You are on page 1of 6

O CONCEITO DE MUNDO DA VIDA NA CONCEPO DE JRGEN HABERMAS1

Eduardo Barbosa Vergolino2

Jrgen Habermas ao elaborar tica do Discurso utiliza-se de um conceito derivado de Husserl chamado mundo da vida (lebenswelt). Olhando partir da viso habermasiana o que o mundo da vida podemos definir como sendo o mundo em que as pessoas vivem e do qual emerge todo o conhecimento humano. Este conhecimento surge atravs da utilizao da razo subjetiva dos indivduos gerando assim o conhecimento. Mas a introduo do mundo da vida por Husserl deriva de uma crtica ferrenha do filsofo sobre os avanos do cientificismo.
Isso representa um grave prejuzo autocompreenso do mundo prcientfico e, inclusive, ao saber cotidiano do mundo da vida, porque nega seu contedo racional e recusa as autocompreenses (conceitos, critrios, regras, esquemas, pressupostos, etc.), eliminando elementos do saber cotidiano, que os sujeitos geram culturalmente ou mantm, mediante seus produtos simblicos e suas experincias de vida (PIZZI, 2006, p. 122).

Assim, Habermas busca no mundo da vida uma relao entre os indivduos geradora de conhecimento. Conhecimentos esses que no esto embasados na definio de leis objetivas, mas sim, no convvio humano criador e mantenedor de leis humanas. com esta busca que Habermas descobre a idia de um mundo da vida social, onde cada indivduo se mostra em sua originalidade perante os outros e o mundo. Atravs desta originalidade exercida entre os indivduos possvel voltar experincia prcientfica, e poder compreender o sentido das coisas atravs da subjetividade humana. A proposta husserliana do mundo da vida oferece vantagens sobre o pensamento positivista, pois faz com que o pano de fundo da interao social seja o mundo da vida.
1 2

Trabalho apresentado para comunicao no V Encontro Interinstitucional (UFPB-UFRN-UFPE). Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal da Paraba.

Nesta diferena o observador no participa menos que o observado na formao do conhecimento, porm, uma certa parte do mundo da vida pode ser transformada em verdade cientfica, porm, jamais o sentido da experincia vivida (PIZZI, 2006, p. 125). Mas a utilizao que Habermas d ao mundo da vida na tica do Discurso no caminha retilineamente acerca da teoria do conhecimento, mas sim, sobre a introduo do conceito de mundo da vida no mbito de uma teoria da comunicao. A utilizao deste conceito se embasa no fato de o conhecimento, a linguagem, a interao social formarem o emaranhado significado do mundo da vida. Que ao ser reconhecido como a fonte primeira das relaes entre estes fatos se enquadra tambm como o pano de fundo das interaes sociais.
A partir de garantias que s podemos extrair da experincia, o mundo da vida levanta um muro contra surpresas que provm da experincia. Se o saber acerca do mundo se define pelo fato de ser adquirido a posteriori, ao passo que o saber acerca da linguagem, considerado relativamente, configura um saber a priori, ento o paradoxo pode residir precisamente na integrao que existe, no fundo do mundo da vida, entre o saber acerca do mundo e o saber acerca da linguagem (HABERMAS, 2002, p. 93).

Este entrelaamento entre as duas formas de saberes, a linguagem e o saber acerca do mundo oferece uma posio ao mundo da vida que o faz ser um elemento iniciador do agir comunicativo.
Como um todo, o mundo da vida s atinge o campo da viso no momento em que nos colocamos como que s costas do ator e entendemos o agir comunicativo como elemento de um processo circular no qual o agente no aparece mais como iniciador, mas como produto de tradies nas quais ele est inserido, de grupos solidrios aos quais ele est submetido (HABERMAS, 2002, p. 95).

So com essas relaes entre os indivduos, alm do processo comunicativo, que Habermas vai alm do conceito husserliano do lebeswelt. O mundo da vida formado por inmeros componentes surgidos do prprio convvio social embasado num agir comunicativo. O processo de socializao, o entendimento entre as pessoas, as estruturas de personalidade e os modelos culturais so alguns dos pontos fortes para entendermos que, o pano de fundo do mundo da vida vai entrelaar relaes sociais guiadas por um agir comunicativo, seja ele estratgico ou no.

Os componentes do mundo da vida resultam da continuidade do saber vlido, da estabilizao de solidariedades grupais, da formao de atores responsveis e se mantm atravs deles (HABERMAS, 2002, p. 96). Assim, o mundo da vida possui em seu cerne um conhecimento que vem sendo passado por geraes e geraes. Este conhecimento tem como armazm do saber a cultura do povo e, como em todas as culturais ela possui ordens que regulam as relaes entre os indivduos. O mundo da vida como espao de atuao das pessoas para o convvio social organizado necessita ser embasado em relaes de agir comunicativo de tal maneira que venha a acrescentar consensos democrticos e no violentos. A partir do momento em que o mundo da vida influenciado por aes orientadas ao sucesso, os atores sociais passam a ser vistos como objetos passveis de manipulao. O agir orientado ao entendimento que deveria e deve ser o responsvel pela formao do mundo da vida perde sua fora ilocucionria causando um desnvel nas relaes intersubjetivas entre os atores sociais. A concepo habermasiana do mundo da vida baseada principalmente nas relaes intersubjetivas entre as pessoas. medida que os indivduos vo formando suas estruturas lingsticas, consensos so erguidos em meio a debates. O mundo da vida estruturado atravs das formaes de culturas, instituies e identidades surgidas atravs do processo de socializao.
Por isso, ele no constitui uma organizao qual se integram, nem uma coletividade composta de membros singulares. A prtica comunicativa cotidiana, na qual o mundo da vida est centrado, alimenta-se de um jogo conjunto resultante da reproduo cultural, da integrao social e da socializao, e esse jogo est, por sua vez, enraizado nessa prtica (HABERMAS, 2002, p. 100).

As relaes so a base e o incio do mundo da vida. Os contedos simblicos transmitidos culturalmente so potencialmente uns saberes de pessoas. sem o aprimoramento deste saber ao longo dos anos que no se formam, nem se enriquecem, alm de no manterem a cultura. Portanto, a concepo de Jrgen Habermas sobre o mundo da vida nos faz pensar as inmeras relaes interpessoais que em suas conexes montam as estruturas simblicas necessrias para os indivduos viverem coletivamente. A socializao se constri e transforma-se em cultura abrindo um leque de regras, normas e leis formadas

atravs de consensos erguidos comunicativamente. O mundo da vida no um recipiente em que encontramos os saberes dos homens como que estticos, mas sim, uma complicada teia de relaes entre o mundo e as pessoas que originam o conhecimento. As redes de interao de grupos mais ou menos integrados do ponto de vista social, mais ou menos coesos solidariamente, s se formam a partir das aes de coordenao de sujeitos que agem comunicativamente (HABERMAS, 2002, p. 101). Ento, o mundo da vida ao mesmo tempo em que se apresenta como um mundo simbolicamente estruturado atravs da interao social tambm se apresenta como o meio em que as pessoas agindo comunicativamente formam seus contedos pessoais para agirem em comunidade. A sociedade construiu atravs da comunicao um saber paralelo ao saber cientfico que o saber comum. Este tipo de conhecimento possui uma abrangncia que inclui o conhecimento moral e tico entre os indivduos. Portanto, a apresentao do mundo da vida como espao de atuao e ao mesmo tempo como meio de atuao entre os indivduos agindo comunicativamente estabelece a possibilidade da formao do conhecimento subjetivo. O mundo da vida , portanto, o relacionamento entre as pessoas para formarem seu conhecimento a priori, um conhecimento baseado na linguagem. Como por meio do mundo da vida, visto agora numa perspectiva da teoria da comunicao, que Habermas busca mostrar que tica do Discurso pode estar entranhada dentro da rede comunicacional dos indivduos. No decorrer da teoria habermasiana podemos observar que a linguagem no est em um nvel alm do cotidiano das pessoas, mas sim, a linguagem o meio pelo qual deve-se chegar ao entendimento e buscar-se- o consenso como a melhor forma, no a ltima, nem a primeira, mas a melhor forma no momento. A cultura a formao deste consenso atravs de geraes e que no possui um consenso que seja eterno e imutvel, pelo contrrio, a cultura formada por um processo contnuo de transformaes e novos consensos gerados pelo dilogo aberto entre os participantes da comunidade.
Toda a integrao social de conjuntos de ao simultaneamente um fenmeno de socializao para sujeitos capazes de ao e de fala, os quais se formam no interior desse processo e, por seu turno, renovam e estabilizam a sociedade como a totalidade das relaes interpessoais legitimamente ordenadas (HABERMAS, 2002, p. 101).

fundamental entender que a legitimidade das relaes interpessoais, segundo o autor, se d atravs das pretenses de validade e as pretenses de verdade atribudas pelo falante no Discurso prtico, e que podem ser a qualquer momento, indagadas e provadas suas pretenses quando um ouvinte o achar necessrio. Conclumos, portanto, que o mundo da vida formado pela pluralidade de personalidades, instituies e conhecimentos, sejam estes conhecimentos objetivos ou subjetivos. o mundo no qual se encontram os atores sociais capazes de ao e fala e que formam atravs das suas relaes a cultura.

BIBLIOGRAFIA

HABERMAS, Jrgen. Conscincia moral e agir comunicativo. Trad. Guido A. deAlmeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. ___________ . Pensamento ps-metafsico: estudos filosficos. 2 ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,2002. PIZZI, Jovino. O mundo da vida: Husserl e Habermas. Iju: Ed. Uniju, 2006.

You might also like