You are on page 1of 4

TEMA: A Pennsula Ibrica Lugar de Passagem e de Fixao | Ambiente Natural e Primeiros Povos

Ficha Informativa 5 Ano Histria e Geografia de Portugal

Formas de representar a Terra


A Terra tem a forma de uma esfera e, por isso, o globo* a forma mais fiel de representar a superfcie terrestre. Um mapa onde est representada toda a superfcie terrestre chama-se planisfrio*. Globo Planisfrio A Terra constituda por continentes* e oceanos*. considerada um planeta azul uma vez que a maior parte da superfcie terrestre composta pelos oceanos, os continentes ocupam cerca de um quarto.

D A B 4 E

1 2

3 B C 6 5

Continentes 1 Europa 2 frica 3 sia 4 Amrica 5 Ocenia 6 - Antrctida

Oceanos A Atlntico B Pacfico C ndico D Glacial rctico E Glacial Antrctico

Norte

Plo Norte Hemisfrio Norte Equador Hemisfrio Sul Plo Sul

Para nos ajudar a localizar os lugares da Terra so traadas linhas no globo e nos mapas, como o caso do Equador* que divide a Terra em duas partes iguais: o Hemisfrio* Norte e o Hemisfrio Sul. Mas, para a orientao, tambm importante utilizarmos a Rosa-dosventos*, que permite localizar os lugares relativamente uns aos outros.

NO-Noroeste

NE-Nordeste

Oeste

Este

SO-

Sudoeste Sul

SE-Sudeste

necessrio ter sempre em ateno, quando observamos um mapa, os seguintes aspectos: o ttulo que informa o que est representado, a legenda que d informao do significado dos sinais ou cores utilizadas, a orientao que indica o norte e a escala que indica o nmero de vezes que a realidade foi reduzida. Conceitos:

A Pennsula Ibrica no Mundo


A Europa localiza-se a norte do Equador, ou seja, no Hemisfrio Norte. A Pennsula* Ibrica situa-se no extremo sudoeste da Europa, entre o oceano Atlntico e o Mar Mediterrneo. Encontra-se ligada ao resto do continente europeu pelos montes Pirenus. Limites da Pennsula Ibrica: Norte e Nordeste: oceano Atlntico e Pirenus. Este: mar Mediterrneo. Sul: oceano Atlntico e mar Mediterrneo. Oeste: oceano Atlntico.

Pennsula Ibrica

Pennsula Ibrica

Globo: Forma redonda ou esfrica, representa mais fielmente a Terra quanto sua dimenso e distribuio dos continentes e oceanos. Planisfrio: Representao plana da superfcie terrestre. Continente: grande superfcie de terras envolvidas por oceanos. Oceanos: vasta extenso de gua salgada. Equador: linha imaginria que divide a Terra em duas partes iguais e est mesma distncia dos plos. Hemisfrio: as duas metades em que se divide a Terra, separados pela linha do Equador. Existe o Hemisfrio Norte e o Hemisfrio Sul. Rosa-dos-Ventos: conjunto dos pontos cardeais e colaterais.

Tal como a Pennsula Ibrica, no continente europeu encontramos mais pennsulas: a Pennsula Escandinava, a Pennsula Balcnica e a Pennsula Itlica.
Pennsula: poro de terra rodea- da de gua por todos os lados menos por um.

Caractersticas Naturais da Pennsula Ibrica


RELEVO E RIOS

A superfcie da Pennsula Ibrica apresenta formas de relevo* diferentes: montanhas*, planaltos* e plancies*. No centro da Europa existe um extenso planalto rodeado e atravessado por montanhas, onde os rios correm em vales* profundos. As principais cadeias montanhosas da Pennsula Ibrica so: Cordilheira Central (centro), Cordilheira Cantbrica (norte), Cordilheira Btica (sul), Cordilheira Ibrica e Pirenus (nordeste). As plancies localizam-se sobretudo no litoral. Os principais rios peninsulares so: Douro, Tejo, Guadiana e Guadalquivir que desaguam no oceano Atlntico. Ebro que desagua no mar Mediterrneo. Cada um deles e os seus afluentes formam uma rede/bacia hidrogrfica*. Clima No planeta Terra existem trs zonas climticas: Zona Quente: a que fica mais perto do Equador. Zonas Frias: as que ficam mais perto dos plos. Zonas Temperadas: as que se localizam entre a Zona Quente e as Zonas Frias. Pennsula Ibrica Zonas Climticas

Fig.6 1-Montanha 2-Planalto 3-Vale 4-Plancie

Zonas Climticas

Zona Atlntica: muito influenciada pelo Atlntico, pelos ventos e pelo relevo. Zona Interior ou Continental: Centro Zona Mediterrnea: Sul.

Conceitos: Relevo: diferentes formas que a superfcie terrestre apresenta. Plancie: grande superfcie de terreno plano e de muito pouca altitude. Planalto: grande superfcie de terreno plano ou ondulado de mdia ou grande altitude. Montanha: elevao de terreno que se destaca das terras circundantes pela sua altitude. Vale: espao compreendido entre dois montes no qual, geralmente, corre um rio. Rede ou Bacia Hidrogrfica: regio banhada por um rio e os seus afluentes. Temperatura: estado de aquecimento da atmosfera. Precipitao: quantidade de gua cada sob a forma de chuva, neve ou granizo. Vegetao Natural: conjunto de plantas primitivas que nasceram e se desenvolveram num lugar sem a interveno do Homem. Folha Caduca: as folhas caem no Outono e renascem na Primavera. Folha Persistente: tem folhas o ano todo. Recursos Naturais: riquezas existentes na Natureza que o Homem utiliza em seu prprio proveito.

Vegetao Natural A vegetao natural* varia de regio para regio pois depende da qualidade do solo e, acima de tudo, do clima. Regies mais frias e hmidas do Norte: carvalhos, castanheiros. Predomina as rvores de folha caduca*. Regies mais secas e quentes do Sul: sobreiro e azinheira. Predomina as rvores de folha persistente*. Recursos Naturais da Pennsula Ibrica Extensa costa martima e bom acesso ao mar. Possibilidade de desenvolvimento da pesca e o contacto com outros povos. Rios que permitia obter gua doce e peixe. Animais e aves para a alimentao. Florestas: frutos, razes e madeira. Minerais para fabricar utenslios e armas.

As Primeiras Comunidades Recolectoras A Pennsula Ibrica habitada pelo Homem desde h muitos milhares de anos. Os primeiros homens dependiam completamente da Natureza, ou seja, dos recursos naturais. Precisavam de se esforar muito para vencer os perigos e as dificuldades que os rodeavam. Lutavam pela sobrevivncia. Para sobreviver tinham de recolher da Natureza frutos, razes, folhas, pescavam e caavam eram recolectores *. Para se alimentarem, quando os recursos naturais acabavam num lugar tinham de se deslocar para outro eram nmadas*. Este perodo era caracterizado pelo imenso frio, por isso, abrigavamse em grutas ou cabanas feitas de paus e peles de animais. Conseguiram descobrir o fogo, passando a utiliz-lo para cozinhar os alimentos, aquecerem-se, protegerem-se contra animais ferozes, iluminar as cavernas e tambm era utilizado para fabricar instrumentos Os recolectores viviam em pequenos grupos, faziam instrumentos para a caa como lanas e bifaces. Os recolectores eram artistas e/ou mgicos, gravavam e pintavam animais nas paredes das cavernas em que se abrigavam, pintavam cenas da vida diria, as chamadas pinturas rupestres* porque acreditavam que lhes traria sorte para a caada. As Comunidades Agro-Pastoris O frio que se fazia sentir no tempo das comunidades recolectoras diminuiu, as temperaturas subiram e os gelos derreteram. Com estas alteraes climticas alguns animais desapareceram, outros novos surgiram, assim como as plantas. Domesticavam algumas espcies animais, como a cabra e a vaca. Dedicaram-se Pastorcia*, no dependendo mais da caa. Obtinham carne, leite, l e peles. Comearam-se a dedicar Agricultura*, ou seja, tornaram-se produtores. A alimentao tornou-se mais variada e rica e isso fez aumentar a populao. A agricultura e a pastorcia fornecia-lhes alimento durante todo o ano e assim comearam a viver sempre no mesmo stio, ou seja, tornaram-se sedentrios*. Construam eles prprios as suas casas, juntas umas s outras formando aldeias. As novas actividades exigiam-lhes outros utenslios. Comearam a usar o arado em madeira e outros utenslios feitos em pedra, como a m, a enxada e a foice. Surgiu tambm a roda que veio facilitar o transporte de produtos. O desenvolvimento da agricultura e da criao de gado fez com que aumentasse a quantidade de produtos e a necessidade de os guardar. Desenvolveram novas tcnicas: a cestaria, a cermica e a tecelagem. S muito tempo depois, os povos agro-pastoris passaram a fabricar utenslios em metal primeiro cobre e bronze e depois em ferro. Os povos agro-pastoris preocupavam-se com a vida para alm da morte, construam monumentos em pedra: Antas ou Dlmenes: monumentos funerrios erguidos nos locais em que eram enterrados os mortos. Menires: monumentos dedicados Natureza.

Conceitos: Recolectores: povos que vivem do que a Natureza lhes d. Nmadas: povo que no vive sempre no mesmo local porque tem de se deslocar em busca de alimento. Pinturas Rupestres: gravuras feitas na pedra. Pastorcia: actividade atravs da qual o Homem se dedica criao de gado. Agricultura: actividade atravs da qual o Homem trabalha a terra para obter alimentos. Sedentrios: povo que vive sempre no mesmo local.

Anta ou Dlmen

Menir

Celtas, Iberos e Celtiberos Foram vrios os povos agro-pastoris que viveram na Pennsula Ibrica. Os Iberos foram os primeiros povos a habitar o Sul e Este da Pennsula. Os Celtas, povo guerreiro vindo do centro da Europa, fixaram-se sobretudo no Norte e Oeste da Pennsula. Com o tempo, os Celtas e os Iberos misturaram-se dando origem aos Celtiberos. A tribo Celtibera que se destacou foi os Lusitanos, povo guerreiro, que ocupou a regio entre os rios Douro e Tejo Lusitnia. Estes povos organizavam-se em tribos e guerreavam-se frequentemente. Para melhor se defenderem, construram as suas povoaes nos altos dos montes, rodeando-se de muralhas os castros ou citnias (povoaes fortificadas construdas no alto dos montes). Contactos com os povos mediterrneos Os recursos naturais da Pennsula Ibrica (ouro, prata, cobre, estanho, azeite, vinho trigo e sal) atraam povos que viviam em redor do mar Mediterrneo. Fencios: vindos da Fencia, comercializavam vasos de vidro e tecidos de cor prpura. Gregos: provenientes da Grcia, traziam vasos de cermica e tecidos. Cartagineses: vindos de Cartago, traziam tecidos e vasos de vidro.

O comrcio foi a razo principal da deslocao destes povos ao longo do Mediterrneo at terras to longnquas. Para alm das mercadorias, estes povos trouxeram para a Pennsula Ibrica novos hbitos e costumes: Escrita alfabtica Fencios Uso da moeda Gregos Conservao dos alimentos pelo sal - Cartagineses Em Sntese A vida dos primeiros habitantes da Pennsula tem trs grandes etapas:

You might also like