You are on page 1of 4

anti-aging

Qual o segredo do envelhecimento?

qual o segredo duma longa vida?


Ser que est no nosso cdigo gentico? Ser que onde se vive ou como se vive? Alguma coisa que se faz ou que no se faz? Alguma coisa que se come ou que no se come?

Um japons viveu 120 anos e 237 dias. , tanto quanto sabemos, o mais longe que algum ser humano alguma vez viveu. Morreu de pneumonia em 1986 !

A maioria dos Mdicos Gerontologistas diz que o segredo est, provavelmente, tanto na herana gentica como no ambiente e no estilo de vida. Mas os Mdicos Gerontologistas tambm colocam outras questes, um pouco mais difceis de responder: Se o homem de 120 anos no tivesse finalmente sucumbido pneumonia, ser que ele teria vivido mais anos? Ou estava ele a aproximar-se de algum limite biolgico, intrnseco, intransponvel? Ser que existe um mximo de vida humana para alm da qual no se consegue viver, independentemente de quo favorvel podem ser os seus genes ou o ambiente que o rodeia?

E independentemente de existir ou no esse limite,


O que acontece medida que envelhecemos? Qual a dinmica desse processo? E como que essa dinmica condiciona o nosso tempo de vida, tornando-o mais curto, mdio ou longo? E se percebermos a dinmica, ser que seremos capazes de a utilizar para estender a vida de todos at aos 120 anos ou mais?

E finalmente, a pergunta no menos importante:


Como podemos utilizar esses conhecimentos para lutar contra as doenas e morbilidades associadas velhice, para garantir que este perodo de vida saudvel, activo e independente?

bioqumica e envelhecimento
As protenas, nas suas mltiplas formas e funes, so as principais substncias responsveis pelas funes do dia-a-dia dos organismos vivos. Algumas destas protenas parece que afectam o modo como envelhecemos e o quanto vivemos. A bioqumica do envelhecimento um territrio ainda por explorar Os radicais de oxignio e as protenas glicosiladas, ambos responsveis pelo dano celular; As substncias que impedem e reparam as leses As protenas de resistncia ao calor, as hormonas, os factores de crescimento.

perfil geral de stress oxidativo


Antioxidantes totais Catalase eritrocitria Superxido dismutase eritrocitrio Glutatio peroxidase eritrocitrio Glutatio redutase eritrocitrio Beta carotenos Vitamina A (Retinol) Vitamina C (cido Ascrbico) Vitamina E (Alfa Tocoferol) Vitamina K1 Elastase Polimorfonuclear (PMN) Mangansio (Oligoelemento) Zinco (Oligoelemento) Ferro (Metal prooxidante) Cobre (Metal prooxidante) cidos gordos

perfil metablico

perfil de envelhecimento cardiovascular


Apolipoproteina A1 Apolipoprotena B Indce Aterogneo (Apolipoprotena B/Apoliprotena A1) Lipoprotena a (Lp(a) Homocistena Pro-BNP (Pptido Natriurtico Cerebral) Catecolaminas fraccionadas

radicais livres de oxignio


Segundo a teoria do envelhecimento, as leses causadas pelos radicais livres de oxignio so responsveis por muitas das mudanas que ocorrem no corpo humano. Os radicais livres de oxignio tm, no s, sido implicados no envelhecimento, como tambm nas alteraes degenerativas, incluindo cancro, aterosclerose, cataratas e doenas neurodegenerativas. Os radicais livres de oxignio lesionam as clulas e podem condicionar o envelhecimento dos tecidos e rgos. Os radicais livres de oxignio so um produto do metabolismo normal, produzido medida que as clulas transformam a comida e o oxignio em energia. Os radicais livres de oxignio lesionam as protenas, as membranas e os cidos nucleicos, particularmente o DNA, incluindo o DNA mitocondrial, o rgo intracelular que produz energia.

perfil hormonal
Hormona Tireoestimulante (TSH) Tiroxina Livre (FT4) Testosterona Total

perfil sseo
Marcadores de Formao ssea Fosfatase Alcalina ssea Isoenzimas Fosfatase Alcalina Osteocalcina (BGP) Propptido Aminoterminal Procolagnio Tipo I Propptido AminoterminalProcolagnio Tipo III Marcadores de Reabsoro ssea Cross-Laps (CTX) Cross-Links (NTX) Desoxipiridinolina total (DPD)

Progesterona Total 17--Estradiol Hormona Foliculoestimulante (FSH) Hormona Luteinizante (LH) Prolactina Cortisol Hormona do Crescimento Dihidroepiandrostenediona (DHEA) Insulina Calcitonina (Tirocalcitonina) Melatonina

anti-oxidantes como:
Vitamina C Vitamina E -carotenos Enzimas como o superxidodismutase (SOD), a catalase e o glutatio peroxidase, so a defesa do organismo contra os radicais livres de oxignio. Eles previnem a maioria, embora no todos, os danos oxidativos. Pouco a pouco a leses acumulam-se e deterioram os tecidos e orgos.

Fosfatase cida tartarato resistente Hidroxiprolina Piridinolina e desoxipiridinolina livres Alfafetoprotena (AFP)

perfil tumoral
Antignio Carcinoembrionrio (CEA)

outros marcadores
Hormona Paratiroideia (PTH) 1,25 DihidroxiVitamina D 25 HidroxiVitamina D Gentipo do Colagnio 1-Alfa -1

Antignio CArbohidratado CA 15.3 Antignio Carbohidratado CA 19.9 Antignio Especfico Prosttico (PSA) Antignio Carcinoma Clulas Escamosas (SCC) Antignio Carcinoma Bexiga (BTA)

laboratrio central i
Av. Visconde de Valmor, 33 B 1050-237 Lisboa Tel. 21 798 44 00 Fax 21 798 44 99 horrios Dias teis 7h30-20h00 Sbados 8h00 -13h00

laboratrio central ii
Rua Alexandre Herculano, 1 -1 dto 1150-005 Lisboa Tel. 21 356 10 66 Fax 21 315 77 01 horrios Dias teis 8h00-19h00 Sbados 11h00 -13h00

www.germanodesousa.com
labdiagnstica - patologistas clnicos associados, lda. director: dr. germano de sousa n de licena 00040 l/2005
concepo de contedos: dra. maria jos rego de sousa (mdica patologista clnica) design : kahn.pt - 2013 fev

You might also like