You are on page 1of 14

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, TECNOLOGIA E GESTO

13

MANH

PROFESSOR DE LNGUA PORTUGUESA


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o tema da REDAO (com valor de 40,0 pontos) e o enunciado das 50 (cinquenta) questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:

CONHECIMENTOS GERAIS LNGUA PORTUGUESA Questes 1a5 6 a 10 Pontos 1,2 2,0 FUNDAMENTOS TERICO-METODOLGICOS E POLTICO-FILOSFICOS DA EDUCAO Questes 11 a 15 16 a 20 21 a 25 Pontos 1,2 1,6 2,0 CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes 26 a 30 31 a 35 36 a 40 Pontos 1,6 2,0 2,4 Questes 41 a 45 46 a 50 Pontos 2,8 3,2

b) 1 folha para o desenvolvimento da REDAO grampeada ao CARTO-RESPOSTA destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. Se desejar, faa o rascunho da Redao na ltima pgina deste CADERNO DE QUESTES. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique o fato IMEDIATAMENTE ao fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, exclusivamente, a caneta esferogrfica de tinta preta fabricada em material transparente. 04 - No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, exclusivamente, a caneta esferogrfica de tinta preta fabricada em material transparente, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 - Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTORESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. 06 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA.

07 - As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. 08 - A REDAO dever ser feita, exclusivamente, com caneta esferogrfica de tinta preta fabricada em material transparente. 09 - SER ELIMINADO deste Concurso Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento.

10 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES NO SERO LEVADOS EM CONTA. 11 - Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES e a FOLHA DE REDAO grampeada ao CARTORESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. 12 - O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS E DE REDAO DE 4 (QUATRO) HORAS. 13 - As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

PROFESSOR DE LNGUA PORTUGUESA

OUTUBRO / 2010

REDAO
TEXTO I O grande desafio da escola descobrir como ser inovadora, no em relao aos meios, s novas maneiras de fazer, mas aos fins resultados sociais a serem obtidos. Mudar a escola significa reapropriar-se da educao para a construo de um modelo alternativo de convivncia. Assumir o diferente, trabalhando com a pluralidade trazida pelos professores e alunos. Assumir os relatos privados, singulares, fazendo circular as diversas representaes oriundas de outros segmentos sociais. Atingir de novo uma escola de todos, construda agora por outras vias, valorizando-se a escola como espao de convivncia. O importante que os jovens que frequentam a escola sejam capazes de se organizar e de criar suas prprias significaes, no como excludos, mas como sujeitos de uma nova configurao cultural. O caminho da cidadania o mesmo caminho da emancipao. Sem liberdade no se constroem sujeitos de transformao social.
ABREU, Zuleika Pinho de. Sobre a escola e transformao social. In: Ciclo de Estudos 2004. Caderno de textos no 5. Rio de Janeiro: Fundao Darcy Ribeiro, 2004, p.14. (Adaptado).

TEXTO II Propor que a escola trate questes sociais na perspectiva da cidadania coloca imediatamente a questo da formao dos educadores e de sua condio de cidados. Para desenvolver sua prtica os professores precisam tambm desenvolver-se como profissionais e como sujeitos crticos na realidade em que esto, isto , precisam poder situar-se como educadores e como cidados, e, como tais, participantes do processo de construo da cidadania, de reconhecimento de seus direitos e deveres, de valorizao profissional.
BRASIL, Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentao dos temas transversais. Braslia: MEC/SEF, 1998, p. 31.

Com base na leitura dos textos motivadores, que refletem sobre a questo da relao entre escola e cidadania, elabore um texto em prosa, de carter dissertativo-argumentativo, com o mnimo de 20 e o mximo de 25 linhas, sobre o tema a seguir. O educador como cidado e a escola como lugar de formao de agentes de transformao.

Aborde o tema sob um enfoque interdisciplinar. Os textos motivadores devem ser utilizados, apenas, como base para uma reflexo, no podendo ser transcrita qualquer passagem dos mesmos. D um ttulo sua redao. Redaes com menos de 7 linhas sero consideradas em branco.

PROFESSOR DE LNGUA PORTUGUESA

LNGUA PORTUGUESA
TEXTO I Pai um s Me tudo igual, s muda de endereo. No concordo 100% com essa afirmao, mas verdade que ns, mes, temos l nossas semelhanas. Basta reunir uma meia dzia num recinto fechado para se comprovar que, quando o assunto filho, as experincias so praticamente xerox umas das outras. Por outro lado, quem arriscaria dizer que pai tudo farinha do mesmo saco? Historicamente, nunca foram supervalorizados, nunca receberam cartilhas de conduta e sempre passaram longe da santificao. Cada pai foi feito imagem e semelhana de si mesmo. As meninas, assim que nascem, j so tratadas como pequenas nossas senhoras e comeam a ser catequizadas pela campanha: Me, um dia voc vai ser uma. E d-lhe informao, incentivo e receitas de como se sair bem no papel. Outro dia, vi uma menina de no mais de trs anos empurrando um carrinho de beb com uma boneca dentro. J era uma minime. Os meninos, ao contrrio, s pensam nisso quando chega a hora, e a acontece o que se v: todo pai fruto de um delicioso improviso. Tem pai que desligado de nascena, coloca o filho no mundo e acha que o destino pode se encarregar do resto. Ou o oposto: completamente ansioso, assim que o beb nasce j trata de sumir com as mesas de quinas pontiagudas e de instalar rede em todas as janelas, e v convenc-lo de que falta um ano para a criana comear a caminhar. Tem pai que solta dinheiro fcil. E pai que fecha a carteira com cadeado. Tem pai que est sempre em casa, e outros, nunca. Tem pai que vive rodeado de amigos e pai que no sabe o que fazer com suas horas de folga. Tem aqueles que participam de todas as reunies do colgio e outros que no fazem ideia do nome da professora. Tem pai que uma geleia, e uns que a gente nunca viu chorar na vida. Pai fechado, pai moleque, pai sumido, pai onipresente. Pai que nos sustenta e pai que sustentado por ns. Que mora longe, que mora em outra casa, pai que tem outra famlia, e pai que no desgruda, no sai de perto jamais. Tem pai que sabe como gerenciar uma firma, construir um prdio, consertar o motor de um carro, mas no sabe direito como ser pai, j que no foi treinado, ningum lhe deu uma dica. Ser pai o legtimo faa voc mesmo. Alguns preferem no arriscar e simplesmente obedecem suas mulheres, que tm mestrado e doutorado no assunto. Esses pais correm o risco de um dia tambm s trocarem de endereo, j que seguem os conselhos da mame-sabe-tudo, aquela que igual a todas. Mas os que educam e participam da vida dos filhos a seu modo que perpetuam o encanto dessa raa fascinante e autntica. Verdade seja dita: h muitas como sua me, mas ningum como seu pai.
MEDEIROS, Martha. Revista O Globo, 08 ago. 2010. p. 28.

1
A estratgia argumentativa utilizada pela autora, no 5o e no 6o pargrafos, para defender sua tese de que pai um s, a(o) (A) comparao entre os processos de formao de meninos e meninas. (B) descrio da criao dos homens para se transformarem em bons pais. (C) enumerao de vrios comportamentos paternos positivos e negativos. (D) desenvolvimento de uma explicao apoiada em teoria comportamental. (E) relato de um acontecimento que exemplifica a hiptese defendida.

10

2
A relao lgica estabelecida entre as ideias de um texto, por meio do termo ou da expresso destacada, est exemplificada corretamente em (A) condio: No concordo 100% com essa afirmao, mas verdade que ns, mes, temos l nossas semelhanas. ( . 2-4) (B) concluso: Por outro lado, quem arriscaria dizer que pai tudo farinha do mesmo saco? ( . 8-9) (C) consequncia: As meninas, assim que nascem, j so tratadas como pequenas nossas senhoras... ( . 13-14) (D) temporalidade: ...v convenc-lo de que falta um ano para a criana comear a caminhar. ( . 28-29) (E) causalidade: Esses pais correm o risco de um dia tambm s trocarem de endereo, j que seguem os conselhos da mame-sabe-tudo, ( . 49-51)

15

20

25

30

3
Alguns textos jornalsticos opinativos apresentam marcas de oralidade para facilitar a comunicao com os leitores. No artigo de Martha Medeiros, esse procedimento pode ser comprovado nas frases a seguir, com EXCEO de (A) Me tudo igual, s muda de endereo. ( . 1) (B) Por outro lado, quem arriscaria dizer que pai tudo farinha do mesmo saco? ( . 8-9) (C) Cada pai foi feito imagem e semelhana de si mesmo. ( . 11-12) (D) E d-lhe informao, incentivo e receitas de como se sair bem no papel. ( . 16-17) (E) Tem pai que solta dinheiro fcil. ( . 30)

35

40

45

4
Quanto acentuao grfica, a relao de palavras em que todas esto conformes ao atual Acordo Ortogrfico (A) famlia arcaico espermatozide plo. (B) epopeia voo tranquilo constri. (C) trofu bilngue feira entrevem. (D) decompor agentar apio colmeia. (E) lingustica joia refm assemblia.

50

55

PROFESSOR DE LNGUA PORTUGUESA

5
No que se refere regncia nominal e verbal o uso correto da crase ocorre em (A) O juiz deu seu parecer favorvel a guarda compartilhada. (B) Preferir o pai me negligente comum. (C) O filho retorna sempre a casa do pai. (D) Os maridos consultam sempre s mulheres, pois preferem no arriscar. (E) Ir as reunies escolares obrigao de pai e me.

6
Na orao todo pai fruto de um delicioso improviso. ( . 21-22), a palavra destacada pode ser substituda por outra, sem prejuzo de sentido, tal como empregado em: (A) Aquele que coloca o filho no mundo pai biolgico. (B) Nenhum daqueles seria um bom pai. (C) Certos pais concordam com as mes. (D) Qualquer homem se compraz com a misso de ser pai. (E) Alguns preferem no arriscar.

7
Entre os recursos conotativos utilizados no Texto I, destaca-se a metfora, cuja definio apresenta-se a seguir. A metfora consiste no emprego de palavras ou expresses convencionalmente identificadas com dado domnio de conhecimento para verbalizar experincias conceptuais de outro domnio.
AZEREDO, Jos Carlos de. Gramtica Houaiss da Lngua Portuguesa, 2. ed. So Paulo: Publifolha, 2008.

Um exemplo de metfora, no Texto I, : (A) Tem pai que est sempre em casa, e outros, nunca. ( . 31-32) (B) Tem pai (...) que no sabe o que fazer com suas horas de folga. ( . 32-34) (C) Tem pai que uma geleia, e uns que a gente nunca viu chorar na vida. ( . 36-37) (D) Pai que nos sustenta e pai que sustentado por ns. ( . 38-39) (E) Que mora longe, que mora em outra casa, pai que tem outra famlia, ( . 39-41) Texto II

DRUMMOND, Bruno. Gente na. Revista O Globo, 08 ago. 2010. p. 27.

8
A viso apresentada na charge (Texto II) sobre o papel social desempenhado por pais e mes fica explcita, no Texto I, em: (A) Historicamente, nunca foram supervalorizados, nunca receberam cartilhas de conduta e sempre passaram longe da santificao. ( . 9-11) (B) Tem pai que desligado de nascena, coloca o filho no mundo e acha que o destino pode se encarregar do resto. ( . 23-25) (C) Tem aqueles que participam de todas as reunies do colgio e outros que no fazem ideia do nome da professora. ( . 34-36) (D) Tem pai que sabe como gerenciar uma firma, construir um prdio (...), mas no sabe direito como ser pai, j que no foi treinado, ningum lhe deu uma dica. ( . 42-45) (E) Esses pais correm o risco de um dia tambm s trocarem de endereo, j que seguem os conselhos da mame-sabe-tudo, aquela que igual a todas. ( . 49-52)

PROFESSOR DE LNGUA PORTUGUESA

9
De acordo com o registro formal culto da lngua, a colocao pronominal est INADEQUADA em: (A) Pulso firme era o que julgava-se indispensvel para ser um bom pai. (B) O pai afirmou que lhe dera tudo de que necessitava. (C) Eu no o entendo disse o pai a seu filho. (D) Diga-me qual a soluo para o problema. (E) Pai e me entender-se-iam a respeito da educao dos filhos.

12
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil, a atuao com as crianas deve promover articulaes entre os seus universos e o patrimnio cultural socialmente reconhecido. A partir dessa fundamentao legal, o currculo na Educao Infantil deve levar em conta, principalmente, (A) as fases psicogenticas do desenvolvimento infantil e as condies sociais concretas da escola. (B) os saberes infantis em dilogo com aqueles valorizados na sociedade. (C) as brincadeiras a serem desenvolvidas socialmente no espao escolar. (D) a infraestrutura e a cultura da identidade escolar onde se desenvolve socialmente. (E) a capacidade intelectual, afetiva e social das crianas.

10
Em qual dos pares a relao entre o sinal de pontuao e a justificativa do emprego desse sinal NO est correta? (A) ...mas verdade que ns, mes, temos l nossas semelhanas. (Texto I . 2-4) uso de vrgulas para isolar o vocativo. (B) Pai, voc uma me para mim. uso de aspas para transcrever a fala do filho. (Texto II) (C) eu no entendo... uso de reticncias para marcar a interrupo do pensamento. (Texto II) (D) Basta reunir uma meia dzia num recinto fechado para se comprovar que, quando o assunto filho, as experincias so profundamente xerox uma das outras. uso de vrgulas para isolar a orao subordinada adverbial intercalada. (Texto I . 4-7) (E) eu dei exemplo, amor, carinho, afeto, respeito... uso de vrgulas para separar os itens de uma enumerao. (Texto II)

13
O conjunto de princpios para explicar a aprendizagem constitui o que se denomina teorias da aprendizagem. Nessa perspectiva, conclui-se corretamente que a teoria (A) sociocultural tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente em processos de relaes sociais, com a ajuda de pessoas mais experientes. (B) sociocultural tem como base a ideia de que a aprendizagem diretamente ligada maturao e inteligncia emocional dos sujeitos aprendentes. (C) comportamentalista tem como base a ideia de que a aprendizagem processo subjetivo diretamente ligado s estruturas psicogenticas dos sujeitos. (D) gentica tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente a partir das relaes sociais e culturais dos sujeitos no processo de desenvolvimento de suas capacidades e funes. (E) gentica tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente a partir de processos ambientais e dos estmulos que ali se faam presentes.

FUNDAMENTOS TERICO-METODOLGICOS E POLTICO-FILOSFICOS DA EDUCAO


11
Um gestor educacional de uma escola pblica municipal quer propor modificaes no currculo de sua escola. Para tal, deve necessariamente levar em conta os seguintes documentos legislativos: (A) Parmetros Curriculares Nacionais; Propostas Curriculares dos Estados e Municpios; Propostas Curriculares Internacionais e Projeto Educativo da Escola. (B) Propostas Curriculares Internacionais; Parmetros Curriculares Nacionais; Projeto Educativo da Escola e Programas de Atividades de Ensino-Aprendizagem nas Salas de Aula. (C) Parmetros Curriculares Nacionais; Propostas Curriculares dos Estados e Municpios; Projetos Educativos das Escolas e Programas de Atividades de Ensino-Aprendizagem nas Salas de Aula. (D) Estatuto da Criana e do Adolescente; Parmetros Curriculares Nacionais; Propostas Curriculares dos Estados e Municpios e Projetos Educativos das Escolas. (E) Projetos Educativos das Escolas; Parmetros Curriculares Nacionais; Lei das Diretrizes e Bases da Educao Nacional e Estatuto da Criana e do Adolescente.

14
As definies de currculo esto marcadas pelas diferentes teorias que se propem a tom-lo como objeto de estudos. Em abordagens relacionadas s teorizaes crticas, o currculo deve ser visto como processo (A) de racionalizao de resultados educacionais, cuidadosa e rigorosamente medidos. (B) de agrupamento de contedos, habilidades e disposies em matrizes de referncia para o desenvolvimento pedaggico. (C) de organizao pedaggica de contedos e metodologias de ensino para o desenvolvimento educacional. (D) de agrupamento de objetivos educacionais e de metodologias para a sua consecuo. (E) discursivo de construo e seleo cultural para a emancipao social.

PROFESSOR DE LNGUA PORTUGUESA

15
A avaliao da aprendizagem etapa relevante no processo educacional. Nesse sentido, em uma perspectiva crtico-emancipatria, o processo avaliativo deve proceder (ao) (A) classificao dos sujeitos a partir de seus desempenhos, indicando os que sero retidos e os que sero aprovados. (B) diviso dos sujeitos avaliados em bem-sucedidos e malsucedidos para previso do tipo de insero social futura. (C) troca de ideias entre avaliadores e sujeitos avaliados, que conduza a uma absteno em emitir juzo de valor ou qualquer tomada de deciso. (D) julgamento de valor do desempenho para tomada de decises, a partir de critrios claros e instrumentos diversificados. (E) registro do desempenho dos sujeitos, mantendo tal registro reservadamente em poder da equipe pedaggica.

18
As Leis nos 10.639/03 e 11.645/98 tornam obrigatrio o estudo da Histria e Cultura Afro-brasileira e Indgena. A professora Maria Lcia, diretora de uma escola, quer mobilizar formas de insero dessas temticas no currculo desenvolvido em sua escola a fim de que sejam significativas para os alunos. Considerando as Leis mencionadas, analise os procedimentos que seriam coerentes com a viso da professora. I - Promover atividades de valorizao do negro e do ndio em ocasies especiais do ano, principalmente na Semana da Conscincia Negra e no Dia do ndio. II - Trazer membros das comunidades afrodescendentes e indgenas para a escola em datas significativas para essas comunidades. III - Promover atividades que articulem os contedos valorizao do negro e do ndio e ao desafio a preconceitos nas diversas reas curriculares, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar. IV - Incentivar o contato da comunidade escolar com produes culturais e com membros das comunidades afro-brasileiras e indgenas no decorrer do ano letivo. So coerentes APENAS os procedimentos (A) I e II. (B) I e IV. (C) II e III. (D) II e IV. (E) III e IV.

16
O Projeto Poltico-Pedaggico (PPP) de uma escola contemplado pela LDB no 9.394/96 no mbito da regulamentao da gesto das escolas pblicas. Nesse sentido, o planejamento e a avaliao do PPP devem assegurar (A) soberania da gesto escolar no planejamento, implementao e avaliao peridica do documento. (B) parceria da gesto escolar com as comunidades escolares e no escolares do entorno no planejamento, implementao e avaliao peridica do documento. (C) delegao, por parte da gesto escolar, do planejamento, implementao e avaliao do PPP s equipes da comunidade escolar e no escolar. (D) centralizao, por parte da gesto escolar, dos procedimentos de avaliao do documento, delegando as outras etapas comunidade escolar. (E) parceria da gesto escolar com empresas e organizaes no governamentais para o planejamento, implementao e avaliao peridica do PPP.

19
A escola cidad deve combater quaisquer processos de bullying e de discriminaes. Para que seja bem sucedida, essa escola deve planejar-se de modo a (A) incentivar o desenvolvimento de atividades curriculares que mostrem a riqueza da diversidade, incluindo a sexual, clarificando o sentido do bullying e os passos a serem tomados pela escola para coibi-lo. (B) incentivar o desenvolvimento de atividades curriculares que mostrem a importncia dos valores culturais da humanidade, de maneira a coibir orientaes sexuais, religiosas e culturais que se afastem das normas universais institudas. (C) promover atividades curriculares que no toquem no assunto da discriminao contra identidades plurais, no incentivando preconceitos, brincadeiras de mau gosto e bullying. (D) apresentar comunidade escolar nomes de profissionais que possam conversar com alunos que praticam e sofrem o bullying, para resolver na escola assuntos no curriculares. (E) esclarecer que piadas e brincadeiras sobre diferenas fsicas, psicolgicas e de orientao sexual, apesar de naturais, no devem ser aceitas na vida social, especialmente no ambiente escolar.

17
O currculo integrado parte necessariamente de uma viso (A) ps-estruturalista, em que a base curricular so discursos que organizam experincias formadoras de subjetividades. (B) crtica, em que os conhecimentos so organizados no currculo e voltados ao questionamento da opresso. (C) de rede, em que uma base comum articula-se a eixos e temticas curriculares que atravessam as disciplinas. (D) disciplinar, em que os conhecimentos e mtodos das disciplinas constituem o foco da organizao curricular. (E) piagetiana, em que os conhecimentos so organizados na forma de experincias curriculares significativas.

PROFESSOR DE LNGUA PORTUGUESA

20
A Educao de Jovens e Adultos no cenrio brasileiro possui grande influncia do pensamento de Paulo Freire. Sua pedagogia levanta ideias relevantes para a rea, dentre as quais, a de que a alfabetizao e a educao de adultos devem ocorrer (A) a partir de contedos socialmente valorizados, de modo a promover o acesso dos oprimidos s culturas hegemnicas. (B) a partir do trabalho com temas e palavras geradoras, extradas de suas histrias de vida, de modo a promover a conscincia crtica em relao ao mundo. (C) a partir dos mtodos herbartianos, de modo que esses sujeitos dominem os cdigos lingusticos de forma emancipatria. (D) de maneira coerente com os universos culturais dos educadores para que possam ser eficientes e conscientizadoras. (E) a fim de permitir que esses sujeitos estudem de forma autnoma e libertadora, prescindindo da presena do educador.

23
Ao desenvolver o planejamento participativo, a gesto escolar deve contar com o plano de gesto, que um documento que se destaca por (A) explicitar as finanas da instituio escolar. (B) delinear unidades didticas a serem desenvolvidas no decorrer do ano ou do semestre. (C) fornecer avaliao contnua da proposta pedaggica a partir de diagnsticos escolares. (D) avaliar o desempenho de alunos e professores no decorrer do ano. (E) distribuir funes administrativas no contexto escolar.

24
O financiamento da educao brasileira conta com investimentos pblicos, tais como o Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao (FUNDEB). Sobre esse Fundo, analise as afirmaes a seguir. I - formado por impostos vinculados educao no mbito dos estados, municpios e, quando necessrio, da Unio. II - constitudo por impostos vinculados ou no educao no mbito dos estados, municpios e da Unio. III - Objetiva a incluso dos alunos do Ensino Fundamental por meio do incremento do financiamento educacional. IV - Visa incluso de todos os alunos do sistema de ensino a partir do incremento do financiamento educacional. So corretas APENAS as afirmaes (A) I e II. (B) I e III. (C) I e IV. (D) I, II e IV. (E) II, III e IV.

21
A relao escola-comunidade tem sido destacada para o sucesso escolar. Vrios motivos vm sendo apontados como fatores que geram sucesso, em termos de aprendizagem significativa. Nessa perspectiva, analise os motivos a seguir. - A escola e seus gestores como articuladores do bom relacionamento entre alunos e famlias. II - O projeto poltico-pedaggico representa um documento bsico para firmar a relao escola-comunidade. III - Criao de espaos comunitrios pelas famlias substituindo as atribuies do Estado, por meio do trabalho voluntrio. IV - Representantes comunitrios como protagonistas nos processos de relao escola-comunidade. So motivos que conduzem ao sucesso escolar APENAS os expostos em (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) I, II e IV. (E) II, III e IV. I

25
O planejamento escolar conta com nveis diferenciados, que apresentam as seguintes funes: (A) o plano de ensino apresenta as unidades didticas para um ano ou semestre. (B) o plano de ensino explicita a concepo e as diretrizes gerais do estabelecimento de ensino. (C) o plano de aula desenvolve as concepes gerais da escola nas aulas. (D) o plano de aula apresenta as unidades didticas a serem desenvolvidas na srie. (E) o plano da escola explicita as unidades didticas para um ano ou semestre.

22
A Pedagogia de Projetos representa uma forma de dinamizar o currculo em uma abordagem integrada. Tal pedagogia caracterizada pelos seguintes componentes centrais: (A) exposio, explicao e discusso. (B) problematizao, reflexo e investigao. (C) tematizao, discusso e exposio. (D) planejamento, exposio e explicao. (E) reflexo, avaliao e tematizao.

PROFESSOR DE LNGUA PORTUGUESA

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Texto I Tive a m ideia de mudar o plano de minha TV por assinatura para passar a receber canais em HD. Sim, caro leitor, esta uma daquelas colunas em que o colunista se aproveita do espao que tem em jornal para protestar contra o mau trato que recebe como consumidor.(...) Assinei contrato novo e esperei cinco dias teis para que a nova aparelhagem fosse instalada na minha casa. Eu no estava presente. Quando enfim me deparei com a nova traquitana, surpresa: no havia um s canal em HD no ar. No me desesperei. No sou de me desesperar. Simplesmente, telefonei para o servio de atendimento ao cliente. Uma voz feminina (...) me atendeu prontamente: Vou pedir um reforo de sinal, senhor. O senhor deve estar esperando duas horas para que os canais entrem no ar. Estranhei o gerundismo, que acreditava abolido do dilogo do telemarketing nacional, mas acreditei. Estive esperando por duas horas, e... os canais no entraram no ar. No me desesperei. Como j disse, no sou de me desesperar. Liguei de novo para o SAC da minha TV por assinatura insisto em no revelar seu nome para no ser acusado de estar aproveitando a minha coluna para conseguir atendimento especial e expliquei que, duas horas depois, os canais em HD continuavam fora do ar. Mas o senhor esperou com a TV ligada ou desligada? No sei, no, aquela pergunta me deu a impresso de estar sendo vtima de uma pegadinha, mas no me desesperei. Fui gentil na resposta: Desligada. Ah, ento foi por isso. A TV tinha que ficar ligada. Vou pedir um reforo de sinal e o senhor, por favor, deve estar esperando por duas horas com a TV ligada. Respirei fundo, agradeci e, com a TV ligada, estive esperando mais duas horas. Os canais no entraram no ar. No me desesperei. Como todo mundo sabe, no me desespero. E liguei novamente. Ento vou estar transferindo o senhor para um tcnico.(...) Gentilssimo, o tcnico me pediu 213 informaes. Solicitou que eu tirasse o cabo 1 do aparelho. Depois, que eu tirasse o cabo 2. Finalmente, que eu trocasse o cabo 1 com o cabo 2. Diagnstico: o sinalizador do cabo 2 no estava funcionando. Vou estar agendando uma visita tcnica para substituir o cabo. Trs dias depois, o tcnico foi l em casa, ficou satisfeitssimo com o comportamento dos dois cabos e mudou o diagnstico:

55

60

65

10

70

15

75

20

80

25

Vou estar solicitando um reforo de sinal, o senhor deve estar aguardando duas horas. Caso os canais HD no entrem no ar, o senhor dever estar solicitando a troca do aparelho... No me desesperei, mas interrompi o tcnico. E tentei cancelar a minha assinatura ali mesmo. O tcnico no aceitou. Telefonei, ento, para o SAC mais uma vez. Minha ideia era cancelar a assinatura. Depois de fornecer meu CPF, a data de nascimento da minha falecida me, meu endereo, meu telefone celular, meu pintor preferido do Renascimento e minha novela inesquecvel, a atendente me disse a frase que enfim me desesperou: O senhor est ciente do valor da multa que dever pagar? Multa? Mas multa por qu? Por quebra de contrato. Mas eu no quebrei o contrato. Minha nica obrigao era efetuar o pagamento da mensalidade. A obrigao de vocs era me fornecer os canais em HD. Eu paguei. Vocs no forneceram. Quem quebrou o contrato foram vocs. Se existe uma multa, vocs que teriam que me pagar.(...) E foi assim que troquei de operadora de TV por assinatura. Mas alguma coisa me diz que, mais cedo ou mais tarde, a multa da antiga operadora vai chegar. Insisto em no revelar o nome da operadora, mas j vou logo avisando: se chegar, vou estar transferindo a multa para o Bruno Mazzeo.
XEXO, Artur. O Globo, 21 jul. 2010.

26
Um texto pode ter vrios temas ou objetivos, mas um deles costuma destacar-se. O objetivo central do Texto I (A) mostrar como difcil a instalao de equipamento de HD. (B) demonstrar os vcios de linguagem da maioria dos operadores de telemarketing. (C) denunciar o mau atendimento que os consumidores recebem das empresas prestadoras de servios. (D) evidenciar as dificuldades que os tcnicos brasileiros tm com as novas tecnologias. (E) refletir se vale a pena ou no o uso de novos recursos eletrnicos.

30

35

40

27
No Texto I, o autor faz uso da repetio de oraes como No me desesperei. No sou de me desesperar ( . 1112); No me desesperei. Como j disse, no sou de me desesperar.( . 22-23); No me desesperei ( . 41). Tratase de um recurso (A) sinttico, para indicar o esforo do autor para no perder a calma. (B) semntico, para mostrar que o autor estava em desespero. (C) pragmtico, para evidenciar que o autor no estava ligando para o fato. (D) fonolgico, por revelar um vcio de linguagem. (E) morfolgico, por indicar a dvida em que o autor se encontrava.

45

50

PROFESSOR DE LNGUA PORTUGUESA

28
A atitude crtica do autor do Texto I em relao burocracia das empresas fornecedoras de servio est presente em: (A) Tive a m ideia de mudar o plano da minha TV por assinatura para passar a receber canais em HD. ( . 1-2) (B) Ah, ento foi por isso. A TV tinha que ficar ligada. Vou pedir um reforo de sinal e o senhor, por favor, deve estar esperando por duas horas com a TV ligada. ( . 35-38) (C) Solicitou que eu tirasse o cabo 1 do aparelho. Depois, que eu tirasse o cabo 2. (...) Diagnstico: o sinalizador do cabo 2 no estava funcionando. ( . 46-49) (D) Trs dias depois, o tcnico foi l em casa, ficou satisfeitssimo com o comportamento dos dois cabos e mudou o diagnstico: ( . 52-54) (E) Depois de fornecer meu CPF, a data de nascimento da minha falecida me, meu endereo, meu telefone celular, meu pintor preferido do Renascimento e minha novela inesquecvel, ( . 62-66)

31
Como recurso expressivo, nas linhas 45-54 do Texto I, o autor faz uso de (A) indcios de intimidade entre os interlocutores. (B) comparaes entre itens. (C) linguagem exclusivamente tcnica. (D) exagero em certas palavras ou expresses. (E) gria nos dilogos.

32
Na crnica, o autor cita o ...gerundismo, ( . 18). Dos exemplos abaixo, NO constitui um exemplo de gerundismo (A) ...no estava funcionando. ( . 49). (B) Vou estar agendando... ( . 50). (C) Vou estar solicitando... ( . 55). (D) ...deve estar aguardando... ( . 56). (E) ...dever estar solicitando... ( . 57-58).

33
O professor deve propiciar aos alunos a formao de uma conscincia crtica. Assim, no caso de reclamaes de consumidores a empresas, em que duas partes esto envolvidas, uma atividade a ser sugerida, que ajuda os alunos a perceberem como se comporta cada uma das partes, (A) seguir, no Twitter, um consumidor que est postando reclamaes sistematicamente. (B) dramatizar o comportamento de um consumidor ao fazer uma reclamao no balco de atendimento de uma empresa. (C) compilar cartas de consumidores enviadas a empresas de servios relatando problemas. (D) inventar mensagens de e-mail a empresas de servios, fazendo reclamaes sobre os produtos relacionados. (E) pesquisar cartas de leitores, nas colunas de consumidores dos jornais, e as respectivas respostas das empresas.

29
Observe as trs sentenas do dilogo numeradas abaixo. - O senhor est ciente do valor da multa que dever pagar? II - Multa? III - Mas multa por qu? ( . 68-70) Os valores expressos pelo sinal de interrogao so, respectivamente, I (A) (B) (C) (D) (E) informao informao indignao explicao surpresa II surpresa explicao explicao III indignao indignao surpresa I

informao surpresa indignao explicao

30
Em ...mudar o plano da minha TV por assinatura para passar a receber... ( . 1-2), a palavra para apresenta o mesmo valor semntico-gramatical com que ocorre em: (A) Eu vou para Salvador em 2011 a fim de passar as frias . (B) Para receber o diploma, necessrio estudar. (C) Para as capitais brasileiras, h sempre voo direto. (D) No h motivo para que voc se aborrea. (E) Na fritada feita para as crianas, ponha pouco leo.

34
Nos dois primeiros pargrafos do Texto I ( . 1-14), a palavra que deixou de ser acentuada, em funo do Novo Acordo Ortogrfico, (A) ...ideia... ( . 1) (B) ...tem... ( . 4) (C) ...para... ( . 5) (D) ...traquitana, ( . 10) (E) ...surpresa: ( . 10)

PROFESSOR DE LNGUA PORTUGUESA

35
Ao longo do Texto I, aparecem vrias palavras derivadas por sufixao. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, considerando a semelhana de funo e o significado dos sufixos. (1) ...assinatura... ( . 2) (2) ...colunista... ( . 4) (3) ...consumidor... ( . 6) (4) ...aparelhagem... ( . 8) (5) ...satisfeitssimo... ( . 53) ( ( ( ( ) engenheiro ) grando ) mostrurio ) atendente

38
Durou toda a tarde desta quinta-feira (12) a operao para retirada do corpo de uma baleia Jubarte encontrada morta no incio desta manh na praia de Itacimirim. A baleia ficou encalhada na praia e foi localizada por banhistas, que acionaram a Defesa Civil de Camaari.
Correio da Bahia. 12 ago. 2010.

A sequncia correta, de cima para baixo, (A) 2 5 4 3 (B) 2 1 4 5 (C) 3 5 1 4 (D) 3 4 1 2 (E) 5 3 4 1

36
No Jornal Correio da Bahia, de 17/08/2010, l-se a seguinte manchete: Britnica torra fortuna de cinco milhes da Loteria. A frase est (A) ambgua, porque possvel atribuir a posse dos cinco milhes mulher ou Loteria . (B) agramatical, porque a ordem de colocao das palavras no permite identificar-lhes a funo. (C) incorreta, porque as palavras que a constituem podem pertencer a mais de uma classe. (D) ininteligvel, porque no h meios de identificar se a palavra Britnica substantivo ou adjetivo. (E) inadequada, porque no h interpretao para o verbo torrar numa manchete de jornal.

O trecho acima se inicia por um verbo, o que mostra uma inverso sinttica no perodo. Por vezes, tais inverses acarretam concordncias que no esto de acordo com o registro formal culto da lngua. A concordncia est correta, mesmo com o verbo iniciando o perodo em: (A) Durou um dia inteiro as tentativas de retirada do corpo de uma baleia Jubarte. (B) Durou vrias horas a operao para retirada do corpo de uma baleia Jubarte. (C) Aconteceu na tarde desta quinta-feira tentativas para a retirada do corpo de uma baleia Jubarte. (D) Aconteceram durante vrias horas a operao para retirada do corpo de uma baleia Jubarte. (E) Duraram alguns dias a tentativa de retirada do corpo de uma baleia Jubarte.

39
Na lngua escrita, o uso do sinal indicativo da crase nem sempre bem empregado pelos alunos. Imagine que voc apresentou turma o seguinte trecho, extrado da carta de um consumidor insatisfeito, e pediu que as lacunas fossem preenchidas. _(I)_dias no recebo correspondncias. Cheguei _(II)_ pensar que fosse culpa das empresas remetentes, mas ontem fui _(III)_ agncia de correios e o carteiro que distribui _(IV)_ correspondncia na rea alegou que tinha estado doente. Sobre o preenchimento das lacunas, afirma-se que (A) em (I), usa-se , pois a sentena se inicia com uma preposio. (B) em (II), usa-se , pois o complemento do verbo chegar introduzido com a preposio a. (C) em (III), usa-se , pois h a juno da preposio a com o artigo definido a. (D) em (IV), usa-se , pois correspondncia uma palavra feminina. (E) nos quatro casos, no h a necessidade do emprego de .

37
No trecho Os sabores e cheiros das obras de Jorge Amado deram um tempero especial a essa Bienal Internacional do Livro... (www.g1.globo.com/Acesso em 25 ago. 2010), a(o) (A) palavra tempero est usada em sentido literal. (B) palavra Bienal indica evento anual realizado sobre livros. (C) expresso sabores e cheiros das obras refere-se s sensaes que as histrias evocam. (D) uso do pronome demonstrativo essa indica a primeira vez em que citada a Bienal. (E) plural do verbo motivado principalmente por causa do substantivo obras.

PROFESSOR DE LNGUA PORTUGUESA

10

40
importante que os alunos sejam expostos a vrios tipos de suportes e de gneros textuais. Os grficos ou quadros constituem um desses gneros. Observe o quadro abaixo.

42
Leia uma estrofe de A volta da Asa Branca, de Gilberto Gil. (...) A seca fez eu desertar da minha terra Mas felizmente Deus agora se alembrou De mandar chuva presse serto sofredor Serto das mui sria, dos home trabaiad. (...) Sobre a estrofe acima, considere as afirmativas abaixo. I - H inverses sintticas, prprias da linguagem potica. II - H tentativa de reproduzir na escrita um modo de falar. III - H erros involuntrios de ortografia. IV - O vocabulrio remete a uma regio do pas.

Est correto APENAS o que se afirma em (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) II e IV. (E) III e IV.

43
Observe os fragmentos abaixo sobre o acidente de um jatinho e ordene-os de modo que formem um texto coerente, completo e coeso. I A partir da leitura, conclui-se que (A) h uma multa de R$ 200,00 para o veculo que est sem os equipamentos obrigatrios. (B) existe um curso especfico para motoristas de transporte escolar. (C) um motorista de transporte escolar recebe em mdia R$150,00. (D) os veculos para transporte escolar devem ter no mximo 15 lugares. (E) os estudantes que usam o transporte escolar devem ter mais de 5 anos de idade. - O piloto ainda ficou rodando com o motor dentro dgua para chegar s pedras da cabeceira da pista. II - Eles escutaram um estrondo e depois perceberam a queda. III - Segundo pescadores, que ficam perto do antigo restaurante Albamar, a aeronave vinha de Botafogo em direo Ponte Rio-Niteri. IV - O jatinho chegou a decolar do Aeroporto Santos Dummont, mas, devido a uma pane, precisou retornar pista e acabou caindo na gua e causando enorme rudo.
Disponvel em: www.oglobo.com. Acesso em: 12 ago. 2010.

41
A nota jornalstica Gigantismo 2, do Jornal do Brasil de 14/08/2010, informa que Uma pesquisa realizada pelo Google divulgou que o mundo est a um passo de ter 130 milhes de livros. Dentre as opes abaixo, aquela que substitui adequadamente a expresso destacada, sem alterao do sentido, (A) para ganhar. (B) para demonstrar. (C) para perfazer. (D) prestes a alcanar. (E) em face de possuir.

A sequncia correta, de cima para baixo, (A) I - IV - III - II. (B) II - I - III - IV. (C) III - IV - I - II. (D) IV - III - II - I. (E) IV - III - I - II.

44
Estabelece relao de hiperonmia/hiponmia, nessa ordem, o seguinte par de palavras: (A) estrondo rudo. (B) pescador trabalhador. (C) pista aeroporto. (D) piloto comissrio. (E) aeronave jatinho.

11

PROFESSOR DE LNGUA PORTUGUESA

Texto II A= quer dizer... os meios de comunicao... a... a dominao... onde eu digo... a dominao comea onde// nos meios de comunicao... a eles fala assim... bom... greve coisa de agitador... de comunista... de no sei o qu... o pessoal guarda isso... falou em greve eles tm a resposta... que nem computador... voc d dados... n? d dados... e a brum, brum, brum.... vem tudo... E o funcionrio explorado no tem direito de...de... reivindicar. B= greve sinnimo disso a. a na hora que u- a... pessoa desprovida de raciocnio ela fala assim... greve... automaticamente o crebro joga a resposta... A= ah isso baderna... B= ...assim mesmo.

47
Considerando-se a fidelidade aos fatos narrados e a qualidade gramatical do Texto II, a redao que descreve uma possibilidade apropriada de transposio da primeira fala de A para o registro escrito culto da lngua : (A) A dominao comea nos meios de comunicao. A populao, acreditando nisso, automaticamente reproduz a ideia de que greve coisa de agitador, de comunista. (B) A dominao, comea nos meios de comunicao. A populao acredita nisso, e automaticamente reproduz a ideia de que greve coisa de agitador, de comunista. (C) A dominao comea nos meios de comunicao, onde a populao acredita nisso, e reproduz automaticamente a ideia que greve coisa de agitador, de comunista. (D) A dominao comea nos meios de comunicao. A populao acredita e, automaticamente reproduz que greve coisa de agitador, de comunista. (E) A dominao comea nos meios de comunicao, nos quais se veicula a ideia de que greve coisa de agitador, de comunista. A populao, acreditando nisso, reproduz essa noo.

10

BERNARDO, Sandra. Foco e ponto de vista na conversa informal. Rio de Janeiro: UFRJ, p. 198.

45
O Texto II reproduz a conversao de dois locutores, A e B. A partir da leitura desse fragmento, conclui-se que (A) a inteligibilidade do texto prejudicada pelo excesso de pausas, repeties, hesitaes e sobreposies de falas. (B) a existncia de termos ou de frases que no obedecem ao padro culto da lngua compromete a legibilidade do texto. (C) a legibilidade do texto assegurada pelo contexto e pelo compartilhamento de conhecimentos entre os locutores. (D) o entendimento entre os falantes perturbado pela existncia de frases incompletas e digresses tpicas. (E) os locutores s conseguem se entender porque h repetio de termos e as frases se complementam umas s outras.

48
O fragmento transcreve, o mais fielmente possvel, a fala de dois informantes, registrando, inclusive, termos ou expresses que no obedecem ao padro culto da lngua. Nesse trecho, est em DESACORDO com a norma culta padro da lngua a (A) flexo verbal. (B) regncia verbal. (C) colocao pronominal. (D) concordncia verbal. (E) concordncia nominal.

46
O Texto II reproduz a interao de dois locutores e, por isso, as reticncias sinalizam pausas, hesitaes e fragmentaes. Caso o texto seja transposto para a lngua escrita padro, sero obrigatrios os seguintes procedimentos, EXCETO (A) uso do sinal grfico travesso para sinalizar todas as situaes em que se reporta a fala de algum. (B) eliminao de elementos lingusticos que remetem para o contexto, como, por exemplo, ...assim... ( . 4) e ...a... ( . 4) (C) substituio da onomatopeia ...brum brum brum... ( . 8) por palavras ou expresses de sentido equivalente. (D) descarte de termos como ...n? ( . 8) e bom... ( . 4), que, na lngua oral, so enfticos ou tm funo interativa. (E) correo dos problemas de norma culta eventualmente presentes na fala do entrevistado A.

49
Dentre as frases abaixo, aquela em que a palavra explorao foi usada com o mesmo significado com que aparece no Texto II, em ...funcionrio explorado... ( . 9), : (A) Recentemente, nova aeronave foi enviada para a explorao da ilha. (B) A explorao de petrleo causa grande prejuzo ao solo da regio. (C) O Governo vem implementando recursos para a explorao de minrio. (D) Todos acharam abusiva a explorao do marido pela esposa. (E) constante a explorao de recursos naturais na floresta amaznica.

PROFESSOR DE LNGUA PORTUGUESA

12

50
Leia a histria em quadrinhos abaixo.

O Globo. 14 ago. 2010.

Com relao aos quadrinhos, considere as afirmativas abaixo. I II - No segundo quadrinho, a prclise do pronome est de acordo com o padro do Portugus falado no Brasil. - A organizao discursiva que o caramujo apresenta, no terceiro quadrinho, adequada para preenchimento de agenda. III - A elipse do objeto direto na exposio do caramujo para tarde e noite obscurece a interpretao do texto. IV - O comentrio da joaninha, no terceiro quadrinho, irnico. Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II e III, apenas. (C) III e IV, apenas. (D) I, II e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

13

PROFESSOR DE LNGUA PORTUGUESA

________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________
PROFESSOR DE LNGUA PORTUGUESA

U
14

You might also like