You are on page 1of 3

AULA 4A TIPOS DE OPERAES UNITRIAS RECORDANDO:

Processo Qumico um conjunto de aes executadas em etapas, com modificaes fsicas e da composio qumica. Cada uma das etapas seqenciais em uma linha de produo industrial um processo unitrio (reaes qumicas ou operaes unitrias). Operaes Unitrias: so sequncias de operaes fsicas necessrias viabilizao econmica de um processo qumico.

Classificao das Operaes Unitrias


Uma das possveis classificaes leva em considerao o tipo de operao envolvida: 1. Operaes Mecnicas: operaes de transporte e separao de fluidos (gases, lquidos) e operaes com slidos.
1.1 Slidos granulares: A. Fragmentao de slidos: tamanho dos slidos reduzido pela aplicao de foras de impacto, compresso e abraso. Aumenta a rea superficial do slido e uniformiza o tamanho. Equipamentos: moinho de discos, moinho de rolos, moinhos de bolas, de facas e martelos, trituradores de mandbulas. B. Mistura: homogeneizao de diversos componentes particulados. Equipamentos: misturadores. C. Transporte: movimentao e transporte de materiais. Equipamentos: veculos industriais, equipamentos de elevao e transferncia; transportadores contnuos, esteiras, guindastes, correias, elevadores. 1.2 Sistemas slido-fluido: A. Slidos de slido Peneiramento: separao de misturas heterogneas de slidos com diferentes dimenses. Equipamentos: peneiras com granulometrias diferentes. B. Slidos de lquidos Decantao: separao de partculas em suspenso na gua, pela fora da gravidade. Equipamentos: decantadores. Floculao: aglutinao, em flocos, de partculas em suspenso por ao de substncias. Sulfato de alumnio nas estaes de tratamento de gua. Centrifugao: isolar partculas suspensas por meio de uma centrfuga. Filtrao: separao de slido de um fluido. Equipamentos: Filtros por gravidade, por circulao forada, de areia. Flotao: ascenso de partculas slidas pela introduo de bolhas finas de ar. C. Slidos de gases: separar um produto slido de um gs ou de ar: Centrifugao (para gases ciclones) Filtrao (para gases filtros manga) D. Lquidos de lquidos Decantao: separar lquidos imiscveis (no se misturam). Equipamentos: Tanques ou vasos de separao. Centrifugao: separar lquidos imiscveis de diferentes densidades. Equipamentos: Centrfugas industriais.

1.3 Sistemas fluidos: A. Bombeamento de lquidos: deslocamento de lquidos: Equipamentos: Bombas. B. Mistura e agitao de lquidos: Equipamentos: Misturadores e agitadores industriais.

2. Operaes com transferncia de calor:


2.1 Aquecimento e resfriamento de fluidos. Equipamentos: Trocadores de calor. 2.2 Evaporao e Cristalizao. Equipamentos: Evaporadores. 2.3 Secagem. Desidratao atravs da secagem por meio de uma corrente de ar.

3. Operaes com transferncia de massa:


3.1 Extrao lquido-lquido. Utilizao de lquidos para extrair um dos componentes da mistura. Equipamentos: Extratores industriais. 3.2 Extrao slido-lquido. 3.3 Destilao. Baseado nas diferenas de ponto de ebulio das misturas. Equipamentos: Destiladores.

Outra classificao de acordo com a finalidade dentro do processo produtivo: 1. Operaes Preliminares: As operaes unitrias preliminares, como j diz o prprio
nome, so normalmente realizadas antes de qualquer outra operao. Suas funes esto associadas a uma preparao do produto para o posterior processamento ou uma melhoria das condies sanitrias da matria-prima. As principais operaes unitrias preliminares so:

Limpeza Seleo Classificao Eliminao

2. Operaes de conservao:
Esterilizao Pasteurizao Congelamento Refrigerao Evaporao Secagem Fermentao Irradiao

3. Operaes de Transformao:
Moagem Mistura

Moldagem Extruso Emulsificao

4. Operaes de Separao:
Filtrao Cristalizao Sedimentao Centrifugao Destilao Extrao lquido-lquido Extrao slido-lquido

You might also like