesa oramentria, pois so consideradas operaes de crdito pela LRF (art. 29).

As classificaes oramentrias de receitas e despesas so de fundamental importncia para a transparncia das operaes constantes de um oramento. Toda a informao oramentria organizada e veiculada segundo um tipo de classificao. Ademais, por meio das vrias classificaes, ainda, que se implementam planos, que se explicitam os objetivos e prioridades da ao pblica, oramento e gesto das organizaes do setor pblico, ilustrando,
1

Parte da apresentao baseada no artigo de CORE, Fabiano Garcia. Reforma gerencial dos processos de planejamento e oramento. Braslia: ENAP, 2001.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES desse modo, sobre o direcionamento poltico da ao governamental.

As receitas esto classificadas, segundo a Lei 4.320/1964, em dois segmentos: Receitas Correntes e Receitas de Capital, diviso essa que obedece a um critrio econmico, dentro da ideia de demonstrar a origem das diversas fontes, conforme derivem do exerccio de poder prprio do Estado, de tributar as pessoas e agentes econmicos ou do exerccio de atividade econmica. Essas so as Receitas Correntes, sendo Receitas de Capital aquelas que procedem do endividamento ou da transformao de ativos fsicos ou financeiros em moeda.

Cabe ressaltar, entretanto, que com o advento da LRF, as informaes de receita assumiram uma importncia fundamental. Vrios procedimentos e mecanismos de controle foram estabelecidos nessa lei com base em previso e arrecadao de receita, o que impe a necessidade de um cuidado especial no que se refere qualidade dessas informaes.

No tocante s despesas, as classificaes, basicamente, respondem as principais indagaes que habitualmente surgem quando o assunto gasto oramentrio. Essas informaes permitiro a mensurao de desempenho e o controle oramentrio: a cada uma dessas indagaes corresponde um tipo de classificao. Ou seja: quando a pergunta para que sero gastos os recursos alocados, a resposta ser encontrada na classificao programtica ou, mais

adequadamente, de acordo com a Portaria 42/1999, na ESTRUTURA PROGRAMTICA; em que sero gastos os recursos, a resposta consta da classificao FUNCIONAL; o que ser adquirido ou o que ser pago, na classificao por elemento de despesa; quem o responsvel pela programao a ser realizada, a resposta encontrada na classificao INSTITUCIONAL (rgo e unidade oramentria); qual o efeito ECONMICO da realizao da despesa, na classificao por categoria econmica; e qual a

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES origem dos recursos, na classificao por fonte de recursos. Outra viso a que divide a classificao dos gastos pblicos em trs: segundo sua finalidade, sua natureza e quanto a seu agente encarregado da execuo do gasto. No entanto quer dizer a mesma coisa: a finalidade observada na estrutura programtica assim determinada pela Portaria 42/1999, a natureza na classificao por natureza da despesa e o agente encarregado do gasto pode ser observado na classificao institucional. Dessa forma, so as

caractersticas bsicas de sistemas oramentrios modernos: estrutura programtica, econmica e organizacional para alocao de recursos, denominadas de classificaes oramentrias da despesa.

A legislao orienta que a classificao da despesa no oramento pblico deve ser desdobrada de acordo com os seguintes critrios: institucional (rgo e unidade oramentria), funcional (funo e subfuno), por programas (programa, projeto, atividade e operaes especiais) e segundo a natureza (categorias econmicas, grupos, modalidades de aplicao e elementos).

Nesta aula abordaremos as classificaes da Receita Pblica. Na seguinte, trataremos das classificaes da Despesa Pblica. Em ambos falaremos bastante do que est previsto no atual MCASP, no atual MTO e nas Portarias que regem as classificaes, j que as provas se concentram nestes instrumentos.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES 1. CLASSIFICAO POR NATUREZA DA RECEITA

As naturezas de receitas oramentrias procuram refletir o fato gerador que ocasionou o ingresso dos recursos aos cofres pblicos. a menor clula de informao no contexto oramentrio para as receitas pblicas, devendo, portanto, conter todas as informaes necessrias para as devidas vinculaes. Em face da necessidade de constante atualizao e melhor identificao dos ingressos aos cofres pblicos, o esquema inicial de classificao foi desdobrado em nveis, que formam o cdigo identificador da natureza de receita: 1. Nvel: Categoria Econmica 2. Nvel: Origem 3. Nvel: Espcie 4. Nvel: Rubrica 5. Nvel: Alnea 6. Nvel: Subalnea

X Categoria Econmica

Y Origem

Z Espcie

W Rubrica

TT Alnea

KK Subalnea

1. nvel - Categoria econmica da receita

Este nvel da classificao por natureza obedece ao critrio econmico. utilizado para mensurar o impacto das decises do Governo na economia nacional (formao de capital, custeio, investimentos, etc.). codificada e subdividida da seguinte forma: 1. Receitas Correntes; 2. Receitas de Capital; 7. Receitas Correntes Intraoramentrias; 8. Receitas de Capital Intraoramentrias.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES Vamos a elas: Receitas Correntes: classificam-se nessa categoria aquelas receitas oriundas do poder impositivo do Estado Tributria e de Contribuies; da explorao de seu patrimnio Patrimonial; da explorao de atividades econmicas Agropecuria, Industrial e de Servios; as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinadas a atender despesas classificveis em Despesas Correntes Transferncias Correntes; e as demais receitas que no se enquadram nos itens anteriores Outras Receitas Correntes.

Receitas de Capital: so as provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital e, ainda, o Supervit do Oramento Corrente. Em geral, essas receitas so representadas por mutaes patrimoniais que nada acrescentam ao patrimnio pblico, s ocorrendo uma troca de elementos patrimoniais, isto , um aumento no sistema financeiro (entrada de recursos financeiros) e uma baixa no sistema patrimonial (sada do patrimnio em troca de recursos financeiros).

O supervit do oramento corrente receita de capital, porm no receita oramentria. Segundo a Lei 4.320/1964, o supervit do Oramento Corrente resulta do balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes, porm no constituir item de receita oramentria. Isso ocorre para evitar a dupla contagem, porque ela j foi considerada no oramento corrente.

Receitas Intraoramentrias: so receitas oriundas de operaes realizadas entre rgos e demais entidades da Administrao Pblica integrantes do oramento fiscal e da seguridade social de uma mesma esfera de governo. So chamadas tambm de ingressos intraoramentrios. Tm a finalidade de

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES discriminar as receitas referentes s operaes entre rgos, fundos, autarquias, fundaes pblicas, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. O elemento motivador da criao dessas receitas foi a incluso, na Portaria Interministerial STN/SOF 163, de 4 de maio de 2001, da modalidade de aplicao 91 Aplicao Direta Decorrente de Operao entre rgos, Fundos e Entidades Integrantes dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social.

As

novas

naturezas

de

receita

intraoramentrias

so

constitudas

substituindo-se o 1. nvel (categoria econmica 1 ou 2) pelos dgitos 7, se receita corrente intraoramentria, e 8, se receita de capital intraoramentria, mantendo-se o restante da codificao. Por exemplo, o IPTU pago por uma empresa estatal dependente de um municpio ser classificado na conta 7112.02.00 IPTU (receita

intraoramentria). O cdigo a ser usado para registro do IPTU dos contribuintes que no sejam participantes do oramento fiscal do municpio permanece 1112.02.00.

Ateno: as classificaes includas no constituem novas categorias econmicas de receita, mas sim meras especificaes das categorias corrente e de capital, a fim de possibilitar a identificao das respectivas operaes intraoramentrias e, dessa forma, evitar a dupla contagem de tais receitas.

2. nvel - Origem

a subdiviso das Categorias Econmicas, que tem por objetivo identificar a origem das receitas, no momento em que estas ingressam no patrimnio pblico. Identifica a procedncia dos recursos pblicos, em relao ao fato gerador dos ingressos das receitas (derivada, originria, transferncias e outras). No caso das receitas correntes, tal classificao serve para identificar se as receitas so compulsrias (tributos e contribuies), provenientes das

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES atividades em que o Estado atua diretamente na produo (agropecurias, industriais ou de prestao de servios), da explorao do seu prprio patrimnio (patrimoniais), se provenientes de transferncias destinadas ao atendimento de despesas correntes, ou, ainda, de outros ingressos. No caso das receitas de capital, distinguem-se as provenientes de operaes de crdito, da alienao de bens, da amortizao dos emprstimos, das transferncias destinadas ao atendimento de despesas de capital, ou, ainda, de outros ingressos de capital.

Os cdigos da origem para as receitas correntes e de capital so:

QUADRO: ORIGENS DAS RECEITAS RECEITAS CORRENTES 1. Receita Tributria 2. Receita de Contribuies 3. Receita Patrimonial 4. Receita Agropecuria 5. Receita Industrial 6. Receita de Servios 7. Transferncias Correntes 9. Outras Receitas Correntes 2.1 Origens das receitas correntes RECEITAS DE CAPITAL

1. Operaes de Crdito 2. Alienao de Bens 3. Amortizao de Emprstimos 4. Transferncias de Capital 5. Outras Receitas de Capital

2.1.1 Receitas tributrias

Para que o Estado possa custear suas atividades, so necessrios recursos financeiros. Uma de suas fontes o tributo, o qual definido pelo art. 3.o do Cdigo Tributrio Nacional CTN: Art. 3. Tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES Independentemente do nome ou da destinao, o que vai caracterizar o tributo o seu fato gerador, o qual a situao definida em lei como necessria e suficiente a sua ocorrncia. Assim, so irrelevantes sua denominao e a destinao legal do produto de sua arrecadao. O art. 5. do CTN define que as espcies de tributos so impostos, taxas e contribuies de melhorias: Imposto: conforme o art. 16, imposto o tributo cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica, relativa ao contribuinte. Sempre que possvel, os impostos tero carter pessoal e sero graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte, facultado administrao tributria,

especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimnio, os rendimentos e as atividades econmicas do contribuinte. Taxa: de acordo com o art. 77, as taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. As taxas no podero ter base de clculo prpria de impostos. Contribuio de Melhoria: segundo o art. 81, a contribuio de melhoria cobrada pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES 2.1.2 Receitas de contribuies

o ingresso proveniente de contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de interveno nas respectivas reas. Apesar da controvrsia doutrinria sobre o tema, suas espcies podem ser definidas da seguinte forma: Contribuies Sociais: destinadas ao custeio da seguridade social, que compreende a previdncia social, a sade e a assistncia social. Contribuies de Interveno no Domnio Econmico: derivam da contraprestao atuao estatal exercida em favor de determinado grupo ou coletividade. Exemplo de contribuio de interveno no domnio econmico o Adicional sobre Tarifas de Passagens Areas Domsticas, que so voltadas suplementao tarifria de linhas areas regionais de passageiros, de baixo e mdio potencial de trfego. Contribuies de Interesse das Categorias Profissionais ou Econmicas: destinadas ao fornecimento de recursos aos rgos representativos de categorias profissionais legalmente regulamentadas ou a rgos de defesa de interesse dos empregadores ou empregados. Essas contribuies so destinadas ao custeio das organizaes de interesse de grupos profissionais como, por exemplo, a OAB, o CREA, o CRM e assim por diante. Visam tambm ao custeio dos servios sociais autnomos prestados no interesse das categorias, como o SESI, o SESC e o SENAI.

Ateno: para efeitos de classificao oramentria, a contribuio de melhoria receita tributria e as demais contribuies so receitas de contribuies.

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES 2.1.3 Demais origens

Receita Patrimonial: o ingresso proveniente de rendimentos sobre investimentos do ativo permanente, de aplicaes de disponibilidades em operaes de mercado e outros rendimentos oriundos de renda de ativos permanentes. Por exemplo, temos as receitas de arrendamentos de terrenos da Unio, que o Poder Pblico concede outra parte o gozo temporrio de um terreno mediante retribuio. Tal retribuio se torna receita patrimonial. Outros exemplos: aluguis, arrendamentos, foros e laudmios, taxas de ocupao de imveis, juros de ttulos de renda, dividendos, participaes, remunerao de depsitos bancrios,

remunerao de depsitos especiais e remunerao de saldos de recursos no desembolsados. Receita Agropecuria: o ingresso proveniente da atividade ou da explorao agropecuria de origem vegetal ou animal. Incluem-se nessa classificao as receitas advindas da explorao da agricultura (cultivo do solo), da pecuria (criao, recriao ou engorda de gado e de animais de pequeno porte) e das atividades de beneficiamento ou transformao de produtos agropecurios em instalaes existentes nos prprios estabelecimentos. Receita Industrial: o ingresso proveniente da atividade industrial de extrao mineral, de transformao, de construo e outras,

provenientes das atividades industriais definidas como tal pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE. Receita de Servios: o ingresso proveniente da prestao de servios de transporte, sade, comunicao, porturio, armazenagem, de inspeo e fiscalizao, processamento de dados, vendas de

mercadorias e produtos inerentes atividade da entidade e outros servios. Transferncia Corrente: o ingresso proveniente de outros entes ou entidades, referente a recursos pertencentes ao ente ou entidade recebedora ou ao ente ou entidade transferidora, efetivado mediante

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES condies preestabelecidas ou mesmo sem qualquer exigncia, desde que o objetivo seja a aplicao em despesas correntes. Outras Receitas Correntes: so os ingressos correntes provenientes de outras origens no classificveis nas anteriores. Exemplos: recebimento de dvida ativa, multas em geral, restituies, etc.

2.2 Origens das receitas de capital

Operaes de Crdito: so os ingressos provenientes da colocao de ttulos pblicos ou da contratao de emprstimos e financiamentos internos ou externos, obtidos junto a entidades estatais ou privadas. Os emprstimos compulsrios tambm so classificados como operaes de crdito.

Alienao de Bens: o ingresso proveniente da alienao de componentes do ativo imobilizado ou intangvel. Exemplos:

privatizaes, venda de um prdio pblico, etc. Amortizao de Emprstimos: o ingresso referente ao recebimento de parcelas de emprstimos ou financiamentos concedidos em ttulos ou contratos. Transferncias de Capital: o ingresso proveniente de outros entes ou entidades, referente a recursos pertencentes ao ente ou entidade recebedora ou ao ente ou entidade transferidora, efetivado mediante condies preestabelecidas ou mesmo sem qualquer exigncia, desde que o objetivo seja a aplicao em despesas de capital. Outras Receitas de Capital: so os ingressos de capital provenientes de outras origens no classificveis nas anteriores. Exemplo:

integralizao de capital de empresas estatais.

Ateno: diferena entre Transferncia Corrente e Transferncia de Capital. O que interessa para diferenciar as transferncias a aplicao da receita e no a sua procedncia. Se for aplicada em despesas de capital, ser

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES transferncia de capital; se for aplicada em despesas correntes, ser transferncia corrente.

3. nvel - Espcie

o nvel de classificao vinculado Origem, composto por ttulos que permitem qualificar com maior detalhe o fato gerador dos ingressos de tais receitas. Por exemplo, dentro da Origem Receita Tributria (receita proveniente de tributos) podemos identificar as suas espcies, tais como impostos, taxas e contribuies de melhoria (conforme definido na CF/1988 e no CTN), sendo cada uma dessas receitas uma espcie de tributo diferente das demais.

4. nvel - Rubrica

o detalhamento das espcies de receita. A rubrica busca identificar dentro de cada espcie de receita uma qualificao mais especfica. Agrega

determinadas receitas com caractersticas prprias e semelhantes entre si.

5. nvel - Alnea

Funciona como uma qualificao da rubrica. A alnea o nvel que apresenta o nome da receita propriamente dita e que recebe o registro pela entrada de recursos financeiros.

6. nvel -Subalnea

Constitui o nvel mais analtico da receita, o qual recebe o registro de valor, pela entrada do recurso financeiro, quando houver necessidade de maior detalhamento da alnea.

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES Detalhamento de cdigo

Para atender s necessidades internas, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero detalhar as classificaes oramentrias a partir do nvel ainda no detalhado, sendo que se o detalhamento ocorrer no nvel de alnea (5. e 6. dgitos) ou subalnea (7. e 8. dgitos), dever ser a partir do 51. A administrao dos nveis j detalhados cabe Unio. Poder haver um 7. nvel (9. e 10. dgitos), denominado de detalhamento facultativo, a ser criado, opcionalmente, pelo ente.

2. CLASSIFICAO POR FONTES

uma classificao tanto da receita como da despesa. Vimos que a classificao por natureza da receita busca a melhor identificao da origem do recurso segundo seu fato gerador. No entanto, existe a necessidade de classificar a receita conforme a destinao legal dos recursos arrecadados. As fontes de recursos constituem-se de determinados agrupamentos de naturezas de receitas, atendendo a uma determinada regra de destinao legal, e servem para indicar como so financiadas as despesas oramentrias. a individualizao dos recursos de modo a evidenciar sua aplicao segundo a determinao legal, sendo, ao mesmo tempo, uma classificao da receita e da despesa.

A classificao por fontes de recursos consiste em um cdigo de trs dgitos, sendo que o primeiro indica o grupo de fontes de recursos, e o segundo e terceiro, a especificao das fontes de recursos. O grupo de fontes de recursos identifica se o recurso ou no originrio do Tesouro Nacional e se pertence ao exerccio corrente ou a exerccios anteriores.

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES 1. DGITO: GRUPO DE FONTES DE RECURSOS 1 Recursos do Tesouro Exerccio Corrente 2 Recursos de Outras Fontes Exerccio Corrente 3 Recursos do Tesouro Exerccios Anteriores 6 Recursos de Outras Fontes Exerccios Anteriores 9 Recursos Condicionados Definies: Recursos do Tesouro: so aqueles geridos de forma centralizada pelo Poder Executivo, que detm a responsabilidade e controle sobre as disponibilidades financeiras. Essa gesto centralizada se d,

normalmente, por meio do rgo Central de Programao Financeira, a STN, que administra o fluxo de caixa, fazendo liberaes aos rgos e entidades, de acordo com a programao financeira e com base nas disponibilidades e nos objetivos estratgicos do governo. Recursos de Outras Fontes: so aqueles arrecadados e controlados de forma descentralizada e cuja disponibilidade est sob a

responsabilidade desses rgos e entidades, mesmo nos casos em que dependam de autorizao do rgo Central de Programao Financeira para dispor desses valores. De forma geral esses recursos tm origem no esforo prprio das entidades, seja pelo fornecimento de bens, prestao de servios ou explorao econmica do patrimnio prprio. Exerccio Corrente e Exerccios Anteriores: corresponde

segregao entre recursos arrecadados no exerccio corrente daqueles arrecadados em exerccios anteriores, informao importante j que os recursos vinculados devero ser aplicados no objeto para o qual foram reservados, ainda que em exerccio subsequente ao ingresso (art. 8. da LRF). Ressalta-se que os cdigos 3 e 6 devero ser utilizados para registro do supervit financeiro do exerccio anterior, que servir de base para a abertura de crditos adicionais, respeitando as especificaes das destinaes de recursos.

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES Recursos Condicionados: so aqueles includos na previso da receita oramentria, mas que dependem da aprovao de alteraes na legislao para a integralizao dos recursos. Quando confirmadas tais proposies, os recursos so remanejados para as destinaes adequadas e definitivas.

Os dgitos seguintes so bastante variados. O estudante deve saber que a fonte de recursos composta por 3 dgitos e quais so os grupos do 1. dgito . Exemplos de fontes: Fonte 100: Recursos do Tesouro Exerccio Corrente (1); Recursos Ordinrios (00); Fonte 152: Recursos do Tesouro Exerccio Corrente (1); Resultado do Banco Central (52); Fonte 150: Recursos do Tesouro Exerccio Corrente (1); Recursos Prprios No Financeiros (50); Fonte 250: Recursos de Outras Fontes Exerccio Corrente (2); Recursos Prprios No Financeiros (50); Fonte 300: Recursos do Tesouro Exerccios Anteriores (3); e Recursos Ordinrios (00).

O MCASP traz algumas observaes importantes: Como mecanismo integrador entre a receita e a despesa, o cdigo de destinao/fonte de recursos exerce um duplo papel na execuo oramentria. Para a receita oramentria, esse cdigo tem a finalidade de indicar a destinao de recursos para a realizao de determinadas despesas oramentrias. Para a despesa oramentria, identifica a origem dos recursos que esto sendo utilizados. Assim, o mesmo cdigo utilizado para controle das destinaes da receita oramentria tambm utilizado na despesa, para controle das fontes financiadoras da despesa oramentria. A destinao de recursos o processo pelo qual os recursos pblicos so correlacionados a uma aplicao, desde a previso da receita at a

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES efetiva utilizao dos recursos. A destinao pode ser classificada em destinao vinculada e destinao ordinria. A destinao vinculada o processo de vinculao entre a origem e a aplicao de recursos, em atendimento s finalidades especficas estabelecidas pela norma. J a destinao ordinria o processo de alocao livre entre a origem e a aplicao de recursos, para atender a quaisquer finalidades. O argumento utilizado na criao de vinculaes para as receitas o de garantir a despesa correspondente, seja para funes essenciais, seja para entes, rgos, entidades e fundos. Deve ser pautada em mandamentos legais que regulamentam a aplicao de recursos. Outro tipo de vinculao aquela derivada de convnios e contratos de emprstimos e financiamentos, cujos recursos so obtidos com finalidade especfica. Na execuo oramentria, a codificao da destinao da receita indica a vinculao, evidenciando, a partir do ingresso, as destinaes dos valores. Quando da realizao da despesa, deve estar demonstrada qual sua fonte de financiamento (fonte de recursos), estabelecendo-se a interligao entre a receita e a despesa. Assim, no momento do recolhimento/recebimento dos valores, feita classificao por natureza de receita e destinao de recursos, sendo possvel determinar a disponibilidade para alocao discricionria pelo gestor pblico, e aquela reservada para finalidades especficas, conforme vinculaes estabelecidas. Portanto, o controle das disponibilidades financeiras por fonte de recursos deve ser feito desde a elaborao do oramento at a sua execuo, incluindo o ingresso, o comprometimento e a sada dos recursos oramentrios.

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES 3. CLASSIFICAO DA RECEITA POR IDENTIFICADOR DE RESULTADO PRIMRIO

A receita classificada, ainda, como Primria (P) quando seu valor includo na apurao do Resultado Primrio no conceito acima da linha, e No Primria ou Financeira (F) quando no includa nesse clculo. As receitas financeiras surgiram com a adoo pelo Brasil da metodologia de apurao do resultado primrio, oriundo de acordos com o Fundo Monetrio Internacional FMI. Desse modo, passou-se a denominar como Receitas Financeiras aquelas receitas que no so consideradas na apurao do resultado primrio, como as derivadas de aplicaes no mercado financeiro ou da rolagem e emisso de ttulos pblicos, assim como as provenientes de privatizaes, entre outras. As demais receitas, provenientes dos tributos, contribuies, patrimoniais, agropecurias, industriais e de servios so classificadas como primrias.

Critrios abaixo da linha e acima da linha: a apurao do resultado primrio pode ocorrer pelos critrios abaixo da linha ou acima da linha. O critrio abaixo da linha considera a variao do endividamento no perodo considerado. Por exemplo, a variao da dvida em 2010 ser o valor apurado em 31.12.2010 menos o valor em 31.12.2009. No permite conhecer os fatores que levaram ao resultado. J o critrio acima da linha ocorre por meio da anlise das receitas e despesas do setor pblico. Permite conhecer os fatores que levaram ao resultado. Em princpio, os dois critrios so equivalentes, e deveriam chegar aos mesmos nmeros. Entretanto, podem ocorrer discrepncias estatsticas em decorrncia de questes especficas relacionadas abrangncia e/ou perodo da compilao.

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES 4. CLASSIFICAO DA RECEITA POR GRUPOS

Segundo o MTO, a classificao da receita por grupos procura identificar quais so os agentes arrecadadores, fiscalizadores e administradores da receita e qual o nvel de vinculao das mesmas. No Oramento da Unio utilizam-se os seguintes grupos:

1 Receitas Prprias: Classificam-se, nesse grupo, as receitas cuja arrecadao tem origem no esforo prprio dos rgos e demais entidades nas atividades de fornecimento de bens ou servios facultativos e na explorao econmica do patrimnio remunerada por preo pblico ou tarifas, bem como o produto da aplicao financeira desses recursos (Portaria SOF n 10, de 22 de agosto de 2002, art. 4). Geralmente, so receitas que tm como fundamento legal os contratos firmados entre as partes, amparados pelo Cdigo Civil e legislao correlata. So receitas que no possuem destinao especfica, sendo vinculadas unidade oramentria arrecadadora. Geralmente so arrecadadas por meio de Guia de Recolhimento da Unio GRU e centralizadas numa conta de referncia do Tesouro Nacional mantida junto ao Banco do Brasil. O banco tem dois dias para repassar os recursos para a conta nica do Tesouro.

2 Receitas Administradas: So as receitas auferidas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, com amparo legal no Cdigo Tributrio Nacional e leis afins, rgo que detm a competncia para fiscalizar e administrar esses recursos. So receitas arrecadadas por meio de Documento de Arrecadao de Receitas Federais (DARF) ou Guia da Previdncia Social (GPS), utilizandose dos bancos arrecadadores credenciados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil - SRFB. A partir da data em que o contribuinte paga o tributo, ou seja, da data de arrecadao (D), o banco tem um dia til (D+1) para repassar os recursos para a conta nica do Tesouro (data de recolhimento).

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES 3 Receitas de Operaes de Crdito: So as receitas provenientes de colocao de ttulos pblicos ou da contratao de emprstimos e financiamentos obtidos junto a entidades estatais ou privadas.

4 Receitas Vinculadas: So os recursos oriundos de concesses, autorizaes e permisses para uso de bens da Unio ou para exerccio de atividades de competncia da Unio. Fazem parte desse grupo as receitas vinculadas por determinao legal, cuja fiscalizao, administrao e manuseio ficam a cargo das entidades com autorizao legal para arrecadar. So receitas que apresentam destinao previamente estabelecida, em funo da legislao (vinculadas a uma finalidade especfica).

5 Demais Receitas: Grupo destinado ao atendimento das receitas previstas em Lei ou contrato, e que no esto enquadradas em nenhum dos grupos anteriores.

5. OUTRAS CLASSIFICAES

Segundo a doutrina, a receita pblica pode ainda ser classificada nos seguintes aspectos: forma de ingresso ou natureza, coercitividade, poder de tributar, entidades executoras do oramento, afetao patrimonial e regularidade:

Forma de ingresso ou natureza: Oramentrias: so entradas de recursos que o Estado utiliza para financiar seus gastos, transitando pelo Patrimnio do Poder Pblico. Segundo o art. 57 da Lei 4.320/1964, sero classificadas como receita oramentria, sob as rubricas prprias, todas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operaes de crdito, ainda que no previstas no Oramento. Ateno: a receita pblica pode ser considerada oramentria mesmo se no estiver includa na lei oramentria anual. So chamadas tambm de ingressos oramentrios.

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES Extraoramentrias: tais receitas no integram o oramento pblico e constituem passivos exigveis do ente, de tal forma que o seu pagamento no est sujeito autorizao legislativa. Isso ocorre porque possuem carter temporrio, no se incorporando ao patrimnio pblico. So chamadas de ingressos extraoramentrios. So exemplos de receitas extraoramentrias: depsito em cauo, antecipao de receitas oramentrias ARO, cancelamento de restos a pagar, emisso de moeda e outras entradas compensatrias no ativo e passivo financeiros.

Ateno: as operaes de crdito so receitas oramentrias e as operaes de crdito por antecipao de receita so receitas extraoramentrias.

Vrios autores utilizam o termo natureza nessa classificao. Atente para no confundir com a classificao por natureza da receita. Entendo que o termo forma de ingresso o mais apropriado neste caso.

Coercitividade: Originrias: denominadas tambm de receitas de Economia Privada ou de Direito Privado, correspondem quelas que provm do prprio patrimnio do Estado. So resultantes da venda de produtos ou servios colocados disposio dos usurios ou da cesso remunerada de bens e valores. Derivadas: denominadas tambm de receitas de Economia Pblica ou de Direito Pblico, correspondem quelas obtidas pelo Estado mediante sua autoridade coercitiva. No nosso ordenamento jurdico se

caracterizam pela exigncia do Estado para que o particular entregue de forma compulsria uma determinada quantia na forma de tributos, de contribuies ou de multas.

Poder de tributar: classifica as receitas de acordo com o poder de tributar que compete a cada ente da federao, considerando e distribuindo as receitas

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES obtidas como pertencentes aos respectivos entes, quais sejam: Governo Federal, Estadual, do Distrito Federal e Municipal.

Entidades executoras do oramento: Receita Oramentria Pblica: aquela executada por entidades pblicas. Receita Oramentria Privada: aquela executada por entidades privadas e que consta na previso oramentria aprovada por ato de conselho superior ou outros procedimentos internos para sua

consecuo.

Afetao patrimonial: Efetivas: contribuem para o aumento do patrimnio lquido, sem correspondncia no passivo. So efetivas todas as receitas correntes, com exceo do recebimento de dvida ativa, que representa fato permutativo e, assim, no efetiva. No efetivas ou por mutao patrimonial: nada acrescentam ao patrimnio pblico, pois se referem s entradas ou alteraes compensatrias nos elementos que o compem. So no efetivas todas as receitas de capital, com exceo do recebimento de transferncias de capital, que causa acrscimo patrimonial e, assim, efetiva.

Regularidade: Ordinrias: compostas por ingressos permanentes e estveis, com arrecadao regular em cada exerccio financeiro. Assim, so perenes e possuem caracterstica de continuidade, como a maioria dos tributos: IR, ICMS, IPVA, IPTU, etc. Extraordinrias: no integram sempre o oramento. So ingressos de carter no continuado, eventual, inconstante, imprevisvel, como as provenientes de guerras, doaes, indenizaes em favor do Estado, etc.

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES 6. DVIDA ATIVA

Neste tpico selecionei os principais pontos do tema abordados no MCASP e na legislao que rege o tema. So vrias pginas no Manual, mas a maior parte se refere aos lanamentos contbeis. Logo, sero abordadas as partes relacionadas AFO e que foram ou podem ser cobradas nas provas de nossa matria.

O crdito da dvida ativa cobrado por meio da emisso da certido da dvida ativa da Fazenda Pblica da Unio inscrita na forma da lei, valendo como ttulo de execuo, o que lhe garante liquidez. So os crditos da Fazenda Pblica de natureza tributria (proveniente da obrigao legal relativa a tributos e respectivos adicionais, atualizaes monetrias, encargos e multas tributrias) ou no tributria (demais crditos da fazenda pblica) exigveis em virtude do transcurso do prazo para pagamento. As receitas decorrentes de dvida ativa tributria ou no tributria devem ser classificadas como outras receitas correntes.

A Dvida Ativa uma espcie de crdito pblico, cuja matria definida desde a Lei 4.320/1964, sendo sua gesto econmica, oramentria e financeira resultante de uma conjugao de critrios estabelecidos em diversos outros textos legais. O conjunto de procedimentos de registro e acompanhamento dos crditos da dvida ativa buscou, a partir da tradio patrimonialista, tratar contabilmente os crditos desde a efetivao at o momento da inscrio propriamente dita em Dvida Ativa, atribuindo ao rgo ou unidade do Ente Pblico responsvel pelo crdito a iniciativa dos lanamentos contbeis. O envio dos valores para o rgo ou unidade competente para inscrio tratado como uma transferncia de gesto de crditos, ainda no mbito de um mesmo Ente Federativo.

A Dvida Ativa abrange os crditos a favor da Fazenda Pblica, cuja certeza e liquidez foram apuradas, por no terem sido efetivamente recebidos nas datas

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES aprazadas. , portanto, uma fonte potencial de fluxos de caixa, com impacto positivo pela recuperao de valores, espelhando crditos a receber, sendo contabilmente alocada no Ativo. No se confunde com a Dvida Pblica (Passiva), que representa as obrigaes do Ente Pblico para com terceiros, e que contabilmente registrada no Passivo. Ateno: a Dvida Ativa no se confunde com a Dvida Pblica, que representa as obrigaes do Ente Pblico para com terceiros. A Dvida Ativa abrange os crditos a favor da Fazenda Pblica, cuja certeza e liquidez foram apuradas, por no terem sido efetivamente recebidos nas datas aprazadas.

A inscrio em Dvida Ativa ato jurdico que visa legitimar a origem do crdito em favor da Fazenda Pblica, revestindo o procedimento dos necessrios requisitos jurdicos para as aes de cobrana. No mbito federal, os crditos inscritos em Dvida Ativa compem o Cadastro de Dvida Ativa da Unio. A competncia para a gesto administrativa e judicial da Dvida Ativa da Unio da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional PGFN. As autarquias e fundaes pblicas federais devem manter cadastro e controle prprio dos crditos inerentes s suas atividades. A competncia para a apurao de certeza e liquidez, inscrio em Dvida Ativa e gesto administrativa e judicial desses crditos da Procuradoria-Geral Federal PGF. Assim, como regra geral, as competncias so distribudas do seguinte modo: Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional PGFN: responsvel pela apurao da liquidez e certeza dos crditos da Unio, tributrios ou no, a serem inscritos em Dvida Ativa, e pela representao legal da Unio. Procuradoria-Geral Federal PGF: competente para apurar a certeza e liquidez dos crditos das autarquias e fundaes pblicas federais, inscrev-los em dvida ativa e proceder cobrana amigvel e judicial, bem como pela representao judicial e extrajudicial dessas entidades. Excetuam-se a essa regra as contribuies sociais

previdencirias e a representao do Banco Central do Brasil.

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES As demais esferas governamentais, Estados, Distrito Federal e Municpios, disporo sobre competncias de rgos e entidades para gesto administrativa e judicial da Dvida Ativa pertinente. A execuo judicial para cobrana da Dvida Ativa da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e respectivas autarquias ser regida pela Lei 6.830, de 22 de setembro de 1980, conhecida como Lei de Execues Fiscais LEF, e, subsidiariamente, pelo Cdigo de Processo Civil. O art. 2. da referida lei dispe que cabe ao rgo competente apurar a liquidez e certeza dos crditos, qualificando a inscrio como ato de controle administrativo da legalidade. Depreende-se, portanto, que os Entes Pblicos devero outorgar a um rgo a competncia para este procedimento, dissociando, obrigatoriamente, a inscrio do crdito em Dvida Ativa e a origem desse crdito. A inscrio, que se constitui no ato de controle administrativo da legalidade, ser feita pelo rgo competente para apurar a liquidez e certeza do crdito e suspender a prescrio, para todos os efeitos de direito, por 180 dias, ou at a distribuio da execuo fiscal, se esta ocorrer antes de findo aquele prazo.

A Dvida Ativa inscrita goza da presuno de certeza e liquidez, e tem equivalncia de prova pr-constituda contra o devedor. O ato da inscrio confere legalidade ao crdito como dvida passvel de cobrana, facultando ao Ente Pblico, representado pelos respectivos rgos competentes, a iniciativa do processo judicial de execuo. A presuno de certeza e liquidez, no entanto, relativa, pois pode ser derrogada por prova inequvoca, cuja apresentao cabe ao sujeito passivo. A Dvida Ativa compreende, alm do valor principal, atualizao monetria, juros, multa e demais encargos previstos. Portanto, a incidncia desses acrscimos, previstos desde a Lei 4.320/1964, legal e de ocorrncia natural, cabendo o registro contbil oportuno. J o pagamento de custas e emolumentos foi dispensado para os atos judiciais da Fazenda Pblica, de acordo com o art. 39 da LEF.

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES Os crditos de natureza tributria, regularmente inscritos em Dvida Ativa, no esto submetidos a sigilo fiscal. Segundo o 3o do art. 198 do CTN, no vedada a divulgao de informaes relativas a: I representaes fiscais para fins penais; II inscries na Dvida Ativa da Fazenda Pblica; III parcelamento ou moratria. As baixas da Dvida Ativa podem ocorrer pelo recebimento; pelos abatimentos ou anistias previstos legalmente; e pelo cancelamento administrativo ou judicial da inscrio. As formas de recebimento da Dvida Ativa so definidas em lei, destacando-se duas: em espcie ou na forma de bens, tanto pela adjudicao quanto pela dao em pagamento. A receita relativa Dvida Ativa tem carter oramentrio, e pertence ao exerccio em que for realizada (arrecadada). No caso de recebimento de dvida ativa na forma de bens, caso haja previso de receita oramentria especfica para esta transao, haver registro de receita oramentria mesmo que no tenha havido o ingresso de recursos financeiros. Alternativamente ao recebimento, existe ainda a possibilidade de compensao de crditos inscritos em Dvida Ativa com crditos contra a Fazenda Pblica. A compensao de crditos inscritos em Dvida Ativa com crditos contra a Fazenda Pblica tambm orientada na forma da lei especfica, porm no resulta em ingresso de valores ou bens, configurando fato permutativo dentro do Patrimnio do Ente Pblico. O abatimento ou anistia de quaisquer crditos a favor do Errio depende de autorizao por intermdio de lei, servindo como instrumento de incentivo em programas de recuperao de crditos, observando o art. 14 da LRF, que trata da renncia de receitas. O eventual cancelamento, por qualquer motivo, do crdito inscrito em Dvida Ativa representa a sua extino e provoca diminuio na situao lquida patrimonial, relativamente baixa do direito que classificado como variao patrimonial diminutiva independente da execuo oramentria ou

simplesmente variao passiva extraoramentria. Da mesma forma so

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES classificados os registros de abatimentos, anistia ou quaisquer outros valores que representem diminuio dos valores originalmente inscritos em Dvida Ativa, mas no decorram do efetivo recebimento.

Na tica contbil, todos os valores inscritos em Dvida Ativa so crditos vencidos a favor da Fazenda Pblica. Nessa condio, a Dvida Ativa encontra abrigo nas Normas Internacionais de Contabilidade e nos Princpios Fundamentais de Contabilidade como integrante do Ativo do Ente Pblico. No Brasil, por fora do texto legal, ainda atende a requisitos jurdicos de legalidade e transparncia. Deciso importante do TCU: o Plenrio do TCU manifestou-se que: na verdade, os dbitos e multas impostas pelo Tribunal no necessitam inscrio prvia na Dvida Ativa para serem executados como salientado pelo Procurador-Geral em razo de dispositivo constitucional e legal. Por outro lado, tendo-se em vista as outras finalidades da inscrio dos diversos dbitos para com a Fazenda Nacional, conforme apontado pelo Secretrio da ADCON, h que se proceder inscrio de todo e qualquer dbito de natureza, tributrio ou no. Nesse sentido, correto o entendimento do titular da referida unidade no sentido de que as multas e dbitos imputados por esta Corte de Contas tambm devem ser objeto de inscrio na Dvida Ativa, procedimento regular em ateno do disposto no 1 do art. 39 da Lei n 4.320/64. (Deciso 472/2002 Plenrio DC-0472-14/02-P). (grifos nossos).

Vou explicar esse julgado. O art. 71 da CF/88 garante aos acrdos da corte de contas a natureza de ttulo executivo ( 3 - As decises do Tribunal de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo). Assim, os crditos oriundos do TCU podem ser imediatamente cobrados, sendo desnecessria a inscrio em dvida ativa e a abertura de novo processo administrativo. No entanto, nos casos em que a Administrao Pblica j possui um ttulo executivo devidamente constitudo, ela pode optar, de acordo com a situao

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES concreta, pela inscrio do crdito em dvida ativa ou pelo ajuizamento de ao de cobrana. Assim, no caso dos acrdos do TCU, a inscrio em dvida ativa no se d com o objetivo de criao de um ttulo executivo, mas sim para a utilizao de um rito de execuo privilegiado, bem como um acompanhamento mais apurado acerca dos crditos da Fazenda Pblica.

Julgado importante do STJ: segundo o STJ, o INSS tem, sem sombra de dvidas, o direito de ser ressarcido por danos materiais sofridos em razo de concesso de aposentadoria fraudulenta, devendo o beneficirio responder, solidariamente, pela reparao dos referidos danos. No entanto, o conceito de dvida ativa no tributria, embora amplo, no autoriza a Fazenda Pblica a tornar-se credora de todo e qualquer dbito. A dvida cobrada h de ter relao com a atividade prpria da pessoa jurdica de direito pblico. In casu, pretende o INSS cobrar, por meio de execuo fiscal, prejuzo causado ao seu patrimnio, apurados em "tomada de contas especial". A apurao de tais fatos devem ser devidamente apurados em processo judicial prprio, assegurado o contraditrio e a ampla defesa. Inexistncia de discusso se a Lei n 4.320/64 excetua ou inclui como dvida ativa no tributria os valores decorrentes de indenizaes e restituies.

7. DISTINO ENTRE TAXA E PREO PBLICO (OU TARIFA)

Vamos a uma distino muito cobrada em prova entre Taxa e Preo Pblico: Smula 545 do Supremo Tribunal Federal: Preos de servios pblicos e taxas no se confundem, porque estas, diferentemente daqueles, so compulsrias e tm sua cobrana condicionada prvia autorizao oramentria, em relao lei que a instituiu.

O preo pblico ou tarifa uma receita originria empresarial, pois proveniente da interveno do Estado na atividade econmica. Por meio de empresas associadas concessionrias ou permissionrias de servios pblicos

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES federais, estaduais e municipais, so cobradas para permitir o melhoramento e a expanso dos servios, a justa remunerao do capital e assegurar o equilbrio econmico e financeiro do contrato. uma contraprestao de servios de natureza comercial ou industrial, cujo pagamento deve ocorrer somente se existir a utilizao do servio. Por essa tica o pagamento considerado voluntrio e facultativo. O preo pblico geralmente visa ao lucro.

So competncias do Poder Executivo a fixao e a alterao de tarifas, as quais podem ser efetivadas a qualquer data com cobrana no mesmo exerccio financeiro. No entanto, tal ato est vinculado s leis e regulamentos que disciplinam o servio. Ainda, a iseno de tarifa s pode ser estabelecida em lei da entidade estatal que realiza ou delega o servio.

De acordo com o art. 77 do CTN, as taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. A taxa uma receita pblica derivada, pois se integra em definitivo ao patrimnio do Estado aps ser retirada de forma coercitiva do patrimnio dos particulares. A taxa visa ao ressarcimento.

O MTO faz muito bem essa distino: Assim, conforme afirmado anteriormente, o preo pblico decorre da utilizao de servios pblicos facultativos (portanto, no compulsrios) que a Administrao Pblica diretamente ou por meio de delegao a concessionrio ou permissionrio colocam disposio da populao que poder contrat-los ou no (Ex.: telefone, luz, gua, gs encanado). So servios prestados em decorrncia de uma relao contratual, regida pelo direito privado. A taxa decorre de estipulao legal e serve para custear, naquilo que no forem cobertos pelos impostos, os servios pblicos essenciais soberania do Estado (a lei no autoriza que outros prestem alternativamente esses servios)

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES e divisveis prestados ou colocados disposio diretamente pelo Estado. O tema regido pelas normas de direito pblico. H casos em que no simples estabelecer se um servio remunerado por taxa ou por preo pblico. Como exemplo, podemos citar o caso do fornecimento de energia eltrica. Em localidades onde estes servios forem colocados disposio do usurio, pelo Estado, mas cuja utilizao seja de uso obrigatrio, compulsrio (por exemplo, a lei no permite que se coloque um gerador de energia eltrica) a remunerao destes servios feita mediante taxa e sofrer as limitaes impostas pelos princpios gerais de tributao (legalidade, anterioridade,...). Por outro lado, se a lei permite o uso de gerador prprio para obteno de energia eltrica, o servio estatal oferecido pelo ente pblico, ou por seus delegados, no teria natureza obrigatria, seria facultativo e, portanto, seria remunerado mediante preo pblico.

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES

QUESTES COMENTADAS DE CONCURSOS ANTERIORES - ESAF


1) (ESAF Analista Tributrio Receita Federal do Brasil 2009) A respeito da classificao oramentria da receita, correto afirmar: a) alienao de bens de qualquer natureza integrantes do ativo redunda em receita de capital. b) receitas de contribuies integram as receitas de capital quando oriundas de interveno no domnio econmico. c) as receitas agropecurias se originam da tributao de produtos agrcolas. d) as receitas intraoramentrias decorrem de pagamentos efetuados por entidades integrantes do Oramento Fiscal e da Seguridade Social. e) receitas correntes para serem aplicadas em despesa de capital dependem da inexistncia de receitas de capital no exerccio.

a) Errada. So receitas de capital as alienaes de bens provenientes de componentes do ativo imobilizado ou intangvel. Exemplo: privatizaes, venda de um prdio pblico, etc. b) Errada. As receitas de contribuies correspondem aos ingressos provenientes de contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de interveno nas respectivas reas. So receitas correntes. c) Errada. As receitas agropecurias correspondem aos ingressos provenientes da atividade ou da explorao agropecuria de origem vegetal ou animal. Incluem-se nessa classificao as receitas advindas da explorao da agricultura (cultivo do solo), da pecuria (criao, recriao ou engorda de gado e de animais de pequeno porte) e das atividades de beneficiamento ou transformao de produtos agropecurios em instalaes existentes nos prprios estabelecimentos. As receitas que se originam da tributao de produtos agrcolas so receitas tributrias. d) Correta. As receitas intraoramentrias so aquelas oriundas de operaes realizadas entre rgos e demais entidades da Administrao Pblica integrantes do oramento fiscal e da seguridade social de uma mesma esfera

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES de governo. Tm a finalidade de discriminar as receitas referentes s operaes entre rgos, fundos, autarquias, fundaes pblicas, empresas estatais dependentes e outras entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. A Banca considerou a alternativa correta, mas na verdade o termo por no lugar de entre a tornaria incorreta. Assim, a questo deveria ter sido ser anulada. e) Errada. No h restries desse tipo. Em geral, as restries so para aplicao de receitas de capital em despesas correntes, como ocorre na regra de ouro, que probe a realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. Resposta: Letra D

2) (ESAF Analista de Planejamento e Oramento MPOG 2010) O 2 do art. 39 da Lei n. 4.320, de 1964, estabelece que Dvida Ativa Tributria o crdito da Fazenda Pblica dessa natureza, proveniente de obrigao legal relativa a tributos e respectivos adicionais e multas, e Dvida Ativa noTributria so os demais crditos da Fazenda Pblica, tais como os provenientes de multa de qualquer origem ou natureza, foros, laudmios, alugueis ou taxas de ocupao, custas processuais, indenizaes, reposies, restituies e outros crditos decorrentes de obrigaes legais ou contratuais. Acerca da Dvida Ativa da Unio de natureza tributria e no-tributria, correto afirmar: a) os crditos de natureza tributria, regularmente inscritos em Dvida Ativa, no esto submetidos a sigilo fiscal. b) as multas impostas pelo Tribunal de Contas da Unio, exigveis pelo transcurso do prazo para pagamento, devem ser inscritas, na forma da legislao prpria, como Dvida Ativa, para cobrana mediante execuo fiscal. c) a Dvida Ativa da Unio ser apurada pela Receita Federal do Brasil e inscrita na Procuradoria da Fazenda Nacional para fins de cobrana, amigvel ou judicial.

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES d) a apurao pela Unio, em inqurito administrativo, de danos materiais sofridos pela concesso de aposentadoria fraudulenta, autoriza a cobrana, por execuo fiscal, do prejuzo causado ao seu patrimnio, aps inscrio em Dvida Ativa da indenizao devida a ttulo de reparao dos valores desviados. e) legtima a inscrio em Dvida Ativa do valor ilicitamente subtrado dos cofres da Unio e previsto como infrao penal, pois qualquer valor, cuja cobrana seja atribuda por lei Unio, ser considerado Dvida Ativa da Fazenda Pblica.

a) Correta. Os crditos de natureza tributria, regularmente inscritos em Dvida Ativa, no esto submetidos a sigilo fiscal. Segundo o 3o do art. 198 do CTN, no vedada a divulgao de informaes relativas a: I representaes fiscais para fins penais; II inscries na Dvida Ativa da Fazenda Pblica; III parcelamento ou moratria.

b) Errada. No caso dos acrdos do TCU, a inscrio em dvida ativa no se d com o objetivo de criao de um ttulo executivo, mas sim para a utilizao de um rito de execuo privilegiado, bem como um acompanhamento mais apurado acerca dos crditos da Fazenda Pblica.

c) Errada. Como regra geral, as competncias so distribudas do seguinte modo: Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional PGFN: responsvel pela apurao da liquidez e certeza dos crditos da Unio, tributrios ou no, a serem inscritos em Dvida Ativa, e pela representao legal da Unio. Procuradoria-Geral Federal PGF: competente para apurar a certeza e liquidez dos crditos das autarquias e fundaes pblicas federais, inscrev-los em dvida ativa e proceder cobrana amigvel e judicial, bem como pela representao judicial e extrajudicial dessas entidades. Excetuam-se a essa regra as contribuies sociais

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES previdencirias e a representao do Banco Central do Brasil.

d) e) Erradas. Segundo o STJ, o INSS tem, sem sombra de dvidas, o direito de ser ressarcido por danos materiais sofridos em razo de concesso de aposentadoria fraudulenta, devendo o beneficirio responder, solidariamente, pela reparao dos referidos danos. No entanto, o conceito de dvida ativa no tributria, embora amplo, no autoriza a Fazenda Pblica a tornar-se credora de todo e qualquer dbito (contrariando tambm a alternativa E). Os fatos devem ser devidamente apurados em processo judicial prprio, assegurado o contraditrio e a ampla defesa. Resposta: Letra A

3) (ESAF Procurador TCE/GO - 2007) As receitas pblicas agrupam-se em duas grandes categorias econmicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. Nesse contexto, as operaes de crdito constituem: a) Receita de Capital. b) Despesa de Capital. c) Transferncia Corrente. d) Transferncia de Capital. e) Receita Corrente.

As operaes de crdito so os ingressos provenientes da colocao de ttulos pblicos ou da contratao de emprstimos e financiamentos obtidos junto a entidades estatais ou privadas. As operaes de crdito so receitas de capital. Resposta: Letra A

4) (ESAF AFC/STN Contbil Financeiro - 2005) Assinale a opo correta em relao aos procedimentos da Dvida Ativa estabelecidos pelo Manual de que trata a Portaria STN n 564, de 27.10.2004. a) A Dvida Ativa refere-se somente a crditos tributrios lanados e no recebidos.

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES b) As despesas relacionadas cobrana dos crditos que forem de responsabilidade da Fazenda Pblica devem ser reconhecidas, pagas e transitar pela Dvida Ativa. c) O encaminhamento dos crditos para inscrio, da unidade gestora do crdito para a unidade competente para inscrio dentro do mesmo ente pblico, implica decrscimo patrimonial na primeira e acrscimo patrimonial na segunda. d) Na inscrio, os juros dos crditos vencidos devem ser incorporados ao principal. e) Por ser uma determinao legal, a contabilidade do setor pblico registra os crditos de dvida ativa, embora esses no estejam de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Pblico - NICSP.

a) Errada. A dvida ativa corresponde aos crditos da Fazenda Pblica de natureza tributria (proveniente da obrigao legal relativa a tributos e respectivos adicionais, atualizaes monetrias, encargos e multas tributrias) ou no tributria (demais crditos da fazenda pblica) exigveis em virtude do transcurso do prazo para pagamento. b) Errada. A Dvida Ativa compreende, alm do valor principal, atualizao monetria, juros, multa e demais encargos previstos. J o pagamento de custas e emolumentos foi dispensado para os atos judiciais da Fazenda Pblica, de acordo com o artigo 39 da Lei 6830, de 22 de setembro de 1980, conhecida como Lei de Execues Fiscais LEF. c) Errada. Os crditos a favor da Fazenda Pblica que se encontram vencidos e no pagos devem ser contabilmente discriminados dos demais. Conforme o texto legal, qualquer crdito a favor da Fazenda Pblica, seja de origem tributria ou no tributria, passvel de inscrio em Dvida Ativa. Atendendo a preceitos legais, devem ser registrados, ainda no mbito do rgo responsvel pelo crdito, como Crditos a Encaminhar para Inscrio em Dvida Ativa. Verifica-se nesse momento uma reclassificao de ativos, deixando de ser registrado um ativo a receber para um ativo inadimplente, em

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES processo de encaminhamento para inscrio em Dvida Ativa. Trata-se de registros permutativos dentro do Ativo. d) Correta. A Dvida Ativa compreende, alm do valor principal, atualizao monetria, juros, multa e demais encargos previstos. e) Errada. Na tica contbil, todos os valores inscritos em Dvida Ativa so crditos vencidos a favor da Fazenda Pblica. Nessa condio, a Dvida Ativa encontra abrigo nas Normas Internacionais de Contabilidade e nos Princpios Fundamentais de Contabilidade como integrante do Ativo do Ente Pblico. No Brasil, por fora do texto legal, ainda atende a requisitos jurdicos de legalidade e transparncia. Resposta: Letra D

5) (ESAF Analista de Planejamento e Oramento MPOG 2010) Assinale a opo que indica uma afirmao verdadeira a respeito da conceituao e classificao da receita oramentria. a) As receitas oramentrias so ingressos de recursos que transitam pelo patrimnio do poder pblico, podendo ser classificadas como efetivas e noefetivas. b) As receitas oramentrias decorrem de recursos transferidos pela sociedade ao Estado e so classificadas como permanentes e temporrias. c) Todos os ingressos de recursos, financeiros e no-financeiros, so classificados como receita oramentria, porque transitam pelo patrimnio pblico. d) As receitas oramentrias restringem-se aos ingressos que no geram contrapartida no passivo do ente pblico. e) Recursos financeiros de qualquer origem so registrados como receitas oramentrias para que possam ser utilizados pelos entes pblicos.

a) Correta. As receitas oramentrias so entradas de recursos que o Estado utiliza para financiar seus gastos, transitando pelo Patrimnio do Poder Pblico. Segundo o art. 57 da Lei 4.320/1964, sero classificadas como receita oramentria, sob as rubricas prprias, todas as receitas arrecadadas, inclusive

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES as provenientes de operaes de crdito, ainda que no previstas no Oramento. Quanto afetao patrimonial, podem ser efetivas ou no efetivas. b) Errada. Quanto regularidade, as receita podem ser ordinrias ou extraordinrias. c) Errada. Temos as receitas extraoramentrias que no integram o oramento pblico e constituem passivos exigveis do ente, de tal forma que o seu pagamento no est sujeito autorizao legislativa. Isso ocorre porque possuem carter temporrio, no se incorporando ao patrimnio pblico. d) Errada. O que caracteriza a receita oramentria o fato de serem entradas de recursos que o Estado utiliza para financiar seus gastos, transitando pelo Patrimnio do Poder Pblico. H situaes em que so gerados passivos, por exemplo, quando realizada uma operao de crdito, a qual acompanhada de um passivo decorrente da obrigao de pagamento futuro. e) Errada. Os recursos financeiros tambm podem ser extraoramentrios. Resposta: Letra A

6) (ESAF - Analista Administrativo - ANA - 2009) Acerca da Dvida Ativa, correto afirmar: a) a Dvida Ativa inscrita goza da presuno de liquidez e certeza, e tem equivalncia de prova pr-constituda contra o devedor. b) no mbito da Unio, compete Receita Federal do Brasil apurar a liquidez e certeza dos crditos tributrios a serem inscritos em Dvida Ativa. c) apenas crditos tributrios so passveis de inscrio em Dvida Ativa. d) considera-se absoluta a presuno de liquidez e certeza de crdito inscrito em Dvida Ativa. e) no mbito da Unio, compete Receita Federal do Brasil apurar a liquidez e certeza dos crditos no-tributrios a serem inscritos em Dvida Ativa.

a) Correta. A Dvida Ativa inscrita goza da presuno de certeza e liquidez, e tem equivalncia de prova pr-constituda contra o devedor. O ato da inscrio confere legalidade ao crdito como dvida passvel de cobrana, facultando ao

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES Ente Pblico, representado pelos respectivos rgos competentes, a iniciativa do processo judicial de execuo.

b) e) Erradas. Como regra geral, no caso da Unio, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional PGFN responsvel pela apurao da liquidez e certeza dos crditos da Unio, tributrios ou no, a serem inscritos em Dvida Ativa, e pela representao legal da Unio. A Lei Complementar n 73 d aos rgos jurdicos das autarquias e fundaes pblicas a mesma competncia para o tratamento da Dvida Ativa respectiva. De forma anloga, para os Estados e Municpios, a competncia para inscrio em Dvida Ativa atribuda, por intermdio de normativos de mesma espcie, aos representantes legais de cada esfera de governo. c) Errada. A dvida ativa corresponde aos crditos da Fazenda Pblica de natureza tributria (proveniente da obrigao legal relativa a tributos e respectivos adicionais, atualizaes monetrias, encargos e multas tributrias) ou no tributria (demais crditos da fazenda pblica) exigveis em virtude do transcurso do prazo para pagamento. As receitas decorrentes de dvida ativa tributria ou no tributria devem ser classificadas como outras receitas correntes. d) Errada. A presuno de certeza e liquidez relativa, pois pode ser derrogada por prova inequvoca, cuja apresentao cabe ao sujeito passivo. Resposta: Letra A

7) (ESAF AFC/STN 2005) A receita na Administrao Pblica representa as operaes de ingressos de recursos financeiros nos cofres pblicos. Identifique a opo no pertinente em relao s receitas correntes. a) receitas imobilirias b) receitas de contribuies sociais c) contribuio de melhoria d) receita de servios e) alienao de bens mveis e imveis

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES Receitas imobilirias (que so patrimoniais), de contribuies sociais, de contribuio de melhoria e de servios so receitas correntes. A alienao de bens mveis e imveis constitui uma receita de capital. Resposta: Letra E

8) (ESAF Analista Contbil-Financeiro SEFAZ/CE 2007) Assinale a opo correta em relao dvida ativa da Fazenda Pblica constituda na forma prevista no art. 39 da Lei n. 4.320/64 e Portaria STN n. 564/2004. a) contabilizada como receita oramentria no ato da inscrio. b) A inscrio deve ser realizada na unidade detentora do crdito. c) A inscrio atinge somente o principal do crdito, ficando os encargos e demais acrscimos dispensados de registro. d) No recolhimento, uma receita no-efetiva e no afeta a situao patrimonial lquida do ente pblico. e) A contabilizao do cancelamento fato contbil permutativo.

a) Errada. A dvida ativa ser oramentria quando ocorrer o recebimento de crditos, independente de estar prevista especificamente ou no no oramento do exerccio de recebimento. b) Errada. A Lei 6.830, de 22 de setembro de 1980, em seu art. 2, 3, determina que cabe ao rgo competente apurar a liquidez e certeza dos crditos, qualificando a inscrio como ato de controle administrativo da legalidade. Depreende-se, portanto, que os Entes Pblicos devero outorgar a um rgo a competncia para este procedimento, dissociando,

obrigatoriamente, a inscrio do crdito em Dvida Ativa e a origem desse crdito. c) Errada. A Dvida Ativa compreende, alm do valor principal, atualizao monetria, juros, multa e demais encargos previstos. d) Correta. Qualquer que seja a forma de recebimento de crditos da dvida ativa, o fato constituir em receita oramentria, prevista especificamente ou no no oramento do exerccio de recebimento. Assim, no recolhimento, uma

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES receita no-efetiva e no afeta a situao patrimonial lquida do ente pblico, pois h o aumento das disponibilidades e a diminuio dos direitos a receber. e) Errada. O eventual cancelamento, por qualquer motivo, do crdito inscrito em Dvida Ativa representa a sua extino e provoca diminuio na situao lquida patrimonial, relativamente baixa do direito que classificado como variao patrimonial diminutiva independente da execuo oramentria ou simplesmente variao passiva extraoramentria. Da mesma forma so classificados os registros de abatimentos, anistia ou quaisquer outros valores que representem diminuio dos valores originalmente inscritos em Dvida Ativa, mas no decorram do efetivo recebimento. Resposta: Letra D

9) (ESAF - APOFP - SEFAZ/SP - 2009) Tomando por base as disposies contidas na Lei n. 4.320/64, assinale a opo falsa, a respeito da conceituao e classificao da receita oramentria brasileira. a) A Lei n. 4.320/64 determina que os crditos tributrios no recebidos no exerccio em que so exigveis devem ser inscritos em dvida ativa. b) A previso a menor no impede que seja reconhecido e contabilizado o excesso de arrecadao como receita do exerccio. c) As receitas de capital, na sua maioria, esto relacionadas com fatos contbeis permutativos do patrimnio. d) As receitas decorrentes da prestao de servios por entidade pblica so classificadas como correntes. e) As receitas correntes, na sua maioria, esto relacionadas com as modificaes qualitativas do patrimnio.

a) Correta. A dvida ativa corresponde aos crditos da Fazenda Pblica de naturezas tributrias ou no tributrias, exigveis em virtude do transcurso do prazo para pagamento. Segundo o art. 39 da Lei 4320/64, os crditos da Fazenda Pblica, de natureza tributria ou no tributria, sero escriturados como receita do exerccio em que forem arrecadados, nas respectivas rubricas oramentrias. Ressalta, ainda, que os crditos de que trata este artigo 39,

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES exigveis pelo transcurso do prazo para pagamento, sero inscritos, na forma da legislao prpria, como Dvida Ativa, em registro prprio, aps apurada a sua liquidez e certeza, e a respectiva receita ser escriturada a esse ttulo. b) Correta. O excesso de arrecadao ocorre quando se constata que a previso foi menor do que efetivamente est sendo arrecadado. c) Correta. As receitas de capital, na sua maioria, so no-efetivas, logo esto relacionadas com fatos contbeis permutativos, que provocam mudanas qualitativas do patrimnio. d) Correta. As receitas de prestaes de servios so receitas correntes. e) a incorreta. As receitas correntes, na sua maioria, so efetivas, logo esto relacionadas com as modificaes quantitativas do patrimnio. Resposta: Letra E

10) (ESAF Analista Contbil-Financeiro SEFAZ/CE 2007) A Alienao de Bens, segundo a classificao oramentria brasileira, uma Receita de Capital. Identifique entre as receitas relacionadas abaixo, qual a nica que pertence ao grupo de Alienao de Bens Imveis. a) Alienao de Estoques. b) Alienao de Embarcaes. c) Alienao de Estoques Reguladores Vinculados Poltica de Garantia de Preos Mnimos. d) Alienao de Ttulos Mobilirios. e) Alienao de Animais Reprodutores e Matrizes.

A questo trata das espcies (3 nvel) Alienao de Bens Imveis e Mveis: Alienao de Bens Imveis: Registra o valor total da arrecadao da receita de alienao de bens imveis, residenciais ou no, de propriedade da Unio, Estados ou Municpios. Suas rubricas (4 nvel) so: Alienao de Imveis Rurais para Colonizao e Reforma Agrria, Produto de Alienaes, Alienao de Embarcaes, Alienao de Imveis Rurais, Alienao de Imveis Urbanos e Alienao de Outros Bens Imveis.

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES Alienao de Bens Mveis: Registra o valor total da arrecadao da receita de alienao de bens mveis tais como: ttulos, mercadorias, bens inservveis ou desnecessrios e outros. Possui as seguintes rubricas (4 nvel): Alienao de Ttulos Mobilirios, Alienao de Estoques, Alienao de Animais Reprodutores e Matrizes e Alienao de Outros Bens Mveis.

Logo, Alienao de Embarcaes rubrica (4 nvel) da espcie Alienao de Bens Imveis (3nvel). J Alienao de Ttulos Mobilirios, Alienao de Estoques, Alienao de Animais Reprodutores e Matrizes so rubricas (4 nvel) da espcie Alienao de Bens mveis (3 nvel). Alienao de Estoques Reguladores Vinculados Poltica de Garantia de Preos Mnimos uma subalnea (6 nvel) da alnea (5 nvel) Alienao de Estoques da Poltica de Garantia de Preos Mnimos PGPM da rubrica (4 nvel) Alienao de Estoques.

O estudante no deve gastar o tempo decorando cada item. Caso se depare com uma questo desta na prova, o melhor tentar raciocinar e resolv-la por eliminao. Coloquei esta questo porque uma oportunidade de exemplificar o assunto. Resposta: Letra B

11) (ESAF - Analista Administrativo - ANA - 2009) Classificam-se como Receitas Correntes Derivadas as receitas: a) de contribuies e de servios. b) patrimonial, agropecuria e industrial. c) patrimonial, agropecuria, industrial e de servios. d) tributria e de contribuies. e) tributria e de servios.

As receitas derivadas, denominadas tambm de receitas de Economia Pblica ou de Direito Pblico, correspondem quelas obtidas pelo Estado mediante sua

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES autoridade coercitiva. No nosso ordenamento jurdico se caracterizam pela exigncia do Estado para que o particular entregue de forma compulsria uma determinada quantia na forma de tributos (em sentido amplo do direito tributrio, que inclui as contribuies) ou de multas. Resposta: Letra D

12) (ESAF Analista Contbil-Financeiro SEFAZ/CE 2007) Com base na conceituao da receita oramentria brasileira, assinale a nica opo errada. a) Tributo a prestao pecuniria, pois o conceito legal exclui qualquer prestao que no seja representada por dinheiro. b) Tributo compulsrio, pois a obrigatoriedade faz parte de sua essncia. c) A criao ou instituio de um tributo depende exclusivamente da lei, no sendo admitidas outras maneiras de cri-lo. d) A cobrana do tributo uma atividade privada da administrao pblica que no pode ser exercida por nenhuma outra pessoa. e) No art.145 da Constituio Federal do Brasil, foram definidas as espcies de tributos, quais sejam: impostos e taxas.

a) Correta. O conceito legal de tributo exclui qualquer prestao que no seja pecuniria, ou seja, que no seja representada por dinheiro. b) Correta. Alm de ser em dinheiro, a exigncia de tributo compulsria, pois a obrigatoriedade faz parte de sua essncia. c) Correta. A instituio de tributo deve ocorrer sempre por lei. d) Correta. O tributo cobrado mediante atividade administrativa plenamente vinculada. e) a incorreta. No art.145 da Constituio Federal do Brasil, foram definidas as espcies de tributos, quais sejam: impostos, taxas e contribuies de melhoria. Resposta: Letra E

13) (ESAF Auditor TCE/GO - 2007) Com relao ao preo pblico e a sua distino com a taxa, pode-se afirmar que:

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES a) a tarifa uma receita pblica, retirada de forma coercitiva do patrimnio dos particulares. b) a taxa visa ao lucro enquanto a tarifa visa ao ressarcimento. c) o preo pblico uma espcie de tributo, pois a sua exigncia compulsria e tem por base o poder fiscal do Estado. d) a tarifa pode ser cobrada em razo do exerccio do poder de polcia. e) a tarifa uma receita originria, proveniente da interveno do Estado, por meio dos seus associados, permissionrios, ou concessionrios, na atividade econmica.

a) Errada. A taxa uma receita pblica derivada, isto , retirada de forma coercitiva do patrimnio dos particulares, vindo a se integrar no patrimnio do Estado. b) Errada. A tarifa visa ao lucro, a taxa visa ao ressarcimento c) Errada. A tarifa ou preo pblico uma receita originria decorrente da utilizao de servios pblicos facultativos (portanto, no compulsrios) que a Administrao Pblica diretamente ou por meio de delegao a concessionrio ou permissionrio colocam disposio da populao que poder contrat-los ou no (Ex: telefone, luz, gua, gs encanado). So servios prestados em decorrncia de uma relao contratual, regida pelo direito privado. d) Errada. As taxas podem ser de cobradas em razo do Poder de Polcia. So aquelas que tm como fato gerador o exerccio do poder de polcia administrativa, tratando-se de um poder disciplinador atravs do qual o Estado pode intervir nas atividades dos seus cidados para garantir a ordem e a segurana. e) Correta. A tarifa receita originria empresarial, ou seja, uma receita proveniente da interveno do Estado, atravs dos seus associados, permissionrios ou concessionrios, na atividade econmica. Resposta: Letra E

14) (ESAF Analista Jurdico SEFAZ/CE 2007) Preos pblicos: a) confundem-se com taxas.

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES b) confundem-se com impostos. c) confundem-se com contribuies de melhoria. d) no se confundem com contribuies sociais, porque estas, diferentemente deles, no so vinculadas. e) no se confundem com taxas, porque estas, diferentemente deles, so compulsrias.

Os preos pblicos no se confundem com os tributos: impostos, taxas e contribuies de melhoria. Tambm no so vinculados. No se confundem com taxas, porque estas, diferentemente deles, so compulsrias. Resposta: Letra E

15) (ESAF - APOFP - SEFAZ/SP - 2009) Constituem modalidade de receita derivada, exceto: a) tributos. b) penalidades pecunirias. c) multas administrativas. d) preos pblicos. e) taxas.

A tarifa e o preo pblico so receitas no-tributrias e originrias. Todas as outras alternativas so modalidades de receita derivada, pois so obtidas pelo Estado mediante sua autoridade coercitiva e procedem do setor privado da economia, isto , de famlias, empresas e do resto do mundo. Resposta: Letra D

16) (ESAF Tcnico de Nvel Superior/SPU MPOG 2006) Assinale a opo que expressa, corretamente, uma receita de capital. a) a receita tributria. b) a receita patrimonial. c) a converso, em espcie, de bens ou direitos. d) a receita industrial.

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES e) a receita de servios.

As receitas de capital so as provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital e, ainda, o supervit do Oramento Corrente. As receitas tributria, patrimonial, industrial e de servios so receitas correntes. Resposta: Letra C

17) (ESAF AFC/CGU - 2008) Sobre os conceitos e classificaes relacionados com Receita Pblica, assinale a opo correta. a) Toda receita oramentria efetiva uma receita primria, mas nem toda receita primria uma receita oramentria efetiva. b) So exemplos de receitas correntes as receitas tributrias e as oriundas de alienao de bens. c) So exemplos de receitas de capital aquelas derivadas de alienaes de bens imveis e de recebimento de taxas por prestao de servios. d) As receitas intra-oramentrias constituem contrapartida das despesas realizadas entre rgos, Fundos e Entidades Integrantes dos Oramentos Fiscal, da Seguridade Social e de investimento das empresas. e) O ingresso de recursos oriundo de impostos se caracteriza como uma receita derivada, compulsria, efetiva e primria.

a) Errada. Nem toda receita oramentria efetiva uma receita primria. Por exemplo, a receita de juros de emprstimos concedidos pela Unio efetiva e financeira. b) Errada. So exemplos de receitas correntes as receitas tributrias. As oriundas de alienao de bens so receitas de capital. c) Errada. So exemplos de receitas de capital aquelas derivadas de alienaes de bens imveis. As oriundas de recebimento de taxas por prestao de servios so receitas correntes.

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES d) Errada. As receitas intraoramentrias so receitas oriundas de operaes realizadas entre rgos e demais entidades da Administrao Pblica integrantes do Oramento Fiscal e da Seguridade Social de uma mesma esfera de governo. No inclui o Oramento de Investimento das Estatais. e) Correta. O ingresso de recursos oriundo de impostos se caracteriza como uma receita derivada e compulsria, pois obtida pelo Estado mediante sua autoridade coercitiva. uma receita primria porque seu valor includo na apurao do Resultado Primrio. efetiva porque contribui para o aumento do patrimnio lquido, sem correspondncia no passivo. Resposta: Letra E

18) (ESAF AFCE TCU 2006) Consoante o disposto na Lei Federal n. 4.320/64 a receita classificar-se- nas seguintes categorias econmicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. Aponte a opo falsa com relao a esse tema. a) As Receitas de Capital so as provenientes de operaes de crdito, cobrana de multas e juros de mora, alienao de bens, de amortizao de emprstimos concedidos, de indenizaes e restituies, de transferncias de capital e de outras receitas de capital. b) So Receitas Correntes as receitas tributrias, patrimonial, agropecuria, industrial, de contribuies, de servios e diversas e, ainda, as transferncias correntes. c) Os tributos so receitas que a doutrina classifica como derivadas. d) Conceitua-se como Receita Tributria a resultante da cobrana de tributos pagos pelos contribuintes em razo de suas atividades, suas rendas e suas propriedades. e) Ser considerada Receita de Capital o supervit do Oramento Corrente, segundo disposio da Lei Federal n. 4.320/64.

a) a incorreta. As Receitas de Capital so as provenientes de operaes de crdito, alienao de bens, de amortizao de emprstimos concedidos, de transferncias de capital e de outras receitas de capital. As receitas de

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES indenizaes e restituies e de cobrana de multas e juros de mora constituem receitas correntes. b) Correta. So Receitas Correntes as receitas tributrias, patrimonial, agropecuria, industrial, de contribuies, de servios e diversas e, ainda, as transferncias correntes. c) Correta. As receitas derivadas so aquelas obtidas pelo Estado mediante sua autoridade coercitiva. Dessa forma, o Estado exige que o particular entregue uma determinada quantia na forma de tributos ou de multas, exigindoas de forma compulsria. So devidas por pessoas fsicas ou jurdicas de direito privado, que desenvolvam atividades econmicas, exceto as que desfrutem de imunidade ou iseno. d) Correta. A Receita Tributria pode ser definida como a resultante da cobrana de tributos pagos pelos contribuintes em razo de suas atividades, suas rendas e suas propriedades. e) Correta. Segundo o art. 11 da Lei 4320/64: 2 - So Receitas de Capital as provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital e, ainda, o supervit do Oramento Corrente. Resposta: Letra A

19) (ESAF - Analista de Planejamento e Oramento - MPOG -2005 - Adaptada) A Receita Oramentria a consubstanciada no oramento pblico e consignada na Lei Oramentria. Aponte a nica opo incorreta no que diz respeito s origens de receitas. a) O imposto um tributo cuja obrigao tem como fato gerador uma situao, independente de qualquer atividade estatal especfica, relativa ao contribuinte, sendo pago coativamente. b) A receita de contribuies uma origem de receitas correntes. c) A contribuio de melhoria corresponde especializao de servio pblico, em proveito direto ou por ato de contribuinte.

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES d) Outras receitas correntes so receitas correntes originrias da cobrana de multas e juros de mora, indenizaes e restituies, receita da dvida ativa e receitas diversas. e) As receitas de capital so as provenientes de operaes de crdito, alienao de bens, de amortizao de emprstimos concedidos, de transferncias de capital e de outras receitas de capital.

A questo foi adaptada porque trazia o antigo termo fonte que foi substitudo pelo termo atual origem. Atualmente existe a classificao por fontes, mas no guarda relao com o emprego antigo do termo. a) Correta. Conforme o art. 16 do CTN, imposto o tributo cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica, relativa ao contribuinte. b) Correta. As origens das receitas correntes so: Tributria e de Contribuies; da explorao de seu patrimnio Patrimonial; da explorao de atividades econmicas - Agropecuria, Industrial e de Servios; as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinadas a atender despesas classificveis em Despesas Correntes Transferncias Correntes; e as demais receitas que no se enquadram nos itens anteriores Outras Receitas Correntes. c) a incorreta. A contribuio de melhoria cobrada pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, instituda para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resultar para cada imvel beneficiado. d) Correta. So exemplos da origem outras receitas correntes: multas e juros de mora, indenizaes e restituies e receita da dvida ativa. e) Correta. As origens das receitas de capital so operaes de crdito, alienao de bens, amortizao de emprstimos concedidos, transferncias de capital e outras receitas de capital. Resposta: Letra C

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES 20) (ESAF Analista de Planejamento e Oramento - MPOG - 2008) Segundo o Manual Tcnico do Oramento - 2008, a classificao da receita por natureza busca a melhor identificao da origem do recurso, segundo seu fato gerador. Indique a opo incorreta quanto aos desdobramentos dessa receita. a) Sub-rubrica. b) Origem e espcie. c) Rubrica. d) Categoria econmica. e) Alnea e subalnea.

A nossa questo trata do MTO/2008, porm podemos resolv-la pelo atual MTO. O examinador pede a alternativa que no faz parte dos desdobramentos da classificao da receita por natureza. Os nveis so: categoria econmica, origem, espcie, rubrica, alnea e subalnea. Logo, no h previso de subrubrica. Resposta: Letra A

21) (ESAF AFC/CGU Auditoria e Fiscalizao - 2006) No que diz respeito receita pblica, indique a opo falsa. a) A Lei n. 4.320/64 classifica receita pblica em oramentria e extraoramentria, sendo que esta apresenta valores que no constam do oramento. b) A receita oramentria divide-se em dois grupos: correntes e de capital. c) As receitas correntes compreendem as receitas tributrias, de contribuies, patrimoniais, agropecurias, industriais, de servios, de alienao de bens, de transferncias e outras. d) A receita pblica definida como os recursos auferidos na gesto, que sero computados na apurao do resultado financeiro e econmico do exerccio. e) A receita extra-oramentria no pertence ao Estado, possuindo carter de extemporaneidade ou de transitoriedade nos oramentos.

www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES a) e) Corretas. A Lei 4.320/64 classifica receita pblica em oramentria e extraoramentria. As receitas extraoramentrias no integram o oramento pblico e constituem passivos exigveis do ente, de tal forma que o seu pagamento no est sujeito autorizao legislativa. Isso ocorre porque possuem carter temporrio, no se incorporando ao patrimnio pblico. b) Correta. Entenda o termo grupos com um sentido genrico, porque na verdade so duas categorias econmicas: corrente e de capital. c) a incorreta. Classificam-se na categoria receitas correntes aquelas oriundas do poder impositivo do Estado - Tributria e de Contribuies; da explorao de seu patrimnio Patrimonial; da explorao de atividades econmicas - Agropecuria, Industrial e de Servios; as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, quando destinadas a atender despesas classificveis em Despesas Correntes Transferncias Correntes; e as demais receitas que no se enquadram nos itens anteriores Outras Receitas Correntes. A receita de alienao de bens classificada como receita de capital. d) Correta. Uma das possveis definies de receita pblica: recursos auferidos na gesto, que sero computados na apurao do resultado financeiro e econmico do exerccio. Resposta: Letra C

22) (ESAF Analista de Planejamento e Oramento MPOG - 2008) A Receita da Administrao Pblica pode ser classificada nos seguintes aspectos: quanto natureza, quanto ao poder de tributar, quanto coercitividade, quanto afetao patrimonial e quanto regularidade. Quanto sua regularidade, as receitas so desdobradas em: a) receitas efetivas e receitas por mutao patrimonial. b) receitas oramentrias e receitas extraoramentrias. c) receitas ordinrias e receitas extraordinrias. d) receitas originrias e receitas derivadas. e) receitas de competncia Federal, Estadual ou Municipal.

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES a) Errada. Quanto afetao patrimonial, as receitas podem ser efetivas ou por mutao patrimonial. b) Errada. Quanto forma de ingresso, as receitas podem ser oramentrias ou extraoramentrias. c) Correta. Quanto regularidade, as receitas podem ser ordinrias ou extraordinrias. d) Errada. Quanto coercitividade, as receitas podem ser originrias ou derivadas. e) Errada. Quanto ao poder de tributar, podem ser classificadas em competncia Federal, Estadual ou Municipal. Resposta: Letra C

23) (ESAF Analista Contbil-Financeiro SEFAZ/CE 2007) As receitas pblicas, quanto afetao patrimonial, so divididas em receitas efetivas e receitas por mutaes patrimoniais. Entre as opes abaixo, aponte a que exemplo de receita efetiva. a) Operaes de crdito. b) Receita de alienao de bens. c) Receita patrimonial. d) Amortizao de emprstimos. e) Transferncias de capital.

A receita patrimonial uma receita corrente efetiva, pois contribui para o aumento do patrimnio lquido, sem correspondncia no passivo. Operaes de crdito, alienao de bens, amortizao de emprstimos e transferncias de capital so receitas de capital no-efetivas ou por mutao patrimonial, j que nada acrescentam ao patrimnio pblico, pois se referem s entradas ou alteraes compensatrias nos elementos que o compe. Resposta: Letra C

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES 24) (ESAF Analista de Finanas e Controle - STN - 2008) Do ponto de vista fiscal, o dficit pblico medido a partir do Resultado Primrio. Isso posto, correto afirmar: a) o Resultado Primrio corresponde diferena entre receitas no-financeiras e despesas no-financeiras. b) entende-se por receita no-financeira: a receita oramentria arrecadada, mais as operaes de crdito, as receitas de privatizao e as receitas provenientes de rendimentos de aplicaes financeiras. c) entende-se por despesa no-financeira: a despesa total, a includas aquelas com amortizao e encargos da dvida interna e externa (amortizao mais juros). d) do ponto de vista fiscal, ou pelo critrio acima da linha, ocorre dficit pblico quando o total das receitas no-financeiras superior s despesas no-financeiras. e) nos casos em que o total das receitas prprias de um ente pblico (sem considerar emprstimos) inferior s despesas realizadas, temos um supervit primrio.

a) Correta. O resultado primrio corresponde diferena entre as receitas arrecadadas e as despesas empenhadas, no considerando o pagamento do principal e dos juros da dvida, tampouco as receitas financeiras, ou seja, corresponde diferena entre receitas no-financeiras e despesas nofinanceiras. b) Errada. Entende-se por receita no-financeira: a receita oramentria arrecadada, menos as operaes de crdito, as receitas de privatizao e as receitas provenientes de rendimentos de aplicaes financeiras. c) Errada. Entende-se por despesa no-financeira: a despesa total, a excludas aquelas com amortizao e encargos da dvida interna e externa (amortizao mais juros). d) Errada. A receita classificada como Primria ou No Financeira quando seu valor includo na apurao do Resultado Primrio no conceito acima da linha, e No Primria ou Financeira quando no includa nesse clculo. O

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES critrio acima da linha ocorre por meio da anlise das receitas e despesas do setor pblico. Permite conhecer os fatores que levaram ao resultado. Ocorre dficit pblico quando o total das receitas no-financeiras inferior s despesas no-financeiras e) Errada. Temos um supervit primrio quando o total das receitas primrias (no financeiras) superior ao total das despesas primrias (no financeiras). Resposta: Letra A

25) (ESAF AFC/STN Contbil Financeiro - 2005) Assinale a opo falsa em relao receita pblica, de acordo com o que dispe o Manual de Procedimentos da Receita Pblica, de que trata a Portaria STN n 219, de 29.04.2004. a) Receita pblica so todos os ingressos de carter no devolutivo auferidos pelo poder pblico. b) A receita pblica efetiva aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos no foram precedidos de registro de reconhecimento do direito e no constituem obrigaes correspondentes. c) Os ingressos provenientes da prestao de servios so classificados como Receitas Correntes. d) A receita pblica pode ou no provocar variao na situao patrimonial lquida. e) As receitas de capital somente podem ser aplicadas em despesa de capital.

a) Correta. a definio de receita pblica em sentido estrito (stricto sensu): so todas as entradas ou ingressos de bens ou direitos, em certo perodo de tempo, que se incorporam ao patrimnio pblico sem compromisso de devoluo posterior. b) Correta. A receita pblica efetiva aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos no foram precedidos de registro de

reconhecimento do direito e no constituem obrigaes correspondentes. Assim, contribuem para o aumento do patrimnio lquido, sem correspondncia no passivo.

www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES c) Correta. As receitas de prestaes de servios so receitas correntes. d) Correta. A receita pblica pode ou no provocar variao na situao patrimonial lquida, conforme seja, respectivamente, efetiva ou no-efetiva (por mutao patrimonial). e) a incorreta. A legislao atual atribui uma srie de restries para aplicao de determinadas origens da receita de capital em despesas correntes, porm h essa possibilidade. Em suma, possvel a aplicao de receita de capital em despesas correntes, desde que observadas as vedaes legais. Resposta: Letra E

E assim terminamos a aula 4.

Na prxima aula trataremos da Despesa Pblica.

Forte abrao!

Srgio Mendes

www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES

MEMENTO IV
CLASSIFICAES DA RECEITA CLASSIFICAO DA RECEITA POR NATUREZA 1. nvel: Categoria Econmica da Receita 1. Receitas Correntes; 2. Receitas de Capital; 7. Receitas Correntes Intraoramentrias; 8. Receitas de Capital Intraoramentrias. 2. nvel: Origens Receitas Correntes 1. Receita Tributria 2. Receita de Contribuies 3. Receita Patrimonial 4. Receita Agropecuria 5. Receita Industrial 6. Receita de Servios 7. Transferncias Correntes 9. Outras Receitas Correntes Receitas de Capital

1. Operaes de Crdito 2. Alienao de Bens 3. Amortizao de Emprstimos 4. Transferncias de Capital 5. Outras Receitas de Capital

Origens das Receitas Correntes: Tributria: receita proveniente de impostos, taxas e contribuies de melhoria; Contribuies: receita proveniente de contribuies sociais e econmicas; Patrimonial: receita imobiliria, de valores imobilirios, concesses/permisses e outras; Agropecuria: receita proveniente de produo vegetal, produo animal e derivados e outras; Industrial: receita proveniente da indstria extrativa mineral, de transformao e de construo; Servios: transporte, comunicao, armazenagem e outros; Transferncias Correntes: receita proveniente de transferncias intergovernamentais, de instituies privadas, do exterior, de pessoas, de convnios e para o combate fome; Outras Receitas Correntes: receitas provenientes de multas e juros de mora, indenizaes e restituies, dvida ativa, entre outras. Origens das Receitas de Capital:

www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES Operaes de Crdito: receita proveniente de operaes de crdito internas e externas; Alienao de Bens: receita proveniente da alienao de bens mveis e imveis; Amortizaes de Emprstimos: recebimento do principal de um emprstimo concedido; Transferncias de Capital: receita proveniente de transferncias intergovernamentais, de instituies privadas, do exterior, de pessoas, de convnios e para o combate fome; Outras Receitas de Capital: receita proveniente da integralizao do capital social, da remunerao das disponibilidades do Tesouro e outras. 3. nvel: Espcie 4. nvel: Rubrica 5. nvel: Alnea 6. nvel: Subalnea CLASSIFICAO POR FONTES As fontes de recursos constituem-se de determinados agrupamentos de naturezas de receitas, atendendo a uma determinada regra de destinao legal, e servem para indicar como so financiadas as despesas oramentrias. a individualizao dos recursos de modo a evidenciar sua aplicao segundo a determinao legal, sendo, ao mesmo tempo, uma classificao da receita e da despesa. 1. DGITO: GRUPO DE FONTES DE RECURSOS 1 Recursos do Tesouro Exerccio Corrente 2 Recursos de Outras Fontes Exerccio Corrente 3 Recursos do Tesouro Exerccios Anteriores 6 Recursos de Outras Fontes Exerccios Anteriores 9 Recursos Condicionados FORMA DE INGRESSO: Receitas Oramentrias Receitas Extraoramentrias: Depsito em cauo; Antecipao de Receitas Oramentrias ARO; Cancelamento de restos a pagar; Emisso de Moeda; Outras entradas compensatrias no ativo e passivo financeiros

www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES PODER DE TRIBUTAR: Governo Federal, Estadual, do Distrito Federal e Municipal QUANTO S ENTIDADES EXECUTORAS DO ORAMENTO: Receita Oramentria Pblica e Receita Oramentria Privada QUANTO AFETAO PATRIMONIAL: Efetivas e por mutao patrimonial (no efetivas) QUANTO REGULARIDADE: Ordinrias e Extraordinrias COERCITIVIDADE: Originrias e Derivadas DVIDA ATIVA So os crditos da Fazenda Pblica exigveis em virtude do transcurso do prazo para pagamento. Devem ser classificadas como outras receitas correntes. Podem ter: Natureza tributria: proveniente da obrigao legal relativa a tributos e respectivos adicionais, atualizaes monetrias, encargos e multas tributrias; ou Natureza no tributria: demais crditos da fazenda pblica. O crdito cobrado por meio da emisso da certido da dvida ativa da Fazenda Pblica da Unio inscrita na forma da lei, valendo como ttulo de execuo, o que lhe garante liquidez. TAXA E PREO PBLICO O preo pblico ou tarifa uma receita originria empresarial. uma contraprestao de servios de natureza comercial ou industrial, cujo pagamento deve ocorrer somente se existir a utilizao do servio. Por essa tica o pagamento considerado voluntrio e facultativo. O preo pblico geralmente visa ao lucro. A taxa uma receita pblica derivada, pois se integra em definitivo ao patrimnio do Estado aps ser retirada de forma coercitiva do patrimnio dos particulares. So cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies e tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. A taxa visa ao ressarcimento.

www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES

LISTA DE QUESTES COMENTADAS NESTA AULA


1) (ESAF Analista Tributrio Receita Federal do Brasil 2009) A respeito da classificao oramentria da receita, correto afirmar: a) alienao de bens de qualquer natureza integrantes do ativo redunda em receita de capital. b) receitas de contribuies integram as receitas de capital quando oriundas de interveno no domnio econmico. c) as receitas agropecurias se originam da tributao de produtos agrcolas. d) as receitas intraoramentrias decorrem de pagamentos efetuados por entidades integrantes do Oramento Fiscal e da Seguridade Social. e) receitas correntes para serem aplicadas em despesa de capital dependem da inexistncia de receitas de capital no exerccio.

2) (ESAF Analista de Planejamento e Oramento MPOG 2010) O 2 do art. 39 da Lei n. 4.320, de 1964, estabelece que Dvida Ativa Tributria o crdito da Fazenda Pblica dessa natureza, proveniente de obrigao legal relativa a tributos e respectivos adicionais e multas, e Dvida Ativa noTributria so os demais crditos da Fazenda Pblica, tais como os provenientes de multa de qualquer origem ou natureza, foros, laudmios, alugueis ou taxas de ocupao, custas processuais, indenizaes, reposies, restituies e outros crditos decorrentes de obrigaes legais ou contratuais. Acerca da Dvida Ativa da Unio de natureza tributria e no-tributria, correto afirmar: a) os crditos de natureza tributria, regularmente inscritos em Dvida Ativa, no esto submetidos a sigilo fiscal. b) as multas impostas pelo Tribunal de Contas da Unio, exigveis pelo transcurso do prazo para pagamento, devem ser inscritas, na forma da legislao prpria, como Dvida Ativa, para cobrana mediante execuo fiscal. c) a Dvida Ativa da Unio ser apurada pela Receita Federal do Brasil e inscrita na Procuradoria da Fazenda Nacional para fins de cobrana, amigvel ou judicial.

www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES d) a apurao pela Unio, em inqurito administrativo, de danos materiais sofridos pela concesso de aposentadoria fraudulenta, autoriza a cobrana, por execuo fiscal, do prejuzo causado ao seu patrimnio, aps inscrio em Dvida Ativa da indenizao devida a ttulo de reparao dos valores desviados. e) legtima a inscrio em Dvida Ativa do valor ilicitamente subtrado dos cofres da Unio e previsto como infrao penal, pois qualquer valor, cuja cobrana seja atribuda por lei Unio, ser considerado Dvida Ativa da Fazenda Pblica.

3) (ESAF Procurador TCE/GO - 2007) As receitas pblicas agrupam-se em duas grandes categorias econmicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. Nesse contexto, as operaes de crdito constituem: a) Receita de Capital. b) Despesa de Capital. c) Transferncia Corrente. d) Transferncia de Capital. e) Receita Corrente.

4) (ESAF AFC/STN Contbil Financeiro - 2005) Assinale a opo correta em relao aos procedimentos da Dvida Ativa estabelecidos pelo Manual de que trata a Portaria STN n 564, de 27.10.2004. a) A Dvida Ativa refere-se somente a crditos tributrios lanados e no recebidos. b) As despesas relacionadas cobrana dos crditos que forem de responsabilidade da Fazenda Pblica devem ser reconhecidas, pagas e transitar pela Dvida Ativa. c) O encaminhamento dos crditos para inscrio, da unidade gestora do crdito para a unidade competente para inscrio dentro do mesmo ente pblico, implica decrscimo patrimonial na primeira e acrscimo patrimonial na segunda.

www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES d) Na inscrio, os juros dos crditos vencidos devem ser incorporados ao principal. e) Por ser uma determinao legal, a contabilidade do setor pblico registra os crditos de dvida ativa, embora esses no estejam de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Pblico - NICSP.

5) (ESAF Analista de Planejamento e Oramento MPOG 2010) Assinale a opo que indica uma afirmao verdadeira a respeito da conceituao e classificao da receita oramentria. a) As receitas oramentrias so ingressos de recursos que transitam pelo patrimnio do poder pblico, podendo ser classificadas como efetivas e noefetivas. b) As receitas oramentrias decorrem de recursos transferidos pela sociedade ao Estado e so classificadas como permanentes e temporrias. c) Todos os ingressos de recursos, financeiros e no-financeiros, so classificados como receita oramentria, porque transitam pelo patrimnio pblico. d) As receitas oramentrias restringem-se aos ingressos que no geram contrapartida no passivo do ente pblico. e) Recursos financeiros de qualquer origem so registrados como receitas oramentrias para que possam ser utilizados pelos entes pblicos.

6) (ESAF - Analista Administrativo - ANA - 2009) Acerca da Dvida Ativa, correto afirmar: a) a Dvida Ativa inscrita goza da presuno de liquidez e certeza, e tem equivalncia de prova pr-constituda contra o devedor. b) no mbito da Unio, compete Receita Federal do Brasil apurar a liquidez e certeza dos crditos tributrios a serem inscritos em Dvida Ativa. c) apenas crditos tributrios so passveis de inscrio em Dvida Ativa. d) considera-se absoluta a presuno de liquidez e certeza de crdito inscrito em Dvida Ativa.

www.pontodosconcursos.com.br

61

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES e) no mbito da Unio, compete Receita Federal do Brasil apurar a liquidez e certeza dos crditos no-tributrios a serem inscritos em Dvida Ativa.

7) (ESAF AFC/STN 2005) A receita na Administrao Pblica representa as operaes de ingressos de recursos financeiros nos cofres pblicos. Identifique a opo no pertinente em relao s receitas correntes. a) receitas imobilirias b) receitas de contribuies sociais c) contribuio de melhoria d) receita de servios e) alienao de bens mveis e imveis

8) (ESAF Analista Contbil-Financeiro SEFAZ/CE 2007) Assinale a opo correta em relao dvida ativa da Fazenda Pblica constituda na forma prevista no art. 39 da Lei n. 4.320/64 e Portaria STN n. 564/2004. a) contabilizada como receita oramentria no ato da inscrio. b) A inscrio deve ser realizada na unidade detentora do crdito. c) A inscrio atinge somente o principal do crdito, ficando os encargos e demais acrscimos dispensados de registro. d) No recolhimento, uma receita no-efetiva e no afeta a situao patrimonial lquida do ente pblico. e) A contabilizao do cancelamento fato contbil permutativo.

9) (ESAF - APOFP - SEFAZ/SP - 2009) Tomando por base as disposies contidas na Lei n. 4.320/64, assinale a opo falsa, a respeito da conceituao e classificao da receita oramentria brasileira. a) A Lei n. 4.320/64 determina que os crditos tributrios no recebidos no exerccio em que so exigveis devem ser inscritos em dvida ativa. b) A previso a menor no impede que seja reconhecido e contabilizado o excesso de arrecadao como receita do exerccio. c) As receitas de capital, na sua maioria, esto relacionadas com fatos contbeis permutativos do patrimnio.

www.pontodosconcursos.com.br

62

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES d) As receitas decorrentes da prestao de servios por entidade pblica so classificadas como correntes. e) As receitas correntes, na sua maioria, esto relacionadas com as modificaes qualitativas do patrimnio.

10) (ESAF Analista Contbil-Financeiro SEFAZ/CE 2007) A Alienao de Bens, segundo a classificao oramentria brasileira, uma Receita de Capital. Identifique entre as receitas relacionadas abaixo, qual a nica que pertence ao grupo de Alienao de Bens Imveis. a) Alienao de Estoques. b) Alienao de Embarcaes. c) Alienao de Estoques Reguladores Vinculados Poltica de Garantia de Preos Mnimos. d) Alienao de Ttulos Mobilirios. e) Alienao de Animais Reprodutores e Matrizes.

11) (ESAF - Analista Administrativo - ANA - 2009) Classificam-se como Receitas Correntes Derivadas as receitas: a) de contribuies e de servios. b) patrimonial, agropecuria e industrial. c) patrimonial, agropecuria, industrial e de servios. d) tributria e de contribuies. e) tributria e de servios.

12) (ESAF Analista Contbil-Financeiro SEFAZ/CE 2007) Com base na conceituao da receita oramentria brasileira, assinale a nica opo errada. a) Tributo a prestao pecuniria, pois o conceito legal exclui qualquer prestao que no seja representada por dinheiro. b) Tributo compulsrio, pois a obrigatoriedade faz parte de sua essncia. c) A criao ou instituio de um tributo depende exclusivamente da lei, no sendo admitidas outras maneiras de cri-lo.

www.pontodosconcursos.com.br

63

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES d) A cobrana do tributo uma atividade privada da administrao pblica que no pode ser exercida por nenhuma outra pessoa. e) No art.145 da Constituio Federal do Brasil, foram definidas as espcies de tributos, quais sejam: impostos e taxas.

13) (ESAF Auditor TCE/GO - 2007) Com relao ao preo pblico e a sua distino com a taxa, pode-se afirmar que: a) a tarifa uma receita pblica, retirada de forma coercitiva do patrimnio dos particulares. b) a taxa visa ao lucro enquanto a tarifa visa ao ressarcimento. c) o preo pblico uma espcie de tributo, pois a sua exigncia compulsria e tem por base o poder fiscal do Estado. d) a tarifa pode ser cobrada em razo do exerccio do poder de polcia. e) a tarifa uma receita originria, proveniente da interveno do Estado, por meio dos seus associados, permissionrios, ou concessionrios, na atividade econmica.

14) (ESAF Analista Jurdico SEFAZ/CE 2007) Preos pblicos: a) confundem-se com taxas. b) confundem-se com impostos. c) confundem-se com contribuies de melhoria. d) no se confundem com contribuies sociais, porque estas, diferentemente deles, no so vinculadas. e) no se confundem com taxas, porque estas, diferentemente deles, so compulsrias.

15) (ESAF - APOFP - SEFAZ/SP - 2009) Constituem modalidade de receita derivada, exceto: a) tributos. b) penalidades pecunirias. c) multas administrativas. d) preos pblicos.

www.pontodosconcursos.com.br

64

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES e) taxas.

16) (ESAF Tcnico de Nvel Superior/SPU MPOG 2006) Assinale a opo que expressa, corretamente, uma receita de capital. a) a receita tributria. b) a receita patrimonial. c) a converso, em espcie, de bens ou direitos. d) a receita industrial. e) a receita de servios.

17) (ESAF AFC/CGU - 2008) Sobre os conceitos e classificaes relacionados com Receita Pblica, assinale a opo correta. a) Toda receita oramentria efetiva uma receita primria, mas nem toda receita primria uma receita oramentria efetiva. b) So exemplos de receitas correntes as receitas tributrias e as oriundas de alienao de bens. c) So exemplos de receitas de capital aquelas derivadas de alienaes de bens imveis e de recebimento de taxas por prestao de servios. d) As receitas intra-oramentrias constituem contrapartida das despesas realizadas entre rgos, Fundos e Entidades Integrantes dos Oramentos Fiscal, da Seguridade Social e de investimento das empresas. e) O ingresso de recursos oriundo de impostos se caracteriza como uma receita derivada, compulsria, efetiva e primria.

18) (ESAF AFCE TCU 2006) Consoante o disposto na Lei Federal n. 4.320/64 a receita classificar-se- nas seguintes categorias econmicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. Aponte a opo falsa com relao a esse tema. a) As Receitas de Capital so as provenientes de operaes de crdito, cobrana de multas e juros de mora, alienao de bens, de amortizao de emprstimos concedidos, de indenizaes e restituies, de transferncias de capital e de outras receitas de capital.

www.pontodosconcursos.com.br

65

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES b) So Receitas Correntes as receitas tributrias, patrimonial, agropecuria, industrial, de contribuies, de servios e diversas e, ainda, as transferncias correntes. c) Os tributos so receitas que a doutrina classifica como derivadas. d) Conceitua-se como Receita Tributria a resultante da cobrana de tributos pagos pelos contribuintes em razo de suas atividades, suas rendas e suas propriedades. e) Ser considerada Receita de Capital o supervit do Oramento Corrente, segundo disposio da Lei Federal n. 4.320/64.

19) (ESAF - Analista de Planejamento e Oramento - MPOG -2005 - Adaptada) A Receita Oramentria a consubstanciada no oramento pblico e consignada na Lei Oramentria. Aponte a nica opo incorreta no que diz respeito s origens de receitas. a) O imposto um tributo cuja obrigao tem como fato gerador uma situao, independente de qualquer atividade estatal especfica, relativa ao contribuinte, sendo pago coativamente. b) A receita de contribuies uma origem de receitas correntes. c) A contribuio de melhoria corresponde especializao de servio pblico, em proveito direto ou por ato de contribuinte. d) Outras receitas correntes so receitas correntes originrias da cobrana de multas e juros de mora, indenizaes e restituies, receita da dvida ativa e receitas diversas. e) As receitas de capital so as provenientes de operaes de crdito, alienao de bens, de amortizao de emprstimos concedidos, de transferncias de capital e de outras receitas de capital.

20) (ESAF Analista de Planejamento e Oramento - MPOG - 2008) Segundo o Manual Tcnico do Oramento - 2008, a classificao da receita por natureza busca a melhor identificao da origem do recurso, segundo seu fato gerador. Indique a opo incorreta quanto aos desdobramentos dessa receita. a) Sub-rubrica.

www.pontodosconcursos.com.br

66

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES b) Origem e espcie. c) Rubrica. d) Categoria econmica. e) Alnea e subalnea.

21) (ESAF AFC/CGU Auditoria e Fiscalizao - 2006) No que diz respeito receita pblica, indique a opo falsa. a) A Lei n. 4.320/64 classifica receita pblica em oramentria e extraoramentria, sendo que esta apresenta valores que no constam do oramento. b) A receita oramentria divide-se em dois grupos: correntes e de capital. c) As receitas correntes compreendem as receitas tributrias, de contribuies, patrimoniais, agropecurias, industriais, de servios, de alienao de bens, de transferncias e outras. d) A receita pblica definida como os recursos auferidos na gesto, que sero computados na apurao do resultado financeiro e econmico do exerccio. e) A receita extra-oramentria no pertence ao Estado, possuindo carter de extemporaneidade ou de transitoriedade nos oramentos.

22) (ESAF Analista de Planejamento e Oramento MPOG - 2008) A Receita da Administrao Pblica pode ser classificada nos seguintes aspectos: quanto natureza, quanto ao poder de tributar, quanto coercitividade, quanto afetao patrimonial e quanto regularidade. Quanto sua regularidade, as receitas so desdobradas em: a) receitas efetivas e receitas por mutao patrimonial. b) receitas oramentrias e receitas extraoramentrias. c) receitas ordinrias e receitas extraordinrias. d) receitas originrias e receitas derivadas. e) receitas de competncia Federal, Estadual ou Municipal.

23) (ESAF Analista Contbil-Financeiro SEFAZ/CE 2007) As receitas pblicas, quanto afetao patrimonial, so divididas em receitas efetivas e

www.pontodosconcursos.com.br

67

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES receitas por mutaes patrimoniais. Entre as opes abaixo, aponte a que exemplo de receita efetiva. a) Operaes de crdito. b) Receita de alienao de bens. c) Receita patrimonial. d) Amortizao de emprstimos. e) Transferncias de capital.

24) (ESAF Analista de Finanas e Controle - STN - 2008) Do ponto de vista fiscal, o dficit pblico medido a partir do Resultado Primrio. Isso posto, correto afirmar: a) o Resultado Primrio corresponde diferena entre receitas no-financeiras e despesas no-financeiras. b) entende-se por receita no-financeira: a receita oramentria arrecadada, mais as operaes de crdito, as receitas de privatizao e as receitas provenientes de rendimentos de aplicaes financeiras. c) entende-se por despesa no-financeira: a despesa total, a includas aquelas com amortizao e encargos da dvida interna e externa (amortizao mais juros). d) do ponto de vista fiscal, ou pelo critrio acima da linha, ocorre dficit pblico quando o total das receitas no- financeiras superior s despesas no-financeiras. e) nos casos em que o total das receitas prprias de um ente pblico (sem considerar emprstimos) inferior s despesas realizadas, temos um supervit primrio.

25) (ESAF AFC/STN Contbil Financeiro - 2005) Assinale a opo falsa em relao receita pblica, de acordo com o que dispe o Manual de Procedimentos da Receita Pblica, de que trata a Portaria STN n 219, de 29.04.2004. a) Receita pblica so todos os ingressos de carter no devolutivo auferidos pelo poder pblico.

www.pontodosconcursos.com.br

68

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES b) A receita pblica efetiva aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos no foram precedidos de registro de reconhecimento do direito e no constituem obrigaes correspondentes. c) Os ingressos provenientes da prestao de servios so classificados como Receitas Correntes. d) A receita pblica pode ou no provocar variao na situao patrimonial lquida. e) As receitas de capital somente podem ser aplicadas em despesa de capital.

www.pontodosconcursos.com.br

69

CURSO ON-LINE REGULAR AFO PARA ESAF TEORIA E 300 QUESTES DA ESAF COMPLETAS COMENTADAS RECEITA FEDERAL, APO/MPOG, CGU, STN, SUSEP, CVM E OUTROS PROFESSOR: SRGIO MENDES

GABARITO
1 D 6 A 11 D 16 C 21 C 2 A 7 E 12 E 17 E 22 C 3 A 8 D 13 E 18 A 23 C 4 D 9 E 14 E 19 C 24 A 5 A 10 B 15 D 20 A 25 E

www.pontodosconcursos.com.br

70

You might also like