You are on page 1of 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE TAUBAT UNIDADE I CURSO DE ADMINISTRAO DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Equipe de Pesquisa e Desenvolvimento


Denilsa Chisti da Silva RA 6927392518 Denilse Chisti da Silva RA 6927392571 Iara Gouvea Galvo Silva RA 6377229259 Iracely Aparecida de Oliveira Fernandes RA 6503279169 Jssica Letcia do Prado Jacinto RA 7194539948 Jos Aurelio Rodrigues do Prado RA 7188539268 Simone Fabiana de Oliveira Gouvea RA 6751335829

Tutora: Luana Kelly F. Alkmin Siqueira Professora: Yaeko Osaki Taubat, 19 de abril de 2013.

SUMRIO
1 INTRODUO 2 CAPITULO I 2.1- CONCEITO 2.2- COMPARANDO DEFINIES 3- CAPITULO II 3.1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4- CAPITULO III 4.1- TRABALHO EM EQUIPE 5- CAPITULO IV 5.1- PERCEPO/COMUNICAO 6- CONCLUSO 7- REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS 4 6 6 7 7 8 8 9 10 3 4 4

1- INTRODUO

Com este desafio buscamos compreender como se define o Comportamento Organizacional, o entendimento do comportamento individual e de grupos em situao de trabalho se caracteriza no comportamento organizacional. Cada individuo apresenta sua prpria personalidade em uma organizao e as empresas possuem uma cultura, padres de conduta, normas, valores enfim seu prprio Comportamento Organizacional. O Comportamento Organizacional est se estabelecendo firmemente como um campo prprio de estudo por meio de suas teorias e tcnicas de pesquisa. Tambm queremos enfatizar os efeitos da inovao, equipes e estilos de liderana, percepo e comunicao dentro das organizaes, relacionando com alguns autores buscando embasamento terico para esta pesquisa. O comportamento organizacional, que um campo de estudos que investiga o impacto que indivduos, grupos e a estrutura tm sobre o comportamento dentro das organizaes tem o propsito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficcia organizacional.

2- CAPITULO I 2.1 - CONCEITO Comportamento Organizacional um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. A partir desse contexto, encontram-se trs consideraes importantes: o comportamento organizacional enfoca comportamentos observveis, tais como conversar com colegas de trabalho; utilizar equipamentos ou preparar um relatrio; o comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas tanto como indivduos quanto como membros de unidades sociais maiores; o comportamento organizacional tambm analisa o "comportamento" dessas unidades sociais maiores grupos e organizaes pr si. O comportamento organizacional definido nesses termos tem suas origens no final dos anos 1940, quando os pesquisadores das reas de psicologia, sociologia, cincia poltica, economia e de outras cincias sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais. Os valores so de extrema importncia para a excelncia em uma organizao, sendo assim as pessoas necessitam se identificar com os valores apresentados, desta maneira auxiliam no sucesso dos negcios. Os indivduos para se ter um bom desempenho nas organizaes devem interagir, trocando informaes de forma eficiente, buscando a interao em grupos dentro da organizao. 2.2 COMPARANDO DEFINIES Chiavenato descreve Comportamento Organizacional como uma cincia

interdisciplinar, estudando o comportamento das pessoas nas organizaes e que s ser bem sucedido com a cooperao do grupo, com diviso de trabalho hierarquia, afirma tambm que os indivduos das organizaes focam seus interesses em realizar e satisfazer seus prprios interesses.

Comportamento Organizacional o estudo da dinmica das organizaes e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. uma cincia interdisciplinar. Como a organizao um sistema cooperativo racional, ela

somente pode alcanar seus objetivos se as pessoas que a compe coordenarem seus esforos a fim de alcanar algo que individualmente jamais conseguiriam. (CHIAVENATO, 1999, P.304)

Dante Quadros e Rosi Mary Trevisan nos apresenta que este estudo contribui para a Empresa a entender por completo este comportamento, na inteno de melhorias nas relaes entre Empresa X Funcionrio para se obter bons resultados.

A compreenso do comportamento individual e dos grupos em situao de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questes relacionadas com lideranas e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepo, atitude, processos de mudanas, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivduos e as equipes nas organizaes. (QUADROS, TREVISAN, P.1)

3-CAPITULO II 3.1- INOVAO ORGANIZACIONAL Devido a grande concorrncia as Empresas, passam a ser mais competitivas, buscando inovar ao mximo, assim atingindo um diferencial das outras organizaes. Para se obter a inovao preciso ter foco, para que assim o consumidor consiga enxergar de imediato estas mudanas. A inovao do processo e dos servios podem no gerar impactos nos produtos finais, mas se obtm sucesso como aumento da produtividade e reduo de custos. Realizamos uma pesquisa com vinte pessoas de diferentes faixas etrias, com a seguinte questo: O que inovao organizacional? A seguir vamos expor as dez repostas avaliadas mais relevantes pelo grupo. Gerar mudanas na Empresa, prevendo melhorias; Lanar algo novo; Transformar algo na Empresa para alcanar os objetivos; Criar algo novo, mas s vezes pode sair errado; Modificar o modelo do negocio; Mudana para alcanar o sucesso; A prtica de ideias para se obter melhorias Ser ousado; Renovar a Empresa; Buscar novas experincias.

4-CAPITULO III 4.1- TRABALHO EM EQUIPE

O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que otimiza o tempo de cada pessoa e ainda contribui para conhecer outros indivduos e aprender novas tarefas. Um bom exemplo de uma atuao de trabalho em equipe so os esportes, onde os atletas precisam uns dos outros para conseguir fazer gols ou pontos, a maioria dos esportes formada por equipes, onde cada um desempenha um papel, para atingir o todo, e a frente desta equipe sempre tem um tcnico como lder. O lder tem um papel importante neste contexto, pois ele deve estar atento a equipe no sentido de orientar, sinalizar os erros e todos juntos buscar os acertos, sempre focando nos objetivos para se ter sucesso. Analisando a figura apresentada no texto de referncia, podemos identificar a ausncia do trabalho em equipe mostrando um resultado negativo, quando no se tem um lder a frente da equipe, assim no consegue alcanar os objetivos alm de ter que refazer a tarefa e tambm prejudicando o clima organizacional.

5-CAPITULO IV

Segundo o site Wikipdia atravs da percepo que um indivduo organiza e interpreta as suas impresses sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Pela percepo, recebemos informaes que afetam nossos sentimento e aes, alm dos de outras pessoas. Essas informaes podem ser obtidas atravs dos cincos sentidos: viso, audio, tato, paladar e olfato. Assim tambm como todo seu processo de vida est ligado a sua percepo do cotidiano. 5.1- COMUNICAO/PERCEPO De acordo com o site Wikipdia a comunicao humana um processo que envolve a troca de informaes, e utiliza os sistemas simblicos como suporte para este fim.. A comunicao um meio essencial nas relaes entre um grupo, atravs da comunicao que se adquiri e passam informaes. A comunicao pode ser feitas por diversos meios, como: por fala, gestos, escrita entre outras. Tanto as percepes como a comunicao devem estar presentes no comportamento organizacional, podem ser usada como uma ferramenta de estratgia, pois ambas esto relacionadas com informao, com elas conseguimos passar e receber informaes para se atingir os objetivos da organizao.

6-CONCLUSO

Na elaborao desta pesquisa tivemos a oportunidade de compreender o conceito de Comportamento Organizacional, vimos que um estudo do individuo e tambm de grupos dentro das organizaes para se conquistar os objetivos organizacionais. Tambm pudemos ver que a Inovao se faz necessria no contexto de uma organizao para que se possam realizar mudanas visando bons resultados. Vimos tambm a importncia do trabalho de equipe e do lder a frente do grupo, ouvindo os funcionrios como o foco de desenvolver os processos com sucesso. Ainda falamos sobre percepo e comunicao que so dois fatores importantes na construo de informaes nas organizaes. Diante de todo o exposto conseguimos ressaltar o quanto importante o Comportamento Organizacional em uma Empresa.

7-REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS

COMPORTAMENTO

ORGANIZACIONAL.

Disponvel

e:

<http://www.chiavenato.com/publicaes/compottamento-organizacional-a-dinamicadosucesso-das-organizaoes-41.html> Acesso em: 02/04/2013. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Disponvel em:

<http://www.fae.edu/publicaes/pdf/cap_humano/1.pdf>. Acesso em 02/04/2013 EFICINCIA E EFICCIA: conceitos distintos, porm interligados. Disponvel em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/eficiencia-eeficaciaconceitosdistintos-porem-interligados/11978/.>. Acesso em 02/04/2013. SCHERMERHORN,R. John.Fundamentos de comportamento organizacional. Porto Alegre: Buckman, 1999. WAGNER A. John.Comportamento organizacional. So Paulo: Saraiva,1999. ROBBINS, P. Stephen.Comportamento organizacional. So Paulo: Prentice Hall, 2002. SENGE, M. Peter.A quinta disciplina. So Paulo: Best Seller, 1990.

10

You might also like