You are on page 1of 4

1

A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

A Lei Complementar n 101, de 04 de maio de 2000, que trata da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), publicada no Dirio Oficial da Unio (DOU)de 05.05.2000 tem o mbito de estabelecer normas de finanas pblicas que gerem a responsabilidade na gesto fiscal, tendo sido amplamente debatida em todo o Pas. De acordo com Nascimento; Debus (2002, p.4), "a Lei de Responsabilidade Fiscal tem por escopo sedimentar o regime de gesto fiscal responsvel, mediante implementao de mecanismos legais que devero nortear os rumos da administrao pblica." Anteriormente esta LRF, a administrao pblica no era to compromissada com a questo do oramento pblico, e gastava-se muito dinheiro, sem se preocupar se a verba futuramente iria existir ou no, ou seja, contava-se quase sempre com verbas futuras incertas (KALIFE, 2004). A partir LRF, gestor gasta dinheiro, mas sempre de olho se vai comprometer o oramento, pois se houver alguma incompatibilidade em algumas despesas, sem que a mesma no esteja prevista dentro do que foi orado, h a necessidade de realizar cortes e ajustes para que tudo esteja adequadamente conforme reza a LRF (SILVA, 2002). A Constituio Federal (CF) de 1988, quando o consagrou o princpio da moralidade administrativa como norteador da atuao da administrao pblica, e a LRF veio consagrar a responsabilizao do administrador pblico em macular esse princpio. A LRF uma Lei que busca, principalmente, o controle dos atos da administrao pblica. O objetivo da LRF a gesto fiscal responsvel, que deve sempre ocorrer mediante cuidadoso planejamento, onde a execuo do oramento vise o equilbrio das contas pblicas, a preveno de riscos, a correo de desvios verificados, o cumprimento de metas propostas e, fundamentalmente, a transparncia de todos os atos da Administrao Pblica (KALIFE, 2004). Para Motta (2001) o objetivo desta lei exclusivamente melhorar a administrao das contas pblicas no mbito nacional, atravs do compromisso do governante com o oramento e metas, que devem ser apresentadas e aprovadas pelo respectivo poder Legislativo. A LRF, segundo Kalife (2004) uma lei de responsabilidade na gesto fiscal foi editada para regulamentar os artigos 163, 165, 167 e 169 da CF de 1988 e dirige-se aos entes polticos Unio, Estados, Distrito Federal, e Municpios; aos trs Poderes que exercem as funes Executiva Legislativa e Judiciria; a todos os rgos da Administrao Direta e

Indireta (Autarquia, Fundaes, Fundos); a todas as Estatais controladas e dependentes (assim entendidas as que recebem, do rgo Poltico a que esto vinculadas, recursos financeiros para o custeio); ao Ministrio Pblico; aos Tribunais de Contas (da Unio, dos Estados e dos Municpios). O artigo 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal (2000), estabelece que: Art. 48 So instrumentos de transparncia da gesto fiscal, aos quais ser dada ampla divulgao, inclusive por meios eletrnicos de acesso pblico: os planos, oramentos e leis de diretrizes oramentrias; as prestaes de contas e os respectivos pareceres prvios; o Relatrio Resumido de Execuo Oramentria e o Relatrio de Gesto Fiscal; e as verses simplificadas desses documentos. Desta forma, a Administrao Pblica deve tornar pblico suas aes oramentrias como forma de permitir a fiscalizao dos recursos pblicos, devendo servir-se de instrumentos gerenciadores para tomada de decises por parte da sociedade, visto que a ao do governo interferir na vida de cada cidado, nas decises comerciais no que tange a novos instrumentos e rumos a seguir e na transferncia de recursos por outras esferas de governo (NASCIMENTO; DEBUS, 2002). Com relao ao Planejamento, prev a LRF a obrigatoriedade de elaborao de quatro anexos, que devero acompanhar a Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO, sendo eles: o Anexo de Metas Fiscais, o Anexo de Riscos Fiscais, o Anexo de Compatibilidade do Oramento com os objetivos e as metas fiscais e o Anexo de Poltica Econmica, sendo este facultado somente Unio (NASCIMENTO; DEBUS, 2002). A LRF trouxe um novo horizonte ao oramento pblico e uma nova adaptao normatizao da lei de crimes contra a administrao pblica, que a Lei n 10028 de 2000.

A par das sanes administrativas previstas no corpo da Lei Complementar 101/00, tais como a que fulmina de nulidade determinados atos, quando praticados em detrimento da boa e regular gesto de recursos pblicos (despesa de pessoal, desapropriao de imvel urbano sem observncia do disposto no art. 182, 3 da Constituio Federal), ou ainda, a que veda o recebimento de transferncias voluntrias de outros entes polticos e realizao de operaes de crdito, dentre outras, o art. 73 prev a responsabilizao pessoal dos Agentes Pblicos (KALIFE, 2004, p. 10). De acordo com Kalife (2004) muitas vezes, o executivo municipal no desconhecimento do que na realidade o oramento pblico, deixa a cargo das Secretarias de

Finanas a responsabilidade da preparao oramentria, mas, atendo-se que que ele to somente o responsvel, o executivo municipal deve ter conhecimento do que a Lei considera como sendo crime de responsabilidade:
deixar de ordenar a reduo do montante da dvida consolidada, nos prazos estabelecidos em lei (Lei Complementar 101/00), quando o montante ultrapassar o valor resultante da aplicao do limite mximo fixado pelo Senado Federal; ordenar ou autorizar a abertura de crdito em desacordo com os limites estabelecidos pelo Senado Federal, sem fundamento na lei oramentria ou na de crdito adicional ou com inobservncia de prescrio legal; deixar de promover ou de ordenar, na forma da lei, o cancelamento, a amortizao ou a constituio de reserva para anular os efeitos de operao de crdito realizada com inobservncia de limite, condio ou montante estabelecido em lei; deixar de promover ou de ordenar a liquidao integral de operao de crdito por antecipao de receita oramentria, inclusive os respectivos juros e demais encargos, at o encerramento do exerccio financeiro; ordenar ou autorizar, em desacordo com a lei, a realizao de operao de crdito com qualquer um dos demais entes da Federao, inclusive suas entidades da administrao indireta, ainda que na forma de novao, refinanciamento ou postergao de dvida contrada anteriormente; captar recursos a ttulo de antecipao de receita de tributo ou contribuio, cujo fato gerador ainda no tenha ocorrido; ordenar ou autorizar a destinao de recursos provenientes da emisso de ttulos para finalidade diversa da prevista na lei que a autorizou; realizar ou receber transferncia voluntria em desacordo com limite ou condio estabelecida em lei (KAKIFE, 2004 p. 10-11).

A LRF apia-se em quatro grandes eixos: planejamento, transparncia, controle e responsabilizao. Os princpios norteadores da LRF so: no gastar mais do que arrecada; no conceber dvidas maiores que a capacidade de pag-las; escolher quais gastos so prioridade dentro do governo; combater o desperdcio da verba pblica. Quantos aos fundamentos eles se permeiam entre: ter um planejamento fiscal consiste e condizente com as receitas e despesas; tornar a gesto fiscal transparente; criar instrumentos de controle social eficazes e democrticos; responsabilizar e punir o mau gestor (MOTTA, 2001). A LRF surgiu para mudar pra melhor a histria da administrao pblica no Brasil, onde os governantes, aps a sua edio, passaram a obedecer normas e limites para administrar as finanas, prestando contas sobre o quanto gastaram e como foram gastos os recursos da sociedade. Ela constitui-se em um cdigo de conduta e se destina a todos os administradores pblicos do pas (ARAJO, 2009). A LRF alm de fixar limites para despesas com pessoal, determina que sejam criadas metas para controlar receitas e despesas pblicas e ainda, a proibio do governante em criar uma nova despesa continuada (por mais de dois anos), sem indicao da fonte de receita ou sem reduzir outras despesas j existentes (ARAJO, 2009).

A importncia da Lei de Responsabilidade Fiscal pauta-se no grande avano da forma de administrar os recursos que os contribuintes pem a disposio dos seus governantes. Antes da LRF, o setor pblico quando se via atolado em dvidas s pode utilizar duas linhas de ao: permitir a volta da inflao imprimindo papel-moeda e colocando mais dinheiro em circulao, causando com isso sua desvalorizao, ou pegando dinheiro emprestado no mercado financeiro, com juros muito impraticveis (ARAJO, 2009). Com a LRF, tal comportamento torna-se impossvel, visto que todos os governantes, nas trs esferas, devem seguir regras e limites estabelecidos em lei para administrar adequadamente as finanas pblicas de forma transparente e equilibrada. Se o mesmo proceder de maneira contrria lei, estar sujeito a penalidades (ARAJO, 2009). A transparncia da gesto pblica um elemento essencial para todos os seguimentos da sociedade, cabendo somente ao governante ter vontade e comprometimento poltico na divulgao das suas aes, que devero ser publicadas em meios oficiais e em locais de acesso pblico os seus relatrios contbeis, suas prestaes de contas, suas leis oramentrias e seus planos de governo.

You might also like