You are on page 1of 6

Interpretao de Grficos

So elementos de um grfico: Ttulo em geral na forma de frase curta e chamativa, para despertar o interesse do leitor. Subttulo ou texto explicativo essencial para a compreenso do grfico. Nele encontramos o assunto de que trata o grfico, aonde e quando foi feita a pesquisa e muitas vezes as unidades escolhidas para uma ou para as duas variveis envolvidas. Fonte identificao do rgo ou instituio que fez a pesquisa de dados. A fonte valida a pesquisa e permite que o leitor possa confiar nas informaes descritas pelo grfico.

1.1. EIXO HORIZONTAL Onde representada a varivel independente que pode ser do tipo qualitativa ou quantitativa. Este eixo pode ser visvel ou no, no entanto quando tratamos com varivel quantitativa ela deve ser organizada neste eixo em ordem crescente de valores, enquanto no caso de variveis qualitativas elas podem ser dispostas no eixo em qualquer ordem. 1.1.1. DADOS QUALITATIVOS: A ORDEM NO IMPORTA

Grfico retirado da revista Aprender de maio/junho de 2003 1.1.2. DADOS QUANTITATIVOS: ORDEM CRESCENTE DOS DADOS COM ESPAAMENTO PROPORCIONAL ENTRE ELES

Grfico retirado da revista Veja de 2/7/2003 Com dados numricos, o espaamento entre eles, ou a escala de construcao do grfico, deve ser constante de modo que o leitor tenha a exata dimenso da distncia entre as tomadas de informaes. Caso contrrio podemos ter uma distoro da informao. Um exemplo disso pode ser visto nos seguintes grficos que retratam o mesmo conjunto de dados, mas que podem ou no dar a impresso de maior ou menor crescimento do nmero total de linhas telefnicas no mesmo perodo de tempo.

Grficos retirados de prova do ENEM No caso de dados com muita disperso de valores, como o caso, por exemplo, de tendncia das alturas ou pesos de alunos de uma sala de aula, quando encontramos muitos valores e poucos alunos para cada valor, os dados devem ser agrupados em intervalos de modo que o grfico possa ser lido facilmente e comunique rapidamente o que se deseja. Por exemplo, se em uma classe encontramos os seguintes dados para as alturas de 26 alunos, descritos na tabela pelos seus nmeros e com suas alturas em metros: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

1,60 1,61 1,75 1,67 1,81 1,62 1,79 1,66 1,72 1,70 1,57 1,73 1,74 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 1,68 1,70 1,75 1,67 1,69 1,88 1,66 1,68 1,69 1,74 1,75 1,82 1,56 Alturas no intervalo (em Total de alunos com essa altura m) 1,55 a 1,59 2 1,60 a 1,64 3 1,65 a 1,69 8 1,70 a 1,74 6 1,75 a 1,79 4 Acima ou igual a 1,80 3 1.1.3. GRFICOS COM DADOS AGRUPADOS: COMUNICAO ADEQUADA DA INFORMAO Cujo grfico de barras seria:

1.2. EIXO VERTICAL Este eixo tambm pode estar ou no explicitamente desenhado, mas a unidade utilizada deve ser cuidada dependendo do intervalo de sua variao. Um exemplo disso est na seqncia de grficos que seguem e que mostram a variao de diversos indicadores econmicos no mesmo perodo de cinco dias. Observamos que em cada um deles a unidade do eixo vertical diferente em funo do intervalo dos dados. Alm disso, para facilitar a comunicao, a numerao no se inicia de zero, mas se restringe ao intervalo de nmeros em que varia o indicador econmico.

Grficos extrados da Folha de So Paulo de 14/09/2003 1.3. TIPOS DE GRFICOS Cada tipo de grficos tem uma funo diferente, basicamente eles so de trs tipos: em barras, em linha ou segmentos ou em setores. Os grficos em barras, em que os dados so representados por retngulos verticais (colunas) ou horizontais (barras), so utilizados sempre que temos variveis qualitativas, ou ainda para representar dados numricos colhidos de diversas populaes. 1.3.1. GRFICOS EM BARRAS HORIZONTAIS

1.3.2.

Grfico retirado da revista Aprender maro/abril de 2003 GRFICOS EM BARRAS VERTICAIS

Fonte: MEC Grfico retirado do jornal Folha de So Paulo de 14/05/2003 Uma variao do grfico de barras o grfico em barras mltiplas que empregado quando desejamos comparar dados em duas ou mais populaes.

Grfico retirado do jornal Folha de So Paulo de 14/9/2003 Muito usados nos meios de comunicao so os grficos pictricos, nos quais os retngulos das colunas ou barras soa substitudos por desenhos relacionados ao tema do grfico, como pode ser vista a seguir:

Grfico retirado da revista Super Interessante de fevereiro/2003 Neste ltimo exemplo, a ilustrao impediu que o grfico respeitasse a proporcionalidade dos dados. Isso pode ser visto, por exemplo, nas colunas que correspondem a 20,1 e a 10,6 bilhes de dlares que no desenho so praticamente da mesma altura. 1.3.3. GRFICOS EM LINHAS O grfico em linha ou de segmentos possui uma funo bem definida, ele utilizado para representar a variao de uma nica grandeza em relao ao tempo. Ou seja, a varivel do eixo horizontal sempre tempo. Podemos assim acompanhar o crescimento ou decrescimento da grandeza que estamos pesquisando ao longo do tempo seja ele medido em dias, anos, dcadas, horas Exemplos tpicos so as pesquisas eleitorais sobre a inteno de votos aos candidatos, que mostram claramente a evoluo dessa tendncia ao longo de um perodo de tempo. Outros exemplos so comuns no acompanhamento da inflao, valor das moedas estrangeiras, mortalidade infantil, taxa de desemprego, e muitas outras informaes que so acompanhadas ao longo do tempo, para que se possa verificar tendncia de aumento ou diminuio, pontos crticos de maior ou menor valor da grandeza em estudo.

Grfico retirado da revista Aprender maro/abril de 2003

Grfico retirado do jornal Folha de So Paulo de 14/9/2003 1.3.4. GRFICOS EM SETORES O grfico em setores construdo tendo como base um crculo e o ngulo central de cada setor corresponde ao valor da varivel. Este tipo de grfico tem como objetivo mostrar o todo da populao investigada, na forma do crculo, e muitas vezes esconde os dados brutos investigados fornecendo resultados em porcentagens.

Podemos observar que todo grfico de barras simples pode ser representado tambm em setores. J os grficos em linha, apesar de poderem ser descritos em barras simples, com o cuidado de ordenar a varivel tempo no eixo horizontal, nessa forma tm sua comunicao visual prejudicada. Por outro lado, no faz sentido transcrever grficos em linha para setores. Concluindo a habilidade de ler e interpretar tabelas e grficos, exige o conhecimento de regras que regem essas estruturas de textos, para que o aluno possa ultrapassar o senso comum e analisar criticamente as informaes sua volta.

You might also like