You are on page 1of 5

CEIM PETECA PROFESSORA: SOLANGE MARIA SCHNEIDER COSTA TURMA: MATERNAL II PERODO FEVEREIRO 14/2 a 01/03 ANO 2013

PROJETO ADAPTAO 1 - JUSTIFICATIVA: Os primeiros dias no CEIM geram ansiedade, insegurana, angustiam expectativas, medos e duvidas entre pais, crianas, professores e funcionrios. Neste perodo, tanto para as crianas como para a comunidade escolar representa um momento de muita sensibilidade. Considerando esse momento muito importante fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transio do ambiente familiar ao escolar, planejando atividades que garantam uma insero gradativa, demonstrando, segurana para que ambos se sintam bem e permaneam no CEIM com alegria e confiana. 2 - OBJETIVO GERAL: Favorecer um ambiente rico em estmulos, bem aconchegante e seguro para que as crianas sintam se tranquilas, para que as mesmas permaneam no CEIM com alegria e confiana.

3 - OBJETIVOS ESPECFICOS: Participar de atividades ldicas para conhecer o espao e pessoas que fazem parte do CEIM; Construir com as crianas valores de solidariedade, respeito e amizade: Reconhecer seu nome e dos colegas; Organizar com as crianas atividades de rotina; Entrevista aos pais ou responsveis para preenchimento da ficha de entrevista para conhecer melhor cada criana. 4 - CONTEDOS: Referencias da crianas/vinculo Rotina e limites; Regras e combinados; Relaes de convivncia; Espao e funes do CEIM;

5 - PRATICA SOCIAL INICIAL: 6 Querem vir para o CEIM. Porem h necessidade de construir novos vnculos alm da famlia PROBLEMATIZAO De que maneira pode organizar o trabalho pedaggico para corresponder s necessidades e curiosidades das crianas e ao mesmo tempo facilitar a transio

do ambiente familiar ao escolar, para que ambos se sintam bem e permaneam no CEIM com alegria e confiana. 7- INSTRUMENTALIZAO Construo de um crach para identificao das crianas, com fita para amarar no brao de cada um, para identificao do nome. Acolhida rodinha, apresentao das professoras das crianas e explorao dos cartazes da sala. Distribuir massinha de modelar para as crianas brincarem a vontade. Entrevista com os pais ou responsveis para preenchimento da ficha de entrevista de cada criana. Musica: EU VI UMA BRUXINHA NA CHAMIN Confeccionar a xicara de ch da bruxa e pintar com giz de cera. Entregar um balo a cada criana para que cada um encha em seguida, brincar livremente na sala de aula, fazer desenhos de carreta no balo e escrever o nome de cada um e deixa-la levar para casa. Contar a histria: PICOTE O MENINO DE PAPEL. Na TV cineminha. Desenhar com giz de cera a historia PICOTE O MENINO DE PAPEL em folhas de oficio. Brincar na sala com os jogos e brinquedos com os novos amigos e com as novas professoras. Fazer passeios pelo CEIM para conhecer todos os espaos sala de vdeo, refeitrio, banheiros etc. Desenhar os novos amigos do CEIM. Pintar com tinta guache em um cartaz o CEIM. Musica EU VI UM SAPO Confeccionar um sapo pula com cartolina e tampinha de garrafas pet Dramatizar a historia a margarida friorenta. Desenhar O que voc entendeu da historia em folhas de oficio. Brincadeira de roda para identificao do nome, com a msica PASSA BOLA; Brincar com massinha de modelar. Brincadeira do grande abrao envolvendo a turma toda. Confeco do abrao com as mozinhas em seguida escrever para que serve as nossa mozinhas e depois expor na porta da sala. Dia do brinquedo preferido (deixe as crianas brincarem com os brinquedos que trouxeram de casa). Brincadeira garrafa dos elogios. Brincadeira do amigo oculto com a foto dentro de um balo; Construo da Chamadinha interativa utilizando a foto do balo. 8 - AVALIAO: A avaliao se dar no decorrer das atividades propostas sendo que ser observado se as atividades planejadas, neste perodo, de transio do ambiente familiar ao escolar esto garantindo uma insero gradativa, demonstrando, segurana para que ambos se sintam bem e permaneam no CEIM com alegria e confiana. 9 - PRATICA SOCIAL FINAL:

Observar se as crianas e suas famlias esto se inserindo no grupo demonstrando, segurana alegria e confiana.

TEMA: acolhida PERODO: 14 22 de fevereiro OBJETIVO: Participar de atividades ldicas para conhecer o espao e pessoas que fazem parte do CEIM; PRATICA SOCIAL INICIAL: Querem vir para o CEIM. Porem h necessidade de construir novos vnculos alm famlia PROBLEMATIZAO: Vocs gostam do CEIM? O que vocs querem fazer aqui? INSTRUMENTALIZAO Construo de um crach para identificao das crianas, com fita para amarar no brao de cada um, para identificao do nome. Acolhida rodinha, apresentao das professoras das crianas e explorao dos cartazes da sala. Distribuir massinha de modelar para as crianas brincarem a vontade. Entrevista com os pais ou responsveis para preenchimento da ficha de entrevista de cada criana. Musica: EU VI UMA BRUXINHA NA CHAMIN Confeccionar a xicara de ch da bruxa e pintar com giz de cera. Entregar um balo a cada criana para que cada um encha em seguida, brincar livremente na sala de aula, fazer desenhos de carreta no balo e escrever o nome de cada um e deixa-la levar para casa. Contar a histria: PICOTE O MENINO DE PAPEL. Na TV cineminha. Desenhar com giz de cera a historia PICOTE O MENINO DE PAPEL em folhas de oficio. Brincar na sala com os jogos e brinquedos com os novos amigos e com as novas professoras. Fazer passeios pelo CEIM para conhecer todos os espaos sala de vdeo, refeitrio, banheiros etc. Desenhar os novos amigos do CEIM. Pintar com tinta guache em um cartaz o CEIM. Musica EU VI UM SAPO Confeccionar um sapo pula com cartolina e tampinha de garrafas pet

AVALIAO: As crianas recortaro de revistas figuras de pessoas que representam os colegas e funcionrios do CEIM e colaro na folha de atividade e expor na sala.

PRATICA SOCIAL FINAL: Observar se no dia a dia do CEIM as criana est interagindo melhor com o grupo e se esto demonstrando, segurana alegria e confiana.

TEMA: Convivncia no novo espao/ CEIM. PERODO: De 25 01 de maro OBJETIVOS: Construir com as crianas valores de solidariedade, respeito e amizade:

CONTEDOS: Socializao (relao com a outra-criana X criana) PRATICA SOCIAL INICIAL: Contar a histria: A MARGARIDA FRIORENTA.

PROBLEMATIZAO: Como vou me relacionar com meus amigos? O que eu posso fazer e o que no posso fazer; para ser amigos de todos. INSTRUMENTALIZAO: Dramatizar a historia a margarida friorenta. Desenhar O que voc entendeu da historia em folhas de oficio. Brincadeira de roda para identificao do nome, com a msica PASSA BOLA; Brincar com massinha de modelar. Brincadeira do grande abrao envolvendo a turma toda. Confeco do abrao com as mozinhas em seguida escrever para que serve as nossa mozinhas e depois expor na porta da sala. Dia do brinquedo preferido (deixe as crianas brincarem com os brinquedos que trouxeram de casa). Brincadeira garrafa dos elogios. Brincadeira do amigo oculto com a foto dentro de um balo; Construo da Chamadinha interativa utilizando a foto do balo.

AVALIAO: Observar se as crianas se respeitam e conseguem dividir os brinquedos da sala.

PRATICA SOCIAL FINAL: Verificar se as crianas se ajudam, se respeitam e cumprem os combinados construdos.

AGENDA ESCOLAR MATERNAL INTEGRAL II 2013 CEIM PE- TE-CA GESTORA: CLAUDIA R. NOTTAR COORDENADORA: ELIANA ESPINDOLA PROFESSORA: SOLANGE MARIA SCHNEIDER COSTA AGENTES EDUCATIVAS: NGELA ALUNO (A): ..................................................................................................... DATA DE NASCIMENTO:................................................................ NOME DO PAI:.............................................................................. FONE PARA CONTATO:................................................................. NOME DA MAE:................................................................................ FONE PARA CONTATO:..................................................................... TELEFONE CASA:........................................................................... QUEM ESTA AUTORIZADA A VIR BUSCAR A CRIANA NO CEIM: ..................................................................................................... ..................................................................................................... FAZ USO DE ALGUM MEDICAMENTO CONTINUO? SIM ( ) NO ( ) QUAL?........................................................................... TEM ALGUM PROBLEMA DE SADE : ..................................................................................................... ..................................................................................................... (PAPAI E MAME QUANDO A AGENDA FOR PARA CASA NA MOCHILA FAVOR LER O RECADO, ASSINAR E ENVIAR PARA O CEIM A AGENDA NO OUTRO DIA) OBRIGADA. DESEJA A VOCS QUE SUA VIDA SEJA REPLETA DE PAZ E HARMONIA! QUE SEU AMANHECER SEJA SEMPRE BRINDADO COM A ENERGIA DA LUZ DO SOL!! QUE SEU ADORMECER ESTEJA PROTEGIDO PELA LUZ DIVINA! QUE ESTE ANO SEJA REPLETO DE BOAS LEMBRANAS. UM ABRAO CARINHOSO! MATERNAL INTEGRAL II

You might also like