You are on page 1of 58

1

TIPOS DE CONHECIMENTO E CRITRIOS DA CINCIA

1.1

TIPOS DE CONHECIMENTO

De acordo com a literatura, existem quatro tipos de conhecimento, a saber:

1.1.1 Conhecimento emprico, popular, vulgar ou senso comum


Representa a primeira forma de conhecimento, j que existe desde os primrdios da histria. Geralmente, o conhecimento emprico obtido do acaso, cuja finalidade satisfazer uma necessidade imediata, partindo da relao homem X natureza ou transmitido de gerao para gerao, pertencendo, portanto, sabedoria popular. aquele obtido no cotidiano das pessoas, resultante das aes imediatas do ser humano, independentemente de estudos e reflexes. Pelo fato de que este tipo de conhecimento visa unicamente satisfazer algo imediato, no se volta para o estudo minucioso dos experimentos realizados, isto , no se volta para o uso de mtodos e procedimentos cientficos, sendo concebido, ento, como assistemtico (FACHIN, 2001; LAKATOS; MARCONI, 2001). Assim, o conhecimento emprico, apesar de ser verificvel, contenta- se com as imagens superficiais de suas interpretaes, j que seu objetivo principal apresentar solues para os problemas que vo surgindo no cotidiano humano, necessitando, para isso, de vrias tentativas, sendo portanto, um conhecimento falvel e at impreciso. Por esta razo, afirma-se que este tipo de conhecimento resultante do empirismo, ou seja, erro e acerto, sendo que este processo por no se d profundamente, ocorre sem a fundamentao dos postulados metodolgicos, ou seja, de forma superficial e limitada. Destaca-se a caracterstica limitada, devido cada comunidade apresentar suas especificidades fortemente definidas, cuja viso de mundo varia de regio para regio, no respeitando o item exigido pela cincia: a universalidade. Em virtude disso, o conhecimento emprico visto, tambm, como valorativo e, conseqentemente, subjetivo. Lakatos e Marconi (2001) afirmam que o conhecimento emprico por no se voltar para a anlise profunda dos fatos obtidos, visto como sendo um conhecimento acrtico, bem como inexato e sensitivo, no servindo desta forma, como um conhecimento vlido para o campo cientfico.

Entretanto, sem o conhecimento emprico, o conhecimento cientfico se tornar incompleto, j que aquele a estrutura para se chegar nesse, embora de nvel inferior, j que no vai alm das aparncias.

1.1.2 Conhecimento Cientfico


A evoluo do conhecimento, desde o conhecimento mtico, passando pela preocupao das religies em explicar os fenmenos da natureza, a utilizao do processo silogstico, a investigao racional da filosofia em Aristteles, essas formas de conhecimento aliadas ao senso comum propiciavam uma imagem do universo, porm, o homem comeou a preocupar-se com um conhecimento mais exato, um conhecimento que pudesse ser explicado cientificamente, resultando, portanto, no chamado conhecimento cientfico, o qual visto como sendo aquele que se encontra em um nvel superior, em relao ao conhecimento emprico, j que transcende s aparncias, estudando os fenmenos em todas as suas etapas, isto , na sua totalidade e profundidade. Considerando o interesse do homem em ir alm do comportamento meramente passivo, o conhecimento cientfico objetiva atingir o ideal da racionalidade, que consiste em atingir uma sistematizao coerente dos enunciados, preocupando-se com o embricamento entre um e outro enunciado, lei, teoria, ou campo da cincia, procurando proporcionar uma viso global, coerente, corrigindo as contradies, e o ideal da objetividade, que se preocupa com a construo conceitual de imagens da realidade (evidentes) e impessoais, admitindo-se testes de falseabilidade. Nesse sentido, afirma-se que este tipo de conhecimento baseado na aprendizagem metodolgica e sistemtica, permitindo no s o processo de verificao e experimentao, mas tambm identificar as causas que provocam determinados fenmenos, de forma objetiva e racional.

Afirma-se isso, pois, o mtodo crtico, consistindo na localizao das dificuldades, dos erros, contradies, na tentativa de elimin-las e explic-las, produz o conhecimento cientfico, sendo que este possui sempre um carter provisrio uma vez que pode continuamente ser submetido prova, enriquecendo-se, reformulando-se, superando-se mediante o mesmo mtodo. Desta forma, para que o conhecimento cientfico seja alcanado, faz-se necessrio o uso do mtodo cientfico que permite a confiabilidade e segurana dos resultados alcanados, devido s caractersticas de ser crtico, sistemtico, lgico, abrangente e passvel de experimentao objetiva. Na viso de Lakatos e Marconi (2001), o conhecimento cientfico apresenta as seguintes caractersticas: real, sistemtico, alm da aparncia, universal, contingente, objetivo, crtico, verificvel,

no se d pela vivncia e, sobretudo, aproximadamente exato, j que no existe verdade absoluta no campo das cincias. Isso implica ressaltar que nesse tipo de conhecimento, ocorrer constantemente uma retomada de novas descobertas ou ampliaes das existentes, j que o mundo de uma forma geral, encontra-se em um contnuo processo de evoluo.

1.1.3 Conhecimento Filosfico


O conhecimento filosfico corresponde ao conhecimento que visa compreender a realidade humana em seu contexto mais amplo, por meio das reflexes e indagaes. Para esse tipo de conhecimento, o que importa no so as respostas e sim os questionamentos, portanto, no se satisfaz com o resultado final, levando a novas reflexes, j que objetiva atingir o desenvolvimento funcional da mente humana, educando o raciocnio, de forma coordenada, permitindo a anlise crtica dos fatos e fenmenos que ocorrem na realidade. Fachin (2001), considera que o conhecimento filosfico apresenta como objetivo principal [...] desenvolver no ser humano a possibilidade de reflexo ou a capacidade de raciocnio. [Entretanto], ela no uma cincia propriamente dita, mas a busca do saber. Isso implica afirmar que este conhecimento se volta para a procura do saber e no para sua posse, j que se destina ao processo contnuo de questionar a si e realidade, no sendo concebida como algo definitivo, pronto e acabado. Cervo e Bervian (1996) destacam que a filosofia uma busca constate do sentido, de justificao, de possibilidades, de interpretao a respeito de tudo aquilo que envolve o homem e sobre o prprio homem em sua existncia concreta. Assim, destaca-se que pelo fato da tarefa fundamental da filosofia se resumir reflexo, pode-se afirmar que o conhecimento filosfico resultante da atribuio de valores individuais, segundo a necessidade de cada ser pensante, ou seja, valorativo. Contudo, recebe a caracterstica de sistemtico, devido estrutura suas premissas em uma ordem lgica, com o intuito de melhor estabelecer o sentido da vida concreta. No entanto, o conhecimento filosfico no se encontra isolado, em relao dos demais conhecimentos, uma vez que suas indagaes servem como base para o processo geral do conhecimento humano, no que tange necessidade de averiguar e atingir as respostas levantadas pela filosofia.

1.1.4 Conhecimento Teolgico ou Religioso


O conhecimento teolgico aquele que corresponde ao [...] conjunto de verdades a que os homens chegaram, no com o auxlio de sua inteligncia, mas mediante a aceitao dos dados da relevao divina (CERVO; BERVIAN, 1996, p.12). Isso implica afirmar que para este tipo de conhecimento, liga-se crena que a humanidade tem diante de uma Ser Supremo, podendo este ser concebido como Deus, Jeov, Buda, Jesus Cristo, Astros e outros. O que vlido para o conhecimento teolgico o produto final. A f em algo ou algum, cujo propsito guiar os seres humanos para o caminho que lhes traga a paz e a harmonia, bem como as foras necessrias para o enfrentamento das dificuldades e desafios enfrentados nos mais diversos campos da vida cotidiana.

Por ser de ordem mstico-intuitiva, este tipo de conhecimento no explicado de maneira racional, recebendo a caracterstica inspiracional. De forma geral, apresenta respostas que os demais conhecimentos no conseguiram responder. Baseado na f e na crena em algo ou em algum, de acordo com a realidade e necessidade humana, o conhecimento teolgico valorativo, j que as pessoas atribuem seus valores especficos, sendo que estes variam de regio para regio. Contudo, sistemtico, pois cada grupo religioso apresenta uma estrutura bem definida e padronizada. Por ser resultante da f, o conhecimento teolgico deixa de ser concreto, passando a ser abstrato, no poupvel, ou seja, no verificvel. Desta forma, no possui falhas, sendo portanto, infalvel e exato. Dentre os tipos de conhecimento, vale ressaltar que no existe um conhecimento especfico que seja concebido como sendo o mais importante, em relao aos demais, uma vez que todos encontram-se interligados, no sentido de se complementarem, visto que durante a construo do conhecimento, o homem, enquanto sujeito da relao, no conhece tudo do objeto, e sim atinge o domnio parcial do mesmo, o que induz a uma constante revelao e novas descobertas.

1.2

CRITRIOS DA CINCIA
Para melhor compeender os critrios da cincia, necessrio se faz primeiramente uma

explanao dos seus conceitos e definies principais, bem como seu processo de evoluo.

Na dcada de 70, a cincia era vista como um conjunto de atividades racionais, dirigidas ao sistemtico conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido a verificao (FERRARI, 1974, p.54). Diante de tal colocao, a caracterstica primordial da cincia ligava-se possibilidade de verificao, a partir de uma metodologia padronizada, conforme os critrios e rigores cientficos. Durante a dcada de noventa, de acordo com Ruiz (1996), a cincia passou a ser concebida da seguinte forma: em sentido amplo, cincia significa simplesmente conhecimento; em sentido restrito, cincia no significa um conhecimento qualquer e sim um conhecimento que no s apreende ou registra fatos, mas o demonstra pelas suas causas determinantes ou construtivas. Isso implica ressaltar que o pesquisador deveria possuir uma viso profunda das causas e efeitos dos fenmenos estudados; apenas o processo de verificao no mais passou a ser uma varivel relevante durante o procedimento cientfico, A partir da dcada seguinte, afirma-se que do procedimento do conhecimento, tem-se a construo do que se denomina cincia (ALVES-MAZZOTTI; GEWAND-SZNAJDER,c2000, p.31). No entanto, vlido frisar que como objetivo, a cincia visa [...] a busca de afirmao e teorias universais, cujo campo de aplicao seja o maior possvel (CONSTRUINDO...2000, p.27). A prpria cincia tem um preceder de acumular conhecimentos, a fim de proporcionar novas descobertas para o benefcio da humanidade. Neste sculo a cincia utilizada como meio para satisfazer as necessidades humanas. O cientista, muitas vezes interpretado como homem milagroso, ou seja, aquele que tem soluo para todos os problemas humanos, assim, justificam-se os elevadssimos custos em pesquisas cientficas, destas, surgiro frutos que nutrem a tecnologia avanada. Com o objetivo de buscar o saber, a cincia pode se desenvolver a partir de uma curiosidade intelectual ou para solucionar uma problemtica imediata, o que classifica a cincia como sendo pura ou aplicada. E independentemente do objetivo, a necessidade de compreender o mundo e a si mesmo impulsiona o homem investigao cientfica. Para Fachin (2001), cincia definida como a [...] observao sistemtica dos fatos. Por meio de anlise e da experimentao, extrai resultados que passam a ser validados universalmente. Assim como o conhecimento, a cincia sempre algo incompleto, bem como passou por vrias divises no decorrer dos tempos, em decorrncia da necessidade e exigncia do progresso cientfico. Entretanto, independentemente da diviso, a cincia apresenta o mesmo rigor e credibilidade, e com intuito de atingir a descoberta de novos conhecimentos e, conseqentemente, proporcionar

novas descobertas para a humanidade, o pesquisador, durante as atividades desenvolvidas, dever apresentar as seguintes caractersticas:

1.2.1

Racional
A cincia deve utilizar o raciocnio analtico, lgico e sinttico, despojados de impactos emoci-

onais, procurando se portar o mais imparcial/impessoal possvel frente aos fatos.

1.2.2

Baseada em fatos e efeitos


A cincia procura desvendar os fatos/causas desconhecidos, a fim de demonstrar os porqus

dos enunciados que se prope estudar, desvendando-o, podendo tambm, manipul-lo para conseguir os resultados reais de suas propriedades.

1.2.3

Objetiva
A cincia deve procurar analisar a realidade tal qual ela , independente do seu resultado, po-

dendo este ser verdadeiro ou falso. Dispe-se em formular e publicar as hipteses para serem testadas e sujeitadas a crticas, a partir da possibilidade de repetio.

1.2.4

Certa e provvel
A cincia busca a certeza justificada e demonstrada, procurando o verdadeiro, o evidente, de

forma impessoal, auto-suficiente e conclusiva.

1.2.5

Analtica
A cincia precisa analisar cada fragmento (parte do todo), a fim de efetuar um estudo mais

preciso.

1.2.6

Possuir mtodo e controle


A cincia precisa apresentar um roteiro detalhado de sua pesquisa, permitindo futuras repeti-

es e, sobretudo, um maior controle acerca do experimento, podendo detectar falhas ou algo similar.

1.2.7

Verificvel
A cincia precisa fornecer possibilidade de verificao, ou seja, permitir ser testada, passan-

do pela prova da experincia da ao e da demonstrao.

1.2.8

Agrupar objetos na mesma espcie


A cincia, para obter um resultado mais qualitativo, agrupa objetos da mesma espcie, a fim

da pesquisa apresentar resultados mais homogneos e com maior qualidade.

1.2.9

Comunicvel
medida que uma pesquisa encontra-se em fase de concluso ou mesmo concluda, faz-se

necessrio divulgar os resultados, a fim de contribuir para estudos futuros

1.2.10 Expressa com exatido


A cincia deve obter suas concluses de forma exata, procurando respostas exaustivamente, ou seja, de forma profunda, a fim de chegar a resultados cada vez mais exatos.

1.2.11 Influenciada pelos fatores sociais


O que no se pode esquecer que a cincia, por ser uma instituio social, suas tcnicas cientficas so influenciadas pelos fatores sociais, dependendo, assim, das condies sociais e polticas do ambiente onde se realiza.

A PESQUISA CIENTFICA

Na dcada de setenta a pesquisa cientfica era concebida como sendo um trabalho cientfico que visava designar a concretizao da atividade cientfica, ou seja, a investigao e o tratamento por escrito de questes abordados metodologicamente (SALOMON, 1977). Durante a realizao de uma pesquisa, fazia-se necessrio apresentar e respeitar o procedimento metodolgico apresentado. A partir dos anos oitenta, a pesquisa passou a ser considerada como uma atividade voltada para a soluo de problemas, atravs do emprego de processos cientficos (CERVO; BERVIAN, 1996, p.54). Nesse sentido, com base em Barros (2000), a pesquisa cientfica corresponde ao conjunto de procedimentos sistemticos, baseado no raciocnio lgico, que tem pior objetivo encontrar solues para problemas propostos, mediante a utilizao de mtodos cientficos, ou seja, do procedimento metodolgico, obtido de forma ordenada e sistemtica, com a finalidade de obter o resultado desejado, necessitando, para isso, apontar que tipo de pesquisa ser desenvolvido, j que esta encontra-se dividida da seguinte forma:

2.1 QUANTO NATUREZA 2.1.1 Trabalho cientfico original

Pesquisa realizada pela PRIMEIRA VEZ, contribuindo com novas conquistas e descobertas para a evoluo do conhecimento cientfico.

2.1.2 Resumo de assunto

Pesquisa que dispensa a originalidade, mas no o rigor cientfico, no se limitando a uma simples cpia de idias.

2.2 QUANTO AOS OBJETIVOS 2.2.1 Pesquisa exploratria

Constitui em um trabalho preliminar ou preparatrio para outro tipo de pesquisa, pois proporciona maiores informaes sobre determinado assunto, facilita a delimitao do tema, define hipteses, os objetivos ou sugere novos enfoques para o trabalho.

2.2.2 Pesquisa descritiva

Constitui em um trabalho de observao, registro, anlise, classificao e interpretao dos fatos coletados, sem a interferncia do pesquisador.

2.2.3 Pesquisa explicativa

Tipo de trabalho mais complexo, pois alm de observar, registrar, analisar, classificar e interpretar os fatos coletados, busca identificar suas causas, aprofundando o conhecimento acerca do tema.

2.3 QUANTO AOS OBJETOS 2.3.1 Pesquisa bibliogrfica

Primeiro passo para a pesquisa, pois visa coletar o material bibliogrfico para a realizao do trabalho.

2.3.2 Pesquisa de laboratrio

No laboratrio, o pesquisador tem condies de provocar, produzir e reproduz os fenmenos, em condies de controle.

2.3.3 Pesquisa experimental


A manipulao dos fenmenos feita diretamente no local onde ocorre o fato, em condies de controle, a fim de verificar suas causas e efeitos.

10

2.3.4 Pesquisa de campo


A coleta dos dados feita diretamente no local onde ocorre o fato, porm, o pesquisador no poder manipular as variveis, concebendo-as tais como so.

2.4 QUANTO AOS PROCEDIMENTOS 2.4.1 Pesquisa de campo

Observao dos fatos tal como ocorrem na realidade, sendo que estes so coletados diretamente no local da ocorrncia dos fenmenos (observaes, formulrio e entrevista).

2.4.2 Pesquisa de fonte de papel

Pesquisa que corresponde ao estudo terico, a partir das fontes primrias (atravs da pesquisa bibliogrfica) e secundrias (atravs da pesquisa documental).,

2.5 QUANTO AO NVEL 2.5.1 Pesquisa qualitativa


Pesquisa destinada ao estudo sobre o comportamento humano, portanto, seus mtodos esto fundamentados na utilizao de agrupamentos intuitivos, confrontaes a conhecimentos e indues generalizadas.

2.5.2 Pesquisa quantitativa


Pesquisa destinada quantificao de opinies, utilizando-se para isso, recursos e mtodos estatsticos. 3 MTODOS DE PESQUISA

3.1

MTODOS CIENTFICOS

11

Para sobreviver e facilitar sua existncia, o ser humano confrontou-se permanentemente com a necessidade de dispor do saber, inclusive de constru-lo por si s. Isso implica afirmar que muito cedo, o ser humano sentiu a fragilidade do saber fundamentado na intuio, no senso comum ou na tradio, desenvolvendo, rapidamente, o desejo de saber mais e de dispor de conhecimentos metodicamente elaborados e, portanto mais confiveis. Mas a trajetria foi longa entre os primeiros desejos e a concepo do saber racional que acabou se estabelecendo, no Ocidente, h apenas um sculo, com uma forma dita cientfica, ou seja, obtida a partir do procedimento metodolgico. Nesse sentido, define-se o mtodo cientfico como a ordem imposta durante o estudo de um fenmeno, com o intuito de atingir o resultado desejado, garantindo ao pesquisador empregar a investigao e demonstrao da verdade, j que o mesmo

no se contenta com as primeiras impresses, indo em busca do que essencial nas coisas [...]. O saber adquirido pelo mtodo cientfico proporciona ao pesquisador segurana e eficincia na ao, possibilitando distinguir nos fenmenos a aparncia e a essncia, a sua razo de ser, aquilo que os caracteizam e os definem (SEABRA, 2001, p.16, grifo nosso).

Desta forma, destaca-se que o mtodo cientfco representa o caminho que permitir ao pesquisador atingir sua meta de forma rpida, precisa e, sobretudo, com segurana. Mas, para isso, faz-se necessrio determinar, claramente, o que se pretende com o referido estudo, uma vez que para cada situao apresenta-se um procedimento metodolgico especfico, a partir da indicao do mtodo cientfico adequado.

3.2

TIPOS DE MTODO CIENTFICO

Os mtodos cientficos encontram-se divididos em dois grupos: mtodos de abordagem e mtodos de procedimentos. O que difere tais grupos liga-se ao fato de que o primeiro se volta para a experincia , enquanto que o segundo para a experimentao. Entretanto, o estudo que utiliza mtodo cientfico ser considerado vlido, medida que apontar a natureza do objeto que se aplica, bem como

12

determinar o objetivo que se tem em vista. Portanto, o mtodo concebido como o plano de ao formado por um conjunto de etapas ordenadamente dispostas, destinadas a realizar e antecipar uma atividade na busca da realidade, podendo esta ser atingida sob diversas formas, j que a cincia apresenta os seguintes mtodos:

3.2.1

Mtodos Racionais
So os mtodos que fazem parte da estrutura do raciocnio, ou seja, relativos faculdade

espiritual do homem, cujas respostas se do atravs da deduo (sntese) ou induo (anlise), a partir do uso de premissas e argumentos. Por esta razo, as pesquisas desenvolvidas atravs dos mtodos racionais no passam pela experimentao, e sim apenas pela vivncia, experincia cotidiana. Segundo Fachin (2001, p.31) o mtodo indutivo uma fase meramente cientfica, pela qual obtm universais empricos, enquanto a dedutiva a fase de realizao da atividade.

3.2.2 Mtodo observacional


Considerado o primeiro passo de toda pesquisa cientfica, este tipo de mtodo serve de base para qualquer rea das cincias, j que constata a existncia do fenmeno que ser estudado, a patir da observao. Mediante tal fato, destaca-se que o mtodo observacinal fundamentado em procedimentos de natureza sensorial, no sentido de captar com preciso os aspectos essenciais e acidentais de um fenmeno. Para a pesquisa ser estruturada atravs do mtodo observacional, o pesquisador dever se preocupar com os seguintes itens: apresentar objetivos definidos; planejar a pesquisa; registrar sistematicamente os dados coletados e; manter o controle e permitir a comprovao dos resultados, a fim de proporcionar a viabilidade e confiabilidade da pesquisa. Por esta razo, o pesquisador dever ter sempre em mente o que deseja observar, bem como definir os conceitos dos fenmenos observados, sendo que tal observao poder ser realizado sob a forma direta ou indireta.

3.2.3 Mtodo comparativo


Este mtodo de grande valia para a construo do conhecimento, pois permitir a comparao de coisas ou fatos, segundo suas semelhanas e diferenas, permitindo a anlise de

13

dados concretos. Em virtude de representar um estudo comparativo, necessita que outro mtodo colete as informaes necessrias para, a partir de ento, estabelecer as divergncias e convergncias entre as variveis estudadas, podendo estas representar culturas entre sociedades, culturas organizacionais entre organizaes e outros. O que no se pode deixar de destacar liga-se ao fato de que o mtodo comparativo representa um estudo que propicia investigaes, sob a forma indireta, j que no coleta as informaes, e sim depende de outros mtodos para obt-las.

3.2.4 Mtodo histrico


Mtodo que visa estudar o presente, a partir do passado, ou seja, possui a finalidade de compreender a passagem da descrio para a explicao de uma situao do passando, conforme os paradigmas e cultura da poca. Isso implica afirmar que este mtodo, ao se voltar para o passado, tenta descobrir as causas e os efeitos dos fenmenos estudados, contribuindo para a atuao humana diante de um fato especfico. Para isso, o mtodo histrico examina os fatos, com base na temporalidade, eras, pocas, perodos, fases histricas, pois somente desta forma compreender o porqu os fatos ocorreram da forma apresentada, de forma ampla.

3.2.5 Mtodo experimental


De acordo com Fachin (2001, p.40), este mtodo aquele que manipula as variveis, de maneira preestabelecida e seus efeitos suficientemente controlados e conhecidos pelo pesquisador para observao do estudo. Diante do exposto, destaca-se que este mtodo desempenha duas funes bsicas: descobrir conexes causais e atingir a demonstrabilidade, com o intuito de apresentar a realidade do jeito que e no do jeito que o pesquisador gostaria que fosse. Na maioria das vezes o mtodo experimental tem sido utilizado como base para o progresso da cincia, no sentido de promover novas descobertas, j que coleta os dados, de forma a conduzir respostas claras e diferenciadas em funo de uma hiptese que envolve relaes de causa e efeito.

3.2.6 Mtodo estudo de caso


Mtodo que representa um estudo intensivo, j que visa descrever e compreender de forma completa as relaes entre a causa e o efeitos dos fatos estudados, sem, contudo, manipular as variveis. Este tipo de mtodo utilizado em vrias reas da cincia, uma vez que sua principal funo

14

a explicao sistemtica dos fatos que ocorrem no contexto social e geralmente se relacionam com uma multiplicidade de variveis, atravs da formulao de hiptese e com o uso de intrumento de coleta de dados e apoio da estatstica.

3.2.7 Mtodo funcionalista


Baseado mais na interpretao dos fatos do que na coleta de dados propriamente dita, este mtodo estuda a relao entre a causa e efeito, a partir da compreenso da funo social que cada grupo exerce na sociedade. O mtodo funcionalista relaciona dois aspectos: a sociedade como uma estrutura complexa, constituda por grupos sociais que agem e interagem entre si e; como um sistema integrado de instituies.

Isso implica afirmar que o pesquisador que faz uso desse tipo de mtodo, volta-se para a compreenso do papel social que cada parte desenvolve na sociedade, com o intuito de obter uma viso geral do sistema, e no mais de forma fragmentada.

3.2.8 Mtodo estatstico


Assim como o mtodo observacional considerado o primeiro passo da pesquisa cientfica, o mtodo estatstico denominado o ltimo passo. estruturado na teoria da amostragem, tornando-se indispensvel no estudo de certos aspectos da realidade social que pretende medir o grau de correlao entre dois ou mais fenmenos. Para isso, delimita um nmero menor de dados representativos, a fim de avaliar a propriedade ou propriedades reais da populao estudada, necessitando, portanto, definir com clareza os objetivos propostos no estudo.

ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTFICO SEGUNDO A ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS-ABNT A ABNT um Organismo Nacional que oferece credibilidade internacional. Todo nosso

processo de certificao est estruturado em padres internacionais, de acordo com ISO/IEC Guia 62/1997, e as auditorias so realizadas atendendo s normas ISO 10011 e 14011, garantindo um processo reconhecido e seguro. Este resumo indicado, principalmente, para quem for escrever um trabalho acadmico e de pesquisas, visto que fica muito difcil formatar um texto acadmico sem um conhecimento bsico do

15

contedo da norma. Por isso, este guia apresenta uma sntese de alguns conceitos sobre a estrutura obrigatria.
As orientaes apresentadas a seguir so apenas uma viso do bsico contido nas normas tcnicas da ABNT. Utilize o que for conveniente para o seu trabalho. Para quem se interessar em consultar as normas em sua totalidade visite: http://www.abnt.org.br/ e a NBR 6023 / 10520 / 14724

4.1 4.1.1

ESTRUTURA BSICA DE UM TRABALHO CIENTFICO Elementos Pr-Textuais

Capa (obrigatrio): a proteo externa do trabalho, normalmente padronizada pelos curso. Folha de rosto (obrigatrio): a folha que apresenta os elementos essenciais identificao do trabalho (Vide Modelo no Apndice....). No VERSO DA FOLHA DE ROSTO consta a : ficha catalogrfica, exigida para Trabalho de Concluso de Curso como Monografias, Dissertaes de Mestrado e Teses de Doutorado. Errata (opcional): a correo de palavras erradas, constantes nas verses finais de Trabalhos de Concluso de Curso. Folha de aprovao (obrigatrio): autor, ttulo, aprovado em ..., nome do orientador, banca examinadora. Dedicatria (opcional): a critrio do autor. Agradecimentos (opcional): interessante que sejam feitos agradecimentos a pessoas e instituies Epgrafe (opcional). Resumo (obrigatrio para Trabalhos de Concluso de Curso como Monografias, Dissertaes de Mestrado, Teses de Doutorado, Relatrio de Estgio de Concluso de Curso de Graduao, Artigos Cientficos): a apresentao resumida, clara e concisa do texto, destacando-se os aspectos de maior interesse e importncia. Deve ser redigida de forma impessoal, no excedendo 500 palavras. O resumo deve ressaltar o objetivo, o mtodo, os resultados e as concluses do trabalho. Aps o Resumo, devem ser apresentadas as palavras-chaves do trabalho, com o nmero de trs palavras. Abstract (obrigatrio para Monografias, Dissertaes de Mestrado, Teses de Doutorado, Artigos Cientficos): a traduo para uma lngua estrangeira do resumo, inclusive das palavras-chave. Sumrio (obrigatrio): relao das principais divises do trabalho na ordem em que aparecem no texto.

16

Lista de ilustraes (opcional): localiza-se aps o sumrio, em pgina prpria. Relaciona figuras, tabelas, quadros e grficos, na ordem em que aparecem no texto, indicando o nmero, o ttulo e a pgina onde se encontram. Se houver poucas ilustraes de cada tipo, todas podem ser colocadas em uma pgina s. Lista de abreviaturas, siglas e smbolos (opcional):devem ser ordenadas alfabeticamente, seguidas de seus significados. Usar uma nova pgina para cada lista (NB 14:08.05.001). 4.1.2 Elementos Textuais (Introduo, Desenvolvimento e Concluso)

Introduo: Formulao clara e objetiva do tema investigado. Apresentao do tema, justificativa, a problemtica da pesquisa, objeto, objetivos, abordagem breve da metodologia a ser desenvolvida da pesquisa em si. Abordagem terica rpida relativa a trabalhos anteriores realizados sobre o mesmo assunto.

Desenvolvimento: Organizao lgica do trabalho, expondo as idias principais. onde se explica, se discute ou examina, se argumenta, se analisa o que se estuda . Tambm onde se demonstra, o propsito da pesquisa. Onde se coloca todos os dados coletados quando de um trabalho de pesquisa em final de curso. A organizao do desenvolvimento fica a critrio do tipo de trabalho, bem como do professor orientador. Portanto, o desenvolvimento do trabalho pode ser estruturado com: reviso de literatura, material e mtodo, resultados e discusso dos resultados.

Concluso: Consiste no resumo completo, sintetizado da argumentao dos dados e dos exemplos constantes das duas primeiras partes do trabalho. Deve constar a sntese de toda a reflexo, mostrando o que ocorreu no trabalho, selecionando os dados mais importantes e aqueles que podem sugerir idias para uma nova pesquisa. importante tambm frisar que a concluso dever explicitar de os objetivos foram alcanados, como foram alcanados.

4.1.3

Elementos Ps-Textuais

Referncias (obrigatrio): de acordo com a Norma ABNT/NBR-6023. toda referncia bibliogrfica que for utilizada no corpo do texto. Por exemplo, se o aluno escrever no texto afirmando determinado dado estatstico, este dever obrigatoriamente, citar a fonte de pesquisa, como um livro, uma lei, um relatrio da empresa, entre outros. Apndice (opcional): todo material elaborado pelo aluno. Por exemplo um Questionrio para Pesquisa. Sua indicao com letra. Exemplo: Apndice A. Anexo (opcional): tudo que acompanha o Relatrio, mas no foi elaborado pelo aluno. Por exemplo, uma determinada Lei, uma Resoluo, uma Norma. Sua indicao com letra. Exemplo: Anexo A. Glossrio (opcional)

17

RELATRIO DE ESTGIO

necessrio que o aluno tenha clareza quanto s questes pertinentes ao Estgio Supervisionado, e conseqentemente como este dever produzir seu Relatrio de Estgio. Para ajudlo nessa compreenso, a seguir sero apresentadas algumas orientaes bsicas iniciais, estas em forma de questionamentos, as quais podero ajudar ao aluno na construo de seu relatrio:

a) Para qu escrever um Relatrio de Estgio? O relatrio escrito do perodo do trabalho tcnico-cientfico pelo menos to importante como o prprio trabalho realizado, na medida em que assegura, se corretamente elaborado, a transmisso e valorizao dos resultados do esforo investido no trabalho. Este ltimo poder ter sido de alta qualidade originando resultados excelentes, mas, se no estiver adequadamente reportado, ter um impacto muito reduzido tanto para o aluno, quanto para a empresa/instituio que o apoio e o conduziu, durante a realizao do Estgio Supervisionado.

b) Para quem se escreve um Relatrio de Estgio? No caso de um estgio integrado no currculo de um programa de ensino, como um Curso Tcnico de Nvel Mdio, o relatrio ser tambm avaliado pelo responsvel do componente curricular correspondente. Por outro lado, o mesmo relatrio, em particular se contiver informao importante, ser passado a quem continuar o trabalho, que provavelmente ser algum com formao e experincia profissional prximas da do estagirio que elaborou o relatrio. Neste conjunto de destinatrios, o ponto comum a competncia geral na rea tcnicocientfica em que o trabalho se insere, pelo que no so necessrias explicaes muito bsicas. Contudo, apenas os supervisores diretos do trabalho tero conhecimento detalhado do modo como este foi realizado (e, provavelmente, no tero presentes todos os pormenores), pelo que o relatrio dever conter todas as informaes necessrias para que qualquer dos destinatrios entenda como os resultados foram obtidos. O prprio estagirio, algum tempo aps o final do trabalho, ter-se- provavelmente esquecido de detalhes importantes que, se no tiverem sido devidamente registrados, se perdero.

18

c) Como melhorar a qualidade do Relatrio de Estgio antes da sua entrega? Antes de iniciar a elaborao do seu relatrio final, o estagirio dever discutir com o supervisor de estgio a seleo da informao a incluir, que relevncia relativa dar s vrias partes e a organizao geral do documento. Contudo, o estagirio j dever levar para esta reunio preparatria as idias de base da estrutura do relatrio. Para isto, til uma nova consulta aos relatrios e outra informao bibliogrfica que tenha sido utilizada durante o trabalho, prestando agora mais ateno ao seu formato. Durante a elaborao do relatrio so desejveis consultas ao supervisor sobre aspectos pontuais. Tambm muito til pedir ajuda a colegas de estgio, por exemplo, dando-lhes a ler partes do relatrio para aferir da sua facilidade de compreenso e detectar faltas de informao, em particular na descrio das metodologias prticas utilizadas. Uma primeira verso do relatrio completo dever ser antecipadamente dada aos supervisores, para avaliao prvia. perfeitamente aceitvel que esta primeira verso necessite de correes por vezes extensas. Uma segunda verso, que incluir as sugestes de alterao dadas pelos supervisores, dever j ser o documento final.

d) Sob que formas se deve disponibilizar o Relatrio de Estgio? Ao supervisores da empresa/instituio e ao Supervisor do CETAM responsvel pelo Estgio do respectivo componente curricular, dever ser entregue uma verso impressa do relatrio. Quando houver a possibilidade de recursos de informtica, dever ser entregue tambm a verso digitalizada. Tambm dever ser disponibilizada ao supervisor toda a informao recolhida ou gerada durante o estgio, devidamente organizada nos formatos (por exemplo: papel, suporte informtico, fotos) mais adequados a cada caso.

e) Nmero de exemplares do relatrio a produzir? O Estagirio dever produzir trs exemplares do relatrio final. Um dever ser entregue ao supervisor da empresa/instituio, outro ao Supervisor do CETAM responsvel pelo Estgio do respectivo componente curricular, que aps avaliao dever entreg-lo Coordenao do CETAM. O relatrio poder ser classificado em aberto; nesse caso a leitura ser acessvel a quem requisitar. Relatrio classificado como confidencial, o acesso necessita de autorizao do supervisor do CETAM. Se for classificado como sigiloso, seu acesso necessita de autorizao de ambos os supervisores.

19

f) Um Relatrio de Estgio poder ser, tambm apresentado oralmente? Sim, poder. Nesse caso o Supervisor do CETAM, responsvel pelo Estgio do respectivo componente curricular, poder solicitar ao aluno que este tambm apresente oralmente os resultados apresentados no Relatrio Escrito. A apresentao oral depender do julgamento dos supervisores, considerando-se a relevncia dos resultados para as Instituies envolvidas. O estagirio dever ter em conta que a audincia da sua apresentao oral freqentemente alargada, incluindo pessoas que no leram o relatrio e dever ajustar a forma de comunicao aos seus interesses, em particular no caso de membros da administrao da empresa/instituio envolvidas. O(s) supervisor(es) de estgio deve(m) ser mantido(s) a par da preparao da apresentao oral, para poder(em) ter oportunidade de contribuir com a sua experincia.

5.1

ESTRUTURA DO RELATRIO DE ESTGIO PARA CURSOS TCNICOS

5.1.1

Informaes Gerais

Saber fazer um relatrio de estgio essencial para o Tcnico, e no difcil, requer apenas ateno e dedicao do aluno. A seguir, este guia apresenta passo a passo a estrutura para o Relatrio de Estgio. Estes so os principais pontos a serem levados em considerao para a estrutura geral de um relatrio de estgio. Se voc os seguir, o seu trabalho ficar muito mais organizado. Estas recomendaes tambm se baseiam nas normas da ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas, e tem como objetivo o estabelecimento de padres para apresentao de relatrios tcnicos de estgios e facilitar a avaliao da coordenao de estgio. O relatrio de estgio obrigatoriamente individual.

5.1.2
Capa

Estrutura

Sumrio Atestado da empresa Folha de aprovao Introduo Caracterizao da empresa Descrio das tarefas realizadas Concluso(es)

20
Anexos e/ou Apndices

Capa Elemento obrigatrio Deve conter os elementos essenciais que identificam a obra, na seguinte ordem: Instituio Ttulo principal Nome Disciplina Nome do Professor Local, Data. Modelo de Capa do Relatrio (No inserir borda no papel)
CENTRO DE EDUCAO TECNOLGICA DO AMAZONAS-CETAM
CURSO TCNICO DE SADE E SEGURANA NO TRABALHO

Relatrio de Estgio

Inserir aqui o nome do aluno Inserir aqui o nome do Componente Curricular

Coari, Setembro de 2006.

Sumrio Elemento obrigatrio Enumerao dos captulos, sees e partes que compem o relatrio, seguido de sua localizao dentro do texto. Os ttulos devem ser destacados gradativamente, usando-se os recursos de negrito, itlico ou grifo, caixa alta e caixa baixa. Devem ser numerados de acordo com a Norma NBR 6024/1989 (Numerao progressiva). Modelo de Sumrio do Relatrio (No inserir borda no papel)
1 INTRODUO....................................................04 2 CARACTERIZAO DA EMPRESA ........................07 3 DESCRIO DAS TAREFAS REALIZADAS..............10 4 CONCLUSES.....................................................25 5 REFERNCIAS.....................................................28 6 ANEXOS.............................................................29 7 APNDICES........................................................30 SUMRIO

21

Atestado da Empresa Folha que comprova a realizao do estgio, devendo ser assinada pelo supervisor do estgio na empresa ou por outra pessoa autorizada. Modelo de Atestado da Empresa (pode ser substituda por folha timbrada da organizao em formato A4). (No inserir borda no papel)

ATESTADO DE REALIZAO DE ESTGIO SUPERVISIONADO

Atesto, para comprovao do Estgio Supervisionado, que o aluno (nome completo), estagiou na (nome da empresa/instituio), no (nome do setor), no perodo de (data completa) a (data completa), com carga horria total de (nmero de horas). Carauari, 15 de setembro de 2006 Sr. ................(Nome completo) ___________________________________________ Assinatura do Supervisor do Estgio na Organizao Carimbo da Organizao (OBRIGATRIO)

Folha de Aprovao Folha padro que aprova o relatrio deTECNOLGICA estgio, sendo assinada pelo Supervisor do CETAM CENTRO DE EDUCAO DO AMAZONAS-CETAM CURSO TCNICO DE SADE E SEGURANA NO TRABALHO responsvel pelo Estgio Supervisionado do respectivo componente curricular, bem como pelo Supervisor da Empresa/Instituio, ainda Coordenador de Curso CETAM, no municpio. Aps a exposioe do alunopelo (nome completo), matrcula no., do sobre a
realizao do Estgio Supervisionado em .......(nome da disciplina), os supervisores / coordenador abaixo, aprovaram o presente relatrio Modelo de Folha de Aprovao (No inserir borda no papel) que, por atender aos requisitos estabelecidos, recebeu a nota (____)____ (por extenso). Prof................................................ Supervisor de Estgio do CETAM Sr.(a):. .............................................. Supervisor/Empresa (ou Instituio) Prof. ...................................................... Coordenador do CETAM/ (Municpio).

22

Corpo do texto Introduo, Caracterizao da empresa, Descrio das tarefas realizadas, Concluso, Anexos 1 INTRODUO Na introduo deve conter as principais atividades da empresa onde o estagirio realizou o estgio, o perodo de estgio, o setor onde foi estagiado e uma descrio da principal funo realizada. 2 CARACTERIZAO DA EMPRESA/INSTITUIO Deve descrever as principais caractersticas da empresa como endereo, telefones para contatos (indicar pessoas chefes, gerentes, supervisores, etc...), ramo da empresa, principais produtos ou servios, principais clientes, nmero de funcionrios, etc...

Modelo de Caracterizao da Empresa (No inserir borda no papel)

2 CARACTERIZAO DA EMPRESA ou INSTITUIO

A Empresa Alunos Nota 10 S.A. foi fundada em 16 de julho de 1965, se consolidando no setor de peas-automotoras com a fabricao de motores de partida.............. E assim o aluno do Estgio dever continuar seu Relatrio, especificando as caractersticas da empresa, como esta est estruturada (diretoria, gerncia, superviso, vendas...,)... e tudo o mais que for relevante para um excelente resultado do Estgio.

2.1 ENDEREO A Empresa Alunos Nota 10, localiza-se ......................

23

3 DESCRIO DAS TAREFAS REALIZADAS O desenvolvimento deve detalhar se no todas, mas as principais atividades do estagirio comentado individualmente cada tarefa. Neste comentrio o aluno deve indicar as principais tarefas executadas, apontar dificuldades encontradas na realizao da tarefa, indicar aparelhos ou instrumentos utilizados para a execuo da tarefa e se for de vontade prpria colocar comentrios e opinies sobre a tarefa. 4 CONCLUSO A concluso deve ser elaborada em funo dos resultados obtidos na realizao das tarefas de forma sucinta e clara ressaltando a importncia dos conhecimentos obtidos na escola ou at mesmo dos conhecimentos obtidos no estgio indicando para a escola temas ou assuntos que devem ser trabalhados com mais afinco ou no.

DIRETRIZES PARA APRESENTAO DE TRABALHOS TCNICOSCIENTFICOS E RELATRIO DE ESTGIO

6.1

APRESENTAO GRFICA
As normas e padres recomendados nesta parte objetiva dar condies exigidas em uma

apresentao uniforme dos trabalhos cientficos elaborados no decorrer do curso.

6.1.1 Formato e margens


Os trabalhos devero ser digitados em papel branco, formato A-4 (210X229mm), na cor preta, com exceo das ilustraes. O corpo do trabalho deve ser justificado. A formatao da pgina dever obedecer aos seguintes critrios: Margens Superior e Esquerda 3cm; Margens Inferior e Direita 2cm. No editor de texto Microsoft Word, essa margens podem ser organizadas atravs da configurao da pgina.

24

Todo o texto deve ser digitado em Arial ou Times New Roman, fonte de tamanho 12 para o corpo do texto, e tamanho 10 para as citaes textuais (ou diretas) longas e notas de rodap, e para o nmero das pginas. O corpo do texto deve ser digitado em espao um e meio (1,5 cm), com exceo as citaes textuais (ou diretas) longas (transcries que ultrapassam 3 linhas). No que tange s notas de rodap, referncias e resumos, destaca-se que estes itens devem ser estruturados em espao simples (1cm). No que se refere aos pargrafos, o aluno dever estabelecer 1cm a contar da margem esquerda na rgua ou dar 09 (nove) toques para comear a digitar o texto. As notas de rodap devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espao simples de entrelinhas e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda (pode utilizar o processo automtico fornecido pelo prprio programa Word).

6.1.2 Paginao

A contagem das folhas se d a partir da folha de rosto. O aluno no poder esquecer que as folhas pr-textuais (da FOLHA DE ROSTO at o SUMRIO) sero contadas, mas no numeradas. No caso do Relatrio de Estgio Supervisionado de Cursos Tcnicos, a contagem, bem como a numerao das pginas dever comear a partir da Introduo. A numerao das folhas do texto e da parte ps-textual (TUDO QUE VIER APS A CONCLUSO) feita em algarismos arbicos, localizados ao alto direito da extremidade superior da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o ltimo algarismo a 2 cm da borda direita da folha. No caso do trabalho ser constitudo por mais de um volume, deve ser mantida uma nica seqncia de numerao das folhas, do primeiro ao ltimo volume. Havendo apndice e anexos, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contnua e sua paginao deve dar segmento do texto principal.

6.1.3 Numerao progressiva


Os ttulos das sees primrias (CAPTULOS), sem indicativo numrico, devem aparecer de forma centralizada, assim como os que receberem a numerao, obrigatoriamente, devero aparecer na margem esquerda. vlido destacar que os captulos so destacados gradativamente, usando-se racionalmente o recurso de negrito e caixa alta (maiscula). Quando a seo no tiver ttulo, esta dever ser colocada na mesma linha do respectivo indicativo e a matria da seo pode comear na linha seguinte da

25

prpria seo ou em uma seo subseqente. Os captulos devem ser iniciados numa nova pgina, mesmo que sobre espao suficiente na pgina que termina o captulo anterior. No que tange a sua estrutura, a numerao progressiva ficar com os seguintes nveis, de acordo com a Figura 2:

NVEIS DAS SEES PRIMRIA 1 2


Figura 2 Nveis das sees

SECUNDRIA 1.1 2.2

TERCIRIA 1.1.1 2.2.2

QUATERNRIA 1.1.1.1 2.2.2.2

QUINRIA 1.1.1.1.1 2.2.2.2.2

Durante a redao apresentada no corpo do trabalho, as sees devero respeitar a grafia a seguir:

1.SEO PRIMRIA (MAISCULO, NEGRITO) 1.1SEO SECUNDRIA (MAISCULO, SEM NEGRITO) 1.1.1Seo terciria (Minsculo, negrito) 1.1.1.1Seo quaternria (Minsculo, sem negrito) 1.1.1.1.1Seo quinria (Minsculo, sem negrito e em itlico) a)alnea b); e c). Com base no esquema apresentado, o aluno dever verificar se a numerao das sees de um trabalho, que deve ser utilizada em algarismo arbico sem subdividir demasiadamente, estas no devem ultrapassar a subdiviso quinria. A partir da, deve-se usar alneas, caracterizadas por letras minsculas, seguidas de parnteses. A funo da numerao progressiva sistematizao do contedo do trabalho acadmico, diferenciando tipograficamente os ttulos das sees, observando-se a sua hierarquia como, por exemplo:

1. INTRODUO 2. REVISO DE LITERATURA 3. METODOLOGIA 4. RESULTADOS

(seo primria) (seo primria) (seo primria) (seo primria)

26

4.1 A METFORA DO HIPERTEXTO 4.1.1 O hipertexto 4.1.2 A comunicao e o hipertexto

(seo secundria) (seo terciria) (seo terciria)

Na opo pela diviso deve-se observar a clareza e os objetivos dos ttulos, evitando-se o uso ora de substantivos para uns, ora de frases ou verbos para outros, considerando o uso da numerao progressiva, com ttulos precedidos de seus indicativos numricos alinhados margem esquerda. Quando o documento possuir com poucas sees e no apresentar subsees, no necessria a indicao da numerao progressiva; nesse caso, os ttulos devem ser centralizados na pgina. Deve-se ter o cuidado de no deixar ttulos de sees isolados no final da pgina sem o respectivo texto. No que tange ao indicativo numrico de uma seo precede a seu ttulo, alinhado esquerda, separado por um espao de caractere. Contudo, os ttulos sem indicativos numricos como errata, agradecimento, lista de ilustrao, lista de abreviatura e siglas, lista de smbolos, resumos, sumrio, referncias, glossrio, apndice (s) e anexo (s), devem ser centralizados. Quando houver a necessidade de utilizar ilustraes, independente de seu tipo, sua identificao aparece na parte inferior da figura, precedida da palavra designativa, seguida de seu nmero de ordem de ocorrncia no texto, em algarismos arbicos, do respectivo ttulo ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto e da fonte. A ilustrao deve ser inserida o mais prximo possvel do trecho a que se refere, conforme o projeto grfico, no esquecendo de fazer uma ligao entre o texto ilustrao texto. Vale frisar, tambm, que o texto dever ser impresso em preto observando-se quando do emprego de cores as seguintes orientaes:

fotografias, que devem ser digitalizadas e impressas diretamente na pgina do documento, sendo prefervel o emprego das cores preto e branco tabelas - No recomendado a utilizao de cores e sombreamentos. O uso de cores s ser permitido em casos de extrema necessidade. grficos - Recomenda-se utilizao das cores branca, preta e tons de cinzas e de grafismos em substituio a outras cores e tonalidades.

27

OBS.: Com relao a estruturado o RELATRIO DE ESTGIO DE CURSOS TCNICOS, vlido ressaltar que est no estruturada em captulos, e sim em itens e subitens seqenciais, no entanto segue s mesmas orientaes quanto numerao progressiva.

6.2

ASPECTOS TCNICOS DA REDAO

Durante a confeco da redao de todo e qualquer trabalho cientfico, faz-se necessrio seguir as seguintes determinaes:

6.2.1 Objetividade
Os assuntos precisam ser tratados de maneira direta e simples, com lgica e continuidade no desenvolvimento das idias. A explanao deve se apoiar em dados e provas e no em opinies sem confirmao.

6.2.2 Clareza
Uma redao clara quando as idias so expressas sem ambigidade para no originar interpretaes diversas da que se quer dar. importante o uso de vocabulrios adequados e de frases curtas, sem verbosidade, tendo como objetivo facultar a leitura e prender a ateno do leitor.

6.2.3 Preciso
Cada expresso empregada deve traduzir com exatido o que se quer transmitir, em especial, no que diz respeito a registros de observaes, medies e anlises efetuadas. Indicar como, quando e onde os dados foram obtidos, especificando-se as limitaes do trabalho e a origem das teorias,

6.2.4 Imparcialidade
Evitar idias pr-concedidas, no superestimando a importncia do trabalho, nem subestimando outros que paream contraditrios.

6.2.5 Coerncia

28

Deve-se manter uma seqncia lgica e ordenada na apresentao das idias. Um trabalho, em geral se divide em captulos, sees e subsees, sempre de forma equilibrada e coesa. Na formulao de ttulos para itens no usar ora substantivos para uns, ora frases ou verbos para outros.

6.2.6 Conjugao verbal


Recomenda-se a expresso impessoal, evitando-se o uso da primeira pessoa tanto no plural, quanto no singular, optando pelo verbo na terceira do singular.

6.3

REGRAS DE CITAO
Por citao, entende-se como trechos transcritos ou informaes que so retiradas das fontes

consultadas durante a realizao do trabalho cientfico, com a finalidade de esclarecer ou complementar as idias do autor, podendo ser de forma literal (citao direta, literal ou textual); de forma resumida, interpretada ou traduzida, transcrita atravs das palavras do autor trabalho, no caso o aluno (citao indireta ou livre) ou de forma intermediria, sem ter acesso ao documento original (citao de citao).

6.3.1 Tipos de citao

6.3.1.1 Citao livre ou indireta


Corresponde transcrio feita atravs da interpretao, resumo ou traduo do autor do trabalho, sendo realizada a partir de palavras do aluno, entretanto, tal transcrio deve manter-se fiel ao texto original, uma vez que este tipo de citao, apesar de ser feita atravs da interpretao do leitor, no pode perder o sentido original. Isto implica afirmar que este tipo de citao deve ser estruturado com o mximo de cuidado, pois o pensamento do autor da obra consultada no poder ser distorcido.

29

Em virtude de no se apresentar literalmente conforme o texto original, no se usam aspas e a indicao das pginas passa a ser opcional, bem como no existe uma quantidade de linhas mnimas ou mximas. vlido destacar que durante a citao livre, o autor poder aparecer tanto dentro, quanto fora do texto. Quando ocorrer o primeiro caso, o sobrenome do autor permanece no corpo do texto, ficando, portanto, somente a primeira letra em maisculo, devendo-se colocar entre parnteses o ano de publicao da obra e, opcionalmente, o(s) nmero(s) da(s) pgina(s) que se retirou o trecho citado. Caso o aluno no queira colocar o sobrenome do autor no corpo do texto, deve aparecer ao final da citao, sendo que neste caso deve-se incluir dentro do parntese o sobrenome do autor todo em maisculo, seguido do ano de publicao da obra e, opcionalmente, o(s) nmero(s) da(s) pgina(s) que se retirou o trecho citado.

EXEMPLOS
a)Em Fonte Impressa

Como lembrado em Martins (2000, p.39), o futuro desenvolvimento da informao est cada dia mais dependente de um plano unificado de normalizao. Por esta razo, verificamos a relevncia de estabelecer normas para o desenvolvimento qualitativo dos trabalhos cientficos.

OU Mas, observamos que estabelecer um padro entre a informao no nada fcil, principalmente quando se trata do futuro, uma vez que as pessoas preferem interpretar a informao segundo seu contexto, distorcendo, muitas vezes, o que deveria ser unificado, ou seja, normalizado (CORREA FILHO, 2000).

b)Em Fonte Eletrnica

Como lembrado em CLIMA... (2000, p.39), o futuro desenvolvimento da informao est cada dia mais dependente de um plano unificado de normalizao. Por esta razo, verificamos a relevncia de estabelecer normas para o desenvolvimento qualitativo dos trabalhos cientficos.

30

OU

Mas, observamos que estabelecer um padro entre a informao no nada fcil, principalmente quando se trata do futuro, uma vez que as pessoas preferem interpretar a informao segundo seu contexto, distorcendo, muitas vezes, o que deveria ser unificado, ou seja, normalizado (CORREA FILHO, 2000).

c)Em Fonte Referente Entrevista Como lembrado em Pereira (2003), o futuro desenvolvimento da informao est cada dia mais dependente de um plano unificado de normalizao. Por esta razo, verifica-se a relevncia de estabelecer normas para o desenvolvimento qualitativo dos trabalhos cientficos.

OU Mas, observamos que estabelecer um padro entre a informao no nada fcil, principalmente quando se trata do futuro, uma vez que as pessoas preferem interpretar a informao segundo seu contexto, distorcendo, muitas vezes, o que deveria ser unificado, ou seja, normalizado (PEREIRA, 2003).

6.3.1.2 Citao textual, literal ou direta


Corresponde transcrio feita de forma literal, ou seja, respeitando as caractersticas formais em
relao redao, ortografia e pontuao original do texto. Obrigatoriamente necessita receber destaque tipogrfico, uma vez que se apresenta exatamente como consta no original (inclusive com erros grficos ou de outra natureza) e, obrigatoriamente, aparecer o(s) nmero(s) da(s) pgina(s) que se retirou o trecho citado. Caso na citao ocorra a existncia de aspas, para indic-la, usam-se aspas simples.

Quando for necessrio suprimir parte do texto, basta fazer uso de reticncias entre colchetes. Quando, no meio da citao, o autor sentir necessidade de acrescentar alguma informao extra, tambm fazer uso dos colchetes.

31

Durante a citao textual, conforme fora destacado, o aluno no pode corrigir erros gramaticais, de grafia ou de outra natureza. Neste caso, deve-se usar a expresso sic (=conforme estava escrito) aps a palavra errada, entre parnteses. Caso o aluno sinta a necessidade de destacar alguma parte do texto, ao final da citao, entre parnteses, colocar a expresso grifo nosso. O que no se pode deixar de destacar, liga-se ao fato de que este tipo de citao deve respeitar o nmero de linhas citadas, podendo ser caracterizada da seguinte forma:

6.3.1.1.1 Citao Curta (Quando se transcreve at 3 linhas)

Devido este tipo de citao corresponder a um nmero pequeno de linhas transcritas, esta deve aparecer incorporada no prprio pargrafo do texto, entre aspas duplas e destacada tipograficamente, com a indicao da(s) pgina(s) que se retirou tal trecho. A posio do autor poder se apresentar tanto dentro, quanto fora do texto, cuja regra segue o mesmo critrio apresentado no exemplo do item 3.2.1, ou seja:

EXEMPLO

Como lembra Martins (2000, p.35), ao estudarmos sobre o futuro do desenvolvimento que a informao ter daqui para frente, afirmamos que tal informao a cada dia ser mais dependente da normalizao. Por esta razo, verifica-se a relevncia de estabelecer normas para o desenvolvimento qualitativo dos trabalhos cientficos. OU

Como j fora mencionado, ao estudarmos sobre o futuro do desenvolvimento que a informao ter daqui para frente, afirmamos que tal informao a cada dia ser mais dependente da normalizao (MARTINS, 2000, p.35). Por esta razo, verifica-se a relevncia de estabelecer normas para o desenvolvimento qualitativo dos trabalhos cientficos.

6.3.1.1.2 Citao Longa (quando a transcrio ocorre a partir de 4 linhas)


Devido este tipo de transcrio ser maior, deve aparecer em um pargrafo independente, recuado a 4cm da margem esquerda, com fonte 10 e espao simples (1cm). Pelo fato de se encontrar de forma diferenciada, em ralao ao corpo do texto, NO SE USAM ASPAS.

32

EXEMPLOS

Quando observado o que seria o chamado mtodo cientfico, afirma-se que este corresponde ao caminho a seguir, uma vez que faz com que o pesquisador consiga atingir os objetivos propostos.

A prova disso liga-se afirmao de Lakatos (1999, p.24) onde diz que

(1 espao duplo) (4 cm)


o mtodo cientfico, segundo o que podemos verificar, passa a ser um conjunto de procedimentos que faz com que o indivduo, enquanto pesquisador, consiga atingir os resultados esperados, uma vez que atravs do mtodo cientfico ir caminhar de forma mais segura e com mais qualidade.

(1 espao duplo)

Com base na autora, destaca-se a relevncia do mtodo cientfico no s para a pesquisa, mas tambm para o direcionamento dos trabalhos. OU Quando observado o que seria o chamado mtodo cientfico, afirma-se que este corresponde ao caminho a seguir, uma vez que faz com que o pesquisador consiga atingir os objetivos propostos. A prova disso liga-se seguinte afirmao onde diz que

(1 espao duplo)
o mtodo cientfico, segundo o que podemos verificar, passa a ser um conjunto de procedimentos que faz com que o indivduo, enquanto pesquisador, consiga atingir os resultados esperados, uma vez que atravs do mtodo cientfico ir caminhar de forma mais segura e com mais qualidade (LAKATOS, 1999, p.24).

(4 cm)

(1 espao duplo)

33

Com base na autora, destaca-se a relevncia do mtodo cientfico no s para a pesquisa, mas tambm para o direcionamento dos trabalhos.

6.3.1.3 Citao de citao Quando o autor no consegue obter a fonte original, mas sente a necessidade de transcrever a citao citada por outro autor, ou seja, este tipo de citao corresponde aos casos em que o aluno ir citar um trecho sem ter lido o texto original, e sim uma outra obra que fez a referida citao. Esta pode ser feita de forma literal ou com as palavras do autor. Neste caso, deve-se utilizar a expresso latina apud (=citado por). vlido destacar que este tipo de citao deve ser evitado ao mximo, uma vez que o aluno deve recorrer aos clssicos. Mas se ocorrer necessidade de fazer uso desta, o nome, data e pgina (quando houver) do documento original devem aparecer aps o termo apud.

EXEMPLOS
Marinho (1980 apud MARCONI, 1982) apresenta a formulao do problema como uma fase de pesquisa que, sendo bem, delimitado, simplifica e facilita a maneta de conduzir a investigao. OU Com base no que foi apresentado, nota-se que o que fora apresentado acerca da formulao do problema como uma fase de pesquisa que, sendo bem, delimitado, simplifica e facilita a maneta de conduzir a investigao, todos os meios destacados esto com a razo (MARINHO, 1980 apud MARCONI, 1982, p. 38). OU Com base no que foi apresentado, nota-se que o que fora apresentado acerca da formulao do problema como uma fase de pesquisa que, sendo bem, delimitado, simplifica e facilita a maneta de conduzir a investigao, todos os meios destacados esto com a razo1.

Obs.: Vale ressaltar que o aluno NO poder usar, ao mesmo tempo, os dois sistemas de citao, ou seja, dever optar pelo sistema Autor-Data ou pelo sistema Numrico. Ao escolher pelo numrico, no esquecer que as citaes citadas em nota de rodap DEVERO ser repetidas nas Referncias.

6.3.2 Notas de rodap


1

MARINHO (1980 apud MARCONI, 1982, p.38).

34

No que diz respeito s notas de rodap, Curty e Cruz (2000, p.44) afirmam que estas correspondem s notas indicadas ao p das pginas, podendo ser de referncia, com indicao das fontes consultadas, e de contedo, evitando explicaes longas dentro do texto. As notas de rodap se separam do restante do texto por uma linha horizontal de 3 cm, a partir da margem esquerda e devem ser numeradas seqencialmente. necessrio destacar que devemos evitar us-las desnecessariamente.

6.3.3 Notas bibliogrficas


So as que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra em que o assunto foi abordado. Necessitam aparecer de forma seqencial e com algarismos arbicos. Quando a fonte for repetida inmeras vezes, pode-se fazer uso das indicaes bibliogrficas, sendo elas: idem ou Id o mesmo autor; ibidem ou Ibid na mesma obra; passim aqui e ali, em diversas passagens; loco citado loc cit. no lugar citado; sequentia ou st seq. seguinte ou que se segue; cf. confira, confronte; pous citatum, opere citado ou op. cit. na obra citada, em. apud citado por (SOMENTE ESTA PODE SER USADA NO CORPO DO TEXTO).

6.3.4 Notas explicativas

So usadas para a apresentao de comentrios, esclarecimentos ou explanaes que no possam ser apresentadas no corpo do texto. Para este tipo de chamada, usar o asterisco (*).

6.3.5 Demais orientaes

35

Na citao direta tanto pode ser adotado o sistema autor-data de identificao da fonte (ex.: Bastos, 1979), quanto o sistema numrico (enumerao seqencial de notas) e o abreviaes sinalticas. As interpretaes ou resumos do autor no interior das citaes devero estar assinaladas atravs de parnteses retos [ ].

Em se tratando de diagnosticar a partir dele [planejamento estratgico], a anlise deve caber ao gestor que o percebe de modo holstico inclusive porque detm as informaes necessrias para tomada de deciso institucional. (SIMES, 1999).

Em alguns casos, para melhor compreenso do texto, faz-se necessrio destacar o que deve ser
observado com maior nfase na citao atravs do grifo, negrito ou itlico. Neste caso, a expresso grifo nosso deve ser inserida ao final da citao, entre parnteses. Quando, entretanto, o prprio autor faz destaque a parte a ser citada, o termo grifo do autor, entre parnteses deve seguir a citao.

A teleconferncia permite ao individuo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferncia incluem o uso da televiso, telefone, um sinal de udio pode ser emitido em um salo de qualquer dimenso. (NICHOLS, 1993, p. 18, grifo nosso). O desejo de criar uma literatura independente, diversa, de vez que, aparecendo o classicismo como manifestao do passado colonial [...]. (CANDIDO, 1993, v.2, p.12, grifo do autor).

Quando a citao inclui texto traduzido pelo autor, deve-se apontar, aps a chamada da citao, a expresso traduo nossa, entre parnteses. Ao faz-lo pode estar envolto em culpa, perverso, dio de si mesmo [...] pode julgar-se pecador e identificar-se com o seu pecado (RAHNER, 1992, v.4, p. 463, traduo nossa) Quando se trata de dados obtidos por informao verbal (palestras, debates, comunicaes etc.), indica, entre parnteses, a expresso informao verbal, mencionando-se os dados disponveis em nota de rodap. O novo medicamento estar disponvel ate o final deste semestre (informao verbal) ________ Noticia fornecida por John A. Smith no Congresso Internacional de Genebra, em Londres, em outubro de 2002 Na citao de trabalhos em elaborao, deve ser mencionado o fato, indicando-se os dados disponveis em nota de rodap.

36

Os poetas selecionados contriburam para a consolidao da poesia no Rio Grande do Sul, sculos XIX e XX (em fase e elaborao) _______ Poetas rio-grandenses, de autora de Elvo Clemente, a ser editado pela EDIPUCRS, 2003

Na condio de haver coincidncia nos sobrenomes dos autores citados, deve-se acrescentar as iniciais de seus prenomes abreviados. Contudo, se mesmo assim a situao permanecer, deve-se colocar os prenomes por extenso, segundo o modelo abaixo. (CAMPOS, C., 2002) (CAMPOS, M., 2002) (CAMPOS, Carmem, 2002) (CAMPOS, Conceio, 2002)

As citaes de diversas obras de um mesmo autor, publicadas em um mesmo ano, devem ser diferenciadas pelo acrscimo de letra minscula, em ordem alfabtica, aps a data e sem espacejamento, sendo do mesmo modo utilizado quando da apresentao nas Referencias.

De acordo com Suely Morales (1991a), as questes pertinentes a indexao de contedos na anlise do conhecimento, so complexas e dificultadas pela assimilao do que est implcito na questo. Discutindo este aspecto, a autora afirma que (MORALES, 1991b, p. 32) [...] os aspectos semnticos e sintticos devero nortear a anlise de contedo com vista a indexao do documento.

Nos casos de citao de uma obra com trs ou mais autores, o sobrenome do primeiro autor dever ser precedido do termo em latim et al. Segundo Costa et al (1997), para que se possam tomar decises estratgicas informadas, necessrio que os gestores estejam bem documentados sobre o seu ambiente de negcios.

Em citaes textuais, onde h um erro, seja de concordncia, de grafia ou outro de qualquer natureza, deve-se incluir, aps o erro, entre parntese, a expresso sic, como no modelo abaixo.

O surgimento das sociedade (sic) influenciaram o modo de agir do homem (CANDIDO, 1993, p. 66).

As abreviaturas e siglas devero aparecer por extenso, seguidas da sigla entre parnteses, quando da primeira insero no texto e somente a sigla da segunda em diante. A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), responsvel, no Brasil pela edio das normas dos sistemas da qualidade. A ABNT, editou efetiva, junto a International Standart Organization (ISO), o acompanhamento e atualizao das normas que compem a famlia ISO 9000, 14000 e 18000.

37

As equaes e frmulas devem aparecer destacas do texto, de modo a facilitar sua leitura. Na seqncia normal do texto, permitido o uso de uma entrelinha maior que comporte seus elementos como expoentes, ndices e outro. Quando destacadas do pargrafo, devero ser centralizadas e, se necessrio, sero numeradas. Quando fragmentadas em mais de uma linha, por falta de espao, devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais de adio, subtrao, multiplicao e diviso.

x + y = z (1) (x + y)/5 = n (2)

So consideradas figuras desenhos, diagramas, estampas, esquemas, fluxogramas, fotografias, mapas, plantas, lminas, entre outras, que devem ser identificadas pelo termo Figura, localizado na parte inferior, seguido do nmero de ordem, da fonte, quando for o caso, sendo ambos alinhados lateral esquerda. Especial ateno deve ser dada ao ttulo que deve ser breve e claro, dispensando consultas ao texto, escrito preferencialmente em letras maisculas e minsculas precedido por um hfen, sem ponto final. No caso da necessidade de apresentao de legenda, deve-se procurar clareza e objetividade e localiza-la abaixo da figura ou direita, dependendo do tipo e da disposio da figura. Sempre que possvel, a fonte da qual foi extrada a figura deve ser citada precedida da palavra FONTE, com letra e espacejamento menor. Vide modelo na Figura 3.

38

O b j e t i v o = T r a n s p o r t e

M o t o r

D i f e r e n c i a l R o d a s

Figura 3 Modelo de sistema FONTE: Pereira, 2003.

A apresentao dos grficos segue as mesmas especificaes das tabelas, destacando-se a necessidade de serem indicados o nmero e o ttulo do grfico, bem como a fonte que forneceu a informao. O grfico possibilita a transmisso de dados e informaes de modo mais atraente, porm deve estar diretamente relacionado com o contedo do texto, pois do contrrio no contribuir para a anlise. Cabe ressaltar, ainda, a caracterizao dos grficos de organizao, que indicam fluxo, seqncia ou hierarquia por meio de, respectivamente, fluxograma, cronograma e organograma, integrantes da categoria de figuras. Na parte inferior deve constar a palavra Grfico, alinhado lateral esquerda deste, sucedida do nmero que o identifica, em algarismo arbicos, conforme a ordem em que aparece no texto. O ttulo, em letras Maisculas/minsculas, precedido por um hfen, sem ponto final, deve sempre que possvel, apresentar a fonte da qual foram extrados os dados deve ser citada no rodap do grfico, precedida da palavra FONTE, com letra e espacejamento menor. Os grficos devem ser elaborados de forma reduzida com devido cuidado para no se prejudicar a legibilidade.

39

21%

47%

Leste Oeste Norte

32%

Grfico 1 Demonstrao da quantidade de alunos por zona na cidade de Manaus FONTE: SEDUC, 2003.

Os quadros caracterizam-se por conterem dados sem tratamento estatstico, com as laterais fechadas; so as apresentaes do tipo tabular, inseridas no trabalho para ilustrar o contedo em desenvolvimento ou descrever dados e informaes relevantes para o estudo e no empregam dados estatsticos, cuja forma de apresentao igual.

Origem 1971 Carves Petrleo Gs Biomassa/Outros 31,0 47,8 18,4 0,1

Mundo 1992 29,0 39,2 22,0 0,4 1971 3,1 34,8 0,3 45,8

Brasil 1992 5,3 30,6 2,4 23,9

Quadro 1 Evoluo recente do consumo de energia primria (%) FONTE: ELETRONORTE, 2002.

As tabelas so as apresentaes do tipo tabular inseridas no trabalho para ilustrar o contedo em desenvolvimento ou descrever dados e informaes relevantes para o estudo, empregando dados estatsticos e sem fechamento nas laterais. A apresentao das tabelas deve seguir os seguintes critrios:

conter todas as informaes necessrias a uma completa compreenso do contedo dispensando consultas ao texto; ser o mais simples e objetiva possvel, preferencialmente em uma nica pgina;

40

devem ser alinhadas preferencialmente s margens laterais do texto. Quando pequenas, devem ser centralizadas. a fonte da tabela indica a origem ou a instituio responsvel pelo fornecimento ou elaborao dos dados e informaes contidos. A palavra fonte deve ser colocada aps a identificao da tabela, na parte inferior, alinhando-se margem esquerda da primeira coluna. Quando os dados se originarem de diversas fontes, os nomes ou siglas so apresentados separados por vrgula;

caso da fonte se tratar de pessoa fsica, responsvel pelos dados levantados e apresentados, utiliza-se como fonte o autor; quando as fontes consistem de documentos em que o prprio autor est apresentando os dados a partir de pesquisa de campo (com o uso de questionrios, entrevistas), podem ser utilizadas como fonte s expresses pesquisa de campo, formulrios preenchidos ou entrevistas realizadas, conforme o caso.

Cursos COMRCIO EXTERIOR Administrao Habilitao em Administrao Habilitao Finanas Administrao Habilitao Servios Total

N ALUNOS 180 150 130 60 470

Tabela 1 Ingresso de Alunos nos Cursos de Administrao no UNICEF FONTE: Convest, 2001

Finalidade esta parte, vale destacar que o aluno dever, tambm, preocupar-se com as questes acerca das regras de referncisa, uma vez que se faz necessrio apresentar todas as fontes citadas no corpo do texto, com a finalidade de possibilitar sua futura recuperao. Assim, apresentarse- a seguir as regras de referncias.

6.4

REGRAS DE REFERNCIAS
Por referncia, entende-se como o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados

de um documento, que permite sua identificao individual. A referncia constituda de elementos

41

essenciais e, quando necessrio, pode ser composta, tambm, por elementos complementares. O primeiro, corresponde s informaes vistas como indispensveis para a recuperao da obra e pelo segundo, compreende-se como o conjunto de informaes que ajudam na recuperao da obra, entretanto, se no aparecem, no prejudicam o processo de busca. O que no se pode deixa de destacar que as informaes para a elaborao da referncia tm que ser retiradas tanto de um, quanto de outro. Quando os elementos forem retirados de outra fonte, o aluno dever coloc-los entre colchetes.

6.4.1 Regras gerais de apresentao


A referncia deve apresentar-se de forma padronizada, na qual as obras devero aparecer em ordem alfabtica ou em ordem numrica, em espao simples, alinhadas APENAS AS MARGENS ESQUERDAS, ou seja, o texto no deve ser justificado, bem como separadas por espaos duplos. Quando aparecer em nota de rodap, dever se estruturar de forma alinhada, a partir da segunda linha da mesma referncia, abaixo da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espao entre elas. A seguir, apresentar-se- modelos de referncias. a)Autoria

Para referenciar uma fonte, a partir da autoria, faz-se necessrio identificar "[...] o sobrenome, em caixa alta, seguido do prenome, abreviado ou no desde que haja padronizao neste procedimento, separados entre si por ponto e vrgula seguidos de espao" (NBR 6023, 200, p. 14)

Um Autor SCHTZ, Edgar. Reengenharia mental: reeducao de hbitos e programao de metas. Florianpolis: Insular, 1997. 104 p. At Trs Autores NORTON, Peter; AITKEN, Peter; WILTON, Richard. Peter Norton: a bblia do programador. Traduo: Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campos, 1994. 640 p. Mais de trs Autores BRITO, Edson Vianna, et al. Imposto de renda das pessoas fsicas: livro prtico de consulta diria. 6. ed. atual. So Paulo: Frase Editora, 1996. 288 p.

Autor Desconhecido (= iniciar pelo ttulo)

42

PROCURA-SE um amigo. In: SILVA, Lenilson Naveira e. Gerncia da vida: reflexes filosficas. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1990. 247. p. 212-213. Pseudnimo Quando o autor da obra adotar pseudnimo na obra a ser referenciada, este deve ser considerado para entrada. Quando o verdadeiro nome for conhecido, deve-se indic-lo entre colchetes aps o pseudnimo. ATHAYDE, Tristo de [Alceu Amoroso Lima]. Debates pedaggicos. Rio de Janeiro: Schmidt, 1931. Organizadores, compiladores, editores, adaptadores etc. Quando a responsabilidade intelectual de uma obra for atribuda a um organizador, editor, coordenador etc., a entrada da obra feita pelo sobrenome, seguido das abreviaturas correspondentes entre parnteses. Quando houver mais de um organizador ou compilador, deve-se adotar as mesmas regras para autoria (tens: 4.1 a 4.5)

BOSI, Alfredo (Org.). O conto brasileiro contemporneo. 3. ed. So Paulo: Cultrix, 1978. 293 p. Autor Entidade Coletiva (Associaes, Empresas, Instituies). UNIVERSIDADE DE SO PAULO. Instituto Astronmico e Geogrfico. Anurio astronmico. So Paulo, 1988. 279 p.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. Centro de Estudos em Enfermagem. Informaes pesquisas e pesquisadores em Enfermagem. So Paulo, 1916. 124 p. INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL (Brasil). Classificao Nacional e patentes. 3. ed. Rio de Janeiro, 1979. v. 9. Quando a entidade, vinculada a um rgo maior, tem uma denominao especfica que a identifica, a entrada feita diretamente pelo seu nome. Nomes homnimos, usar a rea geogrfica, local. BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Bibliografia do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Diviso de Publicaes, 1971. BIBLIOTECA NACIONAL (Lisboa). Bibliografia Vicentina. Lisboa: [s.n.], 1942. rgos governamentais BRASIL. Ministrio do Trabalho. Secretaria de Formao e Desenvolvimento Profissional. Educao profissional: um projeto para o desenvolvimento sustentado. Braslia: SEFOR, 1995. 24 p. Tradutor, prefaciador, ilustrador, etc. SZPERKOWICZ, Jerzy. Nicols Coprnico: 1473-1973. Traduo de Victor M. Ferreras Tascn, Carlos H. de Len Aragn. Varsvia: Editorial Cientfica Polaca, 1972. 82 p.

43

Monografias consideradas no todo AUTOR DA OBRA. Ttulo da obra: subttulo. Nmero da edio. Local de Publicao: Editor, ano de publicao. Nmero de pginas ou volume. (Srie). Notas. Livros DINA, Antonio. A fbrica automtica e a organizao do trabalho. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 1987. 132 p. Dicionrios AULETE, Caldas. Dicionrio contemporneo da Lngua Portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Delta, 1980. 5 v.

Atlas
MOURO, Ronaldo Rogrio de Freitas. Atlas celeste. 5. ed. Petrpolis: Vozes, 1984. 175 p.

Bibliografias
INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAOEM CINCIA E TECNOLOGIA. Bibliografia Brasileira de Cincia da Informao: 1984/1986. Braslia: IBICT, 1987

Biografias
SZPERKOWICZ, Jerzy. Nicols Coprnico: 1473-1973. Traduo de Victor M. Ferreras Tascn, Carlos H. de Len Aragn. Varsvia: Editorial Cientfica Polaca, 1972. 82 p. Enciclopdias THE NEW Encyclopaedia Britannica: micropaedia. Chicago: Encyclopaedia Britannica, 1986. 30 v. Bblias BBLIA. Lngua. Ttulo da obra. Traduo ou verso. Local: Editora, Data de publicao. Total de pginas. Notas (se houver). BBLIA. Portugus. Bblia sagrada. Traduo de Padre Antnio Pereira de Figueiredo. Rio de Janeiro: Encyclopaedia Britannica, 1980. Edio Ecumnica. Normas Tcnicas ORGO NORMALIZADOR. Ttulo: subttulo, nmero da Norma. Local, ano. Volume ou pgina (s). ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Resumos: NB-88. Rio de Janeiro, 1987. 3 p. Patentes NOME e endereo do depositante, do inventor e do titular. Ttulo da inveno na lngua original. Classificao internacional de patentes. Sigla do pas e n. do depsito. Data do depsito, data da publicao do pedido de privilgio. Indicao da publicao onde foi publicada a patente. Notas. ALFRED WERTLI AG. Bertrand Reymont. Dispositivo numa usina de fundio de lingotes para o avano do lingote fundido. Int CI3B22 D29/00.Den.PI 8002090. 2 abr. 1980, 25 nov. 1980. Revista da Propriedade Industrial, Rio de Janeiro, n. 527, p.17.

44

Dissertaes e Teses AUTOR. Ttulo: subttulo. Ano de apresentao. Nmero de folhas ou volumes. Categoria (Grau e rea de concentrao) - Instituio, local. RODRIGUES, Marcos Vasconcelos. Qualidade de vida no trabalho. 1989. 180f. Dissertao (Mestrado em Administrao) - Faculdade de Cincias Econmicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Congressos, Conferncias, Simpsios, Workshops, Jornadas e outros Eventos Cientficos NOME DO CONGRESSO. nmero, ano, Cidade onde se realizou o Congresso. Ttulo Local de publicao: Editora, data de publicao. Nmero de pginas ou volume.

Quando se tratar de mais de um evento, realizados simultneamente, deve-se seguir as mesmas regras aplicadas a autores pessoais.

a) Jornadas JORNADA INTERNA DE INICIAO CIENTFICA, 18, JORNADA INTERNA DE INICIAO ARTSTICA E CULTURAL, 8, 1996, Rio de Janeiro. Livro de Resumos do XVIII Jornada de Iniciao Cientfica e VIII Jornada de Iniciao Artstica e Cultural. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996. 822 p.

b) Reunies ANNUAL MEETING OF THE AMERICAN SOCIETY OF INTERNATIONAL LAW, 65., 1967, Washington. Proceedings...Washington: ASIL, 1967. 227 p.

c) Conferncias CONFERNCIA NACIONAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, 11., 1986, Belm. Anais [S.l.]: OAB, [1986?]. 924 p. d) Workshop WORKSHOP DE DISSERTAES EM ANDAMENTO, 1., 1995, So Paulo. Anais So Paulo: ICRS, USP, 1995. 39 p.

Relatrios oficiais COMISSO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR. Departamento de Pesquisa ientfica e Tecnolgica. Relatrio. Rio de Janeiro, 1972. Relatrio. Mimeografado.

Relatrios tcnico-cientficos SOUZA, Ubiraci Espinelli Lemes de; MELHADO, Silvio Burratino. Subsdios para a avaliao do custo de mo-de-obra na construo civil. So Paulo: EPUSP, 1991. 38 p. (Srie Texto Tcnico, TT/PCC/01). Referncias Legislativas

45

a) Constituies PAS, ESTADO ou MUNICPIO. Constituio (data de promulgao). Ttulo. Local: Editor, Ano de publicao. Nmero de pginas ou volumes. Notas.

BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organizao do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. So Paulo: Saraiva, 1990. 168 p. (Srie Legislao Brasileira).

b) Leis e Decretos PAS, ESTADO ou MUNICPIO. Lei ou Decreto, nmero, data (dia, ms e ano). Ementa. Dados da publicao que publicou a lei ou decreto.

BRASIL. Decreto n. 89.271, de 4 de janeiro de 1984. Dispe sobre documentos e procedimentos para despacho de aeronave em servio internacional.Lex: Coletnea de Legislao e Jurisprudncia, So Paulo, v. 48, p. 3-4, jan./mar.,1. trim. 1984. Legislao Federal e marginlia. BRASIL. Lei n. 9273, de 3 de maio de 1996. Torna obrigatrio a incluso de dispositivo de segurana que impea a reutilizao das seringas descartveis. Lex: Coletnea de Legislao e Jurisprudncia, So Paulo, v. 60, p. 1260, maio/jun., 3. trim.1996. Legislao Federal e Marginlia.

c) Pareceres AUTOR (Pessoa fsica ou Instituio responsvel pelo documento). Ementa, tipo, nmero e data (dia, ms e ano) do parecer. Dados da publicao que publicou o parecer.

BRASIL. Secretaria da Receita Federal. Do parecer no tocante aos financiamentos gerados por importaes de mercadorias, cujo embarque tenha ocorrido antes da publicao do Decreto-lei n. 1.994, de 29 de dezembro de 1982. Parecer normativo, n. 6, de 23 de maro de 1984. Relator: Ernani Garcia dos Santos. Lex: Coletnea de Legislao e Jurisprudncia, So Paulo, p. 521-522, jan./mar. 1. Trim., 1984. Legislao Federal e Marginlia.

Portarias, Resolues e Deliberaes AUTOR. (entidade coletiva responsvel pelo documento). Ementa (quando houver). Tipo de documento, nmero e data (dia, ms e ano). Dados da Publicao que publicou.

a) Portarias BRASIL. Secretaria da Receita Federal. Desliga a Empresa de Correios e Telgrafos - ECT do sistema de arrecadao. Portaria n. 12, de 21 de maro de 1996. Lex: Coletnea de Legislao e Jurisprudncia, So Paulo, p. 742-743, mar./abr., 2. Trim. 1996. Legislao Federal e Marginlia., b) Resolues CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Aprova as instrues para escolha dos delegados-eleitores, efetivo e suplente Assemblia para eleio de membros do seu Conselho Federal. Resolu n. 1.148,

46

de 2 de maro de 1984. Lex: Coletnea de Legislao e Jurisprudncia, So Paulo, p.425-426, jan./mar., 1. Trim. de 1984. Legislao Federal e Marginlia.

c) Acrdos, Decises, Deliberaes e Sentenas das Cortes ou Tribunais AUTOR (entidade coletiva responsvel pelo documento). Nome da Corte ou Tribunal. Ementa (quando houver). Tipo e nmero do recurso (apelao, embargo, habeas-corpus, mandado de segurana, etc.). Partes litigantes. Nome do relator precedido da palavra "Relator". Data, precedida da palavra (acrdo ou deciso ou sentena) Dados da publicao que o publicou. Voto vencedor e vencido, quando houver. BRASIL. Superior Tribunal de Justia. Ao Rescisria que ataca apenas um dos fundamentos do julgado rescindendo, permanecendo subsistentes ou outros aspectos no impugnados pelo autor.
Ocorrncia, ademais, de impreciso na identificao e localizao do imvel objeto da demanda. Coisa julgada. Inexistncia. Ao de consignao em pagamento no decidiu sobre domnio e no poderia faz-lo, pois no de sua ndole conferir a propriedade a algum. Alegao de violao da lei e de coisa julgada repelida. Ao rescisria julgada improcedente. Acrdo em ao rescisria n. 75-RJ. Manoel da Silva Abreu e Estado do Rio de Janeiro. Relator: Ministro Barros Monteiro. DJ, 20 nov. 1989. Lex: Coletnea de Legislao e Jurisprudncia,

So Paulo, v.2, n. 5, jan. 1990. p.7-14.

Partes de Monografias AUTOR da parte. Ttulo da parte. Termo In: Autor da obra. Ttulo da obra. Nmero da edio. Local de Publicao: Editor, Ano de publicao. Nmero ou volume, pginas inicial-final da parte, e/ou isoladas.

Captulos de livros NOGUEIRA, D. P. Fadiga. In: FUNDACENTRO. Curso de mdicos do trabalho. So Paulo, 1974. v.3, p. 807-813.

Verbetes de Enciclopdias MIRANDA, Jorge. Regulamento. In: POLIS Enciclopdia Verbo da Sociedade e do Estado: Antropologia, Direito, Economia, Cincia Poltica. So Paulo: Verbo, 1987. v. 5, p. 266-278.

Verbetes de Dicionrios HALLISEY, Charles. Budismo. In: OUTHWAITE, William; BUTTOMORE, Tom. Dicionriodo pensamento social do sculo XX. Traduo de Eduardo Francisco Alves; lvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1996. p. 47-49.

Partes isoladas MORAIS, Fernando. Olga. So Paulo: Alfa-Omega, 1979. p. 90, 91, 96, 175, 185.

a) Bblia em parte Ttulo da parte. Lngua. In: Ttulo. Traduo ou verso. Local: Editora, data de publicao. Total de pginas. Pginas inicial e final da parte. Notas (se houver).

47

J. Portugus. In: Bblia sagrada. Traduo de Padre Antnio Pereira de Figueredo. Rio de Janeiro: Encyclopedia Britnnica, 1980. p. 389-412. Edio Ecumnica. Bblia. A. T. Trabalhos apresentados em Congressos, Conferncias, Simpsios, Workshops, Jornadas, Encontros e outros Eventos Cientficos

AUTOR. Ttulo do trabalho. In: NOME DO CONGRESSO, nmero, ano, Cidade onde se realizou o Congresso. Ttulo (Anais ou Proceedings ouResumos). Local de publicao: Editora, data de publicao. Total de pginas ou volumes. Pginas inicial e final do trabalho.

a) Encontros RODRIGUES, Marcos Valente. Uma investigao na qualidade de vida no trabalho. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 13, Belo Horizonte, 1989. Anais Belo Horizonte: ANPAD, 1989. 500 p. p. 455468.

b) Reunies Anuais FRALEIGH, Arnold. The Algerian of independence. In: ANNUAL MEETING OF THE AMERICAN SOCIETY OF INTERNATIONAL LAW, 61, 1967, Washington. Proceedings Washington: Society of International Law, 1967. 654 p. 6-12.

c) Conferncias ORTIZ, Alceu Loureiro. Formas alternativas de estruturao do Poder Judicirio. In: CONFERNCIA NACIONAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, 11., 1986, Belm. Anais [S.l.]: OAB, [1986?]. 924 p. p. 207-208.

d) Workshop PRADO, Afonso Henrique Miranda de Almeida. Interpolao de imagens mdicas. In: WORKSHOP DE DISSERTAES EM ANDAMENTO, 1., 1995, So Paulo. AnaisSo Paulo: IMCS, USP, 1995. 348 p. p.2. Publicaes peridicas

Consideradas no todo

a) Colees TITULO DO PERIDICO. Local de publicao (cidade): Editora, ano do primeiro e ltimo volume. Periodicidade. ISSN (Quando houver).

TRANSINFORMAO. Campinas: PUCCAMP. 1989-1997. Quadrimestral. ISSN: 0103-3786

48

b) Fascculos TTULO DO PERIDICO. Local de publicao (cidade): Editora, volume, nmero, ms e ano.

VEJA. So Paulo: Editora Abril, v. 31, n. 1, jan. 1998.

c) Fascculos com ttulo prprio TTULO DO PERIDICO. Titulo do fascculo. Local de publicao (cidade): Editora, volume, nmero, ms e ano. Notas GAZETA MERCANTIL. Balano anual 1997. So Paulo, n. 21, 1997. Suplemento. EXAME. Melhores e maiores: as 500 maiores empresas do Brasil, So Paulo: Editora Abril. jul. 1997. Suplemento.

Partes de publicaes peridicas

a) Artigo de Revista AUTOR DO ARTIGO. Ttulo do artigo. Ttulo da Revista, (abreviado ou no) Local de Publicao, Nmero do Volume, Nmero do Fascculo, Pginas inicial-final, ms e ano.

ESPOSITO, I. et al. Repercusses da fadiga psquica no trabalho e na empresa. Revista Brasileira de Sade Ocupacional, So Paulo, v. 8, n. 32, p. 37-45, out./dez. 1979.

b) Artigo de jornal AUTOR DO ARTIGO. Ttulo do artigo. Ttulo do Jornal, Local de Publicao, dia, ms e ano. Nmero ou Ttulo do Caderno, seo ou suplemento e, pginas inicial e final do artigo.

Os meses devem ser abreviados de acordo com o idioma da publicao, conforme modelo anexo. Quando no houver seo, caderno ou parte, a paginao do artigo precede a data. OLIVEIRA, W. P. de. Jud: Educao fsica e moral. O Estado de Minas, Belo Horizonte, 17 mar. 1981. Caderno de esporte, p. 7. SUA safra, seu dinheiro. Folha de So Paulo, So Paulo, 17 ago. 1995. 2. cad. p. 9.

Imprenta (local, editora e data)

49

Local

Nome do local (cidade), deve ser indicado tal como aparece na obra referenciada. Quando houver homnimos, acrescenta-se o nome do estado ou pas.

Viosa, MG Viosa, RN Nota: Quando o Local e a Editora no aparecem na publicao mas conhecido, indicar entre colchetes. [S.l. : s. n.]

Editora Quando o editor o mesmo autor, no mencion-lo como editor. Quando houver mais de uma editora, indica-se a que aparecer com maior destaque na folha de rosto, as demais podem ser tambm registradas com os respectivos lugares. Ex: So Paulo: Nobel Rio de Janeiro: Makron; So Paulo: Nobel Data A data de publicao deve ser indicada em algarismos arbicos. Por se tratar de elemento essencial para a referncia, sempre deve ser indicada uma data, seja da publicao, da impresso, do copyright ou outra. Quando a data no consta na obra, registrar a data aproximada entre colchetes.

[1981 ou 1982] um ano ou outro [1995?] data provvel [1995] data certa no indicada na obra [entre 1990 e 1998] use intervalos menores de 20 anos [ca.1978] data aproximada [199-] dcada certa [199?] dcada provvel [19--] para sculo certo [19--?] para sculo provvel

Sries e colees Ao final da referncia indicam-se os ttulos das Sries e Colees e sua numerao tal qual figuram no documento, entre parnteses.

50

PDUA, Marslio. O defensor da paz. Traduo e notas de Jos Antnio Camargo. Rodrigues de Souza, introduo de Jos Antnio Camargo Rodrigues de Souza; Gregrio Francisco Bertolloni. Petrpolis: Vozes, 1997. 701 p. (Clssicos do pensamento poltico). Notas So informaes complementares acrescentadas no final da referncia, sem destaque tipogrfico.

Abstracts BIER, Ethan. Anti-neural inhibition: a conserved mechanism for neural induction. Cell, Cambridge, v. 89, n. 5, 1997. P. 681-684. Chemical abstracts, Ohio: CAS, v. 127, n. 6. ago, 1997. p. 409. Abstracts. Ensaios MLO, Verssimo de. Ensaios de antropologia brasileira. Natal: Imprensa Universitria, 1973. 172 p. Ensaio.

Fac-smiles SOUZA, Joo da Cruz. Evocaes. Florianpolis: Fundao Catarinense de Cultura, 1986. 404 p. Edio fac-similar. Notas de aula KNAPP, Ulrich. Separao de istopos de urnio conforme o processo Nozzle: curso introdutrio, 5-30 de set. de 1977. 26 f. Notas de Aula. Mimeografado.

Reimpresses PUTNAN, Hilary. Mind, language and reality: philosophical papers. Cambridge: Cambridge University, 1995. v. 2. Reimpresso.

Notas mltiplas DUARTE, Raymundo. Notas preliminares do movimento messinico de Pau de Colher: comunicao apresentada ao IV Colquio Internacional de estudos Luso-Brasileiro. Salvador. 1969. Notas prvias. Mimeografado.

Resenhas MATSUDA, C. T. Cometas: do mito cincia. So Paulo: cone, 1986. Resenha de: SANTOS, P. M. Cometa: divindade momentnea ou bola de gelo sujo? Cincia Hoje, So Paulo, v. 5, n. 30, p. 20, abril. 1987.

Trabalhos no publicados ALVES, Joo Bosco da Mota; PEREIRA, Antnio Eduardo Costa. Linguagem Forth. Uberlndia, 100 p. Trabalho no publicado

Traduo do original AUDEN, W. H. A mo do artista. Traduo de Jos Roberto OShea. So Paulo: Siciliano, 1993. 399 p. Ttulo original: The dyers hand.

51

Traduo feita com base em outra traduo MUTAHHARI, Murtad. Os direitos das mulheres no Isl. Traduo por: Editora Islmico Alqalam. Lisboa: Islmica Alqalam, 1988. 383 p. Verso inglesa. Original em Persa.

Outros tipos de documento a)Atas de reunies NOME DA ORGANIZAO. LOCAL. Ttulo e data. Livro, nmero., pginas, inicial-final. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Central. Ata da reunio realizada no dia 4 de julho de 1997. Livro 50, p. 1. Bulas ( remdios) TTULO da medicao. Responsvel tcnico (se houver). Local: Laboratrio, ano de fabricao. Bula de remdio.

NOVALGINA: dipirona sdica. So Paulo: Hoechst, [ 199?]. Bula de remdio. Cartes Postais TTULO. Local: Editora, ano. Nmero de unidades fsicas: indicao de cor.

BRASIL turstico: anoitecer sobre o Congresso Nacional - Braslia. So Paulo: Mercador. [198-]. 1 carto postal: color.

Convnios NOME DA PRIMEIRA INSTITUIO. Ttulo. local, data.

A entrada feita pelo nome da instituio que figura em primeiro lugar no documento. O local designativo da cidade onde est sendo executado o convnio. CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTFICO E TECNOLGICO - CNPQ. Termo de compromisso que entre si celebram o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico - CNPQ, por intermdio de sua unidade de pesquisa, o Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia - IBICT e a Universidade Federa de Santa Catarina - UFSC. Florianpolis, 1996.

Discos AUTOR (compositor, executor, intrprete). Ttulo. Direo artstica (se houver). Local: Gravadora, nmero de rotaes por minuto, sulco ou digital, nmero de canais sonoros. Nmero do disco.

52

DENVER, John. Poems, prayers & promises. So Paulo: RCA Records, 1974. 1 disco (38 min.): 33 1/3 rpm, microssulco, estreo. 104.4049.

COBOS, Lus. Sute 1700: con The Royal Philharmonc Orchestra. Rio de Janeiro: Sony Music, 1990. 1 disco (45 min.): 33 1/3 rpm, microssulcos, estreo. 188163/1-467603.

Caso seja referenciado apenas 1 lado do disco, a indicao deve ser feita pela abreviatura L. , logo aps a data. Em caso de coletnea, entrar pelo ttulo.

TRACY CHAPMAN. So Paulo: Elektra, 1988. L. A, 1 disco (15 min.): 33 1/3rpm, microssulco, estreo. 670.4170-A.

Discos Compactos (CD - Compact discs)

A referncia de discos compactos (compact discs) difere da do disco comum apenas pela indicao de compacto e pela forma de gravao. JIAS da msica. Manaus: Videolar Amaznica: [199?]. v. 1. 1 disco compacto (47 min.): digital, estreo. DL: M-23206-94. Parte integrante da revista Caras. Os Clssicos dos clssicos. LUDWIG, Van Beethoven. Beethoven: com Pastoral Emporor Moonlight sonata. So Paulo: movie Play: 1993. 1 disco compact (60 + min.): digital, estreo. GCH 2404. The Grea test Classical Hits .

Entrevistas

A entrada para entrevista dada pelo nome do entrevistado. Quando o entrevistador tem maior destaque, entrar por este. Para referenciar entrevistas gravadas, faz-se descrio fsica de acordo com o suporte adotado. Para entrevistas publicadas em peridicos, proceder como em documentos considerados em parte.

NOME DO ENTREVISTADO. Ttulo. Referncia da publicao. Nota de entrevista

MELLO, Evaldo Cabral de. O passado no presente. Veja, So Paulo, n. 1528, p 9-11, 4 set. 1998. Entrevista concedida a Joo Gabriel de Lima. Fitas Gravadas AUTOR (compositor, Intrprete). Ttulo. Local: Gravadora, ano. Nmero e tipo de fitas (durao): tipo de gravao Ttulo de srie, quando existir. PANTANAL. So Paulo: Polygran, 1990. 1 cassete son. (90 min.): estreo.

53

Filmes e Vdeos TTULO. Autor e indicao de responsabilidade relevantes (diretor, produtor, realizador, roteirista e outros). Coordenao (se houver). Local: Produtora e distribuidora, data. Descrio fsica com detalhes de nmero de unidades, durao em minutos, sonoro ou mudo, legendas ou de gravao. Srie, se houver. Notas especiais.

NOME da rosa. Produo de Jean-Jaques Annaud. So Paulo: Tw Vdeo distribuidora, 1986. 1 Videocassete (130 min.): VHS, Ntsc, son., color. Legendado. Port.

PEDESTRIANT reconstruction. Produo de Jerry J. Eubanks, Tucson: Lawuers & Judges Publishing. 1994. 1 videocassete (40min.): VHS. NTSC, son., color. Sem narrativa. Didtico.

Fotografias AUTOR (Fotgrafo ou nome do estdio) Ttulo. Ano. Nmero de unidades fsicas: indicao de cor; dimenses.

A fotografia de obras de arte tem entrada pelo nome do autor do original, seguido do ttulo e da indicao do nome do fotgrafo, precedido da abreviatura fot. Tratando-se de um conjunto de fotografias com suporte fsico prprio como, por exemplo, um lbum. Esta informao deve preceder o nmero de fotos.

KELLO, Foto & Vdeo. Escola Tcnica Federal de Santa Catarina. 1997. 1 lbum (28 fot.): color.; 17,5 x 13 cm. Mapas e Globos AUTOR. Ttulo. Local: Editora, ano. Nmero de unidades fsicas: indicao de cor, altura x largura. Escala.

Ao indicar as dimenses do mapa, transcreve-se primeiro a altura. Referenciar globos como mapas, substituindo o nmero de unidades fsicas pela designao globo e indicando, na dimenso, o dimetro do globo em centmetros. SANTA CATARINA. Departamento Estadual de Geografia e Cartografia. Mapa geral do Estado de Santa Catarina. [Florianpolis], 1958. 1 mapa: 78 x 57 cm. Escala: 1:800:000.

54

Microfichas

Referenciar como a publicao original, mencionando-se ao final, o nmero de microfichas e reduo, quando houver.

SPINELLI, Mauro. Estudo da motricidade articulatria e da memria auditiva em distrbios especficos de desenvolvimento da fala. 1973. Tese (Doutorado em voz) - Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo. 3 microfichas.

Microfilmes Referenciar como a publicao original, seguida da indicao de unidades fsicas e da largura em milmetros. Sendo em negativo, usar a abreviatura neg., aps o nmero de unidades fsicas, precedida de dois pontos. ESTADO, Florianpolis. v. 27, n. 8283-8431. jul./dez. 1941. 1 bobina de microfilme, 35 m.

Slides (diapositivos) AUTOR. Ttulo. Local: Produtor, ano. Nmero de slides: indicao de cor; dimenses em cm.

A MODERNA arquitetura de Braslia. Washington: Pan American Development Foundation, [197?]. 10 slides, color. Acompanha texto.

AMORIM, Hlio Mendes de. Viver ou morrer. Rio de Janeiro: Sonoro-Vdeo, [197?]. 30 slides, color, audiocassete, 95 min.

Documentos eletrnicos Arquivo em Disquetes

AUTOR do arquivo. Ttulo do arquivo. Extenso do arquivo. Local, data. Caractersticas fsicas, tipo de suporte. Notas.

KRAEMER, Ligia Leindorf Bartz. Apostila.doc. Curitiba, 13 de maio de 1995. 1 arquivo (605 bytes). Disquete 3 1/2. Word for windows 6.0.

BBS TTULO do arquivo. Endereo BBS: , login: , Data de acesso. HEWLETT - Packard. Endereo BBS: hpcvbbs.cv.hp.com, login: new. Acesso em: 22 maio 1998.

55

UNIVERSIDADE da Carolina do Norte. Endereo BBS: launch pad. unc.edu. Login: lauch. Acesso em: 22 maio 1998.

Base de Dados em Cd-Rom: no todo AUTOR. Ttulo. Local: Editora, data. Tipo de suporte. Notas.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAO EM CINCIA E TECNOLOGIA - IBICT. Bases de dados em Cincia e Tecnologia. Braslia: IBICT, n. 1, 1996. CD-ROM.

Base de Dados em Cd-Rom: partes de documentos AUTOR DA PARTE. Ttulo da parte. In: AUTOR DO TODO. Ttulo do todo. local: Editora, data. Tipo de suporte. Notas.

PEIXOTO, Maria de Ftima Vieira. Funo citao como fator de recuperao de uma rede de assunto. In: IBICT. Base de dados em Cincia e Tecnologia. Braslia: IBICT, n. 1, 1996. CD-ROM. E-mail AUTOR DA MENSAGEM. Assunto da mensagem. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por < e-mail do destinatrio> data de recebimento, dia ms e ano.

As informaes devem ser retiradas, sempre que possvel, do cabealho da mensagem recebida. Quando o e-mail for cpia, podero ser acrescentados os demais destinatrios aps o primeiro, separados por ponto e vrgula.

MARINO, Anne Marie. TOEFL brienfieng number [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <educatorinfo@gets.org> em 12 maio 1998.

FTP AUTOR (se conhecido). Ttulo. Endereo ftp: , login: , caminho:, data de acesso.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitria. Current directory is/pub. <ftp:150.162.1.90>, login: anonymous, password: guest, caminho: Pub. Acesso em: 19 maio 1998.
GATES, Garry. Shakespeare and his muse.<ftp://ftp.guten.net/bard/muse.txt.>1 Oct. 1996.

Mensagem recebida AUTOR da mensagem. Ttulo (Assunto). Nome da lista (se houver). Mensagem disponvel em: <endereo da lista> data de acesso.

BRAGA, Hudson. Deus no se agradou dele e de sua oferta. Disponvel em: <Evangelicosl@summer.com.br.> em: 22 maio 1998.

56

Caso trate-se de resposta de terceiros, a entrada dar-se- pelo nome da mensagem original ou do autor da mensagem.Quando tratar de mensagem - reposta, Re ( Replay) deve preceder o ttulo.

Monografias consideradas no todo (On-line) AUTOR. Ttulo. Local (cidade): editora, data. Disponvel em: < endereo>. Acesso em: data.

ESTADO DE SO PAULO. Manual de redao e estilo. So Paulo, 1997. Disponvel em: <http://www1.estado.com.br/redac/manual.html>. Acesso em: 19 maio 1998.

Publicaes Peridicas consideradas no todo (On-line) TTULO DA PUBLICAO. LOCAL (cidade): Editora, volume, nmero, ms, ano. Disponvel em: <endereo>. Acesso em: data.

CINCIA DA INFORMAO, Braslia, v. 26. n.3, 1997. Disponvel em : <http://www.ibict.br/cionline>. Acesso em: 19 maio 1998.

Partes de Publicaes Peridicas (On-line)

Artigos de Peridicos (On-line) AUTOR. Ttulo do artigo. Ttulo da publicao seriada, local, volume, nmero, ms ano. Paginao ou indicao de tamanho. Disponvel em: <Endereo.>. Acesso em: data.

MALOFF, Joel. A internet e o valor da "internetizao". Cincia da Informao, Braslia, v. 26, n. 3, 1997. Disponvel em: <http://www.ibict.br/cionline/>. Acesso em: 18 maio 1998.

Artigos de Jornais (On-line) AUTOR. Ttulo do artigo. Ttulo do jornal, local, data de publicao, seo, caderno ou parte do jornal e a paginao correspondente. Disponvel em: <Endereo>. Acesso em: data.

TAVES, Rodrigo Frana. Ministrio corta pagamento de 46,5 mil professores. Globo, Rio de Janeiro, 19 maio 1998. Disponvel em:<http://www.oglobo.com.br/>. Acesso em: 19 maio 1998.

UFSC no entrega lista ao MEC. Universidade Aberta: online. http://www.unaberta.ufsc.br/novaua/index.html>. Acesso em:19 maio 1998. Homepage

Disponvel

em:

<

AUTOR. Ttulo. Informaes complementares (Coordenao, desenvolvida por, apresenta..., quando houver etc...). Disponvel em:. <Endereo>. Acesso em: data.

57

ETSnet. Toefl on line: Test of english as a foreign language. Disponvel em: <http://www.toefl.org>. Acesso em: 19 maio 1998.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitria. Servio de Referncia. Catlogos de Universidades. Apresenta endereos de Universidades nacionais e estrangeiras. Disponvel em: <http://www.bu.ufsc.br>. Acesso em: 19 maio 1998.

REFERNCIAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002.

58

____________. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002. _____________. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. ALVES-MAZZOTTI, Alda J., GEWANDSZNAJDER, Fernando. O mtodo nas cincias naturais e sociais; pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. So Paulo, Pioneira, 2000. BARROS, Aidil de Jesus Paes de, LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto de pesquisa: propostas metodolgicas. 11. ed. Petrpolis: Vozes, 2000. Books, 1996

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia cientfica. 4. ed. So Paulo: Makron CONSTRUINDO o saber: fundamentos e tcnicas de metodologia cientfica. Campinas: Papirus, 2000. CURTY, Marlene Gonalves; CRUZ, Anamaria da Costa. Apresentao de trabalhos cientficos: guia para alunos de curso de especializao. Maring: Dental Press, 2000 FACHIN, Odlia. Fundamentos de metodologia. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2001.

FERRARI, Afonso Trujillo. Metodologia da pesquisa cientfica. So Paulo:Mc Graw-Hill do Brasil, 1974

GALLIANO, Guilherme. O mtodo cientfico: teoria e prtica. So Paulo:Habra, 1996 GIL, Antnio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. 3a. ed. So Paulo: Atlas, 1996. LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientfica. So Paulo: Atlas, 2001. RUIZ, Joo lvaro. Metodologia cientfica: guia para eficcia nos estudos. So Paulo: Atlas,1996. Salomon, G. (1979). Interaction of Media, Cognition, and Learning. San Francisco: Jossey-Bass.

You might also like