You are on page 1of 9

TRABALHO INTERDISCILINAR DIRIGIDO III

INSTITUTO POLITCNICO Centro Universitrio UNA

TECNOLOGIAS DA ARQUITETURA APLICADAS NAS CONSTRUES DE PONTES


CURSO: Engenharia Civil - Orientador: Jos Pedro Dias Filho Co-orientadores: Dayse Nascimento Anselmo, Hlio Luiz Simonetti, Isabela Francisco Zennaro, Alberto de Sousa Mol Alunos: Karen Anne Cardozo, Keoman Trik Nascimento, Leonardo Moreira Vouguinha, Pedro Carvalho Guerra, Pedro Nascimento Fructuozo Lelis, Renan Leroy Melgao Costa, Romilda Aparecida Saldanha Costa.

Resumo:
O objetivo deste artigo demostrar como as prototipagens rpidas vm auxiliando nas fases de execuo e elaborao de projetos de pontes. Isto ficar evidenciado com a discusso feita a cerca do estudo de caso realizado pelo Instituto de Engenharia (1916) sobre a da utilizao desta tcnica na Ponte Octvio Frias de Oliveira.
Palavras-chave: Pontes, prototipagens rpidas.

01.

Introduo

No Brasil, com o aquecimento do setor da construo civil, o que se observa um verdadeiro cenrio de obras: construes de estdios, pontes, viadutos, dentre outros. Com o desenvolvimento das tcnicas construtivas e de novos materiais, surge a necessidade de se romper com os padres. Compreende-se a partir deste ponto a arquitetura ps-contempornea, cujas curvas ocupam cada vez mais o espao dos traos retilneos e os fatores estticos bem como o impressionismo que traam com a engenharia civil atravs da histria uma constante procura pela melhor forma de se chegar ao objeto final de uma construo: o estado da arte.

01

Para se alcanar sucesso em uma construo preciso um estudo cientfico extremamente minucioso. Devem-se realizar pesquisas, aplicaes de clculos, propor simulaes e/ou at mesmo representaes que se aproximem ao mximo da realidade. Isto porque existem obras como, por exemplo, as ligadas circulao de uma zona urbana que podem alterar completamente o espao. No Brasil em dias atuais alm das edificaes projetadas por Oscar Niemayer como o caso da Cidade Administrativa em Belo Horizonte, pode-se considerar uma obra inovadora, por exemplo, a Ponte Octvio Frias de Oliveira, em So Paulo, que marcada pela aplicao de diferentes tcnicas construtivas desenvolvidas e estudadas nas ltimas dcadas. Para a construo da mesma, necessitou-se de uma srie de estratgias, isto porque, a sua montagem foi executada com todas as vias ao seu redor em funcionamento. Esta montagem somente foi possvel aps vrias simulaes e estas foram realizadas atravs de pequenas amostras (prottipos). Este trabalho ir discutir como os prottipos e as ferramentas de representaes modernas auxiliam na execuo de obras como as de pontes.

Figura 01: Primeiro projeto proposto e projeto executado da Ponte Octvio Frias de Oliveira - So Paulo Fonte: Instituto de Engenharia 1916.

02. 2.1

Reviso Bibliogrfica . Conceituao de pontes

Desde os primrdios as pequenas civilizaes enfrentavam problemas ligados s travessias. Pequenos obstculos como rios, vales dificultavam e/ou impossibilitavam a comunicao e at mesmo o comrcio entre os pequenos vilarejos. Durante este perodo foi que se desenvolveram as pontes, motivo de fascnio para usurios,

02

projetistas e construtores, uma vez que o surgimento das mesmas significava uma evoluo do homem no que diz respeito capacidade de criar novos mtodos e tcnicas construtivas. PINHO (2007). Segundo OLIVEIRA (1999), as primeiras pontes formaramse pelas quedas dos troncos das rvores h 5000 a.C.. Os primeiros materiais utilizados em construes de pontes foram madeira e pedra. Durante toda Idade Mdia, de acordo com NOGUEIRA (2003), as batalhas em busca de poder e a necessidade de defesa por parte de reis e imperadores foram responsveis pela evoluo de pontes e suas tcnicas construtivas, neste perodo desenvolveram-se as pontes fortificadas, elevadias e com novos formatos exemplos: arco ogival e arco abatido. Ainda de acordo com o mesmo, a primeira ponte construda totalmente em ferro fundido foi em 1779, e as pontes metlicas somente tornaram-se realidade na revoluo industrial com o surgimento de siderrgicas no sculo XIX. Com a crescente urbanizao e com a necessidade de se abrir novos caminhos para o mercado capitalista apareceram os novos desafios para os projetistas e construtores como, por exemplo, os grandes vos. Todavia segundo DUPR (2000), com o desenvolvimento do concreto e sua associao ao ao, esta problemtica pode ser solucionada.

Figura 02: Evoluo das construes de Pontes Adaptado: Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010).

Em dias atuais, com a variabilidade de tcnicas e materiais de construo desenvolvidos criou-se uma espcie de tipologia das pontes, onde se opta de acordo com a necessidade e viabilidade o tipo a ser construda. Dentre elas podem-se citar as pontes estaiadas.

03

De acordo com SILVA (2003), as pontes estaiadas oferecem inmeras vantagens, pois solucionam problemas topogrficos e de navegao fluvial, evitam grandes agresses ao ambiente e vencem grandes vos sem a necessidade de muitos apoios. Este tipo de ponte tem se tornado comum devido ao seu arranjo estrutural que utiliza a sustentao de seu tabuleiro atravs de cabos ancorados nas torres e longarinas principais. Suas distribuies so simtricas e as componentes horizontais atuantes na torre se estabilizam proporcionando grande rigidez a toda estrutura. Os arranjos de estais (cabos), mais utilizados so: Leque, arpa e misto, e se diferem quanto a sua distribuio e/ou associao e forma de ancoragem conforme figura abaixo:

Figura 03: Esquema demonstrativo de disposio dos cabos. Fonte: NASCIMENTO (2012).

2.2

. Prototipagens Rpidas

Quando um projeto de ponte desenvolvido existem fatores que devem ser levados em considerao, dentre eles podem-se citar os urbansticos, ambientais, sociais, econmicos da rea de estudo e sobre tudo a interao entre os princpios estticoformais, tcnico-estruturais e funcionais. FRAMPTON (2001) defende a ideia de que estes estudos podem antever problemas ligados execuo. Alm destes pr-estudos, com a finalidade de aperfeioar as representaes grficas e facilitar a execuo de obras deste tipo, a arquitetura vem desenvolvendo cada vez mais seus critrios realsticos. exatamente o que PUPO (2010) prope com seu estudo de (PRs) ou Prototipagens Rpidas. Esta tcnica consiste em um conjunto de tecnologias de construo fsica de peas atravs de um modelo de trs dimenses (3D), baseada na adio automatizada fatia-afatia. Cada fatia fsica (eixo Z) determinada por um incremento na distncia de uma

04

plataforma mvel sobre a qual so delineadas as formas de cada fatia em duas dimenses (2D) ou (plano X-Y) . Estas partes fatiadas podem tambm ser conhecidas tambm como curvas de nveis. VOLPATO (2007).

Figura 04: Esquema de representao de adio automatizada fatia-a-fatia. Fonte: Adaptado: http://www.gd4caminhos.com/o-que-e-orientacao/topografia

Atravs desta delineao geomtrica, obtm-se as formas de cada fatia permitindo a partir disto a escolha do material e ser usado na confeco do prottipo. Outra questo relevante para a confeco de prottipos a escolha da escala ideal, est permite de acordo com HECHINGER (2003) uma representao mais realstica alm de facilitar a fases de testes e ensaios. Definido estas etapas realizado o estudo detalhado de cada fatia a fim de determinar o volume a ser preenchido de cada pea. Esta determinao se d por programas de CAD que utilizam frmulas de volumes por integraes das funes geradas pelas curvas de nveis tais como:

Frmula (01)

Frmula (02)

Frmula (03)

Fonte: CLCULO VOL. 01, James Stewart.

MICHELL E MCCULLOUGH (1995) defendem a ideia de que a experimentao e os testes atravs destes pequenos modelos produzidos com dimenses proporcionais ao da realidade permitem um melhor resultado final.

05

3.

Materiais e Mtodos

Para elaborao deste artigo foi necessrio o estudo mais aprofundado de pontes estaiadas e prototipagens rpidas, uma vez que estes assuntos apenas sero tratados em disciplinas especficas posteriores. Alm disto, pode-se contar com sites de empresas voltados a estes tipos de tcnicas e obras. Utilizaram-se ainda, fotos e frmulas para uma demonstrao simplria da evoluo das pontes bem como, de alguns dos processos das prototipagens rpidas. Foi elaborado o esquema de distribuio de cabos nas pontes estaiadas. Com o material coletado construiu-se uma pequena maquete a fim apresent-la como instrumento do estudo de uma discusso, baseada em um estudo de caso feito pelo Instituto de Engenharia (1916).

4.

Resultado e Discusso

Baseado no trabalho desenvolvido por engenheiros do Instituto de Engenharia (1916) pode-se demonstrar alguns resultados experimentais, realizado na Ponte Octvio Frias de Oliveira (SP), cuja inteno era satisfazer as expectativas quanto ao uso das prototipagens rpidas nas fases de execuo e elaborao de projetos de pontes. Antes do processo de criao desta ponte, foram realizadas medies de toda a rea de sua implantao. Nestas foram levados em considerao todos os dados topogrficos, que permitiram uma releitura do terreno para a elaborao de um projeto bsico que a princpio propunha a construo de duas pontes estaiadas. De posse destes dados foi construdo um modelo em 3D que abrangia o espao onde se localizariam as pontes. Aps o processo de estudo de cada volume gerado pelo corte fatia-a-fatia, construiu-se um prottipo a fim de se realizar testes de fora de estrutura, viabilidade de projeto e custos gerais da obra. Com o prottipo desenvolvido e os testes necessrios realizados chegou-se a concluso que o projeto no atenderia as questes estruturais e de funcionalidade. Alm disso, a construo de duas pontes acarretaria em uma grande mobilizao da regio, gerando impactos no trnsito, populao vizinha e nas redes fluviais. Esta viso s foi possvel aps a reproduo do espao a ser construdo.

06

De volta ao planejamento e aos estudos, arquitetos e engenheiros concluram que apenas um mastro seria capaz de suportar as duas longarinas (pistas), e em um projeto inovador desenvolveram longarinas posicionadas com angulao de 60 graus cada uma. Assim como no primeiro projeto, foram produzidos prottipos para realizao de ensaios. Refeitos os testes, concluiu-se que o novo projeto atendia s todas as exigncias que foram, anteriormente, consideradas como problemticas, sendo assim, se deu o incio da execuo das obras. Com o projeto executivo e todas as questes estruturais concludas, aps o inicio das obras outra prioridade passou a ser analisada. A iluminao desta ponte no poderia ser realizada de acordo com normas prestabelecidas, visto que, a angulao assumida por ela iria interferir diretamente na visibilidade dos condutores. Para se realizar o projeto de iluminao desta ponte foram utilizados os seguintes critrios alm dos estticos: ofuscamento, quantidade de luminosidade e distribuio espectral, uniformidade, reproduo de cores e economia de energia. Somente aps estes estudos a Philips empresa responsvel pela elaborao e execuo do projeto conseguiu atingir o nvel de luminosidade necessrio para a ponte. Ao todo foram instalados 143 projetores de luz com 36 microlmpadas cada e os cabos so iluminados por cerca de 20 projetores de luzes brancas. Desta forma, ficou clara a importncia da utilizao das prototipagens rpidas para o desenvolvimento do projeto. Somente com as mesmas foi possvel observar as deficincias da primeira proposta antes da fase de execuo. As vantagens obtidas pela utilizao desta tcnica foram grandes, pois atravs dela: a) evitou-se a construo de dois mastros (torres); b) resolveram-se os problemas relacionados ao fluxo do trnsito uma vez que se evitou a interdio e isolamento de vias durante o perodo de execuo da obra; c) colaborou-se para que a mobilizao da rea fosse menor; d) evitaram-se desapropriaes desnecessrias ao redor do permetro da obra; e) resolveram-se problemas ligados a fundaes prximas a redes fluviais que poderiam vir a ser afetadas; f) contribui-se para que a questo estrutural e de segurana fossem solucionados; g) reduziram-se os gastos em cerca de 20 % em relao aos primeiros projetos; h) evitaram-se grandes agresses ao ambiente do permetro de implantao da ponte e; i) colaborou-se para o desenvolvimento e aplicao das novas tcnicas construtivas.

07

5.

Concluso

Este trabalho teve como objetivo explorar a tcnica de prototipagem rpida aplicada no desenvolvimento de projetos e execuo de pontes. Aps a discusso e anlise feita do estudo de caso realizado sobre a Ponte Octvio Frias de Oliveira pode-se concluir que a utilizao dos prottipos no projeto da ponte foi de extrema importncia, pois foi atravs deles que se observou a inviabilidade da execuo do primeiro projeto (duas pontes estaiadas que se cruzariam). Esta tcnica de representao tambm pode ser usada de forma bastante positiva em outras obras similares, proporcionando um resultado final mais satisfatrio.

6.

Referncias Bibliogrficas

[01] DUPR, Judith. Puentes, la histria de los puentes ms famosos e importantes Del mundo. Alemanha: Konemann, 2003. [02] FRAMPTON, K. Studies in tectonic culture. 2ed. Massachusetts: Mit Press, 2001, 430p. [03] Grupo Desportivo 4 Caminhos. Topografia <http://www.gd4caminhos.com/o-que-eorientacao/topografia>; acessado em 06 de maro de 2012. [04] HECHINGER, Martin, Knoll, Wolfgang. Maquetes arquitetnicas. Martins Fontes. 2003. [05] Instituto de Engenharia (1916) Ponte dupla estaida em mastro X sobre o Rio Pinheiros, 2009. [06] MITCHELL, W.; McCULLOUGH M. Digital Design Media. N. York: Van Nostrand Reinhold, 1995. [07] NOGUEIRA, Brbara Lumy Noda. Ponte transpondo o rio Jaguaribe. Joo Pessoa, 2003. Trabalho de Diplomao (Graduao em Arquitetura e Urbanismo) Centro de Tecnologia/ Universidade Federal da Paraba. [08] OLIVEIRA, Gimaoli Cavalcanti. Pontes, para que? Joo Pessoa, 1999. Trabalho de Diplomao (Graduao em Arquitetura e Urbanismo) Centro de Tecnologia/ Universidade Federal da Paraba. [09] PINHO, Fernando Ottoboni; BELLEI, Ildony Hlio. Pontes e viadutos em vigas mistas. Rio de Janeiro: IBS/CBCA, 2007.

08

[10] PUPO, Regiane Trevisan. Ensino da prototipagem rpida e fabricao digital para arquitetura e construo no Brasil: definies e estado da arte. So Paulo: Unicamp, 2010. [11] SILVA, Fernando Soares. Ponte estaiada de madeira. So Paulo, 2003. [12] STEWART James. Clculo vol. 01. 5ed. Mcmaster University, New York, 2003 252p. [13] Universidade Federal do Rio de Janeiro. Evoluo da Construo de Pontes <http://www.ufrj.br>; acessado em 02 de maro de 2012. [14] VOLPATO, N. Prototipagem Rpida: Tecnologias e Aplicaes. So Paulo: Edgard Blucher, 2007.

09

You might also like