You are on page 1of 2

Em que medida a indstria cultural interfere na realidade da educao contempornea

Conhecida como Industria Cultural, entidades de origem capitalista, que trabalham com meios de difuso em massa, atuam nas reas de cultura e divertimentos, sendo que visam o lucro. Os alemes: Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, criaram o termo Industria Cultural, em um perodo que a economia era baseada no consumo de bens, os meios de comunicao, de massa e a cultura surgem com funes do fenmeno da industrializao.

A indstria cultural esta interferindo na educao contempornea em todo seguimento, trazendo a modernidade como tema principal, que um dos temas mais importantes em uma sociedade capitalista. Ela tem o domnio de divulgar o que mais interessa para o seu crescimento, deixando a sociedade um tanto quanto alienada dos problemas mais prioritrios da nossa sociedade. A televiso e as redes sociais esto acessveis a todos gratuitamente, o que torna o consumismo destes produtos, por educandos e educadores obrigatrios, pois so recursos de fcil acesso. Com o interesse das comunidades e grupos sociais, cada vez mais por tecnologia h uma forte tendncia do crescimento da industria cultural.
Pierre Bourdieu .. afirma nossos apresentadores de jornais televisivos, nossos animadores de debates, nossos comentaristas esportivos, tornam-se pequenos diretores de conscincia.

Desse modo cada vez mais somos influenciados pela mdia, que vai trabalhando no sentido do interesse de grupos com grande poder financeiro, que de certo forma acabam por impor a nossas opes de consumo e cultura, sem uma pesquisa prvia do que seria o mais necessrio a nossa sociedade neste momento. A escola no pode abolir totalmente esses meios de comunicao tecnificados, pois eles tem o seu lado positivo, como por exemplo a condio de consulta praticamente em tempo real dos problemas da nossa sociedade. Com uma anlise mais apurada pode se avaliar os contedos que mais relevncia tenha para aquela comunidade, a fim de aumentar a eficincia das praticas pedaggicas, utilizando se de contedos teis e reais. Mesmo assim ainda existem interferncias da indstria cultural, no que se refere ao material didtico e aos pacotes de programas direcionados aos educadores, os quais atualmente esto perdendo espao no desenvolvimento dos seus projetos, fomentando assim a desmotivao, por serem obrigados a cumprir decises de outros, em prejuzo ao ensino. Assim como a autora Eliziaria e Luzi dizem o problema que nos acomodamos, em receber ordens sem question-las, e saber o porqu. A nossa conscincia critica pouco utilizada , muitas vezes, ficamos calados deixando os fatos acontecerem, e s depois que percebemos, que poderamos ter provocado alguma transformao. A industria cultural brasileira muito influenciada por sociedades estrangeiras, que definem como modo de vida um sistema capitalista, onde a cultura passa a ser um objeto de comercializao e o lucro o principal objetivo. A inteligncia da indstria cultural est na

promoo de produtos de consumo, principalmente em massa, onde h a idealizao do esforo no sentido de tocar na inconscincia das pessoas. A dialtica do esclarecimento, termo esse utilizado pelos autores Adorno e Horkheiner, que apontam para uma massificao do conhecimento atravs de facilidade do acesso das pessoas ao ensino, que est formando profissionais cada vez menos capacitados, pois pode no haver o devido cuidado de selecionar os assuntos assim como a qualidade dos contedos. Ao mesmo tempo que no h onde aplicar todo conhecimento adquirido, havendo um direcionamento no ganho de capital, em detrimento das transformaes necessrios nossa sociedade. Embora haja extrema influncia dos meios de comunicao e da industria da cultura, os alunos tem condies de discernimento do que assimilar ou no, h livre arbtrio para escolha dos assuntos mais interessantes e que tenham capacidade de transformao social. Seno a prpria educao poder sucumbir, ento a iniciativa dos alunos fundamental auto reflexo.

Temos por finalidade, a reflexo como a principal, transmissora do nossas atitudes quanto a educao.

Referencia: Reis, M. L. - A educao como indstria cultural: um negcio em expanso. Em: http://www.rieoei.org/rie36a04.htm. Acessado em: 16/09/2013 A indstria cultural invade a escola brasileira, escrito por Eliziara Medrano e Lucy Valentim disponvel em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622001000200007>. Acesso em 16/09/2013.

You might also like