You are on page 1of 19

Escola (s)em movimento

121

Escola(s) em movimento*
Reiner Hildebrandt-Stramann**

Resumo: O texto trata sobre a Escola Mvel, onde a escola interpretada como um lugar para movimentarse, como um espao de experincia e de vida (VON HENTIG, 1993), onde o movimento considerado como um princpio geral na organizao e configurao da escola. Nessa perspectiva, trata-se de desenvolver a personalidade de crianas e jovens, no restringindo o jogo, esporte e movimento apenas educao fsica, mas estendendo-os a toda escola. A base da Escola Mvel se fundamenta em dois elementos: Movimento e Desenvolvimento Humano e Movimento e Aprendizagem, sobre os quais podem ser colocados diversos componentes do programa curricular que determinaro o perfil da Escola. A fundamentao terica vem acompanhada de exemplos para tematizaes de aula. Ento aparecem questes sobre as capacidades que os estudantes de Educao Fsica devem ter para participar de uma escola mvel, quais as conseqncias para a formao de professores de Educao Fsica e reflexes sobre uma Escola mvel no Brasil. Palavras-chave: Educao Fsica, escola, escola mvel.

Colocao do problema
Uma escola sem movimento uma escola com caractersticas tradicionais. E uma escola assim um mundo de silncio e de imobilidade. Paulo Freire (1980, p.10) caracteriza uma escola sem movimento da seguinte maneira:
Imediatamente depois do Maternal, a criana de seis anos parafusada numa cadeira dura para estudar palavrrio durante horas e horas. Ser por acaso, que a criana em desenvolvimento, essa fora da natureza, essa curiosa exploradora aventureira, mantida imvel, petrificada, confinada, reduzida contemplao das paredes enquanto o sol brilha l fora, obrigada a prender a bexiga e os intestinos, 6 horas por dia, exceto por alguns minutos de recreio, durante 7 anos ou mais?

Haver melhor maneira de aprender a submisso? Isso penetra em msculos, sentidos, vsceras, nervos e neurnios. Trata-se de uma
* O texto foi escrito, originalmente, em portugus. A reviso tcnica foi feita pela Dra. Ingrid Marianne Baecker a quem agradecemos a colaborao. ** Doutor em Cincias do Esporte e professor do Instituto da Cincia do Esporte e da Pedagogia de Movimento da Universidade de Braunschweig/Alemanha.

Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.121-139, janeiro/abril de 2005

122 Ensaio

Reiner Hildebrandt-Stramann

verdadeira lio de totalitarismo. A posio sentada reconhecidamente nefasta para a postura e para a circulao e, no entanto, eis nosso homem ocidental com problemas de coluna, as veias esclerosadas, os pulmes retrados, hemorridas e ndegas achatadas, sem falar nos 20% de escolioses. Faz um sculo que vemos as crianas arrastando os ps embaixo das carteiras, entortando o corpo e pulando como rs quando a sineta bate. Este tipo de manifestao atribudo inquietao, turbulncia infantil: nunca imobilidade insuportvel imposta s crianas a culpa sempre da prpria vtima. No, no um acaso. um plano. Um plano desconhecido para os que o cumprem. Trata-se de domar. Domesticar fisicamente essa mquina fantstica de desejos e prazeres que a criana (FREIRE, 1980, p.10). Com esta descrio crtica, Freire acerta o eixo central do debate atual na disciplina da Cincia da Educao na Alemanha. Na Alemanha existe, desde o incio da dcada de 90, uma discusso rdua e, em parte controversa, sobre o futuro da escola e sobre a importncia das disciplinas individuais. Nesse debate confrontam-se duas posies: uma quer que a escola se concentre no encargo do ensino, principalmente na transmisso de conhecimentos, e livre-se de metas educacionais (GIESECKE, 1995). Aqui a escola entendida como uma instituio cientfica, ou seja, de ensino. A outra posio contradiz a essa concepo. O futuro da formao e a escola do futuro (comisso de formao do Estado Nordrhein-Westphalen, 1995) encontram-se onde os processos de auto-educao e o desenvolvimento da personalidade so estimulados atravs de medidas permanentes, como a determinao de metas de desenvolvimentos escolares e processos de avaliao interna. As escolas devem ser compreendidas como organizaes de aprendizagem e teriam que entender a si prprias como centros de aprendizagem em todas as dimenses disciplinares, para alm das disciplinas. Aqui a escola entendida, de acordo com a imagem-guia de von Hentig, como uma escola de experincia e de vida (VON HENTIG, 1993). Desde meados da dcada de 90 a pedagogia do esporte, ou seja, do movimento, participa dessa discusso sobre o futuro da escola. Porm, essa trajetria histrica no pode ser explanada detalhadamente aqui. Observando, por exemplo, o atual desenvolvimento do currculo (plano de ensino) da educao fsica em alguns estados alemes (Baviera, Hamburgo, Nordrhein-Westphalen, Niedersachsen) essa questo fica clara em, pelo menos, dois aspectos:

Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.121-139, janeiro/abril de 2005

Escola (s)em movimento

123

1.

Os planos de ensino orientam-se numa imagem de escola como espao de experincia e de vida. A perspectiva de movimento pertence, de qualquer forma, do ponto de vista das crianas e dos jovens, ao espao de experincia e vida. Assim, a escola vista como espao de movimento. Nessa perspectiva trata-se, portanto, de no restringir o jogo, esporte e movimento apenas educao fsica, mas estend-los a toda escola. Trata-se de uma Escola Mvel terica e prtica. Numa escola que se entende como espao de experincia e vida, a misso da educao e ensino da escola explicitamente aceita. Da resulta para o esporte escolar em geral e para a educao fsica em especial a questo de como devem ser realizados o esporte escolar e a educao fsica para poderem contribuir com a educao e formao de jovens. As crianas e os jovens devem ser promovidos no desenvolvimento de sua personalidade atravs do jogo, esporte e movimento. Para que essas idias possam ser realizadas, necessrio configurar o esporte escolar e a educao fsica como Esporte Escolar Educativo e Educao Fsica Educativa. Com isso, esses planos de ensino distanciam-se de um conceito do tipo de esporte performance. Enquanto o conceito do tipo de esporte performance trata de formas adequadas para adaptar as crianas s competies no-escolares e com isso uma educao para o esporte, nos conceitos mais recentes trata-se, em princpio, do desenvolvimento da personalidade de crianas e jovens e, com isso, de uma Educao de desenvolvimento atravs do jogo, esporte e movimento (HILDEBRANDT-STRAMANN 2001).

2.

No decorrer deste texto apresentarei rapidamente essas duas perspectivas. Depois me ocuparei das conseqncias para a formao de professores de educao fsica, que essas ampliaes do nosso ponto de vista trazem. Ao finalizar, explicitarei algumas questes sobre e em caso positivo como tais perspectivas podem e devem influir na formao de professores de educao fsica no Brasil.

Escola como espao de movimento o conceito de uma escola mvel


Sob a perspectiva da pedagogia de movimento a escola interpretada como um lugar para movimentar-se, onde o movimento visto como um princpio geral na organizao e configurao da

Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.121-139, janeiro/abril de 2005

124 Ensaio

Reiner Hildebrandt-Stramann

escola. O movimento deve transformar-se numa parte construtiva de aprendizagem e de vivncia na escola (HILDEBRANDTSTRAMANN, 1999; 2001a). A essa exigncia esto ancorados conceitos de educao que no vem somente a aprendizagem cognitiva no processo de formao, como tambm a do sentido e a do corpo. Essa conceituao ope-se escola sem corpo (RUMPF, 1980), posiciona-se a favor de uma escola fisico-ecolgica, orientada no movimentar-se, onde a escola vista como um lugar de vida e, tambm, como uma cultura escolar em movimento. Minha imagem de uma escola mvel comparvel com uma casa (Figura 1). Uma casa s pode ser construda quando existe um alicerce. Neste alicerce encontram-se os fundamentos da Escola mvel. Destes, dois elementos so significantes: Movimento e Desenvolvimento Humano e Movimento e Aprendizagem. Estes fundamentos baseiam-se na convico de que um desenvolvimento total das crianas e jovens no pode ser realizado sem movimento (movimento e desenvolvimento) e que o movimento entendido como um elemento constitutivo de ensino, por que a explorao de conhecimento do mundo realiza-se fundamentalmente pelo movimento (movimento e aprendizagem). Sobre os fundamentos citados podem ser colocados os outros componentes da construo da casa. Podem ser diversos componentes. Estes componentes determinam o perfil da escola, eles representam os contedos do programa escolar. Importante que os professores, alunos e pais decidam quais componentes devem caracterizar este programa escolar. Na minha imagem da casa, o programa escolar constitudo pelas paredes externas que protegem os diferentes componentes da construo e o teto simboliza a vida escolar. A garantia para uma escola mvel so as experincias de movimento que os alunos podem fazer em sua vida escolar. A seguir quero explicar mais detalhadamente cada componente da escola mvel.

Os fundamentos da escola mvel Movimento e desenvolvimento humano


O desenvolvimento humano caracterizado atravs da aquisio de capacidades cognitivas, emocionais, sociais e de movimento. O desenvolvimento do movimento das crianas e jovens pode ser promovido nas seguintes funes do movimentar-se: F na funo instrumental;
F

na funo social;

Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.121-139, janeiro/abril de 2005

Escola (s)em movimento

125

na funo simblica; F na funo sensitiva. A funo instrumental contm a capacidade de movimentarse de maneira econmica, hbil, jeitosa e acomodvel ao meioambiente. A funo social contm a capacidade de constatar outras pessoas atravs do movimento. A funo simblica contm a capacidade de expressar algo atravs do movimento e a funo sensvel contm a capacidade de explorar materiais ou a si mesmo ou de construir, com materiais, situaes de movimentar-se. O movimentar-se proporciona experincias, no mnimo, em trs reas: 1. Atravs das funes instrumental e sensitiva, possvel adquirir experincias com o material por meio do movimento; 2. Atravs da funo social possvel fazer experincias sociais por meio do contato com outras pessoas; 3. Atravs da funo simblica possvel fazer experincias corporais por meio de um confronto direto com o seu prprio corpo por meio do movimento. Uma escola mvel, que orientada para crianas, deve oferecerlhes, no verdadeiro sentido da palavra, espaos para o movimento e para os jogos, para que eles possam fazer esses tipos de experincia.

Movimento e aprendizagem
O objetivo da educao escolar oferecer aos alunos a chance de adquirir conhecimentos do mundo e aprender a entend-lo. O terico de aprendizagem Jerome Bruner explica como processos de aprendizagem e de experincias podem ser estruturados nas escolas pblicas. Ele diferencia trs modalidades pelas quais as crianas podem adquirir conhecimentos do mundo: em nvel do agir, em nvel da imaginao/metafrico e em nvel simblico (BRUNER, 1974). Na escola, os trs nveis devem ser considerados no processo de aprendizagem. Na realidade, porm, favorecido principalmente o nvel simblico. Numa escola mvel, principalmente, o nvel do agir favorecido, sem negar os outros dois. Aqui a aprendizagem do agir tem um significado especial. Uma legitimao terica para esta posio pode ser encontrada nas teorias psicolgicas de desenvolvimento (PIAGET, 1973). Baseados nessas teorias, sabemos que as crianas adquirem seus conhecimentos sobre o mundo e do mundo atravs do confronto ativo com ele. As crianas procuram sentir-se bem com os

Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.121-139, janeiro/abril de 2005

126 Ensaio

Reiner Hildebrandt-Stramann

objetos desse mundo, de acordo com suas experincias corporais e dos sentidos. Sobre isso escreve Maraun (s.d., 38): Assim como o conhecimento tem seu incio na experincia, a experincia comea no seu prprio agir, e neste agir est contido uma dimenso de corpo e de sentidos. A criana percebe o mundo, muito menos atravs de suas capacidades mentais pensamento e imaginao do que atravs de seus sentidos, de seu corpo, de suas aes de movimento. Movimentar-se significa entender o mundo no agir, escreve Tamboer (1978). Essa dimenso pr-reflexiva do agir e do saber humano no pode ser desligado do processo de reconhecimento, isto significa: as experincias e a interpretao dos sentidos, a valorizao e a ao formam um contexto funcional que s pode ser interpretado de maneira cognitiva com o tempo. Essa dimenso prreflexiva do agir e do saber humano encontra-se, tambm, no conceito fenomenolgico do corpo. Merleau-Ponty (1966) designa com isso uma vida de conscincia no refletida, um sujeito natural, que experimenta as coisas em ao dentro do contexto e, ao mesmo tempo, as transcende em termos de perspectiva.

Figura 1 Imagem de uma escola mvel.

Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.121-139, janeiro/abril de 2005

Escola (s)em movimento

127

Os componentes da construo A sala de aula mvel


Eu sou da opinio de que as crianas devem ser apoiadas e fortalecidas, para que possam dedicar-se em seu ambiente de aprendizado, sua sala de aula, da maneira mais autnoma possvel. Para isso necessrio que o meio-ambiente onde se aprende apresentese de maneira interessante e variado, dentro de um espao estruturado (LANDAU, 2000; HILDEBRANDT-STRAMANN, 1999). Se o movimento deve servir como instrumento para fazer experincias sociais, ento as crianas precisam de liberdade de movimento para que possam entrar em contato umas com as outras. Essa liberdade de movimento s existe se as crianas tiverem oportunidade de reunir-se em diferentes grupos, dentro da sala de aula, para resolver as mais variadas tarefas. Pertinente a isso, deve ser possvel mudar o ambiente de aprendizagem, principalmente na colocao das mesas e das cadeiras. Faz-se necessrio, todavia, um inventrio dos mveis, de cadeiras e mesas, que possibilite aos professores e alunos uma configurao e encenao ativa da aula, apoiando um trabalho semelhante a uma oficina de trabalho e de formao, orientado em projetos.

Temas voltados ao corpo e postura


Como experincia corporal consciente entende-se uma aula que objetiva uma vivncia consciente de processos de movimento, que tenham efeito no corpo; percepo e sensibilizao consciente de como as funes do corpo se submetem aos comportamentos, com ou sem sentido. Isso no tem nada a ver com promoo unilateral de um sistema de movimento, como conhecida na ginstica funcional, mas com mediao de uma funo de movimento que permite a postura e a formao, enfim, numa experincia corporal consciente, segundo Funke (1983). Nesse conjunto aparecem o corpo e a postura, tambm, dentro de um contexto de aprendizagem esttica. Aqui se trata da tematizao do corpo como um rgo de expresso e de apresentao. So exemplos dessa tematizao:
F F F

Contrair-se e descontrair-se; Minhas costas e meu respaldo; Manter-se em equilbrio;

Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.121-139, janeiro/abril de 2005

128 Ensaio
F

Reiner Hildebrandt-Stramann

Estender e flexionar; F Descobrir e vivenciar os ps e as mos. Alguns temas, como por exemplo o sentar dinmico, esto relacionados diretamente aos mveis removveis da sala de aula mvel. Aqui entram, tambm, temas tericos como mveis ergonmicos, isto , temas dos mbitos das cincias naturais, como a fisiologia ou a ergonomia.

Aprendizagem interdisciplinar
A premissa da aprendizagem interdisciplinar est ligada a uma aprendizagem por disciplinas abrangentes. Experincias no se obtm dentro dos limites das disciplinas. Experincias so obtidas, quanto mais diretas, tanto mais correspondentes realidade das crianas e tanto mais vivenciadas pelo corpo. Assim consegue-se, por exemplo, que os jogos antigos e atuais se tornem tema para a aula de portugus e de educao fsica. No trabalho de encenao de uma estria infantil, por exemplo, pode-se elaborar o contexto do idioma e do movimento: as crianas aprendem as palavras do texto, experimentam-nas no corpo e as articulam; foras fsicas como a gangorra, o equilbrio, as roldanas podem ser avaliadas por meio do corpo e tornar-se tema para vrias disciplinas, at mesmo para a disciplina de educao fsica. Os conceitos da educao esttica vivem da ligao com a msica, a arte e a educao fsica, para o qual j existem vrios exemplos. Eu denomino esse tipo de aprendizagem, dentro das concepes interdisciplinares, como uma aprendizagem relacionada ao corpo. Essas maneiras de aprender com o corpo estimulam o pensar produtivo (WERTHEIMER, 1966). Atravs da acumulao de impresses do sentido e do corpo, inicia-se a preparao, por exemplo, de conceitos e de leis fsicas, para que, numa amanh, eles possam ser integrados vida. Zur Lippe (1987, 363) escreve: Precisamos reforar as primeiras vivncias para as experincias do amanh. Precisamos reforar sempre as vivncias, procurando retornar sempre s vivncias vivenciadas a cada passo.

A oficina do movimento
A oficina do movimento baseia-se num conceito de aprendizagem prtica. Em uma oficina de movimento deve existir uma quantidade de aparelhos e de materiais para o movimento escadas, cordas grossas, pranches de madeira, pneus de caminho, etc. com os quais as crianas podem:

Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.121-139, janeiro/abril de 2005

Escola (s)em movimento

129

F F F

Realizar experincias com o movimento; Construir e modificar, autonomamente, situaes de movimento para trepar, balanar, equilibrar, oscilar, jogos de equilibrista; Criar, inventar e montar, autonomamente, materiais e aparelhos simples para o movimento.

A aprendizagem prtica de movimento significa, aqui, possibilitar s crianas a aquisio de experincias e conhecimentos com os materiais para que possam criar e inventar com eles, sempre novas situaes de movimento. Assim elas aprendem no somente a movimentar-se com segurana, mas tambm, desenvolvem um sentido prtico adequado aos materiais, o que, conseqentemente, as levar a utilizar esses materiais com controle e segurana. A filosofia antropolgica bsica do conceito de aprendizagem prtica parte do princpio de que as crianas no tm apenas necessidade de conhecimentos escolares, mas tambm de experincias sobre suas prprias capacidades de ao. Rauschenberger (1993) relaciona a essa filosofia da ao autnoma uma certa imagem de ser humano em crescimento: esse ser humano em crescimento visto como algum que procura, que aprende atravs do experienciar com tudo, que se aproxima dos objetos, nos seus primeiros passos, de maneira descoordenada e espontnea. Uma escola mvel deve permitir a espontaneidade e, como diz Rauschenberger (1993, 237), mostrar ao ser humano em crescimento as possibilidades de sua prpria realizao prtica, atravs da satisfao, do brincar e do experimentar.

Educao do movimento aberta s experincias


Numa escola mvel, as aulas de educao fsica no se tornam, de maneira alguma, suprfluas. Pelo contrrio: elas so o ncleo das aulas da escola mvel. A base do movimento, porm, vista sob o ngulo esportivo, transforma-se, assumindo a posio de movimento pedaggico. O ponto de partida no o esporte com suas tcnicas de movimento, mas o dilogo subjetivo da criana com o seu meio-ambiente, dilogo mantido entre corpo e movimento. Para a aula de educao fsica, isso significa abrir-se para os temas do movimento das crianas. Oferecer-lhes formas de intermediao, incentivando a realizao de suas prprias reas temticas. (Grupo de Trabalho pedaggico, 1991). Junto existncia de espaos interessantes para o movimento, fazem parte desse tipo de aula temas abrangentes de movi-

Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.121-139, janeiro/abril de 2005

130 Ensaio

Reiner Hildebrandt-Stramann

mento, novas formas de lecionar, onde seja possibilitado criana o confrontar-se com o movimento, onde o aluno possa, com seu material, organizar seu espao. Os temas das aulas podem ser: oscilar, balanar, equilibrar-se, saltar, como tambm a organizao de estrias, incitando o movimento, regras de jogos, expresso corporal, relaxamento, movimentos artsticos, habilidades esportivas e de condicionamento. Os temas diferenciam-se de acordo com a forma de lecionar. De vez em quando, predomina a descoberta da inteno de um movimento, ou jogo, ou as diferenas mais variadas da idia de um movimento. Descobrir, jogar, diferenciar so possibilidades de confrontao que garantem s crianas o perseverar no alcanar um lugar livre para o seu movimento. Com o passar dos anos, as crianas comeam a aprender e treinar habilidades e jogos esportivos conhecidos, atividades artsticas, danas, coreografias musicais sob a perspectiva do novo redimensionamento. Aqui ela passa a dominar a confrontao direcionada ao movimento mais definido.

O programa escolar
Os componentes de uma Escola Mvel s tero seu lugar e apoio firme na construo se as paredes de apoio do programa escolar forem erguidas sobre o fundamento descrito. O programa escolar o resultado de uma orientao pedaggica de todos os professores. So feitas anotaes e com isso abre-se a possibilidade de controlar, a qualquer momento, a realizao das intenes pedaggicas. Assim, os componentes so submetidos a uma reviso pedaggica permanente, os componentes comprovados so mantidos e os no comprovados so modificados e, ento, novos componentes so acrescentados.

A vida escolar
Cada casa tem um telhado protetor: em nosso caso a vida escolar. Uma escola mvel no se desenvolve se for dada, somente uma vez ao ano, uma aula relacionada ao movimento ou, se uma vez por ano, for realizado um projeto de movimento ou festejado um evento de movimento. Para uma escola mvel necessrio que os componentes sejam institudos como algo seguro e duradouro que marca a experincia de vida das crianas na escola. Uma escola mvel deve ser sentida diariamente pelos alunos. Uma condio para isso a orientao bsica pedaggica correspondente e conhecimentos bsicos dos professores. Essa orientao bsica pedag-

Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.121-139, janeiro/abril de 2005

Escola (s)em movimento

131

gica e os conhecimentos bsicos necessrios devem ser transmitidos aos professores na formao de professores de educao fsica ou em cursos de aperfeioamento.

Quais as capacidades que os estudantes de educao fsica necessitam para participar na configurao de uma escola mvel?
Numa reviso da literatura atual sobre a pedagogia escolar e sobre o desenvolvimento escolar torna-se claro que, para os professores de educao fsica, no basta somente saber lecionar. As mudanas cotidianas no trabalho escolar exigem qualificaes sobre como organizar, aconselhar, cooperar, inovar e avaliar. Essas qualificaes so classificadas, na pedagogia escolar, dentro do conceito de cultura da organizao, que tem a ver com a organizao social interna da escola. A tarefa do corpo docente de educao fsica no se limita somente s atividades do ensino na sala de aula, no ginsio de esportes, no campo de esportes ou na piscina. O desenvolvimento e a organizao de situaes de aconselhamento de colegas um dos aspectos mais importantes na cultura de organizao. O segundo aspecto importante caracterizado pela necessidade de criar formas de cooperao entre os colegas. Isso diz respeito cooperao dos professores de educao fsica entre si, como tambm cooperao deles com os professores de outras disciplinas e de outras reas de aprendizagem. Os professores de educao fsica devem procurar superar seu isolamento, causado muitas vezes por eles mesmos, e procurar uma participao ativa num consenso abrangente de educao. De acordo com minha experincia, dever-se-ia unir a capacidade de inovao com as competncias de avaliao. O desenvolvimento de uma cultura escolar em movimento, ou parte dela, j uma inovao. O motivo para isso muito freqentemente a constatao de deficincias e carncias no comportamento motor e na concentrao das crianas, que obrigam a desistir do caminho habitual e experimentar algo novo. A condio para tal a descrio da situao atual e a denominao do problema que deve ser solucionado. Alm disso, deve-se documentar os processos de investigao atravs de mtodos adequados de seleo e de anlise dos dados. Os processos de avaliao aqui utilizados baseiam-se no conceito terico da pesquisa-ao (ALTRICHTER e POSCH 1994).

Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.121-139, janeiro/abril de 2005

132 Ensaio

Reiner Hildebrandt-Stramann

Conseqncias para a formao de professores de educao fsica


Uma escola s entra em movimento se os professores entrarem em movimento internamente. Isto significa que, para organizar uma escola mvel, os professores necessitam de uma orientao bsica pedaggica correspondente e um profundo conhecimento especfico. Quais as capacidades que os estudantes de educao fsica necessitam para participar na configurao de uma escola mvel? Quero responder a esta pergunta com o exemplo de uma escola mvel que organizei em conjunto com estudantes e professores na Alemanha. Trata-se de uma escola estadual regular, que antes era uma escola tradicional (HILDEBRANDT-STRAMANN, 1999). Como ilustrao, uso o seguinte quadro de uma escola mvel (cf. Quadro 1).

Capacidade de adquirir conhecimentos atravs da literatura cientfico-pedaggica


Para legitimar uma reforma escolar atravs do movimento, o professor de educao fsica necessita de conhecimentos fundamentais sobre teorias antropolgicas, fenomenolgicas e pedaggicas de movimento e conhecimentos sobre a relao entre movimento e aprendizagem. Estes conhecimentos ele adquire atravs do estudo da literatura cientfica na rea da educao fsica, como tambm nas reas acima denominadas.

Capacidade de inovao ligada a um conhecimento especfico


Para construir mveis removveis ou aparelhos de movimento para uma sala de aula, por exemplo, os estudantes devem ter a capacidade da conexo entre pensar e fazer. Pensar significa: partindo de um conhecimento profundo da anatomia e ergonomia do sentar e sobre a configurao da organizao do sentar e suas conseqncias didticas, os estudantes tm que pensar no modo da construo de mveis que correspondam s exigncias tericas e didticas. Alm disso, necessitam da capacidade de construir os mveis (fazer). Na introduo dos mveis na aula, compete aos estudantes e aos professores a capacidade didtica de relacionar esta introduo com temas do corpo e da postura (a capacidade da transformao didtica). No plano de formao, isso se encontra entre as disciplinas chamadas oficina de movimento. Ligada a

Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.121-139, janeiro/abril de 2005

Escola (s)em movimento

133

esta est a oficina de pesquisa, onde os estudantes e professores aprendem mtodos de avaliao do trabalho realizado.

Capacidade de cooperao
Tanto a aprendizagem interdisciplinar quanto o desenvolvimento de um programa escolar so caracterizados pela necessidade de cooperao entre os professores das diferentes reas. Isso diz respeito cooperao dos professores de educao fsica entre si, como tambm cooperao desses com os professores de outras disciplinas e de outras reas de aprendizagem. Como j foi dito anteriormente, os professores de educao fsica devem procurar superar seu isolamento, buscando uma participao ativa mais abrangente.

Capacidade de avaliao
Processos de avaliao tm que ser avaliados. So necessrias informaes sobre o efeito das avaliaes, se foi alcanado o que se imaginou. Para isto necessrio formular claramente as expectativas, ou seja, o problema, constatar o estado atual e escolher mtodos correspondentes atravs dos quais se obtm conhecimentos sobre o processo. de considerar, que tais processos de avaliao devem ser realizados como processos autnomos de avaliao, baseados no conceito terico da pesquisa-ao (ALTRICHTER e POSCH, 1994). Futuros professores de educao fsica deveriam, naturalmente, adquirir essas competncias na formao. Com relao ao meu exemplo, o plano de ensino para a formao de professores de educao fsica deveria conter as seguintes ofertas: 1. Mdulos de ensino para conceitos referentes ao relacionamento entre educao, movimento, desenvolvimento e configurao da escola; Mdulos de ensino para a teoria e prtica de uma escola mvel; Estudo-projeto em cooperao com uma escola mvel ou com uma escola que queira desenvolver um programa escolar com a universidade; Mdulo de ensino para o aprender em oficinas de movimento; Mdulo de ensino oficina de pesquisa para a organizao e avaliao de processos de desenvolvimento escolar e de ensino/aprendizagem.

2. 3.

4. 5.

Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.121-139, janeiro/abril de 2005

134 Ensaio

Reiner Hildebrandt-Stramann

Escola mvel na formao de professores de educao fsica no Brasil


No tenho conhecimentos, at hoje, de conceitos ou projetos de escolas brasileiras que tenham assumido o movimentar-se, na base do raciocnio pedaggico sobre a escola, como fator primordial de configurao. Possivelmente a perspectiva de movimento muito limitada. Tenho as seguintes vises:

Uma escola de auto-cuidado corporal


Sob auto-cuidado corporal entende-se a capacidade de poder cuidar de si mesmo, de sua existncia e de seu bem-estar em amplo sentido. Esse cultivo, no sentido de realizao da vida, abrange no auto-cuidado os mbitos de co-mundo e do meioambiente. Em vista da problemtica social da pobreza, fome, falta de assistncia social e da falta de espaos de movimento, os componentes de uma escola de auto-cuidado corporal deveriam ser outros: comer e beber como meios-de-viver; o ritmo de vida no diaa-dia; a economia da energia e sua compensao na interao entre carga e recuperao; o corpo e seu tratamento; o lidar com luz, ar e gua; a vida sentimental e sua dinmica; organizar-se com outros.

Uma escola da cultura brasileira de movimento


A cultura brasileira de movimento caracterizada por uma riqueza de formas de movimento tradicionais que baseiam, em primeira linha, num significado de movimento explorativo, expressivo e comunicativo como, por exemplo, as formas de jogo e dana da Capoeira e do Frevo. Atualmente, porm, quase todas as formas tradicionais de movimento so pouco consideradas na educao fsica brasileira. Sua integrao conduziria, automaticamente, no s a uma ampliao das experincias de movimento, como tambm tornaria relativa a compreenso de movimento esportivo e a uma reconscientizao dos prprios valores culturais. Aqui, a pedagogia esportiva teria um meio de apoiar a discusso conduzida no Brasil no mbito dos esforos de democratizao sobre a independncia referente a influncias do exterior, no sentido de uma educao brasileira de movimento (e no educao fsica no Brasil).

Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.121-139, janeiro/abril de 2005

Escola (s)em movimento

135

Uma escola como escola da vizinhana e de produo


Uma escola da vizinhana e de produo surge mormente nos bairros pobres e nas favelas. Nesse tipo de escola, a educao de movimento torna-se um meio de assistncia social. Nessa rea aprendi muito com a professora Celi Taffarel. Na prtica trata-se de participar das organizaes j existentes e de seus esforos de iniciar projetos de auto-ajuda. Para o setor escolar nas favelas, isto significa, por exemplo, ajudar a desenvolver escolas que contribuam para a subsistncia, que se tornem escolas da vizinhana e de produo como Jrgen Zimmer o formulou. O plano de ensino de tais escolas provm das situaes das favelas e ensina, como superar doenas, como viver com o lixo e do lixo e sobretudo como organizar-se. O plano de ensino, portanto, feito da cabea aos ps. A maioria das escolas no Brasil so fixadas nas disciplinas escolares, orientadas em catlogos de material acadmico, sem referncia a problemas locais e regionais. Um plano de ensino da escola e produo, entretanto, orientase em situaes bsicas de problemas. As disciplinas, ento, poderiam denominar-se, talvez, como se exerce economia subsistencial e combate sua fome ou escassez de energia e o que se pode empreender ou falta de oportunidade de jogar e movimentar-se, e como remediar a situao ou nossa cultura de jogos e movimentos, e como represent-la. evidente que este tipo de escola no pode existir isolada. Escolas de produo esto entrelaadas com seu meio-ambiente social e econmico. Elas colaboram estreitamente com as organizaes da vizinhana (comunidades de base) e integram a vizinhana na filosofia de produo. Isto significa, tambm, integrar os arredores da escola como rea de aprendizagem, onde, por exemplo, como espao de movimento, eles mesmos poderiam produzir, seja para a horta ou aparelhos de movimento, etc. Isto significa para a formao de professores (de movimento), tambm, formar professores (de movimento) e promotores de comunidades. Os alunos podem, numa escola dessas, por exemplo, aprender a organizar, autonomamente, um jogo de futebol num espao mnimo, construir seus aparelhos de movimento com restos industriais e improvisar com eles situaes de movimento. Para a realizao de suas necessidades vitais de movimento, as crianas dependem do desenvolvimento de competncia exploratria e produtiva, isto , do significado explorativo e produtivo de movimento. Desses trs exemplos de escolas, resultam os seguintes contedos para um plano de ensino, que propicia aos estudantes as competncias para a construo de tais escolas:

Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.121-139, janeiro/abril de 2005

136 Ensaio
1. 2. 3.

Reiner Hildebrandt-Stramann

Mdulo de ensino estudo-projeto escola mvel como escola de produo e abertura coletividade; Mdulo de ensino teoria e prtica da cultura brasileira de movimento; Mdulo de ensino movimento e auto-cuidado corporal (comer e beber como meios de viver; o ritmo da vida no dia-adia; a economia domstica das foras e seu equilbrio no jogo recproco de carga e descanso; o corpo e seu tratamento; o lidar com a luz, o ar e a gua; a vida sentimental e sua dinmica; o organizar-se com outros atravs do movimento); Mdulos de ensino para conceitos referentes ao relacionamento entre educao, movimento, desenvolvimento e configurao da escola; Mdulo de ensino para o aprender em oficinas de movimento; Mdulo de ensino oficina de pesquisa para a organizao e avaliao de processos de desenvolvimento escolar e de ensino/aprendizagem.

4.

5. 6.

Concluso
Minha inteno neste texto foi, por meio de exemplos, elucidar a amplitude de tarefas que sobrevm aos futuros professores de educao fsica, se tiverem que resolver os problemas atuais e ajudar a desenvolver uma escola em que o movimento possa contribuir essencialmente para a educao e formao de crianas e jovens. Naturalmente tais idias sempre so incompletas. Aqui ou acol falta algo, em outra parte deveria ser acrescentado ou tirado algo. Dois aspectos, porm, so comuns para ambos: 1) No se trata do movimento da criana ou do jovem, mas de crianas e jovens movimentando-se, para os quais o movimento se torna um meio de aquisio de conhecimentos (auto-conhecimento e percia) e domnio do mundo. Trata-se de uma educao para a auto-educao. Para isso, deve ser institudo um ambiente educativo correspondente, o que garante uma escola mvel. 2) A formao de professores de educao fsica deve preparar e qualificar para realizar essas amplas tarefas. O comum nas minhas idias de planos de ensino consiste numa perspectiva clara de ensino e pesquisa pedaggico-escolar, pedaggico-social, ecolgico-social e salutogentica.

Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.121-139, janeiro/abril de 2005

Escola (s)em movimento

137

School With(out) Movement Abstract: The text is about the Moving School, where school is interpreted as a place for movement, a space of life experience (VON HENTIG, 1993), where movement is considered a general principle in the organization and configuration of the school. In this perspective, it is about developing the personality of children and youngsters, not restraining game, sport and movement to physical education only, but extending it to the whole school. The Moving School is based on two elements: Human Movement and Development and Movement and Learning, on which many components of the curriculum that will determine the schools profile can be set. The theoretical base comes with examples for class thematization. Therefore questions about the skills that the Physical Education students should have to participate of a moving school, the consequences for the formation of Physical Education teachers and reflections about the Moving School in Brazil are arisen. Keywords: Motor Intervention, Motor Delays, Social Behavior, Inclusion.

Escuela? En movimiento? Resumen: El texto trata sobre la Escuela Mvil, donde el centro de enseanza es interpretado como un sitio para moverse, como un espacio de experiencia y de vida (VON HENTING, 1993), donde el movimiento es considerado como un principio general en la organizacin y configuracin del centro. En esta perspectiva se trata de desarrollar la personalidad del nio y de los jvenes, sin restringir el juego, el deporte y el movimiento solamente a la educacin fsica, pero extendindolos a todo el centro de enseanza. El embasamiento de la Escuela Mvil fundamentase sobre dos elementos: Movimiento y Desarrollo Humano y Movimiento y Aprendizaje, sobre los cuales pueden ser colocados distintos componentes del currculum escolar que determinarn el perfil del centro. Los fundamentos tericos vienen acompaados de ejemplos para discusiones de clase. Entonces emergen cuestiones sobre que capacidades los estudiantes de licenciatura en Educacin Fsica deben tener para participar de una Escuela Mvil y cuales las consecuencias para la formacin de profesores de Educacin Fsica y, tambin, reflexiones sobre la Escuela Mvil en Brasil. Palabras-clave: Educacin Fsica, Escuela, Escuela Mvil.

Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.121-139, janeiro/abril de 2005

138 Ensaio

Reiner Hildebrandt-Stramann

Referncias
ALTRICHTER, H.; POSCH, P . Lehrer erforschen ihren Unterricht. Eine Einfhrung in die Aktionsforschung. Bad Heilbrunn. Verlag Klinkhardt, 1994. BILDUNGSKOMMISSION NRW: ZUKUNFT DER BILDUNG. Schule der Zukunft. Neuwied, Kriftel, Berlin. Verlag Luchterhand. BRUNER, J.S. Lernen, Motivation und Curriculum. Frankfurt. Fischer Press, 1974. FREIRE, P. Cuidado Escola. So Paulo. Editora Brasiliense, 1980. FUNKE, J. Sportunterricht als Krpererfahrung. Reinbek. Verlag Rowohlt, 1983. GIESECKE, H. Wozu ist die Schule da? In: Neue Sammlung 35, 3, p. 93-104,1995. GRUPO DE TRABALHO PEDAGGICO UFSM/UFPE. Viso didtica da educao fsica. Rio de Janeiro. Editora Ao Livro Tcnico,1991. HENTIG, H.v. Die Schule neu denken. Mnchen: Wien, Verlag, 1993. HILDEBRAND-STRAMANN, R. Bewegte Schulkultur. Butzbach-Griedel: Verlag Afra, 1999. ______ . Textos pedaggicos sobre o ensino da educao fsica. Iju. Editora Unijui, 2001. ______. Escola primria em movimento movimento na escola primria. In: Revista da Educao Fsica. Maring, vol.12; n. 2, p. 119-128, 2001a. LANDAU, GD. As mobile Klassenzimmer. In: LAGING, R. E SCHILLACK, G. (orgs.). Die Schule kommt in Bewegung. Konzepte, Untersuchungen und praktische Beispiele zur Bewegten Schule. Hohengehren. Verlag Schneider, p.110116, 2000. MARAUN, H.K. Erfahrung als didaktische Kategorie. In: Sonderheft sportpdagogik. Annherungen, Versuche, Betrachtungen. Bewegung zwischen Erfahrung und Erkenntnisse, p. 26-31. (s.d.). MERLEAU-PONTY, M. Phnomenologie der Wahrnehmung. Berlin. Verlag De Gruyter, 1966. PIAGET, J. Das Erwachen der Intelligenz beim Kinde. Stuttgart 1972. Verlag Klett, 1993. RAUSCHENBERGER, H. Zur Metamorphose des Praktischen in der Schule. In: Neue Sammlung 33, 2, p. 229240, 1973. RUMPF, H. Schule der Krperlosigkeit. In: Neue Sammlung, vol. 20, p. 454463, 1972.

Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.121-139, janeiro/abril de 2005

Escola (s)em movimento


TAMBOER, J. Sich Bewegen ein Dialog zwischen Mensch und Welt. In: Sportpdagogik 3,2,14-19, 1980. ZUR LIPPE, R. Sinnenbewutsein. Grundlegung einer anthropologischen sthetik. Reinbek. Verlag Rowohlt, 1987. WERTHEIMER, M. Produktives Denken. New York und London. Verlag Kramer 1964.

139

Recebido em: 20/10/2004 Aprovado em: 05/12/2004 Reiner Hildebrandt-Stramann Mozartstr, 10 3834 Walfenbuttel Alemanha

Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p.121-139, janeiro/abril de 2005

You might also like