You are on page 1of 6

A Grande depresso de 1929 INTRODUO

A crise econmica desencadeada a partir de 1929, quando da quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, reflete a crise mais geral do capitalismo liberal e da democracia liberal. No perodo entre guerras (1919 -- 39), a economia procurou encontrar caminhos para sua recuperao, a partir do liberalismo de Estado, ao mesmo tempo em que consolidava-se o capitalismo monopolista. Mesmo nos EUA, as leis anti-trustes perdiam o efeito e grandes empresas -- industriais e bancrias -- tomavam conta do cenrio econmico, protegidas pela poltica no intervencionista adotada principalmente a partir de 1921.

A PROSPERIDADE AMERICANA

Desde o final do sculo XIX, a indstria norte americana conheceu um grande crescimento, no quadro da Segunda Revoluo Industrial. Em 1912 foi eleito o presidente Woodrow Wilson, do Partido Democrata, a partir da defesa da Nova Liberdade, que comeou a ser aplicada com a criao de leis trabalhistas especficas a algumas categorias profissionais como os marinheiros e de leis que pretendiam eliminar os grandes privilgios de pequenos grupos, atravs de mecanismos que coibiam o controle de mercado, aperfeioando a Lei Anti truste. No entanto o incio da Primeira Guerra anulou essa poltica e a economia passou a ser dominada por Trustes, Holdings e Cartis. As transaes de produtos industriais e agrcolas se ampliaram com a abertura de crditos aos aliados, seguida da concesso de emprstimos Inglaterra e Frana.

A TV, smbolo de prosperidade.

A produo norte americana deu um salto gigantesco em vrios setores, destacando-se a indstria blica, de material de campanha, de alimentos e mesmo de setores destinados ao consumo interno, uma vez que o potencial de consumo no pas aumentou com a elevao do nvel de emprego; ou ainda para a exportao, principalmente para a Amrica Latina, tomando o lugar que tradicionalmente coube Inglaterra.

O PERODO ENTRE GUERRAS

Terminada a Guerra, realizou-se a Conferncia de Paris, onde os trs grandes tomaram as principais decises e impuseram os tratados aos pases vencidos. No entanto, apesar da participao do presidente Wilson, os EUA no criaram mecanismos que garantissem sua participao nas reparaes de guerra ou o pagamento dos emprstimos e das vendas aos pases aliados, ao mesmo tempo em que no reivindicaram nenhum territrio colonial. O fim da guerra provocou a retrao da economia norte americana, pois a industria de guerra diminua o ritmo de produo, assim como os soldados que voltavam da guerra no eram absorvidos pelo mercado de trabalho, entre 1919 e 21 o pas viveu a "Pequena Crise", determinando a derrota dos democratas. A partir de 1922 a Frana e a Inglaterra comeam o processo de recuperao e passam a saldar suas dvidas com os EUA, porm esse procedimento somente ser colocado em prtica, na medida em que os alemes pagarem as reparaes de guerra. A partir de 1924, os EUA passam a colaborar com a recuperao da economia alem, fazendo investimentos no pas, garantindo assim o pagamento das reparaes e consequentemente das dvidas da poca da Guerra esse perodo, aps o ano de 1921, at a crise de 29 ficou conhecido como Big Bussines, caracterizado por grande desenvolvimento tecnolgico, grande aumento da produo em novas reas como a automobilstica, gerao de emprego e elevao do nvel de consumo das camadas mdias urbanas. Os edifcios tronaram-se os smbolos da prosperidade norte americana. A poltica econmica adotada pelos republicanos estimulava o desenvolvimento industrial em setores variados, a concentrao de capitais ao mesmo tempo em que inibia as importaes; essa poltica caracterizava-se pelo nacionalismo, que do ponto de vista social traduziu-se em preconceito e intolerncia.

A CRISE

Manchete de 1929

Alguns componentes so fundamentais para a compreenso da crise: 1) a superproduo que desenvolveu-se durante e mesmo aps a Primeira Guerra Mundial, quando o mercado consumidor estava em expanso. Aps a guerra e com o incio da recuperao do setor

produtivo dos pases europeus, a produo norte americana entrou em declnio. Essa situao expressou-se principalmente no setor agrcola. 2) A especulao na dcada de 20 foi um fenmeno que tambm alimentou a crise, pois como as empresas estavam obtendo altos lucros, suas aes tenderam a crescer, originando sociedades annimas e empresas responsveis apenas por gerir e investir dinheiro. A primeira expresso da crise ocorre no campo, na medida em que as exportaes diminuam, os grandes proprietrios no conseguiam saldar as dvidas realizadas no perodo da euforia, alm disso eram forados a pagar altas taxas para armazenar seus gros, acumulando dvidas que os levou, em massa, falncia. A crise no campo refletiu-se nas cidades com o desabastecimento pois o poder de compra diminua na medida em que a mecanizao da indstria passou a gerar maior ndice de desemprego; e ao mesmo tempo promoveu a quebra de instituies bancrias, que confiscavam as terras e ao mesmo tempo no recebiam os pagamentos dos industriais que passavam a no vender sua produo

A QUINTA-FEIRA NEGRA

A decadncia nas vendas determinou um grande aumento dos estoques e ao mesmo tempo privou os industriais de capital necessrio para saldar suas dvidas ou mesmo manter sua atividade. Dessa forma, muitos empresrios passaram a vendar suas aes no mercado financeiro, elevando seu valor, como forma de levantar recursos e manter a produo; porm a elevao das aes fez com que milhares de pessoas passassem a vender as aes que, ao no encontrarem compradores despencaram, provocando vertiginosa queda nas cotaes, levando bancos e industrias falncia, determinando a queda dos preos dos produtos agrcolas, provocando o desemprego de milhares de pessoas: 3 milhes em abril de 1930, 4 milhes em outubro do mesmo ano, 7 milhes um ano depois, 11 milhes m outubro de 32, de 12 a 14 milhes nos primeiros meses de 1933.

A CRISE MUNDIAL

A crise espalhou-se rapidamente pelo mundo, devido a interdependncia do sistema capitalista. Os EUA eram o maior credor dos pases europeus e latinos e passaram a exercer forte presso no sentido de receberem seus pagamentos. Com a quebra industrial, o bastecimento do mercado latino americano foi afetado, provocando a falte de produtos e a elevao de preos, as importaes norteamericanoas diminuam e mais uma vez os pases latinos sentiam os efeitos da crise, pois viviam da exportao de gneros primrios ou mesmo suprfluos, como o caf no Brasil.

Na medida em que a economia europia se retraa, as reas coloniais na sia e na frica eram afetadas, pois aumentava a explorao das potncias imperialistas.O nico pas a no sentir os efeitos da crise foi a URSS, que naquele momento encerrava o primeiro Plano Quinquenal e preparava o segundo, ou seja, desenvolvia uma economia fechada, que no utilizou-se de recursos externos, apesar das grandes dificuldades do pas aps a Revoluo Russa e a Guerra Civil. Crise de 1929 (Grande Depresso) Por Cristiana Gomes Aps a primeira guerra mundial (1918), os EUA eram o pas mais rico do planeta. Alm das fbricas de automveis, os EUA tambm eram os maiores produtores de ao, comida enlatada, mquinas, petrleo, carvo.

Nos 10 anos seguintes, a economia norte-americana continuava crescendo causando euforia entre os empresrios. Foi nessa poca que surgiu a famosa expresso American Way of Life (Modo de Vida Americano). O mundo invejava o estilo de vida dos americanos.

A dcada de 20 ficou conhecida como os Loucos Anos 20. O consumo aumentou, a indstria criava, a todo instante, bens de consumo, clubes e boates viviam cheios e o cinema tornou-se uma grande diverso.

Os anos 20 foram realmente uma grande festa! Nessa poca, as aes estavam valorizadas por causa da euforia econmica. Esse crescimento econmico (tambm conhecido como o Grande Boom) era artificial e aparente, portanto logo se desfez.

De 1920 at 1929, os americanos iludidos com essa prosperidade aparente, compraram vrias aes em diversas empresas, at que no dia 24 de outubro de 1929, comeou a pior crise econmica da histria do capitalismo.

Vrios fatores causaram essa crise:

- Superproduo agrcola: formou-se um excedente de produo agrcola nos EUA, principalmente de trigo, que no encontrava comprador, interna ou externamente.

- Diminuio do consumo: a indstria americana cresceu muito; porm, o poder aquisitivo da populao no acompanhava esse crescimento. Aumentava o nmero de indstrias e diminua o de compradores. Em pouco tempo, vrias delas faliram.

- Livre Mercado: cada empresrio fazia o que queria e ningum se metia.

- Quebra da Bolsa de Nova York: de 1920 a 1929, os americanos compraram aes de diversas empresas. De repente o valor das aes comearam a cair. Os investidores quiseram vender as aes, mas ningum queria comprar. Esse quadro desastroso culminou na famosa QuintaFeira Negra (24/10/1929 dia que a Bolsa sofreu a maior baixa da histria).

Se o valor das aes de uma empresa est desabando, o empresrio tem medo de investir capital nessa empresa. Se ele investe menos, produzir menos; se produz menos, ento, no h motivo para tantos empregados, o que levar o empresrio a demitir o pessoal.

Muitos empresrios no sobreviveram crise e foram falncia, assim como vrios bancos que emprestaram dinheiro no receberam de volta o emprstimo e faliram tambm.

A quebra da bolsa trouxe medo, desemprego e falncia. Milionrios descobriram, de uma hora para outra, que no tinham mais nada e por causa disso alguns se suicidaram. O nmero de mendigos aumentou.

A quebra da bolsa afetou o mundo inteiro, pois a economia norte-americana era a alavanca do capitalismo mundial. Para termos uma idia, logo aps a quebra da bolsa de Nova York, as bolsas de Londres, Berlin e Tquio tambm quebraram.

A crise fez com que os EUA importassem menos de outros pases, como conseqncia os outros pases que exportavam para os EUA, agora estavam com as mercadorias encalhadas e, automaticamente, entravam na crise.

Em 1930, a crise se agravou. Em 1933, Roosevelt foi eleito presidente dos EUA e elaborou um plano chamado New Deal. O Estado passou a vigiar o mercado, disciplinando os empresrios, corrigindo os investimentos arriscados e fiscalizando as especulaes nas bolsas de valores.

Outra medida foi a criao de um programa de obras pblicas. O governo americano criou empresas estatais e construiu estradas, praas, canais de irrigao, escolas, aeroportos, portos e habitaes populares. Com isso, as fbricas voltaram a produzir e vender suas mercadorias.

O desemprego tambm diminuiu. Alm disso, o New Deal criou leis sociais que protegiam os trabalhadores e os desempregados.

Para acabar com a superproduo, o governo aplicava medidas radicais que no foram aceitas por muitas pessoas: comprava e queimava estoques de cereais, ou ento, pagava aos agricultores para que no produzissem.

O New Deal alcanou bons resultados para a economia norte-americana.

Essa terrvel crise que atravessou a dcada ficou conhecida como Grande Depresso.

Os efeitos econmicos da depresso de 30 s foram superados com o inicio da Segunda Guerra Mundial, quando o Estado tomou conta de fato sobre a economia ajudando a ampliar as exportaes. A guerra foi ento, uma sada natural para a crise do sistema capitalista.

Na dcada de 30, ocorreu a chamada Poltica de Agresso (dos regimes totalitrios Alemanha, Itlia e Japo) e Apaziguamento das Democracias Liberais (Inglaterra e Frana).

A poltica de agresso culminou em 1939 quando a Alemanha nazista invadiu a Polnia dando por iniciada a Segunda Grande Guerra.

You might also like