You are on page 1of 14

UNIO METROPOLITANA DE EDUCAO E CULTURA - UNIME ADMINISTRAO

GESTO DE NEGCIOS SUSTENTVEIS

Curso: Administrao 2 semestre Turma B Disciplina: Contabilidade Geral Docente: George Cardoso Discentes: lvaro Lazaroff; Danielly Nogueira; Jeane Ferreira; Osiel Tinel; Tain Soares

Itabuna-Ba. Novembro de 2012

INTRODUO

Os desafios do planejamento na rea social tem indicado para a incluso dos atores no processo social, esse movimento se d pelas lideranas da sociedade, uma vez que casos de sucesso so observados quando o planejamento envolve a busca para atender necessidades socioambientais. Dessa forma, muitas organizaes da sociedade comeam ter uma viso de gesto duradoura e equilibrada. Passando considerar as necessidades de todos; a manuteno dos nveis populacionais sustentveis; conservao e melhoria da base de recursos naturais; reorientao das relaes comerciais internacionais; normatizao e controle da poluio; gerao de novas tecnologias. O sistema social complexo, o que significa que os instrumentos de planejamento tambm tem de incluir mais variveis, modernizando sua abordagem para as necessidades atuais, a fim de no comprometer geraes futuras.

GESTO DE NEGCIOS SUSTENTVEIS O tema dos negcios sustentveis controverso . H que se pensar o que

desenvolvimento? que tipo de desenvolvimento pode ser benfico? a pobreza e a questo social determinam ou so condicionados pelo desenvolvimento? Como o desenvolvimento afeta ou pode ser afeta -do pelo desenvolvimento?

RESOLUO DA ONU N 41/128 DE 04/12/1986: O direito ao desenvolvimento um direito inalienvel do homem em virtude do qual toda pessoa e todos os povos tem o direito de participar e contribuir para o desenvolvimento econmico, social, cultural e poltico de modo que todos os direitos e liberdades fundamentais do homem possam ser realizados plenamente, e de beneficiar-se desse desenvolvimento.

SUSTENTABILIDADE consenso que meio ambiente e desenvolvimento no podem ser tratados separadamente. Por isso criou-se o conceito de desenvolvimento sustentvel. Objetivos das polticas de desenvolvimento: Retomada do crescimento para erradicar a pobreza; Mudana de qualidade do crescimento; Manuteno de um nvel populacional sustentvel; Reorientao da tecnologia para administrar riscos; Incluso do meio ambiente e da economia no processo decisrio das empresas; Podemos dizer que sustentabilidade a capacidade de um dado sistema, desde um micro empreendimento at o sistema planetrio global em que vivemos, de continuar existindo indefinidamente no futuro, lembrando que dependemos de uma base de recursos ltda. ( VAN DER BERGH; VAN DER STRAATEN, 1994).

O conceito de sustentabilidade esta em formao, mas alguns acadmicos consideram importante a observao de trs dimenses: O lado ambiental , o social e o econmico financeiro. Fala-se ainda em uma quarta dimenso: A governana corporativa.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO

SUSTENTVEL

VERSUS

DESENVOLVIMENTO

Um estado de desenvolvimento econmico pode se manter, dadas algumas condies macro econmicas, por longos perodos. Neste caso estamos tratando de desenvolvimento sustentado. Por outro lado, a converso sobre mudanas climticas das ONU estabelece, por exemplo, a importncia da estabilizao na concentrao de gases do efeito estufa para garantir desenvolvimento sustentvel. Ainda h contradies sobre a melhor maneira de se alcanar a sustentabilidade. A principal delas trata do critrio convencional de alocao tima dos recursos ou atravs de outros mtodos como maximizao do valor presente e valorao no mercadolgica. Temas recorrentes do debate sobre sustentabilidade: O papel dos recursos naturais no desenvolvimento socioeconmico; As noes de equidade intergeraes; A contabilidade ambiental; A estabilidade ecolgica; As polticas ambientais; A criao do valor de modo sustentvel;

importante considerar ainda a parcela da populao que ainda no tem suas necessidades bsicas atendidas pela economia de mercado e que no o tero a partir de bases tradicionais do consumo insustentvel. O relacionamento entre o capital natural, o social e o econmico complexo mas possvel considerar o desenvolvimento sustentvel como uma juno desta trade criando o que se chama de plano triangular da sustentabilidade. (MOHAPATRA, 1998)

A Carta da Terra: A iluso da separatividade, a preponderncia de ter sobre o ser, o baixo esprito de solidariedade humana e de nos humanos para com os outros reinos da natureza que conosco convivem devem dar lugar a um sentido de reverencia para as fontes do nosso ser e nos levar a uma busca humilde, profundamente enraizada em princpios ticos do lugar que devemos ocupar nessa comunidade mundial.

COMUNIDADES SUSTENTAVEIS Compreenso sobre as definies de Johnson e Kasarada, da Kenan-Flager School of Business.

Pensemos no princpio da sustentabilidade como mecanismo de um relgio, onde cada engrenagem indispensvel para sua existncia e longevidade equalizada.Uma vez que todos os fatores influenciam-se e tem interdependncia, considerando que o papel do governo garantir uma gesto democrtica real, transparente e eficaz, incentivando a sustentabilidade ecolgica, que depende do capital humano, com uma educao de qualidade e habilidades para manterem-se em seus postos de trabalho e ao mesmo tempo ter bem desenvolvida sua capacidade cultural,trazendo consigo valores e crenas positivas sobre suas condies atuais e futuras, ou seja, pessoas que compreendam sua realidade, seu meio de insero e possam ter um planejamento de futuro tangvel. Capital poltico deve estar ombro a ombro com os capitais fsico, financeiro, humano, cultural e social, pois cabe ao governo representar os interesses de suas comunidades e desempenhar a funo de administrador, planejando como arrecadar e repassar recursos para que a mquina social mantenha-se em sincronia, formando pessoas capazes de ter discernimento de qualidade para optar pelas melhores prticas e exigir que a infra estrutura do Estado garanta-lhes seus direitos sociais, acesso cultura, educao, comunicao e uma boa administrao pblica. Capital poltico; Fsico; Financeiro; Humano; Cultural e Social resumem-se a uma relao entre cidado e governo, em uma espcie de crculo vicioso de boas prticas que partem da Educao, que forma pessoas com qualidades e uma viso coletiva aperfeioada, para defender os interesses da comunidade e do meio-ambiente fazendo boas escolhas polticas que administrem de forma eficaz os recursos disponveis, para que assim possamos garantir nossa existncia sem comprometer as prximas geraes.

Quanto menos comes, bebes, compras livros e vais ao teatro, pensas, amas, teorizas, cantas, sofres, praticas esporte, etc., mais economizas e mais cresce teu capital. s menos, mas tens mais. Assim todas as paixes e atividades so tragadas pela cobia. --Karl Marx

NEGCIOS SUTENTVEIS Retornos sustentados sobre o capital investido em longo prazo, na prtica, a sustentao de resultados acima da mdia em prazos mais elsticos parece exigir formulaes estratgicas, econmicos, sociais, ambientais e culturais diferenciados. A maximizao das condies de produzir, comercializar, comunicar, oferecer produtos e servios inovadores, promover desenvolvimento, valorizar direitos humanos, abri novos mercados, parece tender a se viabilizar, cada vez mais. preciso resolver a Curto prazo, sem atingir o resultado no haver argumento para transformaes a longo prazo. Os resultados imediatos, portando precisam ser obtidos enquanto se constroem as plataformas do futuro. Explorar sinergias e complementaridades, a melhor performance depende da natureza do engajamento da capacidade de construrem um ambiente capaz de gerar resultados. No plano operacional, depende do empenho em se encontrar uma frmula aceita para a responsabilizao ( accountability). Trata-se de uma desafio para a gesto contempornea por conta principalmente de alguns fatores. Segundo o World Business Council for Sustainable Development. Responsabilidade empresas . Social Corporativa o comprometimento permanente das

O Triple Bottom Line De acordo com Elkington, um empreendimento sustentvel se contribuir para o desenvolvimento proporcionado simultaneamente benefcios econmicos, sociais e ambientais . Os resultados da pesquisa realizada por Ed Emerson identificam cinco tipo de aes ou programas que propiciam avanos em diferentes partes daquilo que pode ser considerado: Responsabilidade Social Corporativa Empreendimento Social Investimento Social

Filantropia estratgia/ efetiva Desenvolvimento Sustentvel.

Segundo Emerson o valor gerado pela participao combinada entre as partes componentes do desempenho social, econmico e ambiental. Sustenta ainda que silo do desenvolvimento sustentvel permeia os outros quatro e tem uma identidade muito prxima com a da responsabilidade social no mago de seus modelos negociais principais, em suas operaes e cadeias de suprimentos. A definio para descrever empreendimentos sociais como um conjunto de organizaes, que priorizam os objetivos sociais e cujos supervits so principalmente reinvestidos para esse mesmo propsito em negcios ou na comunidade ao invs de serem dirigidos para a necessidade de maximizar o lucro de acionistas e proprietrios. O objetivo dos SRI obter retornos financeiros plenos a taxas de mercado, com alguns componentes de lavores sociais e/ou ambientais. Fundaes e outras formas de organizao paralelas ao negcio tem sido algumas vezes utilizadas para promover tais prticas. Isso mostra que os nveis de sustentabilidade enquanto promovem certo esverdeamento. O conceito de Triple pode ser representado Tambm pelos trs pilares sustentveis: o social, o econmico- financeiro e o ambiental. O foco ou ao estratgica de um dado negcio o que propicia a maximizao ou promove sinergia entre esses trs aspectos da sustentabilidade, as melhores prticas de natureza socioambiental, sem incluir o aspecto econmico financeiro, no geram a sustentabilidade, no garantem a perenidade do negcio- O single bottom line, ou simplesmente o lucro !

OS CINCOS PILARES DO NDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL DA BOVESPA. Diversidade essencial, pois investidores tm necessidades variadas e na busca contnua de desenvolvimento. O mercado potencial para investimentos socialmente responsveis ampliou-se durante os anos 80 e 90. Em 1997, os investimentos que levavam em considerao critrios sociais e ambientais, chamados de Socially Responsible Investing (SRI).

NDICES DE SUSTENTABILIDADE NO MUNDO A seleo das companhias participantes do ndice realizado a partir de um questionrio elaborado pela SAM (Sustainable Asset Management) centrado nos aspectos de desempenho ambiental, inovao, governana corporativa, relaes com investidores e comunidade geral. O DJSI utiliza um mtodo conhecido como Best in Class, pelo qual so selecionadas as empresas com melhor desempenho em cada um dos setores econmicos, excluindo-se apenas empresas do setor de defesa, com faturamento acima de 50% oriundo da venda de armas. A frica do Sul foi o primeiro mercado emergente a incorporara sustentabilidade em seu mercado de aes.

O NDICE BOVESPA DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL O ndice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) busca criar um ambiente de investimento compatvel com as demandas de desenvolvimento sustentvel da sociedade contempornea e estimular a responsabilidade tica das corporaes. I ISE uma ferramenta para anlise comparativa da performance das empresas listadas Bovespa sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficincia econmica, equilbrio ambiental, justia social e governana corporativa, Tambm amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nvel de compromisso com o desenvolvimento sustentvel, equidade, trasnparncia e prestao de contas, natureza do produto, alm do desempenho empresarial nas dimenses econmicofinaceiro, social ambiental e de mudanas. METODOLOGIA Na primeira e nica vez em que o Cise (Conselho do ndice de Sustentabilidade Empresarial) da Bovespa deliberou sobre esse tema foi decidido, maior parte dos seus membros, pela no excluso prvia de qualquer setor. Isso significa apenas que empresas tem a oportunidade de preencher o questinrio e participar da seleo, a no excluso por princpio de nenhum setor, representa hoje o formato mais adequado e mais avanado para a avaliao com vistas criao de ndices todos os elementos relativos sustentabilidade de cada setor so avaliados em profundidade, incluindo potenciais, riscos e impactos adversos associados natureza dos produtos e sevios de cada empresa. DIMENSES O conceito-base do ISE o TBL, introduzido pela empresa de consultoria inglesa Sustain Ability, que avalia elementos econmico-finaceiros, sociais e ambientais de forma interada. Foram acrescentados aos trs princpios no ISE, mais dois grupos ou mais duas dimenses, so elas: Dimenso geral e de natureza do produto e

Dimenso governana corporativa. CRITRIOS Cada um dos trs grupos temticos classicos, o ambiental e o econmico-finaceiro, foi dividido em: Polticos, gesto, desempenho e cumprimento legal ou "compliance". Cada um desses quatro critrios refletido num conjunto de indicadores respresentados por questes objetivas, sendo que o peso de cada dimenso igual. Apenas a dimenso ambiental apresenta indicadores e questes diferentes, conforme a natureza do negcio. Assim, as instituies financeiras, consistencia e comparabilidade, so tambm caractersticas desejveis num indicador ou num conjunto de indicadores de sustentabilidade. Finalmente, a relao de um conjunto de indicadores deve passar pelo teste de utilidade e sua praticalidade, o que inclui, entre outros fatores, sua complexidade, resistencias possveis e os custos envolvidos em sua observao.

INDICADORES PARA RELATRIO (REPORTING) O IBASE Instituto Brasileiro de Anlises Sociais e Econmicas, rgo sem e pode certifica-las com o Selo Balano Social Ibase de acordo com o desempenho social de cada empresa. O Instituto Ethos De Responsabilidade Social disponibiliza a sociedade relatrios para que instituies faa seu prprio diagnstico de responsabilidade social assim podem verificar suas aes sociais e da traar estratgia e monitoramento de seu desempenho . Cada relatrio contem indices relativos a Valores, Transparncia e Governa, Pblico Interno, Meio Ambiente, Fornecedores, Consumidores e Clientes, Comunidade e Governo e Sociedade. Empresas dos mais diversos segmentos enviam seus relatrios para o ETHOS, com a finalidade de comparar quais esto com as melhores prticas de responsabilidade social. Porm existem alguns indicadores que so especficos para determinados setores. (exemplo: setor minerao, energia eltrica, varejo, petrleo, etc.). O desempenho das empresas a partir da responsabilidade social.exemplo foi o Pacto Global, as Metas do Milnio, as Normas SA8000 do SAI (Social Accountability International), norma que certifica empresas de acordo a melhoria das condies de trabalho e a AA100 do ISEA(Institut of Social and Ethical e Accountability). Em 2005 empresas brasileiras enviaram seus autodiagnostico.

GRI (GLOBAL REPORTING INITIATIVE) A JIA DA COROA O GRI um modelo internacional padronizado de Balano Social e de Sustentabilidade e seu propospito incentivar o aprendizado e a responsabilizao social, para isso fornece a base para o relatrio de sustentabilidade, fortalecendo assim aspectos ambientais, sociais e economicos das empresas, esse relatrio identifica e incorpora caractersticas e conferindo credibilidade a partir das informaoes enviadas, como: Relevancia (que atenda expectativas), Confiabilidade (sem erros), Inteligibilidade (clientes informados), Comparabilidade (passvel de monitomamento), Temporalidade (de acordo a necessidade) e Verificvel (credibilidade). um instrumento reconhecido mundialmente por diversos pblicos de interesse (stakeholders), e representa um grande avano no que se refere avaliao de desempenho ambientais, sociais e economicos das empresas.

INDICADORES PARA INDICES (DE SUSTENTABILIDADE) Os indicadores do GRI e do ISEA devem e so objetivos impossibilitando distores de resultados, sendo os mesmo revisados e atualizados de acordo aos avanos socioambientais e ou economico-financeiro.

POSICIONAMENTO ESTRATGICO E A MATRIZ DE HART Esse modelo estratgico revela como as empresas se elaboram aes imediatas (hoje) e q tambm quanto as aes futuras (amanh), demontra o que deve ser o foco de maior relevncia criando meios (planejando) para atender os mais diversos stakeholders (grupo de interesses) e at possveis defesa sobre aes de concorretntes. .

Fonte: Criando Valor Sustentvel, Stuart L. Hart e Mark B. Milstein UNC-KFBS Indutores ou Lentes da Sustentabilidade, so fatores que potencializam a necessidade de avanos com o processo de conscientizao da sociedade sobre aspectos como poluio, consumo exarcebado e produo de resduos bem como o uso de tecnologias limpas e rompedoras alm de visualizar que imprescdivel a diminuio da pobreza atual e o aumento populacional. Estratgias, de acordo com os indutores sustentveis, tem como foco a ecoeficincia minimizando o desperdcio e a produo de resduos, emisso de poluentes e busca a eco-eficcia priorizando o uso de tecnologias sustentveis que atenda grupos socias no inclusos e no futuro essas aes sejam contnuas. Ganhos Corporativos (Competitividade) com base nas estratgias as empresas buscam alcanar vantagens no mercado produzindo mais, reduzindo custos e riscos em permanente inovao. Empresas inovadoras procuram novas tecnologias, criam novos mercados, so capazes de se reposicionar no mercado atuando com produtos e servios diferentes do que produziam, assim h uma destrio criativa uma vez que retira de seu portiflio produtos insustentveis dando lugar inovao com produtos que no acometam negativamente geraes futuras, atingindo grupos socias no atendidos. Essas aes confere s empresas inovadoras reconhecimento legitimo e melhora reputao junto a diversos grupos de interesses e a sociedade. Ter viso de sustentabilidade o caminho ao crescimento e a uma tragetria especial pois contribuem para o desenvolvimento economico e social.

JACKSON
Embora haja prticas reconhecidas e indicadores teis, no h frmulas ou atalhos. Tambm no existem empresas sustentveis, mas, to-somente, organizaes que buscam, no dia-a-dia, o caminho do negcio sustentvel, considerando todos os possveis impactos de suas atividades sobre os mltiplos A sustentabilidade social implica na felicidade concreta de uma sociedade para hoje e que se reflita no amanh da mesma maneira. A concretizao para esse bem estar dos homens deve ser promovida por campanhas instaladas tanto pelo poder pblico, como pelo privado, na aplicao de projetos consistentes e com participao da sociedade, a maior interessada.

CONCLUSO

Infelizmente, devemos reconhecer que a sustentabilidade empresarial ainda no um tema central em muitas empresas. Principalmente em pases como o nosso e nos pases ricos, muitas corporaes associam a idia da sustentabilidade empresarial a um aumento nos custos de operao e nos preos de venda; o que provocaria um risco aos seus produtos e a sua penetrao no mercado consumidor. No entanto, aos poucos, essa viso vai sendo revertida pela conscientizao cada vez maior dos consumidores e a real presso que esses grupos vm fazendo sobre o mercado e, conseqentemente, sobre as empresas. Cabe a cada um de ns, como consumidores atentos, elevar o nvel de presso sobre essas empresas teimosas e deixar bem claro que; ou elas mudam sua forma de agir e controlam seus procedimentos produtivos e agem de forma mais sustentvel, ou seus produtos acabaro sendo deixados de lado e elas perdero o mercado. Mas, para que a sustentabilidade empresarial seja uma realidade em todo mundo, os consumidores devem se unir e promover uma grande onda de esclarecimento e de cobrana consciente. Devem fazer os empresrios entenderem que chegou o fim do lucro pelo lucro e que, agora, pensar com responsabilidade e cuidar do mundo que nos cerca crucial para nossa prpria sobrevivncia.

You might also like