You are on page 1of 10

DA ORGANIZAO DO ESTADO E DOS PODERES I - DA ESTRUTURA BSICA DA FEDERAO ENTIDADES COMPONENTES DA FEDERAO BRASILEIRA 1) Componentes do Estado Federal: a organizao

poltico-administrativa compreende, como se v no art. 18, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. 2) Braslia: a capital federal; assume uma posio jurdica especfica no conceito brasileiro de cidade; o plo irradiante, de onde partem, aos governados, as decises mais graves, e onde acontecem os fatos decisivos para os destinos do Pas.

3) A posio dos territrios: no so mais considerados componentes da federao; a CF lhes d posio correta, de acordo com sua natureza de mera-autarquia, simples descentralizao administrativo-territorial da Unio, quando os declara integrantes desta (art. 18, 2). 4) Formao dos Estados: no h como formar novos Estados, seno por diviso de outro ou outros; a Constituio prev a possibilidade de transformao deles por incorporao entre si, por subdiviso ou desmembramento quer para se anexarem a outros, quer para formarem novos Estados, quer, ainda, para formarem Territrios Federais, mediante aprovao da populao diretamente interessada, atravs de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar, ouvidas as respectivas Assemblias Legislativas (art. 18, 3, combinado com o art. 48, VI).

5) Os Municpios na Federao: a interveno neles da competncia dos Estados, o que mostra serem vinculados a estes, tanto que sua criao, incorporao, fuso e desmembramento, far-se-o por lei estadual, dentro do perodo determinado por lei complementar federal (EC-15/96), e dependero de plebiscito.

6) Vedaes constitucionais de natureza federativa: o art. 19 contm vedaes gerais dirigidas Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios; visam o equilbrio federativo; a vedao de criar distines entre brasileiros coliga-se com o princpio da igualdade; a paridade federativa encontra apoio na vedao de criar preferncia entre os Estados.

DA REPARTIO DE COMPETNCIAS 7) O problema da repartio de competncias federativas: a autonomia das entidades

federativas pressupe repartio de competncias para o exerccio e desenvolvimento de sua atividade normativa; a CF/88 estruturou um sistema que combina competncias exclusivas, privativas e principio-lgicas com competncias comuns e concorrentes. 8) O princpio da predominncia do interesse: segundo ele, Unio cabero aquelas matrias e questes de predominante interesse geral, nacional, ao passo que aos Estados tocaro as matrias e assuntos de predominante interesse regional, e aos Municpios concernem os assuntos de interesse local. 9) Tcnicas de repartio de competncias: as constituies solucionavam o problema mediante a aplicao de 3 tcnicas, que conjugam poderes enumerados e poderes reservados, que consistem: a) na enumerao dos poderes da Unio, reservando-se aos Estados os remanescentes; b) na atribuio dos poderes enumerados aos Estados e dos remanescentes Unio; c) na enumerao das competncias das entidades federativas. 10) Sistema da Constituio de 1988: busca realizar o equilbrio federativo, por meio de uma repartio de competncias que se fundamenta na tcnica da enumerao dos poderes da Unio (21 e 22), com poderes remanescentes para os Estados (25, 1) e poderes definidos indicativamente aos Municpios (30), mas combina possibilidades de delegao (22, par. nico).

11) Classificao das competncias: competncia a faculdade juridicamente atribuda a uma entidade ou a um rgo ou agente do Poder Pblico para emitir decises; competncias so as diversas modalidades de poder de que se servem os rgos ou entidades estatais para realizar suas funes; podemos classific-las em 2 grandes grupos com suas subclasses: 1) competncia material, que pode ser exclusiva (21) e comum (23); 2) competncia legislativa, que pode ser exclusiva (25, 1 e 2), privativa (22), concorrente (24) e suplementar (24, 2); sob outro prisma podem ser classificadas quanto: forma ou processo de sua distribuio: enumerada, reservada ou remanescente e residual e implcita; ao contedo: econmica, social, politico-administrativa, financeira e tributria; extenso: exclusiva, privativa, comum, cumulativa ou paralela, concorrente e suplementar; origem: originria e delegada.

12) Sistema de execuo de servios: o sistema brasileiro o de execuo imediata; cada entidade mantm seu corpo de servidores pblicos destinados a executar os servios das respectivas administraes (37 e 39); incumbe lei complementar fixar normas para a cooperao entre essas entidades, tendo em vista o equilbrio do desenvolvimento e do bem-estar em mbito nacional (23, par. nico).

13) Gesto associada de servios pblicos: a EC-19/98 deu novo contedo ao art. 241, estabelecendo o seguinte: as entidades disciplinaro por meio de consrcios pblicos e convnios de cooperao entre os federados, autorizando a gesto associada de servios pblicos, bem como a transferncia total ou parcial de encargos, servios, pessoal e bens essenciais continuidade dos servios transferidos.

DA INTERVENO NOS ESTADOS E NOS MUNICPIOS 14) Autonomia e equilbrio federativo: autonomia a capacidade de agir dentro de crculo preestabelecido (25, 29 e 32); nisso que verifica-se o equilbrio da federao; esse equilbrio realiza-se por mecanismos institudos na constituio rgida, entre os quais sobreleva o da interveno federal nos Estados e dos Estados nos municpios (34 a 36). 15) Natureza da interveno: interveno ato poltico que consiste na incurso da entidade interventora nos negcios da entidade que a suporta; anttese da autonomia; medida excepcional, e s h de ocorrer nos casos nela taxativamente e indicados como exceo no princpio da no interveno (art. 34).

INTERVENO FEDERAL NOS ESTADOS E NO DISTRITO FEDERAL 16) Pressupostos de fundo da interveno; casos e finalidades: constituem situaes crticas que pem em risco a segurana do Estado, o equilbrio federativo, as finanas estaduais e a estabilidade da ordem constitucional; tem por finalidade: a) a defesa do Estado, para manter a integridade nacional e repelir invaso estrangeira (34, I e II); b) a defesa do princpio federativo, para repelir invaso de uma unidade em outra, pr termo a grave comprometimento da ordem pblica e garantir o livre exerccio de qualquer dos poderes nas unidades da federao; c) a defesa das finanas estaduais, sendo permitida interveno quando for suspensa o pagamento da dvida fundada por mais de 2 anos, deixar de entregar aos Municpios receitas tributrias; d) a defesa da ordem constitucional, quando autorizada a interveno nos casos dos incisos VI e VII do art. 34.

17) Pressupostos formais: constituem pressupostos formais da interveno o modo de efetivao, seus limites e requisitos; efetiva-se por decreto do Presidente, o qual especificar a sua amplitude, prazo e condies de execuo, e se couber, nomear o interventor ( 36, 1).

18) Controle poltico e jurisdicional da interveno: segundo a art. 49, IV, o CN no se limitar a tomar cincia do ato de interveno, pois ele ser submetido a sua apreciao, aprovando ou rejeitando; se suspender, esta passar a ser ato inconstitucional (85, II); o controle jurisdicional acontece nos casos em que ele dependa de solicitao do poder coacto ou impedido ou de requisio dos Tribunais.

19) Cessao da interveno: cessados os motivos da interveno, as autoridades afastadas de seus cargos a eles voltaro, salvo impedimento legal (36, 4). 20) Responsabilidade civil do interventor: o interventor figura constitucional e autoridade federal, cujas atribuies dependem do ato interventivo e das instrues que receber da autoridade interventora, quando, nessa qualidade, executa atos e profere decises que prejudiquem a terceiros, a responsabilidade civil pelos danos causados da Unio (37, 6); no exerccio normal e regular da Administrao estadual, a responsabilidade imputada ao Estado.

INTERVENO NOS MUNICPIOS 21) Fundamento constitucional: fica tambm sujeito a interveno na forma e nos casos previstos na Constituio (art. 35). 22) Motivos para a interveno nos Municpios: o princpio aqui tambm o da no interveno, de sorte que esta s poder licitamente ocorrer nos estritos casos indicados no art. 35. 23) Competncia para intervir: compete ao Estado, que se faz por decreto do Governador; o decreto conter a designao do interventor (se for o caso), o prazo e os limites da medida, e ser submetido apreciao da Assemblia Legislativa, no prazo de 24 horas.

II - DO GOVERNO DA UNIO DA UNIO COMO ENTIDADE FEDERATIVA 24) Conceito de Unio: a entidade federal formada pela reunio das partes componentes, constituindo pessoa jurdica de Direito Pblico interno, autnoma em relao s unidades federadas e a cabe exercer as prerrogativas da soberania do Estado brasileiro.

25) Unio federal e Estado federal: a Unio, na ordem jurdica, s preside os fatos sobre que incide sua competncia; o Estado federal, juridicamente, rege toda a vida no interior do Pas, porque abrange a competncia da Unio e a das demais unidades autnomas referidas no art. 18.

26) Posio da Unio no Estado federal: constitui aquele aspecto unitrio que existe em toda organizao federal, pois se no houvessem elementos unitrios no teramos essncia do Estado, como instituio de Direito Internacional.

27) Unio e pessoa jurdica de Direito Internacional: o Estado federal que a pessoa jurdica de Direito Internacional; quando se diz que a Unio pessoa jurdica de Direito Internacional, refere-se a 2 coisas: as relaes internacionais do Estado realizam-se por intermdio de rgos da Unio, integram a competncia deste (art. 21, I a IV), e os Estados federados no tem representao nem competncia em matria internacional. 28) Unio como pessoa jurdica de direito interno: nessa qualidade, titular de direitos e sujeitos de obrigaes; est sujeita responsabilidade pelos atos que pratica, podendo ser submetida aos Tribunais; como tal, tem domiclio na Capital Federal (18, 1); para fins processuais, conforme o caso (109, 1 a 4). 29) Bens da Unio: ela titular de direito real, e pode ser titular de direitos pessoais; o art. 66, III, do CC. declara que os bens pblicos so os que constituem o patrimnio da Unio, dos Estados ou Municpios, como objeto de direito pessoal, ou real de cada uma dessa entidades; o art. 20 da CF estatui quais so esses bens.

COMPETNCIAS DA UNIO 30) Noo: a Unio dispe de competncia material exclusiva conforme ampla enumerao de assuntos no art. 21, de competncia legislativa privativa (art. 22), de competncia comum (art. 23) e, ainda, de competncia legislativa concorrente com os Estados sobre temas especificados no art. 24.

31) Competncia internacional e competncia poltica: internacional a que est indicada no art. 21, atendendo os princpios consignados no art. 4; de natureza poltica de competncia exclusiva so as seguintes: poder de decretar estado de stio, de defesa e a interveno; poder de conceder anistia; poder de legislar sobre direito eleitoral. 32) Competncia econmica: a) elaborar e executar planos nacionais e regionais de desenvolvimento econmico; b) estabelecer reas e as condies para o exerccio de garimpagem;

c) intervir no domnio econmico, explorar atividade econmica e reprimir abusos do poder econmico; d) explorar a pesquisa e a lavra de recursos minerais; e) monoplio de pesquisa, lavra e refinao do petrleo; f) monoplio da pesquisa e lavra de gs natural; g) monoplio do transporte martimo do petrleo bruto; h) da pesquisa, lavra, enriquecimento, reprocessamento, industrializao e comrcio de minrios nucleares; i) a desapropriao por interesse social, nos termos dos art. 184 a 186; j) planejar e executar, na forma da lei, a poltica agrcola; k) legislar sobre produo e consumo.

33) Competncia social: a) elaborar e executar planos nacionais de regionais de desenvolvimento social; b) a defesa permanente contra calamidades pblicas; c) organizar a seguridade social; d) estabelecer polticas sociais e econmicas, visando a sade; e) regular o SUS; f) regulamentar as aes e servios de sade; g) estabelecer a previdncia social; h) manter servios de assistncia social; i) legislar sobre direito social em suas vrias manifestaes.

34) Competncia financeira e monetria: a administrao financeira continuar sob o comando geral da Unio, j que a ela cabe legislar sobre normas gerais de Direito tributrio e financeiro e sobre oramento, restando as outras entidades a legislao suplementar.

35) Competncia material comum: muitos assuntos do setor social, referidos antes, no lhe cabem com exclusividade; foi aberta a possibilidade das outras entidades compartilharem com ela da prestao de servios nessas matrias, mas, principalmente, destacou um dispositivo (art. 23) onde arrola temas de competncia comum. 36) Competncia legislativa: toda matria de competncia da Unio suscetvel de regulamentao mediante lei (ressalvado o disposto nos arts. 49, 51 e 52), conforme o art. 48; mas os arts. 22 e 24 especificam seu campo de competncia legislativa, que considerada em 2 grupos: privativa e concorrente. ORGANIZAO DOS PODERES DA UNIO 37) Poderes da Unio: so, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. (art. 2). 38) Sistema de governo: so tcnicas que regem as relaes entre o Legislativo e o Executivo no exerccio das funes governamentais; so 3 os sistemas bsicos, o presidencial, o parlamentar e o convencional; vamos discorrer sobre algumas caractersticas de cada sistema: Presidencialismo; o Presidente exerce o Poder Executivo, acumula as funes de Chefe de Estado, Chefe de Governo e Chefe da Administrao; cumpre um mandato

por tempo fixo; o rgo do Poder Legislativo no Parlamento; eventual plano de governo, mesmo quando aprovado por lei, depende exclusivamente da coordenao do Presidente, que o executar ou no, bem ou mal, sem dar satisfao jurdica a outro poder. Parlamentarismo, tpico das monarquias constitucionais; o Executivo se divide em duas partes: um Chefe de Estado e um Primeiro Ministro.

DO PODER LEGISLATIVO 39) O Congresso Nacional: a funo legislativa de competncia da Unio exercida pelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, integrados respectivamente por deputados e senadores; no bicameralismo brasileiro, no h predominncia substancial de uma cmara sobre outra.

40) A Cmara dos Deputados: compe-se de representantes do povo, eleitos em cada Estado e no Distrito Federal pelo sistema proporcional; a CF no fixa o nmero total de Deputados Federais, deixando isso e a representao por Estados para serem estabelecidos por lei complementar; fazendo-o proporcionalmente populao. 41) O Senado Federal: compe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, elegendo, cada um, 3 Senadores (com 2 suplentes cada), pelo princpio majoritrio, para um mandato de 8 anos, renovando-se a representao de 4 em 4 anos, alternadamente, por um e dois teros (art. 46). 42) Organizao interna das Casas do Congresso: elas possuem rgo internos destinados a ordenar seus trabalhos; cada uma deve elaborar seu regimento interno, dispor sobre sua organizao, funcionamento, polcia, criao, transformao ou extino de cargos, empregos e funes de seus servios e fixao da respectiva renumerao, observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias; no h interferncia de uma em outra, nem de outro rgo governamental.

43) Comisso representativa: instituda no art. 58, 4; sua funo representar o CN durante o recesso parlamentar; haver apenas uma, eleita por suas casas na ltima sesso ordinria do perodo legislativo.

FUNCIONAMENTO E ATRIBUIES 44) Funcionamento do Congresso Nacional: o CN desenvolve sua atividades por legislatura, sesses legislativas ordinrias ou extraordinrias, sesses ordinrias e extraordinrias; a legislatura tem a durao de 4 anos, incio ao trmino do mandato dos membros da Cmara dos Deputados (44, par. nico); o Senado contnuo por ser renovvel parcialmente em cada perodo de 4 anos (46, 2);

sesso legislativa ordinria o perodo em que deve estar reunido o Congresso para os trabalhos legislativos (15.02 a 30.06 e 01.08 a 15.12); esses espaos de tempo entre as datas constituem o recesso parlamentar, podendo, durante ele, ser convocada sesso legislativa extraordinria; sesses ordinrias so as reunies dirias que se processam no dias teis; Reunies conjuntas so as hipteses que a CF prev (57, 3), caso em que a direo dos trabalhos cabe Mesa do Congresso Nacional (57, 5); Quorum para deliberaes: as deliberaes de cada Casa ou do Congresso em cmaras conjuntas, sero tomadas por maioria de votos, presente a maioria de seus membros, salvo disposio em contrrio (art. 47), que podem ser os casos que exigem maioria absoluta (arts. 55, 2, 66, 4 e 69), por trs quintos (60, 2) e por dois teros (51, I, 52, par.nico e 86). 45) Atribuies do Congresso Nacional: atribuies legislativas (48, 61 a 69), meramente deliberativas (49), de fiscalizao e controle (50, 2, 58, 3, 71 e 72, 166, 1, 49, IX e X, 51, II e 84, XXIV), de julgamento de crime de responsabilidade (51, I, 52, I e II, 86) e constituintes (60).

PROCEDIMENTO LEGISLATIVO

46) Conceito e objeto: entende-se o conjunto de atos (iniciativa, emenda, votao, sano, veto) realizados pelos rgos legislativos visando a formao das leis constitucionais, complementares e ordinrias, resolues e decretos legislativos; tem por objeto (art. 59) a elaborao de emendas Constituio, leis complementares, ordinrias, delegadas, medidas provisrias, decretos legislativos e resolues.

47) Atos do processo legislativo: a) iniciativa legislativa: a faculdade que se atribui a algum ou a algum rgo para apresentar projetos de lei ao Legislativo; b) emendas: constituem proposies apresentadas como acessria a outra; sugerem modificaes nos interesses relativos matria contida em projetos de lei; c) votao: constitui ato coletivo das casas do Congresso; o ato de deciso (65 e 66) que se toma por maioria de votos, simples ou absoluta, conforme o caso; d) sano e veto: so atos legislativos de competncia exclusiva do Presidente; somente recaem sobre projeto de lei; sano a adeso; veto a discordncia com o projeto aprovado. 48) Procedimento legislativo: o modo pelo qual os atos do processo legislativo se realizam, distingue-se em: 1) Procedimento legislativo ordinrio: o procedimento comum, destinado elaborao das leis ordinrias; desenvolve-se em 5 fases, a

introdutria, a de exame do projeto nas comisses permanentes, a das discusses, a decisria e a revisria; 2) legislativo sumrio: se o Presidente solicitar urgncia, o projeto dever ser apreciado pela Cmara dos Deputados no prazo de 45 dias, a contar do seu recebimento; se for aprovado na Cmara, ter o Senado igual prazo; 3 3) legislativos especiais: so os estabelecidos para a elaborao de emendas constitucionais, de leis financeiras, de leis delegadas, de medidas provisrias e de leis complementares.

ESTATUTO DOS CONGRESSISTAS 49) Contedo: entende-se como o conjunto de normas constitucionais, que estatui o regime jurdico dos membros do CN, prevendo suas prerrogativas e direitos, seus deveres e incompatibilidades (53 a 56). 50) Prerrogativas: a CF/88 restituiu aos parlamentares suas prerrogativas bsicas, especialmente a inviolabilidade e a imunidade, mantendo-se o privilgio de foro e a iseno do servio militar e acrescentou a limitao do dever de testemunhar. a inviolabilidade a excluso de cometimento de crime por parte de parlamentares por suas opinies, palavras e votos (53); a imunidade no exclui o crime, antes o pressupe, mas impede o processo; privilgio de foro os parlamentares s sero submetidos a julgamento, em processo penal, perante o STF (53, 4); limitao ao dever de testemunhar os parlamentares no sero obrigados a testemunhar sobre informaes recebidas ou prestadas em razo do exerccio do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informaes (53, 5); iseno do servio militar mesmo que o congressista queira incorporar-se s Foras Armadas, em tempo de guerra, no poder faz-lo por sua exclusiva vontade, salvo se renunciar o mandato. 51) Direitos: os congressistas tm direitos genricos decorrentes de sua prpria condio parlamentar, como os de debater matrias submetidas sua Cmara e s comisses, pedir informaes, participar dos trabalhos, votando projetos de lei, salvo impedimento moral por interesse pessoal ou de parente prximo na matria em debate, tudo na forma regimental. 52) Incompatibilidades: so as regras que impedem o congressista de exercer certas ocupaes ou praticar certos atos cumulativamente com seu mandato; so impedimentos referentes ao exerccio do mandato; no interditam candidaturas, nem anulam a eleio, so estabelecidas no art. 54; podem ser funcionais, negociais, polticas e profissionais. 53) Perda do mandato: seu regime jurdico disciplina hipteses em que ficam sujeitos perda do mandato, que se dar por: cassao a decretao da perda do mandato, por ter o seu titular incorrido em falta funcional, definida em lei e punida com esta sano (art. 55, I, II e VI);

extino do mandato o perecimento pela ocorrncia de fato ou ato que torna automaticamente inexistente a investidura eletiva, tais como a morte, a renncia, o no comparecimento a certo nmero de sesses expressamente fixado, perda ou suspenso dos direitos polticos (55, III, IV e V).

You might also like