You are on page 1of 4

Refletindo como por espelho

E todos ns, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glria do Senhor, somos transformados, de glria em glria, na sua prpria imagem, como pelo Senhor, o Esprito. II Corntios 3:18 QUANDO QUE O HOMEM EXPERIMENTA A TRANSFORMAO ESPIRITUAL? TRANSFORMAO: As pessoas esto desejando transformao. Desejam suas vidas transformadas, seus lares transformados, sua condio financeira transformada. Existem algumas pessoas que o que mais desejam simplesmente riscar seu passado da memria. No entanto, pretendo apresentar-lhes a mais poderosa transformao disponvel para os seres humanos: A transformao em Cristo. 1. QUANDO O SEU ROSTO DESVENDADO: E todos ns, com o rosto desvendado: A transformao est disponvel a todos: O texto bblico diz: E todos ns (...) somos transformados. Isto significa que no existe nenhuma pessoa que no possa ser transformada; A converso a forma pela qual o vu retirado: O texto bblico diz: com o rosto desvendado. O que significa desvendar o rosto, tirar o vu do rosto? Quando nos voltamos para o versculo 16, compreendemos que a nica forma pela qual o vu pode ser retirado quando a pessoa se converte ao Senhor. Quando, porm, algum deles se converte ao Senhor, o vu lhe retirado. II Corntios 3:16 2. QUANDO COMPREENDE O PROPSITO DE SUA EXISTNCIA: contemplando, como por espelho, a glria do Senhor: O propsito da existncia compreendido quando a pessoa assume o compromisso de viver como um espelho: Que expresso gloriosa esta contida neste texto: contemplando, como por espelho, a glria do Senhor. O espelho perde a razo de ser

quando ele no reflete mais a imagem de outro. O espelho s espelho quando ele tem uma imagem para refletir. O espelho reflete a imagem para a qual ele est se voltando. O homem somente encontrar a razo pela qual vive quando ele se volta para Cristo e reflete a Sua imagem. A palavra traduzida por contemplar, literalmente significa contemplar e refletir. Isto significa que ns podemos contemplar o Senhor e, ao mesmo tempo, podemos refleti-lo em nossa vida. 3. CRISTO O NICO QUE DETM O PODER DE TRANSFORMAR PESSOAS: somos transformados, de glria em glria, na sua prpria imagem, como pelo Senhor, o Esprito: Compreender que Cristo o nico poder capaz de transformar: A expresso contida no texto diz: somos transformados (...) pelo Senhor, o Esprito. No existe no universo nenhum outro poder transformador como o poder de Cristo. Todo grande encontro que o homem tem com Deus pode ser chamado de glria. Davi: Menor na casa de seu pai Rei sobre Israel; Pedro: Um pescador de peixe na Galilia Pescador de almas; Paulo: Perseguidor da igreja O maior missionrio da histria; Voc: Como voc descreveria sua vida? Seja qual for sua descrio, Cristo detm o poder de transform-la.

O processo da transformao: De glria em glria O propsito da transformao: A imagem de Cristo em ns O poder da transformao: O Esprito de Deus Requisitos: 1. Compreender o valor da unidade: E todos ns; 2. Compreender o valor de desfazer as mscaras: com o rosto desvendado; 3. Compreender o propsito de nossa existncia: contemplando, como por espelho, a glria do Senhor.

Resposta: Tornar-se mais semelhante a Cristo o desejo de todo crente, e encorajador saber que Deus tem o mesmo desejo para ns. Na verdade, a Bblia diz que Deus "tambm os predestinou [crentes] para serem conformes imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primognito entre muitos irmos" (Romanos 8:29). Tornar-nos semelhantes a Cristo a obra de Deus, e Ele garante o seu cumprimento (Filipenses 1:6). No entanto, o fato de que Deus vai nos transformar na semelhana de Cristo no significa que possamos sentar e esperar sermos levados ao cu em uma "cama de rosas." O processo exige a nossa cooperao voluntria com o Esprito Santo. Tornar-se mais semelhante a Cristo exige tanto o poder divino quanto o cumprimento da responsabilidade humana. H trs coisas que contribuem para sermos mais semelhantes a Cristo: a nossa entrega a Deus, a nossa libertao do pecado e o nosso crescimento espiritual. 1) Tornar-se mais semelhante a Cristo o resultado da entrega a Deus. Romanos 12:1-2 diz que a adorao envolve uma auto-dedicao total a Deus. Oferecemos os nossos corpos como "sacrifcio vivo" e as nossas mentes so renovadas e transformadas. Quando Jesus disse: "Siga-me", Levi deixou suas mesas de dinheiro imediatamente (Marcos 2:14); do mesmo modo, devemos livremente entregar tudo o que temos pelo bem de seguir ao Senhor. Como Joo Batista disse: "Convm que ele cresa e que eu diminua" (Joo 3:30), por isso vamos nos concentrar mais e mais em Jesus e Sua glria, perdendo-nos em Sua vontade. 2) Tornar-se mais semelhante a Cristo o resultado da libertao do pecado. J que Jesus viveu uma vida sem pecado, quanto mais nos considerarmos "mortos para o pecado" (Romanos 6:11) e vivermos uma vida de pureza, o mais parecido com Jesus seremos. Ao nos oferecermos a Deus, o pecado no mais o nosso mestre, e somos mais claramente identificados com Cristo (Romanos 6:1-14). Jesus nos convida a segui-Lo, e ns temos o Seu exemplo de obedincia (Joo 15:10), de amor sacrificial (Joo 15:12-13) e de sofrimento paciente (1 Pedro 2:19-23). Temos tambm o exemplo dos apstolos, os quais foram um exemplo de vidas transformadas em Cristo (1 Corntios 11:1). Quando se trata de restringir o pecado em nossas vidas, temos ajuda divina: graas a Deus pela Palavra de Deus (Salmo 119:11), pela intercesso de

Cristo (Romanos 8:34, Hebreus 7:25) e pelo poder do Esprito que habita em ns (Romanos 8:4, Glatas 5:16)! 3) Tornar-se mais semelhante a Cristo o resultado do crescimento cristo. Logo quando somos salvos, somos imaturos em sabedoria e conhecimento, e inexperientes em graa e amor ... mas ento crescemos. Em cada uma dessas coisas, a nossa responsabilidade tornar-nos mais fortes - e mais semelhantes a Cristo. antes, crescei na graa e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glria, tanto agora como no dia eterno (2 Pedro 3:18). e o Senhor vos faa crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como tambm ns para convosco (1 Tessalonicenses 3:12). O momento presente: Deus opera em ns agora! E todos ns, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glria do Senhor, somos transformados, de glria em glria, na sua prpria imagem, como pelo Senhor, o Esprito (2 Corntios 3:18). O momento futuro: Um dia, porm, o processo ser completo: Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de v-lo como ele (1 Joo 3:2). A promessa de ser totalmente como Cristo no futuro em si a motivao para nos tornarmos mais semelhantes a Cristo agora. Por isso a Escritura afirma: E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperana, assim como ele puro (1 Joo 3:3).

You might also like