You are on page 1of 9

Tecnologia de Processos - FATEC - Sorocaba (08/12/2011) 2 semestre de 2011

OXIDAO NEGRA
Brunno Henrique (MN 102038 Projetos Mecnicos) Guilherme de Souza Rocha (MN 102017 - Projetos Mecnicos) Guilherme Trindade de Oliveira (MN 102032 - Projetos Mecnicos)

Resumo Este presente trabalho tem por intuito mostrar uma das varias tcnicas de tratamento de superfcie dos metais contra a corroso, mais conhecida como oxidao negra. Essa tcnica consiste em criar uma pelcula negra na superfcie do metal, atravs de processos qumicos ou trmicos, que melhora a resistncia corroso, alm de propiciar um bom acabamento s peas. Outra importante funo da oxidao negra, alm do aspecto visual proporcionar a fixao do leo protetivo na pea. Este tratamento destina-se a diversos ramos da indstria mecnica, podendo ser aplicada de forma simples, econmica e segura em molas, corpos de vlvula, porta ferramentas, fixadores, moldes, componentes e blocos de mquinas hidrulicas, correntes, rodas dentadas, engrenagens, parafusos, ferramentas manuais e de mquinas, componentes automotivos em geral. Palavras-chave: corroso, oxidao, oxidao negra, tratamento de superfcie. 1. Introduo Estima-se que cerca de 20% da produo mundial de ferro seja consumida por problemas relacionados corroso, acarretando prejuzos anuais da ordem de bilhes de dlares em todo o mundo. Corroso refere-se deteriorao de um material, geralmente metlico, por ao qumica ou eletroqumica do meio em que o mesmo est inserido, aliada ou no a esforos mecnicos. A deteriorao causada pela interao fsico-qumica entre o material e o seu meio operacional representa alteraes indesejveis por parte deste, tais como desgaste, variaes qumicas ou modificaes estruturais, tornando-o inadequado para o uso. Desta forma, a procura por parte de fabricantes e consumidores por solues alternativas e econmicas para a preveno dos processos de corroso impulsionou o desenvolvimento de inmeras tcnicas de revestimento e proteo. Entre as diversas opes disponveis no mercado, a oxidao negra tem como vantagem aliar o aumento da resistncia corroso com a aparncia esttica, uma vez que a camada de revestimento formada um filme negro aderente e uniforme, que proporciona uma barreira protetora, ao mesmo tempo em que confere um acabamento decorativo s peas tratadas, sendo aplicada a diversos ramos da indstria mecnica, de forma simples, econmica e segura. A oxidao negra pode ser obtida por processos trmicos e ou qumicos. No primeiro caso, a camada de xido obtida pelo aquecimento da pea a temperaturas em torno de 400 C, permitindo que a superfcie reaja com o ar atmosfrico, at formar a camada de xido com a aparncia desejada. A pea ento resfriada ao ar ou num banho de leo. Pelo mtodo qumico a oxidao negra obtida mergulhando-se a pea em uma srie de banhos qumicos que produziro o filme de xido. Existem comercialmente, diversas patentes industriais para este processo. Apesar de este processo ser mais prtico e eficiente que a oxidao trmica, possui o inconveniente de produzir rejeitos qumicos uma vez que utiliza solues altamente alcalinas no banho de oxidao.

Tecnologia de Processos - FATEC - Sorocaba (08/12/2011) 2 semestre de 2011

2. Oxidao Como elemento qumico predominante na composio dos aos, o ferro encontrado nos minrios, sob a forma de xidos estveis. Atravs da metalurgia, extrai-se o xido do minrio sob aquecimento e o metal fabricado. Esta transformao deixa o material termodinamicamente instvel. A corroso, portanto, nada mais do que o retorno do metal ao seu estado mais estvel, o de xido natural. O termo corroso pode ser definido como a reao do metal com os elementos de seu meio, na qual o metal convertido a um estado no-metlico. Em resumo, este fenmeno provocado pela existncia de reas com diferenas de potencial na superfcie metlica. Como na natureza a busca pelo equilbrio constante, ou seja, busca-se o estado de menor energia, os metais perdem tomos para o meio, convertendo-se em xidos, o que caracteriza a corroso. Quando isto ocorre, o metal perde suas qualidades essenciais, tais como resistncia mecnica, elasticidade, ductilidade e o produto de corroso formado extremamente pobre em termos destas propriedades. Quando a camada de xidos formada homognea e resistente, de modo que isole o material do meio que o cerca (o agride), este processo de oxidao torna-se benfico, uma vez que protege o metal de corroso adicional. A oxidao negra possui certas propriedades e caractersticas que a tornam ideal para determinadas aplicaes, incluindo a combinao de propriedades e acabamento com o menor preo de mercado. indicado para superfcies de ao, ao inox, cobre, lato e estanho. Em resumo, onde no aceitvel a aplicao de qualquer processo de recobrimento metlico ou alterao das dimenses da pea, sendo muito utilizado no tratamento de armas de fogo e peas ferrosas tais como: ferramentas de corte, molas, corpos de vlvula, porta ferramentas, fixadores, moldes, componentes e blocos de mquinas hidrulicas, correntes, rodas dentadas, engrenagens, parafusos, ferramentas manuais e de mquinas, componentes automotivos em geral, etc. Em ferramentas, este tratamento muito importante uma vez que reduz a reflexo da luz nas peas, minimizando, assim, a fadiga ocular ao manuse-las. Aps a oxidao negra, feito um ps-tratamento com leo, cera ou verniz, para aumentar a resistncia corroso, principalmente para peas expostas a ambientes externos. O brilho do filme de xido depende do estado da superfcie da pea. Desta forma, superfcies polidas produziro filmes pretos brilhantes, enquanto superfcies foscas permanecero foscas aps o tratamento (FOLDES, 1973). xidos so compostos binrios formados por tomos de oxignio com outros elementos. O produto formado sobre a superfcie metlica tratada por oxidao negra um xido de ferro, dentre os diversos que podem se formar, conhecido como magnetita (Figura 1). A magnetita um mineral magntico formado pelos xidos de ferro II e III (FeO, Fe2O3), cuja frmula qumica Fe3O4. Apresenta em sua composio aproximadamente 69% de FeO e 31% de Fe2O3, ou seja, 26,7% de ferro e 72,4% de oxignio.

Tecnologia de Processos - FATEC - Sorocaba (08/12/2011) 2 semestre de 2011

Figura 1 Magnetita.

3. Passivao A Passivao o processo de tornar um material (metal ou liga) menos corrosivo em relao a outro antes de utilizar estes materiais em conjunto, em decorrncia da presena de um filme passivo (natural ou artificial). Seu efeito protetor d-se pela modificao do potencial de um eletrodo no sentido de diminuir a atividade (torn-lo mais catdico ou mais nobre) devido formao de uma pelcula, geralmente produto de corroso. Na maior parte dos casos (alumnio, aos, aos inoxidveis, titnio, etc), este filme passivo, estvel e no-reativo, aparece espontaneamente por oxidao, pois o xido formado sobre a superfcie insolvel e constitui um obstculo que dificulta a propagao dos processos de degradao. O filme desacelera o processo de corroso, seja pelo transporte de matria at interface metlica devido barreira fsica, seja pelo transporte de eltrons necessrio oxidao devido baixa condutibilidade do filme protetor. Problemas ocorrem quando esta camada protetora rompida, expondo a superfcie do metal. Por este motivo, para caracterizar um filme protetivo, o mesmo deve recobrir completamente a superfcie e resistir a impactos, frices, etc. A oxidao negra como processo de passivao, tambm conhecida como bluing devido cor preto-azulada resultante do revestimento acabado, uma camada de passivao basicamente utilizada para revestir superfcies de ferro e ao. Trata-se de um dos mais antigos processos de passivao, que confere superfcie uma camada de converso proveniente da reao qumica de oxidao com o ferro na superfcie, formando seletivamente a magnetita, Fe3O4, o xido negro de ferro que ocupa o mesmo volume do metal reduzido. Ao ser formado, o xido negro sozinho prov mnima proteo contra a corroso, mas ao ser adicionalmente tratado com solues oleosas reduz as aes galvnicas e de umidade, aumentando assim a resistncia do material a processos corrosivos. Em contraste, o xido vermelho de ferro (Fe2O3), popularmente conhecido como ferrugem e encontrado na corroso vermelha generalizada do metal, no ocupa o mesmo volume do metal ferro, danificando-o, consequentemente. 4. Aplicao A oxidao negra no to resistente como os revestimentos metlicos contra o desgaste e a corroso e, geralmente, no mais espessa que 0,0001 polegadas (2,5 micrometros). A princpio, o recobrimento de uma superfcie por oxidao negra para proteo contra a corroso s ocorre em peas de materiais ferrosos, pois devido converso do ferro em Fe3O4, esta camada de passivao no formada em materiais no-ferrosos. Entretanto, resultados semelhantes so obtidos nestes metais quando so oxidados sob condies especiais e adequadas, voltadas para a formao do xido negro. Em resumo, aplica-se

Tecnologia de Processos - FATEC - Sorocaba (08/12/2011) 2 semestre de 2011

efetivamente a camada de converso de xido negro em diversos materiais metlicos ferrosos e no ferrosos, como aos carbono, aos ligados e aos inoxidveis; ferros fundidos, ligas de cobre (como lates e bronzes) e matrizes fundidas de zinco, obtendo resultados satisfatrios ainda em junes ou peas com metais diferentes (Figura 2). Este tratamento comumente utilizado pelos fabricantes e proprietrios de armas de fogo para melhorar a aparncia esttica e fornecer limitada resistncia contra a corroso da arma. Mas, para a aquisio de tal propriedade, todas as partes revestidas ainda necessitam ser adequadamente oleadas para evitar a ocorrncia de corroso. Como no considerado qualquer aumento significativo de espessura nas peas, incluindo a preciso das armas, este processo muito usado.

Figura 2 Oxidao negra em diferentes metais.

Aplicando-se a oxidao negra sobre aos inoxidveis, uma superfcie de cor preta uniforme obtida, sem alterar a resistncia corroso do metal construdo (Figura 3).

Figura 3 Oxidao negra em aos inoxidveis.

Tecnologia de Processos - FATEC - Sorocaba (08/12/2011) 2 semestre de 2011

A oxidao negra sobre lato, bronze e cobre utilizada para melhorar a aparncia das peas, aumentar a resistncia corroso e criar um contraste entre diferentes materiais (Figura 4).

Figura 4 Oxidao negra sobre lato, bronze e cobre.

Sobre matrizes fundidas de zinco, a oxidao negra confere uma cor preta uniforme enquanto melhora a resistncia corroso e escamao, bem como a lubricidade e as propriedades da pea, sem alterar suas dimenses (Figura 5).

Figura 5 Oxidao negra sobre o Zinco.

A oxidao negra sobre molas tem como objetivo converter todas as superfcies da mola com um acabamento preto esteticamente agradvel (Figura 6). O revestimento deve permanecer sob flexo, toro, alongamento, manipulao e revestir todas as superfcies da pea.

Tecnologia de Processos - FATEC - Sorocaba (08/12/2011) 2 semestre de 2011

Figura 6 Oxidao negra sobre molas.

A oxidao negra sobre bimetlicos, juntas ou ligas de metais dissimilares, proporciona um acabamento uniforme com resistncia corroso e integridade dimensional sob um custo econmico. Alm do aspecto esttico, a oxidao negra em bimetais acrescenta a mesma resistncia corroso e desempenho atingidos com o xido preto padro (Figura 7). A superfcie resultante no apresenta lascas ou fissuras; orifcios e fendas no so preenchidos por material de revestimento; no ocorrem mudanas dimensionais; e no h necessidade de se proteger cavidades internas durante o tratamento.

Figura 7 Oxidao negra em bimetais.

Com o crescente uso da metalurgia do p, muitos esto encontrando seu caminho em aplicaes onde ambos, aparncia e resistncia corroso so crticos. Embora processos como tratamento a vapor, dicromo preto e fosfato preto sejam opes viveis, apenas a oxidao negra protege a integridade do material, enquanto proporciona uma aparncia

Tecnologia de Processos - FATEC - Sorocaba (08/12/2011) 2 semestre de 2011

esteticamente agradvel de acetinado preto com resistncia corroso. A oxidao negra uma superfcie de converso prtica e econmica para superfcies visveis e para peas de juno, onde requerido reduzido atrito (Figura 8).

Figura 8 Oxidao negra sobre metalurgia do p.

5. Processo de obteno A oxidao negra pode ser obtida por processos trmicos e ou qumicos. No primeiro caso, a camada de revestimento de magnetita (xido preto) obtida pelo aquecimento da pea a temperaturas em torno de 480 C, permitindo que a superfcie reaja com o ar atmosfrico, at a formao de xido preto (magnetita), seletivamente sobre o xido vermelho. A pea ento resfriada ao ar e oleada para fornecer significativo aumento da resistncia corroso. Para a oxidao negra em escala industrial utilizam-se fornos. Pelo mtodo qumico, a oxidao negra obtida mergulhando-se a pea em uma srie de banhos qumicos que produziro o filme de xido. Existem comercialmente diversas patentes industriais para este processo e dentre os processos de oxidao negra qumica, pode-se dividir em dois tipos: a quente e a frio. A oxidao negra a quente utiliza uma soluo custica que, misturado com gua e sob ao de temperatura (135 140 C), produz um acabamento preto, aderente e uniforme de xido ferroso-frrico na superfcie das peas tratadas. Podem ser tratadas peas de ao com teor de cromo inferior a 12%. A oxidao negra a frio realizada temperatura ambiente (20 30C) e utiliza solues alcalinas lquidas concentradas que so diludas em gua e por meio de reaes qumicas produzem um acabamento preto, resistente ao atrito, aderente e uniforme na superfcie das peas tratadas. Podem ser tratadas peas de ao e ferro fundido com teor de cromo inferior a 12%. Apesar de o mtodo qumico ser mais prtico e eficiente que a oxidao trmica, possui o inconveniente de produzir rejeitos qumicos, uma vez que utiliza solues altamente alcalinas no banho de oxidao. Independentemente da escolha pelo processo qumico ou trmico, as etapas do processo de oxidao negra seguem esquematicamente a sequncia dada abaixo: Limpeza mecnica; Desengraxe (por solvente/alcalino);

Tecnologia de Processos - FATEC - Sorocaba (08/12/2011) 2 semestre de 2011

Enxgue; Decapagem (cida/alcalina); Enxgue; Secagem; Oxidao negra; Enxgue; Secagem; Acabamento (oleamento). 6. Vantagens Dentre as inmeras vantagens apresentadas pelo mtodo de oxidao negra, destacam-se: Ausncia de alteraes dimensionais; Colorao negro escuro; Integridade do acabamento; Reduo da reflexo; Pode ser revestido para proteo adicional; Aperfeioamento das caractersticas de lubrificao; Resistncia alterao de cor pela temperatura; No h fragilizao por hidrognio; No h corroso branca; Soldabilidade; 7. Consideraes finais Pudemos observar que a oxidao negra, embora propicie uma proteo mdia, aps a oxidao deve ser feito um tratamento com leo, cera ou verniz, para aumentar a resistncia corroso em peas que forem expotas a ambientes externos. A oxidao negra destina-se a diversos ramos da indstria mecnica, podendo ser aplicada de formas simples, econmica e segura. Exemplos de aplicao: ferramentas de corte, molas, corpos de vlvula, porta ferramentas, fixadoras, moldes, componentes e blocos de mquinas hidrulicas, correntes, rodas dentadas, engrenagens, parafusos, ferramentas manuais e de mquinas, componentes automotivos em geral entre outros. Ela tem entre outras vantagens, o baixo custo, no altera as medidas da pea e tem um timo acabamento. 8. Referncias
CHIAVERINI, V. Tecnologia mecnica: processos de fabricao e tratamento. 2 ed. So Paulo: McGraw-Hill, 1986. COLPAERT, H. Metalurgia dos produtos siderrgicos comuns. 3 ed. So Paulo: Edgard Blcher, 1974.

Tecnologia de Processos - FATEC - Sorocaba (08/12/2011) 2 semestre de 2011

FOLDES, P. A. Galvanotcnica prtica. So Paulo: Polgono, 1973. GENTIL, V. Corroso. 3 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1996. PARETO, L. Tecnologia mecnica. So Paulo: Hemus. RAMANATHAN, L. V. Corroso e seu controle. So Paulo: Hemus, 1995.

You might also like