You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN

PR

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Curitiba Departamento de Qumica e Biologia Disciplina: ANLISE DE CONTAMINANTES AMBIENTAIS Determinao de AMNIA

Prof. Colombo

1- INTRODUO DEFINIO: Nitrognio amoniacal corresponde ao nitrognio proveniente de um composto derivado do amonaco. normalmente expresso em miligramas de nitrognio por litro (NBR 9896/1993). Em uma anlise de gua os compostos de nitrognio so registrados como: nitrognio orgnico, nitrognio amoniacal, nitrognio Kjeldahl, nitrato, nitrito. A presena de compostos de nitrognio na gua usualmente admitida como indicao da presena de matria orgnica. A amnia a mais reduzida forma de nitrognio orgnico em gua e inclui NH3 (amnia) e NH4+ (on amnio) dissolvidos. Embora a amnia seja somente um pequeno componente no ciclo total do nitrognio, esta contribui para a fertilizao da gua tendo em vista que o nitrognio um essencial nutriente para as plantas. guas naturais contm concentraes de nitrognio amoniacal inferiores a 0,1 mg/L. A amnia uma substncia txica no persistente e no cumulativa e sua tipicamente baixa concentrao no afeta ao homem nem a mamferos em geral. Peixes so mortos por asfixia em guas com grande quantidade de amnia, pois esta reduz a capacidade de transporte de oxignio do sangue destes animais.. Sais de amnia destroem os concretos, e a interao da amnia com o cloro, pode afetar a eficincia da desinfeco da gua. 2- OBJETIVO Determinar o teor de amonia em amostras de gua para abastecimento pblico e guas naturais em geral, atravs do mtodo do fenato. 3- METODOLOGIA Materiais 5 bales volumtricos de 250 mL 7 erlenmeyer de 125 mL pipetas graduadas de 5 mL 1 pipeta graduada de 10 mL pipetas volumtricas de 1, 2, 5, 25 mL 1 basto de vidro 1 funil papel de filtro 1 erlenmeyer e 250 mL espectrofotmetro UV-Vis (=640 nm) Funil Reagentes Soluo Padro de NH3 (1 mL= 0,01mg NH3 em N) Soluo de fenol (semanalmente) Soluo de nitroprussiato de sdio 5% Soluo oxidante (obs: preparar no dia do uso)

1) Preparar a Curva de Calibrao a) Preparar diluies da soluo padro de N-NH3 10 mg/L, diluindo 1, 2, 3, 4, 5 mL desta soluo para 250 mL em bales volumtricos. Desta forma sero obtidas as solues: 0,04, 0,08, 0,12, 0,16 e 0,20 mg/L, de amnia. b) Transferir 25 mL de cada uma destas solues para frascos erlenmeyers de 125 mL.

c) Adicionar promovendo mistura aps cada adio: 1 mL da soluo de fenol, 1 mL da soluo de nitroprussiato de sdio, e 2,5 mL da soluo oxidante (OBS.- preparar no dia do uso: 100 mL de citrato alcalino e 25 mL de NaClO). d) Cobrir os padres com um plstico e deixar desenvolver colorao em ambiente com pouca luz e temperatura de 22 a 27 0C por 1 hora. e) Empregar a prova em branco (25 ml de gua destilada + reagentes conforme item 1c) para zerar o espectrofotmetro. f) Construir uma curva de absorbncia vs mg NH3 em N /L. g) Elaborar uma nova curva de calibrao cada vez que forem preparados ou utilizados novos reagentes ou aps alguma alterao no aparelho. 2) Determinao de amnia na amostra a) Filtrar a amostra e transferir 25 mL desta para um frasco erlenmeyer. b) Adicionar promovendo mistura aps cada adio: 1 mL da soluo de fenol, 1 mL da soluo de nitroprussiato de sdio, e 2,5 mL da soluo oxidante. c) Cobrir a amostra com um plstico e deixar desenvolver colorao em ambiente com pouca luz e temperatura de 22 a 27 0C, por 1 hora. d) A cor estvel por 24 horas. e) Medir a absorbncia em 640 nm utilizando o branco para zerar o espectrofotmetro. 4- EXPRESSO DOS RESULTADOS O resultado final obtido diretamente da curva de calibrao, em mg N-NH3/L, multiplicado pelo fator de diluio correspondente, quando necessrio. 5- REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. Associao Brasileira de Normas Tcnicas- ABNT/ NBR 9896/1993. 2. McNeely, R. N., Neimanis, V. P. e Dwyer, L., Water Quality Sourcebook, (1979). 3. Standard Methods, 18aedio, (1995).

You might also like