You are on page 1of 30

XXI Congresso Esprita Pan-americano

Santos-SP Brasil 5 a 9 de setembro de 2012

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail

Eugenio Lara
Julho de 2012

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail


Eugenio Lara

1. Introduo
J perdi a conta das vezes que me perguntaram, no dia da palestra em centros espritas, sobre a origem do pseudnimo Allan Kardec, adotado pelo grande pedagogo francs Hippolyte Lon Denizard Rivail (1804-1869) na assinatura de sua obra esprita. Teria sido mesmo ele um druida em alguma existncia anterior? Em que poca viveu? Por que Denizard Rivail adotou esse estranho pseudnimo? Tais perguntas so frequentes. Trata-se de um tema controverso, principalmente devido carncia de fontes. No se trata meramente de uma questo de f. Os espritas aceitam que Allan Kardec foi uma das encarnaes de Denizard Rivail, mais pela tradio oral, pelo argumento de autoridade do que pela escrita, pela documentao. O primeiro bigrafo de Rivail, Henri Sausse (1851-1923), afirmou em conferncia comemorativa da desencarnao de Kardec, em 1896, que este teria tido uma encarnao entre os celtas, ao tempo dos druidas, segundo revelao de seu guia, da a origem do pseudnimo. Sausse no cita a fonte dessa informao e nem afirma explicitamente que Denizard Rivail teria sido um druida. Muito provavelmente ele teve acesso a dados biogrficos compartilhados por contemporneos e amigos mais ntimos do fundador do Espiritismo, sua correspondncia e seus manuscritos, ainda intactos, mas que seriam destrudos em sua quase totalidade durante a II Guerra Mundial pelos nazistas, quando invadiram a Frana e depredaram a Maison des Spirites , em Paris. Todavia, Sausse no a nica fonte. Se formos confront-la com outras disponveis, a compreenso torna-se mais obscura ainda, controversa, deixando o tema em aberto. A fim de lanar algumas reflexes sobre essa temtica to polmica, desenvolveremos um estudo introdutrio sobre as origens do pseudnimo de Denizard Rivail, do ponto de vista biogrfico e etimolgico. E, na sequncia, elencaremos as fontes existentes para que o prprio leitor possa ter uma viso geral e tirar suas prprias concluses.

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

2. Pseudnimo ou Heternimo?
Pseudnimo (pseudnymos) uma palavra constituda pelos componentes gregos psudos (falso) e noma (nome), cuja acepo tem o sentido de ocultao da real personalidade do autor. Trata-se de um recurso normalmente usado por literatos, artistas e pessoas pblicas. O uso de pseudnimo est associado reputao e posteridade, preservao da identidade do autor. O compositor brasileiro Chico Buarque, por exemplo, para driblar a censura nos anos negros da ditadura militar, usou o pseudnimo Julinho Adelaide. E o escritor francs George Sand, assim como o outro George, a inglesa Eliot, eram mulheres, apesar do pseudnimo masculino. Muito provavelmente no teriam tanto sucesso literrio se assinassem com seu nome civil. No sculo 19, a literatura era de domnio quase exclusivo dos homens. O grande escritor carioca Machado de Assis, quando escrevia crnicas de teor poltico mais arrojado para sua poca, se escondia por trs de pseudnimos. Muitos textos que redigiu contra a abolio somente foram descobertos, como sendo de sua autoria, cerca de 40 anos aps a publicao. At ento, ningum sabia que o autor de Dom Casmurro era quem escrevia aqueles textos de sabor panfletrio, assinados como Boa Noite. O pseudnimo se constitui, amide, numa identidade secreta. Isto no significa que seja semelhante a annimo, onde no h a identificao de uma personalidade, de alguma pessoa ou autor, como tambm o caso do ghost-writer (escritor fantasma), aquele que escreve biografias, artigos e ensaios sem que seu nome aparea como autor, sem que receba os crditos. Polticos que no sabem escrever normalmente se servem de ghost-writers, para proferir seus discursos polticos e publicar artigos em jornais dirios. Pode tambm ser o pseudnimo um nome artstico, seja porque o nome civil, o ortnimo, soa desagradvel ao ser pronunciado ou porque o nome alternativo mostra-se mais compatvel com a atividade desempenhada ou com algum esquema numerolgico, simblico, como o caso do cantor Jorge Ben Jor (Jorge Dulio Lima Meneses). Jos de Lima Sobrinho & Durval de Lima dificilmente fariam sucesso como dupla sertaneja se no adotassem o nome artstico Chitozinho & Xoror. Do mesmo modo, o cantor e compositor britnico Elton John (Reginald Kenneth Dwight), o cantor brasileiro de rap Mano Brown (Pedro Paulo Soares Pereira) e o ex-beatle Ringo Starr (Richard Starkey), dentre outros. Normalmente o pseudnimo uma criao, uma inveno do autor, apenas um nome diferente de seu nome civil, no existente na vida real. J o heternimo designa outra personalidade distinta e independente, com uma biografia inventada. um personagem fictcio,

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

como eram os heternimos de Fernando Pessoa. Em sua obra literria, o grande poeta po rtugus lanou mo de dezenas de heternimos para expressar a multiplicidade de sua produo potica, cada qual com biografia prpria, por ele inventada. O termo heternimo surge e se consagra com Fernando Pessoa. No meio esprita, o uso de pseudnimo bastante comum: Irmo Saulo (Herculano Pires), Max (Bezerra de Menezes), Vincius (Pedro Camargo), Karl W. Golstein (Hernani Guimares Andrade), Horcio (Jaci Regis), Fortnio (Joaquim Carlos Travassos), Mnimus (Antnio Wantuil de Freitas) etc. No caso de Denizard Rivail, curioso observar que o nome Allan Kardec, ao contrrio dos pseudnimos normais, no foi inventado, no surgiu de sua imaginao. Foi emprestado de uma de suas supostas existncias, o que dota o nome, de certo modo, com as caractersticas de um heternimo, ou seja, tem vida prpria, possui uma biografia. O nome Allan Kardec, segundo a tradio aceita pelos espritas, designa um druida, personalidade que teria vivido entre os celtas, ao tempo de Jlio Csar na conquista da Glia. um nome real, de um personagem que supostamente teria existido, podendo se constituir, portanto, num heternimo. Todavia, o nome Allan Kardec mesmo um pseudnimo, assim que se caracteriza. Devido sua origem, poderamos classific-lo como semi-heternimo, porque possui caractersticas verossmeis personalidade de Denizard Rivail, considerando-se no caso, obviamente, que haveria um fio de continuidade existencial, palingentica entre o suposto druida Allan Kardec e o pedagogo Hippolyte Lon Denizard Rivail, reencarnado em Lyon, Frana, em 3 de outubro de 1804. Pela abrangncia de seu significado, talvez a expresso mais adequada s caractersticas do pseudnimo Allan Kardec seja o atual termo nickname (apelido, alcunha). Aplicada em chats, em salas de bate-papo na internet, essa palavra inglesa usada para identificar os internautas entre si. Normalmente o nick cheio de caracteres estranhos, que pululam e poluem a interface dos chats no Orkut, Facebook, no Messenger (MSN), nas chamadas redes sociais. O pseudnimo pode surgir de um apelido, de um cognome, normalmente com sentido pejorativo, mas que tambm pode representar uma forma de exaltao. Seria um epteto, alcunha ou codinome. Tambm conhecido como apodo ou antonomsia, termo este que caracterizaria, por exemplo, a expresso Druida de Lyon, concedida a Allan Kardec. Se tem sentido afetivo, normalmente no meio familiar, nas relaes interpessoais, denominado de hipocorstico. O apelido de Gabi, dado por Denizard Rivail a sua esposa, Amlie Boudet, um autntico hipocorstico.

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

3. O Druida de Lyon
O pseudnimo Allan Kardec guarda uma certa significao, podendo eu reivindic-lo como prprio em nome da Doutrina. (Allan Kardec)

Uma grande dvida deve ter pairado na mente de Denizard Rivail quando estava prestes a lanar a obra sntese da filosofia esprita, O Livro dos Espritos, em 1857. Se assinasse com seu nome civil haveria muitas implicaes, em funo de seu status nos meios acadmicos e culturais de Paris. Seus trabalhos cientficos e pedaggicos, que lhe proporcionavam um vasto currculo como intelectual, poderiam causar uma certa confuso entre os atuais e futuros leitores. Henri Sausse, primeiro bigrafo do fundador do espiritismo, afirma que ele preferiu a sugesto de assinar suas obras com o pseudnimo de Allan Kardec, que conforme seu guia lhe revelara, ele trouxera nos tempos dos druidas. 1 Em toda a kardequiana no h referncias explcitas a essa informao, seja na biografia pstuma de Rivail, publicada na Revista Esprita (maio de 1869) ou mesmo em Obras Pstumas (1890). Na ausncia de documentos que provassem, ao menos, a origem desse dado, passou-se a confiar na tradio oral, nas afirmaes transmitidas de gerao a gerao. Interessante lembrar que Denizard Rivail teve grande resistncia na aceitao da reencarnao: Sobre este ponto, a doutrina dos espritos nos surpreendeu; diremos mais: ela nos contrariou, porque derrubou as nossas prprias ideias. (...) E no tudo; ns no cedemos ao primeiro choque. Combatemos, defendemos a nossa opinio, levantamos objees e s nos rendemos ante a evidncia quando notamos a insuficincia de nossos si stemas para resolver todas as questes levantadas por esta matria.2 Somente aps muito debate com os espritos que ele se convenceu da veracidade deste princpio. No dilogo simulado com o Crtico, em O Que o Espiritismo, Rivail admite que levou um razovel tempo para admitir os fenmenos medinicos: Foi-me preciso mais de um ano de trabalho para convencer a mim mesmo; o que lhe prova que aquilo que consegui no foi apenas superficialmente. 3 Rivail reafirmar essa opinio ao analisar criticamente a Teoria da Incrustao Planetria, de autoria dos espritos: temos muitos motivos para no aceitar levianamente
1 2 3

Henri SAUSSE, Biografia de Allan Kardec, p. 19. Allan KARDEC, Revista Esprita (1858), p. 307 e 308. Allan KARDEC, O Que o Espiritismo, p. 39.

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

todas as teorias dadas pelos Espritos. Quando surge uma, limitamo-nos ao papel de observador; fazemos abstrao de sua origem esprita, sem nos deixar fascinar pelo brilho de nomes pomposos; examinamo-la como se emanasse de um simples mortal e vemos se racional, se d conta de tudo, se resolve todas as dificuldades. Foi assim que procedemos com a doutrina da reencarnao, que no tnhamos adotado, embora vinda dos Espritos, seno aps haver reconhecido que ela s, e s ela, podia resolver aquilo que nenhuma filosofia jamais havia resolvido, e isso abstrao feita das provas materiais que diariamente so dadas, a ns e a muitos outros. 4 Pelo visto, sua reao deve ter sido bem ctica e prudente ao ser informado que fora um sacerdote druida em uma existncia anterior. Atitude objetiva que sempre adotou desde jovem nos estudos de magnetismo. Contudo, h divergncias acerca da encarnao de Denizard Rivail como druida. As fontes histricas no so unnimes. Algumas situam a existncia do druida Allan Kardec especificamente na antiga Bretanha, outras na Glia. bem provvel que ele teria sido, na verdade, um descendente dos vikings, dos normandos. Ou que os nomes Allan e Kardec corresponderiam a duas existncias distintas entre os gauleses ou na antiga Bretanha. A escritora, jornalista e mdium inglesa Anna Blackwell (1816-1900) 5 conheceu Denizard Rivail pessoalmente. Chegou a receber uma comunicao sua em 4 de outubro de 1869, aproximadamente sete meses aps a desencarnao. Verteu O Livro dos Espritos para o ingls e, na apresentao, traa um perfil biogrfico do fundador do espiritismo. Em relao ao seu pseudnimo, sustenta Anna que ele teve sua origem em uma existncia na antiga Bretanha: Um antigo nome Breto da famlia de sua me. 6 O parapsiclogo italiano Massimo Inardi, que foi presidente do Centro de Estudos Parapsicolgicos de Bolonha, em seu livro A Histria da Parapsicologia, afirma que foi atravs

4 5

Idem, (1860) p. 172 e 173. Anna Blackwell frequentava as reunies da Sociedade Parisiense de Estudos Espritas (SPEE) e foi correspondente de Allan

Kardec em Londres. Tornou-se amiga do casal Kardec e foi a primeira tradutora inglesa de O Livro dos Espritos. A traduo, de 1875, dedicada a Amelie Boudet, a devotada esposa de Allan Kardec, segundo suas prprias palavras.
6

No original: An old Briton name in his mother's family. Jeanne Louise Duhamel, a me de Denizard Rivail, nasceu em Bourg-en-

Bresse, sede do Departamento de Ain. Extraordinariamente bela, talentosa, elegante e amvel, foi sempre objeto de profunda admirao, conforme a descrio de Anna Blackwell. Segundo dicionrios etimolgicos, o sobrenome Duhamel de origem anglo-normanda. Isto confirma a informao de que ela teria tido antepassados na antiga Bretanha, invadida pelos normandos.

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

da mdium Japhet 7 que Rivail soube de uma de suas existncias anteriores: apresentou-se a Rivail uma entidade que declarou chamar-se Z e que, dirigindo-se a ele lhe revelou t-lo conhecido numa outra vida anterior. Isso acontecera numa floresta bret da antiga Glia e Rivail era ento um druida, um bardo, um sacerdote inspirado e muito poderoso que, no entanto, tinha um outro nome: chamava-se Allan Kardec e era muito amigo da entidade em presena, cuja identidade, porm, jamais foi transmitida. 8 Realmente, nunca se soube nada acerca da identidade desse esprito. Em mensagens posteriores apresentava-se apenas como Zfiro. Rivail refere-se a ele como um esprito no muito elevado, benvolo. No era um esprito muito adiantado, porm, mais tarde, assistido por espritos superiores, ajudou-me nas minhas primeiras obras. 9 No Prolegmenos h uma referncia discreta a esse esprito: Estaremos contigo sempre que o pedires, para te ajudarmos nos teus trabalhos, porquanto esta apenas uma parte da misso que te est confiada e que j um de ns te revelou.10 Este um de ns era o Zfiro, que se tornou esprito protetor de Rivail. Zfiro (ou Zephyr) foi o apelido dado por Clementine Baudin, me das meninasmdium Julie e Caroline Baudin. Ele deixou de se apresentar apenas como Z e passou a adotar este nome, referncia ao deus do vento, na mitologia grega, o vento vindo do Oeste: Chamam-me pelo que sou: O Zfiro da VERDADE. Anuncio a prxima descida dos eflvios celestes que a VERDADE irradiar pelo Mundo. 11 A revelao de que Rivail teria tido uma encarnao nas Glias corroborada por vrios espritas estudiosos e eruditos. O historiador esprita Zeus Wantuil, na volumosa biografia do fundador do espiritismo, admite que o seu pseudnimo era o ex-nome dele prprio em pretrita existncia, ao tempo de Jlio Csar, nas Glias, como druida. 12 O escritor Carlos Imbassahy confirma esse dado:
7

Essa revelao ocorreu no incio de 1856, conforme afirma Rivail em Obras Pstumas: frequentei ao mesmo tempo as reunies

espritas que se faziam Rua Tiquetone, em casa do Sr. Roustan e da Srta. Japhet, que era sonmbula. Eram reunies srias e com muita ordem. As comunicaes eram feitas por intermdio da mdium Srta. Japhet, com o auxlio da cesta de bico. (Minha Primeira Iniciao no Espiritismo, p. 222).
8 9

Massimo INARDI, A Histria da Parapsicologia, p. 99. (grifo meu). Allan KARDEC, Obras Pstumas, p. 220. Allan KARDEC, O Livro dos Espritos - Prolegmenos. (grifo meu). Canuto ABREU, O Livro dos Espritos e sua Tradio Histrica e Lendria - cap. X. Zeus WANTUIL & Francisco THIESEN, Allan Kardec, vol. III, p. 83.

10 11 12

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

Revelaram os espritos que Denizard Rivail, em encarnaes anteriores, vivera na Glia, onde se chamara Allan Kardec. Da a provenincia do pseudnimo que adotou. Em nova encarnao fora o infortunado Joo Huss. 13 A notcia de que Allan Kardec tivera uma existncia ao tempo de Jlio Csar data de 1856; a de ter sido Joo Huss veio em 1857. 14 Esclarece Imbassahy que as fontes preciosssimas so os manuscritos do escritor esprita e erudito Silvino Canuto Abreu (1892-1980), em poder de sua famlia. Em 1921 ele esteve em Paris, na livraria de Paul G. Leymarie. L, Canuto Abreu copiou a quase totalidade dos documentos e cartas, arquivos at ento desconhecidos. Em 1925 foram transferidos para a Manso dos Espritas e posteriormente destrudos, em 1940, pelos nazistas na II Guerra Mundial, quando invadiram a Frana. Imbassahy tambm cita uma enciclopdia inglesa: His pseudonym originated in mediunistic comunications. Both Allan and Kardec were said to have been his names in previous incarnations (Seu pseudnimo originado de comunicaes medianmicas. Diz-se que Allan e Kardec foram os seus nomes em encarnaes anteriores). Ora, certa noite, o seu Esprito protetor Z lhe d uma comunicao toda pessoal: informa-lhe que o conheceu numa existncia anterior, quando, na poca dos Druidas, viviam juntos nas Glias. O Esprito protetor lhe diz que o seu nome era, ento, Allan Kardec.
15

Essa afirmao do bigrafo Andr Moreil, provavelmente baseada em Henri Sausse. Para ele, foi em 1857 que Rivail obteve tal informao de Zfiro, por via medinica, e no em 1856, como afirma Imbassahy. No entanto, conforme as declaraes de Denizard Rivail acerca de sua iniciao no espiritismo, conclui-se que a reunio onde se sucedeu o dilogo entre Rivail e Zfiro foi realizada na casa do sr. mile-Charles Baudin, amigo de Rivail, em dezembro de 1855. A mdium, Caroline Baudin, sonmbula, tinha 16 anos. A comunicao foi obtida por meio de uma corbelha, cesta de bico. S mais tarde seria utilizada a psicografia.

13

Carlos IMBASSAHY, A Misso de Allan Kardec, p.43. Jan Huss (1369-1415) foi um reformador e ativista religioso tcheco, precursor da Reforma Protestante no catolicismo. Liderou

um movimento religioso baseado nas ideias do telogo ingls John Wycliffe. Huss foi excomungado em 1410 e queimado vivo pela Inquisio. Segundo a tradio aceita pelos espritas, Huss teria sido a encarnao anterior de Denizard Rivail, conforme revelao do esprito Zfiro.
14 15

Ibid. Andr MOREIL, Vida e Obra de Allan Kardec, p. 66.

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

A mdium Ruth Celina Japhet, citada por Inardi, juntou-se s duas irms Baudin

16

e participou ativamente da reviso final de O Livro dos Espritos . As reunies continuavam a ser realizadas na residncia do sr. Baudin. De 1855 a 1857 e, posteriormente, Denizard Rivail travou muitos dilogos com Zfiro. Foi ele, inclusive, quem anunciou que Rivail teria de reencarnar novamente a fim de concluir sua obra esprita. possvel, portanto, que tanto Inardi como Moreil e Imbassahy estejam corretos. Provavelmente, por mais de uma vez, o esprito Zfiro dialogou com Rivail acerca de suas existncias anteri ores. A resistncia de Rivail em aceitar a reencarnao certamente foi um dos motivos para que esses dilogos se repetissem e versassem sobre o mesmo tema, atravs de vrios mdiuns, ao menos at 1857. A participao da mdium Japhet, na elaborao da primeira edio de O Livro dos Espritos, explicada por Rivail no primeiro nmero da Revista Esprita, em 1858: Os primeiros mdiuns que concorreram para o nosso trabalho foram as senhoritas B...17, cuja boa vontade jamais nos faltou. O livro foi quase todo escrito por seu intermdio e em presena de numeroso pblico que assistia s sesses, nas quais tinha o mais vivo interesse. Mais tarde os Espritos recomendaram uma reviso completa em sesses particulares, tendose feita, ento, todas as adies e correes julgadas necessrias. Esta parte essencial do trabalho foi feita com o concurso da Senhorita Japhet, a qual se prestou com a melhor boa vontade e o mais completo desinteresse a todas as exigncias dos Espritos, porque eram eles que marcavam dia e hora para suas lies. A base inicial de O Livro dos Espritos foram 50 cadernos ofertados pelo grande dramaturgo francs Victorien Sardou a Rivail, um detalhe essencial no mencionado por ele, nessa explicao sobre a origem do livro, mas confirmada pelo bigrafo Henri Sausse.

16

As irms Baudin foram, em uma existncia anterior, druidisas, conforme revelao do esprito Zfiro, que se tornou protetor

de Allan Kardec, assim como a mdium Ermance Dufaux, segundo revelao dos espritos So Lus (o seu guia) e Joana DArc. Ver O Livro dos Espritos e sua Tradio Histrica e Lendria, de Canuto ABREU, cap. V.
17

Rivail, por costumeira discrio, omite o nome das meninas mdiuns, as senhoritas Julie Baudin e Caroline Baudin, filhas do

sr. mile-Charles Baudin e da sra. Clmentine Baudin, em cuja residncia, em Paris, eram realizadas as reunies medinicas. Na poca, em 1856, elas tinham respectivamente 15 e 18 anos. Desde 1853, a famlia Baudin realizava essas reunies na colnia francesa da Ilha da Reunio, localizada na costa oriental da frica, prxima ilha de Madagascar, onde o esprito Zfiro, ou Zephyr, futuro protetor de Rivail, comeou a se comunicar.

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

O contedo dos cadernos foi obtido atravs de reunies medinicas, realizadas ao longo de cinco anos, por um grupo composto de vrios intelectuais, do qual Sardou era membro e cuja mdium principal era a senhorita Celina Japhet. Alm de Sardou, esse grupo de intelectuais era formado pelo seu pai, o professor e lexicgrafo Antoine Landre Sardou; por Saint-Ren Taillandier, que seria o futuro membro da Academia Francesa; do livreiro e editor da Academia, Pierre-Paul Didier; do filsofo holands Tiedeman-Marthse e pelo grande amigo de Rivail, o sr. Carlotti. 18 Afirma Lantier que a fama de Rivail nos meios universitrios como homem de sntese era notria, a aptido que faltava aos membros do grupo. Alm dos cadernos, ele recebeu vasta documentao relacionada aos fenmenos medinicos, oriunda de vrias partes do mundo, principalmente dos Estados Unidos. 19 Atendendo aos pedidos do grupo, especialmente do amigo Carlotti, Rivail decide aceitar a tarefa de analisar os cadernos. oportuno mencionar que a amizade de cerca de 25 anos entre ele e Carlotti pesou bastante na deciso do futuro fundador do espiritismo, bem como o incentivo de sua esposa, Amlie-Gabrielli Boudet.20 Carlotti, corso e de temperamento entusiasta, enrgico, conforme a descrio de Denizard Rivail em Obras Pstumas, foi o primeiro a informar-lhe da existncia do curioso fenmeno das mesas girantes. Sua filha, Aline Carlotti,21 jovem mdium, fez parte do grupo de mdiuns que, sob o

18

Zeus WANTUIL & Francisco THIESEN, Allan Kardec vol. II, p 71. De acordo com o depoimento da mdium Celina Japhet ao pesquisador russo Alexandre Aksakof, em um artigo por ele escrito e

publicado no peridico londrino The Spiritualist Newspaper, em 1875, esse crculo de experincias medinicas contou tambm com a participao de Abb Chatel, dos trs Demoiselles Bauvrais, do sr. Tierry, sr. Taillandier, sr. Tillman, sr. Ramn de la Sagia e o sr. Roustan, amigo de Rivail. O grupo comeou suas atividades em 1849, por iniciativa da senhora d'Abnour, que havia retornado recentemente da Amrica, onde presenciou vrios fenmenos medinicos. Eles se reuniam uma vez por semana na casa da mdium Celina Japhet, na Rua dos Mrtires, 46. De incio, as reunies comeavam com a formao de uma corrente, sob a forma de uma ferradura, que rodeava a mdium Japhet, conforme o padro norte-americano. Posteriormente, esta prtica arcaica foi abandonada e o grupo optou pela psicografia, aprimorada por Japhet. A maior parte das comunicaes foram obtidas por meio desse novo procedimento. Mais tarde, Rivail tambm iria adotar tal prtica durante a elaborao do espiritismo, e que acabou tornando-se padro nas suas pesquisas medinicas.
19 20

Jacques LANTIER, O Espiritismo, p. 58. Segundo o bigrafo Henri Sausse, alm de Carlotti, outros membros do grupo solicitaram a Rivail, inicialmente sem muito

interesse, que analisasse os 50 cadernos. So eles: Ren Taillandier, da Academia das Cincias, o filsofo holands Tiedeman-Manthse, o editor Diddier e o pai de Victorien Sardou, Antoine Landre Sardou, dentre outros.
21

Foi atravs da jovem mdium Aline Carlotti que O Esprito de Verdade, guia espiritual de Rivail, confirma a sua misso,

anteriormente anunciada por alguns espritos. O fato se deu numa reunio realizada na casa do sr. Carlotti, em 12 de junho de 1856 (ver Obras Pstumas, p. 232).

10

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

princpio kardequiano da concordncia universal, se prestou a comunicaes medinicas fundamentais para a elaborao do espiritismo. Grande parte do contedo daqueles 50 cadernos foi obtida mediante o concurso da jovem mdium e sonmbula Celine Japhet. Quem apresentou a mdium Japhet a Denizard Rivail foi Sardou. Alis, foi justamente nas reunies realizadas na Rua dos Mrtires, res idncia de outro amigo do fundador do Espiritismo, o sr. Japhet, vivo e guarda-livros, e obviamente com a presena da sua filha, a menina Japhet, que ele pde conhecer melhor o dramaturgo. possvel que Denizard Rivail conhecesse Victorien Sardou anteriormente, apenas de vista, pois, em funo de dificuldades financeiras, ele trabalhou por alguns anos em um teatro, prestando servios como guarda-livros. Mas, foi neste grupo medinico que Rivail privou da convivncia com o clebre dramaturgo, que viria a se tornar um importante mdium nas reunies da vindoura Sociedade Parisiense de Estudos Espritas (SPEE). Como vimos, a informao de que Denizard Rivail teria sido um druida chamado Allan Kardec foi obtida pela revelao do esprito Zfiro, provavelmente em deze mbro de 1855. No primeiro contato com Zfiro, surgiu inevitavelmente a questo da encarnao do fundador do espiritismo como druida. E em janeiro de 1856, quando as reunies medin icas passaram a ter um planejamento e controle rigoroso de Rivail, o tema deve ter vindo tona com mais detalhes. Neste mesmo ano Rivail passa a frequentar as reunies medinicas promovidas pelo sr. Carlotti, em sua residncia, e com a presena de Japhet, que obtinha comunicaes medinicas por meio da cesta de bico. Portanto, a afirmao do parapsiclogo e escritor Massimo Inardi de que foi atravs de Japhet que ele teria tido a informao acerca de sua encarnao como druida no destituda de verdade. A fonte da afirmao de Massimo Inardi encontra-se, certamente, no artigo escrito pelo grande pesquisador russo dos fenmenos medianmicos, Alexandre Aksakof, intitul ado Researches on the Historical Origin of the Reincarnation Speculations of French Spir itualists (Pesquisas Sobre a Origem Histrica das Especulaes Reencarnacionistas dos

11

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

Espiritualistas Franceses), originalmente publicado no peridico londrino The Spiritualist Newspaper, em 1875. 22 No referido artigo, Aksakof, analisa o surgimento da teoria reencarnacionista em solo francs, considerando-a mais como dogma do que fruto da investigao; fala de Allan Kardec e do espiritismo, com crticas contundentes, posteriormente refutadas pela mdium inglesa Anna Blackwell e pelo ento editor da Revista Esprita, Pierre Gatan Leymarie. Para sua grata surpresa, o pesquisador russo encontra pessoalmente a mdium Ruth Celina Japhet,23 a despeito do boato de sua suposta desencarnao. Ela estava sim, como se diz, Vivinha da Silva e residindo em Paris. Aksakof consegue uma entrevista indita com ela, cujo depoimento foi bastante esclarecedor ao tema que estamos analisando. Nesta poca, Japhet contava com quase 40 anos de idade. Segundo Celina Japhet, a revelao medinica da origem do pseudnimo adotado por Denizard Rivail foi obtida por ela e tambm pelo mdium Roze. 24 Isto se deu em 1856. Japhet tinha 20 anos de idade. Ao comentar o lanamento de O Livro dos Espritos, assim se expressa Aksakof: Como ele [O Livro dos Espritos] tambm foi anexado a um jornal importante, o LUnivers, ele [Rivail] publicou seu livro com os nomes que ele teria tido em suas duas existncias anteriores. Um destes nomes era Allan revelado a ele pela senhora Japhet, e o outro nome, Kardec, foi revelado a ele pelo mdium Roze. 25

22

Esse artigo de Alexandre Aksakof foi includo no livro da escritora norte-americana e pesquisadora do espiritualismo, Emma

Hardinge Britten, intitulado Nineteenth Century Miracles Or Spirits and Their Work in Every Country of the Earth, lanado em 1884 e disponvel somente em ingls. Ele pode ser conferido no peridico londrino de estudos psquicos Psypionner em sua edio de novembro de 2008, vol. 4 - n 11. URL: http://www.woodlandway.org/PDF/PP4.11November08.pdf O blog Decodificando O Livro dos Espritos , dirigido por Vital Cruvinel e Leopoldo Dar, tambm publicou esse artigo, contendo o texto original e tambm uma traduo feita por Vital Cruvinel. URL: http://decodificando-livro-espiritos.blogspot.com
23

Segundo Aksakof, o verdadeiro nome dessa importante mdium era Ruth Celina Bequet. Sob a orientao do sr. Roustan,

ela torna-se sonmbula profissional e, por motivos familiares, passa a se chamar Ruth Celina Japhet.
24

O mdium citado M. Roze, que muito auxiliou Rivail em seus trabalhos de pesquisa na Sociedade Parisiense de Estudos No original: As he was also attached to an important journal, L' Univers, he published his book under the names which he

Espritas. Na Revista Esprita, foram publicadas muitas mensagens medinicas por ele recebidas.
25

had borne in his two previous existences. One of these names was Allan a fact revealed to him by Madame Japhet, and the other name of Kardec was revealed to him by the medium Roze. (Traduo de Vital Cruvinel).

12

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

Esta informao contradiz, aparentemente, o que foi dito pelo bigrafo Henry Sausse e pela mdium e tradutora inglesa Anna Blackwell. Rivail teria tido ento duas existncias, uma com o nome de Allan e outra com o nome de Kardec, e no uma como o druida Allan Kardec, segundo afirmou Sausse. De acordo com Japhet, foi da juno do nome de duas existncias anteriores de Rivail que teria surgido o nome Allan Kardec. Enquanto que para Anna, este foi o nome de um antepassado breto da me do fundador do espiritismo. Quem estar com a razo? Denizard Rivail foi um druida numa existncia anterior, provavelmente um arquidruida, o chefe druida, segundo a expresso de seu esprito protetor, Zfiro. Quanto a isto parece no haver dvida, em que pesem as fontes contrrias a tal informao. O perodo em que viveu que no sabemos. De um modo geral, revelaes sobre vidas passadas, feitas pelos espritos, quase sempre se apresentam de forma nebulosa, sem muita preciso histrica. Eles fornecem a informao, que precisa ser analisada, comparada, conferida. Esta, a nossa funo. Quem tem que se preocupar com o rigor acadmico somos ns e no os espritos. Essa contradio toda, no caso das vidas passadas de Denizard Rivail, ocorre em funo da falta de documentao histrica sobre o assunto. No temos, por enquanto, acesso aos manuscritos de Canuto Abreu. Infelizmente, no sabemos exatamente o motivo, nunca vieram a lume. Os herdeiros, parece que guardam a sete chaves esses preciosos e secretos documentos. Com a fundao do Museu Esprita de So Paulo, em 18 de abril de 1997, possvel que tais manuscritos possam, em sua totalidade, tornar-se acessveis. O tmulo de Rivail foi construdo no formato de um dlmen, monumento associado diretamente ao druidismo, aos celtas e gauleses, cuja filosofia se assemelha esprita. A comisso encarregada de erigi-lo, sob a direo de sua esposa, Amlie Boudet, viu nele a mais perfeita expresso do carter do homem e da obra que se tratava de simbolizar. 26 A tradio diz que Denizard Rivail teria sido um druida, na Glia ou, especificamente, na Bretanha antiga. Como vimos, fontes confirmam sua encarnao como druida. Todavia, a questo fica, por enquanto, em aberto, na falta de informaes mais precisas. Por sua vez, a hiptese de que ele teria tido uma encarnao como normando, portanto descendente de vikings, no totalmente destituda de verdade, como veremos a seguir.

26

Allan KARDEC, Revista Esprita - julho de 1869, p. 174.

13

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

4. Allan Kardec: Celta ou Viking?


H no celta, do ponto de vista humano, duas origens: a origem normanda e anglo-normanda. (Allan Kardec, esprito)

Reza a tradio oral no espiritismo, na ausncia de documentao mais precisa, que o nome Allan Kardec pseudnimo adotado por Denizard Rivail refere-se a um druida breto, logo um celta, ao tempo do imperador romano Jlio Csar. Esta informao, de que o druida Allan Kardec era oriundo da antiga Bretanha, como vimos, confirmada por vrios bigrafos. A mdium e tradutora inglesa Anna Blackwell (1816-1900), no prefcio da edio inglesa de O Livro dos Espritos, por ela traduzido e lanado na Inglaterra em 1875, faz uma citao deveras interessante e esclarecedora acerca do uso do pseudnimo de Denizard Rivail: Para o livro no qual voc ir incorporar nossas instrues, continuaram as inteligncias comunicantes, voc dar, por ser nosso trabalho mais do que o seu, o ttulo de O Livro dos Espritos. E voc o publicar, no com seu prprio nome, mas sob o pseudnimo de Allan Kardec. 27 A reproduo desta afirmao imperativa dos espritos, feita por quem conheceu o casal Rivail e privou de sua intimidade, merece uma anlise. Denizard Rivail nunca esclareceu em suas obras a verdadeira origem de seu pseudnimo. Manteve sempre a discrio, como lhe era habitual. Em pblico, jamais afirmou que teria sido um druida e nem entrou em detalhes acerca da origem do pseudnimo que adotou. No entanto, todos os bigrafos so unnimes em afirmar que Rivail assim agiu a fim de no confundir sua notria atividade pedaggica, cientfica e cultural com a ento inusitada posio de investigador dos fenmenos medianmicos, na fundao de uma inovadora e singular filosofia espiritualista. Ele preferiu adotar outro nome, como fazem muitos escritores, apenas para no causar algum tipo de ambiguidade ou qualquer ambivalncia, de modo a preservar a sua privacidade, a sua personalidade como Hippolyte Lon Denizard Rivail, um nome ento socialmente consagrado em toda a Frana. Seu primeiro bigrafo, Henri Sausse, confirma esta sua atitude, ao sustentar que por ser o seu nome muito conhecido do mundo cientfico, em virtude dos seus trabalhos anteriores, e podendo originar uma confuso, talvez mesmo prejudicar o xito do empreendimento, ele ado-

27

Prefcio de Anna BLACKWELL in The Spirits Book. Traduo de Myrian de Domnico Rodrigues. Nesta passagem h, no

original, uma nota explicativa sobre a procedncia bret do nome prprio Allan Kardec, que seria oriundo de um antepassado breto de sua me.

14

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

tou o alvitre de o assinar com o nome de Allan Kardec que, segundo lhe revelara o guia, ele tivera ao tempo dos Druidas. 28 Apesar da aparente imposio das inteligncias comunicantes, segundo a descrio de Anna Blackwell, foi Rivail quem tomou essa deciso, somente aps consultar diversos espritos, como sempre fez ao longo de seu trabalho de elaborao do espiritismo. Quanto origem de seu pseudnimo, curiosamente, ao contrrio do bigrafo Henri Sausse, Anna Blackwell no faz qualquer meno a sua possvel encarnao como druida. Refere-se apenas origem genealgica e geogrfica do nome Allan Kardec, oriunda da antiga Bretanha. Cabe lembrar que a Bretanha, um territrio peninsular a oeste da atual Frana, era uma regio da Glia antiga, conhecida como parte da Armrica. Vrias tribos clticas habitavam esse lugar. Em 58 a.C. os romanos conquistaram essa regio seis anos depois da vitria sobre os gauleses. Ela somente passou a ter o nome de Bretanha (Britannia Minor) por volta de 500 d.C., devido obviamente aos imigrantes bretes, fugidos da Ilha da Bretanha (atual Gr-Bretanha) que, em funo da invaso anglo-saxnica, a se estabeleceram. No sculo 10 sofre nova invaso, desta vez pelos normandos, que j haviam tomado a futura Normandia, regio cedida a estes invasores pelo rei da Frana, Carlos III. Portanto, o druida breto Allan Kardec, caso existisse, teria sua origem naquela regio, antes da subjugao da Glia por Jlio Csar, em 52 a.C. Ele seria originrio de algumas daquelas tribos clticas. Breto est entre aspas apenas para ressaltar que esse qualificativo, no caso, tem a ver apenas com a regio, com a geografia e no com a sua origem tnica. Todavia, essa origem bret do nome Allan Kardec, apenas do nome e no do druida, confirmada no Dicionrio de Pseudnimos, de autoria de Georges DHeilly, relanado em 1869. Denizard Rivail ainda estava encarnado. Sobre o pseudnimo, diz o verbete: Quanto escolha de seu pseudnimo, ele prprio [Rivail] contou sua origem. Tinha-lhe sido revelado, diz ele, pelos espritos, que numa encarnao bem anterior vida presente, chamava-se realmente assim, e tambm, como tal, foi chefe de um cl breto no sculo XII. 29

28 29

Henri SAUSSE. Biografia de Allan Kardec. No original: Quant au choix de son pseudonyme, il en a racont lui-mme l'origine. Il lui avait t rvl, dit-il, par les esprits,

que dans une incarnation bien antrieure la vie prsente il se nommait rellement ainsi, et que mme, comme tel, il avait t au XII sicle chef d'un clan breton. In Dictionnaire des Pseudonymes, recueillis par Georges D'Heilly, p. 7. URL: http://www.archive.org/stream/dictionnairedes00heylgoog#page/n181/mode/1up

15

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

Esta informao de Rivail ter sido um breto em alguma encarnao anterior confirmada tambm por seu amigo e grande colaborador, Alexandre Delanne, mais conhecido como o pai do grande pensador e pesquisador esprita Gabriel Delanne. Junto com seu filho e esposa, fundou e dirigiu o peridico Le Spiritisme. Na edio de maio de 1888, em artigo sobre a relao de Allan Kardec com o espiritismo, ele d o interessante testemunho: H ainda um outro detalhe que temos do prprio autor [Kardec]. Veja como ele apresenta o pseudnimo que haveria de assinar seus escritos: Voc tomar o nome de Allan Kardec, que ns te damos. No se preocupe com isto, ele seu, voc j propiciou muita dignidade em uma encarnao anterior, quando vivia na antiga Armrica. 30 O verbete de Georges DHeilly e esta referncia contida no artigo de Alexandre Delanne confirmam a informao revelada por Anna Blackwell de que o nome Allan Kardec era de origem bret. Todavia, convm observar que esse chefe de um cl breto no poderia ser um druida, em funo da poca em que viveu. Por sua vez, o filsofo esprita Lon Denis aceitava a hiptese de que Rivail teria encarnado como druida, no necessariamente na Bretanha, mas sim na Esccia, um dos pases onde a cultura celta sobreviveu, tornando-se um de seus redutos culturais aps a subjugao romana. No discurso na tumba de Rivail, no Pre-Lachaise, em 31 de maro de 1916, por ocasio do aniversrio de seu passamento, quando se refere aos monumentos megalticos, Denis afirma: Nessas profundas fontes Allan Kardec ilustrou seu esprito e em ambientes idnticos ele outrora viveu. Talvez no na Bretanha, mas na Esccia, conforme indicao de seus guias. A Esccia era habitada pela mesma raa e ali os monumentos megalticos so numerosos. Ainda hoje a tradio cltica paira sobre os lagos e os montes, entre as neblinas melanclicas do Norte. 31 O desencontro de informaes, como vemos, razoavelmente grande. Teria tido Rivail uma encarnao na Bretanha, antes ou depois da imigrao dos bretes? Na Esccia ou na
30

No original: Ajou ons encore un dtail que nous tenons de l'auteurmme. Voici de quelle manire on lui indiqua le Tu prendras le nom de: Allan Kardec, que nous te donnons. Ne crains rien a ce sujet, il est le tien, tu l'as dj port trs

pseudonyme dant il devait signer ses crits: dignement dans une incarnation prcdente, lorsque tu habitais la vieille Armorique. O peridico bimensal Le Spiritisme comeou a ser publicado em maro de 1883. O trabalho era feito em famlia. Gabriel Delanne, de colaborador, passou a redator da revista. Alexandre Delanne tambm produzia artigos e sua esposa, a sra. Alexandrina Delanne, que foi mdium da SPEE, cuidava da parte administrativa e das assinaturas.
31

Lon DENIS. O Mundo Invisvel e a Guerra, cap. VI, p. 57.

16

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

Glia antiga? Que duas encarnaes foram aquelas reveladas por Celine Japhet a Aksakof, no artigo analisado no captulo anterior? Entre os estudiosos e bigrafos do fundador do espiritismo, no se concebe a dvida de que ele tenha sido um druida. O problema mesmo saber exatamente quando, onde e, principalmente no caso, sob qual nome. E esse nome, corresponde a alguma encarnao como druida? Tudo leva a crer que no. Somente Denizard Rivail poderia esclarecer toda e qualquer dvida acerca do uso de seu pseudnimo. Isto ele o fez, ao menos em parte, nas informaes provavelmente passadas ao escritor Georges DHeilly e em uma carta endereada a seu amigo e empresrio sr. Tiedeman. 32 Esta carta, parte do acervo de propriedade do historiador esprita Canuto Abreu, diz o seguinte: Duas palavras ainda a propsito do pseudnimo. Direi primeiramente que neste assunto lancei mo de um artifcio, uma vez que dentre 100 escritores h sempre 3/4 que no so conhecidos por seus nomes verdadeiros, com a s diferena de que a maior parte toma apelidos de pura fantasia, enquanto que o pseudnimo Allan Kardec guarda uma certa significao, podendo eu reivindic-lo como prprio em nome da Doutrina. Digo mais: ele engloba todo um ensinamento cujo conhecimento por parte do pblico reservo me o direito de protelar... Existe, ainda, um motivo que a tudo orienta: no tomei esta atitude sem consultar os Espritos, uma vez que nada fao sem lhes ouvir a opinio. E isto o fiz por diversas vezes e atravs de diferentes mdiuns, e no somente eles autorizaram esta medida, como tambm a aprovaram. 33 Supondo ainda que o druida Allan Kardec tenha existido, foroso observar que a morfologia e a etimologia de seu nome no esto em conformidade com as lnguas gaulesas, nem com as lnguas protoceltas, j que os gauleses so uma das muitas variantes tnicas dos povos celtas. Da mesma forma que os celtibricos (Pennsula Ibrica), os bretes (Bretanha francesa) e os celtas galeses (Pas de Gales). A rigor, fosse esse nome de origem gaulesa, a grafia provavelmente deveria ser Anam Karderix ou Alan Karderix. Kardex seria, no caso, uma corruptela de Kardecs, algo bastante
32

Antes de lanar a Revista Esprita, Rivail procurou um investidor, o baro Tiedeman, amigo seu e dos espritas,

segundo o bigrafo Andr Moreil destinatrio desta carta. Ele hesitou em apoiar o empreendimento imaginando, obviamente, que seria comprometedor ou ento, um fracasso editorial. Um esprito (possivelmente So Lus), em dilogo obtido atravs da mdium Ermance Defaux, em 15 de novembro de 1857, aconselhou Denizard Rivail a investir sozinho na primeira edio. O lanamento do mensrio foi um sucesso de vendagem, possibilitando a Rivail uma independncia editorial e econmica que no seria possvel caso o sr. Tiedeman, certamente arrependido, tivesse aceitado o risco de investir no lanamento da revista. Ver Obras Pstumas , de Allan Kardec Minha Primeira Iniciao no Espiritismo.
33

Zeus WANTUIL e Francisco THIESEN, Allan Kardec vol. II, p. 76.

17

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

improvvel. Anam era a palavra utilizada pelos celtas para designar alma. E de todas as palavras clticas, essa a que se aproxima da grafia allan, bem como de sua expresso fontica. As palavras alan e alam, sempre com um ele, existiam entre os povos celtas. possvel que derivem de anam. Muitos dicionrios populares da origem de nomes apontam Alan, Alana ou mesmo Lana como de origem celta, galica; outros falam que de origem germnica. Outra origem do nome Allan seria tambm britnica, mais por influncia dos normandos. Segundo vrios dicionrios etimolgicos, este nome passou a ser empregado a partir do sculo 9, na Gr-Bretanha, aps a invaso da Normandia, territrio francs localizado ao noroeste. Tornou-se um nome bastante comum na Inglaterra e outros pases do Reino Unido, principalmente na Esccia. H vrias personalidades conhecidas com o nome Allan: Alan White, baterista do grupo ingls de rock progressivo Yes e Alan Parsons, que foi engenheiro de som da banda psicodlica Pink Floyd, tambm inglesa. Outro bem conhecido, apesar de no ser ingls, o clebre poeta e escritor norte-americano Edgard Allan Poe.34 Allan, com dois eles, uma variao de Alan, o nome original. H, entretanto, tambm no galico (sublngua cltica das Ilhas Britnicas), a palavra alan. E no caso do pseudnimo de Rivail, deveria ser ento Alan, apenas com um ele. A exemplo, o jogador de futebol Alan Kardec,35 revelado pelo clube carioca Vasco da Gama e que atuou no Santos F.C., teria o nome mais correto do que o prprio Kardec. Um fato irnico tanto quanto curioso, pois seu nome possui somente um ele, mais por erro na grafia do que por rigor lingustico. Supondo, claro, que a palavra alan, como nome prprio, tenha realmente sua origem no galico. A consoante k tambm era usual nas lnguas celtas. E no caso de Kardec, ou melhor, Karderix, ape-se o sufixo rix a Karde. Rix tem correspondncia com rex, no latim, que tambm significa rei. No cltico irlands r. Justamente por isso que os nomes prprios gauleses sempre so acompanhados do sufixo rix, como o do grande lder gauls Vercingetrix. Podemos observar esse fato nos personagens da histria em quadrinhos Asterix, o Gauls, de Albert Uderzo e Ren Goscinny. Eles fizeram uma ampla pesquisa, consultaram linguistas e
34

O clebre escritor norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849) foi contemporneo de Rivail. Seus temas inspirados em fatos

enigmticos e sobrenaturais certamente atraram sua ateno. Rivail deve ter lido seu livro Histrias Extraordinrias, vertido para o francs pelo poeta Baudelaire. Curiosamente, o nome Allan foi acrescentado ao patronmico do escritor, pelos seus tutores ou por ele mesmo. Edgar Poe era rfo de pai (vivo) e me (morta), e seus tutores, de origem escocesa, tinham Allan como sobrenome.
35

O nome do jogador de futebol Alan Kardec de Souza Pereira Jnior, catlico, cujo av paterno era esprita, logicamente

foi herdado de seu pai. Nascido em 12 de janeiro, ele foi revelado pelo clube carioca Vasco da Gama em 2007, quando tinha 18 anos, tendo sido vendido ao clube Benfica, de Portugal, em 2009. Atuou pelo Santos F.C. em 2011/2012.

18

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

historiadores na criao de seus personagens. A comear por Asterix, inspirado em Vercingetrix. Temos tambm o bardo Chatotorix e o mais idoso do cl, Geriatrix. Panoramix (do francs panoramique, o druida) e Obelix, deveriam ser, respectivamente, Panorarix e Oberix, j que o sufixo lix, como final patronmico, no usual. Mesmo assim, os autores preferiram Obelix. Esse personagem, parceiro de Asterix, aquele gordo que carrega menires, obeliscos, da o nome Obelix. Uma pesquisa mais rigorosa no campo da lingustica diacrnica, baseada nas lnguas protoclticas, do gauls e do galico, nos daria uma amostragem mais precisa da arqueologia lingustica desse nome. Muito provavelmente, o resultado de sua origem etimolgica nos obrigaria a descartar o nome Allan Kardec como sendo de origem gaulesa ou bret. Todavia, se formos considerar outras fontes para a origem do pseudnimo de Denizard Rivail, este estudo ganha outros contornos. Sobre o pseudnimo, o socilogo francs Jacques Lantier cita uma fonte extremamente consistente. Segundo ele, Paul Leymarie,36 o qual conheceu pessoalmente, possua um manuscrito de Rivail onde este esclarece a origem do nome Allan Kardec. Isto pode ser conferido em seu interessante livro Le Spiritism (O Espiritismo), de 1971. Esta obra nos traz informaes novas acerca da histria do espiritismo europeu. H uma traduo para o portugus, em uma edio lisboeta lanada pela Edies 70, em 1980. Diz ele: O Sr. Leymarie, editor e livreiro, na rua Saint-Jacques n 32, herdeiro de Pierre-Gatan Leymarie, um dos pioneiros do espiritismo, fez-me saber que possua um documento manuscrito de Allan Kardec, at hoje indito, no qual este explica a verdadeira origem do seu pseudnimo: Rollon, primeiro duque dos Normandos, no sculo IX, teve um filho que foi curado por um chefe de comunidade37 que se chamava Allan Kardec. 38 Este dado corroborado pelos escritores Hubert Larcher e Patrick Ravignant, em sua obra Os Domnios da Parapsicologia, onde afirmam que os espritos levaram-no [Rivail] a

36

Paul G. Leymarie era filho de Pierre-Gatan Leymarie (1827-1901), mdium, lder esprita e grande amigo de Denizard Rivail, que

depois do passamento do mestre lions, assumiu a gerncia da Revista Esprita e tornou-se o personagem central, o ru condenado, no clebre Processo dos Espritas (1875).
37

A separao entre pblico e privado s viria a se solidificar com o advento da burguesia. Na Idade Mdia, especialmente na Glia

franca, a coisa pblica (o publicus, na Roma antiga), era a coisa do rei, que nomeava seus agentes feudais para administr-la. O chefe de comunidade (chef de la communaut), normalmente um magistrado, amide versado em vrias reas do conhecimento, o senhor de um lugar, era um agente do rei, do duque, do nobre senhor, uma espcie de ministro ou secretrio de Estado.
38

Jacques LANTIER. O Espiritismo, p. 62. (grifo meu).

19

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

escrever um livro no qual aps a assinatura de Allan Kardec nome de um dos seus antepassados, de origem viking, e companheiro do chefe Rolo. 39 Ora, no sculo 9 no existiam mais druidas na Europa Central, nem na Bretanha, muito menos em toda a Frana. Se houvesse algum, no seria nessa regio, mas talvez na Irlanda, no Pas de Gales ou mesmo na Esccia, pases que se tornaram redutos celtas depois de Jlio Csar ter subjugado os gauleses e destroado sua cultura. Na regio irlandesa, muitos druidas foram forados a se converter ao cristianismo e tornaram-se monges cristos. O que sobrou dessa esplendorosa cultura, os cristos dizimaram ou assimilaram ao longo do tempo. Com o advento do cristianismo, os celtas, povo pago segundo os cnones da Igreja Catlica, foram varridos do mapa. Isto significa que Allan Kardec no o nome de um druida. Provavelmente nunca existiu um druida com este nome. Kardec, pela grafia e fontica, aproxima-se mais das lnguas nrdicas, como os nomes Cerdic, o grande lder saxo ou o lendrio viking Eric, o Vermelho. O nome prprio Kardec , certamente, de origem viking, j que os normandos eram um povo brbaro, tambm viking, nrdico, que invadiu a Frana. Da a origem do nome do territrio da Normandia, que passou a ser administrada pelo lder normando Rollon ou Rolo. A histria diz que a regio da Normandia foi cedida em 911 pelo ento rei Carlos III, o Simples, em um acordo vergonhoso. Carlos III era um monarca entreguista, de po uca fibra, pois devido ao pavor em ver a Frana invadida pelos brbaros, fez acordo com um deles: Rollon, convertido ao cristianismo como parte deste acordo com Carlos III, que passou para a histria como um rei fracote e conciliador. Esse documento de Paul Leymarie, dentre outros, provavelmente o historiador esprita Canuto Abreu copiou, como ele mesmo declarou a Francisco Thiesen, que foi presidente da Federao Esprita Brasileira (FEB), de 1975 a 1990. 40 Tal fato nos leva a outras consideraes. possvel que o fundador do espiritismo tenha criado esse pseudnimo da juno de Allan, alterado e derivado do galico, com Kardec, da lngua nrdica, normanda, confirmando assim a declarao da mdium Japhet. Ou ento, o que parece ser mais provvel, tomou o nome Allan Kardec de um antepassado breto de sua
39 40

Hubert LARCHER & Patrick RAVIGNANT, Os Domnios da Parapsicologia, p. 122. Canuto Abreu explica, atravs de carta a Francisco Thiesen, como se deu o contato pessoal com Paul G. Leymarie e os

documentos de Rivail. Esta informao consta da nota 58 do cap. I, item 11 do volume II da biografia Allan Kardec, de Zeus Wantuil e Francisco Thiesen, lanada pela FEB em trs volumes. Os autores, inexplicavelmente, publicaram apenas esse pequeno trecho do manuscrito, cuja totalidade desconhecemos.

20

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

me. Esse antepassado teria sido ele mesmo, segundo Georges DHeilly, como chefe de um cl breto no sculo 12; e segundo Lantier, como chefe de comunidade no sculo 9. Por conseguinte, do ponto de vista etimolgico, lingustico e, no caso, histrico, quase impossvel que tenha existido algum druida na face da Terra com o nome Allan Kardec. Se for comprovada a existncia histrica daquele chefe de comunidade, conforme a citao de Lantier ou mesmo do chefe do cl breto, segundo Georges DHeilly, a tese de que Allan Kardec tenha sido o nome de algum druida cai definitivamente por terra. Isto no quer dizer que Denizard Rivail no tenha sido um druida, em funo das fontes existentes, bem como pelo chamado argumento de autoridade
41

de seus bigrafos, tanto quanto pela similaridade

filosfica que h entre o espiritismo e o celtismo. oportuno reafirmar que em existncias anteriores, segundo bigrafos e pesquisadores da histria do espiritismo, o esprito Zfiro, Rivail e Lon Denis foram druidas; e as irms Baudin e Ermance Dufaux, druidisas (ou druidesas). Neste contexto, um fato que merece ser considerado o da conquista da Inglaterra, em 1066, por Guilherme, o Conquistador, bisneto de Rollon. Ele tornou-se rei da Inglaterra e inaugurou uma dinastia vinculada genealogicamente aos vikings normandos. As consequncias culturais deste fato histrico se deram primeiramente na lngua. Os normandos assimilaram o idioma francs e o levaram ao novo pas conquistado. Com a consequente decadncia da cultura anglo-saxnica, houve com isto uma natural predominncia da cultura normanda e o surgimento, nas artes e em toda a produo cultural, do que se convencionou chamar de cultura anglonormanda, num processo definidor do futuro idioma ingls, tanto quanto da cultura inglesa. um componente histrico que confirma o surgimento do nome Allan na terra dos bretes (atual Gr-Bretanha), advindo das tradies nrdicas, portanto vikings. Isto nos leva, sem sombra de dvida, a concluir em definitivo que o nome Allan Kardec nunca poderia ser estritamente de origem cltico-gaulesa, tanto pela morfologia como pela sua etimologia. Trata-se de um nome de origem normanda ou anglo-normanda. Esta hiptese conclusiva confirma a epgrafe42 deste captulo.
41

O argumento de autoridade, em filosofia e na jurisprudncia, a proposio de uma suposta verdade, baseada na credibilidade

do autor. Ela no se fundamenta em fatos, mas na opinio e na declarao de algum considerado probo e acima de qualquer suspeita. denominada, em latim, de argumentum magister dixit ou argumentum ad verecundiam.
42

Essa epgrafe foi extrada de uma mensagem psicofnica atribuda ao esprito de Allan Kardec, cujo contedo uma enquete a

ele proposta por Lon Denis, em 22 de maio de 1926. Trata-se da mensagem n 4, intitulada Celtas e Atlantas. A autenticidade desta e de outras mensagens medinicas, ditadas pelo esprito do fundador do espiritismo (treze, ao todo), so confirmadas por Denis, quando explica que a fonte medinica era uma pequena criana procedente de pais modestos, tudo ignorando sobre o espiritismo. Ver O Gnio Cltico e o Mundo Invisvel, cap. XIII, Mensagens Devidas aos Invisveis.

21

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

5. As Fontes Disponveis
A fim de facilitar o entendimento, o leitor poder apreciar a seguir um panorama das fontes existentes, as fontes primrias disponveis.

Henri Sausse
Uma noite, atravs de um mdium, seu Esprito protetor deu-lhe uma comunicao toda pessoal, em que lhe dizia, de permeio a outras coisas, t-lo conhecido em uma existncia anterior, quando, ao tempo dos Druidas, ambos viviam nas Glias. Ele usava, ento, o nome de Allan Kardec e, como continuamente aumentava a amizade que lhe guardara, esse Esprito prometia-lhe auxili-lo na tarefa importantssima a que ele era solicitado, e que com muita facilidade empreenderia. Esse livro [O Livro dos Espritos] era em formato grande, in-4, em duas colunas, uma para as perguntas e outra, em frente, para as respostas. No momento de public-lo, o autor ficou muito embaraado em resolver como o assinaria, se com o seu nome Denizard-Hippolyte-Lon Rivail, ou com um pseudnimo. Sendo o seu nome muito conhecido do mundo cientfico, em virtude dos seus trabalhos anteriores, e podendo originar uma confuso, talvez mesmo prejudicar o xito do empreendimento, ele adotou o alvitre de o assinar com o nome de Allan Kardec que, segundo lhe revelara o guia, ele tivera ao tempo dos Druidas. Assim, tambm, se deu a respeito do seu pseudnimo. Numerosas comunicaes, procedentes dos mais diversos pontos, vieram reafirmar e corroborar a primeira comunicao obtida a esse respeito. (Biografia de Allan Kardec - Lake, traduo de Torrieri Guimares grifo meu).

Alexandre Delanne
H ainda um outro detalhe que temos do prprio autor [Kardec]. Veja como ele apresenta o pseudnimo que haveria de assinar seus escritos: Voc tomar o nome de Allan Kardec, que ns te damos. No se preocupe com isto, ele seu, voc j propiciou muita dignidade em uma encarnao anterior, quando vivia na antiga Armrica. 43 (Le Spiritism, maio de 1888 grifo meu).
43

Na Antiguidade, Armrica era o nome de uma regio da lendria Glia, territrio dos celtas gauleses, que inclua a pennsula

da Bretanha, localizada a oeste da atual Frana.

22

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

Amlie Boudet
Todos os literatos responde Madame Kardec adotam pseudnimos. Meu marido jamais pilhou coisa alguma. Em resposta insinuao do promotor pblico de que Rivail teria retirado o pseudnimo Allan Kardec de um manual de magia negra. (Mme. Leymarie - Processo dos Espritas - FEB).

Lon Denis
O continuador da obra kardequiana, Lon Denis (1846-1927), sustenta que Allan Kardec no teria encarnado como druida na Bretanha, mas sim na Esccia. O prprio D enis considerava-se um druida reencarnado, chamado por Arthur Conan Doyle de O Druida de Lorena: Foi nessas profundas fontes que Allan Kardec ilustrara seu esprito; foi com meios idnticos que ele viveu outrora. No na Bretanha, talvez, mas antes na Esccia, segundo a indicao de seus guias. Kardec ali aprendeu a filosofia dos Druidas; preparava-se no estudo e na meditao para as grandes empresas futuras. (...) At o nome de Allan Kardec, que escolheu, at este dlmen erigido no seu tmulo por sua expressa vontade, tudo, digo eu, lembra o homem do visco do carvalho, que voltou a esta Glia para despertar a f extinta e fazer reviver nas almas o sentimento da imortalidade. (O Mundo Invisvel e a Guerra, cap. VI - Ed. CELD).

Silvino Canuto Abreu


Uma noite veio o Professor com Madame RIVAIL. Nosso Guia os recebeu amistosamente, saudando o professor com estas palavras: Salve, caro Pontfice, trs vezes salve!. Lida, em voz alta, a saudao, todos rimos. Para ns, ZEPHYR estava pilheriando. Papai, ento, explicou ao Professor o costume do Esprito Familiar apelidar quase todos os visitantes. O senhor RIVAIL no se agastou e respondeu ao Guia, sorrindo Minha bno apostlica, prezado filho. Nova risada geral. ZEPHYR, porm, respondeu ter feito uma saudao respeitosa, a um verdadeiro pontfice, pois RIVAIL havia sido, no tempo de Jlio CSAR, um chefe drudico.

23

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

UMA NOITE, INESPERADAMENTE, disse-nos ZEPHYR: Vocs iro brevemente para Paris. BAUDIN arrumar os seus negcios; Emile entrar na Escola Naval; Caroline e Julie tomaro professoras mais competentes e... encontraro seus noivos; e eu, ZEPHYR, procurarei contato com um velho amigo e chefe desde o nosso tempo de Druidas. (O Livro dos Espritos e Sua Tradio Histrica e Lendria - Ed. LFU grifo meu).

Alexandre Aksakof
A partir de depoimentos pessoais de Ruth Celina Japhet, mdium colaboradora de Kardec, o pesquisador russo Alexandre Aksakof (1832-1903) publica um artigo em 1875, onde critica a formulao do conceito de reencarnao na Frana. Editado por ocasio do lanamento da traduo inglesa de O Livro dos Espritos, por Anna Blackwell, o artigo causou, na poca, muita celeuma. Pierre Gatan Leymarie e Anna Blackwell contestaram Aksakof de forma contundente. O mdium citado, Roze, era membro da SPEE e a mdium Celina Japhet colaborou na reviso completa, com adies e correes nos originais da primeira obra esprita: Como ele [Rivail] tambm estava vinculado a um jornal importante, o LUnivers, ele publicou seu livro com os nomes que teria tido em suas duas existncias anteriores. Um destes nomes era Allan revelado a ele pela senhora Japhet, e o outro nome, Kardec, foi revelado a ele pelo mdium Roze. (Pesquisas Sobre a Origem Histrica das Especulaes Reencarnacionistas dos Espiritualistas Franceses, artigo originalmente publicado no peridico londrino The Spiritualist Newspaper, em 1875. Traduo de Vital Cruvinel grifo meu).

Georges DHeilly
O escritor francs Georges DHeilly afirma que o prprio Rivail revelou a origem de seu codinome em seu livro Dicionrio de Pseudnimos, republicado em 1869: Quanto escolha de seu pseudnimo, ele prprio [Rivail] contou sua origem. Tinha-lhe sido revelado, diz ele, pelos espritos, que numa encarnao bem anterior vida presente, chamava-se realmente assim, e tambm, como tal, foi chefe de um cl breto no sculo XII. (Dictionnaire des Pseudonymes, recueillis par Georges DHeilly, p. 7 [1869], traduo de Eugenio Lara).

24

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

Anna Blackwell
E voc o publicar [ O Livro dos Espritos], no com seu prprio nome, mas sob o pseudnimo de Allan Kardec (*). Guarde seu prprio nome Rivail para seus prprios livros j publicados, mas tome e guarde o nome que agora lhe demos para o livro que voc ir publicar sob nossa ordem, e em geral, para todos os trabalhos que voc ter no desempenho da misso que, como j dissemos, lhe foi confiada pela Providncia e que ser gradualmente aberto a voc na medida em que prosseguir nele, sob nossa orientao. (*) Um antigo nome Breto da famlia de sua me. (Prefcio traduo inglesa, de Anna Blackwell em The Spirits Book - FEB, traduo de Myrian de Domnico Rodrigues).

Allan Kardec
No haveria fonte mais convincente do que ouvir do prprio Denizard Rivail o que ele teria a dizer sobre seu pseudnimo. Entretanto, o fundador do espiritismo sempre foi bastante discreto quanto sua origem. Como vimos, nada consta em sua obra publicada. Pelo fato de seu nome civil ser muito notrio e reconhecido nos meios culturais e cientficos franceses, o fundador do Espiritismo preferiu assinar com outro nome, um pseudnimo, a exemplo de escritores e literatos, a fim de no causar confuso. Todos os bigrafos de Kardec so unnimes quanto a esse seu procedimento bsico. E como sempre fazia, consultou os espritos, certamente seu esprito protetor Zfiro e O Esprito de Verdade, seu guia espiritual. O ideal mesmo seria termos acesso correspondncia e manuscritos de Rivail. No entanto, o que no foi destrudo tambm no divulgado. Boa parte do patrimnio kardequiano encontra-se em poder da famlia de Canuto Abreu. O Museu Esprita de So Paulo, localizado na Lapa, Grande So Paulo, fundado e dirigido por Paulo Toledo Machado, expe uma pequena parte desse patrimnio, doado pela famlia. Do acervo, temos acesso a uma carta de Rivail ao baro e empresrio Tiedeman, amigo seu e dos espritas, segundo o bigrafo Andr Moreil, que hesitou em investir no projeto da Revista Esprita: Duas palavras ainda a propsito do pseudnimo. Direi primeiramente que neste assunto lancei mo de um artifcio, uma vez que dentre 100 escritores h sempre que

25

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

no so conhecidos por seus nomes verdadeiros, com a s diferena de que a maior parte toma apelidos de pura fantasia, enquanto que o pseudnimo Allan Kardec guarda uma certa significao, podendo eu reivindic-lo como prprio em nome da Doutrina. Digo mais: ele engloba todo um ensinamento cujo conhecimento por parte do pblico reservo-me o direito de protelar... Existe, ainda, um motivo que a tudo orienta: no tomei esta atitude sem consultar os Espritos, uma vez que nada fao sem lhes ouvir a opinio. E isto o fiz por diversas vezes e atravs de diferentes mdiuns, e no somente eles autorizaram esta medida, como tambm a aprovaram. (Zeus WANTUIL e Francisco THIESEN, Allan Kardec - vol. II, p. 76).

Jacques Lantier
O socilogo francs realizou, em 1971, um interessante e abrangente estudo histricosociolgico sobre o Espiritismo, onde cita trecho de uma carta redigida por Allan Kardec sobre seu pseudnimo: O Sr. Leymarie, editor e livreiro, na rua Saint-Jacques n 32, herdeiro de PierreGatan Leymarie, um dos pioneiros do espiritismo, fez-me saber que possua um documento manuscrito de Allan Kardec, at hoje indito, no qual este explica a verdadeira origem do seu pseudnimo: Rollon, primeiro duque dos Normandos, no sculo IX, teve um filho que foi curado por um chefe de comunidade que se chamava Allan Kardec. (O Espiritismo, p. 71. - Edies 70 grifo meu).

Carlos Imbassahy
Citamos o grande escritor esprita brasileiro Carlos Imbassahy (1883-1969), no por ser uma fonte primria, mas porque seu depoimento imprescindvel neste caso, como um argumento de autoridade, que corrobora a existncia do misterioso acervo kardequiano, o qual teve acesso, em funo da amizade com Canuto Abreu: Revelaram os Espritos que Denizard Rivail, em encarnaes anteriores, vivera na Glia, onde se chamara Allan Kardec. Da a provenincia do pseudnimo que adotou. Em nova encarnao fora o infortunado Jean Huss. A notcia de que Allan Kardec tivera uma existncia ao tempo de Jlio Csar data de 1856 e a de ter sido Jean Huss veio em 1857; ambas por via medianmica: a primeira pela cestinha escrevente de Baudin, com a mdium Caroline; a ltima por psicografia de Ermance Dufaux.

26

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

As fontes preciosssimas esclarece o Dr. Canuto Abreu estavam, em 1921, na Livraria de Leymarie, onde ele as copiara na sua quase totalidade. Passaram em 1925 para o arquivo da Maison des Spirites, onde os alemes, durante a invaso de Paris, as destruram em 1940. Carlos Imbassahy ainda cita uma enciclopdia inglesa que consideramos oportuno transcrever: His pseudonym originated in mediumistic communications. Both Allan and Kardec were said to have been his names in previous incarnations. Seu pseudnimo originado de comunicaes medianmicas. Diz-se que Allan e Kardec foram os seus nomes em encarnaes anteriores. (A Misso de Allan Kardec - Ed. FEP).

Wallace Leal V. Rodrigues


Finalizamos as citaes e este ensaio com o escritor esprita capixaba Wallace Leal Valentin Rodrigues (1924-1988), que corrobora as afirmaes de Carlos Imbassahy, reafirmando o argumento de autoridade quanto veracidade da existncia de objetos, documentos e manuscritos de Denizard Rivail que nunca foram divulgados. Todos sabem que foi Zfiro, um dos espritos-protetores do professor Rivail, quem lhe sugeriu a adoo do pseudnimo de Allan Kardec. Ele, Zfiro, o conhecera na encarnao em que assim se chamara, decorrida nas Glias, quando o professor Rivail fora um druida. A sugesto foi acatada, pois a entidade era uma das mais expeditas no assessoramento s sesses, das quais as perguntas do professor Rivail e as respostas e explicaes dos espritos superiores, deram nascimento ao conjunto de obras de onde nasceu o Espiritismo. Zfiro teria contado que, como Allan Kardec, o professor vivera ao tempo da invaso das Glias por Csar. Era um sacerdote druida do culto ao carvalho. Mas, alm dessa sugesto, sabe-se que muito mais o esprito Zfiro narrou a Kardec. Esses papis no foram publicados. Consta que parte deles veio ter ao Brasil, onde esto fechados em caixa-forte. Outros ficaram com o sr. Leymarie, mais particularmente em sua livraria, em Paris. Depois foram levados, com alguns pertences de Kardec, seu relgio de bolso etc. para a Maison des Spirites, recentemente vendida. No correr do Congresso Esprita de 1925, do qual vou me ocupar nesta tomada de vista, talvez o

27

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

mais importante da Histria do Espiritismo, sei (por haver encontrado na estante de Cairbar Schutel uma relao do que estava exposto) que esse relgio, outros objetos e papis, ainda existiam e eram conservados. Depois veio a Segunda Grande Guerra, Paris foi ocupada pelos nazistas e as portas da Maison foram abertas a fim de que soldados ali se abrigassem. A Maison fora pill pelos alemes. Compreende-se que os alemes tenham alimentado as lareiras da Maison com os livros de sua biblioteca, mas incrvel que as preciosidades ali existentes tenham sido largadas para trs. Todavia, tudo isto fica para o pesquisador que chegar a Paris com tempo e dinheiro para as buscas necessrias. (Joo Huss na Histria do Espiritismo - artigo in Anurio Esprita 1973). Bibliografia
ABREU, Silvino Canuto. O Livro dos Espritos e sua Tradio Histrica e Lendria , 2 ed. So Paulo-SP, Edies LFU [1996]. ABREU F, Jlio. Biografia de Allan Kardec, in Principiante Esprita, 7 ed. So Paulo-SP, Pensamento [1993]. AKSAKOF, Alexandre. Researches on the Historical Origin of the Reincarnation Speculations of French Spiritualists, artigo in The Spiritualist Newspaper, Londres, Inglaterra [1875]. BLACKWELL, Anna. Translator's Preface, in The Spirits'Book, 5 ed. trad. Myrian de Domnico Rodrigues, Rio de Janeiro-RJ, FEB [1986]. BARROS, Maria Nazareth Alvim de. Uma Luz Sobre Avallon - Celtas & Druidas; 1 ed. So Paulo-SP, Mercuryo [1994]. CROUZET, J. P. L. Rpertoire du Spiritisme, 2 ed. Rio de Janeiro-RJ, FEB [1978]. DELANNE, Alexandre. Comment Allan-Kardec - fut amen s'occuper de spiritisme, artigo in Le Spiritisme, maio de 1888 Paris, Frana [1888]. DENIS, Lon. O Mundo Invisvel e a Guerra, 1 ed. trad. Jos Jorge, Rio de Janeiro-RJ, Edies CELD [1995]. . O Gnio Cltico e o Mundo Invisvel, 1 ed. trad. Ccero Pimentel, Rio de Janeiro-RJ, Edies CELD [1995]. DOYLE, Arthur Conan. Histria do Espiritismo, 1 ed. trad. Jlio Abreu F, So Paulo-SP, O Pensamento [1960]. DUMAS, Andr. Allan Kardec, sua Vida e sua Obra, trad. Maria Raquel dos Santos, 1 edio digital do site PENSE. So Vicente-SP [2009]. URL: http://www.viasantos.com/pense/down/ANDRE_DUMAS__Allan_Kardec_Sua_Vida_e_Sua_Obra_-_PENSE.pdf - ltimo acesso em 6 de julho de 2012. FERNANDES, Washington Luiz. Anna Blackwell - artigo in revista Reformador, maro de 2008, Rio de Janeiro-RJ, FEB [2008]. GOIDA. Enciclopdia dos Quadrinhos, 1 ed. Porto Alegre-RS, L&PM [1990]. GRAIEB Carlos. Sujeito Oculto, artigo in revista Veja, 12/07/2000, edio 1657, Editora Abril, So Paulo-SP [2000]. GRIJ, Glucio Coelho. Kardec, Os Druidas e o Espiritismo, artigo in Abertura - Jornal de Cultura Esprita, outubro, Santos-SP - Licespe [1995].

28

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

GRISOLIA, Miguel. ndice Geral Remissivo da Revista Esprita, 1 ed. So Paulo-SP, Edicel [1985]. INARDI, Massimo. A Histria da Parapsicologia, trad. A.J.P. Ribeiro, 1 ed. Lisboa, Portugal - Edies 70 [1979]. JUBAINVILLE, H. D'Arbois de - Os Druidas: Os Deuses Celtas com Formas de Animais, 1 ed. trad. Julia Vidili, So Paulo - SP Ed. Masdras [2003]. KARDEC, Allan. O Livro dos Espritos, 1 ed. trad. Jlio Abreu Filho, So Paulo-SP, Ed. Pensamento [1956]. . O Primeiro Livro dos Espritos de Allan Kardec, 1 ed. trad. Canuto Abreu, So Paulo-SP, Companhia Editora Ismael [1957]. . Le Livre des Esprits, 1 ed. Paris-Frana, Ed. Dentu Librarie [1857]. . Le Livre des Esprits, 2 ed. Paris-Frana, Ed. Union Spirite Franaise et Francophone [1860]. . Revista Esprita - Jornal de Estudos Psicolgicos, 12 vols. trad. Evandro Noleto Bezerra, 1 ed. Rio de Janeiro-RJ, FEB [2004]. . Obras Pstumas, trad. Sylvia Mele Pereira da Silva, 2 ed. introduo e notas de Jos Herculano Pires. So Paulo-SP, LAKE [1979]. LANTIER, Jacques. O Espiritismo, 1 ed. trad. Antnio Jos Massano, Lisboa, Portugal, Edies 70 [1980]. LARA, Eugenio. Guisa de Introduo: Os Celtas e o Espiritismo in Anais do V Simpsio Brasileiro do Pensamento Esprita, 1 ed. Santos-SP, Licespe [1997]. LARCHER, Hubert & RAVIGNANT, Patrick. Os Domnios da Parapsicologia 1 ed. trad. Margarida Schiappa e Francisco Agarez, Lisboa, Portugal - Edies 70 [1972]. LUCE, Gaston. Lon Denis, o Apstolo do Espiritismo , 1 ed. trad. Jos Jorge, Rio de Janeiro-RJ, Edies CELD [1989]. MENDES, Clvis. O Nome Civil da Pessoa Natural - Direito da Personalidade e Hipteses de Retificao , artigo in Jus Navigandi, ano 14, n 2178, 18/06/2009, Teresina-PI. URL: http://jus.com.br/revista/texto/13015 ltimo acesso em 6 de julho de 2012. MONTEIRO, Eduardo Carvalho. Allan Kardec (o Druida Reencarnado), 1 ed. Capivari-SP, Eldorado/EME [1996]. MOREIL, Andr. Vida e Obra de Allan Kardec, 4 ed. trad. Miguel Maillet, So Paulo-SP, Edicel [1977]. POWEL, T. G. E. Os Celtas, col. Historia Mundi, vol. 1, 1 ed. trad. Rodrigo Machado, Lisboa-Portugal, Editorial Verbo [1965]. QUINTELLA, Mauro. Allan Kardec, o Chefe Druida, artigo in edio n 89 do jornal bimensal A Voz do Esprito, janeiro/fevereiro [1998]. RODRIGUES, Wallace Leal Valentin. Joo Huss na Histria do Espiritismo, artigo in Anurio Esprita 1973, IDE - ano X - n 10, pgs. 75 a 85. rgo do Instituto de Difuso Esprita de Araras-SP. RUTHERFORD, Ward. Os Druidas, 1 ed. trad. Jos Antonio Ceschin, So Paulo-SP, Mercuryo [1992]. SAUSSE, Henri. Biografia de Allan Kardec, 2 ed. trad. Torrieri Guimares, So Paulo-SP, LAKE [1975]. WANTUIL, Zeus e THIESEN, Francisco. Allan Kardec - Pesquisa Bibliogrfica e Ensaios de Interpretao, 3 vols. 2 ed. Rio de Janeiro-RJ, FEB [1982]. WANTUIL, Zeus. As Mesas Girantes e o Espiritismo, 2 ed. Rio de Janeiro-RJ, FEB [1978].

29

Sobre o Pseudnimo de Denizard Rivail - Eugenio Lara

XXI Congresso Esprita Pan-Americano - Santos-SP - 2012

Edies Digitais da Biblioteca Nacional da Frana - URL: http://gallica.bnf.fr


BERTRAND, Alexandre. Archologie celtique et gauloise - mmoires et documents relatifs aux premiers temps de notre histoire nationale, 1 ed. Paris, Frana - Librairie Acadmique [1876]. BERTRAND, Alexandre e REINACH, Salomon. Les Celtes, Dans les Valles du P et du Danube - s/ed. Paris, Frana - ed. Ernest Leroux [1894]. D'HEILLY, Georges. Dictionnaire des Pseudonymes, 2 ed. E. Dentu, Libraire-diteur, Libraire de la Socit des Gens de Lettres - Paris-Frana [1869]. DOTTIN, Georges. La Religion des Celtes - s/ed. Paris, Frana - Librairie Bloud & Cie. [1904]. HUBERT, Henri - Les Celtes et L'Expansion Celtique Jusqu'a L'poque de la Tne - 1 ed. Paris, Frana - La Renaissance du Livre [1932]. JUBAINVILLE, H. d'Arbois de. Cours de Littrature Celtique - La Civilisation des Celtes et Celle de l'Epope Homrique - s/ed. Paris, Frana - A. Fontemoing [1899]. LE SAINT, L. La Bretagne Ancienne et Moderne, 2 ed. Limoges Ed. Eugne Ardant - Frana [1883]. PELLOUTIER, Simon. Histoire des Celtes, et particulierement des Gaulois et des Germains, s/ed. Alahate Paris, Frana [1740]. VILLEMARQU, Thodore Hersart de La. Essai Sur L'Histoire de la Langue Bretonne des Idiomes Bretons et Gals - 1 ed. L. Prud'Homme, Paris - Frana [1847].

Sites Consultados Brathair - Grupo de Estudos Celtas e Germnicos


URL: http://www.brathair.cjb.net

Behind the Name - The Etymology and History of First Names


URL: http://www.behindthename.com URL: http://www.houseofnames.com URL: http://www.woodlandway.org

House of Names Dicionrio etimolgico Psypionner - revista de estudos psquicos in Woodlands Sanctuary Foundation PENSE - Pensamento Social Esprita
URL: http://www.viasantos.com/pense

Decodificando O Livro dos Espritos Wikipdia - A Enciclopdia Livre


URL: http://wikipedia.org

URL: http://decodificando-livro-espiritos.blogspot.com

Eugenio Lara, arquiteto e designer grfico, reside em So Vicente-SP. Fundador e editor do site PENSE - Pensamento Social Esprita [www.viasantos.com/pense], membro-fundador do CPDoc - Centro de Pesquisa e Documentao Esprita [www.cpdocespirita.com.br], expositor do ICKS - Instituto Cultural Kardecista de Santos e do Centro Esprita Allan Kardec, de Santos-SP. Articulista dos jornais Opinio, de Porto Alegre-RS e do jornal de cultura esprita Abertura, de Santos-SP, autor dos seguintes livros em edio digital: Racismo e Espiritismo, Milenarismo e Espiritismo, Os Celtas e o Espiritismo, Amlie Boudet, uma Mulher de Verdade - Ensaio Biogrfico e Conceito Esprita de Evoluo. E-mail: eugenlara@hotmail.com

30

You might also like