You are on page 1of 10

1

DIREITO AMBIENTAL PONTO 01 Conceito. Objeto. Princpios fundamentais.

ATUALIZADO EM AGOSTO/2012 ALEXEY S. PERE Direito Ambiental 1. Conceito A denominao direito ambiental mais ampla do que a expresso direito ecolgico ou direito da natureza, uma vez que a matria, dada a sua abrangncia, no pode limitar seu campo de estudo a elementos naturais. Conceito de Edis Milar: "O complexo de princpios e normas reguladores das atividades humanas que, direta ou indiretamente, possam afetar a sanidade do ambiente em sua dimenso global, visando a sua sustentabilidade para as presentes e futuras geraes" (Edis Milar). O Direito Ambiental multidisciplinar, pois seus conceitos, normas e doutrina, necessariamente recorrem s cincias que estudam o meio ambiente para serem construdos. Neste aspecto, o direito ambiental necessita grandemente de recorrer Biologia, Geografia, Agronomia, Engenharia Florestal, Biotecnologia, Ecologia etc. Como exemplo, basta observarmos a Lei de Biossegurana, que apresenta inmeros conceitos legais extrados da biologia. Principais marcos da proteo ambiental: - Conferncia de Estocolmo (Sucia) 1972 Desenvolvimento sustentvel. - Comisso Brundtland 1987 Desenvolvimento sustentvel - Declarao do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92) 1992 Introduzido o princpio da preveno. 2. Objeto O objeto do Direito Ambiental a harmonizao da natureza, garantida pela manuteno dos ecossistemas e da sadia qualidade de vida para que o homem possa se desenvolver plenamente. Restaurar, conservar e preservar so metas a serem alcanadas atravs deste ramo do Direito, com a participao popular. 3. Princpios fundamentais do Direito Ambiental Os princpios no direito ambiental no encontram identificao unnime entre os autores, de modo que alguns autores fazem referncias a uns princpios e outros autores a outros.

2 3.1 Princpio do Meio Ambiente como Direito Humano Fundamental Apesar de no estar contido no rol do artigo 5 da CF, o meio ambiente considerado um direito fundamental, sendo uma extenso do direito vida e necessrio pessoa humana. 3.2 Princpio da Preveno Procura-se evitar o risco de uma atividade sabidamente danosa e evitar efeitos nocivos ao meio ambiente. Aplica-se aos impactos ambientais j conhecidos e que tenham uma histria de informaes sobre eles. A finalidade ou o objetivo final do princpio da preveno evitar que o dano possa chegar a produzir-se. Deve-se tomar as medidas necessrias para evitar o dano ambiental porque as consequncias de se iniciar determinado ato, prosseguir com ele ou suprimi-lo so conhecidas. O princpio da preveno est presente na Declarao de Estocolmo (1972) e na Declarao do Rio (ECO 92). A Poltica Nacional do Meio Ambiente fala em manuteno e proteo (Lei 6.938/81). Possui amparo constitucional (art. 225, 1, IV, CF - obrigatoriedade de EIA em obras ou atividades potencialmente causadoras de significativa degradao ao meio ambiente). O principal instrumento de preveno o EIA/RIMA. 3.3 Princpio da precauo (vorsorgeprinzip) o que incide quando no se tem certeza cientfica acerca dos danos que podem ser causados. Aplica-se o primado da prudncia e o benefcio da dvida em favor do ambiente. A falta de plena certeza cientfica no deve ser usada como razo para postergar medidas para evitar ou minimizar essa ameaa. In dubio pro natura. Marco inicial Lei da Alemanha de 1976. Primeira previso internacional: Conferncia do Mar do Norte de 1987 . Foi proposto formalmente na Declarao do Rio (ECO 92) e na Conveno Quadro das Naes Unidas sobre as mudanas do clima 1992 (uma de suas emendas o protocolo de Kyoto de 1997). Tambm presente da Conveno sobre Diversidade Biolgica 1992. Princpio 15 da Declarao do Rio 92: Com o fim de proteger o meio ambiente, o princpio da precauo dever ser amplamente observado pelos Estados, de acordo com suas capacidades. Quando houver ameaa de danos graves ou irreversveis, a ausncia de certeza cientfica absoluta no ser utilizada como razo para o adiamento de medidas economicamente viveis para prevenir a degradao ambiental. Tratados j ratificados no Brasil: Declarao do Rio; Conveno Quadro das Naes Unidas sobre as mudanas do clima; Conveno sobre Diversidade biolgica todos de 1992. Possui amparo constitucional (art. 225, caput, de forma implcita).

Primeira lei que tratou no Brasil foi a da Biossegurana (art. 11.105/05 art. 1). Inverso do nus seu corolrio , implicando na necessidade de demonstrao de que a atividade no traz riscos ao meio ambiente. Destaca Paulo Afonso Leme Machado 3 caractersticas: 1 - incerteza do dano em face do atual estado da tcnica ; 2 - possibilidade de efeitos graves e irreversveis ao ambiente; 3 - dirige-se com primazia s autoridades pblicas. A adoo das medidas pblicas, por sua vez, deve ser regida pela temporariedade (enquanto durar a incerteza) e pela proporcionalidade. Em nome desse princpio, o Estado pode suspender uma grande liberdade, ainda mesmo que ele no possa apoiar sua deciso numa certeza cientfica. O princpio da precauo entra no domnio de direito pblico que se chama poder de polcia da administrao. Diferenciao quanto precauo: a preveno atua no sentido de inibir o risco de dano em potencial (atividade sabidamente perigosas), enquanto a precauo atual para inibir o risco de perigo potencial (ou seja, o dano em abstrato). Princpio In dbio pro natura1: norma de interpretao das leis ambientais; em caso de dvida, o interesse da coletividade deve preponderar sobre o interesse privado. Decorrncia do princpio da precauo. 3.4 Princpio do Poluidor-pagador ou da responsabilizao Uma vez identificado o poluidor, ele deve arcar com as despesas de preveno, reparao e represso dos danos ambientais. Estabelece que aquele que utiliza de recurso ambiental e causa degradao (externalidades negativas) ambiental deve arcar com os custos para minimiz-la ou para recuper-lo. Poluidor toda pessoa fsica ou jurdica que causa direta ou indiretamente degradao ambiental. preventivo (exige a preveno do dano) e repressivo (ocorrendo danos o poluidor ser responsvel por sua reparao responsabilidade objetiva). Tem previso constitucional - art. 225, 3 CF. Previsto tambm como Princpio 16 da Declarao do Rio 92. Art. 4, VII, da Lei 6.938/85 : o empreendedor deve arcar com o nus decorrente de suas atividades (visa a internalizao dos prejuzos causados pela deteriorao ambiental). contrrio idia de privatizao dos lucros e socializao dos prejuzos. A reparao dever ser preferencialmente in natura, ou seja, buscando restabelecer o status quo ante.
1

Este foi o tema central do I Congresso Internacional de Magistrados sobre Meio Ambiente - IN DUBIO PRO NATURA, que ocorreu entre 08/11/2012 e 11/08/2012 em Manaus.

4 Esse princpio no tolera a poluio, pois a finalidade primordial evit-la. No se trata de uma autorizao para poluir, desde que se indenize . A poluio continua vedada; se acontecer, contudo, deve dar-se a recomposio in natura e a indenizao dos danos insuscetveis de recomposio. 3.5 Princpio do usurio pagador Lei 6.938/81, art. 4, inciso VII. uma evoluo do princpio do poluidor-pagador. Destaca que o uso gratuito de recursos naturais s vezes pode representar enriquecimento ilcito por parte do usurio, pois a comunidade que no usa ou usa em menor escala fica onerada. Tal princpio tambm no deve ser encarado como punio , pois poder ser implementado mesmo sem haver comportamento ilcito, dentro do permitido pelo ordenamento. Estabelece que o usurio de recursos naturais (escassos) deve pagar por sua utilizao. A idia de definio do valor econmico ao bem natural com intuito de racionalizar o seu uso e evitar seu desperdcio. Leme faz uma correlao entre o princpio do usurio pagador e a compensao ambiental, afirmando que "A compensao ambiental uma das formas de implementao do usurio pagador, antecipando possveis cobranas por danos ambientais". O usurio aquele que no causa poluio. Paga por um direito outorgado pelo poder pblico. Ex: cobrana pelo uso de gua, art. 19 e 20 da Lei n 9.433/97. Pagar garantir o art. 225 CF, em benefcio das futuras geraes. 3.6 Princpio do Protetor-recebedor Postula que aquele agente pblico ou privado que protege um bem natural em benefcio da comunidade deve receber uma compensao financeira como incentivo pelo servio de proteo ambiental prestado. O princpio do protetor-recebedor incentiva economicamente quem protege uma rea, deixando de utilizar seus recursos, estimulando assim a preservao. Trata-se de um fundamento da ao ambiental que pode ser considerado o avesso do conhecido princpio do usurio pagador, que postula que aquele que usa um determinado recurso da natureza deve pagar por tal utilizao. Um exemplo adotado em alguns municpios a reduo das alquotas de IPTU - para os cidados que mantm reas verdes protegidas em suas propriedades. 3.7 Princpio do Desenvolvimento Sustentvel A idia de desenvolvimento scio-econmico em harmonia com a preservao ambiental emergiu da Conferncia de Estocolmo, de 1972.

Comisso Brundtland 1987. No incio da dcada de 1980, a ONU retomou o debate das questes ambientais. Indicada pela entidade, a primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, chefiou a Comisso Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, para estudar o assunto. O documento final desses estudos chamou-se Nosso Futuro Comum ou Relatrio Brundtland. Apresentado em 1987, prope o desenvolvimento sustentvel, que aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras atenderem s suas necessidades. A CF abriga esse princpio (Art. 170, VI, e 225 da CF). Pilares do desenvolvimento sustentvel: crescimento econmico, preservao ambiental e equidade social. 3.8 Princpio do Ambiente Ecologicamente Equilibado Reconhecido no art. 225 da CF e em Estocolmo (1972). Est intimamente ligado ao direito fundamental vida e proteo da dignidade humana. 3.9 Princpio da Obrigatoriedade de Atuao (princpio da natureza pblica da proteo ambiental) Destaca-se a necessidade de interveno do poder pblico, mas, ao mesmo tempo, aborda a questo do aumento da funo fiscalizatria/regulatria, via agncias reguladoras. Esse princpio decorre da declarao de Estocolmo (1972). Encontra-se na CF (art. 225) e na declarao do Rio 92. 3.10 Princpio da Participao Comunitria (Princpio Democrtico/Cooperao) Inserido no caput do art. 225 da CF. Princpio n 10 da Declarao do Rio de 1992. dever de toda a sociedade atuar na defesa do meio ambiente. A participao consubstancia-se: a) no dever jurdico de proteger e preservar o meio ambiente; b) no direito de opinar sobre as polticas pblicas; e c) na utilizao dos mecanismos de controle polticos (plebiscito, referendo, iniciativa popular), judiciais (ao popular, ao civil pblica) e administrativos (informao, petio, EIA). Destaca-se aqui a atuao das ONGs e assento dos cidados nos conselhos ambientais e da consulta pblica para criao de algumas unidades de conservao. Destaca Leme a deficincia de acesso das organizaes nos tribunais internacionais para fomentar o debate de temas ambientais. Na CIJ s Estados soberanos podem figurar como partes contenciosas, no havendo legitimidade p/ Organizaes Internacionais

6 figurarem nos litgios. Entretanto, no mbito da competncia consultiva, possvel o requerimento por parte de org. internacionais, autorizadas pela Assemb. Geral (Rezek). Cooperao internacional: meio ambiente como bem difuso. O dano ambiental no possui fronteiras. Art. 77, L. 9605/98 fala da cooperao internacional em matria de crimes ambientais. Cooperao interna: art. 23, CF federalismo cooperativo. 3.11 Princpio da Publicidade ou da Informao Toda informao sobre o meio ambiente pblica. Visa assegurar a eficcia do princpio da participao. necessria a devida publicidade das questes ambientais, sob pena de impossibilidade de atuao do princpio democrtico. O art. 5, XXXIII da Constituio Federal e a Lei 12.527/11, garantem o acesso informao de forma ampla, incluindo aquela que diz respeito ao meio ambiente. 3.12 Princpio da Educao Ambiental Embora no seja obrigao exclusiva do poder pblico, encontra-se constitucionalmente previsto no art. 225, pr.1, VI, CF. Para assegurar o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Pblico promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao. 3.13 Princpio da Funo Socioambiental da Propriedade Segundo o art. 186 da CF, a funo social da propriedade atendida quando h: - aproveitamento racional e adequado - utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente - observao das disposies que regulam as relaes de trabalho - explorao que favorea o bem-estar dos proprietrios e trabalhadores 3.14 Princpio do Equilbrio (ou proporcionalidade) Consiste na ponderao de valores quando da prtica de algum evento que possa repercutir na esfera ambiental. Trata-se da necessidade de se analisar quais os prejuzos e impactos, e ao contrrio, quais os benefcios e ganhos . Nessa ponderao, tem-se de levar em conta todas as condies ambientais, no sentido legal do termo, como as influncias e integraes de ordem qumica e biolgica, quer permitem abrigar e reger a vida em todas as formas. Esse equilbrio est atrelado ao desenvolvimento econmico e seus impactos ambientais, guardando estreita relao com o desenvolvimento sustentvel. Os aplicadores da poltica ambiental e do Direito Ambiental devem pesar as consequncias previsveis da adoo de uma determinada medida, de forma que esta possa ser til comunidade e no importar em gravames excessivos aos ecossistemas e vida humana. No deve haver sobreposio das necessidades e dos interesses econmicos. Ponderao entre os prejuzos/impactos e os benefcios/ganhos que um empreendimento poder

7 causar ao meio ambiente. Mensurao razovel dos efeitos de prticas que intervenham no meio ambiente. 3.15 Princpio do Acesso equitativo aos Recursos Naturais A utilizao saudvel do meio ambiente deve ser partilhado de forma equitativa por toda a humanidade. Estocolmo 1972: As vantagens extradas de sua utilizao sejam partilhadas a toda humanidade. 3.16 Princpio do Limite ou Princpio do Controle do Poluidor pelo Poder Pblico Previso constitucional: art. 225, 1, inciso V. A Administrao Pblica tem a obrigao de fixar padres mximos de emisses de poluentes, rudos, enfim, de tudo aquilo que possa implicar prejuzos para os recursos ambientais e sade humana. imprescindvel para que se evite, ou pelo menos se minimize a poluio e a degradao. Nesse contexto, faz-se necessria a interveno do Estado no controle de interesses particulares e na defesa em prol da maioria. Edis Milar: resulta de intervenes necessrias manuteno, preservao e restaurao dos recursos ambientais com vista sua utilizao racional e disponibilidade permanente. 3.17 Princpio da Ubiquidade (Princpio da Varivel Ambiental no processo decisrio das polticas pblicas) O Meio ambiente condio prvia para a existncia e o exerccio dos direitos humanos. Os bens naturais, tendo carter de onipresena, colocam-se em posio soberana a qualquer limitao espacial ou geogrfica. Viso holstica: protege-se o todo para proteger a parte. Princpio 17 da RIO/92. O meio ambiente deve ser considerado em toda deciso poltica (ex. leis oramentrias, PAC). 3.18 Princpio do Direito Sadia Qualidade de Vida Destaca que, enquanto as primeiras constituies escritas colocavam o direito vida entre os direitos individuais, a partir do sc. XX foi inserido o "direito qualidade de vida", no sendo suficiente viver ou apenas conservar a vida. (A ONU mede tal qualidade de vida com base em no mnimo trs fatores: sade, educao e PIB). Por fim destacou que graves atentados contra o meio ambiente pode privar as pessoas at mesmo do gozo de seu domiclio, prejudicando a vida privada e familiar. 3.19 Princpio da Reparao Integral Invocado pelo STJ em seus julgados e melhor tratado no tpico que trata acerca da reparao dos danos ambientais. Deve conduzir o meio ambiente e a sociedade a uma situao, na medida do possvel, equivalente quela de que seriam beneficirios se o

8 dano no tivesse sido causado. Incluem-se os efeitos ecolgicos e ambientais da agresso, as perdas de qualidade ambiental, os danos ambientais futuros e danos morais coletivos. Positivado na legislao civil (art. 944, CC). 3.20. Princpio da Solidariedade Intergeracional Princpio 3 da RIO/92: O direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas equitativamente as necessidades das geraes futuras. Previsto no art. 225, CF. O legislador constituinte criou um sujeito de direito indeterminado, ou seja, geraes futuras, que ainda no nasceram e para os quais os recursos naturais devem ser preservados. A solidariedade ambiental sincrnica (presentes geraes) e diacrnica (futuras geraes). ) 3.21. Princpio da Proibio do Retrocesso Ecolgico (Canotilho) Vedao ao retrocesso quando j existem medidas protetivas. Impede que qualquer um dos Poderes ataque o ncleo essencial de direitos e garantias ambientais j positivados, protegidos e implementados. No possvel a edio de normas posteriores mais flexveis, pois comprometem a solidariedade intergeracional. 3.22. Princpio do Progresso Ecolgico (Canotilho) Necessidade de avanar e aprimorar a legislao ambiental. Clusula de Progressividade do Pacto Internacional de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais (art. 2, 1). Finalidade de garantir a disponibilidade permanente e salubridade social. 3.23. Princpio da Correo na Fonte (Canotilho) A poluio deve ser corrigida no local em que foi produzida. Ao poluidor cabe corrigir o dano, no local em que foi produzido, especialmente para que seja evitado o turismo da poluio, ou seja, a migrao das consequncias em dada rea para outra at ento intacta.

TRF1 (AC 0002797-29.2006.4.01.3700 / MA, Rel. DESEMBARGADOR FEDERAL SOUZA PRUDENTE, QUINTA TURMA, e-DJF1 p.173 de 12/06/2012) AMBIENTAL E PROCESSUAL CIVIL. AO CIVIL PBLICA. PARQUE NACIONAL DOS LENIS MARANHENSES. UNIDADE DE PROTEO INTEGRAL. SUSPENSO DE ATIVIDADES AGRESSORAS AO MEIO AMBIENTE. RECUPERAO DO DANO CAUSADO. POSSIBILIDADE. PRELIMINARES DE INCOMPETNCIA, DECADCIA E NULIDADE PROCESSUAL REJEITADAS. AGRAVO RETIDO DESPROVIDO. III - Na inteligncia jurisprudencial do egrgio Superior Tribunal de Justia, "o tempo incapaz de curar ilegalidades ambientais de natureza permanente, pois parte dos sujeitos tutelados - as geraes futuras - carece de voz e de representantes que falem ou se omitam em seu nome" (REsp 948.921/SP, rel. Min. Herman Benjamin, DJe 11/11/2009). Em sendo assim, no merece prosperar a preliminar de ocorrncia do prazo prescricional de cinco anos para que o Poder Pblico pudesse requerer a inibio

9 do dano ambiental, pois, no caso, a ao visa a tutela de direitos indisponveis e, por i sso, se afigura imprescritvel. V - Na tica vigilante da Suprema Corte, "a incolumidade do meio ambiente no pode ser comprometida por interesses empresariais nem ficar dependente de motivaes de ndole meramente econmica, ainda mais se se tiver presente que a atividade econmica, considerada a disciplina constitucional que a rege, est subordinada, dentre outros princpios gerais, quele que privilegia a "defesa do meio ambiente" (CF, art. 170, VI), que traduz conceito amplo e abrangente das noes de meio ambiente natural, de meio ambiente cultural, de meio ambiente artificial (espao urbano) e de meio ambiente laboral (...) O princpio do desenvolvimento sustentvel, alm de impregnado de carter eminentemente constitucional, encontra suporte legitimador em compromissos internacionais assumidos pelo Estado brasileiro e representa fator de obteno do justo equilbrio entre as exigncias da economia e as da ecologia, subordinada, no entanto, a invocao desse postulado, quando ocorrente situao de conflito entre valores constitucionais relevantes, a uma condio inafastvel, cuja observncia no comprometa nem esvazie o contedo essencial de um dos mais significativos direitos fundamentais: o direito preservao do meio ambiente, que traduz bem de uso comum da generalidade das pessoas, a ser resguardado em favor das presentes e futuras geraes" (ADI-MC n 3540/DF - Rel. Min. Celso de Mello - DJU de 03/02/2006). Nesta viso de uma sociedade sustentvel e global, baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justia econmica e numa cultura de paz, com responsabilidades pela grande comunidade da vida, numa perspectiva intergeracional, promulgou-se a Carta Ambiental da Frana (02.03.2005), estabelecendo que "o futuro e a prpria existncia da humanidade so indissociveis de seu meio natural e, por isso, o meio ambiente considerado um patrimnio comum dos seres humanos, devendo sua preservao ser buscada, sob o mesmo ttulo que os demais interesses fundamentais da nao, pois a diversidade biolgica, o desenvolvimento da pessoa humana e o progresso das sociedades esto sendo afetados por certas modalidades de produo e consumo e pela explorao excessiva dos recursos naturais, a se exigir das autoridades pblicas a aplicao do princpio da precauo nos limites de suas atribuies, em busca de um desenvolvimento durvel. III - A tutela constitucional, que impe ao Poder Pblico e a toda coletividade o dever de defender e preservar, para as presentes e futuras geraes, o meio ambiente ecologicamente equilibrado, essencial sadia qualidade de vida, como direito difuso e fundamental, feito bem de uso comum do povo (CF, art. 225, caput), j instrumentaliza, em seus comandos normativos, o princpio da precauo (quando houver dvida sobre o potencial deletrio de uma determinada ao sobre o ambiente, toma-se a deciso mais conservadora, evitando-se a ao) e a conseqente preveno (pois uma vez que se possa prever que uma certa atividade possa ser danosa, ela deve ser evitada) , exigindo-se, assim, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade (CF, art. 225, 1, IV). TRF1 (AC 0002637-72.2003.4.01.3000 / AC, Rel. JUIZ FEDERAL GRIGRIO CARLOS DOS SANTOS, 4 TURMA SUPLEMENTAR, e-DJF1 p.188 de 15/02/2012) ADMINISTRATIVO. AMBIENTAL. APREENSO DE MADEIRA. INTERDIO DE ESTABELECIMENTO. MULTA. DOSIMETRIA. AUSNCIA DE OFENSA AOS PRINCPIOS DO CONTRADITRIO E DA AMPLA DEFESA. PRINCPIOS DA PRECAUO E DA PREVENO. - "A tutela constitucional, que impe ao Poder

10 Pblico e a toda coletividade o dever de defender e preservar, para as presentes e futuras geraes, o meio ambiente ecologicamente equilibrado, essencial sadia qualidade de vida, como direito difuso e fundamental, feito bem de uso comum do povo (CF, art. 225, caput), j instrumentaliza, em seus comandos normativos, o princpio da precauo (quando houver dvida sobre o potencial deletrio de uma determinada ao sobre o ambiente, toma-se a deciso mais conservadora, evitando-se a ao) e a conseqente preveno (pois uma vez que se possa prever que uma certa atividade possa ser danosa, ela deve ser evitada)." (AC 2000.39.02.000141-0/PA; APELAO CIVEL - DJ p.61 de 18/10/2007, Desembargador Souza Prudente) - "(...) 3. Eventual omisso do IBAMA no pode levar concluso de que o meio ambiente quem deve suportar o dano, no obstante a Constituio (art. 5, inciso LV) assegure aos litigantes em processo judicial ou administrativo o pleno exerccio do contraditrio e da ampla defesa. 4. O art. 225, 3, da Constituio Federal (dispondo sobre as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente) que deve prevalecer, no caso sub judice, sujeitando o infrator a sanes penais e administrativas. 5. A atuao administrativa no impede o controle judicial das condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, bem como de condutas criminosas. 6. Em questes ambientais , o exame de qualquer pedido observa o princpio da precauo, pois de nada adianta atuar, aps o estabelecimento do desmatamento ou da degradao, afigurando-se razovel, portanto, a suspenso preventiva/temporria das atividades da empresa. 7. Na d isciplina da Constituio de 1988, a interpretao dos direitos individuais deve harmonizar-se preservao dos direitos difusos e coletivos." (AMS 200539020015114 - Relator(a) DESEMBARGADORA FEDERAL SELENE MARIA DE ALMEIDA QUINTA TURMA e-DJF1 DATA:27/08/2010, p. 138.)

You might also like