You are on page 1of 42

ADMINISTRAO FINANCEIRA I

II UNIDADE

Pgina

ADMINISTRAO FINANCEIRA EMPRESARIAL


O lider mais bem-sucedido aquele que tem uma viso do que ainda no foi realizado. Mary Parker Follett Autora Norte-Americana considerada a profeta do gerenciamento.

Administrar empresas, mesmo que seja de negcios considerados pequenos ou at sociedades complexas, requer, nos dias de hoje, que o profissional administrador desenvolva uma viso sistmica do ambiente operacional externo em que se insere a organizao. Neste sentido, pode-se imaginar todo um contexto que vai desde aspectos relacionados com a economia; com o mercado financeiro; com a sociologia; com a contabilidade; com o direito, at porque os movimentos empresariais so determinados por contratos comerciais, trabalhistas, financeiros etc. Enfim, exercer a desafiadora misso de administrar negcios empresariais exige competncias, habilidades e atitudes condizentes com a prxis que, cada vez mais, impe competio, criatividade e movimentos rpidos e assertivos neste mundo de mercados interligados e interdependentes.

5.1

AMBIENTE OPERACIONAL EXTERNO DAS ORGANIZAES

O ambiente operacional em que esto inseridas as organizaes empresariais influenciado por variveis de toda ordem. O administrador no deve se descurar das constantes regulamentaes que afetam o dia-a-dia da empresa, estabelecendo mudanas nos produtos, no ambiente, nas condies de distribuio etc. Alm do mais, a inconstncia das condies econmicas e financeiras do mundo no permite qualquer descuido ou ato falho. Ademais, as decises de investimentos exigem a rdua misso de conseguir financiamentos em meio s ofertas escassas, adicionadas s inmeras exigncias ponderadas pelos riscos. Neste meio, no poderia deixar de fora as questes tributrias. Conviver com constantes mudanas tributrias, onde o governo estabelece critrios apenas para conformar suas necessidades urgentes de fechamento de caixa, promove ansiedade no mercado e deixa os administradores um tanto quanto estressados. Desta forma, recorrente a necessidade de adaptao e permanente atualizao
Pgina

as organizaes sobreviverem.

de conhecimentos financeiros, tributrios, mercadolgicos etc. por parte dos que fazem

5.2

AMBIENTE OPERACIONAL INTERNO DAS ORGANIZAES

Do ponto de vista do ambiente operacional interno, cabe ao administrador vislumbrar os recursos que poder contar em sua desafiadora misso. Ou seja, de modo geral, os recursos necessrios podem ser divididos em: Recursos Financeiros; Recursos Humanos; Recursos Logsticos. Marketing 5.2.1 Recursos Logsticos

Toda organizao necessita de materiais, equipamentos, informaes e estratgias de distribuio condizentes com as suas necessidades operacionais. Para tanto, o que se chama na prtica de operaes de logstica. Conforme Ferreira (1986, p. 1045),
[...] logstica um termo nativo francs, ou seja, logistique, e pode-se tomar como definio a seguinte: "a parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realizao de: projeto e desenvolvimento, obteno, armazenamento, transporte, distribuio, reparao, manuteno e evacuao de material para fins operativos ou administrativos".

Assim, Logstica e Cadeia de Suprimentos podem ser considerados termos com a mesma finalidade de satisfazer o cliente com o mximo de eficincia a um menor custo. Para Ballou (1993, p.24), a logstica empresarial trata de todas as atividades de movimentao e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisio da matria-prima at o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de
informao que colocam os produtos em movimento, com o propsito de providenciar nveis de servio adequados aos clientes.

5.2.2 Recursos Humanos

Desde o mais antigo sistema de recrutamento de pessoas para cuidar de escravos,


Pgina

a Administrao dos Recursos humanos avanou bastante, deixando de exercer atividades apenas de contratao, demisso, controle de ponto etc., para se transformar

em movimentos de alta competitividade em nvel estratgico de direo, com atividades qualificadas de treinamento, acompanhamento e seleo. Esta evoluo permitiu que as organizaes dessem uma nova nomenclatura, passando a chamar de Gesto de Pessoas, razo pela qual passou a tratar os funcionrios de colaboradores. A Gesto de Pessoas envolve diretamente todos os gerentes de uma empresa, exerccio que tem por objetivo alcanar os objetivos estratgicos atravs das competncias individuais, movimento que se traduz no mais moderno modelo denominado de Gesto por Competncias. Segundo Carbone,1 em artigo publicado para UBQ Unio Brasileira para a Qualidade, [...] a Gesto por Competncias pode ser definida como uma metodologia de orientao empresarial para o mercado e para o cliente, apoiada no desenvolvimento sistemtico das competncias profissionais, indispensveis ao sucesso profissional e empresarial. , portanto, uma forma de gesto orientada para os negcios, o mercado e, acima de tudo, para o permanente desenvolvimento profissional. Optando pelo modelo, a empresa permite que seus funcionrios interajam e discutam aes focadas no que de mais relevante estrategicamente para o desempenho empresarial apoiados em requisitos da qualidade e do crescimento sustentvel da empresa. Para Chiavenatto (1996) [...] a gesto de RH consiste no planejamento, na organizao, no desenvolvimento, na coordenao e no controle de tcnicas capazes de promover o desempenho eficiente de pessoal, ao mesmo tempo em que a organizao representa o meio que permita as pessoas que com ela colaboram, alcanar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho.

5.2.3 Recursos Financeiros

A gesto dos recursos financeiros em uma organizao empresarial envolve atividades como: oramentao; planejamento financeiro; administrao do caixa; estabelecimento da poltica de crdito; anlises de investimentos e obteno dos fundos necessrios e anlise da situao econmica e financeira. Gitman (1997, p. 10), tratando sobre a funo da Administrao Financeira

Gerente Executivo de Identificao de Talentos e Desenvolvimento de Competncias do Banco do Brasil. Professor e Coordenador do MBA Gesto de Pessoas da Fundao Getlio Vargas/DF. Autor de artigos e livros sobre o tema, entre os quais o livro recm editado.

Pgina

afirma que: [...] a maioria das decises empresariais so medidas em termos

financeiros, razo porque o administrador financeiro desempenha um papel crucial na obteno dos recursos que sero traduzidos em investimentos operacionais. Assim, os gestores de todas as reas da organizao, ou seja: contabilidade, produo, marketing, recursos humanos, pesquisas etc., necessitam interagir com o setor financeiro para desenvolver suas atividades. No desempenho de suas tarefas, os membros que compem a estrutura administrativa necessitam informa e justificar as necessidades de recrutamento de pessoal, apresentar oramentos e o retorno dos valores investidos etc., para que a alta administrao aprove os devidos dispndios. Neste captulo, faremos uma abordagem sobre a atividade financeira que trata da anlise financeira das organizaes, funo de responsabilidade da Administrao Financeira nas instituies.

5.3

ANLISE FINANCEIRA

A administrao financeira, de certa forma, inicia onde termina a Contabilidade. As informaes disponibilizadas pela mesma so transformadas em dados que permitem ao administrador financeiro fazer avaliaes financeiras da organizao, atravs dos resultados alcanados, os impactos das decises tomadas anteriormente, assim como apoio para novas decises, corrigindo rumos e desenvolvendo planos operacionais e de investimento. O dia-a-dia demonstra que a anlise financeira, como ferramenta auxiliar na tomada de deciso, uma das atividades mais complexas exercidas pela Contabilidade Financeira e Gerencial. Comentando sobre a Contabilidade Financeira e Gerencial, Atkinson (1995) faz uma distino entre suas atividades, [...] a gerencial produz informaes financeiras e operacionais para os funcionrios e gestores das organizaes, ao que serve para consumo interno como guia nas decises de financiamentos e de investimentos. J a financeira produz demonstrativos financeiros para entidades e usurios externos, tais como: acionistas, analistas de mercado de capitais, credores, instituies financeiras, concorrentes, sindicatos e rgos de governo.

contbil, ou seja, a fase mecnica cedeu lugar fase tcnica e esta cedendo lugar fase da informao.

Pgina

Para Marion e Santos (2001, p. 11), estamos diante de uma nova etapa na rea

5.3.1 Objetivo das empresas

Do ponto de vista da Administrao Financeira, o crescimento econmico se d em funo da evoluo patrimonial, obtida com retornos constantes e compatveis com o nvel de investimentos realizados. Nem sempre a organizao empresarial alia uma situao econmica favorvel com uma situao financeira favorvel. A empresa pode ser possuidora de um vasto patrimnio, porm o mesmo no consegue produzir lucratividade suficiente em nveis excelentes de rentabilidade e, consequentemente, promova a maximizao da riqueza de seus proprietrios em razo dos riscos assumidos. O ponto de partida para o entendimento sobre a produo de lucros e a gerao de caixa na empresa a Anlise das Demonstraes Financeiras.

5.3.2 Demonstraes Financeiras

As demonstraes financeiras so peas fundamentais e auxiliam no entendimento do negcio e como ele opera. As demonstraes proporcionam uma viso esttica e dinmica da situao da empresa e serve como ponto de partida para as anlises financeiras e o planejamento dos negcios. A base legal das demonstraes financeiras at 2007 era tratada pela Lei n 6.404/76, conhecida como a lei das sociedades annimas. Aps sete anos de tramitao na cmara dos deputados e modificao no texto original, o Projeto de Lei (PL) nmero 3741/00 foi finalmente aprovado na Comisso de Assuntos Econmicos (CAE), no plenrio do Senado Federal e sancionado pelo Presidente da Republica em 28 de dezembro de 2007, tornando-se a Lei 11.638/07, e modificando parte da Lei 6.404/76. Porquanto, cabe aqui levantarmos os principais pontos alterados. Pontos de destaques da Lei 11.638/07 publicados pela KPMG em seu site:2

a) Empresas de Grande Porte

Pgina

http://www.kpmg.com.br/publicacoes/Lei_6404_final.pdf Atualmente, A KPMG uma rede global de firmas independentes que prestam servios profissionais de Audit, Tax e Advisory. Esto presentes em 140 pases, com 135.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo.

As empresas consideradas como de grande porte so as sociedades ou conjunto de sociedades sobre controle comum que tiverem, no exerccio anterior, ativo total superior a R$ 240 milhes ou receita bruta anual superior a R$ 300 milhes. A partir da Lei 11.638/07, as sociedades de grande porte, ainda que no constitudas sobre a forma de Sociedades Annimas de capital aberto, devero seguir as disposies da Lei 6.404/76, que est sendo alterada pela referida Lei no que tange escriturao e elaborao de demonstraes financeiras e a obrigatoriedade de auditoria independente.

b) Normatizao das Praticas Contbeis As normas expedidas pela Comisso de Valores Mobilirios devero ser elaboradas em consonncia com os padres internacionais de contabilidade adotados nos principais mercados de valores mobilirios. Isto significa que a normatizao contbil para a elaborao das demonstraes financeiras individuais ir convergir, gradativamente para as normas internacionais. Este programa de convergncia vem sendo coordenado pelo CPC. O CPC (Comit de Prticas Contbeis) foi criado no final de 2005 e composto por seis entidades: Associao Brasileira de Empresas de Capital Aberto (Abrasca), Associao dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), Fundao Instituto de Pesquisas Contbeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), Conselho Federal de Contabilidade, Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) e Bovespa. Demonstrando que o CPC se encontra em pleno trabalho, em 1 de novembro foi aprovado o primeiro pronunciamento tcnico CPC 01 sobre a reduo do valor recupervel dos ativos, que est alinhado s regras contbeis internacionais (IAS 36). Tal pronunciamento foi adotado pela CVM e CFC. importante destacar que as SAs fechadas, que no optarem por observar as normas sobre demonstraes financeiras expedidas pela CVM, somente sero impactadas pelas normas emitidas pelo CPC, se as mesmas forem aprovadas pelo CFC. c) Demonstraes financeiras Consolidadas S/A Abertas A CVM por meio de sua Instruo 457 estabeleceu, alinhada a um comunicado do Banco Central do Brasil, que as companhias brasileiras de capital aberto devero elaborar demonstraes financeiras anuais consolidadas com base nos padres internacionais (IFRS) a partir de 2010, apresentadas de forma comparativa. Voluntariamente poder j ser adotada esta Instruo a partir das demonstraes financeiras de 2009.

Pgina

d) Mudanas nas prticas contbeis e divulgao As empresas em geral devem estar atentas para as alteraes nas normas contbeis nacionais e novas obrigatoriedades. Apresenta-se a seguir, algumas das transaes ou atos que tiveram seus registros contbeis modificados pelas alteraes da Lei n. 6.404/76. Instrumentos financeiros / Derivativos; Contratos de arrendamento mercantil; Equivalncia patrimonial; Transformao, Incorporao,Fuso e Ciso Reavaliao de ativos. Adicionalmente as seguintes alteraes foram feitas com relao apresentao das demonstraes financeiras: a) Eliminao da obrigatoriedade da apresentao da DOAR Demonstrao da Origem e Aplicao de Recursos; e b) Apresentao da Demonstrao de Fluxo de Caixa e se for S/A aberta a Demonstrao do Valor Adicionado. importante destacar que as SAs fechadas com patrimnio lquido, na data do balano, inferior a R$ 2 milhes no precisam elaborar e divulgar a demonstrao dos fluxos de caixa. e) Vigncia A partir de 01 de janeiro de 2008 as empresas devero elaborar demonstraes financeiras individuais de acordo com a Lei 6.404 com as alteraes da Lei 11.638. Como se pode ver, as demais clusulas da Lei n 6.404/76 continuam em vigor, assim a base da Anlise Financeira que constituda pelos demonstrativos denominados de BP Balano Patrimonial e DRE, considerado esttico e a Demonstrao do Resultados do Exerccio, considerado dinmico, continuam com a obrigatoriedade de publicao. De acordo com o Art. 176, ao fim de cada exerccio social, a diretoria far elaborar, com base na escriturao mercantil da companhia, as seguintes demonstraes financeiras, que devero exprimir com clareza a situao do patrimnio da companhia e as mutaes ocorridas no exerccio: I) Balano Patrimonial; II) Demonstrao dos Lucros ou Prejuzos Acumulados; III) Demonstrao do Resultado do Exerccio; e IV)
Pgina

Demonstrao dos Fluxos de Caixa; e V) se companhia aberta, Demonstrao do Valor Adicionado. Quanto publicao, o pargrafo 1 traz a seguinte redao: as

demonstraes de cada exerccio sero publicadas com a indicao dos valores correspondentes das demonstraes do exerccio anterior.

5.3.2.1 Balano Patrimonial

luz da Lei 6.404/76, o Balano Patrimonial dividido em ativo (lado esquerdo), representado pelos bens e direitos e o passivo, mais o patrimnio lquido (lado direito). O Balano uma demonstrao esttica da posio financeira da empresa em uma determinada data. Do ponto de vista matemtico, podemos representar o BP atravs da seguinte equao patrimonial:

A P = PL A > P = Situao Lquida Favorvel A< P = Situao Lquida Desfavorvel A= P = Situao Nula

Classificao das Contas no Balano Patrimonial

As contas so classificadas no BP como determina o art. 178 da lei das S/A. Ou seja, segundo os elementos do patrimnio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a anlise da situao financeira da companhia. No ativo, as contas sero dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez3 dos elementos nelas registrados nos grupos do ativo circulante e do ativo no circulante, que composto pelo ativo realizvel a longo prazo, pelos investimentos, pelo imobilizado e pelo intangvel. No passivo, as contas so classificadas nos grupos do passivo circulante; passivo no circulante e patrimnio lquido, que composto pelo capital social, pelas reservas

Pgina

Liquidez um conceito econmico que considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca da economia, ou seja, a facilidade com que ele pode ser convertido em dinheiro. O grau de agilidade de converso de um investimento sem perda significativa de seu valor mede sua liquidez. Um ativo tanto mais liquido quanto mais fcil for transform-lo em dinheiro vivo, ou seja, a liquidez pode ser entendida como a medida de interesse que o mercado tem em negociar esse ativo. Ela pode variar conforme o investimento feito na empresa, suas perspectivas e as conjunturas econmicas nacional e internacional. http://pt.wikipedia.org/wiki/Liquidez.

de capital, ajustes de avaliao patrimonial, reservas de lucros, aes em tesouraria e prejuzos acumulados.

Composio das Contas do Ativo

A composio das contas do Ativo, conforme estabelecido no art. 179, recebe a seguinte classificao: No Ativo Circulante consta as disponibilidades, os direitos realizveis no curso do exerccio social subseqente e as aplicaes de recursos em despesas do exerccio seguinte; No Ativo realizvel a Longo Prazo registra-se os direitos realizveis aps o trmino do exerccio seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou emprstimos a sociedades coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que no constiturem negcios usuais na explorao do objeto da companhia; Quanto aos Investimentos, se inserem as participaes permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, no classificveis no ativo circulante, e que no se destinem manuteno da atividade da companhia ou da empresa; O Ativo Imobilizado composto pelos direitos que tenham por objeto bens corpreos destinados manuteno das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operaes que transfiram companhia os benefcios, riscos e controle desses bens; Por ltimo, o Intangvel se compe dos direitos que tenham por objeto bens incorpreos destinados manuteno da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comrcio adquirido. A ttulo de ilustrao, logo abaixo se apresenta o Ativo referente ao Balano Patrimonial da Perdigo S.A. e das empresas controladas, relativo aos anos de 2007-2008.

Pgina

10

Fonte: Relatrio de Administrao4 2008 da Perdigo

Critrios de Avaliao do Ativo Como forma de avaliao dos elementos do ativo no balano, o art. 183 estabelece os seguintes critrios: I - as aplicaes em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e ttulos de crditos, classificados no ativo circulante ou no realizvel a longo prazo: a) pelo seu valor justo, quando se tratar de aplicaes destinadas negociao ou disponveis para venda; e b) pelo valor de custo de aquisio ou valor de emisso, atualizado conforme disposies legais ou contratuais, ajustado ao valor provvel de

Pgina

Lei 6.404/76, art. 133: os administradores devem comunicar, at 1 (um) ms antes da data marcada para a realizao da assemblia-geral ordinria, por anncios publicados na forma prevista no artigo 124, que se acham disposio dos acionistas: o relatrio da administrao sobre os negcios sociais e os principais fatos administrativos do exerccio findo; a cpia das demonstraes financeiras; o parecer dos auditores independentes, se houver; o parecer do conselho fiscal, inclusive votos dissidentes, se houver; e os demais documentos pertinentes a assuntos includos na ordem do dia.

11

realizao, quando este for inferior, no caso das demais aplicaes e os direitos e ttulos de crdito; II - os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos do comrcio da companhia, assim como matrias-primas, produtos em fabricao e bens em almoxarifado, pelo custo de aquisio ou produo, deduzido de proviso para ajust-lo ao valor de mercado, quando este for inferior; III - os investimentos em participao no capital social de outras sociedades, ressalvado o disposto nos artigos 248 a 250, pelo custo de aquisio, deduzido de proviso para perdas provveis na realizao do seu valor, quando essa perda estiver comprovada como permanente, e que no ser modificado em razo do recebimento, sem custo para a companhia, de aes ou quotas bonificadas; IV - os demais investimentos, pelo custo de aquisio, deduzido de proviso para atender s perdas provveis na realizao do seu valor, ou para reduo do custo de aquisio ao valor de mercado, quando este for inferior; V - os direitos classificados no imobilizado, pelo custo de aquisio, deduzido do saldo da respectiva conta de depreciao, amortizao ou exausto; VII os direitos classificados no intangvel, pelo custo incorrido na aquisio deduzido do saldo da respectiva conta de amortizao; VIII os elementos do ativo decorrentes de operaes de longo prazo sero justados a valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante. 1o Para efeitos do disposto neste artigo, considera-se valor justo: a) das matrias-primas e dos bens em almoxarifado, o preo pelo qual possam ser repostos, mediante compra no mercado; b) dos bens ou direitos destinados venda, o preo lquido de realizao mediante venda no mercado, deduzidos os impostos e demais despesas necessrias para a venda, e a margem de lucro; c) dos investimentos, o valor lquido pelo qual possam ser alienados a terceiros; d) dos instrumentos financeiros, o valor que pode se obter em um mercado ativo, decorrente de transao no compulsria realizada entre partes independentes; e, na ausncia de um mercado ativo para um determinado instrumento financeiro: 1) o valor que se pode obter em um mercado ativo com a negociao de outro instrumento financeiro de natureza, prazo e risco similares; 2) o valor presente lquido dos fluxos de caixa futuros para instrumentos financeiros de natureza, prazo e risco similares; ou 3) o valor obtido por meio de modelos matemtico-estatsticos de precificao de instrumentos financeiros.

Pgina

12

2o A diminuio do valor dos elementos dos ativos imobilizado e intangvel ser registrada periodicamente nas contas de: a) depreciao, quando corresponder perda do valor dos direitos que tm por objeto bens fsicos sujeitos a desgaste ou perda de utilidade por uso, ao da natureza ou obsolescncia; b) amortizao, quando corresponder perda do valor do capital aplicado na aquisio de direitos da propriedade industrial ou comercial e quaisquer outros com existncia ou exerccio de durao limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilizao por prazo legal ou contratualmente limitado; c) exausto, quando corresponder perda do valor, decorrente da sua explorao, de direitos cujo objeto sejam recursos minerais ou florestais, ou bens aplicados nessa explorao. 3o A companhia dever efetuar, periodicamente, anlise sobre a recuperao dos valores registrados no imobilizado e no intangvel, a fim de que sejam: I registradas as perdas de valor do capital aplicado quando houver deciso de interromper os empreendimentos ou atividades a que se destinavam ou quando comprovado que no podero produzir resultados suficientes para recuperao desse valor; ou II revisados e ajustados os critrios utilizados para determinao da vida til econmica estimada e para clculo da depreciao, exausto e amortizao. 4 Os estoques de mercadorias fungveis destinadas venda podero ser avaliados pelo valor de mercado, quando esse for o costume mercantil aceito pela tcnica contbil.

Composio das contas do Passivo Exigvel

Na composio do Passivo Exigvel, segundo o art. 180, as obrigaes da companhia, inclusive financiamentos para aquisio de direitos do ativo no circulante, so classificadas no passivo circulante, quando se vencerem no exerccio seguinte, e no passivo no circulante, se tiverem vencimento em prazo maior.

Composio do Patrimnio Lquido

Conforme dispe o art. 182, a conta do Capital Social discriminar o montante subscrito e, por deduo, a parcela ainda no realizadas.

Pgina

13

Como reservas de capital so registradas as contas que: a) a contribuio do subscritor de aes que ultrapassar o valor nominal e a parte do preo de emisso das aes sem valor nominal que ultrapassar a importncia destinada formao do capital social, inclusive nos casos de converso em aes de debntures ou partes beneficirias; b) o produto da alienao de partes beneficirias e bnus de subscrio; a reserva de capital o resultado da correo monetria do capital realizado, enquanto nocapitalizado. Os ajustes de avaliao patrimonial so registrados enquanto no computados no resultado do exerccio em obedincia ao regime de competncia, as contrapartidas de aumentos ou diminuies de valor atribudos a elementos do ativo e do passivo, em decorrncia da sua avaliao a valor justo, nos casos previstos nesta Lei ou, em normas expedidas pela Comisso de Valores Mobilirios. As Reservas de Lucros so registradas as contas constitudas pela apropriao de lucros da companhia. As aes em tesouraria devero ser destacadas no balano como deduo da conta do patrimnio lquido que registrar a origem dos recursos aplicados na sua aquisio. A ttulo de ilustrao, logo abaixo se apresenta o Passivo e o Patrimnio Lquido referentes ao Balano Patrimonial da Perdigo S.A. e das empresas controladas, relativo aos anos de 2007-2008.

Pgina

14

Fonte: Relatrio de Administrao 2008 da Perdigo

Critrios de Avaliao do Passivo Como forma de avaliao dos elementos do passivo no balano, o art. 184 estabelece os seguintes critrios: I - as obrigaes, encargos e riscos, conhecidos ou calculveis, inclusive Imposto sobre a Renda a pagar com base no resultado do exerccio, sero computados pelo valor atualizado at a data do balano; II - as obrigaes em moeda estrangeira, com clusula de paridade cambial, sero convertidas em moeda nacional taxa de cmbio em vigor na data do balano; III as obrigaes, os encargos e os riscos classificados no passivo no circulante

relevante.

Pgina

15

sero ajustados ao seu valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito

5.3.2.2 Demonstrao do Resultado do Exerccio A Demonstrao do Resultado uma evidenciao contbil do desempenho da empresa, no decorrer de um determinado perodo com legalidade obrigatria de um ano, podendo ser levantado por perodos menores, ou seja: um ms, um trimestre, um semestre etc. Nela se apresenta o fluxo de receitas e despesas, que resulta em aumento ou reduo do patrimnio lquido. De acordo com ROSS (1995, p. 42), [...] a demonstrao do resultado geralmente possui varias partes. A parte relativa s operaes apresenta as receitas e despesas da empresa em suas atividades principais. Dentre outras coisas, a parte no operacional inclui todos os custos de financiamento, como as despesas com juros. Geralmente, uma outra parte indica, como item separado, o montante de impostos devidos sobre o lucro. O ltimo item da demonstrao o resultado lquido do exerccio. A DRE se apresenta na forma dedutiva, iniciando-se pela Receita Operacional Bruta ROB, donde se deduz todos os custos e despesas, e se conclui com o lucro lquido. Pela fundamentao legal estabelecida na Lei 6.404/76 em seu art. 187, a demonstrao do resultado do exerccio deve discriminar: a receita bruta das vendas e servios, as dedues das vendas, os abatimentos e os impostos; a receita lquida das vendas e servios, o custo das mercadorias e servios vendidos e o lucro bruto; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; o lucro ou prejuzo operacional, as outras receitas e as outras despesas; o resultado do exerccio antes do Imposto sobre a Renda e a proviso para o imposto; as participaes de debntures, empregados, administradores e partes beneficirias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituies ou fundos de assistncia ou previdncia de empregados, que no se caracterizem como despesa; o lucro ou prejuzo lquido do exerccio e o seu montante por ao do capital social. Na determinao do resultado do exerccio sero computadas as receitas e os rendimentos ganhos no perodo, independentemente da sua realizao em moeda e os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos. A ttulo de ilustrao, logo abaixo se apresenta a Demonstrao do Resultado do Exerccio da Perdigo S.A. e das empresas controladas, relativa aos anos de 2007-2008.

Pgina

16

Fonte: Relatrio de Administrao 2008 da Perdigo

5.3.3 Lucro, Reservas e Dividendos

Quanto ao Lucro, Reservas e Dividendos, a norma estabelecida pelo art. 189 diz que do resultado do exerccio sero deduzidos, antes de qualquer participao, os prejuzos acumulados e a proviso para o Imposto sobre a Renda. O prejuzo do exerccio ser obrigatoriamente absorvido pelos lucros acumulados, pelas reservas de lucros e pela reserva legal, nessa ordem. As participaes estatutrias, conforme o art. 190, de empregados,

Pgina

ordem, com base nos lucros que remanescerem depois de deduzida a participao

17

administradores e partes beneficirias sero determinadas, sucessivamente e nessa

anteriormente calculada. Aplica-se ao pagamento das participaes dos administradores e das partes beneficirias o disposto nos pargrafos do artigo 201.5

Lucro Lquido

O lucro lquido do exerccio, regulado pelo art. 190, o resultado final do exerccio social, que fica disposio dos acionistas/scios da empresa, para ser distribudo e ou para constituir reservas de lucros. Conforme estabelece o art. 192, juntamente com as demonstraes financeiras do exerccio, os rgos da administrao da companhia apresentaro assemblia-geral ordinria, observado o disposto nos artigos 193 a 203 e no estatuto, proposta sobre a destinao a ser dada ao lucro lquido do exerccio.

5.3.4 Reservas e Reteno de Lucros

As reservas estabelecidas em lei a forma encontrada para proteger os interesses dos stakeholders6. As reservas so classificadas como: Reserva Legal; Reservas Estatutrias; Reservas para Contingncias; Reserva de Incentivos Fiscais; Reserva de Lucros a Realizar e Reserva de Lucros a Realizar.

Reserva Legal

A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poder ser utilizada para compensar prejuzos ou aumentar o capital. O art. 193 reza que do lucro lquido do exerccio, 5% (cinco por cento) sero aplicados, antes de qualquer outra destinao, na constituio da reserva legal, que no exceder de 20% (vinte por cento) do capital social. A companhia poder deixar de constituir a reserva legal no

6 Grupos tais como empregados, clientes, fornecedores, credores, e outros que possuem um vnculo econmico direto com a companhia.

Pgina

18

Art. 201. A companhia somente pode pagar dividendos conta de lucro lquido do exerccio, de lucros acumulados e de reserva de lucros; e conta de reserva de capital, no caso das aes preferenciais de que trata o 5 do artigo 17. 1 A distribuio de dividendos com inobservncia do disposto neste artigo implica responsabilidade solidria dos administradores e fiscais, que devero repor caixa social a importncia distribuda, sem prejuzo da ao penal que no caso couber. 2 Os acionistas no so obrigados a restituir os dividendos que em boa-f tenham recebido. Presume-se a m-f quando os dividendos forem distribudos sem o levantamento do balano ou em desacordo com os resultados deste.

exerccio em que o saldo dessa reserva, acrescido do montante das reservas de capital de que trata o 1 do artigo 182, exceder de 30% (trinta por cento) do capital social.

Reservas Estatutrias

A norma, atravs do art. 194, possibilita ao estatuto da sociedade annima a criao de reservas desde que, para cada uma indique, de modo preciso e completo, a sua finalidade; fixe os critrios para determinar a parcela anual dos lucros lquidos que sero destinados sua constituio e estabelea o limite mximo da reserva.

Reservas para Contingncias

Com o objetivo de destinar parte do lucro lquido formao de reserva cuja finalidade a de compensar, em exerccio futuro, a diminuio do lucro decorrente de perda julgada provvel, cujo valor possa ser estimado, o art. 195 permite que a assemblia-geral poder faz-lo por proposta dos rgos da administrao. A proposta dos rgos da administrao dever indicar a causa da perda prevista e justificar, com as razes de prudncia que a recomendem, a constituio da reserva. A reserva ser revertida no exerccio em que deixarem de existir as razes que justificaram a sua constituio ou em que ocorrer a perda.

Reserva de Incentivos Fiscais

A assemblia geral poder, por proposta dos rgos de administrao, destinar, segundo estabelecido no art. 195-A, para a reserva de incentivos fiscais a parcela do lucro lquido decorrente de doaes ou subvenes governamentais para investimentos, que poder ser excluda da base de clculo do dividendo obrigatrio (inciso I do caput do art. 202 desta Lei).

Reteno de Lucros

A assemblia-geral poder, por proposta dos rgos da administrao e com fulcro no art. 196, deliberar para reter parcela do lucro lquido do exerccio prevista em oramento de capital por ela previamente aprovado. O oramento, submetido pelos

Pgina

19

rgos da administrao com a justificao da reteno de lucros proposta, dever compreender todas as fontes de recursos e aplicaes de capital, fixo ou circulante, e poder ter a durao de at 5 (cinco) exerccios, salvo no caso de execuo, por prazo maior, de projeto de investimento.

Reserva de Lucros a Realizar

No exerccio em que o montante do dividendo obrigatrio, calculado nos termos do estatuto ou do art. 202, ultrapassar a parcela realizada do lucro lquido do exerccio, segundo o art. 197, a assemblia-geral poder, por proposta dos rgos de administrao, destinar o excesso constituio de reserva de lucros a realizar. Considera-se realizada a parcela do lucro lquido do exerccio que exceder da soma dos seguintes valores: o resultado lquido positivo da equivalncia patrimonial (art. 248) e o lucro, rendimento ou ganho lquidos em operaes ou contabilizao de ativo e passivo pelo valor de mercado, cujo prazo de realizao financeira ocorra aps o trmino do exerccio social seguinte. A reserva de lucros a realizar somente poder ser utilizada para pagamento do dividendo obrigatrio e, para efeito do inciso III do art. 202, sero considerados como integrantes da reserva os lucros a realizar de cada exerccio que forem os primeiros a serem realizados em dinheiro.

Limite da Constituio de Reservas e Reteno de Lucros

A destinao dos lucros para constituio das reservas de que trata o artigo 194 e a reteno nos termos do artigo 196 no podero ser aprovadas, em cada exerccio, em prejuzo da distribuio do dividendo obrigatrio (artigo 202), conforme determina o art. 198.

Limite do Saldo das Reservas de Lucro O saldo das reservas de lucros, exceto as para contingncias, de incentivos fiscais e de lucros a realizar, no poder ultrapassar o capital social, conforme determina o art. 199. Atingindo esse limite, a assemblia deliberar sobre aplicao do excesso na integralizao ou no aumento do capital social ou na distribuio de dividendos.

Pgina

20

Reserva de Capital

As reservas de capital, para efeito do art. 200, somente podero ser utilizadas para absoro de prejuzos que ultrapassarem os lucros acumulados e as reservas de lucros (artigo 189, pargrafo nico); resgate, reembolso ou compra de aes; resgate de partes beneficirias; incorporao ao capital social; pagamento de dividendo a aes preferenciais, quando essa vantagem lhes for assegurada (artigo 17, 5). A reserva constituda com o produto da venda de partes beneficirias poder ser destinada ao resgate desses ttulos.

5.3.5 Dividendos

A companhia, com base no art. 200, somente pode pagar dividendos conta de lucro lquido do exerccio, de lucros acumulados e de reserva de lucros; e conta de reserva de capital, no caso das aes preferenciais de que trata o 5 do artigo 17. A distribuio de dividendos com inobservncia do disposto neste artigo implica responsabilidade solidria dos administradores e fiscais, que devero repor caixa social a importncia distribuda, sem prejuzo da ao penal que no caso couber. Os acionistas no so obrigados a restituir os dividendos que em boa-f tenham recebido. Presume-se a m-f quando os dividendos forem distribudos sem o levantamento do balano ou em desacordo com os resultados deste. Segundo o art. 202, os acionistas tm direito de receber como dividendo obrigatrio, em cada exerccio: a) a parcela dos lucros estabelecida no estatuto ou, se este for omisso, a importncia determinada de acordo com as seguintes normas: metade do lucro lquido do exerccio diminudo ou acrescido dos seguintes valores: importncia destinada constituio da reserva legal (art. 193) e importncia destinada formao da reserva para contingncias (art. 195) e reverso da mesma reserva formada em exerccios anteriores; b) o pagamento do dividendo determinado nos termos do inciso I poder ser limitado ao montante do lucro lquido do exerccio que tiver sido realizado, desde que a diferena seja registrada como reserva de lucros a realizar (art. 197);

Pgina

21

c)

os lucros registrados na reserva de lucros a realizar, quando realizados e se no tiverem sido absorvidos por prejuzos em exerccios subseqentes, devero ser acrescidos ao primeiro dividendo declarado aps a realizao.

O estatuto poder estabelecer o dividendo como porcentagem do lucro ou do capital social, ou fixar outros critrios para determin-lo, desde que sejam regulados com preciso e mincia e no sujeitem os acionistas minoritrios ao arbtrio dos rgos de administrao ou da maioria. Quando o estatuto for omisso e a assemblia-geral deliberar alter-lo para introduzir norma sobre a matria, o dividendo obrigatrio no poder ser inferior a 25% (vinte e cinco por cento) do lucro lquido ajustado nos termos do inciso I deste artigo. A assemblia-geral pode, desde que no haja oposio de qualquer acionista presente, deliberar a distribuio de dividendo inferior ao obrigatrio, nos termos deste artigo, ou a reteno de todo o lucro lquido, nas seguintes sociedades: companhias abertas exclusivamente para a captao de recursos por debntures no conversveis em aes; companhias fechadas, exceto nas controladas por companhias abertas que no se enquadrem na condio prevista no inciso I. O dividendo previsto no ser obrigatrio no exerccio social em que os rgos da administrao informarem assemblia-geral ordinria ser ele incompatvel com a situao financeira da companhia. O conselho fiscal, se em funcionamento, dever dar parecer sobre essa informao e, na companhia aberta, seus administradores encaminharo Comisso de Valores Mobilirios, dentro de 5 (cinco) dias da realizao da assemblia-geral, exposio justificativa da informao transmitida assemblia. Os lucros que deixarem de ser distribudos sero registrados como reserva especial e, se no absorvidos por prejuzos em exerccios subseqentes, devero ser pagos como dividendo assim que o permitir a situao financeira da companhia. Os lucros no destinados nos termos dos arts. 193 a 197 devero ser distribudos como dividendos.

Dividendos de Aes Preferenciais Segundo o art. 203, o disposto nos artigos 194 a 197, e 202, no prejudicar o direito dos acionistas preferenciais de receber os dividendos fixos ou mnimos a que tenham prioridade, inclusive os atrasados, se cumulativos.

Pgina

22

Dividendos Intermedirios

A companhia que, por fora de lei ou de disposio estatutria, levantar balano semestral, poder declarar, de acordo com o art. 204, por deliberao dos rgos de administrao, se autorizados pelo estatuto, dividendo conta do lucro apurado nesse balano. A companhia poder, nos termos de disposio estatutria, levantar balano e distribuir dividendos em perodos menores, desde que o total dos dividendos pagos em cada semestre do exerccio social no exceda o montante das reservas de capital de que trata o 1 do artigo 182. O estatuto poder autorizar os rgos de administrao a declarar dividendos intermedirios, conta de lucros acumulados ou de reservas de lucros existentes no ltimo balano anual ou semestral.

Pagamento de Dividendos

A companhia pagar, conforme consta do art. 205, o dividendo de aes nominativas pessoa que, na data do ato de declarao do dividendo, estiver inscrita como proprietria ou usufruturia da ao. Os dividendos podero ser pagos por cheque nominativo remetido por via postal para o endereo comunicado pelo acionista companhia, ou mediante crdito em conta-corrente bancria aberta em nome do acionista. Os dividendos das aes em custdia bancria ou em depsito nos termos dos artigos 41 e 43 sero pagos pela companhia instituio financeira depositria, que ser responsvel pela sua entrega aos titulares das aes depositadas. O dividendo dever ser pago, salvo deliberao em contrrio da assemblia-geral, no prazo de 60 (sessenta) dias da data em que for declarado e, em qualquer caso, dentro do exerccio social.

5.3.6 Anlise Financeira das Demonstraes Contbeis

A Anlise financeira estuda as demonstraes financeiras, buscando levantar dados que reflitam a real situao da sade financeira da empresa, representada pela sua liquidez e rentabilidade. Estes dados so colhidos atravs do sistema de informaes da empresa, que planejado, controlado e alimentado pela assessoria contbil. Neste sentido, o registro sistemtico das informaes permite ao administrador o acesso aos resultados alcanados com um mximo de fidelidade.

Pgina

23

A anlise realizada basicamente atravs das informaes e dados constantes do Balano Patrimonial e da Demonstrao do Resultado do Exerccio. As demais demonstraes contbeis auxiliam na anlise patrimonial e financeira da empresa. O Relatrio de Administrao, juntamente com as Notas Explicativas e o Parecer da Auditoria Independente so bastante teis na interpretao objetiva e subjetiva dos dados e na evoluo da situao econmica e financeira. Para Braga (1989, p. 139-140), [...] apesar de tratarem matematicamente os dados contbeis, as tcnicas de anlise nem sempre fornecem respostas completas ou inquestionveis. Atuando sobre as mesmas demonstraes de uma empresa, dois analistas podero chegar a concluses diferentes. Se ambos forem bons profissionais, tais concluses deveriam ser semelhantes, mas no necessariamente iguais. Isto ocorre porque cada empresa constitui um organismo vivo e suas foras e fraquezas podero invalidar diagnsticos tecnicamente bem elaborados. Assim, somos levados a considerar a anlise financeira como uma arte que rene conhecimentos tericos, experincia prtica e, sobretudo, sensibilidade, argcia, empenho e bom-senso.

5.3.6.1 Grupos de Interesses nas Anlises das Demonstraes Financeiras

A anlise das demonstraes financeiras interessa a todos que, de uma forma ou de outra, desejam uma boa sade financeira para o empreendimento, atravs de uma eficaz performance de liquidez e de rentabilidade. Porquanto, pode-se elencar como grupos de interesses: Dirigentes da Empresa; Acionistas; Credores; Concorrentes; rgos Governamentais; Sindicatos etc.

Dirigentes da empresa

As informaes derivadas das anlises permitem ao administrador conhecer a real situao do patrimnio e a sua evoluo, confrontando o impacto de decises nos resultados anteriores e comparando com os demais concorrentes. Desta forma, contribui para que se corrija rumos e se tome posies mais adequadas aos recursos disponveis.

Acionistas

Pgina

24

Os acionistas se interessam pelas possibilidades de ganhos atravs dos retornos do seu investimento na forma de dividendos, alm da valorizao das aes no mercado. Fatores que influenciam na deciso de permanecer ou no com os papis.

Credores

O crescimento do empreendimento proporcionado por pessoas e instituies que acreditaram ou acreditam em sua evoluo e nas possibilidades de ganhos. Este conjunto pode ser elencado por fornecedores de servios, matrias-primas e produtos acabados; instituies financeiras com recursos destinados a capital de giro e investimentos. Neste sentido, avaliar os riscos que influenciam o retorno do capital empregado determinado pelas anlises financeiras.

Concorrentes

Conhecer a situao econmica e financeira dos concorrentes vital como informao para tomada de decises em relao s estratgias e tticas a serem adotados no mercado, identificando pontos fortes e fracos das demais empresas.

rgos Governamentais

O fato de obter informaes sobre as reais condies das organizaes, facilita para os rgos governamentais os procedimentos de fiscalizao, controle de preos e condies para participarem das licitaes.

Sindicatos

Aos sindicatos interessem conhecer o desempenho das empresas, sobretudo com relao aos nveis de produtividade, assim facilita as demandas levantadas nos dissdios coletivos.

Pgina

25

5.3.6.2 Procedimentos Preliminares das Anlises Financeiras

Alguns procedimentos devem ser adotados como preparativos para o incio das anlises financeiras dos demonstrativos contbeis. Em primeiro lugar, o analista responsvel ir reclassificar as contas denominadas de retificadoras; transferir o saldo das duplicatas descontadas para o passivo circulante etc. Em segundo lugar, verificar e corrigir os impactos inflacionrios sobre os demonstrativos financeiros. Para Braga (1989. p, 142), [...] a anlise muito mais do que o simples clculo de ndices e porcentagens. A avaliao desses indicadores exige que se considerem vrios aspectos internos e muitos fatores externos que interferem nas atividades e resultados das empresas. Do ponto de vista interno deve-se levar em considerao a forma como a empresa administrada, se existe preocupao com a preparao dos dirigentes que daro continuidade ao negcio, se as decises so tomadas de forma centralizada sem considerar as opinies dos demais membros. Quanto aos fatores externos que influenciam no comportamento econmico e financeiro das empresas, pode-se elencar os seguintes: a) comportamento da economia externa e interna e sua influencia sobre o mercado que a empresa atua; b) nvel de fragilidade da empresa em relao aos efeitos inflacionrios, de recesso, de juros altos e movimentos grevistas e sociais; c) situao do ramo de atividade em que a empresa est inserido; d) grau de desenvolvimento tecnolgico da empresa; e) suscetibilidade s alteraes das polticas de governo.

5.3.6.3 Uso de ndices Financeiros

A anlise por meio de ndices no envolve meramente a aplicao de uma frmula a dados financeiros, para se obter um determinado ndice. O mais importante a interpretao do valor do ndice. Dois tipos de comparao de ndices podem ser feitos:

a) Anlise Cross-Sectional

Para Gitman (1997, p. 103) a anlise Cross-Sectional envolve a comparao dos ndices de diferentes empresas em um mesmo instante. Toda empresa est interessada em saber como tem sido o seu desempenho em relao ao dos concorrentes.

Pgina

26

A comparao de um ndice especfico com um ndice padro feita para detectarem quaisquer desvios em relao norma. No caso de ndices onde altos valores so preferveis, muitas pessoas acreditam erroneamente que se a empresa analisada tiver um ndice com um valor que exceda a mdia do setor, isso pode ser visto como favorvel. Entretanto, esse ponto de vista de um maior, melhor pode ser enganoso. Para uma melhor anlise, alguns autores sugerem que os dados a serem escolhidos deveriam possuir algumas restries. Neste sentido BARUCK (1974) [...] coloca as seguintes restries quando da utilizao da anlise cross-sectional: a) os dados pertenam a empresas de uma mesma indstria; b) as empresas possuam tamanho similar; c) a contabilidade das empresas envolva os mesmos mtodos de clculo; d) as empresas estejam localizadas em uma mesma rea geogrfica. Assim, pode-se afirmar que a cross-sectional, dependendo dos dados e suas origens, prescinde de maior confiabilidade, fato que se acentua quando se considera dados de empresas que compem segmentos diferentes.

b) Anlise Horizontal ou de Srie-temporal

De acordo com Gitman (1997, p. 105), [...] a anlise horizontal ou de srietemporal aplicada quando o analista financeiro avalia o desempenho da empresa ao longo do tempo. Uma combinao entre o desempenho atual e o desempenho passado, utilizando a anlise por meio de ndices, permite determinar se a empresa est progredindo conforme planejado. A formao de tendncias pode ser visualizada atravs de comparaes plurianuais e o conhecimento dessas tendncias deve ajudar a empresa no planejamento das atividades futuras. Na anlise horizontal, se faz necessrio uma srie histrica de BPs e DREs consecutivos, proporcionando uma avaliao percentual da sua evoluo ao longo dos perodos. Na anlise de srie-temporal como na anlise cross-sectional, quaisquer mudanas significativas de ano a ano podem ser avaliadas em relao ao seu desempenho passado. Tendncias em desenvolvimento devem ser isoladas e medidas adequadas devem ser tomadas para orientar a empresa em direo ao alcance de seus objetivos imediatos e de longo prazo.

Pgina

27

Anlise Horizontal do Balano Patrimonial - Ativo

Fonte: Prprio autor com dados do Relatrio de Administrao da Perdigo S.A. ano 2008

Exemplificando a Anlise Horizontal, como se pode observar na figura acima, referente ao Balano Patrimonial da Perdigo S.A., relativa ao Ativo Patrimonial, onde se apresenta o histrico de dois anos consecutivos, ou seja, 2007 e 2008, os nmeros apresentam uma variao percentual da Controladora7 e do Balano Consolidado8 em que o Ativo Circulante da primeira obtm um decrscimo de 18% e na consolidao h
7 Lei 6.404/76 - Art. 243. O relatrio anual da administrao deve relacionar os investimentos da companhia em sociedades coligadas e controladas e mencionar as modificaes ocorridas durante o exerccio. 1o So coligadas as sociedades nas quais a investidora tenha influncia significativa. (Redao dada pela Lei n 11.941, de 2009) 2 Considera-se controlada a sociedade na qual a controladora, diretamente ou atravs de outras controladas, titular de direitos de scio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderncia nas deliberaes sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores. 5o presumida influncia significativa quando a investidora for titular de 20% (vinte por cento) ou mais do capital votante da investida, sem control-la. (Includo pela Lei n 11.941, de 2009)

Pgina

De acordo com http://wiki.advfn.com, o balano de um grupo de empresas vinculadas por razes de filiao e no qual se expressam as relaes com terceiros, estranhos a esse grupo. O balano consolidado apresenta uma importncia especial para efeitos de se conhecer a potncia financeira do grupo, assim como o tipo de associao entre as vrias empresas.

28

um acrscimo de 59%. J o No Circulante registra um crescimento de 166% e 89%, respectivamente. Por ltimo, percebe-se uma evoluo de 94 % no Ativo Total da Controladora e de 71% no Balano Consolidado.
Anlise Horizontal da Demonstrao do Resultado do Exerccio - DRE

Fonte: Prprio autor com dados do Relatrio de Administrao da Perdigo S.A. ano 2008

Na DRE tomada como exemplo, observa-se uma reduo no Resultado Operacional da ordem de 116%, de 76% no Lucro Lquido do Exerccio e de 79% no Lucro Lquido por Ao em Circulao.

c) Anlise Vertical

A Anlise Vertical permite que se faa uma avaliao da Estrutura do Balano Patrimonial, em que se conhece a composio do Ativo e de suas Fontes de Financiamentos que formam o Passivo. Os indicadores se referem a comparao das

Total e, nos caso das Fontes de Financiamentos, com o Passivo mais o Patrimnio Lquido, isto considerando individualmente cada exerccio.

Pgina

29

participaes percentuais dos saldos das contas e dos grupos patrimoniais com o Ativo

Anlise Vertical do Balano Patrimonial - Ativo

Fonte: Prprio autor com dados do Relatrio de Administrao da Perdigo S.A. ano 2008

Na figura acima, verifica-se um comparativo das contas com o grupo a que pertence. Tambm se percebe a comparao do grupo com o Total do Ativo. Desta forma temos que, no ano de 2007 a conta caixa representava 50% do Ativo Circulante. J em 2008 esta mesma conta representa apenas 3%. Olhando agora para o grupo, temos que em 2007 o Ativo Circulante representava 39% do Ativo Total, e no ano seguinte de 2008 caiu para 17%. Esta anlise o leitor pode exercitar visualmente com as demais contas, grupos, no s com relao a posio da Controladora, mas, tambm, com o Balano Consolidado.
Pgina

30

A Anlise Vertical tambm permite que se faa uma avaliao da Demonstrao do Resultado do Exerccio DRE, verificando e apresentando a participao de cada estgio de resultado em relao a Receita Operacional Lquida ROL.

Fonte: Prprio autor com dados do Relatrio de Administrao da Perdigo S.A. ano 2008

Os nmeros acima mostram que, em 2007, fazendo uma anlise da DRE Consolidada, o Lucro Bruto correspondeu a 28% da Receita Operacional Lquida, o Resultado Operacional a 6% e o Lucro Lquido a 4,84%. Respectivamente, no ano de 2008 temos, 24% para o Lucro Bruto, -2% para o Resultado Operacional e,por ltimo, o Lucro Lquido do Exerccio atingiu 0,48% em relao a Receita Operacional Lquida.

5.3.6.4 Grupos Financeiros

Os ndices financeiros podem ser distribudos em grupos. Para Gitman (1997, p. 107), os ndices financeiros podem ser subdivididos em quatro grupos ou categorias bsicas: ndices de liquidez; ndices de atividade, ndices de endividamento e ndices de lucratividade. Os ndices de Liquidez, de atividade e de endividamento medem, fundamentalmente, risco; os ndices de lucratividade medem retorno.
Pgina

31

Para prazos curtos, os elementos importantes so a liquidez, a atividade e a lucratividade, visto que eles fornecem informaes que so crticas para as operaes de curto prazo da empresa. Os ndices de endividamento so teis, fundamentalmente, quando o analista tem certeza de que a empresa ser bem-sucedida no curto prazo. 5.4 Anlise da Liquidez A liquidez de uma empresa medida pela sua capacidade para satisfazer suas obrigaes de curto prazo, na data de vencimento. A liquidez refere-se solvncia da situao financeira global da empresa a facilidade com a qual ela pode pagar suas contas. As trs medidas bsicas de liquidez so: o capital circulante lquido; o ndice de liquidez corrente e o ndice de liquidez seco. Segundo Hoji (2001, p. 278), os ndices de liquidez mostram a situao financeira da empresa. Como os valores se referem a vencimentos de diferentes datas, um valor com vencimento no primeiro dia de um ano pode estar sendo comparado em igualdade de condies com outro valor que vence no ltimo dia do mesmo ano. Quanto maior o ndice melhor.

5.4.1 Capital de giro (ou circulante) lquido

O Capital Circulante Lquido, embora na realidade no seja um ndice, normalmente usado para medir a liquidez global da empresa.

O ndice calculado pela equao: CCL = AC PC

Segundo Braga (1989, p. 81), [...] a administrao do capital de giro envolve um processo de tomada de decises voltadas principalmente para a preservao da liquidez da empresa, mas tambm afetam a sua rentabilidade. O capital de giro corresponde aos recursos aplicados no Ativo Circulante, formado basicamente pelos estoques, duplicatas a receber e pelas disponibilidades. No sentido mais simples pode-se afirmar que o CCL ou Capital de Giro Lquido, a diferena positiva entre o AC e o PC. Ora, se os circulantes so recursos de curto prazo representados pelos bens e direitos no ativo, e pelas obrigaes que financiaram estes mesmos ativos, est sobra ento viria de onde?
Pgina

32

O capital de giro lquido pode se configurar no acmulo dos retornos obtidos atravs de adequadas margens lquidas de lucro sobre as vendas associadas obteno de prazos favorveis nos pagamentos aos fornecedores e clientes. Neste caso, haveria um favorecimento nos prazos de desembolsos dos recursos para liquidao das obrigaes da empresa. Esta sobra pode ser tambm derivada de financiamentos de longo prazo direcionados para o Ativo Circulante. Por outro lado, uma situao inversa, ou seja, o Passivo Circulante maior do que o Ativo Circulante pode ser resultado de um crescimento muito elevado nas vendas da empresa, provocando um descompasso entre os pagamentos e os recebimentos de curto prazo, como tambm em decorrncia de reduo na margem lquida sobre as vendas; inadimplncia; desvio de recursos para investimentos de longo prazo; elevao das despesas operacionais e financeiras etc. A ttulo de exemplo, o capital de giro lquido da Perdigo S.A, considerando as informaes contidas em seus demonstrativos apresentados no Relatrio da Administrao de 2008 referentes ao Balano Consolidado, assim composto: CCL = 5.985.143 3.080.860 CCL = 2.904.283 ndice de Liquidez Corrente

O ndice de Liquidez Corrente um dos ndices financeiros mais comumente citados, mede a capacidade da empresa para satisfazer suas obrigaes de curto prazo. Este ndice calculado da seguinte maneira: LC =
5.4.2 ndice de Liquidez Seco O ndice de Liquidez Seco semelhante ao ndice de Liquidez Corrente, com a nica diferena que exclui os estoques do ativo circulante da empresa, por ser geralmente o ativo de menor liquidez, seu clculo realizado da seguinte forma: LS = AC Estoques PC AC PC

5.5

Anlise de Atividade
De acordo com Gitman (1997, p.112), os ndices de atividade so usados para

medir a rapidez com que vrias contas so convertidas em vendas ou em caixa. As medidas de liquidez so geralmente inadequadas, pois diferenas na composio dos

Pgina

33

ativos circulantes e passivos circulantes podem afetar significativamente a verdadeiraliquidez da empresa. Os ndices de atividades podem ser classificados em cinco, so eles: 1) 2) 3) 4) 5) Giro dos estoques Prazo mdio de recebimento Prazo mdio de pagamento Giro do ativo permanente Giro do ativo total

5.5.1 Giro dos Estoques O giro dos estoques geralmente mede a atividade, ou liquidez, dos estoques da empresa. Este ndice calculada assim: GE = CPV Estoques

5.5.2 Prazo Mdio de Recebimento O prazo mdio de recebimento, ou idade mdia das duplicatas a receber, til na avaliao das polticas de crdito e cobrana. obtido assim: PMR = DAR (ROB)/360

5.5.3 Prazo mdio de Pagamento O perodo mdio de pagamento, ou idade mdia das duplicatas a pagar, calculado do mesmo modo que o Prazo Mdio de Recebimento, ou seja: PMP = DAP (MCA)/360

5.5.4 Giro do Ativo Permanente O giro do ativo permanente mede a eficincia com a qual a empresa tem usado seus ativos permanentes, ou lucrativos, para gerar vendas. calculado da seguinte forma: GAP = ROB Ativo Permanente Lquido

5.5.5 Giro do Ativo Total

Pgina

34

O Giro do ativo total indica com a qual a empresa usa todos os seus ativos para gerar vendas. Seu clculo feito da seguinte maneira: GAT = 5.6 Anlise de Endividamento
A situao de endividamento de uma determinada empresa pode ser aferida atravs tanto do seu grau de endividamento como de sua capacidade para pagar as dvidas. Quanto a Anlise do Endividamento, Gitman (1997, p. 115) assim se expressa: a situao de endividamento de uma empresa indica o montante de recursos de terceiros que est sendo usado, na tentativa de gerar lucros. Em geral, o analista financeiro est mais interessado nas dvidas de longo prazo da empresa, uma vez que esses emprstimos comprometem a empresa com o pagamento de juros a longo prazo, assim como com a devoluo do principal. J que os direitos dos credores da empresa precisam ser satisfeitos antes da distribuio dos lucros aos acionistas, os acionistas atuais e potenciais mantm-se atentos ao grau de endividamento da empresa e sua capacidade de pagamento das dvidas. Na anlise de endividamento das empresas, geralmente, so utilizados os seguintes ndices: 1) 2) 3) 4) ndice de Endividamento Geral ndice Exigvel a Longo Prazo-Patrimnio Lquido ndice de Cobertura de Juros ndice de Cobertura de Pagamentos Fixos ROB Ativo Total

5.6.1 ndice de Endividamento Geral O ndice de Endividamento Geral mede a proporo dos ativos totais da empresa financiada pelos credores. Quanto maior for esse ndice, maior ser o montante do capital de terceiros que vem sendo utilizado para gerar lucros. Sua frmula de clculo

a seguinte:

EG =

Exigvel Total AT
Pgina

5.6.2 ndice Exigvel a longo prazo-patrimnio lquido

35

O ndice exigvel a longo prazo-patrimnio lquido indica a relao entre os recursos de longo prazo fornecidos por credores e os recursos fornecidos pelos proprietrios da empresa. comumente utilizado para medir o grau de alavancagem financeira da empresa e calculada assim: (ELP - PL) =
5.6.3 ndice de Cobertura de Juros O ndice de Cobertura de Juros mede a capacidade da empresa para realizar pagamentos de juros contratuais. Quanto maior for esse ndice, maior ser a capacidade da empresa para liquidar suas obrigaes de juros. Esse ndice calculado da seguinte forma: CJ = LAJIR Despesas Anual em Juros ELP PL

5.6.4 ndice de Cobertura de Pagamentos Fixos O ndice de Cobertura de Pagamentos Fixos mede a capacidade da empresa para satisfazer todas as obrigaes de pagamentos fixos, tais como juros dos emprstimos e principal, pagamentos de leasing e dividendos de aes preferenciais. Comparando com o ndice de cobertura de juros, quanto maior o valor, melhor:

CPF =

LAJIR + Pagamentos de LEASING Juros + Pag de Leasing + (Amort do Principal + Dividendos AP) x [ 1 ] (1 - T)

Vale ressaltar que T a alquota do imposto de renda aplicvel ao lucro da empresa. O Termo 1/(1-T) includo para ajustar os pagamentos pela amortizao do principal e dividendos s aes preferenciais, a uma cifra equivalente antes do imposto de renda, a qual consistente com os valores antes do imposto de renda de todos os outros termos.

5.7

Anlise de Lucratividade
A lucratividade de uma empresa pode ser avaliada em relao a suas vendas,

ativos , patrimnio lquido e ao valor da ao. Para comentar sobre anlise de lucratividade, Gitman (1997, p.120) assim se expressou: h muitas medidas de lucratividade. Cada uma delas relaciona retornos da empresa a suas vendas, a seus ativos, ao seu patrimnio lquido, ou ao valor da ao.

Pgina

36

Como um todo, essas medidas permitem ao analista avaliar os lucros da empresa em confronto com um dado nvel de vendas, um certo nvel de ativos, o investimento dos proprietrios, ou o valor da ao. Sem lucros, uma empresa no atrair capital de terceiros; ademais, seus atuais credores e proprietrios podero ficar preocupados com o futuro da empresa e tentar reaver seus fundos. Os credores, proprietrios e a administrao esto sempre atentos ao incremento dos lucros da empresa, devido sua grande importncia para o mercado. Esta anlise leva em considerao os seguintes ndices: 1) 2) 3) 4) 5) 6) Margem Bruta Margem Operacional Margem Lquida Retorno sobre o Ativo Total (ROA) Retorno sobre o Patrimnio Lquido (ROE) Lucro por Ao

5.7.1 Margem Bruta A margem bruta faz uma relao entre o lucro operacional da empresa com as suas vendas. Segundo Gitman (1997, p. 121): a margem bruta mede a porcentagem de cada unidade monetria de venda que restou, aps a empresa ter pago seus produtos. Quanto mais alta a margem bruta, tanto melhor, e menor o custo relativo dos produtos vendidos. O clculo da MB realizado assim: MB = (
LOB ROB

) 100

5.7.2 Margem Operacional A margem operacional da empresa faz uma relao entre o lucro operacional e o total de suas vendas Conforme Gitman (1997, p. 122), a margem operacional mede o que, com freqncia, se denomina lucros puros, obtidos em cada unidade monetria de venda. O lucro operacional puro, no sentido de que ignora quaisquer despesas financeiras ou obrigaes governamentais (juros ou impostos de renda) e considera somente os lucros auferidos pela empresa em suas operaes. O Clculo da MO feito da seguinte forma: MO = ( LO ROB

Pgina

) 100

37

5.7.3 Margem Lquida Para Gitman (1997, p. 122), a margem lquida mede a porcentagem de cada unidade monetria de venda que restou, depois da deduo de todas as despesas, inclusive o imposto de renda. Quanto maior for a margem lquida, melhor. A margem lquida uma medida bastante citada para indicar o sucesso da empresa em termos de lucratividade sobre as vendas. Para calcular a Margem Lquida utilizado a seguinte frmula: ML = (
LL aps IR ROB

) 100

5.7.4 Retorno sobre o Ativo Total (ROA) A Taxa de Retorno sobre o ativo total, relaciona o lucro liquido aps o desconto do imposto de renda com o ativo total da organizao. Segundo Gitman (1997, p. 123), a taxa de retorno sobre o ativo total (ROA, do ingls returno n total assets) ou retorno sobre o investimento da empresa, mede a eficincia global da administrao na gerao de lucros com seus ativos disponveis. Quanto mais alta for essa taxa, melhor. Para calcular este ndice utilizada a seguinte frmula: RAT = ( LL aps o IR AT

) 100

5.7.5 Retorno sobre o Patrimnio Lquido (ROE) A taxa de retorno sobre o patrimnio lquido um importante referencial para o investidores, ela faz uma relao entre o valor investido pelos proprietrios com o lucro liquido produzido. Para Gitman (1997, p.123), a taxa de Retorno sobre o Patrimnio Lquido (ROE, do ingls returno n equity), mede o retorno obtido sobre o investimento (aes preferenciais e ordinrias) dos proprietrios da empresa. Geralmente, quanto mais alta for essa taxa, melhor para os proprietrios. A ROE calculada pela frmula: RPL = ( LLO aps o IR PL

) 100

5.7.6 Lucro por Ao (LPA)

administradores. O Lucro por Ao envolve o resultado do Lucro Lquido disponvel

Pgina

Este um ndice que desperta o maior interesse dos acionistas e dos

38

para os acionistas detentores de aes ordinrias dividido pela quantidade destas aes emitidas. LPA = A frmula usada para definir este ndice a seguinte:

LL Disponivel p/Ac Ordinrios N o de Aes Ordinrias Emitidas

5.8

Sistema DuPont

O mtodo de anlise financeira Dupont foi introduzido atravs da Dupont company h mais de meio sculo. O Sistema Dupont rene a DRE e o BP que, por sua vez, se traduz em duas medidas de lucratividade conhecidas como Taxa de Retorno sobre o Ativo (ROA) e a Taxa de Retorno sobre o Patrimnio Lquido (ROE). A Taxa de Retorno sobre o Ativo Total ROA pode ser definida na equao abaixo, ou seja: a Margem Lquida de Lucro x o Giro do Ativo Total. Vale lembrar que a Margem Lquida o resultado obtido com a venda de cada produto depois de deduzidas todas as despesas e o Imposto de Renda, a medida de lucratividade sobre as vendas. Enquanto isto, o Giro sobre o Ativo Total mostra a eficincia com que a empresa utiliza todos os seus ativos para gerar vendas. Assim, podemos afirma que o ROA significa o lucro obtido por venda versus a quantidade de vezes que as vendas foram giradas. Neste caso, quanto mais giros e quanto maior for a margem, mais a empresa eleva a sua lucratividade representada pelo ROA.

ROA = [

(ROL CPV DO DF IR) ROL ][ ] ROL (AC + APL)

A Margem de Alavancagem Financeira MAF pode ser definida na equao abaixo que traduzida pela relao do Ativo Total com o Patrimnio Lquido. A MAF reflete o impacto da alavancagem, ou seja, o uso de capitais de terceiros sobre o retorno dos proprietrios. Em outras palavras, quanto maior for a participao de capitais de terceiros maior ser o Multiplicador da Alavancagem Financeira.
MAF = Ativo Total PL

Pgina

39

A Taxa de Retorno sobre o Patrimnio Lquido ROE o resultado da multiplicao da Taxa de Retorno sobre o Ativo versus o Multiplicador da Alavancagem Financeira MAF.

ROE = ROA MAF


O Sistema Dupont um mtodo simples que possibilita integrar todos os elementos formadores do resultado econmico com os investimentos realizados nos ativos. O Mtodo deixa bastante claro que quanto maior for margem de lucro lquida associada ao maior nmero de giro dos ativos, tanto maior ser a Taxa de Retorno sobre o Ativo Total (ROA). Adicionando-se a isto uma maior participao de Capitais de Terceiros como financiadores do negcio, teremos ai um crescimento no Multiplicador da Alavancagem Financeira e, por conseqncia, um maior retorno sobre os capitais investidos pelos acionistas. A Taxa de Retorno sobre o Ativo Total pode ser melhorada tanto pela elevao da Margem Lquida das vendas, como pelo aumento nos Giros do Ativo. No caso da ML obtida por: a) Aumento nas receitas com as vendas em percentuais acima das despesas operacionais; b) Reduo das despesas operacionais em percentuais maiores do que as receitas com as vendas, ou; c) Aumento nas receitas com as vendas e reduo nas despesas operacionais, o que seria ideal.

O aumento nos Giro dos Ativos se consegue atravs de:

a) Elevao das receitas com as vendas em maior volume do que o crescimento do ativo operacional ou; b) Atravs da reduo do ativo operacional em percentual acima da reduo das vendas.

Pgina

40

Risco que deve ser observado na Anlise de DuPont

A reduo no percentual obtido na Taxa de Retorno sobre o Ativo Total, associada a uma elevao no Multiplicado da Margem de Alavancagem Financeira, pode ser traduzida como um encolhimento nas margens de lucros obtidas com as vendas em detrimento de uma maior elevao de capitais de terceiros a um custo elevado. Ou seja, o custo mdio ponderado dos financiamentos est muito alto, reduzindo a margem operacional e diminuindo o retorno sobre os capitais investidos pelos acionistas.

Representao grfica do Sistema DuPont

Fonte: Sistema de Anlise DuPont apresentado por Gitman (1997, p.126)

Pgina

41

REFERNCIAS ATKINSON, A . A.; BANKER, R. D.; KAPLAN, R. S.; YOUNG, S. M. Management Accounting. New Jersey: Prentice Hall Inc. 1995. BALLOU, Ronald H. Logstica empresarial: transporte, administrao de materiais e distribuio fsica. So Paulo: Atlas, 1993. BRAGA, Roberto. Fundamentos e Tcnicas de Administrao Financeira. So Paulo: Atlas, 1989. CHIAVENATO, I. Como transformar rh (de um centro de despesa) em um centro de lucro. So Paulo: Makron Books, 1996. FERREIRA, Aurlio Buarque De Holanda. Novo Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. GITMAN, Lawrence J. Princpios de Administrao Financeira. 7 ed. So Paulo: Harbra, 1997. BARUCK. Lev, Financial Statement Analysis: A New Approach (Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, Inc., 1974). Reviewed in the Journal of Business (July 1975), 456-58; The Accounting Review (July 1975), 636-38; The Journal of Finance (June 1977), 95861. This book has been translated into Japanese, Spanish, and Korean. MARION, Jose Carlos. SANTOS, Mrcia Carvalho dos. O perfil do futuro rofissional e a sua responsabilidade social. Revista do Conselho Regional do Paran, ano 26, n 129, 2001. ROSS, Stephen A., WESTERFIELD, Randolph W. e JAFFE, Jeffrey F. Administrao Financeira. So Paulo: Atlas, 1995. http://www.ubq.org.br/conteudos/Detalhes.aspx?IdConteudo=54 20/06/2009, as 22h26. Acesso em

http://wiki.advfn.com/pt/Balan%C3%A7o_consolidado Acesso em 28/06/2009, s 11h18.

Pgina

42

You might also like