You are on page 1of 12

HOMICDIO ART. 121, CP I.

. Consideraes Gerais Homicdio Simples caput Homicdio Privilegiado 1 Homicdio Qualificado 2 Homicdio Culposo 3 Aborto Concepo Incio do parto Homicdio ou infanticdio (me-estado puerperal)

Da concepo at o ltimo minuto antes do parto homicdio, a partir do parto homicdio ou infanticdio. Homicdio simples: a) Bem jurdico: vida humana (bem jurdico indisponvel) Sujeitos: A vida comea no incio do parto com um rompimento do saco amnitico; suficiente a vida, sendo indiferente a capacidade de viver. Basta a existncia da vida biolgica, ou seja, que se constate a existncia do mnimo de atividades funcionais de que o feto j dispe antes de vir a luz, e das quais o mais evidente atestado a circulao sangunea, para que o sujeito possa figurar como sujeito passivo do crime. Tipos objetivos so as elementares, requisitos necessrios do ponto de vista especfico, que est disposto na lei. Ncleo de matar algum matar (suprimir a vida de outrem); algum (ser humano). O homicdio pode ser praticado por meio de uma conduta omissiva improprio (o sujeito deixa de evitar o resultado, que tem obrigao de fazer) ou comissivo por omisso. Tipo subjetivo: dolo ( a conscincia saber que as elementares que compe aquele fato existe no mundo dos fatos e a vontade de realizao de conduta descrita em um tipo penal. No caso do homicdio, a conscincia e vontade de matar algum sintetizando, dolo a vontade de realizar o tipo objetivo, orientada pelo conhecimento de suas elementares no caso concreto) algum uma elementar se no for um ser humano no configura como homicdio, direto ou eventual. Consumao (quando h morte, caso no se alcance o resultado morte, por circunstncias alheias vontade do agente configura-se a tentativa.) Iter Criminis (caminho do crime) Cogitao ou cogitatio preparao execuo consumao. Classificao: Comum: No se exige do sujeito ativo uma qualidade especial.

Material ou de resultado: Para se consumar deve haver resultado Simples: Visa a proteo de um bem jurdico apenas no caso a vida Dano: o agente deve atingir o bem jurdico Instantneo: O crime no se estende no tempo. Doloso, admitindo-se a forma culposa; Comissivo: depende de uma ao Omissivo improprio: o sujeito se omite quando deveria agir para evitar o resultado. Homicdio Privilegiado: Art. 121, 1: Se o agente comete crime impelido por relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vitima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero. Motivo de relevante valor social aquele que tem motivao e interesse coletivo, ou seja, a motivao fundamenta-se no interesse de todos os cidados de determinada coletividade. Relevante o importante ou considervel valor social, isto , do interesse de todos em geral. Relevante valor moral o valor superior, enobrecedor de qualquer cidado, em circunstancias morais. Face-se necessrio que se trate de valor considervel, isto , adequado aos princpios ticos dominantes, segundo aquilo que a moral mdia reputa nobre e merecedor de indulgncia. a)O domnio de violenta emoo; O domnio a situao em que a conduta do sujeito determinada por aquela violncia, ou seja, ela que conduz o sujeito a agir daquele modo. A violenta emoo um estado emocional do sujeito que faz com que o mesmo perca o auto controle. b) Injusta provocao da vitima; Seria uma provocao ilcita. c) Imediatidade entre provocao e reao Deve haver uma certa relao de Imediatidade. Apesar de estar situada antes da previso de homicdio qualificado, possibilidade de sua aplicao a este. Toda via isto somente ser possvel quando se tratar das qualificadoras objetivas, que se refere aos meios e modos de execuo (art. 121, 2 III e IV, CP), excluindo-se, portanto as subjetivas (art. 121, 2 I e II CP). * Uma vez preenchi os requisitos a reduo obrigatria. Homicdio Qualificado: As circunstncias que qualificam o homicdio dividem-se em: a) Motivos (art. 121, 2, I e II): a.1 Mediante paga ou promessa de recompensa: Para a configurao desta qualificadora exige-se que a paga ou promessa de recompensa seja o motivo que desencadeou a resoluo delitiva, embora no seja necessria a efetiva obteno da vantagem visada. A recompensa deve ter contedo econmico, segundo entendimento majoritrio. ( quando a pessoa contrata um sujeito, mediante paga ou promessa para executar algum. Tambm chamado de crime de concurso necessrio, uma vez que necessrio no mnimo duas pessoas, uma que paga e uma que executa. Ambos os envolvidos respondem pela mesma qualificadora, embora tenha um argumento contrario que diz que circunstncias que elementares no se quantificam, e o ato de mandar matar a vitima caracteriza uma elementar, pois mesmo que retiremos este fato, continua sendo homicdio, ou seja, o crime no se

desconfigura.) b) Meios (art. 121, 2, III); c) Fins (art. 121, 2, I); O homicdio qualificado diferentemente do privilegiado, o acrscimo torna a conduta mais reprovvel. Homicdio Culposo (estudar: Tipo de injusto culposo)

14/08 Motivo torpe o motivo abjeto, indigno desprezvel, que provoca acentuada repulso sobretudo pela ausncia de sensibilidade moral do executor. Desprezvel. Motivo ftil o motivo insignificante, banal, desproporcional a ao criminosa (Homicdio motivado pode ser qualificado. Homicdio sem motivo simples). Desproporcional. Meios qualificadores: b. 1) Veneno qualquer substancia animal, vegetal ou mineral, que tenha idoneidade para provocar leso no organismo humano. A utilizao de veneno, que meio insidioso, s qualifica o crime se feito dissimuladamente, isto , com estratagema, como cilada. Para o envenenamento constituir meio insidioso indispensvel que a vtima desconhea a circunstncia de estar sendo envenenada. b. 2) Emprego de fogo ou explosivo, fogo e explosivo Podem constituir meio cruel ou de que pode resultar perigo comum dependendo das circunstncias. Explosivo qualquer objeto ou artefato capaz de provocar exploso ou qualquer corpo capaz de se transformar rapidamente em uma exploso. Ex.: coquetel molotov, dinamite, bomba de fabricao profissional ou caseira. b. 3) Emprego de asfixia - Trata-se de forma inequivocadamente de provocar a morte, consiste no obstculo da funo respiratria, d-se a morte pela falta de oxignio no sangue. - Pode ser mecnica (enforcamento, estrangulamento) ou txica (uso de gases txicos). b. 4) Emprego de tortura - Consiste na inflio de mal desnecessrio, com o propsito de provocar dor, angstia e grave sofrimento fsico a vtima. - Trata-se aqui de meio para prtica de delito de homicdio e no de delito autnomo. - Tortura com dolo de matar= Homicdio - Tortura sem dolo de matar= Tortura (mesmo que a vtima venha a morrer) 16/08/13 MEIO INSIDIOSO - aquele utilizado com estratagema ou perfdia, ou seja, d a aparncia de algo vantajoso. - Meio cruel:

a forma brutal de perpetrar o crime, o meio brbaro, martirizante, que revela ausncia de piedade. Meio cruel o que causa sofrimento desnecessrio a vtima (fogo, tortura, exploso). - Meio de que possa resultar perigo comum: aquele que pode atingir um nmero indeterminado de pessoas. Modos Qualificadores: TRAIO - o ataque sorrateiro, inesperado (v.g. tiro pelas costas o que no se confunde com tiro nas costas). - Homicdio a traio cometido mediante ataque sbito e sorrateiro, atingindo a vtima descuidada, antes que perceba o gesto do outro. - Traio a ocultao moral ou mesmo fsica da inteno do suspeito ativo, que viola a confiana da vtima, a deslealdade. EMBOSCADA - a tocaia, a espreita, verificando-se quando o agente se esconde para surpreender a vtima, ao premeditada de aguardar oculto a presena da vtima para surpreende-la em ataque indefensvel. DISSIMULAO - a ocultao da inteno hostil do projeto criminoso, para surpreender a vtima, o sujeito ativo dissimula, mostra o que no , faz se passar por amigo, ilude a vtima, que assim, no tem razes para desconfiar o ataque e apanhada desatenta e indefesa. RECURSO QUE DIFICULTE OU IMPOSSIBILITE A DEFESA DA VTIMA - Recurso que dificulta ou impossibilite a defesa somente poder ser hiptese anloga a traio, emboscada ou dissimulao do qual estas so exemplos: Surpresa=> a surpresa constitui um ataque inesperado imprevisto e imprevisvel, alm do procedimento inesperado necessrio que a vtima no tenha razes para esperar a agresso ou suspeitar dela; Traio=> ataque inesperado + deslealdade; Surpresa=> ataque inesperado. FINS QUALIFICADORES: OBS.: no necessrio a prtica de outro crime a simples premeditao no qualifica crime. HOMICDIO CULPOSO: parte geral do CP => - Violao do dever objetivo de cuidar; relao de causalidade; - resultado. MAJORANTES CRIME CULPOSO - Inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio.

Nesta majorante o agente conhece, rara tcnica mas no observao, h displicncia a respeito da regra tcnica. contrrio do que ocorre com a impercia (modalidade de culpa, que indica inaptido, inabilidade profissional ou insuficincia de capacidade tcnica.) OMISSO DE SOCORRO VTIMA Para aplicao faz-se necessrio que o socorro omitido pudesse ter sido prestado. E alm disso que esse pudesse ter sido prestado sem risco pessoal. No procurar diminuir as consequncias do comportamento. Se assemelha a omisso de socorro pois o indivduo deixa de agir para diminuir as consequncias decorrentes de determinada situao. Fuga para evitar priso em flagrante. - Essa hiptese acaba por incentivar a omisso de socorro, visto que o agente ante a possibilidade de priso termina por optar por evadir-se do local. A priso em flagrante no mais priso processual, isto , o sujeito no permanece preso at que se julgue o processo. Majorantes crime doloso art. 121, 4 homicdio doloso <14 ou >60 Incide em qualquer das modalidades de crime doloso (simples, privilegiado ou qualificado). I Milcia privada: o termo utilizado para designar uma organizao de indivduos que sob o pretexto da prestao do servio de segurana atua de forma ilegal em determinados territrios, desempenhando um papel que originalmente deveria ser buscado. Constitui uma instituio paralela fazendo uso dos meios extorsivos e violentos. II Grupos de extermnios: congrega todas as caractersticas da milcia privada, mas tem especfica finalidade de matar indivduos que no colaborem ou representam entraves a concepo de seus objetivos. PERDO JUDICIAL - um instituto mediante qual a lei possibilita ao juiz deixar de aplicar a pena diante de certas circunstncias expressamente determinados. - Uma vez concedido o perdo judicial no pode ser reconhecido para reincidncia. Ao penal pblica => MP ingressa Ao penal privada => o ofendido ingressa 23/08

Art. 122 Induzimento, investigao ou auxlio ao suicdio. Tambm conhecido na jurisprudncia como participao em suicdio. I Bem jurdico: vida humana. II sujeito: no exige qualidade especifica do sujeito ativo. III Tipo objetivo: induzir, instigar ou auxiliar algum a suicidar-se. IV Tipo subjetivo: dolo V Consumao e tentativa VI Classificao VII Causas de aumento VIII Pena 3) Tipo objetivo: - A conduta tpica conduz a induzir ou instigar algum a suicidar-se ou prestar auxlio para que o faa. - Induzir significa inspirar, indutir, sugerir, persuadir. Em sntese consiste em fazer brotar no esprito de outrem a ideia suicida. - Instigar significa estimular, incitar algum a suicdio. Nessa hiptese a ideia suicida pr-existe; no obstante, o instigador impulsiona de modo decisivo sua concretizao. - Prestar auxlio para o suicdio alheio ocorre quando o agente colabora oferecendo os meios necessrios para que a vtima alcance o propsito de matar-se. Nessa modalidade admite-se a comisso mediante a omisso (crime comissivo por omisso), bastando que o agente tenha o dever jurdico de evitar o resultado (art. 13, 2 CP). - A pluralidade de conduta no implica multiplicidade de delitos trata-se de tipo misto alternativo e contedo variado. 4) Tipo subjetivo: dolo. 5) Consuma-se o delito com a instigao induzimento ou auxlio prestado todavia a aplicao de pena esta sujeita a supervenincia do evento morte ou leso corporal grave condio objetiva de punibilidade primeira corrente (a tentativa no admissvel). Consuma-se o delito com a supervenincia do resultado morte, admitindo-se a tentativa quando o resultado constituir-se uma leso corporal grave. Segunda corrente Bitencourt considera o evento morte ou a leso corporal grave como elementos constitutivos do prprio tipo.

6) Delito comum: no exige condies especiais do sujeito ativo. * Comissivo: exige ao. * Omissivo: quando se tratar da necessidade de auxiliar, prestar ajuda. * Tipo misto varivel: ainda que tenha praticado mais de um tipo responder por um nico crime. * Para consumao basta a prtica de qualquer uma das aes previstas no tipo (induzir, investigar ou prestar auxlio). - Para a segunda corrente de resultado. Art. 18, nico CP. - Instantneo: a ao no perdura no tempo. => Causas de aumento: 1) Prtica do crime por motivo egostico. (Super valorao de si com desprezo da vida alheia). 2) Prtica do crime contra menor. (Porque o menor de 14 anos se no tem capacidade nem mesmo para consentir em um ato sexual, certamente no a ter para eliminao da prpria vida.) 3) Prtica do crime com capacidade de resistncia diminuda por qualquer coisa. (abalo psicolgico, doena psquica, etc.) * Ao penal ser pblica incondicionada art. 100 CP.

Lus Regis Prado Cdigo Comentado e complementao com Bittencourt. INFANTICDIO ART. 123, CP I Bem jurdico: vida humana nascente e recm-nascido. II Sujeitos: me (sujeito ativo) sob a influncia do estado puerperal; filho (suj. passivo) III Tipo objetivo O estado puerperal um conjunto de sintomas fisiolgicos que tem incio com o parto e findam algum tempo depois em outros termos, esse estado existe sempre durante ou logo aps o parto, mas nem sempre produz perturbaes emocionais que podem levar a me a matar o prprio filho.

indispensvel uma relao de causalidade entre o estado puerperal e a ao delituosa praticada; esta tem de ser consequncia da influncia daquele, que nem sempre produz perturbaes psquicas na mulher. Perodo compreendido entre o parto e a completa recuperao anatomofisiolgica; psparto (aproximadamente seis semanas). o nome dado fase ps-parto, em que a mulher experimenta modificaes fsicas e psquicas, tendendo a voltar ao estado que a caracterizava antes da gravidez. O puerprio se inicia no momento em que cessa a interao hormonal entre o ovo e organismo materno. Geralmente isto ocorre quando termina o descolamento da placenta, logo depois do nascimento do beb, embora possa tambm ocorrer com a placenta ainda inserida, se houver morte do ovo e cessar a sntese de hormnios. Se a supresso da vida se der antes do incio do parto o crime ser o de aborto. Uma vez iniciado o parto o crime poder ser de infanticdio ou homicdio. Se houver a influncia do estado puerperal e o requisito temporal existir (durante o parto ou logo aps) o crime ser de infanticdio. Na falta de qualquer dos dois requisitos o crime ser de homicdio. IV Tipo subjetivo O elemento subjetivo o dolo direto ou eventual. No h previso da conduta culposa. V Consumao (com a morte do recm-nascido ou nascente) e tentativa ( admissvel desde que o crime no se consume por circunstncias alheias vontade da me). VI Classificao: Prprio. Material para se consumar precisa do resultado. Dano exige que ao bem jurdico tem ocorrido uma ofensa. Plurisubsistente o fato pode ser dividido em vrios atos. Comissivo exige uma atitude ativa. Omissivo imprprio aquele que for considerado tem a obrigao de evitar o resultado. Instantneo pratica-se de imediato. Doloso exige para caracterizao dolo. VII Pena e ao penal. Deteno de dois a seis anos. Ao penal pblica incondicionada. 06/09/13 ABORTO

I - Bem jurdico: Quando o aborto provocado por terceiro, o tipo tambm protege a incolumidade da gestante (uma vez que sendo terceiro que provocar o crime, ela tambm sofrer os efeitos do mesmo) protege-se a vida intrauterina, ou seja, protege desde a concepo at momentos antes do incio do parto. II - Sujeitos: Ativo=> No autoaborto e no aborto consentido (art. 124) a prpria mulher gestante o sujeito ativo somente ela prpria pode provocar em si mesma o aborto ou consentir que algum lho provoque tratando-se portanto de crime de mo prpria. No aborto provocado por terceiro o sujeito ativo pode ser qualquer pessoa. No art. 124 provocado ou consentido pela prpria gestante, no art. 125 e 126 no exige nenhuma qualidade especial do sujeito ativo, pode ser qualquer pessoa. Passivo=> o produto da concepo que engloba vulo, embrio e feto. Aborto praticado por terceiro sem consentimento da gestante sujeito passivo a prpria gestante. Aborto provocado com o consentimento da gestante o sujeito passivo o prprio feto. III Tipo objetivo: Seria a interrupo ilcita da gravidez com a consequente morte do feto. O crime de aborto pressupe gravidez em curso e indispensvel que o produto da concepo esteja vivo. A morte do feto tem que ser resultado direto das manobras abortivas. A partir do incio do parto, o crime ser de homicdio ou infanticdio. S h crime quando o aborto provocado. O crime de aborto exige as seguintes condies jurdicas: dolo, gravidez, manobras abortivas e a morte do produto da concepo. a) Aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento=> h duas condutas previstas no art. 124, o autoaborto e o aborto consentido, em ambas figuras admite-se a participao, quando o participe (participao acessria de algum que influencia a gestante, quando participa ajudando a gestante responde pelo art. 126) se limita a instigar, induzir ou auxiliar a gestante, tanto a praticar autoaborto como a consentir que outrem lho provoque. Todavia, se o terceiro intervir na realizao dos atos executrios, no responder como co-autor, porque a natureza do crime no permite, mas como autor do crime do art. 126. Constituem-se uma exceo teoria monstica da ao, consagrada no art. 29 CP. b) Aborto provocado sem o consentimento da gestante: o aborto sem o consentimento da gestante recebe punio mais grave e pode assumir duas formas: sem consentimento real ou ausncia de consentimento presumido, (menor de 14 anos, alienada ou dbil mental, art. 126 nico). Para configurao desse tipo faz-se necessrio ausncia de consentimento. Caso haja consentimento o crime ser o do art. 126 respondendo a gestante pelo 124. Para provocar aborto sem consentimento da gestante no necessrio que seja mediante violncia fraude ou grave ameaa; basta a simulao ou mesmo dissimulao, ardil ou qualquer outra forma de burlar a ateno ou vigilncia da

gestante. Em outros termos, suficiente que a gestante desconhea que nela est sendo praticado o aborto. c) Aborto provocado com consentimento da gestante: quem provocar aborto com consentimento da gestante no ser co-autor do crime capitulado no art. 124, mas responder pelo 126. O aborto consentido e o aborto consensual (art. 126) so crimes de concurso necessrio, pois exigem a participao de duas pessoas, a gestante e o terceiro realizador do aborto, e, a despeito da necessrio participao de duas pessoas cada um responde excepcionalmente por crime distinto. 13/09 Art. 129 1. Consideraes iniciais: Leso corporal consiste em todo e qualquer dano produzido por algum, sem animus necandi, a integridade fsica ou a sade de outrem. 2. Bem jurdico: o bem jurdico protegido a integridade corporal e a sade da pessoa humana, isto , a incolumidade do indivduo. A proteo legal abrange no s a integridade anatmica como a normalidade fisiolgica e psquica. A conduta que cause algum dano ao sujeito tambm tipifica o crime. 3. Sujeitos: O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa no se requerendo nenhuma condio particular, pois se trata de crime comum e o tipo no faz qualquer referencia relativa ao sujeito ativo. Sujeito passivo tambm pode ser qualquer pessoa exceto nas hipteses previstas no 1 IV e 2 V, que neste caso s pode ser mulher grvida. Faz-se necessrio que o ser humano esteja vivo para figurar como sujeito passivo da infrao sob comento. 4. Tipo objetivo: No constitui crime a ao do agente que ofende a sua prpria integridade fsica ou sade. A auto leso no tipifica o crime de leso corporal, todavia, pode ser erigida elementar de outro crime, tal como acontece no estelionato art. 171, 2, V do CP. A conduta tpica consiste em ofender, isto , lesar, ferir a integridade corporal ou a sade de outrem. Por ofensa a integridade corporal ou fsica entende-se toda alterao nociva da estrutura do organismo, seja afetando as condies regulares em tecidos internos, seja modificando o aspecto externo do indivduo (fraturas, luxaes, ferimentos). H autores que entendem que a integridade fsica bem jurdico indisponvel. Outros h que entendem ser um bem jurdico disponvel, logo, o consentimento do ofendido seria capaz de afastar a tipicidade ou a ilicitude da conduta, tornando a conduta no criminosa. Integridade fsica >Disponvel: conduta atpica ou lcita >Indispensvel: crime, ou seja, ainda que um dos envolvidos permitisse uma agresso isso no deixaria de tornar a conduta criminosa. Para a configurao da leso corporal necessrio que a ofensa ao bem jurdico sob pena de se constituir em uma conduta atpica (Princpio da insignificncia). Logo, uma picada de alfinete, um belisco ou uma pequena arranhadura, um resfriado ligeiro ou uma dor passageira no possuem a relevncia jurdica necessria tipificao do delito sob comento. 5. Tipo subjetivo: admite-se tanto o dolo (129 caput), quanto a culpa ( 6) e o preterdolo (dolo na leso e culpa na morte 1, 2 e 3). O que distingue o crime de leso corporal da tentativa de homicdio exatamente o elemento subjetivo: neste h dolo de

matar (animus necandi); naquela to somente de lesar o corpo e a sade (animus laedendi). Verifica se dolo ou culpa a partir do que cerne o fato. 6. Consumao e tentativa consuma-se com a leso efetiva integridade ou a sade de outrem. A consumao se d no exato momento que se produz o dano resultante da conduta ativa ou omissiva. A tentativa possvel salvo na forma culposa ou preterdolosa. 7. Classificao: comum, material, de dano, instantneo, pode ser doloso, culposo ou preterdoloso. 8. Espcies: a) Leve ou simples: configura-se quando no ocorre nenhum dos resultados previstos nos 1, 2 e 3 do art. 129, determinado a partir do exame pericial. A leso corporal simples sempre dolosa. Para sua caracterizao exige-se: a- dano integridade fsica ou sade de outrem; b- Relao causal entre ao e resultado; c- Animus laedendi. A previso do 5 aplica-se to somente a leso corporal leve. b) Leso corporal preterdolosa: existem trs espcies, leso corporal grave 1, gravssima 2 e a seguida de morte 3 25/09/13 Trabalho retratando a instituio do jri desde o seu surgimento, devendo entrega-lo dia 23/09, com normas da ABNT. No dolo o sujeito tem que ter cincia de todos os elementos (conscincia e vontade) do tipo, se ele tiver desconhecimento de algum elemento pode considerar erro de tipo, excluise o dolo. Leso corporal grave: ser qualificada de grave a leso quando o resultado se subsumir em qualquer das hipteses previstas no 1: Incapacidade para as ocupaes habituais por mais de 30 dias (pode ser lucrativa ou atividades de recreao, no se restringe ao trabalho)impossibilitar o sujeito de realizar suas atividades habituais. Perigo de vida: tem que constatar se a leso corporal colocou a vida do sujeito em risco. Para caracterizar essa qualificadora necessrio que a leso, no caso concreto tenha efetivamente resultado em perigo de morte para o sujeito passivo. Logo a sede das leses, em regra, no so suficientes para caracterizar o perigo de morte, pois este deve ser demonstrado inconcreto. Debilidade ( a diminuio da capacidade funcional) (tornar menos funcional): Permanente (No definitivo, uma debilidade que no se esvai somente pelo percurso do tempo necessrio algo externo para recuperar a funo, ex.: fisioterapia. a debilidade de durao de durao imprevisvel, ou seja, no momento de identificao da leso no possvel determinar quando a debilidade deixar de existir); Membro (Partes do corpo que se predem ao tronco, braos, mos, pernas e ps); Sentido (Sentido a faculdade ou percepo de constatao viso, audio, olfato, paladar e tato, capitao do mundo externo pelo ser humano, ex.: viso, olfato); Funo ( a atuao especfica ou prpria desempenhada por cada rgo, desempenhada por um conjunto de rgos que juntos desempenham uma funo no ser humano). Acelerao de parto: a antecipao do nascimento do feto com vida. a expulso precoce do produto da concepo, mas em tal estado de maturidade que pode continuar a viver fora do tero materno. Leso corporal gravssima art. 129, 2: Incapacidade permanente para o trabalho.

Enfermidade incurvel: se ocasionou o surgimento de uma doena que no tem condies de cura, tem que ter convergncia na medicina a respeito do tratamento. 27/9/13 Perda implica em destruio ou privao de algum membro, sentido ou funo. Inutilizao quer dizer falta de utilidade, ainda que fisicamente esteja presente um membro ou rgo humano. Perda= Perda total do membro, quando deixa de existir gravssima; Debilidade= Perda parcial da funo do membro; Inutilizao= Perda total da funo do membro. Deformidade permanente a deformidade, para caracterizar essa qualificadora, precisa representar leso esttica de certa monta, capaz de produzir desgosto, desconforto a quem atingido ou a quem v e vexame ou humilhao ao portador. Tem que ser leso visvel, capaz de constranger que implica a existncia de dano esttico considervel, decorrente de defeito fsico permanente necessrio que haja comprometimento permanente, definitivo, irrecupervel do aspecto fsico-esttico. A deformidade no perde o carter de permanente quando pode ser dissimulada por meios artificiais, como por exemplo, cirurgia plstica. Aborto a interrupo ilcita da prenhez, com a morte do produto haja ou no expulso, qualquer que seja seu estado evolutivo, desde a concepo at momentos antes do parto trata-se de crime preterdoloso, ou seja, h dolo em relao a leso corporal e culpa em relao ao aborto. Leso corporal seguida de morte tambm conhecido como homicdio preterdoloso: dolo nas leses e culpa na morte. Se houver dolo em relao morte o crime ser o de homicdio. Se o agente praticou a leso a ttulo de culpa e est provoca a morte o crime de homicdio culposo: Leso corporal seguida de morte dolo (leso)+culpa (morte). Homicdio: dolo (leso)+dolo(morte) Homicdio culposo: culpa (leso)+resultado morte Leso corporal culposa: a leso culposa no recebe a qualificao de leve, grave e gravssima como a leso dolosa logo, tanto uma leso corporal leve como uma leso corporal grave ou gravssima, na modalidade, culposa sofrero a mesma tipificao e recebero exatamente a mesma sano, ou seja, dois meses a um ano de deteno. 9. Pena em ao penal leso corporal leve: deteno de trs meses a um ano, grave: de um a cinco anos de recluso, gravssima: de dois a oito de recluso, seguida de morte: de quatro a doze anos e culposa: de dois meses a um ano de deteno. Leso corporal leve e culposa ao penal pblica condicionada, art. 88 da lei 9099/95, ou seja, a ao que depende da manifestao do ofendido ou dos seus representantes legais, para que se proceda a persecuo penal, para as demais espcies de leso a ao penal pblica incondicionada, ou seja, independe da manifestao de vontade do ofendido ou seus representantes legais para se proceder a persecuo penal Calnia, difamao, injria, denunciao caluniosa.

You might also like