You are on page 1of 4

Trabalho de Genesis Professor: jk Aluno: jg Curso Bacharel em Teologia Assunto: O dilvio

Introduo:

Definio etimolgica A palavra dilvio originria do vocbulo latino diluviu que, entre outras coisas, significa: inundao universal, grande chuva. No hebraico o termo representado pela palavra mabbl. Segundo alguns linguistas, a palavra denota: destruio, inundao e ciclone. No grego do Novo Testamento, so usados os seguintes termos para descrever o dilvio que sobreveio gerao de No: kataklusmos, grande inundao; kankluzo, inundao extraordinria; plemmura, inundao do mar e do rio; e potamos, rio torrente.

No pretendemos ficar apenas no significado da palavra, mas nas causas que levaram a DEUS exercer tamanho juzo sobre a natureza, e toda raa humana, seu perodo de durao e seus resultados finais. De acordo com The Reese Chronological Bible, o Dilvio aconteceu na ano 2319aC. Embora no estejamos seguros quanto data, pois h srias divergncias entre os estudiosos sobre a cronologia dos eventos que se deram antes da chamada de Abrao, de uma coisa temos absoluta convico: o Dilvio pode ser comprovado tanto Pela histria quanto cientificamente. 1) A corrupo da Humanidade Em Genesis 6:3-7, encontramos os versculos em que DEUS, anuncia a sua ira contra toda a impiedade e subverso da humanidade. Delimita a existncia do homem e anunciar que o seu esprito no agiria continuamente sobre o homem (Mt 7:11; 1 Pe 3:20; Mc 7:21 2) A graa salvadora Mas no verso seguinte encontramos a graa salvadora de DEUS manifesta a No e sua famlia, que considerado como um homem justo e reto uma pessoa de conduta irrepreensvel diante daquela gerao perversa e m. No podemos ainda nos, esquecermos da longanimidade de Deus ao conceder um tempo bastante longo para que humanidade arrependesse de seus pecado, so cento e vinte anos que DEUS concedeu, o tempo em que No levou para construir a arca, pregar para aquela gerao. 3) O inicio do Juizo Nos anos seiscentos da vida de No a arca e concluda, e o tempo para aquela gerao comea se inspirar, DEUS envia os animais para arca de dois em dois o macho e sua fmea, para preservao, mas dos animais limpos sete pares. Provavelmente para futura manuteno humana, e prover o oficio do sacrifcio A DEUS. Depois que todos os animais adentraram a arca No e sua famlia entra tambm na arca e o Prprio DEUS, fecha a arca. (Gn 7:11-16)
A) Isto significa que o tempo da graa j havia terminado; isto nos fala de salvao e

juzo. No ficou dentro, protegido, e os pecadores impenitentes fora, expostos aos juzos.
B) Gn (7:1, E.R.A) e Romperam-se todas as fontes do grande abismo, parece indicar

que produziram terremotos e estes fizeram que subissem impetuosamente as guas subterrneas enquanto caiam chuva s torrenciais. Pensa-seque a terra ao fender-se, produziu Alteraes na superfcie da. Alguns crem que estes verdadeiros cataclismos tenham sido acompanhados de gigantescos maremotos que atravessaram os oceanos e continentes at que nada restou da civilizao daquele tempo. Foi juzo cabal contra o mundo pecaminoso. ( livro Pentateuco pg 38).

C) Provas Cientifica

Os arquelogos vm encontrando, igualmente, cemitrios fsseis nas mais diversas regies do mundo, indicando a ocorrncia de uma repentina catstrofe geolgica. A

aparncia desses animais petrificados de que eles foram, de facto, sepultados de forma violenta e sbita por uma indescritvel inundao. Acerca do assunto, escreve o arquelogo F. C. Hibben: H evidncias de perturbaes atmosfricas, de violncia sem igual. Tanto mamutes como bises foram dilacerados e torcidos como que por mos csmicas em fria divina. Os animais foram simplesmente dilacerados e espalhados atravs da paisagem como se fossem palha e barbantes embora alguns deles pesassem vrias toneladas. Por conseguinte, os stios arqueolgicos no evidenciam a existncia de um parque de dinossauros; evidenciam a ocorrncia de um dilvio que, inesperadamente, acabou com a vida no planeta, com excepo de No e da sua famlia e dos animais que se achavam com ele na arca.
D) Evidencias histricas

Evidncias histricas H vrios relatos de aviadores, indicando a presena de um grande barco na regio de Ararate, onde pousou a Arca de No (Gn. 8:4). em 1954, o explorador norte-americano John Liibi reportou que, na sua expedio a um dos montes de Ararate, entre a Rssia e a Turquia, ficou a menos de 60 metros da arca. Alis, em 1917, um piloto russo, ao sobrevoar a regio, confirmara a presena de uma descomunal embarcao, exactamente onde John Liibi chegaria algumas dcadas depois.
E) A Prova Bblica.

A prpria bblia nos afirma no novo testamento por intermdio de Jesus Cristo que o dilvio foi real ( MT 24: 37-39), e nas epistolas de Pedro encontramos novas referencias ao dilvio I Pe. 3:20-22 II Pe. 2; 5-9; 3: 4-14 . O dilvio durou quarenta dias e quarenta noites( chovendo direto), juntamente com o demais acontecimento como romper das fontes do grande abismo e o abrir as comportas (ou janelas) dos cus mostra que DEUS na sua soberania j havia preparado todo um cenrio pra o grande juzo daquele dia, bem como j estar tudo preparado para. Arrebatamento da igreja e desfecho final quando ir vencer e liquida com o inimigo das nossas vidas. O dilvio teve inicio no ano seiscentos no dia dezessete do segundo ms da vida de No, segundo a palavra aps os quarenta dias e quarenta noites de chuvas a arca vagava por cima do montes, que haviam sidos cobertos quinze cvados, acima dos cumes, e Assim foram exterminadas todas as vidas dos seres da terra, tanto dos homens como dos animais e repteis que se moviam sobre a face da terra. As guas eram em to grande quantidade que Prevaleceram cento e cinqenta dias, ou seja, somente no ms sete deste ano a arca pousou sobre o monte Ararate, mas as gua ainda no havia secado por completo e somente no ms dois do ano seiscentos e um, no dia vinte e sete e que No pode sair da arca com todos os animais e seus familiares. podemos Observar que o diluvio teve a durao de mais de um ano. Estas so a gerao que sairo da arca No, sua esposa e seus filho Sem Co E Jaf juntamente com sua esposa.

You might also like