You are on page 1of 10

A CONTRIBUIO DO SUBPROJETO PIBID/EDF NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DAS AULAS DE EDUCAO FSICA PARA OS ANOS INICIAIS

JAQUELINE WELTER
Acadmica do Curso de Licenciatura em Educao Fsica da UFSM

RENATA WELTER
Acadmica do Curso de Licenciatura em Educao Fsica da UFSM

DR. ROSALVO LUIS SAWITZKI


Doutor em Educao pela UNISINOS Professor do Departamento de Desportos Individuais do Centro de Educao Fsica e Desportos da UFSM

Resumo | O presente estudo tem como intuito compreender a contribuio do subprojeto PIBID/EDF1 no processo de planejamento inerentes disciplina EDF2 nos anos iniciais. O artigo teve como foco o relato de experincia dos bolsistas, a partir da atuao docente no segundo semestre de 2011, colaborando signi cativamente para a formao inicial. Palavras-chaves | PIBID/EDF; planejamento; Anos Iniciais.

INTRODUO
Atualmente, tem-se questionado o papel da EDF no ambiente escolar, principalmente sua importncia como componente curricular
1. Programa Institucional de Bolsa de Iniciao a Docncia CAPES/ MEC. Tem como subprojeto na Educao Fsica a Cultura Esportiva da Escola que tem como foco de ao a criao de um campo de atuao docente na escola aos futuros educadores em formao inicial e formao continuada realizado em trs escolas pblicas da cidade de Santa Maria. 2. Termo utilizado para se referir Educao Fsica.

Cadernos de Formao RBCE, p. 87-96, mai. 2012

87

para os anos iniciais. Assim, para que venha a se destacar como uma disciplina integrante do currculo necessrio justi car o seu campo de conhecimento e o qual deve dar conta. A realidade vivenciada nos espaos de interveno pro ssional, tanto na escola (estgios curriculares) como na universidade (disciplinas) nos mostra a pouca discusso terica sobre o planejamento e as prticas de EDF nos anos iniciais. Em sua abrangncia, o subprojeto PIBID/EDF oportuniza aos acadmicos do curso de licenciatura em EDF a experincia no processo de ensino-aprendizagem3, voltando-se, tanto para os anos iniciais e nais do ensino fundamental quanto para a dinmica escolar. A realidade encontrada nas escolas com a disciplina de EDF nos anos iniciais re ete em geral, a insegurana dos professores perante os conhecimentos espec cos em EDF; na escola ela concentra-se predominantemente nos nais de turno escolar, ou seja, com uma organizao temporal desprestigiada; ainda se utiliza o espao da EDF como castigo, colocando-a como privilgio e no a oportunizando como direito de todos; na maioria das aulas os meninos jogam futebol e as meninas brincam de pular corda ou jogos de rebater; organizao a partir de sexo o que acarreta que cada grupo no obtenha o mesmo nvel de conhecimento; brincar pelo brincar, sem inteno e um sentido tornando-se um recreio ampliado4. O planejamento nesses anos globalizado, ou seja, toda a organizao do trabalho pedaggico interdisciplinar. Todavia, o que se percebe que as aulas de EDF so deixadas em segundo plano. Em vista disto, o presente estudo tem como objetivo compreender a contribuio do subprojeto PIBID/EDF no processo de planejamento, levando em conta, as organizaes do trabalho pedaggico, suas especi cidades e conhecimentos inerentes disciplina da EDF nos anos iniciais. Tem-se como justi cativa ressaltar o valor do planejamento para os docentes, medida que o procedimento pouco utilizado para este componente curricular.
3. Os elementos utilizados no processo ensino-aprendizado dos bolsistas foram o diagnstico da escola e dos alunos; o planejamento; referenciais tericos e sistema de avaliao. 4. Estudos que apontam algumas destas problemticas so evidenciados em Darido (2001), Meurer e Pereira (2005), Contreira e Krug (2010).

88

Cadernos de Formao RBCE, p. 87-96, mai. 2012

O estudo teve como foco o relato de experincia dos bolsistas do subprojeto PIBID/EDF, a partir da atuao docente no segundo semestre de 2011, nos anos iniciais (1 ao 4 ano) em uma das escolas pblicas de abrangncia do projeto5. O artigo se pautar em trs momentos, sendo estes constitudos em uma breve discusso terica do papel da escola e da EDF para os anos iniciais, logo em seguida, tem-se como foco o planejamento das aulas de EDF Escolar e, por ltimo, a contribuio do subprojeto PIBID/EDF nesse processo.

O PAPEL DA ESCOLA E DA EDF PARA OS ANOS INICIAIS


A escola no incio da vida da criana tem o papel de introduzi-la ao meio educacional e social. Desta forma, essencial que ocorra um processo de planejamento que leve em considerao os objetivos reais tanto da escola como da EDF nesse perodo.
A escola tem entre suas funes a de introduzir os alunos no mundo sociocultural que a humanidade tem construdo, com o objetivo de que eles possam se incluir no projeto, sempre renovado, da reconstruo desse mundo (GONZLEZ; FENSTERSEIFER, 2009, p.21).

Nesse contexto, a educao, em sentido amplo, nos insere na cultura, potencializando-nos para tec-la (GEERTZ 1989 apud GONZLEZ; FENSTERSEIFER 2010, p. 12). Sendo assim, o papel da escola no seria apenas transmisso de conhecimentos, pois o ensino algo mais amplo. Segundo Freire (2007, p. 47) este deve criar as possibilidades para a sua prpria produo ou a sua construo, sendo enfatizado em todo o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, no basta que a EDF exista nos anos inicias, e sim que haja um contexto que possibilite o desenvolvimento integral do aluno,
5. A escola que nos referimos estadual, de Ensino Fundamental e est localizada no centro do cidade de Santa Maria, tanto a comunidade quanto os alunos so oriundos do permetro urbano, de classe mdia e/ou baixa. As aulas de EDF nesta etapa de ensino so ministradas na sua totalidade por professores unidocentes com formao em pedagogia e/ou magistrio. Semanalmente, no turno vespertino, foram realizadas duas aulas de EDF, sendo que existia duas turmas para cada ano, nas quais, tinham em mdia entre 20 a 25 alunos. O tempo destinado a cada aula de EDF variava entre 40 e 50 minutos.

Cadernos de Formao RBCE, p. 87-96, mai. 2012

89

no valorizando apenas o seu aspecto motor. Portanto, na escola no basta ter Educao Fsica, mas preciso ser uma educao de corpo inteiro (NISTA-PICCOLO, 1995, p. 14), confrontando-se com a realidade que vivenciada. Embora o tema seja bastante complexo, percebemos que o docente precisa ter em mente o claro papel da escola e da EDF nos anos iniciais, para o pleno exerccio de sua pro sso, auxiliando o processo educacional.

PLANEJAMENTO NAS AULAS DE EDF ESCOLAR


Evidenciamos algumas contribuies de autores referentes ao planejamento, entre eles citamos, Piletti (1985), Libneo (1994), Vianna (1994), Oliveira (2000), Gandin (2009) e Moretto (2010). De um modo geral, planejar pensar sobre aquilo que existe, sobre o que se quer alcanar, com que meios se pretende agir (OLIVEIRA, 2000. p.21). Por isso, o planejamento de suma importncia na via pedaggica, devido complexidade e responsabilidade em organizar o processo de ensino, j que nele se encontra toda a estrutura em que a aprendizagem ir se constituir. Para Libneo (1994) planejar :
(...) uma tarefa docente que inclui tanto a previso das atividades didticas em termos de sua organizao e coordenao em face dos objetivos propostos, quanto a sua reviso e adequao no decorrer do processo de ensino. O planejamento um meio para se programar as aes docentes, mas tambm um momento de pesquisa e re exo intimamente ligado a avaliao (p.11).

Do mesmo modo, o planejamento no apenas o fazer por fazer, mas sim fazer com que as suas aes, sejam elas positivas ou negativas, sirvam de lio para re etir sobre o que deu errado e rede nir atravs deste, um novo mtodo que possa ser utilizado. Segundo Gandin (2009, p. 20), o planejamento possui vrias etapas, sendo que a elaborao apenas um dos aspectos do processo e que h necessidade da existncia do aspecto execuo e do aspecto avaliao (grifos do autor). Porm, o que ocorre muitas vezes, que o professor acaba utilizando o mesmo planejamento para diferentes turmas escolares sem uma sistematizao dos contedos e hierarquia de complexidade por etapa de desenvolvimento das crianas, considerando como se todos fossem iguais.

90

Cadernos de Formao RBCE, p. 87-96, mai. 2012

Vianna (1994, p.8) constata que o planejamento escolar est quase sempre desvinculado da realidade pessoal e social da escola, sem nenhum tipo de pesquisa prvia, de sondagem de aptides ou necessidades. Portanto, este precisa apresentar algumas caractersticas, entre elas citado por Piletti (1985, p.75) ser elaborado em funo das necessidades e das realidades apresentadas pelos alunos. Essa alterao possvel e importante, pois resultar na exibilizao em que o planejamento poder ser transformado, conforme as distintas situaes que podem ser encontradas nas escolas. Diferentemente de improvisao, que resulta em uma ao no planejada e sem uma inteno prvia. Partindo do pressuposto de Moretto (2010) a diferena entre exibilizao e improvisao:
Flexibilizar, sim; improvisar, no! A exibilizao pressupe a capacidade do professor dentro da re exo-na-ao; para exibilizar, o professor precisa ter recursos para identi car as necessidades de modi cao do que foi planejado, reavaliar, replanejar e executar em novo contexto; por outro lado, a improvisao pode ocorrer de forma aleatria e sem suporte da competncia do pro ssional da educao, o que no seria desejvel no processo em contexto escolar (p.119, grifos do autor).

Este necessita tambm, ser condizente com a abordagem didtica que utilizada pelo professor. Uma das empregadas entre as diversas abordagens da EDF nos anos iniciais a psicomotricidade que tem como nalidade o desenvolvimento integral do aluno, (...) o envolvimento da Educao Fsica com o desenvolvimento da criana, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e psico-motores, buscando garantir a formao integral do aluno (DARIDO; RANGEL, 2005, p. 7). A psicomotricidade auxilia para que a EDF seja uma disciplina que tenha suas caractersticas prprias, auxiliando na pro sso docente. Assim, o professor unidocente ter que ter a necessidade de planejar as aulas para que cumpra com o seu dever e papel pedaggico importantes para o desenvolvimento da criana como um todo, valorizando as caractersticas individuais de cada aluno como um ser nico.
A perspectiva renovadora da psicomotricidade est na proposio de um modelo pedaggico fundamentado na interdependncia do desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo dos indivduos, bem como na tentativa de justi c-la como um

Cadernos de Formao RBCE, p. 87-96, mai. 2012

91

componente curricular imprescindvel formao das estruturas de bases para as tarefas educacionais da escola. O discurso e a prtica da Educao Fsica sob essa in uncia da psicomotricidade conduz necessidade do professor se sentir com responsabilidades escolares e pedaggicas (DARIDO; RANGEL, 2005, p. 8).

Nesta perspectiva, escolhemos a psicomotricidade como referencial para as aulas de EDF nos anos iniciais, pois esta era uma das quais possuamos mais conhecimento e informaes a respeito. Em nossa graduao, quando se fala em EDF nos anos inicias surge a psicomotricidade como abordagem a ser estudada. Acreditamos que ela seja capaz, de certa forma, auxiliar o desenvolvimento das crianas em toda sua amplitude, seja ele motor, afetivo e cognitivo. A organizao do trabalho pedaggico ocorreu dentro da abordagem escolhida, atravs do enfrentamento da prtica pedaggica no grupo de estudos realizado semanalmente com todos os integrantes do subprojeto PIBID/EDF, para possibilitar uma problematizao e re exo nas situaes de ensino vivenciada pelos bolsistas, levando em considerao o ato de planejar e a discusso de textos e artigos, no contexto em que gira a escola e a EDF. Devido presena esportiva nas aulas de EDF, tnhamos como objetivo focar a especi cidade do movimento, e tambm os fatores afetivos, cognitivos aliados aos conhecimentos inerentes (cultura de movimento), descaracterizando o esporte como nico contedo da disciplina. Com bases nesses referenciais tericos percebemos a importncia do planejamento para que as aulas de EDF nos anos iniciais no sirvam apenas como um espao de diverso e lazer, mas que possa contribuir para a formao do aluno, abordando uma diversidade de conhecimentos nela existentes, levando em conta seus contedos, objetivos, metodologia e processo de avaliao da escola e da EDF para esses anos.

A CONTRIBUIO DO SUBPROJETO PIBID/EDF


O subprojeto PIBID/EDF tem como uma das nalidades levar os acadmicos em formao inicial a prticas educacionais de docncia na

92

Cadernos de Formao RBCE, p. 87-96, mai. 2012

escola pblica, aproximando-os realidade escolar. O ato de planejar esteve presente em todos os seus momentos6. Como um campo de interveno proporcionou uma vasta experincia com os anos iniciais, permitindo assim, um contato direto com o ambiente escolar, que vai desde experincia de regncia (a diversidade de alunos, a EDF inclusiva) como a participao nas reunies pedaggicas, eventos e programaes diversas da escola, os quais foram poucos evidenciados em nossa formao inicial, bem como a construo de estratgias pedaggicas7. Neste contexto, utilizamos como concepo a psicomotricidade, a qual, auxiliou na elaborao e execuo do planejamento nessa situao de ensino. A cultura esportiva existente na escola se baseava em uma EDF com predomnio de prticas esportivas (futebol e voleibol), era notvel essa preferncia e viso limitada da disciplina. A nossa insero foi neste campo, no sentido de perceber como ela se desenvolvia e a partir disto, buscamos atravs de debates e estudos ressigni ca-la. A prtica educacional se sustentou no sequenciamento de contedos8, na qual houve valorizao de atividades, jogos de carter ldico9, que atribussem uma diversidade de movimentos, em que o
6. O 1 momento do subprojeto PIBID/EDF foi a sondagem e diagnstico situacional no contexto escolar para servir e introduzir o planejamento como ponto de partida para a iniciao docncia. O 2 momento consistiu em uma discusso sobre as diversidades encontradas nas escolas. Aps, houve uma estruturao e aplicao de um programa de prticas esportivas/formativas escolares. E por ltimo, a fase de avaliao do subprojeto. 7. As estratgias pedaggicas foram condizentes com a realidade dos alunos. Por exemplo, estes construram regras de convivncia para as aulas de EDF; a explicao das atividades durante as aulas foram diferenciadas conforme a turma envolvida; o crculo de alunos no incio de cada atividade a ser desenvolvida; diviso da turma em grupos menores para a participao mais ativa dos alunos perante a aula. 8. Os contedos foram trabalhados de acordo com a abordagem da psicomotricidade, sendo estes, a sociabilidade, esquema corporal, orientao espao- temporal e coordenao respectivamente. Alguns contedos foram mais enfatizados do que outros dependendo do ano. Por exemplo, em todas as turmas desenvolveram-se os contedos da sociabilidade e orientao espao- temporal, com diferentes graus de complexidade. Enfatizamos mais o esquema corporal nas turmas de 1 e 2 anos e a coordenao motora nas turmas de 3 e 4anos. 9. As atividades e jogos ldicos enfocavam a recreao, cooperao, rodas cantadas, jogos tradicionais e populares com a nalidade de atender os objetivos propostos, sem fugir dos contedos que foram desenvolvidos na abordagem psicomotora. As aulas eram planejadas conforme o contedo a ser trabalhado, por exemplo, a coordenao motora

Cadernos de Formao RBCE, p. 87-96, mai. 2012

93

psicolgico tambm fosse enfatizado. O processo de avaliao sempre esteve presente para diagnosticar e orientar algumas caractersticas que no tiveram xito no ensino-aprendizado. Atravs do subprojeto PIBID/EDF, percebemos que o planejamento um meio indispensvel e que este, auxilia o professor no processo de ensino aprendizagem, pois ao planejar as aulas os docentes vo permitir que ocorra o desenvolvimento de todas as capacidades existentes nas crianas. Alm disso, este colabora com a troca de conhecimentos por parte dos professores unidocentes e os acadmicos em formao inicial. Dessa maneira, auxilia os bolsistas criando um espao que pouco evidenciado nas disciplinas obrigatrias da graduao. O ato de planejar ocorre principalmente nos estgios curriculares, todavia um nmero reduzido de horas de regncia de turmas que acaba sendo insu ciente para uma formao de qualidade, diferentemente do subprojeto PIBID/EDF que proporciona um maior campo de interveno e planejamento que capaz de rati car como um espao de atuao e aprendizado docente.

CONSIDERAES FINAIS
A escola precisa ser um espao que permita uma maior compreenso dos alunos e no apenas a transmisso de contedos, sendo assim, o papel da EDF nesse sentido necessitar perfazer o desenvolvimento integral dos alunos, re etindo em uma disciplina com sentido e signi cado. ao planejar que os docentes vo direcionar as suas metas para que o processo de ensino aprendizagem acontea e possa contribuir para a diversidade de movimentos, deixando bem claro o aporte da EDF para os anos iniciais. Os professores atuantes nessa etapa apresentam pouco contato com a disciplina de EDF em sua formao, j os acadmicos de licenciatura em EDF pouco embasamento terico e prtico, j que em nossa grade curricular h poucas disciplinas obrigatrias que se referem especi ca-

se subdivide em coordenao motora ampla, na, viso motora e udio motora, na qual estes eram trabalhados separadamente em cada plano de aula atravs de atividades e jogos que atendessem esses objetivos.

94

Cadernos de Formao RBCE, p. 87-96, mai. 2012

mente aos anos iniciais. O subprojeto PIBID/EDF funciona como uma linha que auxilia a formao inicial com um maior contato com o segmento, contribuindo, para que ocorra um sequenciamento de contedos e construo de estratgias pedaggicas levando em conta o planejamento para os anos iniciais. Colabora tambm, para que os docentes que hoje atuam nesses anos percebam que este componente curricular tem mais a oferecer do que vises limitadas. Em vista da situao em que a EDF se encontra nos anos iniciais, percebemos a problemtica na qual ela est inserida. Isso tudo re etir principalmente nos alunos, sendo estes os mais prejudicados, pois tero uma diversidade de conhecimentos que lhes sero negados. Uma das alternativas para tentar modi car a realidade existente seria a formao continuada destes pro ssionais, proporcionando maior capacitao e quali cao diante da prtica pedaggica e outra, a atuao de professores com formao em EDF. En m, a insero dos acadmicos de licenciatura em EDF no campo de atuao pro ssional permite compreender o que realmente ser professor. O subprojeto PIBID/EDF nos auxiliou na construo de saberes pedaggicos, sendo estes muito importantes no exerccio da docncia. Conseguimos relacionar a teoria da abordagem escolhida com a prtica nesta etapa de ensino, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos. Consequentemente permitiu maior re exo, aprendizagem e experincia docente que possibilitou a concretizao dos objetivos tanto dos acadmicos envolvidos, quanto do subprojeto.

REFERNCIAS
CONTREIRA C. B.; KRUG H. N. Educao Fsica nas sries iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso com professores unidocentes. Efdeportes/Revista Digital, Buenos Aires, Ano 15, N 150, novembro de 2005. Disponvel em: <www.efdeportes.com/efd150/educacao- sica-com-professores-unidocentes. htm> Acesso em 19/01/2011. DARIDO, S. C. Educao Fsica de 1 a 4 srie: Quadro atual e as implicaes para a formao pro ssional em Educao Fsica. Revista Paulista de Educao Fsica, So Paulo, supl. 4, p. 61-72, 2001. 

Cadernos de Formao RBCE, p. 87-96, mai. 2012

95

DARIDO, S. C.; RANGEL I. C. A. Educao Fsica na escola: Implicaes para a prtica pedaggica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa. 35. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007. GANDIN, D. Planejamento como prtica educativa. 17. ed. So Paulo: Loyola, 2009. GONZLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o no mais e o ainda no: Pensando sadas do no lugar da EF escolar I. Cadernos de formao RBCE, Campinas, So Paulo, v. 1, n. 1, p. 7-23, setembro de 2009. GONZLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o no mais e o ainda no: Pensando sadas do no lugar da EF escolar II. Cadernos de formao RBCE, Campinas, So Paulo, v. 1, n. 2, p. 10-21, maro de 2010. LIBNEO, J. C. Didtica. So Paulo: Cortez, 1994. MEURER, A. C.; PEREIRA, E. F. Epistemologia da prtica pedaggica na Educao Fsica nas sries iniciais do ensino fundamental. Efdeportes/Revista Digital, Buenos Aires, Ano 10, N 84, Maio de 2005. Disponvel em: <www.efdeportes. com/efd84/ef/htm> Acesso em 19/01/2011. MORETTO, V. P. Planejamento: planejando a educao para o desenvolvimento de competncias. 6. ed. Petroplis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010. NISTAPICCOLO, V. L. (org.) Educao Fsica Escolar: ser... ou no ter? 3. ed. Campinas, So Paulo: Editora da Unicamp, 1995. OLIVEIRA, D. A. Gesto Democrtica da Educao: Desa os Contemporneos. 7. ed. Petrpolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000 PILETTI, C. Didtica Geral. 4. ed. So Paulo: tica, 1985. VIANNA, I. O. A. Planejamento Participativo na Escola: um desa o ao educador. 3. ed.- So Paulo: E.P.U., 1994. Recebido: 30 janeiro 2012 Aprovado: 29 junho 2012 Endereo para correspondncia: Jaqueline Welter Av. Rorarima, 1000 CEU II/ Casa do Estudante Universitrio, ap. 4130 - Camobi Santa Maria RS CEP: 97105-970
96 Cadernos de Formao RBCE, p. 87-96, mai. 2012

You might also like