You are on page 1of 77

1

PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO

DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: ADERECISTA CDIGO CBO: REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Mdio Completo OUTROS: Experincia de 24 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Montar, transformar ou duplicar objetos cenogrficos ou de indumentria, seguindo orientao de cengrafo e/ou figurinista utilizando-se de tcnicas artesanais. Estudar tcnica e artisticamente a finalidade e as caractersticas do trabalho a ser efetuado consultando anotaes e analisando o tema. Montar, transformar ou duplicar objetos cengrafos ou de indumentria. Zelar pela conservao dos instrumentos de trabalho. Auxiliar em levantamento oramentrio e requisies de material. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Utilizar recursos de informtica. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Observao: Cargo em extino.

2 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: ADMINISTRADOR CDIGO CBO: 5101-10 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Mdio Completo OUTROS: HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Administrar edifcios organizando, acompanhando e controlando os servios de manuteno, limpeza e recuperao para mant-los dentro dos padres de ordem, higiene e segurana; avaliar o desempenho de funcionrios, a execuo de servios e relatrios de operao e de avaliao e verificar manuteno de instalaes, equipamentos e utenslios. Planejar rotinas de trabalho em administrao de edifcios. Coordenar equipe de trabalho. Verificar manuteno de instalaes, equipamento e utenslios. Manter as atividades necessrias preservao de jardins e reas verdes em torno dos prdios. Realizar pequenos reparos relacionados manuteno hidrulica e eltrica das edificaes. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Utilizar recursos de informtica. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DE EDIFCIOS

3 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: AFINADOR CDIGO CBO: 7421-05 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Afinar instrumentos musicais, testando e regulando os elementos sonoros; efetuar a manuteno das partes mecnicas, para assegurar o bom funcionamento do instrumento e a qualidade do som; realizar testes nos componentes mecnico, eltrico e eletrnico, afinar e dar acabamento de superfcie nos instrumentos. Orientar na conservao dos instrumentos musicais e elaborar laudos tcnicos. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. DESCRIO DE ATIVIDADES TPICAS DO CARGO: Revisar componentes mecnicos. Regular tensores de instrumentos. Detectar vazo de ar nos instrumentos de sopro. Operar diapaso. Comparar sons por audio. Limpar lminas de madeira, metal e sintticas. Limpar orifcios das flautas. Avaliar a gerao do som. Embalar os instrumentos. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

OBS: proposta de extino.

4 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: este cargo) CDIGO CBO: REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Mdio Completo OUTROS: Experincia de 06 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Organizar e manter o almoxarifado, executar recebimento, estocagem, distribuio, registro e inventrio de matrias-primas e mercadorias adquiridas e confeccionadas na universidade. Utilizar recursos de informtica. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

ALMOXARIFE

(Proposta de aglutinar armazenista com

Observao: Cargo em extino.

5 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: ASCENSORISTA CDIGO CBO: REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Mdio Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Operar e verificar o funcionamento dos elevadores, acionando os dispositivos de comando obedecendo a escala de alternncia dos andares, ao limite de lotao e carga para conduzir passageiros e carga nos locais solicitados ou determinados. Fazer observar as normas de conduta relativas segurana em elevadores. Prestar informaes ao pblico sobre a localizao de pessoas ou dependncias de servios. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Observao: Cargo em extino. OBS: proposta de manter o cargo.

6 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: ASSISTENTE CDIGO CBO: REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Mdio Completo OUTROS: Experincia de 06 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Assistir e orientar os alunos no aspecto de disciplina, lazer, segurana, sade, pontualidade e higiene, dentro das dependncias escolares. Assistir o corpo docente nas unidades didtico-pedaggicas com os materiais necessrios e execuo de suas atividades. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Utilizar recursos de informtica. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DE ALUNOS

7 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: AUXILIAR DE (proposta: Aglutinar com recreacionista) CDIGO CBO: 3311-10 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Cuidar de alunos na faixa de zero a seis anos : Selecionar mtodos, tcnicas, materiais pedaggicos e de estimulao; distribuir o material pedaggico segundo a faixa etria; acompanhar a sua utilizao e zelar pela sua guarda, com a participao da criana; estimular o desenvolvimento da criana, respeitando seus valores, sua individualidade e sua faixa etria; participar das reunies de estudo em busca de uma melhor qualidade no atendimento. Observar estado geral dos alunos (higiene, sade etc.); acompanhar e assessorar o processo de alimentao, sono e higiene da criana; desenvolver atividades pedaggicas e recreativas com as crianas, observando e registrando os fatos ocorridos durante a atividade, a fim de garantir o bem estar e o desenvolvimento sadio das mesmas; participar da manuteno das condies ambientais. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

CRECHE

8 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: ASSISTENTE DE LABORATRIO/REA (proposta de aglutinar o cargo de aux. de laboratrio com este. ) CDIGO CBO: 8181-05 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Planejar o trabalho de apoio do laboratrio e preparar vidrarias e materiais similares. Interpretar ordens de servio programadas, programar o suprimento de materiais, as etapas de trabalho, equipamentos e instrumentos; selecionar mtodos de anlise; efetuar clculos conforme indicaes do mtodo de anlise; preencher fichas e formulrios. Preparar solues e equipamentos de medio e ensaios e analisar amostras de insumos e matrias-primas. Proceder coleta do material, empregando os meios e os instrumentos recomendados; executar exames e outros trabalhos de natureza simples, que no exigem interpretao tcnica dos resultados; auxiliar nas anlises e testes laboratoriais; registrar e arquivar cpias dos resultados dos exames, testes e anlises; zelar pela assepsia, conservao e recolhimento do material utilizado. Organizar o trabalho conforme normas de segurana, sade ocupacional e preservao ambiental. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

9 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO:

ASSISTENTE DE TECNOLOGIA DA

INFORMAO
CDIGO CBO: REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Mdio Completo OUTROS: Experincia de 06 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Auxiliar o (analista de tecnologia da informao) (operador de processamento de dados) dando-lhe condies para processar o programa. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar e controlar projetos de sistemas de informao; planejar e pesquisar novas tcnicas e metodologias na sua rea de atuao; desenvolver, testar, implantar, documentar e manter programas de computador; utilizar aplicativos de apoio atividade administrativa; avaliar a performance de sistemas de informao; implantar, manter e operar infra-estrutura e servios de redes de comunicao; configurar e executar manutenes corretivas e preventivas de software, hardware e infra-estrutura de rede; realizar vistoria, percia, laudo e parecer tcnico em sua rea de atuao; instalar e administrar sistemas operacionais e aplicativos; elaborar, orientar e participar de programas de capacitao na rea; garantir a execuo das polticas de segurana e uso aceitvel para os recursos computacionais; prestar assistncia tcnica na utilizao de recursos de informtica; atender e apoiar o usurio na instalao de software, configurao de equipamentos e uso dos recursos da informao; efetuar cpias de segurana;Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional. OBS: proposta de aglutinar com tcnico em tecnologia da informao.

10 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: AUXILIAR Cdigo CBO: 3711-05 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Atuar no tratamento, recuperao e disseminao da informao e executar atividades especializadas e administrativas relacionadas rotina de unidades ou centros de documentao ou informao, quer no atendimento ao usurio, quer na administrao do acervo, ou na manuteno de bancos de dados. Colaborar no controle e na conservao de equipamentos. Realizar manuteno do acervo. Participar de treinamentos e programas de atualizao. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Utilizar recursos de informtica. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DE BIBLIOTECA

11 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: AUXILIAR DE ENFERMAGEM ( proposta: aglutinar com Tcnico de enfermagem) CDIGO CBO: 3222-30 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Mdio Completo + profissionalizante COREN OUTROS: HABILITAO PROFISSIONAL: Registro no Conselho competente. DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Prestar assistncia ao paciente, atuando sob superviso de enfermeiro e/ou mdico. Trabalhar em conformidade s boas prticas, normas e procedimentos de biossegurana. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Exercer atividades de nvel mdio, envolvendo orientao e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar, cabendo-lhe assistir ao enfermeiro: a) no planejamento, programao, orientao e superviso das atividades de assistncia de enfermagem; b) na prestao de cuidados diretos de enfermagem a pacientes em estado grave; c) na preveno e controle das doenas transmissveis em geral em programas de vigilncia epidemiolgica; d) na preveno e controle sistemtico da infeco hospitalar; e) na preveno e controle sistemtico de danos fsicos que possam ser causados a pacientes durante a assistncia sade; f) na execuo dos programas e nas atividades de assistncia integral sade individual e de grupos especficos, particularmente daqueles prioritrios e de alto risco, bem como nos programas de higiene e segurana do trabalho e de preveno de acidentes e de doenas profissionais e do trabalho; executar atividades de assistncia de enfermagem, excetuadas as privativas do enfermeiro, previstas legalmente; integrar a equipe de sade; Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

12 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO:

DENOMINAO DO CARGO: AUXILIAR

DE SADE (proposta: aglutinar com visitador sanitrio) ?


CDIGO CBO: 5151-05 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Visitar domiclios periodicamente sob orientao e superviso de profissionais da sade; orientar a comunidade para promoo da sade no sentido de detectar possveis problemas que possam estar interferindo na sade da populao; participar de campanhas preventivas; participar de reunies profissionais. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. DESCRIO DE ATIVIDADES TPICAS DO CARGO: Visitar domiclios: Avaliar as condies de higiene; verificar a existncia de animais , observar o relacionamento entre os membros da famlia; detectar problemas (sade e social); acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianas; acompanhar doentes portadores de doenas crnico-degenerativas; fazer encaminhamentos para os servios de sade; verificar obedincia prescrio mdica; controlar as condies de armazenamento de medicamentos no domiclio; aferir presso arterial (em alguns casos); hidratar crianas (em casos de desidratao leve); identificar casos de violncia domstica. Assistir os pacientes: Acionar os profissionais de sade quando necessrio; levar pacientes ao servio de sade; marcar consultas para os pacientes; acompanhar visita do mdico; encaminhar dietas para diabticos e hipertensos. Promover educao sanitria e ambiental: Orientar sobre o uso da gua; orientar para o tratamento e limpeza de caixa dgua; orientar sobre a construo de fossa; esclarecer sobre a disposio do lixo; orientar sobre coleta seletiva de lixo; conscientizar sobre a criao de animais; orientar sobre a conservao de alimentos; orientar a famlia sobre condies de higiene. Orientar a comunidade para promoo da sade: Orientar o paciente sobre o tratamento mdico, casais sobre planejamento familiar, adolescentes sobre a preveno de dst e gravidez indesejada, a famlia sobre cuidados com pacientes, sobre a gravidez, parto e ps-parto; orientar sobre cuidados com o beb, sobre amamentao, vacinas, preveno de acidentes domsticos, orientar a famlia sobre alimentao, o melhor aproveitamento dos alimentos, a elaborao da multimistura, sade bucal e sobre direitos e rgos competentes.

13 Participar de campanhas preventivas: Participar das campanhas de vacinao; preparar o material de apoio; distribuir material educativo; distribuir preservativos, material preventivo (cloro e escova de dente); clorar gua (preparo para colocao nos poos); aplicar flor em crianas nas escolas (juntamente com dentistas); convidar para participao de palestras e participar de campanhas de vacinao de animais. Participar de reunies profissionais: Participar de reunies com profissionais da sade, de treinamentos especficos (cloragem de gua, banco de leite e outros), de grupos de estudo (projetos e ou temas especficos) e assistir aos cursos de capacitao obrigatrios. Utilizar recursos de informtica. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

14 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: AUXILIAR CDIGO CBO: REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 06 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Exercer tarefas auxiliares de topografia, procedendo ao levantamento, anotao e clculo de dados da rea a ser demarcada bom como efetuar o desenho da rea. Zelar pela limpeza e conservao da aparelhagem topogrfica. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Utilizar recursos de informtica. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DE TOPOGRAFA

Observao: Cargo em extino. Proposta: retorno do cargo.

15 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: AUXILIAR CDIGO CBO: 5193-05 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Realizar procedimentos de enfermagem veterinria. Esterilizar instrumentos cirrgicos, clnicos e de laboratrios veterinrios; manter as salas de cirurgia, de exames e de tratamento clnico ou farmacutico em condies de uso; proceder limpeza do material utilizado; conter os animais durante os exames; empacotar material cirrgico; preparar material para aulas prtica, exames, tratamento e cirurgias; informar ao superior imediato as condies do material utilizado nos exames e cirurgias; executar o pr e o ps-operatrio; auxiliar na coleta de material para exames; participar de vacinaes e trabalho de inseminao artificial. Organizar o local de trabalho, manter a limpeza do local de trabalho; preencher ficha do animal (cadastro); conferir dados do animal (ficha ou identificao); organizar o atendimento (horrio de tosa e banho); controlar estoques; repor material e medicamentos; controlar bitos; embalar e encaminhar cadver para necropsia; enviar material coletado para exames clnicos; lubrificar, limpar, resfriar e desinfetar equipamentos. Trabalhar em conformidade a normas e procedimentos de segurana, higiene e sade. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza ou nvel de complexidade associado sua especialidade ou ambiente.

DE VETERINRIA E ZOOTECNIA

16

PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: AUXILIAR EM ADMINISTRAO (proposta: aglutinar com Assistente em Administrao) CDIGO CBO: 4110-05 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Assistir Direo do rgo no levantamento e distribuio dos servios administrativos, auxiliando na elaborao da poltica de sua rea de atuao e participando da elaborao de projetos, estudos e anlise para melhoria dos servios; Organizar e executar atividades administrativas nas reas de gesto de pessoas, administrao, acadmica, oramento, finanas e patrimnio, logstica e de secretaria; atender usurios, fornecendo e recebendo informaes; tratar de documentos e atos administrativos, cumprindo todo o procedimento necessrio referente aos mesmos; preparar relatrios e planilhas, . Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar servios de apoio nas reas de recursos humanos, administrao, finanas e logstica, bem como, tratar documentos variados, preparar relatrios e planilhas, cumprindo todo o procedimento necessrio referente aos mesmos. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso.Utilizar recursos de informtica. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional

17 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO:

AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS (ASSISTENTE EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS aglutinar auxiliar em assuntos educacionais e assistente de alunos)
CDIGO CBO

REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Mdio Completo OUTROS: Experincia de 06 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Execuo, sob superviso e orientao, trabalhos relacionados com assistncia e orientao educacional, aplicao de recursos audiovisuais na educao e superviso, administrao e inspeo do ensino. Organizar, coletar dados e colaborar na aplicao de testes psicolgicos e vocacionais. Assistir aos alunos nas atividades escolares, profissionais e de lazer. Classificar e catalogar recursos audiovisuais. Dar assistncia na preparao de aulas prticas. Assistir os professores no manuseio dos recursos audiovisuais. Pesquisar fontes de informao e materiais didticos. Acompanhar discentes em estgios. Assistir nas pesquisas destinadas a fornecer elementos para elaborao de programas de ensino. Colaborar no planejamento, controle e avaliao das atividades de ensino. Colaborar no estabelecimento de normas para avaliao do material didtico. Utilizar recursos de informtica. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

18 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: BRIGADISTA CDIGO CBO: 5171-10 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Prevenir situaes de risco e executar salvamentos terrestres, aquticos e em altura, protegendo pessoas e patrimnios de incndios, exploses, vazamentos, afogamentos ou qualquer outra situao de emergncia, com o objetivo de salvar e resgatar vidas; prestar primeiros socorros, verificando o estado da vtima para realizar o procedimento adequado; realizar cursos e campanhas educativas, formando e treinando equipes, brigadas e corpo voluntrio de emergncia. Realizar operaes preventivas contra acidentes. Instalar e vistoriar equipamentos de preveno e combate a incndio. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso.

DE INCNDIO

OBS: proposta: colocar em extino.

19 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: CAMAREIRO CDIGO CBO: 5133-05 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Mdio Completo OUTROS: Experincia de 06 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Manter em ordem, conservar, classificar e organizar os figurinos e vesturios de atores, identificando e controlando as sadas, devolues e substituies das roupas e acessrios. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DE ESPETCULO

20

PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO:

DENOMINAO DO CARGO: CENOTCNICO CDIGO CBO: 3742-05 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Mdio Completo OUTROS: Experincia de 06 meses HABILITAO PROFISSIONAL: Curso tcnico profissionalizante de nvel mdio. DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Construir cenrios, adereos e mobilirios, a partir de anlise de projeto cenogrfico e pesquisa de objetos e materiais executando tcnicas afins, como trabalho de carpintaria, serralheria, costura, pintura, modelagem e escultura; montar e adaptar peas de cenrios e efeitos especiais. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

21 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: CONDUTOR CDIGO CBO: 3413-05 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental completo + especializao + habilitao fluvial OUTROS: HABILITAO PROFISSIONAL DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Conduzir motores de embarcaes; operar equipamentos da seo de mquinas; realizar manuteno em equipamentos; carregar e descarregar embarcaes. Registrar dados e coordenar servios da seo de mquinas; controlar materiais de consumo e sobressalentes e executar servios de conservao da seo de mquinas. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. DESCRIO DE ATIVIDADES TPICAS DO CARGO: Conduzir motores de embarcaes: Monitorar presso de ar comprimido, leos e gua, nveis de gua, leos lubrificantes e combustveis; dar partida em motores, verificar rotao de motores, monitorar temperatura de gua de refrigerao e de leo de lubrificao e detectar vazamentos; monitorar temperatura de gases de descarga e admisso, voltagem e amperagem de geradores eltricos, potncia de geradores eltricos e gerao eltrica de motor (indutivo e capacitivo); cambar leos de densidades diferentes, inverter sentido de rotao de motores propulsores, monitorar funcionamento de grupo de baterias e verificar fixao de equipamentos. Operar equipamentos de embarcao: Operar guincho de carga e descarga, cabrestante e molinete e abrir e fechar pores (escotilhas); operar equipamentos de comunicao, equipamentos de combate a incndio e salvatagem, equipamentos de orientao para posicionamento geogrfico, piloto automtico, ecossondador (ecossonda), sonar e equipamentos de combate a poluio. Dar manuteno em equipamentos: Testar motores, bombas e equipamentos; montar e desmontar motores, bombas e equipamentos; instalar motores, bombas e equipamentos; lubrificar articulaes, rolamentos e mancais; testar funcionamento de sensores; regular equipamentos de medio (temperatura e presso); testar equipamentos de mdia e alta tenso; regular bomba injetora e vlvulas; descarbonizar motores e caldeiras; limpar caixo de ar de lavagem; trocar leos e filtros; limpar filtros, tubulaes e trocadores de calor; dar manuteno em sistema de refrigerao, em sistema de iluminao de embarcao, em sistema de comunicao da embarcao, materiais e equipamentos. Carregar e descarregar embarcaes: Calcular volume e peso de carga; abrir e fechar pores e compartimentos de carga; monitorar condies de compartimentos de carga; conectar e desconectar mangotes;

/ MOTORISTA FLUVIAL

22 posicionar equipamentos de preveno de poluio; efetuar manobra de vlvulas; acionar sistema de segurana de carga; ligar e desligar equipamentos de carga e descarga; monitorar temperatura de cargas; monitorar nveis de tanques de carga; lastrar e deslastrar embarcaes. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

23 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C

CONTNUO (AUXILIAR DE SERVIOS ADMINISTRATIVOS : aglutinao de contnuo, operador de mquina copiadora, apontador e recepcionista)
DENOMINAO DO CARGO: CDIGO CBO: REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Auxiliar em tarefas simples relativas s atividades de administrao, para atender solicitaes e necessidades da unidade. Conferir as quantidades e especificaes dos materiais solicitados e distribu-los nas unidades; Controlar freqncia, registrar as horas trabalhadas e as ocorrncias dirias; encaminhar ao setor competente os documentos pessoais dos funcionrios, auxiliar nas solicitaes de materiais e relatrios de bens mveis; fazer o controle patrimonial de bens; executar pedidos de compras de material de consumo e permanente para execuo das atividades do setor; Receber, orientar e encaminhar o pblico; controlar a entrada e sada de pessoas nos locais de trabalho, receber e transmitir mensagens telefnicas e fax; receber, coletar e distribuir correspondncia, documentos, mensagens, encomendas, volumes e outros, interna e externamente; coletar assinaturas de documentos diversos de acordo com as necessidades da unidade; operar, abastecer, regular, efetuar limpeza peridica de mquina copiadora, controlar requisies de mquina copiadora, receber e assinar recibo de material de consumo, correios, reprografia e outros. Utilizar recursos de informtica. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional. Executar trabalhos de coleta e de entrega de documentos e outros, para atender solicitaes e necessidades administrativas da unidade. DESCRIO DE ATIVIDADES TPICAS DO CARGO: Coletar e entregar documentos, mensagens, encomendas, volumes e outros, internamente e externamente. Coletar assinaturas em documentos diversos de acordo com a necessidade da unidade. Auxiliar nos servios simples de apoio administrativo tais como: atender telefone, operar mquinas simples de reproduo, anotar recados abrir pastas e outros. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional. Observao: Cargo em extino.

24 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: CONTRA-MESTRE/OFCIO CDIGO CBO: REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Acompanhar e executar os trabalhos de sua especialidade, orientado o correto desempenho das tarefas, bem como, o emprego adequado dos materiais. Manter contato com o Mestre, analisando e discutindo o trabalho a ser executado, estabelecendo o roteiro e o desempenho correto das tarefas. Fazer junto com o tcnico da rea o levantamento do material a ser utilizado para providenciar a requisio junto ao almoxarifado. Orientar os funcionrios do setor sobre o correto desempenho das tarefas, acompanhando a sua execuo. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

OBS: Proposta: colocar em extino.

25

PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: CONTRA-REGRA CDIGO CBO: REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Mdio Completo OUTROS: Experincia de 06 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Tratar da colocao dos objetos de cena e decorao do cenrio. Guardar os objetos de cena em local prprio. Cuidar da manuteno solicitando aos tcnicos os reparos necessrios. Dar sinais aos atores e ao pblico, para incio e intervalos do espetculo. Executar limpeza do palco. Encarregar-se dos efeitos e rudos na caixa do teatro, segundo as exigncias do espetculo. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

26 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: COSTUREIRO CDIGO CBO: REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Mdio Completo OUTROS: Experincia de 06 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Confeccionar trajes especficos para espetculos a partir de idias concebidas do figurinista e cengrafo. Fazer levantamentos de materiais necessrios as suas atividades. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DE ESPETCULO/CENRIO

27 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: COZINHEIRO CDIGO CBO: 5132-05 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental incompleto at a 4a. Srie OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Preparar alimentos sob superviso de nutricionista, de modo que assegure a qualidade, higiene, sabor, aroma e apresentao da refeio a ser servida. Inspecionar a higienizao de equipamentos e utenslios. Auxiliar na requisio do material necessrio para a preparao dos alimentos. Coordenar atividades da cozinha. Pode participar da execuo da faxina da rea interna da cozinha, limpeza de mquinas, utenslios e outros equipamentos, utilizando-se de materiais adequados, para assegurar sua utilizao no preparo dos alimentos. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Observao: Cargo em extino. Proposta: retornar o cargo.

28 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS

NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: COZINHEIRO CDIGO CBO: 5132-25 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental incompleto OUTROS: 18 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Organizar e supervisionar servios de cozinha em embarcaes, planejando cardpios e elaborando a estocagem e conservao, o pr-preparo, o preparo e a finalizao de alimentos, observando mtodos de coco e padres de qualidade dos alimentos. Cuidar da organizao, higiene e funcionamento dos equipamentos e utenslios. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DE EMBARCAES

OBS: Verificar se pode ser aglutinado com o cargo de cozinheiro.

29
PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS

NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO:

DATILGRAFO DE TEXTOS GRFICOS (Aglutinar com compositor grfico)


CDIGO CBO REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Mdio Completo OUTROS: Experincia de 06 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Datilografar textos, apostilas e livros para impresso em off-set, bem como outros trabalhos, documentos e formulrios especficos ou especializados para impresso em geral. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Planejam servios de pr-impresso grfica. Realizam programao visual grfica e editoram textos e imagens. Operam processos de tratamento de imagem, montam fotolitos e imposio eletrnica. Operam equipamentos de informtica manuseando o teclado e visualizando o texto ou imagem em um monitor; operam equipamentos de informtica com programas voltados para editorao de textos e imagens; trabalham seguindo normas de segurana, higiene e qualidade; executar outras tarefas de mesma natureza e mesmo nvel de dificuldade. DESCRIO DE ATIVIDADES TPICAS DO CARGO: Examinar o original a ser datilografado para decidir sobre medidas e outros detalhes. Datilografar, em medidas padronizadas, apostilas e livros para impresso em off-set. Datilografar, em medidas padronizadas, textos em geral como roteiros de aulas, boletos tcnicos e outros. Datilografar, em matrizes eletrostticas e/ou outras, quadros, formulrios, grficos e outros impressos. Datilografar documentos destacando-os em itlico e/ou caracteres e de diferentes tamanhos e/ou estilos. Revisar os trabalhos executados. Fazer levantamentos de materiais necessrios execuo de suas atividades. Zelar pela conservao dos materiais e equipamentos sua disposio. Verificar a qualidade de matrias-primas recebidas. Participar da elaborao de projetos para aquisio de mquinas e outros equipamentos. Utilizar recursos de informtica. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

30 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS

NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: CDIGO CBO: 7111-20 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental completo OUTROS: Experincia de 06 meses HABILITAO PROFISSIONAL:

DETONADOR

DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Determinar os pontos que devem receber as cargas explosivas; inspecionar os lugares onde se realizem as exploses, estudando o tipo de solo ou rocha, com instrumentos apropriados; detonar a quantidade de explosivos necessria, levando em conta a natureza e dimenso da mina ou pedreira e o tipo de fragmentao desejada; providenciar a evacuao da rea prxima exploso; detonar a carga explosiva; inspecionar a rea dinamitada, verificando se foram realizadas todas as exploses, para descarregar as espoletas no utilizadas; executar outras tarefas de mesma natureza ou nvel de complexidade associado sua especialidade ou ambiente.

Proposta: colocar em extino. (no trabalho de carter permanente)

31 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO:

DENOMINAO DO CARGO: DISCOTECRIO CDIGO CBO REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Organizar, zelar, manter e utilizar o acervo da discoteca de uma emissora de rdio ou televiso. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Colocar disposio do programador todos os discos e fitas necessrias para a programao diria da emissora. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Proposta: colocar em extino.

PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS

32 NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: ELETRICISTA CDIGO CBO: REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Montar, ajustar, instalar, manter e reparar aparelhos e equipamentos eltricos e, tais como motores, dnamos, instrumentos, aparelhos transmissores e receptores de sinais, aparelhos eletro-domstico, computadores e equipamentos auxiliares e aparelhos de controle e regulagem de corrente.Montar e manter instalaes eltricas de residncias, fbricas e outros estabelecimentos, bem como de embarcaes, avies, automveis automotores. Instalar e manter as redes de linhas eltricas, de alta e baixa tenso, telefnicas e telegrficas e seu equipamento auxiliar. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Observao: Cargo em extino. Proposta: manter o cargo.

PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS

NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: ELETRICISTA CDIGO CBO: REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO:

DE ESPETCULO

33

ESCOLARIDADE: Mdio Completo OUTROS: Experincia de 06 meses HABILITAO PROFISSIONAL:

DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Instalar e reparar os equipamentos eltricos e de iluminao do cenrio e do palco, montando-os, substitudo-os ou reparando circuitos eltricos. Adaptar as instalaes eltricas s exigncias do espetculo. Afinar os refletores e colocar gelatina colorida conforme o esquema de iluminao. Colocar diafragma de cores nos projetos, valendo-se de recursos mecnicos. Reparar uma folha de registro indicando o acionamento dos comandos eltricos. Acionar os comutadores do quadro de controle, atuando nos comandos especficos. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Observao: Cargo em extino. Proposta: retornar o cargo.

34 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C

ENCADERNADOR (proposta: Aglutinar encadernador+ impressor + tipgrafo + fotogravador num nico cargo denominado: TCNICO GRFICO)
DENOMINAO DO CARGO: CDIGO CBO REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental completo OUTROS: Experincia de 12 meses ou profissionalizante HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Executar quaisquer trabalhos de encadernao mecnica ou manual, classificao, grampeao, costura e dobra, referente a livros, blocos e revistas. Analisar o trabalho a ser executado com a finalidade de aplicar tcnicas apropriadas para sua execuo; compor e distribuir tipograficamente; executar diagramas do original a ser impresso; confeccionar matrizes eletrostticas para off-set; operar mquinas impressoras; tipogrficas, de fotocomposio, foto-reproduo e de gravaes manuais e automticas; operar sistema informatizado de impressoras e encadernadoras automticas; revisar trabalhos executados e efetuar controle de qualidade; participar na elaborao de projetos para aquisio de equipamentos e matrias-primas; auxiliar na elaborao de oramentos e relatrios de setor grfico; executar o controle de qualidade sobre matrias-primas recebidas; executar servios de manuteno rotineira e ocasional nas oficinas; organizar e acompanhar a manuteno e instalao de equipamentos e orientar sua reparao; estudar ensaios testes de ensaios tecnolgicos e pesquisas; executar tarefas de mesma natureza ou nvel de complexidade associado sua especialidade. DESCRIO DE ATIVIDADES TPICAS DO CARGO: Dobrar papel, costurar, colar (manual ou mecanicamente), fazer encartes, grampear, picotar e encadernar livros, revistas, blocos, etc. Operar mquina de acabamento. Executar servios de plastificao e corte. Empilhar e desempilhar papel. Cortar, furar e esquinar papel. Executar servios de blocagem, serrilha, picote, dobragem, plastificao e alceamento. Colar e descolar folhas. Manter a conservao e limpeza das mquinas e instrumentos de trabalho sob sua responsabilidade. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

35

Observao: Cargo em extino.

36 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS

NVEL DE CLASSIFICAO:

DENOMINAO DO CARGO: ENCANADOR/BOMBEIRO

(Proposta: aglutinar encanador/bombeiro + bombeiro hidrulico: ENCANADOR/REA)


CDIGO CBO REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Monta, instala e conserva sistemas de tubulaes de material metlico e no metlico de alta e baixa presso para conduo de ar, gua, gs, vapor, esgoto, solues qumicas e outros fludos em edifcios, laboratrios e outros locais. Analisar o trabalho a ser executado consultando desenhos, esquemas especificaes e outras informaes; Instalar loua sanitria, condutores, caixa dgua, chuveiros, ferragens e outros componentes de instalaes hidrulicas; montar e instalar registros e outros acessrios de tubulaes; executar manuteno de instalaes; testar canalizaes para assegurar a vedao e funcionamento de todo o sistema; manter todo o sistema inerente a sua responsabilidade em condies normais de funcionamento; executar outras tarefas de mesma natureza ou nvel de complexidade associado sua especialidade ou ambiente.

Observao: Cargo em extino. Proposta: retornar como encanador/rea.

37 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: FOTGRAFO

CDIGO CBO: 2618-05 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Criar imagens fotogrficas de acontecimentos, pessoas, paisagens, objetos e outros temas, em branco e preto ou colorido. Escolher equipamentos em funo de intenes, rea de atuao e circunstncias; operar cmera fotogrfica (de pelcula ou digitais), acessrios e equipamentos de iluminao; calibrar os equipamentos, monitorar equipamentos de medio; operar programas de tratamento de imagens. Conceituar o trabalho fotogrfico; interpretar o objeto a ser fotografado; experimentar produtos e tcnicas fotogrficas; definir o suporte material da imagem fotogrfica; compor a imagem; modular a luz; enquadrar a imagem; registrar a imagem sobre pelcula ou meio magntico. Revelar filmes, editar imagem; ampliar fotos; digitalizar imagem; tratar imagem digitalizada ou convencional: brilho, contraste, definio e corte; legendar imagem; restaurar, ampliar e retocar imagens fotogrficas. Criar efeitos grficos em imagens obtidas por processos digitais e reproduzi-las sobre papel ou outro suporte. Produzir documentao referente imagem; contextualizar a imagem fotogrfica; documentar a autoria da imagem fotogrfica; arquivar os documentos fotogrficos; catalogar documentos fotogrficos. Utilizar recursos de informtica. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

38 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C

FOTOGRAVADOR (proposta: Aglutinar encadernador+ impressor + tipgrafo + fotogravador num nico cargo denominado: TCNICO GRFICO)
DENOMINAO DO CARGO: CDIGO CBO REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Gravar ilustraes e caracteres em chapas ou cilindros de impresso, fotografando originais, transportando-os e fixando-os no metal, para permitir a reproduo de motivos diversos em papis, tecidos e outros materiais. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Analisar o trabalho a ser executado com a finalidade de aplicar tcnicas apropriadas para sua execuo; compor e distribuir tipograficamente; executar diagramas do original a ser impresso; confeccionar matrizes eletrostticas para off-set; operar mquinas impressoras; tipogrficas, de fotocomposio, foto-reproduo e de gravaes manuais e automticas; operar sistema informatizado de impressoras e encadernadoras automticas; revisar trabalhos executados e efetuar controle de qualidade; participar na elaborao de projetos para aquisio de equipamentos e matrias-primas; auxiliar na elaborao de oramentos e relatrios de setor grfico; executar o controle de qualidade sobre matrias-primas recebidas; executar servios de manuteno rotineira e ocasional nas oficinas; organizar e acompanhar a manuteno e instalao de equipamentos e orientar sua reparao; estudar ensaios testes de ensaios tecnolgicos e pesquisas; executar tarefas de mesma natureza ou nvel de complexidade associado sua especialidade. DESCRIO DE ATIVIDADES TPICAS DO CARGO: Fotografar original, regulando e operando em equipamento fotogrfico. Proceder a eliminao de defeitos e acentuao de traos no negativo, preparando-o de acordo com a tcnica requerida. Imprimir o negativo, gravar o metal fotoimpresso, retocar a chapa ou o cilindro gravado. Montar chapas fotogrficas sobre blocos de madeira. Tirar prova de chapa gravada. Utilizar recursos de informtica.

39 Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

40 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: CDIGO CBO: 7663-25 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO:

IMPOSITOR

ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 06 meses HABILITAO PROFISSIONAL:

DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Preparar matrizes de corte e vinco, realizar manuteno produtiva dos equipamentos, atuando em conformidade a estritas normas e procedimentos tcnicos, de qualidade e de segurana. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional Proposta: colocar em extino.

41 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: MECNICO DE MONTAGEM E MANUTENO

(proposta: Aglutinar torneiro mecnico neste cargo)


CDIGO CBO: 7212-15 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental completo OUTROS: Experincia de 12 meses ou profissionalizante HABILITAO PROFISSIONAL DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Preparar, regular e operar mquinas-ferramenta que usinar peas de metal e compsitos, controlar os parmetros e a qualidade das peas usinadas aplicando procedimentos de segurana s tarefas realizadas. Interpretar processo de fabricao; realizar manuteno de primeiro nvel; regular mquina. Interpretar plano de operaes; executar processo de usinagem; controlar qualidade do produto no processo (visual e dimensional); corrigir imperfeies da ferramenta (desgaste e quebra); maximizar o rendimento da mquina e registrar o lote de peas. Verificar a validade da calibrao do instrumento; verificar calibrao do instrumento; controlar dimensionalmente as peas; calibrar ferramenta; ajustar parmetro da mquina; controlar a qualidade da pea usinada conforme padro estabelecido. Utilizar equipamentos de proteo individual (EPI) e de proteo coletiva (EPC); cumprir normas de segurana; inspecionar condio de equipamentos e ferramentas; manter ordem e limpeza no local de trabalho; identificar necessidades de manuteno; manter em condies adequadas os equipamentos de iamento; operar equipamentos de iamento conforme normas e procedimentos; avaliar a qualidade dos equipamentos de proteo individual (EPI) e de proteo coletiva (EPC); prestar primeiros socorros conforme procedimentos; propor solues para eliminar situaes de risco de segurana. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS

42 NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: GUARDA-FLORESTAL CDIGO CBO: 3522-05 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL ESCRIO SUMRIA DO CARGO: Exercer vigilncia da rea florestal, observando possveis sinistros e irregularidades como presena de estranhos, caa e outras prticas danosas, e informando a administrao sobre a ocorrncia das mesmas; observar o estado de bueiros, aceiros, esgotos, canais e obras afins, comunicando possveis estragos administrao; participar do combate a incndios; auxiliar a desimpedir estradas e outras vias de circulao; vigiar cruzamentos, cancelas e outros pontos de travessia; Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza ou complexidade associada especialidade ou ambiente.

PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C

43 DENOMINAO DO CARGO:

HIALOTCNICO (proposta: aglutinar com

vidreiro)
CDIGO CBO: 7521-20 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 06 meses HABILITAO PROFISSIONAL DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Planejam atividades de sopro e moldes de vidros e cristais, dando forma ao vidro incandescente, soprando, modelando e moldando-o, manualmente ou operando equipamentos de vidraria, para fabricar peas artstico-artesanais, materiais de laboratrio, utilitrios domsticos, embalagens, dentre outros. Controlam a qualidade do produto e do processo de produo e trabalham segundo as normas de qualidade, segurana no trabalho, sade ocupacional e preservao ambiental. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional Confeccionar, consertar e recuperar peas de vidraria, conferindo temperas, realizando e aferindo volumes precisos; utilizar maaricos de alta temperatura, gases, reagentes qumicos, ferramentas diversas e equipamentos tcnicos; determinar a qualidade e o tipo de vidro por colorao e/ou por seu coeficiente de dilatao; fazer solda, cozimento, recozimento e acabamento de vidros especiais; realizar esmerilhamento de juntas; gravao volumtrica graduada, tintura e numerao de peas de vidro; auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso..

44 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C

IMPRESSOR (proposta: Aglutinar encadernador+ impressor + tipgrafo + fotogravador num nico cargo denominado: TCNICO GRFICO)
DENOMINAO DO CARGO: CDIGO CBO: REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Regular e manejar diferentes tipos de mquinas de imprimir textos, ilustraes e desenho sobre papel, metal e outros materiais. Analisar o trabalho a ser executado com a finalidade de aplicar tcnicas apropriadas para sua execuo; compor e distribuir tipograficamente; executar diagramas do original a ser impresso; confeccionar matrizes eletrostticas para off-set; operar mquinas impressoras; tipogrficas, de fotocomposio, foto-reproduo e de gravaes manuais e automticas; operar sistema informatizado de impressoras e encadernadoras automticas; revisar trabalhos executados e efetuar controle de qualidade; participar na elaborao de projetos para aquisio de equipamentos e matrias-primas; auxiliar na elaborao de oramentos e relatrios de setor grfico; executar o controle de qualidade sobre matrias-primas recebidas; executar servios de manuteno rotineira e ocasional nas oficinas; organizar e acompanhar a manuteno e instalao de equipamentos e orientar sua reparao; estudar ensaios testes de ensaios tecnolgicos e pesquisas; executar tarefas de mesma natureza ou nvel de complexidade associado sua especialidade. DESCRIO DE ATIVIDADES TPICAS DO CARGO: Regular e operar mquinas impressoras de platina, impressoras cilndricas, impressora off-set, impressoras litogrficas, de rotogravura e mquinas de imprimir papis pintados. Organizar materiais impressos. Zelar pelas condies das mquinas, instalaes e dependncias. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Observao: Cargo em extino.

45 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: CDIGO CBO: 7686-10 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Compor textos para impresso manual ou por meio de mquinas tipogrficas, linotipos, recorte e pintura a pincel. Confeccionar matriz (chapa) do trabalho para impresso. Utilizar recursos de informtica. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional Proposta: colocar em extino.

LINOTIPISTA

46 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: CDIGO CBO: 2617-15 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Mdio Completo OUTROS: Experincia de 06 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Apresentar programas de rdio e televiso, nos quais interpretam o contedo da apresentao, noticiam fatos, lem textos no ar, redigem a notcia, narram eventos esportivos e culturais, tecem comentrios sobre os mesmos e fazem a locuo de anncios publicitrios; anunciam programao; preparam contedo para apresentao, pautando o texto, checando as informaes, adaptando-se aos padres da emissora e do pblicoalvo; atuar em rdio, televiso e eventos, bem como em mdias alternativas como cinema e internet. Selecionar material e delimitar o contedo; gravar notcias, chamadas da programao e peas publicitrias; editar material gravado; Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

LOCUTOR

47 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: CDIGO CBO: 3742-15 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Mdio Completo OUTROS: Experincia de 06 meses HABILITAO PROFISSIONAL: Curso de qualificao de duzentas horas-aula. DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Providenciar a exata colocao dos cenrios; providenciar a mudana dos cenrios durante os espetculos ou gravaes; manusear os equipamentos necessrios a cenarizao; executar tarefas de manuteno e conservao do cenrio; fazer levantamentos dos materiais necessrios as suas atividades; Operar maquinaria, como varas eltricas e cenogrficas, cortinas, gruas, carrinhos sobre trilhos e mecanismos de efeitos especiais. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

MAQUINISTA DE ARTES CNICAS

48 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: MATEIRO CDIGO CBO: 6321-15 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental incompleto OUTROS: 18 meses HABILITAO PROFISSIONAL DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Extrair madeira, identificando reas de extrao, derrubando rvores mapeadas, classificando toras conforme dimetro e comprimento e separando madeira de acordo com sua utilizao. Inventariar florestas, identificando espcies, monitorando crescimento de rvores e levantando potencial de madeira em florestas renovveis e nativas. Realizar medies ao cubar rvores derrubadas. Examinar planta topogrfica; relatar ocorrncias de incndios, pragas, desmatamentos e intempries; Trabalhar seguindo normas de segurana, higiene e proteo ao meio ambiente. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

49 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: MECNICO CDIGO CBO: REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Montar, manter e reparar equipamentos mecnicos, bem como executar a manuteno preventiva e corretiva de maquinrio. Auxiliar em trabalhos de pesquisa e aperfeioamento. Executar esboos e desenhos de sua especialidade. Proceder teste de controle dos materiais e produtos, nos locais de produo e em laboratrios especializados. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional. Os servidores deste grupo sero designados de acordo com sua especialidade, tais como: veculos automotores, calefao, motores, mquinas, etc.

(proposta: MECNICO/REA)

Observao: Cargo em extino. Proposta: retornar o cargo.

50 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO:

MESTRE

DE

EMBARCAES

DE

PEQUENO PORTE
CDIGO CBO REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental incompleto OUTROS: Experincia de 06 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Comandar barcos pesqueiros de at 200 toneladas brutas de porte (tpb) e navegao interior ou costeira num raio de 200 milhas, orientando e fiscalizando as tarefas de armao do barco, captura, conservao do pescado e outras similares, relacionadas pesquisa oceanogrfica. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. DESCRIO DE ATIVIDADES TPICAS DO CARGO Supervisiona abastecimento de gua, alimentos, combustvel, gelo, sal e outros gneros, orientando seu embarque e armazenamentos. Inspeciona os equipamentos de bordo, bem como os instrumentos de deteco e captura, procedendo ao exame dos mesmos e os testando. Manobra as embarcaes observando as normas de segurana e as condies de navegabilidade, valendo-se dos seus conhecimentos de navegao em geral sobre a regio em que navega. Tomar providncias junto as autoridades porturias e martimas, armadores e outras instncias, articulando os procedimentos de praxe. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associado ao ambiente organizacional.

51 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: CDIGO CBO REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 06 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Dirigir e manobrar veculos e transportar pessoas, cargas ou valores. Realizar verificaes e manutenes bsicas do veculo. Vistoriar o veculo sob sua responsabilidade; dirigir o veculo observando as normas de transito, responsabilizando-se pelos usurios e cargas orgnicas e/ou inorgnicas conduzidas; providenciar a manuteno do veculo, comunicando as falhas e solicitando os reparos necessrios; efetuar reparos de emergncia no veculo; executar outras tarefas de mesma natureza ou nvel de complexidade associado sua especialidade ou ambiente.

MOTORISTA

Observao: Cargo em extino. Proposta: retornar o cargo.

52 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: CDIGO CBO: 8621-20 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses ou profissionalizante HABILITAO PROFISSIONAL DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Operar e controlar o funcionamento das caldeiras e a qualidade da gua trabalhando segundo normas e procedimentos de segurana, a fim de fornecer vapor para produo de calor ou energia. Zelar pela manuteno das tubulaes, vlvulas, registros, instrumentos e acessrios, limpando-os, lubrificando-os, substituindo partes danificadas. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

OPERADOR DE CALDEIRA

53 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: OPERADOR DE CENTRAL HIDROELTRICA CDIGO CBO: 8611-05 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Manobrar equipamentos de gerao eltrica e executar atividades para manter mquinas e equipamentos em condies de operao trabalhando segundo procedimentos de segurana, proteo ao meio ambiente e sade ocupacional. Acionar turbinas hidrulicas, geradores e equipamentos auxiliares, operando sob comandos manuais, para coloca-los em funcionamento; controlar a produo de energia, regulando o funcionamento dos geradores, para atender a demanda de corrente eltrica; operar o quadro de distribuio de energia, lendo suas indicaes e acionando os mecanismos de comando, para distribuir a corrente gerada entre os circuitos de alimentao; controlar o volume de gua, solicitando a maior ou menor abertura das comportas da represa, para obter a presso necessria rotao das turbinas hidrulicas na velocidade requerida; registrar os dados observados, anotando as leituras do painel, para possibilitar o controle permanente dos resultados; Identificar defeitos; registrar dados sobre condies dos equipamentos; solicitar manuteno de mquinas e equipamentos; acompanhar manuteno de mquinas e equipamentos; realizar pequenos reparos; testar equipamentos; registrar nmero de horas de funcionamento dos equipamentos; limpar mquinas e equipamentos. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

54 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: CDIGO CBO REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Executar tarefas no setor de operao e comando de conjunto de aparelhos de destilaria. Regular vlvulas de vapor e estabilizadores das colunas de esgotamento alcolico. Acompanhar e proporcionar devidamente a movimentao dos lquidos alcolicos no interior da aparelhagem. Regular, por meio de vlvulas, o fornecimento de gua de vapor. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

OPERADOR DE DESTILARIA

Observao: Cargo em extino. Proposta: retornar o cargo.

55 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C

OPERADOR TRATAMENTO DGUA E ESGOTO


DENOMINAO DO CDIGO CBO: 8623-05

CARGO:

DE

ESTAO

DE

REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Monitorar o recebimento de resduos industriais e urbanos, destinando resduos conforme normas vigentes e controlar o processo de tratamento de gua e efluentes. Realizar amostragem de resduos e efluentes. Dosar solues qumicas; avaliar resultados das anlises laboratoriais; manipular reagentes; preparar solues; ajustar dosagem de solues e verificar resultados de dosagens. Inspecionar equipamentos da estao de gua, efluentes e resduos industriais; acionar equipamentos; controlar parmetros operacionais dos equipamentos eletromecnicos; solicitar manuteno de equipamentos; cumprir procedimentos operacionais. Manter organizado o ambiente de trabalho; rotular produtos qumicos. Trabalhar em conformidade a normas e procedimentos tcnicos e de qualidade, segurana, higiene, sade e preservao ambiental. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

56 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: CDIGO CBO: REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Mdio Completo OUTROS: Experincia de 06 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Operar os controles de iluminao de unidades fixa e mvel. Executar o roteiro de iluminao. Verificar e testar o funcionamento do equipamento eltrico. Manejar projetores, luminrias, etc. Zelar pela conservao dos equipamentos. Fazer levantamentos de materiais necessrios ao servio. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

OPERADOR DE LUZ

57 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO:

OPERADOR

DE

MAQUINAS

DE

CONSTRUO CIVIL
CDIGO CBO: REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental incompleto OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Conduzir e operar mquinas destinadas a escavar, nivelar ou aplainar terrenos, preparar concreto ou asfalto e fabricar materiais de construo. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e exatenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Observao: Cargo em extino. Proposta: manter em extino.

58 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO:

FOTOCOMPOSITORA grfico)
CDIGO CBO: 7661-45

OPERADOR (proposta: aglutinar

DE com

MQUINA compositor

REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Operar sistemas de prova e copiar chapas, trabalhando seguindo normas de segurana, higiene, qualidade e preservao ambiental. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Utilizar recursos de informtica. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional. Planejam servios de pr-impresso grfica. Realizam programao visual grfica e editoram textos e imagens. Operam processos de tratamento de imagem, montam fotolitos e imposio eletrnica. Operam equipamentos de informtica manuseando o teclado e visualizando o texto ou imagem em um monitor; operam equipamentos de informtica com programas voltados para editorao de textos e imagens; trabalham seguindo normas de segurana, higiene e qualidade; executar outras tarefas de mesma natureza e mesmo nvel de dificuldade.

59

PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO:

OPERADOR

DE

MQUINAS

DE

TERRAPLANAGEM
CDIGO CBO: 7151-30 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental incompleto OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL

DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Realizar manuteno bsica de mquinas pesadas, tais como dozzer, tratores diversos, moto-niveladoras, retro-escavadeiras, compactadores e outras e oper-las com a finalidade de nivelar os terrenos na construo de edificaes, estradas, etc. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza ou nvel de complexidade associado sua especialidade ou ambiente.

60 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO:

OPERADOR DE MQUINA COPIADORA (AUXILIAR DE SERVIOS ADMINISTRATIVOS : aglutinao de contnuo, operador de mquina copiadora, apontador e recepcionista)
CDIGO CBO: REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Mdio Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Operar mquinas copiadoras, abastecendo-as com o material necessrio, regulando-as e colocando-as em funcionamento, atravs de presso sobre teclas e alavancas de acordo com o tipo das mesmas, para reproduzir desenho, tabelas, documentos e outros impressos. Efetuar a limpeza peridica da mquina copiadora. Controlar a movimentao de cpias retiradas, recebimento de numerrio e requisies. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional. Auxiliar em tarefas simples relativas s atividades de administrao, para atender solicitaes e necessidades da unidade. Conferir as quantidades e especificaes dos materiais solicitados e distribu-los nas unidades; Controlar freqncia, registrar as horas trabalhadas e as ocorrncias dirias; encaminhar ao setor competente os documentos pessoais dos funcionrios, auxiliar nas solicitaes de materiais e relatrios de bens mveis; fazer o controle patrimonial de bens; executar pedidos de compras de material de consumo e permanente para execuo das atividades do setor; Receber, orientar e encaminhar o pblico; controlar a entrada e sada de pessoas nos locais de trabalho, receber e transmitir mensagens telefnicas e fax; receber, coletar e distribuir correspondncia, documentos, mensagens, encomendas, volumes e outros, interna e externamente; coletar assinaturas de documentos diversos de acordo com as necessidades da unidade; operar, abastecer, regular, efetuar limpeza peridica de mquina copiadora, controlar requisies de mquina copiadora, receber e assinar recibo de material de consumo, correios, reprografia e outros. Utilizar recursos de informtica. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional. Observao: Cargo em extino.

61 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: CDIGO CBO: 6410-10 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental completo + curso profissionalizante OUTROS: HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Operar mquinas agrcolas motorizadas para desenvolver atividades agrcolas, utilizando implementos diversos; zelar diariamente pela conservao e manuteno das mquinas; executar pequenos servios de mecnica fazendo reparos de emergncia nas mquinas em geral; Empregar medidas de segurana. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza ou nvel de complexidade associado sua especialidade ou ambiente.

OPERADOR DE MQUINAS AGRCOLAS

62 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO:

OPERADOR

DE

RDIO-

TELECOMUNICAES
CDIGO CBO: 3722-10 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Mdio Completo OUTROS: Experincia de 24 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: cuidar da segurana operacional por meio de procedimentos especficos. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar atividades relacionadas a rdio, telegrafia e controle de mensagens recebidas e expedidas; operar aparelhos de rdio-telegrafia, transmitir, codificar e preparar mensagens, colocar o rdio na onda e freqncia indicadas, fazer funcionar os dispositivos os receptores, arquivar cpia dos assuntos transmitidos e dos anotados durante radiorecepo; cuidar da segurana operacional por meio de procedimentos especficos; zelar pela conservao do equipamento, regular e providenciar reparos necessrios, garantindo seu perfeito funcionamento; emitir relatrios estatsticos de atendimento ao usurio. Utilizar recursos de informtica. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

63 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: CDIGO CBO: REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Mdio Completo OUTROS: HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Fiscalizar, observar e orientar a entrada e sada de pessoas, receber, identificar e encaminhar as pessoas aos destinatrios.Abrir e fechar as dependncias de prdios. Receber a correspondncia e encaminh-la ao protocolo. Atender e efetuar ligao telefnica. Receber e transmitir mensagens. Manter o quadro de chaves, controlando seu uso e guarda. Comunicar autoridade competente as irregularidades verificadas. Zelar pela ordem, segurana e limpeza da rea sob sua responsabilidade. Inspecionar os locais ou instalaes do prdio, cuja segurana ou conservao implique em maior responsabilidade. Manter em condies de funcionamento os equipamento de proteo contra incndio ou quaisquer outros relativos segurana do prdio. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Utilizar recursos de informtica. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

PORTEIRO

Observao: Cargo em extino. Proposta: retornar o cargo.

64 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: CDIGO CBO REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Mdio Completo OUTROS: Experincia de 24 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Planejar diariamente a programao da emissora de rdio ou telecomunicaes; elaborar a programao musical e selecionar msicas exigidas por outros programas; programar o horrio de veiculao de todos os programas; elaborar a programao musical; colocar na programao as chamadas e os programas especiais; assessorar os demais profissionais na produo musical; controlar a veiculao dos programas; Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Utilizar recursos de informtica. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

PROGRAMADOR DE RDIO E TELEVISO

65 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C

RECEPCIONISTA (AUXILIAR DE SERVIOS ADMINISTRATIVOS : aglutinao de contnuo, operador de mquina copiadora, apontador e recepcionista)
DENOMINAO DO CDIGO CBO REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Mdio Completo OUTROS: HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Recepcionar membros da comunidade e visitantes procurando identific-los, averiguando suas pretenses para prestar-lhes informaes e/ou encaminh-los a pessoas ou setor procurados. Atender chamadas telefnicas. Anotar recados. Prestar informaes. Registrar as visitas e os telefonemas recebidos. Auxiliar em pequenas tarefas de apoio administrativo. Utilizar recursos de informtica. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional. Auxiliar em tarefas simples relativas s atividades de administrao, para atender solicitaes e necessidades da unidade. Conferir as quantidades e especificaes dos materiais solicitados e distribu-los nas unidades; Controlar freqncia, registrar as horas trabalhadas e as ocorrncias dirias; encaminhar ao setor competente os documentos pessoais dos funcionrios, auxiliar nas solicitaes de materiais e relatrios de bens mveis; fazer o controle patrimonial de bens; executar pedidos de compras de material de consumo e permanente para execuo das atividades do setor; Receber, orientar e encaminhar o pblico; controlar a entrada e sada de pessoas nos locais de trabalho, receber e transmitir mensagens telefnicas e fax; receber, coletar e distribuir correspondncia, documentos, mensagens, encomendas, volumes e outros, interna e externamente; coletar assinaturas de documentos diversos de acordo com as necessidades da unidade; operar, abastecer, regular, efetuar limpeza peridica de mquina copiadora, controlar requisies de mquina copiadora, receber e assinar recibo de material de consumo, correios, reprografia e outros. Utilizar recursos de informtica. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional

CARGO:

66

Observao: Cargo em extino.

67 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: CDIGO CBO REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses ou profissionalizante HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Rever provas tipogrficas, lendo, assinalando e corrigindo os erros e falhas para assegurar a correspondncia ao original. Utilizar recursos de informtica. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

REVISOR DE PROVAS TIPOGRFICAS

Proposta: colocar em extino.

68 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: CDIGO CBO REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental incompleto OUTROS: 18 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Vigiar a piscina e outros ambientes aquticos, observando os banhistas para prevenir afogamentos e salvar vidas. Percorrer a rea sob sua responsabilidade. Prestar primeiros socorros quando necessrio. Executar massagens especiais e exerccios respiratrios nos afogados. Providenciar socorros mdicos ou remoo do afogado. Comunicar ao superior imediato as ocorrncias dirias. Manter e conservar os materiais e equipamentos de salvamento. Participar de operaes de salvamento fora de sua rea de servio. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

SALVA-VIDAS

Observao: Cargo em extino. Proposta: retornar o cargo.

69 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: CDIGO CBO: 6322-05 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental incompleto OUTROS: 18 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Extrair gomas elsticas e resinas, raspando e cortando cascas de rvores, chanfrando e sangrando troncos de rvores, preparar extrao de gomas e resinas, processar material de extrao, confeccionar instrumentos de trabalho, manejar rea de extrao e transportar matria-prima e produtos. Operar com aparelhos e instalaes adequadas para prbeneficiamento do ltex. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

SERINGUEIRO

70 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO:

SONOPLASTA

CDIGO CBO: 3731-20 ou 3731-05 REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Mdio Completo OUTROS: Experincia de 06 meses HABILITAO PROFISSIONAL DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Operar equipamentos de uma emissora de rdio; organizar e executar a programao da emissora. Editar udio (trilhas sonoras, msicas, vinhetas, comerciais, chamadas promocionais e programas) e mixar udio. No exerccio das atividades mobilizar capacidades de administrar o tempo e de improvisar, alm de capacidades comunicativas para interagir com as equipes tcnica, de programao e comercial. Utilizar recursos de informtica. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

71 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO: CDIGO CBO: REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Manipular equipamentos telefnicos, estabelecendo comunicaes internas e externas. Zelar pelo equipamento comunicando defeitos, solicitando conserto e sua manuteno. Registrar a durao e/ou custo das ligaes. Atender pedidos de informaes solicitados. Anotar recados e registrar chamadas. Executar pequenas tarefas de apoio administrativo referente a sua rea de trabalho, tais como coletar requisies de ligaes interurbanas particulares. Utilizar recursos de informtica. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

TELEFONISTA

Observao: Cargo em extino. Proposta: Retornar o cargo.

72 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C

TIPGRAFO (proposta: Aglutinar encadernador+ impressor + tipgrafo + fotogravador num nico cargo denominado: TCNICO GRFICO)
DENOMINAO DO CDIGO CBO REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Executar tarefas de composio e impresso tipogrfica, utilizando componedor e gal manejando uma mquina impressora de pequenas dimenses para imprimir textos e outros trabalhos simples. Analisar o trabalho a ser executado com a finalidade de aplicar tcnicas apropriadas para sua execuo; compor e distribuir tipograficamente; executar diagramas do original a ser impresso; confeccionar matrizes eletrostticas para off-set; operar mquinas impressoras; tipogrficas, de fotocomposio, foto-reproduo e de gravaes manuais e automticas; operar sistema informatizado de impressoras e encadernadoras automticas; revisar trabalhos executados e efetuar controle de qualidade; participar na elaborao de projetos para aquisio de equipamentos e matrias-primas; auxiliar na elaborao de oramentos e relatrios de setor grfico; executar o controle de qualidade sobre matrias-primas recebidas; executar servios de manuteno rotineira e ocasional nas oficinas; organizar e acompanhar a manuteno e instalao de equipamentos e orientar sua reparao; estudar ensaios testes de ensaios tecnolgicos e pesquisas; executar tarefas de mesma natureza ou nvel de complexidade associado sua especialidade. DESCRIO DE ATIVIDADES TPICAS DO CARGO Examinar o original a ser impresso, observando-o detalhadamente, para decidir sobre o tipo de composio. Posicionar os tipos, dispondo-os em um componedor para proceder composio prevista. Armar gal, transferindo sucessivamente s linhas de tipos do componedor para formar a chapa tipogrfica. Tirar provas da composio, manipulando um prelo de provas, para verificar e corrigir os erros e falhas existentes. Ordenar seqncia das chapas, seguindo as pginas do original para executar a

CARGO:

73 impresso. Ajustar e operar uma impressora de tipografia ou outra de pequena dimenso, registrando-a e acionando-a para reprimir o nmero de exemplares necessrios. Confeccionar impressos diversos como papis de correspondncia, envelopes, cartes de visita, prospectos e outros. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Observao: Cargo em extino.

74 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C

TORNEIRO MECNICO (proposta: aglutinar com mecnico de montagem e manuteno)


DENOMINAO DO CDIGO CBO: REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Aparelhar, regular e manejar em torno mecnico instalando as ferramentas apropriadas atuando nos comandos de partida, de parada, de rotao da pea e de avano da ferramenta e utilizando instrumentos de medio e controle. Preparar, regular e operar mquinas-ferramenta que usinar peas de metal e compsitos, controlar os parmetros e a qualidade das peas usinadas aplicando procedimentos de segurana s tarefas realizadas. Interpretar processo de fabricao; realizar manuteno de primeiro nvel; regular mquina. Interpretar plano de operaes; executar processo de usinagem; controlar qualidade do produto no processo (visual e dimensional); corrigir imperfeies da ferramenta (desgaste e quebra); maximizar o rendimento da mquina e registrar o lote de peas. Verificar a validade da calibrao do instrumento; verificar calibrao do instrumento; controlar dimensionalmente as peas; calibrar ferramenta; ajustar parmetro da mquina; controlar a qualidade da pea usinada conforme padro estabelecido. Utilizar equipamentos de proteo individual (EPI) e de proteo coletiva (EPC); cumprir normas de segurana; inspecionar condio de equipamentos e ferramentas; manter ordem e limpeza no local de trabalho; identificar necessidades de manuteno; manter em condies adequadas os equipamentos de iamento; operar equipamentos de iamento conforme normas e procedimentos; avaliar a qualidade dos equipamentos de proteo individual (EPI) e de proteo coletiva (EPC); prestar primeiros socorros conforme procedimentos; propor solues para eliminar situaes de risco de segurana. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional. DESCRIO DE ATIVIDADES TPICAS DO CARGO Examinar a pea a ser torneada, interpretando desenho, esboo, modelo, especificaes e outras informaes, para planejar as operaes a serem executadas. Selecionar os instrumentos de medio, como calibre de cursor, micrmetro, calibradores, esquadros e nveis, ferramentas de tornear brocas e mandris e dispositivos de montagem, baseando-se no roteiro estabelecido, para obter bom rendimento de trabalho.

CARGO:

75 Posicionar e ficar a ferramenta escolhida sobre a esfera do torno, alinhando-a e prendendo-a com auxlio de instrumentos adequados, a fim de equip-la para usinagem. Posicionar e fixar a pea no torno, centrando-a e alinhando-a pelos pontos de referencia, com auxlio de graminho e por outros meios, utilizando placas de vrios tipos e tamanho, grampos e cantoneiras, para possibilitar o torneamento e evitar o desvio da pea durante as operaes. Proceder a regulagem dos mecanismos, estabelecendo a velocidade de rotao do metal , graduando os dispositivos de controle automtico, para assegurar a execuo do trabalho de acordo com os requisitos fixados. Fazer funcionar o torno, acionando volantes e manivelas ou pondo em marcha os dispositivos de controle, para colocar a ferramenta de corte em contato com a pea de metal. Regular o fluxo de lubrificantes sobre o gume da ferramenta, fazendo os ajustes para conservar seus ngulos de corte. Examinar as peas confeccionadas, observando a preciso e acabamento das mesmas, ajustes de instrumentos de medio e controle, para conferir sua correspondncia s especificaes e fazer os ajustes necessrios aos mecanismos. Modificar as condies operativas da mquina, substituindo ferramentas de corte, alternando a rotao da pea ou o avano da ferramenta de corte, para a execuo precisa do trabalho. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Observao: Cargo em extino.

76 PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO DESCRIO DE CARGOS NVEL DE CLASSIFICAO: C DENOMINAO DO CARGO:

VIDREIRO (proposta: aglutinar com

hialotcnico)
CDIGO CBO: REQUISITO DE QUALIFICAO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo OUTROS: Experincia de 12 meses HABILITAO PROFISSIONAL: DESCRIO SUMRIA DO CARGO: Pesar e misturar areia, potassa, soda e outras matrias-primas apropriadas, utilizando balanas e misturadores mecnicos ou manuais para efetuar a composio do vidro. Confeccionar, consertar e recuperar peas de vidraria, conferindo temperas, realizando e aferindo volumes precisos; utilizar maaricos de alta temperatura, gases, reagentes qumicos, ferramentas diversas e equipamentos tcnicos; determinar a qualidade e o tipo de vidro por colorao e/ou por seu coeficiente de dilatao; fazer solda, cozimento, recozimento e acabamento de vidros especiais; realizar esmerilhamento de juntas; gravao volumtrica graduada, tintura e numerao de peas de vidro; auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extenso.. DESCRIO DE ATIVIDADES TPICAS DO CARGO Regular a balana, baseando-se na quantidade de materiais a serem misturados para fabricao de vidro. Pesar os componentes do vidro para fabricar o vidro dentro das especificaes. Retificar o peso da areia, medindo seu grau de unidade. Verter os materiais na canoura do tambor em movimento, misturando-os e triturando-os. Transportar a mistura obtida para o forno, atravs de processo mecanizado ou de outro tipo, para fabricar vidro. Encher novamente as canouras, valendo-se do transporte co m vasilhas ou correias transportadoras, mantendo o fluxo de trabalho. Pode pesar e acrescentar pequenas quantidades de aditivos especiais, como carvo, arsnico e piritas. Utilizar mquinas automticas na execuo das operaes de pesagem e mistura, controlando-a atravs da observao de um painel e acionando os comandos, para manter as propores requeridas dos diferentes componentes. Executar outras tarefas de mesma natureza e nvel de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

77

Observao: Cargo em extino.

You might also like