You are on page 1of 2

Anlise do romance: A Viva Simes (Jlia Lopes).

A escritora Jlia Lopes de Almeida, foi uma mulher/escritora que estava frente de sua poca. o que podemos observar nesse romance "A Viva de Simes. Nele, Jlia mostra traos que constantemente na leitura entendemos que ela busca mostrar o machismo e as ideias equivocadas que se tinham contra o pblico feminino, um preconceito exagerado. A obra "A Viva de Simes" um romance que tem como protagonista principal Ernestina, viva do comendador Simes, de cuja unio nasce Sara. A viva Simes, como era conhecida, era herdeira de fortuna do falecido, mas tambm do enfrentamento social por conta dos pensamentos e dogmas da realidade social do tempo da autora, o perodo oitocentista. Era uma mulher cometida e que demonstrava infelicidade pela vida rotineira e cheia de solido, o que vemos nesse fragmento: [...] Arranjos de casa... idas modista... passeios inteis pela rua do Ouvidor...estudos de msica para figurar nos saraus das amigas...um ou outro vero em Petrpolis, raro...e os cuidados pela educao e sade da filha, pelo bem estar do marido e por bem conservar as regalias da sua vida material, de burguesa rica (A Viva de Simes) O romance trata, portanto, em especial de abordar a vida da personagem feminina em uma situao especial, a viuvez. Podemos diante mo j perceber o primeiro grande trao do realismo, acerca do casamento e do papel que cabia mulher na sociedade, ou seja, os conflitos da traio cometida pelo homem e/ou pela mulher na poca, a infelicidade nos matrimnios e a viuvez que, na poca e as mulheres enfrentavam com bem mais preconceitos a fora de uma grande ideologia patriarcalista.Pois, naquele momento da sociedade ,a qual alimentava que a mulher de maneira nenhuma poderia subverter o matrimonio mesmo depois de separao por morte do esposo e que no era to rgido para no caso o contrrio,pois no havia tal vigilncia para os homens. justamente o que podemos aferir na obra realista crtica de Jlio Lopes - uma grande viso patriarcal da poca afetou tambm a linguagem das obras, pois forava a sujeio da mulher a obedecer a preceitos como incontestveis. A sociedade exigia de uma mulher do final do sculo XIX, se viva, no caso da protagonista desse romance, as obrigaes de zelar pela imagem do falecido marido e de sua famlia, no caso de Ernestina sua filha Sara. Mas, Ernestina no se deixa levar pelos valores urbanos presentes na sociedade, eis mais um grande trao de romances realistas, acontecimentos na vida conflituosa urbana dos personagens. Esse tambm o grande foco do drama pessoal vivido por ela que se estabelece entre o papel que exigido pela sociedade e o de me cuidadosa e zelosa por sua filha e a memria do falecido. Nesse romance a presena da filha, Sara tambm se faz importante nos acontecimentos, alm dos conflitos entre a razo e o amor de Ernestina, entra outro personagem, Luciano, paixo do passado de Ernestina, que em visita acaba de deixa um grande conflito em sua

vida: ela fica dividida entre a n sujeio aos valores patriarcalistas e seu destino individual amoroso. Tinha medo de apaixonar-se um dia, fugia do perigo de amar, de trazer para casa, para o gozo do seu corpo e da sua alma, um padrasto para a filha, um estranho com quem tivesse de repartir os seus cuidados e as suas riquezas (A Viva Simes).

No fosse s isso preocupante, sua filha Sara tambm flerta o corao do homem, que se mostra apenas um grande sedutor sem compromisso. Com o desenrolar do romance, me e filha, com o grande cuidado da me em disfarar o triangulo amoroso, passam a disputar o mesmo homem. Ao fim do romance, nenhum sai vitoriosa da aventura amorosa e que se demonstra que o gnero feminino sai mais uma vez ferido e discriminado pela sociedade. Esse conflito entre amor materno e amor sexual permeia boa parte do romance e expe as torturas psicolgicas de uma mulher dividida entre a vontade da sociedade os impulsos do corao. Esse grande conflito, na obra de Jlia Lopes, nos mostra os traos realistas entre o amor materno e amor sexual e expe as mazelas psicolgicas de uma mulher que ficou dividida entre a vontade da sociedade e seu corao.

You might also like